Sunteți pe pagina 1din 8

Dirio da Offset

o dia a dia, fundamental ter conhecimento suficiente sobre os elementos e pricpios bsicos de impresso offset. Para que possamos identificar os problemas e solucionarmos de maneira correta e eficiente, assim evitamos danos na mquina e perca de tempo com manutenes corretivas.

O que todo impressor deve saber!

Aqui voc encontrar alguns problemas e suas solues.

Expediente Este impresso uma atividade educacional da situao de aprendizagem n 03 do setor de impresso offset da turma de formandos/ manh 2011.

Componentes: Amanda, Daiana, Francielle e Malu. Redator (a): Malu Barcelos. Fotgrafo (a): Francielle Webber.

Instrutora Responsvel: Jaqueline Paz Auxlio Tcnico: Priscila Westphal.

Problemas e Solues
Sistema de alimentao
Causa: Encanoamento ou orelha nos cantos das folhas. Soluo: Refazer a pilha, curvando o papel do sentido contrrio ao do encanoamento. Causa: papel muito seco, com teor baixo de umidade( inferior a 55%). Soluo: suspender o papel em um ambiente com 65% de umidade real.

Sistema de alimentao
Causa: presso das pinas insuficiente arrancar o papel grudado na blanqueta, sobre tudo na impresso de grandes reas slidas (chapados). Soluo: aumentar presso das pinas. Verificar o sincronismo de abertura de pinas.

Sistema de margeao
Borda de pina mordida: Causa: guias frontais mal ajustadas no liberam a borda do papel no momento oportuno. Soluo: verificar e acertar o sincronismo das guias frontais com o leque.

Problemas e Solues
Sistema de molhagem
IMPRESSO LAVADA Causa: impresso granulada devido ao excesso de soluo de molhagem emulsionada na tinta. Quando o filme de tinta dividido, as gotculas de gua so expostas e prejudicam a transferncia de tinta para o papel. Soluo: reduzir a alimentao de soluo de molhagem Causa: condutividade baixa provoca as seguintes consequncias: Chapa seca; Acmulo na blanqueta; Velatura devido a sensibilizao das reas de contra grafismo da chapa. Soluo: utilizar aparelho de medio de condutividade na soluo molhadora (Condutivimetro)

Causas: Facilita a emulso da gua na tinta; Retarda a secagem da tinta. Soluo: usar o aparelho de medio adequado para medir o PH (potencial de hidrognio) da soluo molhadora (Phmetro).

Tinteiro
Formao de caroo (tinteiro e rolaria) Causa: resduos de tinta seca nos pontos dos rolos; Cascas de tinta nas latas j abertas. Soluo: retirar os resduos de tintas secas das laterais dos rolos.

Problemas e Solues
Tinteiro
Soluo: Manter todo o tinteiro sempre limpo. Limpar periodicamente conforme a tabela de limpeza e lubrificao das mquinas. Causa: tinta dorme no tinteiro e nao flui para renovar a tinta restante no sistema de entintagem, permitindo que seque sobre os rolos, chapas e blanquetas. Causa: tinta seca ou sujeira acumu- Soluo: trabalhar a tinta no tinteiro lada entre a faca e o rolo do tinteiro frequentemente, enconstando-a com uma esptula no rolo do tinteiro. interferindo na alimentao de tinta.

Grupo impressor
Causa: presso muito alta de rolo/ chapa, chapa/blanqueta e blanqueta/ contra presso. Soluo: acertar a presso dos rolo/ chapa, chapa/blanqueta e blanqueta/ contra presso.

Grupo impressor
Causa: blanqueta amassada, pode acontecer por causa de variao de espessura prpria da blanqueta, ou por danos causados pelo papel (rugas, amaadas, folhas duplas) ou por corpos estranhos. Soluo: se o amaado for leve devemos aumentar a presso de impresso (presso de contra) apenas por necessrio pra ter a impresso. Soluo: regular o espessmetro da maquina para no deixar passar folha dupla. Soluo: se for necessrio aumentar o forro da blanqueta.

Problemas e Solues
Sistema molhagem
CONDUTIVIDADE ALTA Causa: condutividade elevada provoca as seguintes consequncias: Dificuldade de controlar a densidade nas reas de mxima tinta (chapado); Emulsionamento excessivo de gua e tinta; Rejeio da tinta nas reas de grafismo; Tendncia das tintas cyan e magenta sangrarem e produzirem velatura; Tendncia dos rolos engordurarem devido a emulso; Desgaste prematuro na chapa devido a emulso. Soluo: utilizar aparelho de medio de condutividade na soluo molhadora (Condutivimetro) CONDUTIVIDADE BAIXA Causa: condutividade baixa provoca as seguintes consequncias: Chapa seca; Acmulo na blanqueta; Velatura devido a sensibilizao das reas de contra grafismo da chapa. Soluo: utilizar aparelho de medio de condutividade na soluo molhadora (Condutivimetro)

Sistema de molhagem
PH CIDO Causas: Facilita a emulso da gua na tinta; Retarda a secagem da tinta. Soluo: usar o aparelho de medio adequado para medir o PH (potencial de hidrognio) da soluo molhadora (Phmetro). PH ALCALINO Engorduramento da chapa e dos rolos. Soluo: usar o aparelho de medio adequado para medir o PH (potencial de hidrognio) da soluo molhadora (Phmetro).

Boas Prticas na Indstria Grfica Adote os 3 Rs Reduo na gerao, do reaproveitamento e da reciclagem dos resduos slidos gerados. Verifique as empresas que prestam servios de coleta, transporte, tratamento e destinao final de resduos slidos e se esto devidamente licenciados no rgo ambiental competente. Os resduos slidos devem ser segregados, caracterizados, classificados, transportados e destinados corretamente. No queime seus resduos, pois eles geram gases que contaminam o ar. As lmpadas devem ser armazenadas corretamente e encaminhadas para empresas que realizam a descontaminao. Reaproveite os papis como blocos de anotaes. Utilize panos para limpeza que possam ser lavados e reutilizados. Armazene as substncias txicas em local seco, coberto e ventilado. Economize gua e energia. Isole os equipamentos geradores de rudos. Treine os operadores. Produtos como solvente, tinta, revelador e fixador geram emisses atmosfricas. Instale equipamentos para controlar e reter essas emisses. Elimine vazamentos. Tenha uma boa manuteno dos equipamentos. Reutilize as embalagens das matrias-primas na expedio de seus produtos. * Matria compilada do Informativo de Boas Prticas de como Lidar com os resduos da Indstria Grfica do Grupo de Resduos Slidos da ABIGRAF-RS e SINDIGRAF-RS.

Este impresso uma atividade educacional da situao de aprendizagem n 3 do setor de impresso offset da turma de formandos de 2011. Componentes do grupo: Amanda Benites, Daiana Rocha, Francielle Webber, Malu Barcelos. Instrutora Responsvel: Jaqueline Paz Bonoto. Auxlio Tcnico: Priscila Westphal.

S-ar putea să vă placă și