Sunteți pe pagina 1din 8

Ano 1 - Nmero 1 - Outubro de 2011.

Jornaleto

Para solucionar

todos os seus erros!

Pr

o b e lem so a lu s, Ca es us . as

PROBLEMAS - CAUSAS - SOLUES

TINTA
Problema: de pigmentao, partculas mal dispersas. Causa: desgaste das chapas e emulso excessiva com a soluo de molhagem. Soluo: colocar verniz.

Problema: contaminao de tintas claras. Causa: mau manuseio das tintas. Soluo: limpar materiais de uso com tinta, proteger a lata de tinta com papel parafinado ou plstico.

Problema: Tixotropia. Causa: tinta muito rgida, sem movimentao no tinteiro. Soluo: trabalhar frequentemente a tinta com uma esptula, empurrando-a contra o rolo do tinteiro.

PROBLEMAS - CAUSAS - SOLUES

PAPEL
Problema: o papel no esta plano ao alcanar a primeira unidade de impresso. Causa: variao nas caractersticas do papel (gramatura, contedo de umidade, etc.). Soluo: permitir ao papel percorrer a maior distancia possvel antes de alcanar a primeira unidade de impresso.

Problema: dilatao do papel. Causa: mau encaixe das prximas cores no impresso. Soluo: troca do papel, cuidado com a umidade do ambiente em que se encontra o suporte. Problema: papel gruda e arranca nas reas de contra grafismo da blanqueta. Causa: a superfcie da blanqueta est inchada e pegajosa por ao dos solventes de limpeza ou da goma da soluo de molhagem que contm lcool. Soluo: secar completamente a blanqueta aps cada lavagem.

Problema: dificuldade na secagem. Causa: papel muito acido. Soluo: trocar o papel e informar os superiores.

PROBLEMAS - CAUSAS - SOLUES

CHAPA
Problema: chapa riscada. Causa: se tornar rea de grafismo. Soluo: gravar nova chapa.

Problema: desgaste prematuro da chapa Causa: alimentao de tinta insuficiente para lubrificar o sistema, o que produz calor expandindo os materiais e provocando abraso da chapa. Soluo: cortar a tinta com branco transparente (verniz) e aumentar a alimentao.

Problema: contraste deficiente. Causa: m definio de grafismo. Soluo: gravar nova chapa.

Problema: oxidao da chapa. Causa: pouca molha na chapa, soluo de molha muito cida. Soluo: limpar a chapa com gua, solvente, limpador de chapa, gua e goma.

PROBLEMAS - CAUSAS - SOLUES

BLANqUETA
Problema: afinamento da blanqueta. Causa: m transferncia da tinta de chapa, para a blanqueta. Soluo: trocar a blanqueta ou adicionar mais forro.

Problema: blanqueta pegajosa, solvente agressivo. Causa: o suporte grudar na blanqueta. Soluo: limpar blanqueta com solvente menos agressivo.

Problema: blanqueta amassada. Causa: m passagem da tinta da chapa para a blanqueta, e assim para o suporte. Soluo: substituir blanqueta.

Problema: rejeio da tinta pela blanqueta. Causa: a blanqueta no recebe tinta da chapa. Soluo: lavar a blanqueta com gua morna e, em seguida, com solvente e enxuga-la completamente.

PROBLEMAS - CAUSAS - SOLUES

SOLUO dE MOLHA
Problema: PH e condutividade alterados. Causa: emulsionamento. Soluo: estabilizar o PH e a condutividade.

Problema: soluo de molha cida. Causa: corroso da chapa. Soluo: regular o PH da sua soluo de molha.

Problema: muita soluo de molha no sistema de rolaria. Causa: velatura. Soluo: diminuir o giro do tomador da soluo de molha, ou desliga-lo por algum tempo.

Problema: condutividade baixa. Causa: chapa seca. Soluo: regular a condutividade.

PROBLEMAS - CAUSAS - SOLUES

OPERACIONAL
Problema: rolos defeituosos ou danificados. Causa: m transferncia de tintas. Soluo: trocar os rolos.

Problema: ganho de ponto. Causa: distores dos pontos de reticula. Soluo: diminuir presso da chapa contra a blanqueta ou diminuir o forro da blanqueta.

Problema: alimentao desuniforme de tinta. Causa: variao de cor no impresso. Soluo: acertar alimentao de tinta.

Problema: superaquecimento. Causa: risco de combusto na rolaria quando for descarregar a mquina. Soluo: acertar a presso de rolos de entintagem.

Jornaleto
Este impresso uma atividade educacional da situao de aprendizagem n 3do setor de impresso off-set da turma de formandos turma 2011. Componentes do Grupo: Juliano Gomes, Lucas Seeger, Marcelo Costa, Ritiele Longarai. Instrutora Responsvel: Jaqueline Paz Auxlio Tcnico: Priscila Westphal

papel reciclvel
o b e lem so a lu s, Ca es us . as

Pr

S-ar putea să vă placă și