Sunteți pe pagina 1din 2

FIS01202 Fsica Geral e Experimental III Indutncia

1) Supondo que dois indutores L1 e L2 estejam separados por uma distncia tal que seja possvel desprezar sua indutncia mtua, calcule a indutncia equivalente da associao (a) srie, e (b) paralelo, desses dois indutores. (c) Escreva a generalizao dos itens (a) e (b) para o caso da combinao de N indutores. 2) A partir da definio da indutncia L = N B / i de um indutor, onde N o nmero total de espiras, B o fluxo de campo magntico que atravessa cada espira do indutor e i a corrente que circula em cada espira do mesmo indutor, obtenha a indutncia: (a) da bobina reta de comprimento l muito grande, de seo reta A e de N espiras ; (b) do toride (fig. 1) de N espiras e de seo reta retangular de altura h e raios interno Ri e externo Re .

3) Para um toride de 1250 espiras, de seo retangular com h = 13 mm, Ri = 52 mm, Re = 95 mm, calcule: (a) a densidade volumtrica de energia magntica uB em funo da distncia radial r ; (b) a energia total magntica armazenada no toride, por integrao de uB no volume e supondo uma corrente i = 0,50 A ; (c) usando a eq. UB = L i2 / 2 e a indutncia do toride obtida no problema anterior, reobtenha a energia total obtida em (b). 4) Um cabo co-axial longo (visto em corte na fig. 2) consiste em duas cascas cilndricas condutoras concntricas de raios a e b. A casca cilndrica interna percorrida por uma corrente constante i que retorna pela casca cilndrica externa. Calcule: (a) a indutncia de um comprimento l do cabo co-axial; (b) a energia magntica total armazenada, integrando a densidade volumtrica de energia entre os cilindros ao longo de uma extenso l do cabo. (c) Usando o resultado de (a) e a eq. UB = L i 2 / 2, reobtenha a energia magntica total do item (b). 5) Uma bobina ligada em srie a um resistor de 10 k, como na fig. 3. A bateria de 50 V ligada no circuito, 5,0 ms aps, a corrente atinge 2,0 mA. (a) Determine a indutncia da bobina. (b) Qual a energia acumulada na bobina?

6) Na fig. 4, o componente no ramo superior um fusvel ideal de 3 A (se a corrente que o percorre for menor que 3 A, sua resistncia nula; quando a corrente supera 3 A, ele se funde e funciona como se tivesse resistncia infinita). A chave fechada no instante t = 0. (a) Determine o instante no qual o fusvel funde. (b) Faa um grfico da corrente que percorre o indutor em funo do tempo, marcando o instante em que o fusvel funde. 7) Uma bobina com indutncia de 3,0 H e resistncia de 10 conectada a uma bateria de 100 V, com resistncia interna desprezvel (fig. 3). Para 0,4 s aps a conexo ter sido feita, qual ser a taxa qual: (a) a energia estar sendo armazenada no campo magntico? (b) a energia estar sendo dissipada? (c) a energia estar sendo fornecida pela bateria? 8) No circuito da fig. 3 , admita agora que = 10 V , R = 6,7 e L = 5,5 H . A chave fechada no instante t = 0. (a) Qual a energia fornecida pela bateria durante os dois primeiros segundos? (b) Que parte dessa energia est armazenada no campo magntico do indutor? (c) Que parte dessa energia foi dissipada no resistor? Respostas: 1) (a) Leq = L1 + L2 ; (b) Leq = L1L2 / L1 + L2 ; (c) Srie: Leq = L1 + L2 + ... + LN . Paralelo: 1/Leq= 1/L1+ 1/L2 + ... + 1/LN. 3) (a) uB =

5) (a) L = 98 H ; (b) UB = 0,2 mJ . 6) (a) t = 1,50 s . 7) (a) PB = 194,1 W ; (b) PR = 542,3 W ; (c) P = 736,4 W. 8) (a) U = 18,7 J ; (b) UB = 5,10 J ; (c) UR = 13,6 J.

4) (a) L =

l ln ( b / a ) / 2

0i

N /8

2 2

r ; (b) UB = 0,306 mJ . ; (b) UB =


0

i2 l ln ( b / a ) / 4

2) (a) L =

n2 l A ; n = N / l ; (b) L =

N2 h ln(Re/Ri) / 2

. .

S-ar putea să vă placă și