Sunteți pe pagina 1din 9

1

MOTIVAO NO TRABALHO
Laio Leonan Adriano Gomes

RESUMO

O objetivo deste artigo mostrar a importncia da motivao no trabalho, de modo a proporcionar uma maior produtividade para a organizao. Atravs de uma breve sntese das principais categorias em que podem se classificadas as teorias motivacionais e o uso de algumas tcnicas de motivao.

Palavras-chave
Motivao; Produtividade; Comportamento organizacional; Tcnicas motivacionais

Motivao - Foco nos colaboradores


Por muito tempo as organizaes tinham suas vises voltadas para sua parte estrutural e monetria da empresa, que so ativos de grande importncia at hoje. Seus prdios onde esto locados seus equipamentos, suas tecnologias. Para ser uma empresa de nome era necessrio possui uma grande estrutura com os ltimos equipamentos em tecnologia. At hoje isso necessrio para que a empresa tenha nome no mercado, mas no o bastante. Hoje as organizaes tm um foco maior em outro ativo, o capital intelectual, onde ela percebeu que o homem sua estrutura principal, dado essa importncia o funcionrio, empregado, ganha um grau maior para empresa. Identificado isso as empresas, observaram que a falta de motivao e a insatisfao desse profissional para a execuo de tarefas no seu

ambiente de trabalho consiste em uns dos fatores geradores da baixa produtividade. Essa pesquisa mostrar a identificar baseado na breve sntese

O que Motivao? Processo responsvel pela intensidade, direo e persistncia dos esforos
de uma pessoa em relao ao alcance de uma determinada meta (Robbins, 1998). Um profissional satisfeito nem sempre um profissional motivado. Muitos ainda fazem a confuso de satisfao com motivao, um empregado ou equipe satisfeita tende a manter-se no mesmo padro, ritmo, pois j alcanou o que queria j esta satisfeita ao contrrio de um empregado ou equipe motivada que sempre vai buscar inovar e criar, de maneira que venha gerar produtividade para a organizao.

1. Motivao no trabalho
A busca das organizaes pela motivao dos seus colaboradores em seu ambiente de trabalho se d cada vez mais importante. Mas a grande dificuldade que se encontra as organizaes em relao aos seus colaboradores a relao de interesses.

O estudo da motivao no trabalho recebe interesse considervel na literatura internacional devido, provavelmente, sua estreita relao com a produtividade individual e organizacional. O problema da motivao no trabalho situa-se, inevitavelmente, no contexto da interao dos interesses da organizao com os interesses do empregado. As duas partes envolvem- se numa parceria, na qual cada uma delas apresenta, explicita e/ou implicitamente, as suas exigncias e demandas. Da parte da organizao, existem demandas explcitas e bastante precisas relacionadas ao desempenho do empregado e s normas de comportamento na empresa. Em relao ao desempenho, a empresa exige que os seus membros executem tarefas bem delimitadas, em perodos determinados de trabalho e com

padres de quantidade e qualidade previamente estabelecidos. Todas estas atividades fazem parte do papel atribudo ao empregado e so, geralmente, regidas pelo prprio contrato de trabalho. Para a execuo das tarefas, a empresa fornece aos seus empregados o equipamento e o material necessrio, este ltimo podendo, muitas vezes, no corresponder s exigncias das tarefas e da prpria organizao.

(TAMAYO, 2003, p. 35)

2. Teorias Motivacionais e Programas de Motivao


So enumeras teorias elaboradas para buscar a complexa explicao da motivao laboral. As teorias inicialmente objetivamente tinham uma viso simples, baseando-se em um nico contexto no levando em considerao a relao entre o empregado e o seu trabalho. Na teoria da administrao de Taylor, o seguinte pensamento era que o salrio era necessrio pra garantir o desempenho do empregado, atravs disso o modelo econmico do homem permitiu a elaborao da teoria motivacional do trabalho, consequentemente abrindo novos caminhos para a elaborao de outras teorias.

Teorias Endgenas e Exgenas de Motivao Laboral


Quando a motivao produzida pelo prprio indivduo, vindo de dentro de si, independente do que possa acontecer ao seu redor esse fator motivacional denominado endgeno. Quando ela gerada por parte do ambiente, isso de fora para dentro denominado exgeno. Hoje as organizaes tm o foco mais voltado para os fatores endgeno, pois so eles que tornam constantemente a pessoas motivadas, onde parte delas o estimulo, j fatores exgeno exigem do ambiente externo motivacional. O quadro abaixo exemplifica as principais categorias das teorias motivacionais.

QUADRO 1 - Teorias Endgenas e Exgenas de Motivao Laboral

Teorias endgenas

Pressuposto fundamental Processos internos (estados fisiolgicos e afetivos)

1 - Arousal/atividade/energia

mediatizam o impacto das condies de trabalho sobre o desempenho. As pessoas so motivadas a trabalhar quando acreditam

2 - Expectativas-valncia

que sero capazes de obter e realizar o que elas esperam do trabalho.

3 - Eqidade

As pessoas so motivadas pelas necessidades de receber um tratamento eqitativo. Indivduos com atitudes favorveis ao seu trabalho e

4 - Atitude

sua organizao sero mais motivados na execuo das suas tarefas.

5 - Inteno/metas

O desempenho individual determinado pelas metas da pessoa. A motivao maior quando as causas do desempenho

6 - Atribuio e auto-estima

so percebidas como sendo estveis e internas e a autoestima do indivduo elevada.

Teorias exgenas 1 - Motivos/necessidades

Pressuposto fundamental As pessoas possuem tendncias inatas ou adquiridas a buscar certos estmulos e evitar outros Caractersticas da situao do trabalho levam o

2 - Incentivos/recompensas

trabalhador

associar

determinadas

formas

de

comportamento com a recompensa. As pessoas so motivadas a trabalhar bem quando o 3 - Reforo bom desempenho seguido de conseqncias

positivas. 4 - Metas/objetivos As pessoas apresentam melhor desempenho quando as metas so desafiadoras, especficas e atraentes. Condies de trabalho que facilitam a obteno das metas so fontes de motivao.

5 - Recursos pessoais e materiais

As pessoas apresentam melhor desempenho quando a 6 - Grupo e fatores sociais organizao e os colegas facilitam a execuo do trabalho e reconhecem o bom desempenho. A motivao aumenta quando no sistema de trabalho 7 - Sistema socio-tcnico existe harmonia nas condies de funcionamento pessoal, social e tcnico. Fonte: TAMAYO, A.; PASCHOAL, T. A relao da motivao para o trabalho com as metas do trabalhador.
RAC, v. 7, n. 4, p. 37, out/dez 2003.

3. ESTRUTURA MOTIVACIONAL E PERFIL MOTIVACIONAL


A estrutura motivacional de uma pessoa consiste no conjunto de motivaes ou metas que dinamizam o seu comportamento e nas relaes existentes entre essas motivaes. O perfil motivacional refere-se importncia que tm, para cada pessoa, as diversas motivaes que orientam a sua vida. (TAMAYO, 2003, p. 40)

Quadro 2: Motivaes do Empregado e Metas Motivacionais

Autodeterminao

Ter autonomia, decidir por si mesmo e/ou participar nas decises, controlar a organizao e execuo do seu trabalho. Ter desafios na vida e no trabalho, explorar, inovar, ter emoes fortes na vida e no trabalho, adquirir conhecimentos novos. Procurar prazer evitar a dor e o sofrimento, ter satisfao e bem-estar no trabalho. Ter sucesso pessoal, mostrar a sua competncia, ser influente, se realizar como pessoa e como profissional.

Estimulao

Hedonismo

Realizao

Poder

Ter prestgio, procurar status social, ter controle e domnio sobre pessoas e informaes. Integridade pessoal e das pessoas ntimas, segurana no trabalho, harmonia e estabilidade da sociedade e organizao em que trabalha. Controlar impulsos, tendncias e comportamentos nocivos para os

Segurana

Conformidade

outros e que transgridem normas e expectativas da sociedade e da organizao.

Tradio Benevolncia Universalismo

Respeitar e aceitar idias e costumes tradicionais da sociedade e da empresa Procurar o bem-estar da famlia e das pessoas do grupo de referncia. Compreenso, tolerncia, procura do bem-estar de todos na sociedade e na organizao onde trabalha.

Fonte: TAMAYO, A.; PASCHOAL, T. A relao da motivao para o trabalho com as metas do trabalhador.
RAC, v. 7, n. 4, p. 42, out/dez 2003.

Esses dez tipos motivacionais expressam a estrutura motivacional do indivduo. Esta estrutura composta por conjuntos motivacionais, que parecem estar presentes em indivduos de todas as culturas. Cada conjunto motivacional tem metas especficas. A estrutura motivacional no esttica; ela dinmica e os seus componentes motivacionais relacionamse entre si por meio de diversas polaridades. (TAMAYO, 2003, p. 42)

4.

TCNICAS MOTIVACIONAIS

Tcnicas monetrias
Fator monetrio continua a ser muito importante como tcnica motivacional. O dinheiro de fato no possui apenas significado material e financeiro, mas simblico, pois garante o homem status.

Tcnicas de motivao
1- Dar aos empregados as informaes necessrias para a realizao de um bom trabalho; 2- Dar feedback regular aos funcionrios; 3- Solicitar idias aos empregados e envolv-los em decises sobre suas funes; 4- Criar canais de comunicao fceis de usar; 5- Aprender com os prprios funcionrios sobre aquilo que os motiva; 6- Aprender quais as atividades desenvolvidas pelos empregados quando dispem de algum tempo livre; 7- Cumprimentar pessoalmente o funcionrio por um trabalho bem-feito; 8- Reconhecer o poder de sua presena fsica, em sua posio de gerente; 9- Enviar uma mensagem escrita ao empregado, elogiando seu desempenho; 10- Reconhecer publicamente um trabalho bem-feito; 11- Promover reunies destinadas a comemorar o sucesso do grupo; 12- Dar ao empregado uma tarefa interessante para executar; 13- Verificar se o empregado dispe das ferramentas para a realizar o melhor trabalho; 14- Reconhecer as necessidades pessoais dos funcionrios; 15- Usar o desempenho como base para a promoo; 16- Adotar uma poltica abrangente de promoo dos funcionrios; 17- Enfatizar o compromisso da empresa com a manuteno do emprego a longo prazo; 18- Estimular o sentido de comunidade; 19- Remunerar as pessoas de forma competitiva, em funo do que elas valem; 20- Dar aos funcionrios uma razo financeira para serem excelentes. Isso pode incluir participao nos lucros; 21- Saber repreender na medida certa sem expor aos demais.

Consideraes Finais

Dentro das organizaes o homem exerce o papel fundamental na criao, elaborao, inovao de sistemas que venha a beneficiar as mesmas. Tendo isso em vista as organizaes se voltaram com uma viso mais holstica em relao ao comportamento organizacional, dando uma nfase maior a esse tema de grande complexidade. A partir disso o capital intelectual passou a ser uns dos focos mais importantes para as empresas, pois ele que vai direcionar de forma quantitativa e qualitativa a produo.

Bibliografia DAVIS, Keith. & W.NEWSTROM, John. Comportamento Humano no Trabalho: uma abordagem psicolgica. So Paulo: Pioneira, 1998. INTELEC; Gerenciamento finaceiro. O que motivao. Disponvel em > http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=5040> Acesso em 03 de out. 2011. SATISFAO LABORAL A CHAVE PARA A MOTIVAO E SUCESSO NAS ORGANIZAES. Dirio de Notcias. Disponvel em > http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=637625> Acesso em 04 de out. 2011. TAMAYO, Alvaro; PASCHOAL, Tatiane. A relao da motivao para o trabalho com as metas do trabalhador. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 7, n. 4, Dec. 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552003000400003&lng=en&nrm=iso>. access on 06 Oct. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552003000400003.

S-ar putea să vă placă și