Sunteți pe pagina 1din 14

Escola Secundria c/3 CEB de Pinhal Novo

Departamento de Biologia e Geologia

Ficha de Avaliao
Cincias Naturais - 9 ano Turma I
Nome: ________________________________ N.: ___ Turma: ___ Data: ___ / ___ / _____ O Professor: ______________________ O Enc. de Educao: ______________________

Grupo I
1.

Desde sempre a Humanidade tentou curar as suas doenas. Esta tentativa comeou por ser um instinto, que muitos animais tambm possuem. Actualmente, a Medicina envolve inmeros equipamentos, profisses e organizaes entre as quais se destaca a OMS. 1.1. Indica o significado de OMS. 1.2. 1.3. Refere qual o conceito de sade antes da criao da OMS. Indica uma razo pela qual o conceito de sade evoluiu ao longo do

tempo.
2.

Escolhe, a(s) opo(es) correcta(s) que completam a afirmao.


2.1. O actual conceito de sade pressupe:

a) apenas a inexistncia de doenas; b) a existncia de qualidade de vida; c) um estado completo de bem-estar fsico, mental e social; d) o aumento, apenas, da esperana de vida; e) o aumento da esperana de vida com qualidade; f) apenas um estado de bem-estar fsico.
3.

Para prevenir as doenas ou minorar os seus efeitos e assim melhorar o nvel de bem-estar e a qualidade de vida das populaes, necessrio implementar medidas promotoras de sade. 3.1. Define, por palavras tuas, a promoo da sade.
3.2. D trs exemplos de medidas promotoras de sade. 3.3. Classifica como verdadeiras ou falsas as afirmaes seguintes:

A A limpeza diria do corpo essencial para prevenir doenas. B A vacinao uma forma de prevenir doenas. C O planeamento das cidades condiciona o bem-estar das populaes. D A prtica de exerccio fsico contribui para o bem-estar fsico e psicolgico. E Os rastreios so uma boa forma de curar doenas. F O bem-estar colectivo depende do bem-estar individual.

4. L atentamente o seguinte texto e observa o grfico que se refere percentagem de alunos com o Programa Nacional de Vacinao (PNV) actualizado no nosso pas. A vacinao constitui uma das maiores vitrias da medicina. A melhor forma de ficar protegido contra determinadas doenas infecciosas cumprir, ao longo de toda a vida, o calendrio de vacinao recomendado pelo PNV, que universal e gratuito.
Grfico 1

4.1. 4.2. 4.3. 4.4.

Indica como variou a percentagem de jovens com o PNV actualizado Explica a importncia da vacinao. O PNV universal e gratuito. Menciona a importncia deste facto. Comenta a afirmao sublinhada no texto.

entre os anos de 2002/03 e 2004/05.

5. Estabelece a correspondncia entre as afirmaes da coluna I e os termos da coluna II, utilizando o quadro em baixo. Coluna I Vacinao. Fisioterapia. Interveno cirrgica correctiva. Campanha de luta contra a SIDA. Rastreio oral. 1 2 3 4 5 C Preveno Terciria B Preveno Secundria A Coluna II Preveno Primria

6. Observa o quadro seguinte, no qual se encontram alguns dos indicadores da qualidade de vida de uma populao, entre 1992 e 2004. 6.1. Explica o significado da seguinte frase: A TMI em 2004 foi de 4.

6.2.

Refere a importncia dos indicadores de sade.

6.3. Com base no quadro, deduz o nvel de desenvolvimento do pas em causa. 6.4. Explica por que razo, entre 1992 e 2004, a TMI baixou enquanto a esperana mdia de vida aumentou. 6.5. D outros dois exemplos de indicadores de sade. A A TMI no tem qualquer relao com as condies sanitrias das habitaes. B A TMI elevada nos pases pouco desenvolvidos. C A TMI um dos principais indicadores do desenvolvimento dos pases. D A TMI diminui nos pases que se encontram em estado de guerra. E A falta de assistncia mdica durante a gravidez aumenta a TMI. F medida que a TMI sobe a esperana mdia de vida de um dado pas desce.
7.

6.6. Classifica as seguintes afirmaes como verdadeiras ou falsas.

Transcreve, a letra(s) que corresponde(m) a(s) opes correcta(s). 7.1. Nos ltimos 50 anos, a qualidade e a esperana de vida das populaes aumentaram devido: a) implementao de medidas de higiene; b) ao aumento de consumo de fastfood; c) ao abastecimento de gua potvel; d) aos programas de vacinao; e) predominncia de um modo de vida sedentrio; f) a uma melhor alimentao; g) aos novos medicamentos. II

1.

Os seres vivos podem ser unicelulares e pluricelulares. Os seres pluricelulares tm uma organizao complexa. Tendo em conta essa organizao, faz a correspondncia entre as letras das imagens representadas na figura 1 e os nmeros das designaes apresentadas. 1. Sistema 2. rgo 3. Clula 4. Tecido 5. Organismo

Figura 1

2.

Durante a adolescncia ocorrem transformaes profundas na vida de um indivduo. 2.1. Menciona o nome que se d a essas transformaes. 2.2. Identifica trs caracteres sexuais secundrios que ocorram na rapariga. 2.3. Identifica trs caracteres sexuais secundrios que ocorram no rapaz.

3Classifica as frases seguintes de verdadeiro (V) ou falso (F). A. A puberdade um perodo que se caracteriza pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios. B. Os caracteres sexuais secundrios surgem por volta dos 14-15 anos. C. Nos rapazes, a puberdade verifica-se mais cedo. D. O alargamento das ancas, o incio da menstruao e o crescimento dos seios so algumas das mudanas da puberdade nas raparigas. E. O aumento dos rgos sexuais, o engrossar da voz e as primeiras ejaculaes so algumas das mudanas da puberdade nos rapazes.
3.

4. Os esquemas da figura seguinte representam os sistemas reprodutores humanos. A B

Figura 2

4.1. Faz a legenda da figura. 4.2. Identifica as vias genitais presentes no esquema B. 4.3. Relativamente ao esquema B, refere as gnadas. 4.4. Apenas o esquema B possui glndulas anexas. 4.4.1. Identifica-as. 4.5. Indica a funo dos rgos assinalados pelos nmeros 5 e 8.

4.6. Identifica as vias genitais presentes no _____________________________ 4.7. Relativamente ao esquema A, refere ______________________________ 4.8. Apenas o esquema B possui glndulas anexas. 4.8.1. Identifica-as.

esquema as

A.

gnadas.

4.9. Indica a funo dos rgos assinalados pelos nmeros 5 e 8.

1.1. Indica a importncia do rgo assinalado com o nmero 9. 1.2. Refere quais so os rgos externos do sistema reprodutor feminino.

1.3.Menciona em que rgo ocorre, normalmente, a fecundao. 1.4.Menciona em que fecundao._________________ rgo ocorre, normalmente, a

1.5.Refere quais so os rgos externos do sistemas reprodutor masculino. ________ ________________________________________________________________________ 1.6.Refere a importncia dos tubos seminiferos._______________________________ ________________________________________________________________________ 1. Os esquemas da figura seguinte representam diferentes rgos, de entre os quais se destacam os dos sistemas reprodutores humanos. Cada etiqueta corresponde a uma das estruturas consideradas. 2. Estabelece a correspondncia entre os termos da coluna I e as frases da coluna II. COLUNA I 1 Testculo 2 Epiddimo 3 Pnis 4 Canal deferente 5 tero 6 Vagina 7 Trompa de Falpio 8 Orifcio genital 9 Espermatozide COLUNA II A Orifcio que corresponde abertura da vagina. B Cavidade musculosa coberta por uma mucosa, o endomtrio. C Local no qual ocorre a maturao dos espermatozides. D rgo copulador. E Gnada masculina. F Canal que recolhe o ovcito II. G Gmeta masculino. H Canal muscular que estabelece a comunicao entre o tero e o exterior. I Canal que conduz os espermatozides at uretra. II Atravs da reproduo, os seres vivos originam outros seres semelhantes a si prprios, garantindo assim a continuidade das espcies. 1.5. Classifica cada uma das afirmaes que se seguem como verdadeira (V) ou falsa (F). 1. ____ O tero a gnada masculina. 2. ____ Os canais deferentes e o pnis fazem parte das vias genitais masculinas.
6

3. ____ As trompas de Falpio e o tero fazem parte das vias genitais femininas. 4. ____ Os ovcitos formam-se no tero. 5. ____ A testosterona e os estrognios so hormonas femininas. 1.5.1. Corrige as falsas sem recorreres negativa. II 2- O quadro seguinte mostra alguns resultados obtidos numa escola durante o aparecimento de uma epidemia de sarampo. Esta doena causada por um vrus muito contagioso. Escola do 1 ciclo com 299 alunos 245 crianas vacinadas 54 crianas no vacinadas Nmero de crianas doentes 56 Crianas vacinadas doentes 13 Crianas no vacinadas doentes 43

2.1- Refere, justificando, se a proteco de um indivduo vacinado total. 2.2- Indica o nome de outras duas doenas que podem ser evitadas atravs da vacinao. 2.3- Explica como actua a vacina na preveno da doena. 2.4- Explica a razo pela qual a vacinao apresenta interesse individual e comunitrio. 3- Indica qual a importncia da preveno secundria.

GRUPO II 1- Faz corresponder a cada afirmao uma ou mais letras da chave: Chave: A caracteres sexuais primrios femininos B caracteres sexuais secundrios femininos C caracteres sexuais primrios masculinos D caracteres sexuais secundrios masculinos 1 Menstruao mensal. 2 Formao dos testculos e do pnis. 3 Aparecimento dos plos nos rgos genitais. 4 Primeiras ejaculaes. 5 Aumento da secreo de hormonas sexuais. 6 Desenvolvimento dos seios. 7 Mudana na voz. 8 Formao dos rgos genitais femininos. 9 Aparecimento da acne Afirmaes:

2.2- Faz a correspondncia correcta entre a letra das estruturas representadas no aparelho reprodutor masculino, e as afirmaes que se seguem: 1 Local onde se produzem os espermatozides. _____________________________________ 2 Estruturas pertencentes s vias genitais. __________________________________________ 3 Glndulas anexas. ___________________________________________________________ 4 Gnadas. _________________________________________________________________ 5 Canal comum aos sistemas urinrio e reprodutor. __________________________________ 2.3- Justifica a correspondncia efectuada na afirmao n.5. 2.4- Refere as funes relativas aos rgos representados pelas letras B e C no aparelho reprodutor feminino. 2.5- Ao contrrio da mulher, o homem possui glndulas anexas. Qual a sua funo? 2.6- Indica o trajecto seguido pelos espermatozides, desde o local da sua formao at serem libertados. 2.7- Indica em que rgo ocorre a fecundao. 2.8- Refere o papel desempenhado pela estrutura X na reproduo. 2.8.1- Indica qual a estrutura que , funcionalmente, equivalente estrutura X no aparelho reprodutor masculino. 2.8.2- Faz um esquema acompanhado de legenda da estrutura que indicaste na questo anterior. GRUPO II 1- Na espcie humana, a partir de determinada altura tem incio a maturao dos aparelhos reprodutores masculino e feminino. 1.1-Indica como se denomina a fase de desenvolvimento humano sublinhado no texto. 1.2-Apresenta 2 exemplos de caracteres sexuais secundrios: 1.2.1- do sexo feminino _________________________________________________________ 1.2.2- do sexo masculino ________________________________________________________ 2- O aparelho reprodutor o principal responsvel pela formao de uma nova vida. A figura representa os aparelhos sexuais feminino e masculino. 2.2- Considerando o aparelho sexual masculino, indica os nmeros da figura que representam: A As gnadas ______________________________________________________________ B As vias genitais ___________________________________________________________ C As glndulas anexas _______________________________________________________
8

D Os rgos externos _______________________________________________________ 2.3- Refere as funes relativas aos rgos representados pelos nmeros 3, 4 do aparelho reprodutor feminino. 2.4- Ao contrrio da mulher, o homem possui glndulas anexas. Qual a sua funo? 2.5- Indica o trajecto seguido pelos espermatozides, desde o local da sua formao at serem libertados. 2.6- Indica qual o canal masculino comum aos sistemas urinrio e reprodutor. Justifica a resposta dada. Grupo II

2.2- A cada uma das afirmaes, faz corresponder o(s) numero(s) corecto(s). a) Local onde ocorre a fecundao ______ b) Gnadas masculina ______ c) rgos produtor dos vulos ______ d) rgos externos masculinos e femininos _________________ e) Vias genitais masculinas e femininas ____________________ 2.3- O homem possui algumas glndulas anexas ao seu sistema reprodutor que, em conjunto, contribuem para a formao do meio lquido que juntamente com os espermatozides constitui o esperma. Indica o nome dessas glndulas.

Grupo II 2.2- A cada uma das afirmaes, faz corresponder o(s) nmero(s) corecto(s). f) rgos produtor dos espermatozides ______ g) Gnadas femininas ______ h) Local onde ocorre a fecundao ______ i) j) Vias genitais masculinas e femininas _________________ rgos externos masculinos e femininos ____________________

2.3- O homem possui algumas glndulas anexas ao seu sistema reprodutor que, em conjunto, contribuem para a formao do meio lquido que juntamente com os espermatozodes constitui o esperma. Indica o nome dessas glndulas.

2. Ao nvel da sade pblica possvel definir vrios tipos de preveno. 2.1. Estabelece a correspondncia entre os nveis de preveno (coluna I) e as situaes apresentadas (coluna II). Coluna I 1 Preveno primria 2 Preveno secundria 3 Preveno terceria Coluna II A Rastreios feitos em crianas relativamente higiene oral; B Programas de fisioterapia de reabilitao; C Auto-exame da mama; D A vacina Hib importante para prevenir certas doenas como a meningite; E Integrao em programas de reabilitao, como os Alcolicos Annimos. B C D E
10

3.

Completa o texto que se segue seleccionando os termos da chave apresentada. A obesidade, na populao europeia, tem aumentado nos ltimos anos. L, atentamente, o seguinte texto.

4.

De acordo com a OMS, existem no Mundo mais de 100 milhes de adultos com excesso de peso. Pensa-se que na origem deste fenmeno est a sedentarizao e o consumo, cada vez maior, de alimentos altamente calricos. A obesidade infantil particularmente preocupante, j que as crianas com excesso de peso tm maior probabilidade de contrair diabetes tipo 2, de se tornarem adultos obesos e de virem a sofrer de doenas cardiovasculares. II

Explica, por palavras tuas, o conceito de reproduo. ____________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________


1. 1.

Durante a infncia um menino e uma menina so semelhantes. a presena de rgos sexuais diferentes que permite distingui-los. 1.1. Denomina os caracteres que permitem esta distino durante a infncia. Identifica a fase da vida em que surgem outras caractersticas que permitem essa distino. A puberdade e a adolescncia so duas etapas da vida que facilmente se confundem. Justifica esta afirmao.

2.

3.

4. Aps a puberdade os caracteres sexuais secundrios permitem distinguir os dois sexos.


4.1. Refere quatro caractersticas masculinas e quatro femininas. 5.

Para alm das alteraes fsicas, outras h que muito caracterizam a adolescncia. Indica-as.

IV 1. Os esquemas da figura 2 representam os sistemas reprodutores humanos.


11

Figura 2
1.1. Faz a legenda da figura. 1.2. Indica os nmeros que correspondem, respectivamente, gnada masculina e

feminina.
1.3. Refere a principal funo de cada uma dessas gnadas. 1.4. Descreve o percurso efectuado pelos gmetas masculino e feminino, desde a sua

produo at serem libertados para o exterior.


2.

Comenta a seguinte frase: O sistema reprodutor masculino est interligado com o sistema urinrio.

1. L, atentamente o texto seguinte. Um funcionamento harmonioso e integrado dos diferentes rgos contribui para a manuteno da sade, que segundo a OMS, um estado de completo bem-estar fsico, mental e social. 1.1 Define OMS. 1.2 Ordena os diferentes componentes de um indivduo, que se encontram no quadro em baixo, por ordem crescente de complexidade. sistema, clula, indivduo rgo, tecido,

2. O grfico seguinte refere-se evoluo da esperana mdia de vida nascena em Portugal.

12

3.1.Diz o que entendes por esperana mdia de vida. 3.2. Indica qual foi a esperana mdia de vida nascena em 2005 para: 3.2.1 as mulheres; __________________ 3.2.2 os homens; _____________________ 3.3. Indica como variou a esperana mdia de vida nascena em Portugal entre os anos de 2001 e 2005. 3.4. Apresenta trs motivos que justifiquem a evoluo verificada na esperana mdia de vida nascena no perodo compreendido entre 2001 e 2005. O grfico seguinte mostra a evoluo da taxa de mortalidade infantil (TMI) em Portugal e Sucia.

4.1. Diz o que entendes por taxa de mortalidade infantil. 4.2. Indica a taxa de mortalidade infantil em Portugal no ano de: 4.2.1. 1981; ___________________________________________________________________ 4.2.2. 2005; ___________________________________________________________________ 4.3. Menciona trs factores que podero ter contribudo para a evoluo da taxa de mortalidade infantil em Portugal, verificada no perodo considerado no grfico.
3.

Classifica as frases seguintes de verdadeiro (V) ou falso (F).

A- ______ A puberdade um perodo que se caracteriza pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios. B- ______ Os caracteres sexuais secundrios surgem por volta dos 14 15 anos. C- ______ Nos rapazes, a puberdade verifica-se mais cedo. D- ______ O alargamento das ancas, o incio da menstruao e o crescimento dos seios so algumas das mudanas da puberdade nas raparigas. E- ______ O aumento dos rgos sexuais, o engrossar da voz e as primeiras ejaculaes so algumas das mudanas da puberdade nos rapazes. 4.1. Corrige as afirmaes que consideraste falsas, sem utilizar a palavra no. 6.2. Identifica as gnadas: a) Masculina b) Feminina
13

6.3. Identifica os gmetas: a) Masculino b) Feminino

14

S-ar putea să vă placă și