Sunteți pe pagina 1din 4

Jos Rodrigues dos Santos fala do que no sabe.

(ENCAMINHAR)
Entrada X Responder M. Aclia Alexandrino para Antnio, Joo-filho, bcc: mostrar detalhes 24 out (3 dias mim atrs)

Fonte:http://www.snpcultura.org/uma_imitacao_requentada_nota_sobre_o_ultimo_segr edo_jose_rodrigues_santos.html Biblia e literatura

Uma imitao requentada:


Nota sobre o romance "O ltimo segredo", de Jos Rodrigues dos Santos O romance de Jos Rodrigues dos Santos, intitulado O ltimo segredo, formalmente uma obra literria. Nesse sentido, a discusso sobre a sua qualidade literria cabe crtica especializada e aos leitores. Mas como este romance do autor tem a pretenso de entrar, com um tom de intolerncia desabrida, numa outra rea, a histria da formao da Bblia por um lado, e a fiabilidade das verdades de F em que os catlicos acreditam por outro, pensamos que pode ser til aos leitores exigentes (sejam eles crentes ou no) esclarecer alguns pontos de arbitrariedade em que o dito romance incorre. 1. Em relao formao da Bblia e ao debate em torno aos manuscritos, Jos Rodrigues dos Santos prope-se, com grande estrondo, arrombar uma porta que h muito est aberta. A questo no se coloca apenas com a Bblia, mas genericamente com toda a Literatura Antiga: no tendo sido conservados os manuscritos que saram das mos dos autores torna-se necessrio partir da avaliao das

diversas cpias e verses posteriores para reconstruir aquilo que se cr estar mais prximo do texto original.

Este problema coloca-se tanto para o Livro do Profeta Isaas, por exemplo, como para os poemas de Homero ou os Dilogos de Plato. Ora, como que se faz o confronto dos diversos manuscritos e como se decide perante as diferenas que eles apresentam entre si? H uma cincia que se chama Crtica Textual (Critica Textus, na designao latina) que avalia a fiabilidade dos manuscritos e estabelece os critrios objetivos que nos devem levar a preferir uma variante a outra. A Crtica Textual faz mais ainda: cria as chamadas edies crticas, isto , a apresentao do texto reconstrudo, mas com a indicao de todas as variantes existentes e a justificao para se ter escolhido uma em lugar de outra. O grau de certeza em relao s escolhas diversificado e as prprias dvidas vm tambm assinaladas. Tanto do texto bblico do Antigo como do Novo Testamento h extraordinrias edies crticas, elaboradas de forma rigorosssima do ponto de vista cientfico, e sobre essas edies que o trabalho da hermenutica bblica se constri. impensvel, por exemplo, para qualquer estudioso da Bblia atrever-se a falar dela, como Jos Rodrigues dos Santos o faz, recorrendo a uma simples traduo. A quantidade de incorrees produzidas em apenas trs linhas, que o autor dedica a falar da traduo que usa, so esclarecedoras quanto indigncia do seu estado de arte. Confunde datas e factos, promete o que no tem, fala do que no sabe.

2. Chesterton dizia, com o seu notvel humor, que o problema de quem faz da descrena profisso no deixar de acreditar em alguma coisa, mas passar a acreditar em demasiadas. Poderamos dizer que esse o caso do romance de Jos Rodrigues dos Santos. A nota a garantir que tudo verdade, colocada estrategicamente entrada do livro, seria j suficientemente elucidativa. De igual modo, o apontamento final do seu romance, onde arvora o mtodo histrico-crtico como a nica chave legtima e verdadeira para entender o texto bblico.

A validade do mtodo de anlise histrico-crtica da Bblia amplamente reconhecida pela Igreja Catlica, como se pode ver no fundamental documento A interpretao da Bblia na Igreja Catlica (de 1993). A se recomenda o seguinte: os exegetas catlicos devem levar em sria considerao o carter histrico da revelao bblica. Pois os dois Testamentos exprimem em palavras humanas, que levam a marca do seu tempo, a revelao histrica que Deus fez Consequentemente, os exegetas devem servir-se do mtodo histrico-crtico. Mas o mtodo histrico-crtico insuficiente, como alis todos os mtodos, chamados a operar em complementaridade. Isso ficou dito, no sculo XX, por pensadores da dimenso de Paul Ricoeur ou Gadamer. Jos Rodrigues dos Santos parece no saber o que um telogo, e dir-se-ia mesmo que desconhece a natureza hipottica (e nesse sentido cientfica) do trabalho teolgico. O positivismo serdio que levanta como bandeira f-lo, por exemplo, chamar historiadores aos telogos que pretende promover, e apelide apressadamente de obras apologticas as que o contrariam.

3. A nota final de Jos Rodrigues dos Santos esconde, porm, a chave do seu caso. Nela aparecem (mal) citados uma srie de telogos, mas o mais abundantemente referido, e o que efetivamente conta, Bart D. Ehrman. Rodrigues dos Santos faz de Bart D.Ehrman o seu teleponto, a sua revelao. Comparar o seu Misquoting Jesus. The Story Behind who Changed the Bible and Why com o O ltimo segredo tarefa com resultados to previsveis que chega a ser deprimente. Ehrman um dos coordenadores do Departamento de Estudos da Religio, da Universidade da Carolina do Norte, e um investigador de erudio inegvel. Contudo, nos ltimos anos, tem orientado as suas publicaes a partir de uma tese radical, claramente ideolgica, longe de ser reconhecida credvel. Ehrman reduz o cristianismo das origens a uma imensa batalha pelo poder, que acaba por ser tomado, como seria de esperar, pela tendncia mais forte e intolerante.

E em nome desse combate pelo poder vale tudo: manobras polticas interminveis, perseguies, fabricao de textos falsos Essa luta transportada para o interior do texto bblico que, no dizer de Ehrman, est texto repleto de manipulaes. O que os seus pares universitrios perguntam a Ehrman, com perplexidade, em que fontes textuais ele assenta as hipteses extremadas que defende. 4. Resumindo: lamentvel que Jos Rodrigues dos Santos interrogue (e se interrogue) to pouco. lamentvel que escreva centenas de pginas sobre um assunto to complexo sem fazer ideia do que fala. O resultado bastante penoso e desinteressante, como s podia ser: uma imitao requentada, superficial e mauda. O que a verdadeira literatura faz agredir a imitao para repropor a inteligncia. O que Jos Rodrigues dos Santos faz agredir a inteligncia para que triunfe o pastiche. E assim vamos.

Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura SNPC | 23.10.11

Responder Responder a todos Encaminhar Dona no est disponvel para bater papo

Gesto de Assiduidade - Transforme o seu relgio de ponto ANNCIO numa soluo de gesto www.artvision.pt

S-ar putea să vă placă și