Sunteți pe pagina 1din 8

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA

II SEPMAT Simpsio de Estudos e Pesquisas em Matemtica Matemtica em Ao

Brincando com Arranjos

Marco Aparecido Queiroz Duarte

Cassilndia MS Outubro de 2009

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA

II SEPMAT Simpsio de Estudos e Pesquisas em Matemtica Matemtica em Ao

Brincando com Arranjos

Este mini-curso tem como objetivo principal ajudar os participantes a compreenderem de forma bem simplificada os conceitos de anlise combinatria, pois este um assunto constante no nosso dia a dia e por isso muito aplicvel. Para isso comearemos fazendo uma reviso sobre fatorial e nmeros binomiais e depois trabalharemos a teoria e vrios exerccios sobre arranjos, permutaes e combinaes. Espero que voc possa aproveitar e usar os conhecimentos aqui adquiridos em sala de aula e no seu cotidiano.

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA

Fatorial
n!= n.(n 1).(n 2).....2.1

0!= 1 n!= n(n 1)!

Nmero Binomial n n! = k k!(n k )! se nk Propriedades dos nmeros binomiais n n P1 - = 1 e = 1 para todo n natural. 0 n n n P2 - = k n k para nk. n =0 k se n<k

n n P3- = k = p ou n = k + p , para nk e np. k p P4 - Relao de Stifel se n e k so naturais no nulos e nk ento: n 1 n 1 n k 1 + k = k P5 - Relao de Fermat se n e k so naturais e nk ento: n n k n . k k + 1 = k + 1

Noes de Anlise Combinatria


Anlise Combinatria um conjunto de procedimentos que possibilita a construo de grupos (agrupamentos) diferentes formados por um nmero finito de elementos de um conjunto sob certas circunstncias. Agrupamento qualquer sequncia de elementos de um conjunto no vazio. Arranjos so formas de se dispor esses agrupamentos. Exemplo - Saulo tem 3 camisetas brancas e 4 pretas, 4 calas jeans e 3 bermudas. Se ele decide usar uma camiseta branca e uma cala jeans, ento temos o agrupamento {camiseta branca, cala jeans}. UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009 3

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA Princpio fundamental da contagem Se um conjunto A tem m elementos e um conjunto B tem n elementos, ento o nmero de agrupamentos que podemos formar tomando um elemento de A e um de B m.n. Exemplo - Um supermercado tem 3 portas para entrada de clientes e 2 para sada. O nmero de formas que se pode entrar e sair desse mercado 3.2=6. Arranjos simples - Arranjos simples de n elementos tomados p a p so sequncias de p elementos distintos escolhidas entre os n elementos dados (pn). An , p = n! (n p )!

Exemplo - Quantos nmeros de 3 algarismos distintos podemos formar com os elementos do conjunto {1,2,3,4,5}? Resposta: A5,3 = 20 . Permutaes simples So arranjos simples num conjunto de n elementos tomados n a n. Ou seja, n=p, todos os elementos do conjunto participam do arranjo. Pn = n! Exemplo - Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra PEITO? Resposta: n=5 ento o nmero de anagramas da palavra PEITO 5!=120.

Permutaes com elementos repetidos Se num conjunto com n elementos existem elementos que se repetem , , ,..., vezes, sendo + + +...+=n , ento o nmero de permutaes distintas que podemos formar com os n elementos : Pn , , ,..., = n! ! ! !.....!

Exemplo - Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra MARIA? Resposta: n=5, porm a letra A aparece duas vezes, ento o nmero de 5! anagramas da palavra MARIA = 60 . 2! Combinaes Simples combinaes simples p a p, dos n elementos de um conjunto A, so agrupamentos de p elementos distintos, que diferem entre si apenas pela natureza de seus elementos. O nmero de combinaes de n elementos tomados p a p : C n, p = n! p!(n p )!

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA Exemplo: Quantas comisses de 3 enfermeiros podemos formar numa equipe de 10 enfermeiros? Resposta: C 5,3 = 5! = 10 3!(5 3)!

Diferena entre permutao, arranjo e combinao


Para saber se devemos usar Permutao, arranjo ou combinao, sempre que nos depararmos com um problema devemos fazer duas perguntas bsicas: 1a- Estamos formando grupos? Se a resposta for no, ento usamos permutao; Se a resposta for sim, ento pode ser combinao ou arranjo. 2a- A ordem dos elementos no agrupamento importante? Se a resposta for sim, ento usamos arranjo; Se a resposta for no, ento usamos combinao. Em resumo: Arranjo - mudando a ordem dos elementos muda a natureza do agrupamento. Combinao - mudando a ordem dos elementos no muda a natureza do agrupamento.

Arranjos completos e combinaes completas


Arranjos completos de n elementos, tomados k a k, so arranjos de k no necessariamente distintos.
* An ,k = n k

Exemplo - Quantos nmeros de 3 algarismos podemos formar com os elementos do conjunto {1,2,3,4,5}?
* Resposta - A5,3 = 5 3 = 125

Combinaes completas de n elementos, tomados k a k, so combinaes de k elementos no necessariamente distintos. n + k 1 * * C n ,k = C n + k 1,k = k

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA Exemplo Numa estante existem livros de matemtica, fsica, qumica e biologia, pelo menos trs de cada tipo e os livros do mesmo tipo so todos iguais. De quantas maneiras diferentes possvel escolher trs livros?
* * Resposta - C 4,3 = C 4+31,3 = C 6,3 = 20

Exerccios
1) Uma moa possui 8 blusas e 6 saias. De quantas formas ela pode vestir uma blusa e uma saia? 2) Uma sala tem 8 portas. De quantas maneiras essa sala pode ser aberta? 3) Num conjunto de 10 nomes e 20 sobrenomes, quantas pessoas podem receber um nome e um sobrenome com esses elementos? 4) Em um computador digital, um bit um dos algarismos 0 ou 1 e uma palavra uma sucesso de bits. Qual o nmero de palavras distintas de 16 bits? 5) Um edifcio tem 8 portas. De quantas formas uma pessoa poder entrar no edifcio e sair por uma porta diferente da que ele entrou? 6) Uma prova composta de 20 questes de verdadeiro (V) ou falso (F). De quantas formas as questes dessa prova podem ser respondidas? 7) Seis dados so lanados simultaneamente. Quantas sequncias de resultados so possveis, se considerarmos cada elemento da sequncia como o nmero obtido em cada dado. 8) Cada pedra de domin constituda de 2 nmeros. As peas so simtricas, ou seja, os pares no so ordenados. Quantas peas diferentes podem ser formadas num jogo de domin se usarmos os nmeros 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6? 9) Usando apenas algarismos pares, sem repetio, calcule quantos nmeros podemos ter entre os nmeros 2000 e 5000. 10) Em duas retas paralelas so tomados 6 pontos de uma e 4 de outra. a) Quantas retas distintas podemos formas com esses pontos? b) Quantos tringulos podemos formar com esses pontos? 11) Considerando todos os nmeros naturais que podem ser descritos com trs algarismos distintos, determine quantos deles so mltiplos de 5. 12) Uma moeda lanada 6 vezes e a cada vez anotado o resultado obtido, cara ou coroa, formando assim uma sequncia de 6 resultados. Quantas sequncias diferentes podem ser lanadas? 13) Calcule o nmero de anagramas da palavra CAPELA.

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA 14) Num baile h 20 rapazes e 20 moas. De quantos modos podem ser formados 20 casais para uma dana? 15) Calcule o nmero de anagramas possveis da palavra UNISANTOS iniciados com a letra A e terminados com a letra U, com a letra I central. 16) Com as letras da palavra PROVA podem ser escritos x anagramas que comeam com vogal e y anagramas que comeam e terminam com consoante. Determine os valores de x e y. 17) De quantas formas 12 estudantes podem ser divididos e colocados em 3 salas, sendo 4 na primeira, 5 na segunda e 3 na terceira. 18) Determine o nmero de solues inteiras no negativas de cada equao: a) x + y + z = 6 b) x + y + z + t = 10 c) x + y + z + t + w = 10

19) So dados 10 pontos em um plano, entre os quais no h 3 colineares. Quantos tringulos podem ser formados com vrtices em 3 desses pontos? 20) Dentre 6 nmeros positivos e 6 negativos, de quantos modos podemos escolher quatro nmeros cujo produto seja positivo? 21) Cinco alunos, Ari, Bel, Caio, Duda e Edna fizeram um trabalho em conjunto, mas apenas dois devero fazer a apresentao perante a classe. a) Escreva todas as possibilidades de escolha dos dois que faro a apresentao do trabalho. b) Cada uma dessas possibilidades corresponde a um arranjo ou uma combinao dos 5 alunos tomados dois a dois? 22) No Brasil, as placas de automveis so formadas por 3 letras e 4 nmeros. Quantas placas podem ser formadas considerando todas as letras do alfabeto e todos os nmeros do sistema decimal. 23) Formados e dispostos em ordem crescente todos os nmeros que se obtm permutando os algarismos 1, 2, 3, 4, 6, 8, que lugar ocupa o nmero 68412? 24) Existem 4 rodovias e 3 ferrovias entre duas cidades. Quantos so os diferentes percursos para fazer a vigem de ida e volta entre as duas cidades, utilizando rodovia e trem, obrigatoriamente, em qualquer ordem? 25) Numa empresa, trs funcionrios sero promovidos a cargos de gerncia. Sabendo que existem sete funcionrios qualificados para a funo, de quantos modos podero ser escolhidos os promovidos?

Nos exerccios de 26 a 38, considere os anagramas da palavra NUMRICO, qual o nmero total de todos os que:

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

II SEPMAT SIMPSIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MATEMTICA 26) comeam com a letra M? 27) terminam com a letra O? 28) comeam com a letra M e terminam com a letra R? 29) possuem a letra N em segundo lugar e a letra O em quinto lugar? 30) comeam com NU, nessa ordem, e terminam em I? 31) comeam com a letra R e terminam com a letra I? 32) possuem as letras RIM juntas nessa ordem? 33) possuem as letras RIM juntas? 34) comeam com uma vogal? 35) comeam com uma consoante? 36) comeam e terminam em consoante? 37) comeam e terminam em vogal? 38) no possuem duas vogais juntas nem duas consoantes? 39) Uma senhora que est fazendo regime, deve comer 3 frutas na refeio noturna. As frutas da dieta so: ma, figo, banana e pra. De quantas formas diferentes ela pode fazer essa refeio? 40) Vinte equipes disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol. Quantas so as possibilidades de se obter um campeo e um vice-campeo?

BIBLIOGRAFIA
HAZZAN, S. Fundamentos de Matemtica Elementar, 6 ed., v. 5, Atual, So Paulo, 1998. MACHADO, A. S., Matemtica Temas e Metas, v.3, Atual, So Paulo, 1986. MARMO, C. A. B., AMSON, G. A. J. V., TEIXEIRA, J. C., ALONSO, L. A. P., AGUIAR FILHO, R. B., EL JAML, R. M., Anglo: Caderno de Exerccios de Matemtica, 2 ed., Anglo, So Paulo, 2001. NOBILIONI, G., Coleo Objetivo: lgebra I, vol. 22, Objetivo, So Paulo, 2008. TROTTA, F., Matemtica por Assunto, v. 4, Scipione, So Paulo, 1988.

UEMS CASSILNDIA Outubro de 2009

S-ar putea să vă placă și