Sunteți pe pagina 1din 15

Modelo de Conveno Condominial TTULO I - DO OBJETO E DA DISCRIMINAO DAS PARTES CAPTULO I - DO OBJETO Art. 1.

Esta Conveno e seu Regulamento Interno tm por objeto primordial a regulamentao das relaes entre condminos, condio essencial ao convvio cordial e harmnico que se faz necessrio ao bem comum, intrnseco esprito da Lei, bem como, resguardar o condomnio da responsabilidade por atos de terceiros e estimular a participao dos condminos nas assemblias gerais. Elaborada de forma a sintetizar o pensamento e o sentimento coletivo, de modo a viabilizar com que tudo que dela emane seja o mais justo e perfeito possvel ao ideal comum. Pargrafo nico. O Condomnio regular-se- no geral pelas disposies do Cdigo Civil, em especial no tocante ao que este dispe sobre condomnios edilcios, e pelos trechos no alterados pelo CC da Lei 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e posteriores. No especial, regular-se pela presente Conveno e Regulamento Interno, e, ainda, por deliberaes das Assemblias Gerais de Condminos, doravante aqui denominada e grafada por sua sigla: "A. G. C." CAPTULO II - DA PROPRIEDADE COMUM Art. 2. Constituem a propriedade comum do condomnio, tidas e havidas como inalienveis e indivisveis, todas aquelas que por natureza ou funo sejam de uso comum. Muito especialmente as seguintes: O terreno, fundaes, estruturas e coberturas; as escadas e elevadores; a guarita; o jardim e seus canteiros; a piscina; o salo de festas, bar e sala de estar; o "hall" social e o de servio, nos respectivos andares; os dutos de distribuio de gua e esgoto; as linhas de distribuio de energia eltrica, telefonia, intercomunicao e sinal de TV/Satlite; o apartamento do zelador; a piscina e demais reas de lazer, de servios ou de circulao, bem como os bens posteriormente agregados ao patrimnio comum. Todos com seus respectivos equipamentos, mveis, utenslios e acessrios. CAPTULO III - DA PROPRIEDADE EXCLUSIVA Art. 3. Constitui propriedade exclusiva do condmino a unidade autnoma, suas respectivas vagas de garagens e armrio para depsitos. TTULO II - DO DESTINO E DA UTILIZAO DAS PARTES CAPTULO I - DA PROPRIEDADE EXCLUSIVA Art. 4. As unidades autnomas destinam-se a fins exclusivamente residenciais. Art. 5. As vagas de garagens destinam-se ao estacionamento e guarda de veculos de passeio (um por vaga), de propriedade ou posse do condmino, com dimenses compatveis sua respectiva rea. Observando-se o disposto na Lei, nesta conveno e seu Regulamento Interno. 1. O condmino poder alienar sua respectiva vaga, exclusivamente a condminos ou moradores, devendo em quaisquer dos casos notificar por escrito o condomnio. 2. Bienalmente ser sorteada a redistribuio das vagas em A.G.C. ordinria, de conformidade com o mapa elaborado pelo Colegiado Gestor.

3. O condmino poder ceder temporariamente sua vaga para uso de seu hspede, observando-se o disposto no pargrafo primeiro deste artigo. Art. 6. O armrio para depsitos destina-se guarda de objetos do condmino, observando-se o disposto no Regulamento Interno. CAPTULO II - DA PROPRIEDADE COMUM Art. 7. A piscina destina-se ao uso exclusivo dos condminos e seus hspedes ou visitantes, observando-se o disposto no Regulamento Interno. Art. 8. O salo de festas, o bar e a cozinha destinam-se exclusivamente realizao de eventos de lazer ou comemorativos do condomnio ou de seus condminos, observando-se o disposto no Regulamento Interno. Art. 9. O hall principal e demais dependncias sociais destinam-se ao uso dos condminos, seus hspedes ou visitantes, observando-se o disposto no Regulamento Interno. Art. 10. O apartamento do zelador destina-se exclusivamente ao uso unifamiliar, enquanto empregado do condomnio. Vedado o uso coletivo, mesmo que temporariamente. Art. 11. Os servios comuns pagos e mantidos com a contribuio pecuniria de todos destinam-se exclusivamente ao proveito comunitrio, observando-se o disposto no Regulamento Interno. TTULO III - DOS DIREITOS E DEVERES DOS CONDMINOS CAPTULO I - DOS DIREITOS Art. 12. Usufruir e dispor de sua unidade autnoma, respectivas vagas de garagem ou armrio de depsito, de conformidade com suas respectivas destinaes e o disposto na Lei, nesta Conveno e no Regulamento Interno. Art. 13. Usufruir das partes e reas comuns, bem como dos servios do condomnio, de conformidade com suas respectivas destinaes e o disposto na lei, nesta Conveno e no Regulamento Interno. Art. 14. Examinar, a qualquer tempo, os livros e arquivos da administrao e solicitar esclarecimentos sobre a administrao do condomnio. Pargrafo nico. Eventualmente poder requerer por escrito ao sndico o exame de documentos, o que lhe ser facultado realizar na sede do escritrio contbil. Poder tambm, solicitar ao banco _____, assumindo os custos, cpias de todos os cheques emitidos, mediante requerimento ao sndico, onde tambm autorizar o debito das correspondentes despesas bancrias. Art. 15. Participar das assemblias gerais expressando livremente sua opinio e manifestando seu voto nas questes em pauta, desde que em dia com suas obrigaes condominiais. Art. 16. Apresentar propostas, ou opinar sobre os assuntos de interesse geral do condomnio, sobretudo no que se refere a aquisio de bens ou contratao de servios para o condomnio.

CAPTULO II - DOS DEVERES Art. 17. Cumprir e fazer cumprir a Lei, a Conveno e o Regulamento Interno do condomnio, bem como as deliberaes aprovadas em Assemblias Gerais de condminos e as decises administrativas do conselho gestor ou do sndico, possibilitando com isso a plena satisfao do disposto no caput do artigo primeiro desta Conveno. TTULO IV - DOS ENCARGOS E CONTRIBUIES PARA DESPESAS DE CUSTEIO OU EXTRAORDINRIAS. CAPTULO I - DOS ENCARGOS Art. 18. Constituem despesas comuns do condomnio : I - As relativas conservao, manuteno, modernizao, reparaes ou reconstrues das coisas comuns; II - As relativas a manuteno do apartamento do zelador; III - O prmio de seguro do edifcio e dos empregados; IV - Os impostos e taxas que incidam sobre as coisas comuns; V - A remunerao do zelador e demais empregados do edifcio, bem como os respectivos encargos; VI - As relativas ao consumo de energia eltrica, gua e telefone das coisas comuns; VII - As relativas a aquisio de bens e materiais ou contratao de servios para melhorias e reparos, obedecendo-se as instrues convencionadas. VIII - Outras devidamente aprovadas em A. G. C. CAPTULO II - DO PROCEDIMENTO DE RATEIO E CONTROLE DAS DESPESAS Art. 19. O exerccio financeiro ser de 12 (doze) meses, de janeiro a dezembro, cabendo ao Sndico preparar o oramento para o exerccio seguinte, estimando despesas e fixando a receita do condomnio, apresentando-o para aprovao em A.G.C. com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias e mxima de 30 (trinta) dias. Pargrafo nico - A proviso poder ser reajustada por A.G.C. extraordinria com aprovao da maioria relativa, ou seja a metade e mais um dos presentes, para as despesas emergenciais, assim consideradas pelo Colegiado gestor e ratificada por deliberao da assemblia. Art. 20. Ser mantido um Fundo de Reserva, correspondente a 5 % (cinco por cento) do oramento, destinado amortizao das despesas no previstas que a A.G.C. assim o designar. Pargrafo nico - O Fundo de Reserva ser mantido em conta bancria remunerada ou fundo de investimento. Art. 21. A quota-parte correspondente a cada condmino ser proporcional sua frao ideal de terreno.

Art. 22. Fica ratificada a modificao do rateio das reas teis efetivada para fins de rateio de despesas na previso oramentaria aprovada em Novembro de 1998, motivada pela reduo do nmero de vagas de garagem. Art. 23. O saldo disponvel das contas do condomnio ser mantido em conta remunerada ou de poupana que permitam saques para pagamentos de despesas. Art. 24. Os condminos concorrero para o custeio das despesas, extraordinrias ou ordinrias, recolhendo a cota parte que lhe couber mediante rateio proporcional s fraes ideais de terreno. 1. A cota condominial de cada condmino ser parcelada em contribuies mensais vencveis at o dia 05 (cinco) dos meses seguintes. 2. Haver tolerncia para o pagamento sem multa at o dia 10 (dez). 3. A falta de pagamento na data do vencimento implicar em multa de 2 % (dois por cento) e mais o juro moratrio de 1 % (um por cento) ao ms vencido, sobre o valor devido, sem prejuzo de sua cobrana judicial por ao executiva. TTULO V - DA ADMINISTRAO DO CONDOMNIO CAPTULO I - DO SNDICO Art. 25. A administrao do condomnio caber a um sndico, condmino eleito bienalmente pela A.G.C. ordinria. 1. Ser eleito juntamente com o sndico um subsndico que o substituir em suas ausncias ou impedimentos. Art. 26. O Sndico poder propor para deliberao da A.G.C. a contratao de empresa especializada em administrao de condomnio, com qualificao tcnico - jurdica para tanto. Todavia, mantendo sob sua exclusiva responsabilidade o disposto nos incisos I, II, III, V, VI, VII, XIV, XVI, XVII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII e XXIV, do artigo 30 desta conveno. Pargrafo nico. A empresa aprovada dever prestar a assessoria administrativa e tcnico - jurdica para o exerccio das atribuies que permanecero sob a responsabilidade do sndico, e assumir a responsabilidade pelo exerccio de todas as demais competncias descritas no artigo 30 desta conveno, alm daquelas outras de sua exclusiva especialidade e competncia. Art. 27. No poder candidatar-se ao cargo de sndico ou subsndico o condmino que estiver em atraso com suas obrigaes condominiais. Art. 28. O sndico poder ser destitudo pelo voto de representantes de 51% das fraes ideais do condomnio, em A.G.C. extraordinria especialmente convocada. Pargrafo nico. No caso de destituio ou impedimento do sndico, o subsndico dever assumir e convocar assemblia para eleio de outro sndico que completar o mandato do destitudo. Art. 29. O sndico isento do pagamento mensal de sua quota-parte, referente s despesas comuns (ordinrias) de manuteno do condomnio.

Pargrafo nico. Dever contribuir mensalmente com os valores correspondente a : Despesas extraordinrias, INSS da obra e consumo de gs. CAPTULO II - DA COMPETNCIA DO SNDICO Art. 30. Compete ao sndico : I. Cumprir e fazer cumprir a Lei, a Conveno de condomnio, o Regulamento interno e as deliberaes das A.G.C. ; II. Exercer os atos de gesto do edifcio no que concerne administrao de empregados ou terceirizados, e do patrimnio comum; manuteno e aperfeioamento das condies de segurana, disciplina, ordem e moralidade do condomnio, e, ainda, boa execuo e funcionalidade dos servios comuns; III. Coordenar o Colegiado Gestor em suas deliberaes e votaes; IV. Executar fielmente as disposies oramentrias aprovadas pela A.G.C. ; V. Representar ativa e passivamente o condomnio, em juzo ou fora dele, e praticar todos os atos em defesa da Lei, da Conveno, do Regulamento Interno, e das deliberaes das A.G.C. ; VI. Submeter aprovao da maioria, em A.G.C. especialmente convocada, os oramentos para quaisquer aquisio de bens ou contratao de servios comuns, que no sejam relativas a obras no condomnio. Salvo o disposto nos incisos VII, VIII, IX, XVI e XVII; VII. Contratar seguros contra incndio e outros sinistros que causem destruio no todo ou em parte do condomnio, abrangendo todas as unidades autnomas e partes comuns; VIII. Contratar e despedir empregados, bem como transigir em matria de indenizaes trabalhistas; IX. Substituir empresas contratadas, por questes de melhoria da qualidade dos servios prestados ou custos, desde que no haja acrscimo das despesas j previstas no oramento do perodo; X. Manter e escriturar livro-caixa devidamente aberto, encerrado e rubricado pelos membros do Conselho Consultivo; XI. Disponibilizar para o condmino que a solicite, a pasta de documentos mensais do condomnio contendo notas fiscais, recibos, editais, oramentos, guias de recolhimento de impostos ou taxas, extratos bancrios e demais documentos do ms. O exame dos documentos ser agendado com o escritrio contbil, onde ser realizado. XII. Encaminhar juntamente ao boleto de cobrana condominial, o balancete mensal referente ao ms anterior ao do envio da cobrana, para todos os condminos; XIII. Cobrar, inclusive em juzo, as contribuies devidas pelos condminos sejam de natureza normal ou extraordinrias, e dar-lhes a aplicao necessria ao bom funcionamento dos servios do condomnio; XIV. Prestar contas de sua gesto assemblia e apresentar para aprovao da A.G.C. o oramento para o exerccio seguinte; XV. Recolher todos os tributos e taxas que incidam sobre o condomnio;

XVI. Ordenar aps anlise prvia de trs oramentos a realizao de obras e servios emergenciais que no possam aguardar por deliberao de A.G.C., que no importem em gastos vultosos. XVIII. Obter no mnimo trs oramentos que atendam a todas as condies estabelecidas no edital de tomada de preos para todas as aquisies de bens ou contratao de servios. Em seguida dever submet-los aprovao da A.G.C.; XIX. Convocar A.G.C. ordinria ou extraordinria, quando necessria, ou lhe for requerido por um grupo de no mnimo 1/4 (um quarto) dos condminos; XX. Prestar informaes a qualquer tempo, sobre os atos da sua administrao; XXI. Procurar por meios suasrios dirimir as divergncias entre os condminos; XXII. Entregar ao seu sucessor todos os documentos e pertences do condomnio em seu poder. CAPTULO III - DO CONSELHO FISCAL Art. 31. O Conselho Fiscal ser composto por trs membros efetivos, condminos eleitos bienalmente pela mesma assemblia que eleger o sndico. Art. 32. No poder candidatar-se ao cargo de conselheiro o condmino que estiver em atraso com suas obrigaes condominiais. Art. 33. Os membros do conselho consultivo no sero remunerados. Art. 34. Os membros do conselho consultivo tero direito reeleio. CAPTULO IV - DA COMPETNCIA DO CONSELHO FISCAL Art. 35. Compete ao Conselho Fiscal : I. Examinar trimestralmente as contas do condomnio; II. Emitir parecer sobre as contas do condomnio e sobre assuntos gerais do condomnio, quando solicitado. CAPTULO V - DO COLEGIADO GESTOR Art. 36. O Colegiado Gestor ser composto pelo sndico, que o coordenar, o subsndico, os trs conselheiros e mais dois condminos convidados pelo sndico. Pargrafo nico. O condmino que apresentar proposta, conforme o previsto no art. 16, para a anlise do Colegiado gestor, dever ser convidado a participar da reunio em que for analisada. Art. 37. As propostas deliberadas pelo Colegiado Gestor sero aprovadas por voto da maioria, tendo votado no mnimo cinco dos seus componentes, dentre os quais o sndico no poder faltar. Posteriormente, quando cabvel, sero submetidas apreciao da A. G. C. CAPTULO VI - DA COMPETNCIA DO COLEGIADO GESTOR. Art. 38. Compete ao Colegiado gestor :

I - Elaborar a previso oramentria em auxlio ao sndico; II - Fixar salrios de empregados do condomnio; III - Analisar propostas para emendas Conveno ou Regulamento Interno; IV - Analisar propostas para aquisio de bens ou contratao de servios, modernizao, manuteno preventiva ou reformas do edifcio e seus acessrios. TTULO VI - DA ASSEMBLIA GERAL. CAPTULO I - DA CONVOCAO E REUNIO. Art. 39. Realizar-se- anualmente, no perodo entre os dias 01 e 15 de Dezembro, uma A.G.C. ordinria convocada pelo sndico, qual compete alm das demais matrias inscritas na ordem do dia, aprovar por maioria dos presentes as verbas para as despesas ordinrias do condomnio. 1. Quanto s A.G.C. extraordinrias, realizar-se-o tantas quantas necessrias para a realizao dos interesses gerais do condomnio; 2. As A.G.C. ordinrias ou extraordinrias, sero convocadas mediante carta protocolada para os residentes e registrada para os no residentes. I. Os inquilinos sero convocados s assemblias que deliberem assuntos que no envolvam despesas extraordinrias; II. Ser afixada uma cpia da convocao nos quadros de avisos do trreo e subsolo. 3. Dever haver uma prazo mnimo de 08 (oito) dias entre a data da postagem ou do protocolo da carta de convocao e a data de sua realizao ; 4. Da convocao dever constar : Local; Data e hora da reunio; o quorum necessrio e a ordem do dia. Art. 40. Sempre que o exigirem os interesses gerais o sndico ou condminos que representem no mnimo 1/4 (um quarto) do condomnio podero convocar A.G.C. extraordinrias. Art. 41. Ressalvadas as excees previstas em lei e nesta conveno, a A.G.C. instalar-se em primeira chamada com condminos que representem maioria de sua totalidade, ou com qualquer nmero em segunda chamada, 30 (trinta) minutos aps a hora prevista na convocao. CAPTULO II - DOS PROCEDIMENTOS PARA A ASSEMBLIA. Art. 42. As A.G.C. sero presididas por um condmino especialmente aclamado, o qual escolher dentre os presentes o secretrio . 1. vedado ao sndico presidir ou secretariar os trabalhos. 2. Para votao de questes polmicas poder ser contratado um profissional especializado para a redao da ata. Art. 43. O livro para registro de atas dever ser escriturado por ocasio da realizao da assemblia de modo a relatar os assuntos deliberados em reunio. Dever registrar, na ordem em que se segue : I. Data, hora e local da reunio, mencionando se em primeira ou segunda convocao;

II. Abertura dos trabalhos, pelo sndico; no caso de convocao de assemblia por 1/4 dos condminos, passa-se imediatamente ao item III; III. Escolha do Presidente e Secretrio ; IV. Verificao da existncia de "quorum" deliberativo, com base na folha de presenas; V. Transcrio da Ordem do Dia; VI. Resumo das discusses ; VII. Resultado de cada votao ; VIII. Abstenes havidas e suas motivaes, se enunciadas; IX. Sada de algum condmino ; X. Encerramento dos trabalhos, declarando se houve aprovao da ata, no caso de ter sido redigida, discutida e votada no momento. XI. As sugestes apresentadas e deliberadas a serem apresentadas para aprovao final na prxima assemblia geral, quando em A.G.C. extraordinria ; XII. As assinaturas do secretrio e presidente da assemblia seguidas das de todos os demais presentes e votantes. Art. 44. Relatando as deliberaes, o Secretrio dever mencionar as abstenes havidas, o nome de cada votante e o peso percentual de seu voto, uma vez que os votos so ponderados proporcionalmente s fraes ideais no terreno, por fora do disposto no art. 24, 3., da Lei 4.591/64. Pargrafo nico. Poder ser adotada a votao secreta apenas em questes de carter pessoal ou familiar ; CAPTULO III - DAS DELIBERAES. Art. 45. Para as votaes nas A.G.C. o condmino poder acumular ao seu voto apenas o referente ao de outro nico mandante, atravs de instrumento particular de procurao. Representativamente, uma unidade autnoma poder votar por apenas mais uma outra, objetivando com isso o estmulo participao de maior nmero de condminos nas A. G. C.. 1. Por questes de observncia aos princpios democrticos, os membros do Colegiado gestor esto impedidos de aceitar procuraes para deliberaes em nome de outro condmino. Por eleio ou indicao so detentores do mandato de representatividade de todos os demais condminos. Devem deliberar apenas em nome prprio ou do condomnio como um todo. 2. Poder ser aceita a procurao transmitida por fax ou e-mail, via Internet, desde que endossada por um descendente do mandante, maior ou menor emancipado, por seu ascendente, ou ainda, por um outro condmino que no seja o mandatrio. Nesses casos a ausncia do condmino proprietrio e a falta de procurao para outro mandatrio ser a ao ratificadora da inteno pressuposta. 3. Ser dispensado do instrumento particular de procurao o descendente maior ou menor emancipado ou ainda o ascendente do condmino proprietrio, desde que residente no edifcio. Tambm nesses casos a ausncia do condmino proprietrio e a falta de procurao para outro mandatrio ser a ao ratificadora da inteno pressuposta. 4. No sendo condmino o mandatrio poder representar apenas um condmino.

Art. 46. Nas deliberaes das assemblias gerais os votos sero proporcionais a frao ideal. Art. 47. As deliberaes sero comunicadas a todos os condminos, atravs de correspondncia protocolada para os residentes e registrada para os no residentes, no mximo em at 8 (oito) dias aps a realizao da assemblia. 1. O condmino poder, mediante autorizao por escrito enviada ao sndico, receber cpias de todas as convocaes, comunicaes de deliberaes de A.G.C., editais, informativos e outros, que lhe sero enviados por e-mail, via Internet, como arquivo de dados anexado, criptografado e isento de "vrus", garantindo-se assim o sigilo das informaes e a segurana dos dados. Desde que se comprometa a responder no mximo em trs dias teis, confirmando o recebimento. 2. Os inquilinos recebero cpias das deliberaes, tambm protocoladas; 3. Sero afixadas cpias das deliberaes nos quadros de avisos do trreo e do subsolo. CAPTULO IV - DA COMPETNCIA DA ASSEMBLIA GERAL DE CONDOMINOS. Art. 48. Compete A.G.C. Ordinria : I - Deliberar sobre as matrias inscritas na ordem do dia ; II- Deliberar sobre as contas e oramento do condomnio e estabelecer fundos de reserva; III - Eleger bienalmente o sndico, subsndico e Conselho Consultivo; IV - Definir bienalmente as vagas de garagem, atravs de sorteio. Art. 49. Compete A.G.C. Extraordinria: I - Deliberar sobre as matrias inscritas na ordem do dia; II - Deliberar sobre as contas e oramento do condomnio e estabelecer fundos de reserva; III - Deliberar sobre sugestes de condminos, encaminhando-as para aprovao final da prxima assemblia geral; IV - Destituir a qualquer tempo o sndico, subsndico , membro do Conselho Consultivo ou do Colegiado gestor.

TTULO VII - DO REGULAMENTO INTERNO DO CONDOMNIO . CAPTULO I - DOS DIREITOS E DEVERES. Art. 50. SO DIREITOS DOS CONDMINOS : I. Usufruir com tranqilidade, conforto e segurana, das coisas e servios comuns; II. Participar ativamente nas relaes e atividades condominiais, exprimindo a qualquer tempo e livremente suas opinies cabveis ao bem comum. Para tanto dever registr-las em livro prprio, disponvel na zeladoria. Art. 51. SO DEVERES DOS CONDMINOS : I. Conhecer, cumprir e fazer cumprir a Lei, a Conveno do condomnio, o Regulamento interno, as decises administrativas do sndico, e, ainda as deliberadas em Assemblias Gerais, ordinrias ou extraordinrias;

II. Conhecer, cumprir e fazer cumprir as recomendaes do "Manual de Utilizao e Conservao", da "X Construtora e Incorporadora Ltda."; III. Na locao de sua unidade autnoma, fazer anexar ao respectivo contrato de locao uma cpia deste regulamento, e, tambm, fazer constar do contrato uma clusula explicitando a necessria e obrigatria observncia ao mesmo ; IV. Contribuir financeiramente para o custeio das coisas comuns, atravs do pagamento de sua respectiva quota-parte e da taxa de melhoria, destinadas manuteno das facilidades e a aquisio, conservao, manuteno, modernizao, reparao ou reconstruo das coisas comuns; V. Comunicar zeladoria, por escrito, com a assinatura do proprietrio ou da administradora do imvel, com firma reconhecida em cartrio de notas, a data e hora de sua mudana. Com antecedncia mnima de 2 (dois) dias teis. A) Para mudana de sada do apartamento ou retirada parcial de mveis, equipamentos ou objetos de arte, para manuteno, reformas e outros fins, dispensa-se a firma reconhecida, desde que a comunicao seja lanada de prprio punho pelo condmino, diretamente no livro de ocorrncias do condomnio. Para a mudana tambm haver a necessidade da antecedncia de 2 (dois) dias; B) Ato contnuo mudana, atualizar os dados cadastrais junto Administrao. C) Se novo proprietrio, apresentar a documentao de transmisso da propriedade e posse do apartamento. VI. Permitir a entrada do sndico, subsndico, membro do conselho ou do zelador, para inspees relacionadas com o interesse coletivo que eventualmente se faam necessrias em sua unidade autnoma; VII. Informar imediatamente ao sndico, subsndico ou zelador, a incidncia de molstia infecto-contagiosa nas pessoas residentes em sua unidade autnoma; VIII. Observar a velocidade mxima de 10 (dez) km/h nas reas de circulao interna e ao sair da garagem do edifcio para a avenida, dar a preferncia a quem estiver entrando ; IX. Ressarcir os prejuzos causados por si prprio, dependentes, hspedes ou visitantes, s coisas comuns do condomnio, seus condminos ou a terceiros em reas do condomnio, provocados pelo mau uso ou descuido na conservao, manuteno ou conduo de veculos, ou ainda, de qualquer outro equipamento , material ou acessrio de suas respectivas propriedades ou posses. X. Tratar com respeito e considerao os empregados. Toda reclamao ou sugesto deve ser dirigida ao zelador ou ao Colegiado gestor e registrada no livro disponvel na zeladoria. XI. Comunicar zeladoria com antecedncia mnima de 2 (dois) dias teis, as reformas a serem efetuadas em seu apartamento. XII. Observar, no mbito do condomnio, os mais rigorosos comportamentos de moralidade, decncia e respeito ao prximo. Quando utilizar o salo de festas : XIII. Contribuir com uma taxa de utilizao do salo de festas, no valor de R$ ______, de modo a cobrir os custos de consumo de energia eltrica e gs, bem como, com a manuteno das condies de funcionalidade dos equipamentos. O valor cobrado ser

inserido no prximo bloqueto de cobrana do condmino, aps a data da reserva, e revertido para a conta de manuteno do condomnio. A. A utilizao do Salo de Festas exclusiva dos moradores do Edifcio, que s podero faz-la para promoo de atividades sociais, festas comemorativas ou recepes, sendo vedada a cesso do Salo para atividades poltico-partidrias, religiosas, profissionais, mercantis, e jogos considerados "de azar" pela legislao pertinente. B. vedada a cesso do Salo de Festas para comemoraes particulares dos moradores do Edifcio nas seguintes datas tradicionais: Vspera e dia de Natal; Vspera e dia de Ano Novo, e, dias de carnaval. C. Quando o nmero de convidados exceder o total de __ pessoas, contratar um porteiro / segurana para fazer o controle de acesso dos mesmos, bem como auxiliar a inspeo peridica das reas adjacentes ao salo de festas e garagens. D. A requisio do Salo de Festas dever ser feita por escrito ao sndico, com antecedncia mnima de cinco dias. Havendo mais de uma solicitao para o mesmo dia a preferncia ser para o primeiro solicitante. E. A cesso do Salo de Festas est condicionada prvia assinatura, por parte do requisitante, de um termo de responsabilidade onde ficar expressamente consignado haver recebido as referidas dependncias em perfeitas condies, assumindo integralmente o nus de quaisquer danos que se venham registrar desde a entrega do Salo de Festas, inclusive os causados por familiares, convidados, prepostos, pessoal contratado e serviais. F. Ao trmino da festa, o morador, em conjunto com o zelador, efetuar uma vistoria para conferncia dos equipamentos, acessrios e utenslios das reas utilizadas. G. A avaliao dos prejuzos causados ao Condomnio, para efeito do ressarcimento por parte do requisitante, ser feita atravs de coleta de preos entre firmas habilitadas execuo dos servios de reparo ou reposio, cabendo recurso assemblia geral. H. A recusa ao pagamento, ou sua demora por mais de trinta dias, a partir da data da notificao relativa ao ressarcimento das despesas havidas com reparao dos danos causados, acarretar o acrscimo de 20% no montante dos danos apurados e a cobrana judicial do dbito, com o pagamento de custas e honorrios advocatcios, bem como a perda do direito da requisio do Salo de Festas at o cumprimento das obrigaes. XIV. O condmino usurio do Salo de Festas dever orientar seus convidados no sentido de que no utilizem outras reas comuns do condomnio, que evidentemente no fazem parte do Salo. tambm dever cuidar para que no haja aglomerao de pessoas na frente do Edifcio durante o perodo em que se utilizar do Salo. XV. O condmino usurio ficar responsvel pela limpeza e possveis prejuzos causados na rea , sendo que esta dever ser entregue em condies de uso logo aps encerrada a festa . XVI. O Requisitante assumir, para todos os efeitos legais, a responsabilidade de manuteno do respeito e das boas normas de conduta e convivncia social no decorrer das atividades, comprometendo-se, na medida do possvel, a reprimir abusos e excessos e afastar pessoas cuja presena seja considerada inconveniente. CAPTULO II - DAS PROIBIES. Art. 52. Com o objetivo estabelecido no artigo primeiro desta conveno, FICA EXPRESSAMENTE E TERMINANTEMENTE PROIBIDO :

I. Alienar sua vaga nas garagens a no residentes; II. Manter ou usar em sua unidade autnoma, vaga de garagem ou depsito: instalaes, equipamentos ou materiais com perigo potencial, ou ainda, substncias ou produtos txicos, corrosivos, explosivos ou inflamveis, de modo que possa expor a riscos a sade, segurana ou tranqilidade dos demais condminos, ou, ainda, acarretar o aumento das taxas de seguro de condminos ou do condomnio ; III. Manter a posse ou guarda de animais de grande porte ou temperamento agressivo, de maneira a expor a riscos a sade, segurana ou tranqilidade dos demais condminos. A) Ser tolerado apenas um animal por unidade autnoma, de pequeno a mdio porte e temperamento dcil, que no perturbe o sossego do condomnio, devendo este ficar restrito rea da unidade autnoma do condmino; B) No caso especfico da liberalidade prevista no pargrafo (A) acima, a conjugao de duas ou mais unidades autnomas no enseja seu aumento; C) Quando em trnsito pelas reas comuns do condomnio dever ser transportado no colo e exclusivamente pelo elevador de servio; D) Vedado a acesso de quaisquer animais nas dependncias sociais do condomnio, sob quaisquer pretexto, especialmente na piscina, cozinha, e reas adjacentes. IV. Fazer uso de quaisquer que seja a fonte de rudo ou som, em volume audvel nos apartamentos vizinhos, no horrio compreendido entre 22:00 e 08:00 horas; V. Realizar obras para reformas ou acrscimos estruturais ou de mobilirio em sua unidade autnoma, no horrio das 18:00 s 08:00 horas. Haver tolerncia nos dias de sbado, no perodo das 10:00 s 14:00 horas, apenas para pequenos reparos domsticos ou o exerccio de algum hobby com o uso de ferramentas pessoais; VI. Fazer uso ou consenti-lo por parte de seus dependentes, hspedes ou visitantes, das coisas do condomnio para fins diversos dos quais se destinam, obstando assim seu funcionamento normal ou contribuindo para sua deteriorao, desgaste anormal ou prematuro, ou ainda impossibilitando ou dificultando o livre acesso e circulao dos demais ; VII. Modificar o aspecto externo do edifcio com instalaes de toldos, cortinas, aparelhos de ar condicionado, faixas, placas, cartazes e outros que possam alterar sua esttica externa; VIII. Estender, pendurar, depositar ou bater tapetes, roupas, vasos e utenslios em janelas e sacadas, nas quais tambm no podero ser instalados varais , antenas ou acessrios externos rea interna do apartamento, ou seja, na parte externa da parede limite de sua unidade. IX. Utilizar empregados do edifcio para servios particulares, durante ou fora de seu horrio de trabalho no condomnio. X. Sobrecarregar a estrutura e lajes do edifcio com peso superior a 150 Kg / m2, ou ainda as instalaes eltricas, hidrulicas, telefnicas, de intercomunicao e sinal de televiso de sua unidade autnoma, com o uso indevido de equipamentos no dimensionados em projeto, de maneira que possa comprometer a segurana ou o perfeito funcionamento das coisas, utilidades ou servios comuns; XI. Depositar nas bacias sanitrias, pias e ralos, objetos que possam congestionar os encanamentos. Jogar cigarros, charutos e outros objetos pelas janelas ou sacadas, ou ainda, no piso das dependncias comum;

XII. Deixar de acondicionar adequadamente em saco plstico resistente o lixo de sua unidade autnoma; XIII. Deixar de acondicionar em recipientes adequados, vidros quebrados ou materiais que possam ferir ou contaminar seu coletor ou transportador ; XIV. Utilizar o elevador social ao sair da piscina com trajes ou toalhas molhados ou encharcadas; XV. Lavar piso, parede ou teto da sala, quartos, cozinha, banheiros ou dependncias de empregada. A limpeza dever ser feita apenas com pano umedecido e detergente apropriado, evitando-se assim a infiltrao de gua para o apartamento inferior. Somente as reas de servio e dos "box" de banheiros tm impermeabilizao no piso; XVI. Fazer uso de bujo de gs ou quaisquer outro combustvel para alimentao de seu fogo ou equipamento similar que no seja o gs da rede de distribuio do condomnio. Salvo os equipamentos eltricos, desde que suportados pelo dimensionamento da instalao eltrica, caso em que o condmino responder por essa verificao. XVII. Realizar lavagem ou conserto de veculos em quaisquer das reas do condomnio, excetuando-se aqueles de carter emergencial, com as devidas providencias por parte do condmino para que no haja transtornos, danos ou sujeiras no local ou em veculos prximos; XIII. Estacionar ou guardar motocicletas, bicicletas ou similares em quaisquer das reas do condomnio. Dever utilizar-se de sua vaga de garagem ou armrio para despejos ; XIX. O trnsito de operrios ou pessoas estranhas ao condomnio, nas reas comuns. A) Ser permitido somente no trajeto portaria/apartamento e vice-versa, nos dias e horrios estabelecidos, se devidamente identificados. Sob a anuncia do Sndico e conhecimento do Zelador. B) No se aplica este inciso, se estiver acompanhado do proprietrio, de membro do Colegiado Gestor ou do zelador. XX. O manuseio dos cabos destinados a transmisso de sinal de TV/Satlite. Art. 53. NA REA DA PISCINA E ADJACNCIAS, devero ser observadas as seguintes proibies : I. No permitir que seus dependentes, menores, permaneam desacompanhados no local; II. No fazer uso de garrafas, copos ou quaisquer utenslios de vidro ou de outros materiais cortantes ou perfurantes; III. No fazer uso de leos bronzeadores. Tolera-se o uso de cremes bronzeadores ou protetores solar, desde que se retire o excesso, na ducha, antes da entrada na piscina; IV. No permitir o acesso de visitantes na piscina, nos fins de semana e feriados. Em dias de semana, sero tolerados at dois visitantes por unidade autnoma, desde que no habituais. A. No se incluem nessa restrio os hspedes do condmino. Art. 54. NA REA DO SALO DE FESTAS, ANEXOS E ADJACNCIAS, devero ser observadas as seguintes proibies : I. No exceder o nmero limite de ____ convidados, dadas a restrio de espao e disponibilidade de instalaes sanitrias; II. No exceder os limites de horrio ou de nvel de rudo, de modo a no prejudicar a tranqilidade dos demais;

III. No utilizar churrasqueiras na rea do salo de festas, anexos e adjacncias. IV. No deixar de providenciar a limpeza do local, no prazo mximo de 24 horas.

CAPTULO III - DAS PENALIDADES Art. 55. O condmino que violar as disposies legais, as regulamentaes ora convencionadas, bem como as deliberadas em A.G.C., ficar sujeito a sano punitiva, podendo dela recorrer prxima A.G.C. desde que o faa por escrito no livro de ocorrncias, dentro do prazo de quinze dias a contar do recebimento de sua notificao. 1. O pagamento de multa no abstm o condmino de ressarcir eventuais danos ao condomnio ou terceiro, condmino ou no, bem como no o exime de suas responsabilidades decorrentes da lei. 2. As penalidades para infrao Conveno ou Regulamento ficam estipuladas, proporcionalmente gravidade da mesma : I. Notificao sancionadora formalizada textualmente; II. 20% (vinte por cento) do valor da parcela mensal de custeio do condomnio; III. 50% (cinqenta por cento) do valor da parcela mensal de condomnio na primeira reincidncia, seja qual for a infrao, similar ou no primeira; IV. 100 % (cem por cento) nas reincidncias posteriores, seja qual for a infrao, similar ou no s anteriores. V. Especificamente no caso de violao aos incisos I e II do artigo 52, ser cobrada a multa prevista no inciso IV do pargrafo nico deste artigo, ou seja, 100 % (cem por cento) do valor da parcela de condomnio, a cada ms de permanncia do inquilino indevido aos interesses comuns, no caso do inciso I. Art. 56. Em caso de infrao aos inciso I e II do artigo 52, alm da multa estipulada o condmino ser responsvel pelo desfazimento do contrato. Caso no o faa, aps os trs primeiros meses, o sndico tomar as devidas providencias legais, cabendo ao condmino o ressarcimento de todas as despesas realizadas para tanto. TTULO VIII - DAS DISPOSIES FINAIS Art. 57. O condmino dever cientificar-se da Conveno e Regulamento Interno, confirmando o recebimento de sua respectiva cpia atravs de assinatura em livro ou Folha de registro de protocolo, bem como das deliberaes das Assemblias Gerais. 1. O condmino no poder eximir-se de culpa alegando desconhecimento da Lei, da Conveno, do Regulamento Interno ou das deliberaes das A.G.C., bem como do "Manual de Utilizao e Conservao" da "X Construtora e Incorporadora Ltda."; 2. O Condomnio no responde por danos causados por condminos, seus dependentes, hspedes ou visitantes, ou ainda por aquele que por quaisquer meio ou pretexto teve seu acesso s reas do condomnio permitido por quaisquer condmino.

Art. 58. O zelador tem autoridade para fazer cumprir a Conveno, o Regulamento e as decises das Assemblias Gerais, na ausncia do sndico e subsndico ou a pedido destes, solicitando em nome do condomnio a cessao da infrao. 1. Tem ainda a autoridade para impedir o acesso de quaisquer veculo que no o do condmino, ou por este autorizado por escrito. 2. Dever registrar as ocorrncias anormais e violaes lei, Conveno ou ao Regulamento Interno em livro prprio assinando-a juntamente com o reclamante, caso haja. Art. 59. A soluo dos casos omissos compete Assemblia Geral de Condminos, analisados a luz da legislao pertinente. Art. 60. Para todos os fins e sujeies legais ou convencionais, o sndico bem como os demais componentes do Conselho Consultivo ou do Colegiado Gestor so antes de tudo, condminos em igualdade de condies com os demais, portanto, sem quaisquer privilgios quais no os previstos ou concedidos por deliberao de Assemblia Geral. Art. 61. PARA TODOS OS FEITOS E EFEITOS DE DIREITO ESTA CONVENO PASSA A VIGER A PARTIR DA DATA DA APROVAO EM ASSEMBLIA GERAL DE CONDMINOS, REVOGANDO AS DISPOSIES EM CONTRRIO EVENTUALMENTE ESTABELECIDAS NA CONVENO DATADA DE ____, OU NA MINUTA DE CONVENO DATADA DE ______.

S-ar putea să vă placă și