Sunteți pe pagina 1din 14

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES


Paulo Sergio Larson Carstens - SESP lvaro Jos Periotto - UEM

INTRODUO
a mdia brasileira rotineiramente veicula notcias, opinies ou medidas relacionadas com a segurana pblica. subliminarmente, a mensagem de que as polticas pblicas adotadas no Brasil tm sido insuficientes no combate criminalidade, pode ser avaliada por meio de dados oficiais do Ministrio da sade e Ipsos, conforme registrado por Carneiro (2007, p. 83) em matria publicada na revista Veja:
Em 1997, a criminalidade era a maior preocupao para 31% dos brasileiros. Em 2007, pela primeira vez em uma dcada, a violncia tornou-se a preocupao nmero 1 do pas. para 59% dos cidados, a falta de segurana um problema maior que o desemprego ou os baixos salrios. [...] Em 1980, o Brasil registrava 12 homicdios para cada 100.000 habitantes. Em 2005, esse nmero j havia subido para 26 mortes em cada 100.000 habitantes. (CaRNEIRo, 2007, p.83)

a sENasp - secretaria Nacional de segurana pblica e as secretarias de segurana dos Governos Estaduais, quando questionadas acerca do efetivo policial, justificam a precariedade de seus quadros de efetivos com a qualidade ou qualificao a que esto sendo submetidos os policiais, ou seja: qualidade suplanta a quantidade. os quadros organizacionais, que deveriam evoluir atravs de novas rearticulaes em face do aumento populacional, crescimento de fatores criminolgicos e ndice de desenvolvimento Humano (IdH) aqum do necessrio, esto incompletos em vrios Batalhes do paran, destacando-se o 7o BpM (Cruzeiro do oeste), 16o BpM (Guarapuava), 3o BpM (pato Branco), 14o BpM (Foz do Iguau) e 15o BpM (Rolndia), influenciando lamentavelmente na qualidade dos servios prestados. Em face desse contexto de defasagem do prprio quadro organizacional e de uma lacuna para as polticas pblicas para suprir as demandas existentes, coloca-se em debate a seguinte questo: Qual metodologia de clculo de efetivo se apresenta como a mais adequada a essa realidade? diante disso e a partir de um levantamento prvio dos mtodos de clculo do efetivo policial, estabeleceu-se como objetivo principal para o presente estudo, uma anlise do sistema Norte-americano e por tipos de policiamento sob as condies presentes e anseios da comunidade paranaense. Este objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos especficos: (a) discutir os paradigmas vigentes que envolvem o clculo do efetivo policial militar; (b) apresentar detalhes do processo do clculo desse efetivo por diferentes mtodos; (c) aplicar tais mtodos numa organizao policial militar e avaliar os resultados frente ao seu contexto. a metodologia se reveste, portanto, de um ensaio pautado por dados obtidos atravs de anlise documental para o clculo de necessidades de efetivo do 15o Batalho de polcia Militar com sede em Rolndia-pR. a anlise comparativa se estabelece pela avaliao dos sistemas de clculo norte-americano e por tipo de policiamento frente ao contexto considerado.
Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

443

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

a escolha do 15 Batalho de polcia Militar para o estudo se deve representatividade de seu contexto social, alm de ser uma organizao policial militar com apenas 22 anos de existncia, e, por isso, rene os atributos necessrios para servir de modelo de clculo do efetivo de um batalho.

REVISO BIBLIOGRFICA
as discusses em torno do dimensionamento do efetivo policial militar, invariavelmente so conduzidas frente aos paradigmas estabelecidos com um carter conservador e do qual decorrem alguns equvocos cometidos pela imprensa, leigos e, at mesmo, por alguns organismos e autoridades ligadas segurana pblica. No mbito da secretaria Nacional de segurana pblica no se admite a existncia de um nmero ideal de policiais por habitantes que seja aplicvel em todas as regies do Brasil ou do mundo. aparentemente, para os gestores da sENasp, em cada regio, dependendo dos recursos fsicos existentes para os policiais, da qualificao dos mesmos, das caractersticas do ambiente urbano ou rural e das caractersticas da populao residente, haver uma necessidade diferenciada de policiais. tal assero se pode extrair, tambm, dos diversos manuais de tcnica de policiamento ostensivo utilizados na polcia Militar do paran, como, por exemplo, o Manual Bsico do policiamento ostensivo (IGpM,1988), onde as caractersticas anteriormente citadas so critrios para definio das variveis que incidem sobre esses fatores. a sENasp prope que uma polcia com menor efetivo, mais qualificada e mais preparada em termos de recursos fsicos, deve ser melhor avaliada que uma polcia com efetivo enorme, desqualificada e sem recursos fsicos apropriados para a ao. assim, a sENasp entende que a diminuio do efetivo de algumas organizaes no est necessariamente relacionada a uma diminuio da sua eficincia e eficcia. afinal, qual Estado quer uma polcia desqualificada, despreparada, sem recursos fsicos necessrios? a quantidade do efetivo policial influencia na diminuio da criminalidade? Valla (1999, p.58) partidrio dessa corrente quando afirma:
todavia, fundamental perceber que no se diminui a criminalidade apenas tornando maior a polcia. a polcia necessita no de um pessoal numeroso, mas de um pessoal melhor selecionado, melhor formado e melhor equipado.

Cludio l.s. Haddad, presidente do IBMEC-sp, no prefaciar o livro: Freakonomics de levitt (2005) assim se manifestou:
dentre os tpicos abordados no livro, um se destaca por ser uma das especialidades de levitt e por ter causado comoo nos Estados unidos: as causas da forte reduo da criminalidade a partir de 1990. Este um assunto repleto de sabedorias convencionais. o crime funo da pobreza e do desemprego, e o importante inovar no policiamento, controlar a venda de armas, fazer a economia crescer e dar sentenas alternativas que permitam a reinsero mais rpida do preso na sociedade. o problema que estas teorias so muitas vezes validadas por correlaes que no significam necessariamente causa e efeito. tome-se, por exemplo, a idia de que mais prises com sentenas mais duras ou o aumento do policiamento so inteis. um nmero maior de presos no est diretamente associado a um aumento de criminalidade? se quando o nmero de crimes aumenta o de policiais e de presos tambm aumenta, o que adianta colocar mais policiais na rua e prender mais gente? No ser este um caso tpico de alta correlao entre as variveis, mas de relao causa e efeito equivocadas? No vero aumenta o nmero de mosquitos assim como a venda de inseticidas. Isso quer dizer que se fossem vendidos menos inseticidas teramos menos mosquitos? ou que usar inseticidas intil? (Haddad, 2005, prefcio edio brasileira)

444

EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

Mas afinal, ser que aumentar o nmero de policiais reduz a criminalidade? segundo levitt, (2005) a resposta parece bvia sim mas comprovar sua veracidade j no to fcil. para demonstrar esta causalidade, seria necessrio um cenrio onde se contratassem mais policiais por motivos totalmente desvinculados do aumento do nmero de crimes. se fossem distribudos policiais aleatoriamente em algumas cidades e no em outras, seria possvel verificar se a criminalidade cai nas cidades que foram contempladas com esses policiais. levitt (2005) baseou suas pesquisas nas estatsticas de ndices de criminalidade das cidades dos Estados unidos onde ocorreram eleies municipais e onde o nmero de policiais aumentou com novas contrataes, e Municpios onde no houve eleies, ou seja, onde no houve contratao de novos policiais. o acrscimo de efetivo estava completamente desvinculado do aumento do nmero de crimes, sendo propcio tal ambiente para pesquisa, em razo desse evento exgeno: as eleies. assim, confirmou-se o que totalmente deturpado, ocultado e dissimulado pela atual conjuntura e estrutura do poder, ou seja, mais policiais realmente contribuem para reduzir substancialmente os ndices de criminalidade. (lEVItt, 2005, p. 128) Quanto qualidade do servio policial, dever e obrigao do Estado propici-la. Nenhuma sociedade quer uma polcia desqualificada ou despreparada, assim como no deseja um sistema de sade, de educao ou outro qualquer, de dever do Estado, com tais caractersticas negativas. a qualificao est vinculada basicamente ao tempo de formao, ao investimento em recursos tecnolgicos e materiais, ao acesso s especialidades, ao aprimoramento tcnico-profissional, ao controle administrativo, dentre outros, evidentemente sob a gide da hierarquia e disciplina. outro paradigma referente ao efetivo policial militar o que diz respeito definio policial/habitantes da organizao das Naes unidas (oNu), que prope 1 (um) policial para 250 habitantes, (Valla, 1999, p. 57) parmetro usado tambm por lopes, (2003) litoral Virtual, (2005) Vale paraibano, (2001) Jornal Comtexto, (2007) Giro da Notcia (2004) e a Regio. (2003) Como se observa, a imprensa, os profissionais de segurana pblica e tantos outros tm usado tal parmetro como uma base de clculo, muitas vezes para criticar o governo, em face da situao de insegurana em algum Municpio proporcionado pela pequena quantidade de policiais. porm, onde a oNu definiu tal parmetro e qual o critrio adotado? Em recente pesquisa sobre o assunto, ficou cristalina e incontestvel a resposta a este paradigma, atravs do Centro de Informao das Naes unidas que assim se pronunciou:
o dado com o nmero de policiais por habitante no das Naes unidas e, portanto, no sabemos responder as suas questes. (CENtRo dE INFoRMao das NaEs uNIdas, 2007)

portanto, como base de clculo para efetivo policial, no existe qualquer parmetro originado ou institudo pela oNu. analogamente, no Brasil, no se registram critrios plenamente definidos e aceitos por todos para a fixao de efetivo policial militar. Nos Estados os critrios so os mais variados, sendo o nmero de policiais militares determinado de forma aleatria, sem metodologia ou teoria que sustente a aplicao. Entretanto, neste trabalho adotou-se como base de clculo desta pesquisa duas teorias, uma, citada por Conforto, baseada no sistema norte-americano e utilizada por algumas polcias
Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

445

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

militares do Brasil, particularmente a de Minas Gerais e do Rio Grande do sul, e outra, baseada na tabela do trabalho apresentado pelo Cel. pM pR Carlos octvio Valente aymor, por ocasio do encerramento do Curso superior de polcia Militar da polcia Militar de so paulo no ano de 1978, que indica o quantitativo de policiais por tipos de policiamento.

CLCULO DO EFETIVO POLICIAL MILITAR PELO SISTEMA NORTE-AMERICANO


ao descrever o sistema Norte-americano de clculo de efetivo, Conforto (1998) explica que tal sistema originrio de profunda anlise estatstica e cientfica por tcnicos americanos, que chegaram a um consenso de que o efetivo necessrio para o sistema policial local, varia de 1,5 (um e meio) a 2,5 (dois e meio) policiais para cada 1000 (mil) habitantes, tanto na rea urbana como na rea rural. a execuo se diferencia nas duas reas, pela maior ou menor mobilidade e pelo poder das comunicaes. Estes mesmos critrios so aplicveis nossa realidade. Na variao de 1,5 a 2,5 policiais para cada 1000 habitantes esto inseridos os fatores criminolgicos, que variam de local para local, e que aumentam ou diminuem o ndice de criminalidade, aumentando ou diminuindo em consequncia o efetivo policial.

FIXAO DO EFETIVO E FATORES CRIMINOLGICOS


Conforto (1998) aponta os seguintes os fatores criminolgicos, que implicam a ampliao ou reduo de efetivos nas localidades porturia, de fronteira, de jogos e diverses, de populao flutuante e de baixa renda per capita.
As localidades porturias so os aglomerados humanos localizados s margens dos oceanos, mares, rios ou lagos e que possuem portos ou atracadouros de embarcaes. Face ao movimento de pessoas, chegada e sada de embarcaes, muitas vezes com prolongada permanncia dos tripulantes e viajantes, aliados ao choque de culturas provoca-se o aumento de criminalidade. As localidades de fronteira determinam um permanente contato entre dois ou mais povos com culturas e hbitos diferentes, alm de interesses diversos que tambm provocam um aumento de criminalidade. As localidades de populao flutuante se caracterizam por suas peculiaridades, fazendo atrair por razes industriais, culturais, comerciais, profissionais ou outros motivos, considervel movimento permanente de pessoas estranhas quela comunidade, com permanncia efmera, mas com instalaes peridicas e renovadas de contingentes humanos que contribuem para o aumento da criminalidade As localidades de jogos e diverses so, normalmente rea de centro turstico, onde as diverses so contnuas e de grande extenso, principalmente noturnas. Nestes locais existe um fluxo grande de pessoas das mais diversificadas culturas e interesses. As localidades de baixa renda per capita determinam tambm um aumento de criminalidade, pois os mais pobres, provocados pelo desnvel social, so levados inveja e revolta, conduzindo os mais fracos delinquncia. (CoNFoRto, 1998, p. 42)

Nestes fatores criminolgicos, so considerados o movimento de maior nmero de pessoas com o intuito de criminalidade; com a semente do crime, elas carregam em potencial a maior possibilidade de delinquir, tais como: toxicmanos, prostitutas, homossexuais, bomios, alcolatras, viciados, agiotas, agitadores, vadios etc. Com base nos fatores criminolgicos, acresce, no sistema policial, uma frao correspondente a 0,2 (dois dcimos) policial por 1.000 (mil) habitantes, quando a localidade tem um fator criminolgico, 0,4 (quatro dcimos) policial por 1.000 (mil) habitantes, quando a localidade tem dois fatores criminolgicos, e assim sucessivamente at o acrscimo, de 1 446
EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

(um) policial por 1.000 (mil) habitantes, correspondente a um mximo de 5 (cinco) fatores criminolgicos.

EFETIVO OPERACIONAL E ADMINISTRATIVO - CLCULO DO EFETIVO


Considerando que o sistema padro na maioria das unidades operacionais da pMpR, consiste no emprego de 80% do efetivo na atividade operacional e o restante, 20%, dividido entre efetivo administrativo, cursos, frias, licenas etc., constata-se que, de cada 1,5 policial por mil habitantes, 1,2 estariam sendo aplicados na atividade operacional. Ento, partindo de uma realidade isenta de fatores criminolgicos, tem-se de 1,2 (um vrgula dois) por mil habitantes. para uma localidade com cinco fatores criminolgicos, chega-se ao teto de 2,2 (dois vrgula dois) policiais por 1.000 (mil) habitantes, tomando-se por premissa de que se aumenta 0,2 (dois dcimos) policial por 1.000 habitantes para cada fator criminolgico. ou seja: o efetivo necessrio ao policiamento ostensivo (E) resultaria do seguinte clculo: E = (1,2 + 0,2 N) H -------------------1000 onde, N representa a quantidade de fatores criminolgicos e H representa a populao (n. de habitantes). a ttulo de ilustrao, considerando-se hipoteticamente que a pMpR venha a criar um batalho na rea X, que possui uma populao de 300.000 (trezentos mil habitantes) com dois fatores criminolgicos. ( rea de fronteira e populao flutuante) Neste contexto tem-se: o efetivo mnimo de 1,2 pM para cada 1.000 habitantes. dois fatores criminolgicos = 2X0,2 = 0,4 Ento o efetivo mnimo para cada mil habitantes ser de 1,2 + 0,4 = 1,6 policiais militares para cada mil habitantes. aplicando a frmula do clculo do efetivo, tem-se: E = (1,2+0,2x2) X 300.000 ----------------------------- = 480 policiais Militares 1.000 a este total deve-se acrescentar 20% de efetivo administrativo + frias, licenas e outros, resultando: Efetivo total = 480 + 96 = 576 policiais Militares Este seria o efetivo necessrio para operacionalizar um BpM, em uma rea com 300.000 habitantes e dois fatores criminolgicos. Nos batalhes onde houver servio de guarda de estabelecimento penal, deve-se ainda prever um efetivo de 10 (dez) policiais por posto (p). ser: Ento, nos BpM onde esta atividade for realizada a frmula para clculo do efetivo

Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

447

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

E = (1,2+0,2N) H ----------------- +10p 1.000

CLCULO DO EFETIVO POLICIAL MILITAR POR TIPOS DE POLICIAMENTO


Conforme Valla, (1999, p. 58) apud aymor, o efetivo pode ser calculado por tipos de policiamento, a saber: Policiamento Ostensivo Geral: visa satisfazer as necessidades basilares de segurana, inerentes a qualquer comunidade ou a qualquer cidado. Compete a este policiamento a realizao de todos os tipos de atividades afetas polcia ostensiva. Como regra geral so de competncia deste tipo de policiamento: o policiamento a p, policiamento radiomotorizado (radiopatrulha), policiamento em bases fixas (postos, estaes...), policiamento em zonas rurais, policiamento em eventos especiais (jogos de futebol, movimentos sociais, shows artsticos, eventos carnavalescos...), atendimento de solicitaes da comunidade, atravs do telefone de emergncia 190, policiamento em estabelecimentos de ensino. Radiopatrulhamento: tem como indicador 1 (uma) viatura para cada 15.000 habitantes, no entanto, cada Municpio, mesmo com populao menor que 15.000 habitantes, dever ter uma radiopatrulha. para cada viatura deve-se considerar uma guarnio composta por 8 policiais militares, estando incluso neste efetivo 1 (um) sargento responsvel pelo comando da guarnio. Trnsito Urbano: 1 (um) policial militar para cada 500 (quinhentos) veculos licenciados na localidade; ROTAM (Ronda Ostensiva Ttico-Motorizada): 1 (uma) viatura para cada 45.000 habitantes. por viatura, dever ser considerado um efetivo composto por 4 (quatro) sargentos comandantes das equipes e mais 12 (doze) policiais cabos e/ou soldados; Patrulha escolar: 4 (quatro) policiais trabalhando em dois turnos de servio (07:00 horas s 15:00 horas e 15:00 horas s 23 horas) para cada 8 (oito) colgios. Municpios com menos de 04 (quatro) colgios, devero ter, no mnimo, 2 (dois) policiais militares para patrulha escolar; Projeto Povo: Considera-se um efetivo de 16 (dezesseis) policiais militares para 1 (uma) viatura auto e 2 (duas) motos; Patrulha Rural: 1 (uma) viatura traada 4x4 a cada 1.000 km2, devendo-se considerar o mesmo efetivo da RotaM por viatura, ou seja, 4 (quatro) sargentos comandantes das equipes, mais 12 (doze) policiais cabos e/ou soldados; Guarda externa de estabelecimentos prisionais: 08 (oito) PM por posto de guarda. Com essas definies de efetivos por tipos de policiamento, tem-se de forma mais concreta e adequada um mtodo adaptvel nossa realidade social.

ESTUDO DE CASO
o estudo de caso foi realizado no 15 Batalho de polcia Militar (BpM) sediado em Rolndia pR. 448
EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

o 15 BpM foi criado pelo decreto estadual 5.504 de 08 de maio de 1985, do ento Governador Jos Richa. alm de um estado-maior e um peloto de comando e servios (pCs), o 15 BpM possui em sua rea circuscricional 17 (dezessete) Municpios divididos em 3 (trs) companhias policiais militares, sendo estas assim constitudas: 1. Cia, com sede no Municpio de Rolndia, abrange Jaguapit, Guaraci, Miraselva e prado Ferreira. 2. Cia, com sede em Porecatu, abrange os Municpios de Lupionpolis, Centenrio do sul, Florestpolis, Bela Vista do paraso, alvorada do sul, primeiro de Maio, sertanpolis e Cafeara, sendo que este ltimo deixou de pertencer ao 4 BpM e foi agregado rea do 15 BpM em 2003. 3. Companhia, com sede em Arapongas, abrange tambm, Sabudia e pitangueiras. FIGURA 1 rea de Circunscrio do 15 BPM

FoNtE: seo de planejamento do 15 Batalho de polcia Militar.

Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

449

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

o 15 BpM est organizado conforme mostra a tabela 1. Cabe considerar que nessa tabela 1 no consta previso no Quadro organizacional (Qo) da unidade para o Municpio de prado Ferreira, que, na criao da organizao policial Militar, (opM) era distrito de Miraselva, e o Municpio de pitangueiras, que era distrito de Rolndia. Na mesma tabela, o Municpio de Cafeara passou subordinao da opM em 2003, no constando previso no Qo da unidade para o mesmo. TABELA 1 Situao do Efetivo 15 BPM

FoNtE: seo de pessoal do 15 Batalho de polcia Militar. 19 set. 2007.

para efeitos de clculo, deve-se considerar, tambm, os indexadores apresentados na tabela 2.

450

EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

TABELA 2 Indexadores para clculo de efetivo

FoNtE: prefeituras Municipais (jul/2007); detran/pR (jul/2007), secretaria Estadual de Educao (jul/2007), IBGE (2006).

Com aplicao das frmulas do sistema Norte-americano para clculo de efetivo h de se considerar que os Municpios que abrangem a rea circunscricional do 15 BpM esto isentos de fatores criminolgicos, portanto aplica-se 1,2 policiais por mil habitantes. logo, o Batalho deveria ter o seguinte efetivo, conforme tabela 3.

Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

451

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

TABELA 3 Efetivo 15 BPM Sistema Norte-Americano.

FoNtE: elaborado pelo autor a partir dos dados da tabela 2.

Redimensionando os dados da tabela 3 por companhia, observa-se a tabela 4: TABELA 4 Efetivo 15 BPM por Cia. Sistema Norte-Americano.

FoNtE: elaborado pelo autor tendo como base os dados da tabela 3.

a este total deve-se acrescentar 20% de efetivo administrativo + frias, licenas, cursos e outros, resultando 334 x 20% = 67 policiais militares. desta forma, o efetivo total pode ser obtido por: 334 + 67 = 401 policiais militares Calculando-se o efetivo pelo sistema de tipos de policiamento, deve-se considerar como base a populao de cada Municpio, o nmero de veculos licenciados, o nmero de escolas estaduais e a extenso territorial de cada localidade. bom lembrar que, cada Municpio com populao at 15.000 habitantes dever ter, no mnimo, uma radiopatrulha; que os Municpios que possurem at 4 escolas municipais devero ter uma dupla de policiais para 452
EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

este tipo de policiamento, e que o efetivo e viaturas da Ronda ostensiva ttico Motorizada (RotaM) e da patrulha Rural Comunitria sero definidos por companhias. Ressalte-se ainda, que aps o clculo do efetivo total por companhia, deve-se acrescentar 20% de efetivo referente ao comando, administrao (atividade Meio), sala de operaes (atividade auxiliar de linha), proerd, frias e outros afastamentos. desse quantitativo, somados os efetivos das companhias, aplica-se a frao de 10% que ir definir o efetivo do Estado-Maior (EM) do Batalho e peloto de Comando e servios (pCs). o efetivo geral do batalho ser a soma dos efetivos das companhias com o efetivo do EM e pCs. outrossim, o 15 BpM no possui penitenciria em sua rea, portanto, no h policiamento de guarda, e o projeto povo no foi considerado para efeito de clculo em razo de ser um tipo novo de policiamento ostensivo que depende de estudos pormenorizados para implantao em todos os Municpios da rea do batalho. Como este tipode policiamento ser implantado a longo prazo, somente no futuro ser possvel estudar a real necessidade dos Municpios.

Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

453

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

TABELA 5 Efetivo 15 BPM Sistema por tipo de policiamento 454


EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

pode-se observar na tabela 5, detalhes do clculo do efetivo pelo sistema por tipo de policiamento. percebe-se que, segundo esse sistema, o 15 BpM deveria possuir um efetivo geral de 861 policiais militares, ou seja, 783 subordinados s companhias, mais 78 pM pertencentes ao Estado-Maior e peloto de Comando e servios.

CONCLUSO
os quadros organizacionais das corporaes policiais militares devem evoluir na medida em que os problemas socioeconmicos, os fatores criminolgicos, o aumento populacional e outros aspectos incidirem no aumento da criminalidade e da violncia das cidades, trazendo sensao de insegurana s suas populaes. tarefa difcil identificar um sistema de clculo de efetivo aceito por todos para fixao de policiais militares no servio especfico de policiamento ostensivo. Cada organizao policial militar, dependendo das caractersticas do ambiente urbano rural, das caractersticas da populao, e de outros fatores vinculantes do aumento da criminalidade, ter uma necessidade diferenciada de efetivo. Neste artigo procurou-se mostrar os paradigmas do efetivo policial e aplicao de dois mtodos para clculo de efetivo, o sistema Norte-americano e o sistema por tipos de policiamento. pelo clculo norte-americano seriam necessrios 401 policiais militares para o 15 BpM. Este nmero, em que pese o batalho possuir no momento apenas 303 pM, est aqum do quadro organizacional criado em 1985, que prev um efetivo de 448 policiais militares. outrossim, tal base de clculo aplicada em um pas que exige uma cultura diferenciada do policial, onde o recrutamento e a seleo, a formao, a qualificao, a estrutura tecnolgica, os recursos materiais e financeiros disponibilizados na segurana pblica esto, de forma extremada, alm da nossa realidade. J o sistema por tipo de policiamento acompanha a situao e a realidade brasileira. atualmente o 15.o Batalho de polcia Militar no possui o patrulhamento rural, policiamento destinado especificamente ao trnsito urbano e somente dois Municpios possuem patrulha escolar (arapongas e Rolndia). sabe-se da dificuldade do Governo em contratar policiais militares, pois este problema advm de outros governos que no deram a devida importncia questo de segurana pblica, provocando uma verdadeira defasagem nos quadros da organizao. durante as dcadas de 80 e 90 foram incorporados e implementados novos tipos de policiamento no paran, porm, em razo da origem de cunho poltico, no subsistiram nos Governos posteriores. o caso, por exemplo, do policiamento modular e do prprio projeto poVo (policiamento ostensivo Volante) que foi desativado no Governo Jaime lerner. agora, o que no pode ocorrer a criao de novos tipos de policiamento que utilizam efetivos de tipos j existentes em detrimento desses. principalmente por esse motivo que a utilizao do mtodo pelo sistema de mensurao de efetivo por tipo de policiamento se adequa melhor nossa realidade pois, a partir da criao de novos tipos de policiamento possvel definir e selecionar o efetivo necessrio sua implantao, sem prejuzo aos tipos existentes. por esse sistema, atualmente o 15 BpM deveria possuir um quadro efetivo de 861 policiais militares para atender bem sociedade e fazer frente criminalidade. praticamente, seria necessrio dobrar o efetivo do quadro organizacional existente. assim, para a realidade paranaense, a adequao do sistema por tipo de policiamento possibilita uma efetividade maior na atuao bsica da polcia Militar, qual seja: o policiamento preventivo ostensivo fardado, no entanto, como essa mudana implica uma aprovao poltica,
Captulo 4 - sEGuRaNa pBlICa

455

GEsto dE poltICas pBlICas No paRaN

mudana de legislao e comprometimento do oramento do Estado, faz-se necessrio, por enquanto, o recompletamento dos quadros organizacionais dos batalhes, visando minimizar os reflexos da insegurana, para que a sociedade tenha a esperana da manuteno da ordem e do bem-estar social.

REFERNCIAS
a REGIo. A Polcia Militar tem dficit de 50% no quartel de Itabuna. Fev. 2003. disponvel: < http://www2.uol.com.br/aregiao/entrev/e-pm.htm> acesso em: 28/8/2007. aYMoR, Carlos octvio Valente. A Doutrina de Emprego da Polcia Militar e os Aspectos Conjunturais. so paulo: Csp/pMsp, 1978. CaRNEIRo, Marcelo. A realidade s a realidade. Revista Veja. so paulo: Editora abril. ed. 2030, ano 40, n 41, 2007. CaVallaZZI, Joo. Sem policiais, projeto pode emperrar. abr. 2004. disponvel: < http://www.prsc.mpf.gov.br/noticias/clipping%20HtMl/2004/abril/29abril.htm> acesso em: 28/8/2007. CENtRo dE INFoRMao das NaEs uNIdas. Informao para trabalho cientfico. Resposta pesquisa em 23/08/2007. < unicrio@unicrio.org.br>. CoNFoRto, luiz antonio. Administrao de Polcia Ostensiva. 1998. IGpM Inspetoria Geral das polcias Militares. Manual Bsico de Policiamento Ostensivo. 1. ed. Braslia, 1988. JoRNal CoMtEXto. Estado falha na segurana pblica. Jun. 2007. disponvel: < http://www13.unopar.br/unopar/publicacao/manchete.action?m=410 > acesso em: 28/8/2007. lEVItt, steven d. Freakonomics. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. lItoRal VIRtual. Efetivo no litoral norte tem dficit de 347 homens. Jun. 2005. disponvel: < http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2005/06/20.html> acesso em: 28/8/2007 lopEs, Jos Marcos. Sem Efetivo policial cidades menores padecem. dez. 2003. disponvel: <http://celepar7cta.pr.gov.br/mppr/noticiamp.nsf/9401e882a180c03256d022>. acesso em: 28/08/2007. MaNoEl, lio de oliveira. Policiamento Ostensivo, com nfase no processo motorizado. Curitiba: optagraf, 2004. MINIstRIo da JustIa. Efetivo das Organizaes de Segurana Pblica no Brasil 2001 2003. disponvel: < http://www.mj.gov.br/senasp/estatisticas/estat_efetivos.htm>. acesso em: 27/08/2007. Valla, Wilson odirley. Doutrina de Emprego de Polcia Militar e Bombeiro Militar. 1. ed. Curitiba: optagraf, 1999. ValE paRaIBaNo. PM acusada de reduzir efetivo das ruas da zona sul de S. Jos. Fev. 2001. disponvel: < http://jornal.valeparaibano.com.br/2001/02/16/sjc/efetivo.html> acesso em: 28/8/2007.

456

EFETIVO POLICIAL MILITAR: PARADIGMAS E PROPOSTA METODOLGICA PARA CLCULO DE NECESSIDADES

S-ar putea să vă placă și