Sunteți pe pagina 1din 7

O Centro Internacional para a Resoluo de Conflitos sobre Investimentos (CIRCI ICSID)

CELSO DE TARSO PEREIRA


SUMRIO
1. Introduo. 2. A Conveno e o Centro. a) Estrutura institucional. b) Competncia do Centro. b1) Consentimento. b2) Competncia ratione materiae. b3) Competncia ratione personae. 3. Algumas particularidades do procedimento arbitral. 4. O laudo arbitral. 5. Proteo diplomtica, a clusula Calvo, a Amrica Latina e o Brasil. a) A posio do Brasil.

1. Introduo
O Grupo Banco Mundial compreende atualmente cinco organizaes: o Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD); a Associao de Desenvolvimento Internacional (IDA); a Corporao Financeira Internacional (IFC); a Agncia Multilateral de Garantia de Investimento (MIGA); e o Centro Internacional para a Resoluo de Conflitos sobre Investimentos (CIRCIICSID). Este Centro foi criado pela Conveno sobre Resoluo de Conflitos relativos a Investimentos entre Estados e Nacionais de outros Estados, assinada em Washington em 18 de maro de 1965, sob os auspcios do Banco Mundial. O principal objetivo dessa Conveno era proporcionar uma alternativa eficaz e confivel para dirimir conflitos legais surgidos do relacionamento entre empresas privadas e Estados de diferentes nacionalidades. O intenso fluxo de capitais para pases em desenvolvimento e a ocorrncia eventual de medidas de nacionalizao, expropriao ou
87

Celso de Tarso Pereira Diplomata, Mestre em Direito Internacional pela Universidade de Kiel, Alemanha, Professor de Direito Internacional Pblico no Centro de Ensino Unificado de Braslia (CEUB).
Braslia a. 35 n. 140 out./dez. 1998

disposies fiscais e financeiras de carter discriminatrio formavam o contexto propcio para a criao de um mecanismo que favorecesse o ambiente para investimentos internacionais. A permanncia de conflitos pendentes entre pases e investidores, por falta de um instrumento adequado de soluo de controvrsias, opera como um grave entrave ao comrcio internacional. Os Estados geralmente recusam submeter-se aos tribunais de outros pases, enquanto os investidores particulares sentem-se, algumas vezes, em posio desvantajosa ao terem de submeter-se aos tribunais e leis do local do investimento. A proteo diplomtica, quando no dispensada pelo investidor (mediante um waiver), no garantia a participao do host government em um eventual tribunal internacional e poderia levar a uma politizao indevida de interesses comerciais. A concluso de acordos de arbitragem entre as partes, mesmo se detalhados, no impedia o repdio ao acordo, nem garantia a aceitao do laudo arbitral final por parte de Estados. Por essas razes, os diretores executivos do Banco Mundial propuseram, em 1963, a realizao de encontros regionais de experts para a discusso preparatria de uma possvel conveno sobre a matria, a qual deveria ser formulada de maneira a obter, ao final, o maior nmero possvel de adeses. Especialistas de 86 pases participaram das reunies, que aconteceram em Adis-Abeba, Santiago, Genebra e Bangkok. Um Comit Jurdico, com representantes de 61 governos, tambm foi chamado a colaborar na elaborao do documento. O sistema de votao no Banco Mundial, ao no seguir o tradicional one country one vote da maioria das organizaes internacionais e basear-se nas contribuies financeiras dos membros, poderia ter sido um fator de desequilbrio numa conveno que se desejava a mais universal possvel; adotou-se, por isso, o sistema de no-formal-vote nas reunies correntes, nas quais se buscava o consenso em questes centrais, o qual era posteriormente respeitado durante as votaes. Em 18 de maro de 1965, a Conveno foi finalmente assinada e entrou em vigor em 14 de outubro de 1966, contando atualmente com 139 Estados signatrios e 125 ratificaes.

os investimentos privados no exterior, estabelece, vinculado ao BIRD em Washington, um Centro Internacional para a Resoluo de Conflitos sobre Investimentos CIRCI, o qual oferece mecanismos apropriados de conciliao (arts. 28-35) e arbitragem (arts. 36-55), tanto para Estados como para entidades privadas. Deve-se notar que o Centro no concilia ou arbitra as questes, mas simplesmente administra os procedimentos de conciliao e arbitragem previstos na Conveno.

a) Estrutura institucional
O CIRCI uma pessoa jurdica de direito internacional (art.18), a qual goza de imunidades, isenes e privilgios prprios (arts.19 a 24); o pessoal a seu servio, inclusive os conciliadores e rbitros, goza de privilgios e imunidades ratione officii, semelhana dos cnsules. Conforme o art. 3, o Centro compe-se de um Conselho Administrativo (com um representante de cada Estado-parte e o presidente do BIRD como Chairman), da Secretaria-Geral e de um Panel de conciliadores e outro de rbitros. Cada um desses panels composto por quatro pessoas indicadas pelos Estados-parte (no necessariamente seus nacionais) e outros dez designados pelo Chairman, para um mandato renovvel de seis anos. Ao designar os componentes de ambas as listas, o Chairman dever garantir a representao dos principais sistemas legais do mundo, bem como das principais formas de atividades econmicas (art.13). Um dos pontos mais inovadores da Conveno que ela estabelece a capacidade de um indivduo ou uma empresa tradicionalmente sem locus standi em tribunais criados por tratados entre Estados integrar uma relao jurdica junto com um ator estatal, dessa maneira contribuindo para o reconhecimento do indivduo como sujeito de direito internacional.

b) Competncia do Centro
B1) CONSENTIMENTO A principal condio de competncia (ou jurisdio) do Centro o consentimento, que tem um carter duplamente voluntrio: no s seus membros so livres para juntar-se ao esquema Centro-BIRD ou no, mas, mesmo depois de o terem feito, so livres para decidir utilizar ou no as dependncias do Centro, por meio da aceitao, por escrito, de sua jurisdio

2. A Conveno e o Centro
A Conveno que tem 75 artigos e 10 captulos , no seu intuito de proteger e promover
88

Revista de Informao Legislativa

a respeito de arranjos ou litgios especficos1. Como esclarecido no prembulo da Conveno e no seu art. 25, a mera ratificao da Conveno, portanto, no acarreta a obrigao de submeter conflitos sobre investimentos conciliao ou arbitragem. Tendo, porm, ambas as partes expressamente consentido antes (clusula arbitral) ou depois do surgimento do litgio (compromisso de arbitragem) , j no lhes lcito retir-lo unilateralmente. Se uma das partes uma agncia ou subdiviso poltica de um Estado-parte, faz-se necessria a aprovao daquele Estado. Alm disso, o consentimento exclui o recurso a qualquer outra medida judicial (art. 26).
B2) COMPETNCIA RATIONE MATERIAE A jurisdio do Centro no ampla, mas limitada a controvrsias legais (legal disputes) surgidas diretamente de um investimento. Nenhum dos termos definido na Conveno.

Por controvrsias legais, contudo, quer-se enfatizar que meros conflitos de interesse esto fora do alcance da Conveno, no sentido do art. 36 do Estatuto da CIJ, que estabelece que a controvrsia deve se referir existncia ou alcance de um direito ou de uma obrigao legal, ou natureza ou extenso da reparao a ser feita por violao de uma obrigao legal. George Delaume esclarece que ...conflitos de interesse entre as partes que envolvam o desejo de renegociar todo o acordo ou alguns dos seus termos... ou disputas factuais, como as concernentes contabilidade ou investigaes de questes de fato... normalmente estariam fora do alcance da conveno2. Embora fundamental implementao da Conveno, no se chegou tampouco a um consenso sobre a definio de investimento. Ao se considerar, porm, o requisito essencial do consentimento das partes para a ativao da
BROCHES, A. The Convention on the Settlement of Investment Disputes between States and Nationals of Other States. Recueil des Cours, n. 2, p. 348, 1972. 2 DELAUME, G. ICSID arbitration : practical considerations. 1 J. Intl Arb., n. 101, 1984. p. 101102.
Braslia a. 35 n. 140 out./dez. 1998
1

Conveno e, igualmente, a permisso dada aos Estados para notificar o Centro das classes de disputas que podero ser submetidas a sua jurisdio (art. 25 IV), tem-se que a no-definio de investimento confere uma maior flexibilidade ao Centro e permite sua adequao evoluo de novas formas de associao entre Estados e investidores estrangeiros: se, poca de sua elaborao, pensava-se basicamente em concesses e joint ventures relativas a recursos naturais e investimentos industriais, tem-se hoje as figuras de contratos de servio e gerenciamento, turn-key contracts, transferncia de know-how e tecnologia, etc. Por outro lado, a estipulao pelas partes, no instrumento de consentimento, de que a transao especfica entre elas constitui um investimento para os fins da Conveno geralmente aceita pelos tribunais do CIRCI, a no ser que a disputa esteja manifestamente fora do alcance da Conveno, quando o prprio Secretrio-Geral, no uso das atribuies do art. 28, III, recusar o registro do requerimento de conciliao ou arbitragem.
B3) COMPETNCIA RATIONE PERSONAE Outra limitao competncia do Centro referente qualidade das partes: conforme o art. 25, uma das partes deve ser um Estado ou subdiviso poltica desse Estado ou sua agncia e a outra deve ser uma pessoa fsica ou jurdica de nacionalidade de um dos Estados Contratantes, mas diferente do Estado litigante (os binacionais so tratados como nacionais do Estado litigante). Esto, portanto, excludas da jurisdio do Centro disputas entre Estados e disputas somente entre particulares. Tampouco necessrio que a empresa, nacional de outro Estado-parte, seja totalmente de capital privado: a combinao de capitais privados e estatais no a desqualifica como parte legtima sob a Conveno. A nacionalidade da pessoa jurdica determinada pelo critrio do lugar do seu registro place of incorporation ou pelo local da sede social sige sociale ou ainda, conforme a ltima parte do art. 25, II, b, pelo acordo entre o Estado litigante e a empresa estrangeira, a qual, apesar de ter a nacionalidade do Estado litigante, esteja sob controle estrangeiro. Esta ltima proviso justifica-se pela condio imposta muitas vezes ao investidor estrangeiro, pelo Estado receptor, de conduzir seus negcios por intermdio de uma empresa formada sob suas leis.

89

Se no se fizesse exceo ao caso de empresas sob controle estrangeiro mas registradas no Estado receptor, uma importante esfera de investimentos no seria abrangida pela Conveno3.

3. Algumas particularidades do procedimento arbitral


Aps a requisio de arbitragem ter sido registrada pelo Secretrio-Geral do Centro, que s pode rejeit-la se a disputa estiver manifestamente fora do alcance da Conveno, o Tribunal Arbitral constitudo, sempre com nmero mpar de rbitros. O CIRCI estabelece regras para que o Chairman aponte rbitros, caso o Tribunal no se constitua no prazo de 90 dias (arts. 37 a 40). O Tribunal, por fora da Conveno, detm a chamada Kompetenz-Kompetenz, pela qual ele mesmo pode julgar se competente para atuar em determinada questo, sem ser necessrio recorrer a qualquer instncia judicial; isso significa que a arbitragem do CIRCI tem um carter autnomo e exclusivo e os tribunais nacionais no podem interferir na questo da jurisdio do Centro. Nas palavras de Delaume ...se um tribunal de um Estado-parte toma conhecimento que uma ao que lhe foi apresentada prev arbitragem do CIRCI, ele deve interromper o curso da ao (stay the proceedings) at que uma definio da questo seja dada pelo Centro4.
3 O caso Maritime International Nominees Establishment v. The Republic of Guinea (Mine v. Guinea) nesse sentido bastante interessante, pois a empresa MINE registrada (incorporated) no Liechtenstein, que no Estado Contratante. No acordo, contudo, concordaram as partes em tratar MINE como empresa da Sua, a qual parte na Conveno. O art. 25, II, b, segundo a MINE, s se refere a empresas registradas no host state, no em um terceiro Estado. A Guin insistiu no carter essencial do consentimento, que daria s partes liberdade para determinar a nacionalidade do investidor conforme apropriado s circunstncias. 4 DELAUME, G. ICSID Arbitration and the Courts. AJIL, v. 77, p. 785, 1983. O caso Mine v. Guinea ilustra bem a implementao da rule of abstention. Apesar de existncia de uma clusula estipulando arbitragem CIRCI (argumento objetado, porm, pela MINE), a MINE levou a questo a uma District Court americana e American Arbitration Association. A Guin insistiu na jurisdio exclusiva do CIRCI para analisar a questo e, aps vrios anos, esta tese prevaleceu.

a rule of abstention, essencial eficaz implementao da Conveno; sua violao pode acarretar a interveno da CIJ, conforme dispe o art. 64. A questo da lei a ser aplicada pelo Tribunal Arbitral tratada pela Conveno nos arts. 42 a 47. Deve-se distinguir a esfera da lei procedimental arbitral procedural law e da lei material aplicvel law applicable to the substance of the dispute. Quanto primeira, a Conveno confere ampla liberdade s partes para que a estipulem ou escolham, embora com algumas limitaes, como quanto nacionalidade dos rbitros e sua indicao ao Tribunal; ao mesmo tempo, porm, ela trata diretamente de alguns aspectos, como a ausncia de uma das partes durante o procedimento (ex parte proceedings), produo de provas e medidas cautelares (provisional measures) (arts. 43 a 47). O local de arbitragem, normalmente Washington, no influencia a lei procedimental aplicvel. Exceto se as partes convierem de outra maneira, outras questes procedimentais sero reguladas pelas Regras de Arbitragem votadas pelo Centro e em vigor na data do consentimento bilateral de submisso jurisdio ao Centro. Enquanto as regras procedimentais encontram-se espalhadas por toda a Conveno, a lei material objeto de um nico artigo, o 42, que estipula a autonomia ilimitada das partes em relao lei material, quer seja nacional, internacional ou combinao de ambas. Na ausncia dessa definio, o Tribunal aplicar o direito do Estado parte na disputa (inclusive suas regras de conflito de leis) e normas de direito internacional julgadas cabveis. Dada a importncia da escolha de lei material, cabe citar uma passagem bastante elucidativa de Aron Broches: O Tribunal primeiro considerar a lei do Estado parte na disputa e em princpio ser esta lei a ser aplicada ao mrito da questo. O resultado ser, ento, testado frente ao direito internacional. O processo no envolve confirmao ou negativa da validade do direito do Estado receptor, mas pode resultar na sua no aplicao quando aquele direito violar o direito internacional. Neste sentido [...], o direito internacional superior hierarquicamente ao direito nacional conforme o art. 425. As partes podem acertar ainda que o Tribunal pode decidir ex aequo et bono, ou seja, por padres de eqidade, sem estar obrigado a
5

BROCHES, op. cit., p. 392.


Revista de Informao Legislativa

90

aplicar regras estritas de direito material; nas palavras de Poznanski, ele est apto a resolve the dispute on the basis of what is fair and just on the light of surrounding circumstances, rather than by a straightforward application of legal rules6.

4. O laudo arbitral
O reconhecimento e enforcement do laudo arbitral tratado de forma clara e incisiva nos arts. 53 a 55. O award final and binding: no cabe dele nenhum recurso e ambas as partes esto obrigadas a cumpri-lo integralmente. Cada Estado contratante, ademais, e no somente as partes na disputa, deve reconhecer o laudo como obrigatrio e cumprir com as obrigaes pecunirias por ele impostas, como se o laudo fosse uma sentena final proferida por um de seus tribunais (art. 54, I). Duas medidas podem ser tomadas contra o Estado recalcitrante: o uso do direito de proteo diplomtica por parte do Estado nacional do investidor (art. 27) e ajuizamento de ao na CIJ, conforme disposto no art. 64 da Conveno. Somente os procedimentos do CIRCI so competentes para responder a pedido de eventual interpretao, reviso ou anulao, nicos casos que podem, se fundamentados, adiar o enforcement do laudo proferido (arts. 50 a 52). Este diretamente enforceable em qualquer Estado contratante sem necessidade de exequatur, e nenhum tribunal nacional pode revis-lo sob nenhum pretexto, nem mesmo por razes de ordem pblica7. Resta, contudo, a possibilidade de o Estado levantar a tese da imunidade de execuo: apesar de o art. 54 exigir o reconhecimento e execuo do laudo sem reservas, o art. 55 estipula que nada no artigo anterior derroga as leis em vigor nos Estados contratantes sobre imunidade de execuo.
POZNANSKI, B. The nature and extent of an Arbitrators powers in International Commercial Arbitration. J. Intl Arb., 1987. p. 76. 7 O caso Benvenutti and Bonfant v. the Government of the Peoples Republic of the Congo comprova a eficcia do sistema de validao de laudos: tendo recebido um laudo favorvel do CIRCI em 1980, a B&B requereu seu reconhecimento num tribunal de 1 instncia em Paris, o qual s foi reconhecido sob reservas, as quais foram posteriormente retiradas pela Corte de Apelao, com fundamento no art. 54, que determina o reconhecimento de laudos sem reservas. A questo da imunidade de execuo configura uma segunda fase, diversa da mera validao do laudo.
Braslia a. 35 n. 140 out./dez. 1998
6

As mudanas nas regras de imunidade de execuo nos ltimos anos em vrios pases, e a possibilidade de aplicao das regras acima mencionadas dos arts. 27 e 64, bem como a incluso de um waiver expresso de imunidade de execuo nos contratos internacionais de investimento8, levam vrios autores a crer que o art. 55 da Conveno raramente implicar obstculo para o enforcement de um laudo arbitral do CIRCI. O temor de retaliao, em termos financeiros, por parte do Banco Mundial devido ao no-cumprimento do laudo e a possvel perda de confiana de investidores privados tambm devem ser levados em considerao.

5. Proteo diplomtica, a clusula Calvo, a Amrica Latina e o Brasil


O art. 27 da Conveno probe que eleita a via arbitral, entre o particular e o Estado, venha o Estado da nacionalidade daquele particular subrogar-se nas suas pretenses, pelo instituto da proteo diplomtica, transformando assim um litgio sobre investimentos no qual uma parte particular, num litgio entre Estados9. A nica exceo a esse waiver de proteo diplomtica o no-cumprimento do laudo arbitral por parte de um Estado. Os Estados da Amrica Latina, defensores tradicionais da Doutrina Calvo que estipulava que estrangeiros s podem ter os mesmos direitos que os nacionais e assim tambm s poderiam buscar medidas judiciais nos tribunais locais e conforme os dispositivos das leis nacionais , no viram, porm, nesse artigo, motivo suficiente para mudar sua postura de no aceitar a arbitragem internacional (mesmo que a validade da clusula Calvo seja de consistncia duvidosa, j que o exerccio da proteo diplomtica um direito do Estado, no podendo, portanto, ser objeto de um waiver de um indivduo enquanto, na Conveno-BIRD, a dispensa feita pelo titular do direito: o Estado).
8 Como, por exemplo, o Acordo DIMINCO entre o Governo de Sierra Leone e Sierra Leone Selection Trust (1970): O Estado e a Diminco por esse instrumento expressamente dispensam o direito de qualquer privilgio de imunidade de jurisdio relativo a qualquer arbitragem sob esse Acordo ou a execuo ou enforcement de qualquer laudo ou julgamento dela resultante. 9 SOARES, G. rgos das solues extrajudicirias de litgios, p. 82.

91

Durante muito tempo, nenhum Estado latino-americano assinou a Conveno, por no considerar o CIRCI como um frum imparcial e por v-lo talvez como um substituto da interveno diplomtica contra os Estados da regio, comum no sculo XIX. A noo de soberania adotada tampouco era favorvel a qualquer tipo de justia que no fosse a estatal; isso explica porque os pases latino-americanos sempre foram reticentes no s com a adoo de convenes internacionais de arbitragem, mas tambm com a adoo dessa alternativa de soluo de controvrsias no mbito de sua legislao interna. Outro possvel motivo para a rejeio do CIRCI a disposio do art. 42, I, (como relatado acima), interpretado como um corretivo de qualquer disposio da lei nacional de um Estado latino que no esteja de acordo com o direito internacional10. Desde a dcada de 80, porm, essa situao tem mudado: Paraguai (1983), Chile (1991), Costa Rica (1993), Peru (1993) e Argentina (1994), entre outros, j ratificaram a Conveno; Colmbia e Uruguai assinaram e est em trmite a ratificao.

a) A posio do Brasil
Alguns dos motivos da recusa brasileira em assinar a Conveno do BIRD podem ser apreciados no parecer (de cunho mais ideolgico que jurdico) proferido pelo ento Consultor Jurdico do Ministrio de Relaes Exteriores, Dr. Augusto de Rezende Rocha, em 1964: a atuao do Centro-BIRD, segundo o parecer, seria a consagrao do imperialismo econmico e financeiro, ainda que disfarada. (...) no crvel que qualquer Estado normalmente organizado, apresentando instituies asseguradoras de uma ordem jurdica primria, concorde de boa mente em sub-rogar funes pblicas essenciais a um tribunal internacional, que na sua organizao e funcionamento ser passvel de sofrer influncias prejudiciais prpria soberania desse Estado. (...) nunca o Governo brasileiro, em qualquer poca, deixou de acolher, diplomtica ou judicialmente, as reivindicaes de meritorious cases de estrangeiros que lhe fossem apresentadas11.
10 ABBOT, A. Latin America and International Arbitration Conventions : the quandary of non-ratification. Harvard Intl Law J., n. 17, 1976. 11 Apud Soares, op. cit., p. 80-82.

Alm de contratos de investimento entre Estados e empresas, desde a dcada de 60 j eram firmados Acordos sobre Promoo e Proteo Recproca de Investimentos entre pases industrializados e exportadores de capital e pases em desenvolvimento africanos e asiticos interessados em atrair investimentos estrangeiros diretos. S a partir de meados da dcada de 80 os principais pases latino-americanos passam a integrar esse processo, pois, confrontados com a crise da dvida, passam a adotar, principalmente a partir de 1990, polticas voltadas a uma insero mais dinmica na economia mundial. No Brasil, percebeu-se que os investimentos privados estrangeiros eram essenciais para reformular a estrutura produtiva da economia nacional e que havia uma acirrada competio por esses investimentos entre os pases em desenvolvimento. Os Acordos sobre Promoo e Proteo Recproca de Investimentos, nesse contexto, eram um instrumento importante para fornecer uma moldura legal apropriada, ao conferir transparncia, estabilidade e eqidade ao tratamento de investimentos estrangeiros. A poltica de vrios pases vizinhos de privilegiar a concluso de tais acordos, ademais, poderia contribuir para criar desequilbrios nos fluxos de investimentos na regio. Em conseqncia disso, vem ocorrendo uma evoluo da postura brasileira, que tende a se desvencilhar das tradicionais idias vigentes quanto a investimentos e quanto soluo de controvrsias nessa matria. Essa mudana, contudo, d-se pouco a pouco, j que o trabalho de compatibilizao da legislao brasileira aos parmetros internacionais j vigentes para o assunto deve ser simultneo obteno de um consenso entre os rgos encarregados de negociar e implementar os investimentos estrangeiros. A situao atual dos Acordos de Promoo e Proteo Recproca de Investimentos assinados com onze pases entre 1993 e 1994 (Portugal, Chile, Reino Unido, Sua, Frana, Coria, Dinamarca, Finlndia, Sucia, Noruega e Venezuela) no alentadora, pois nenhum deles foi ratificado pelo Congresso. Tampouco o foi o Protocolo de Buenos Aires (Deciso CMC 11/94), no mbito do Mercosul. Alega-se a existncia de desajustes nas questes de transferncias, nas condicionantes adoo de medidas de nacionalizao e desapropriao, e na soluo de controvrsias. Alm disso, ao contrrio de vrios outros pases da regio, o Brasil no adotou, ao
Revista de Informao Legislativa

92

iniciar o processo de negociao de Acordos de Investimento, medidas correlatas importantes como a adeso Conveno de Nova York sobre o Reconhecimento e Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeiras, de 10 de junho de 1958, ou ao CIRCI, de 18 de maro de 1965. A frmula de compromisso encontrada para a clusula de soluo de disputas ficou assim: a) permite-se ao investidor a opo entre o recurso aos tribunais locais do pas receptor do investimento ou arbitragem internacional; caso se opte pela arbitragem internacional, admite-se a submisso do litgio b) ao CIRCI, estabelecido pela Conveno para a Resoluo de Conflitos Relativos a Investimentos entre Estados e Nacionais de outros Estados, quando ambas as partes a ela houverem aderido; ou, at que cumpra essa condio, ao Mecanismo Adicional para a Administrao de Processos de Conciliao, Arbitragem e Verificao de Fatos (aberto a pases no-signatrios da conveno); ou c) a um tribunal de arbitragem ad hoc, estabelecido de acordo com as Normas de Arbitragem das Naes Unidas para o Direito Comercial Internacional (UNCITRAL). A promulgao da Lei n 9.307/96 (originria de Projeto de Lei do ento Senador Marco Maciel), que dispe sobre a arbitragem no Brasil, significou um grande avano no necessrio aggiornamento nessa matria; espera-se agora que isso se reflita no plano internacional, com a assinatura e ratificao de outros instrumentos, de modo a equiparar a legislao brasileira posio majoritria da comunidade de naes e a facilitar, para o pas e para o setor econmico, o intercmbio comercial com o resto do mundo. Quando se considera que os principais instrumentos multilaterais em matria de arbitragem esto hoje em vigor em centenas de pases12 e que um Estado com o peso especfico do Brasil no pode manter-se alheio em relao a importantes questes discutidas no plano internacional como os Acordos Recprocos de InvestiO CIRCI conta atualmente com 125 ratificaes e o nmero de casos a ele submetidos tem aumentado: enquanto at 1983 16 controvrsias tinham sido apresentadas (resultando em 3 laudos), em 1995 tinha-se 5 casos pendentes, sendo 2 novos. Entre os casos apresentados, alguns so: AGIP v. Congo (1979); B&B v. Congo (1980); Amco Asia v. Indonesia (1984); Klckner v. Cameroon (1983); LETCO v. Liberia (1984); Atlantic Triton v. Guinea (1986); MINE v. Guinea (1986); AAPL v. Sri Lanka
Braslia a. 35 n. 140 out./dez. 1998
12

mento e agora os debates sobre Acordos Regionais de Investimento (MERCOSUL, ALCA) ou Multilaterais (no mbito da OCDE) , uma reflexo crtica sobre o tema arbitragem na sua vertente nacional e internacional poderia levar o Brasil a adotar instrumentos adequados para melhor enfrentar os desafios do comrcio globalizado.

Bibliografia
ABBOT, Alden. Latin America and International Arbitration Conventions : the quandary of nonratification. Harvard Intl Law Journal, 1976. p. 131-140. BAPTISTA, Luis O. Les associations dentreprises (joint ventures) dans le commerce international. Paris : FEDUCI, 1986. BROCHES, Aron. The Convention on the Settlement of Investment Disputes between States and Nationals of other States. Recueil des Cours, n. 2, p. 331-410, 1972. DAVID, Ren. Larbitrage dans le commerce international. Paris : Economica, 1981. DELAUME, George. ICSID arbitrations and the courts. Am. J. Intl Law, v. 77, p. 784-803, 1983. __________. ICSID arbitration : practical considerations. 1 J. Intl Arb. n. 101. GARRO, Alejandro. Enforcement of arbitration agreements and jurisdiction of Arbitral Tribunals in Latin America. 1 J. Intl Arb., 1984. p. 293-321. GILABERTE, Katia Godinho. Acordos sobre promoo e proteo de investimentos : evoluo da poltica brasileira e perspectivas. Braslia : IRBr, 1995. CAE, tese. PEREIRA, Celso de T. Schiedsklauseln und JointVenture-Vertrge. Kiel, 1991. LL.M. tese. SHIHATA, Ibrahim. Multilateral investment agreements. Washington, 1992. SOARES, Guido. rgos das solues extrajudicirias de litgios. So Paulo : Revista dos Tribunais, 1985.

(1990). A insero da clusula CIRCI nos Acordos Bilaterais, Regionais e Multilaterais dos anos 90 deve contribuir a uma maior utilizao dos mecanismos do Centro.
93

S-ar putea să vă placă și