Sunteți pe pagina 1din 2

ATV 2 - UI Voc dever relacionar a imagem e o fragmento do texto abaixo, conforme o enunciado proposto.

Texto: So Paulo no est apenas descontente. Est ferido na sua sensibilidade. O que a Revoluo lhe pediu ele lho deu... Por que a Revoluo tarda em restaur-lo na sua autonomia e no governo direto de seus filhos? Cansado de viver como terra conquistada, So Paulo... pede apenas, frente da administrao de seus negcios, um de seus filhos que lhe compreenda o esprito e no lhe golpeie o corao. (O Estado de S. Paulo, 27 de janeiro de 1932) Relacione o texto com a imagem e explique os impasses polticos discutidos por esse jornal, destacando os personagens envolvidos e indicando as divergncias entre as aes do estado com o interesse pblico em questo e os desdobramentos desse fato histrico. O impasse poltico referente ao perodo imediatamente seguinte tomada do poder por Getlio Vargas, em 1930. Nele, o jornal critica a atitude do novo governante ao nomear Joo Alberto Lins de Barros, um dos mentores da Aliana Liberal na derrubada do presidente Washington Lus, como interventor federal no estado de So Paulo, medida que gerou fortes tenses entre os dirigentes deste e o governo provisrio. A crescente campanha contra o intervencionismo de Getlio Vargas e a exigncia de uma Constituio para o pas culminariam na Revoluo Constitucionalista de 1932. O cartaz traz um exemplo da intensa propaganda poltica feita pela Frente nica Paulista, em 1932, com o intuito de incitar a populao ao engajamento na luta contra a ditadura getulista. Nele distinguem-se trs personagens: destacada frente, a figura do bandeirante, simbolizando o orgulho e a bravura paulistas, segurando (ou esmagando) um pequeno Getlio. Ao lado esquerdo, a imagem do soldado revolucionrio, smbolo da autonomia do estado de So Paulo, empunhando a bandeira paulista. Tambm a frase Abaixo Ditadura, que reflete o pensamento da elite paulista, a qual considerava o governo Vargas ilegtimo, haja vista que no era sustentado por uma Constituio, e tambm opressor, pois cessava a autonomia poltica do estado. O confronto entre as tropas paulistas e a Legio Revolucionria eclodiu, efetivamente, em 9 de julho de 1932, mas foi definitivamente dispersado com o rendimento dos primeiros, em 2 de outubro do mesmo ano. No obstante a derrota militar, o incio do processo de democratizao foi uma grande vitria no campo poltico. Em 1933 foram realizadas eleies para a Assembleia Nacional Constituinte e, no ano seguinte, promulgada uma nova Constituio. Atravs dessa atividade, busca-se compreender o contedo da disciplina, por meio do contato com teorias histricas e historiogrficas divergentes.

Aps as leituras e anlise voc dever redigir um texto de no mximo 20 linhas e postar na plataforma. O texto deve estar nas normas, conforme ABNT e ser enviado em formato doc ou rtf. Observaes: Em um editor de texto, digite o que se pede abaixo. Salvar o arquivo com o seu nome e no TIPO do formato em .RTF (rich text format) Exemplo: fulano.rtf

A sequncia dos fatos sugere que o estopim para a revoluo foi o assassinato, por partidrios da ditadura, no centro da cidade de So Paulo, de cinco jovens, cujas iniciais dos nomes deram origem ao movimento de oposio conhecido como MMDC.

S-ar putea să vă placă și