Sunteți pe pagina 1din 14

Direito Pblico e Privado - UVB

Aula 05 Funes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio


Objetivos da aula:
Estudar a diviso de Poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio. Pontuar as funes e competncias de cada Poder. Identicar a base constitucional para atuao de cada Poder. Capacitar o aluno a exercer a cidadania, identicando e criticando a atuao de cada Poder.

Introduo
Esta aula, como j foi dito na aula web, aborda um assunto que de fato interessa a todo cidado. de importncia fundamental entendermos de que maneira o pas organizado politicamente e qual o sistema de governo adotado. Ainda que, naturalmente, no seja objeto de estudo aprofundado de todo cidado, o que repito, natural e necessrio que assim seja, todos deveriam ter a noo da diviso de Poderes e o que esperar de cada um. Se toda a nossa vida civil afetada, e em ltima e geral anlise, conduzida de certa forma por este sistema, muito bom que tenhamos estas informaes generalistas, para melhor atuarmos no contexto scio-poltico-prossional; e tambm, por meio dos instrumentos
Faculdade On-line UVB

60

Direito Pblico e Privado - UVB

possveis, exigirmos a atuao adequada de cada um dos trs Poderes. Vamos iniciar nosso estudo entendendo o que Estado. O homem um animal gregrio. Esta frase de Aristteles o ponto inicial de nossa reexo, e a prpria explicao da existncia do grupamento denominado:

Estado
O Estado pessoa jurdica que tem como elementos bsicos a SOBERANIA, o POVO, o TERRITRIO e o GOVERNO. Podemos entend-lo como a sociedade politicamente organizada dentro de um determinado espao fsico, e que tem por m o bemestar do povo. Desde logo, se percebe que o Estado no um modelo preestabelecido e igual para todas as sociedades em todas as pocas. O Estado nasce naturalmente, sua existncia est condicionada circunstncias de tempo e espao, sofre, portanto, inuncia das transformaes sociais. O que todo modelo ou forma de Estado ter em comum so os elementos chamados de bsicos, para que esta pessoa jurdica seja entendida e reconhecida como ESTADO. Vamos entender primeiramente cada dos elementos bsicos.

Soberania
Indica qualidade suprema de um poder, ou seja, no existe outro poder superior quele que possua tal qualidade ou carter. Mais ainda, poderamos dizer que a soberania altamente ciumenta, isso
Faculdade On-line UVB

61

Direito Pblico e Privado - UVB

mesmo... aquela que no admite em hiptese nenhuma concorrente no mesmo espao. A soberania garantidora de que, no territrio daquele Estado, nenhum outro poder de fora ser maior; tambm entendida como uma proteo externa. Naturalmente nos tempos modernos, a questo da soberania vem sendo exibilizada por fora das relaes internacionais, etc, como discutimos na aula 04.

Povo
No se confunde o conceito de povo com o conceito de populao. Populao conceito demogrco, dado estatstico, e Povo, o conjunto dos cidados. Povo, ento, o elemento humano do Estado. Vale aqui observar que cidado aquele que est no gozo de seus direitos polticos, sobretudo de voto. Cidadania o conjunto dos direitos de participao na administrao do Estado. A cidadania tem carter ativo, quando escolhemos os governantes, e carter passivo, quando podemos ser escolhidos.

Territrio
extenso sobre a qual o Estado exerce a sua soberania. O territrio estabelece a rea de domnio do Estado. Por Repblica Federativa do Brasil, entende-se o territrio brasileiro, o espao areo nacional e o mar territorial, (doze milhas martimas), o subsolo, os navios e aeronaves de guerra brasileiros onde quer que se encontrem, navios mercantes brasileiros e aeronaves civis brasileiras
Faculdade On-line UVB

62

Direito Pblico e Privado - UVB

em vo.

Governo
O governo o poder condutor. Seu elemento primordial o poder organizador, o que signica: Hierarquia; Comando; Disciplina; determinao de contribuio da populao para despesas pblicas; retribuio do Estado em forma de segurana; integridade nacional permanente.

Normalmente os elementos do Estado esto sintetizados nos elementos: POVO TERRITRIO GOVERNO

Uma vez entendidos os elementos do Estado, devemos vericar, para seguirmos em um raciocnio lgico, quais so as formas de Estado.

Formas de Estado
UNITRIO ou SIMPLES: h um nico poder irradiador de decises e editor de normas. So denominados unitrios os Estados que reconhecem em todo o seu territrio, uma nica fonte de Direito Pblico: o governo nacional. O Estado unitrio admite a descentralizao, mas somente no mbito administrativo.
Faculdade On-line UVB

63

Direito Pblico e Privado - UVB

Os departamentos administrativos so descentralizados e independentes, porm, nenhum organismo administrativo tem a faculdade de legislar como se fosse entidade poltica. No Estado unitrio, todas as normas emanam de um poder central, a descentralizao administrativa acontece somente para que rgos executem as deliberaes j tomadas pelo poder central. O Estado unitrio expressa uma nica autoridade de Governo, uma nica autoridade com competncia para legislar. DESCENTRALIZADO ou COMPOSTO: o poder de legislar exercido por rgos com autonomia. Os Estados compostos ou descentralizados so denominados federaes. Existe uma unio permanente de Estados independentes, que se ligam para ns de defesa exterior e paz interna. Os Estados Federados ou da Federao, possuem autonomia administrativa e legislativa, vale dizer, que todos podem determinar a normas que incidiro em seus respectivos territrios, lembrando sempre da imperiosa necessidade de se respeitar a norma Constitucional. Normalmente, na Federao, h um rgo judicirio de competncia nacional, ou seja, com poder de atuao em todo o territrio nacional para dirimir conitos entre os Estados Federados e entre estes e o Poder Central. No Brasil este rgo o Supremo Tribunal Federal.

Brasil
Adotamos a forma federativa de distribuio de poder, ou seja, a
Faculdade On-line UVB

64

Direito Pblico e Privado - UVB

forma descentralizada ou composta. So entes federativos: ESTADOS MEMBROS DISTRITO FEDERAL MUNICPIOS

e o poder central denominado de UNIO. Os entes federativos tm autonomia poltica, nanceira, legislativa e administrativa. Vale aqui colocar o conceito de CONFEDERAO, para melhor esclarecimento. CONFEDERAO a unio de Estados soberanos (pases) que, normalmente por via de tratados, assumem obrigaes recprocas e chegam a criar um rgo central para a execuo de suas deliberaes, e representao dos entes confederados perante outras naes. O nosso melhor exemplo o Pacto de Assuno, assinado pelo Brasil em 1991, tornando o Pas Estado-parte do MERCADO COMUM DO CONE SUL (MERCOSUL). Uma vez entendido o Estado e suas possveis formas, podemos vericar as formas de governo viveis para o Estado. Vamos a elas?

Formas de Governo
Primeiramente vamos pontuar o que se entende neste contexto pelo vocbulo governo.
Faculdade On-line UVB

65

Direito Pblico e Privado - UVB

A palavra governo indica a organizao poltica do Estado, ou ainda, pode indicar o conjunto de indivduos a quem conado o exerccio dos poderes pblicos, mais popularmente ainda, muitas vezes, usada como sinnimo do poder executivo. Vamos adotar a classicao de Aristteles, que preconiza trs formas de governo.

1.

Monarquia

Sistema de governo que prevaleceu nos sculos XVI, XVII e XVIII. O governo cabe a uma s pessoa, que possue poderes no s para fazer as leis, como tambm para aplic-las. Esta a monarquia chamada de absoluta. A monarquia pode ser limitada quando o poder pblico no monopolizado pelo soberano, chamada de Monarquia Constitucional, porque o poder do soberano delimitado pela Constituio. Podemos citar como exemplo a Inglaterra; representam o poder pblico o Rei e o Parlamento, este dividido entre a Cmara dos Lordes e a Cmara dos Comuns.

2.

Aristocracia

O governo ca delimitado nas mos de uma minoria, isto , uma determinada classe composta ou dos que possuem ttulo de nobreza, ou dos mais ricos, ou daqueles que subiram pela fora, etc. Em tese, o governo estaria nas mos da classe que melhor poderia conduzir os negcios do Estado pelo simples fato de pertencerem classe escolhida.

Faculdade On-line UVB

66

Direito Pblico e Privado - UVB

3.

Democracia

forma de governo em que o poder exercido pelo povo, portanto, da maioria. Na clssica denio de Rousseau e Lincoln: o regime do povo, pelo povo e para o povo. Kelsen amplia este conceito armando que, no s baseia-se no voto do povo, mas tambm na liberdade de conscincia, de culto, de religio e de trabalho. Observamos que o pargrafo nico do primeiro artigo da Constituio Federal reproduz a idia chave do conceito de Rousseau e Lincoln, ou seja, o poder emana do povo. Utiliza-se a denominao REPBLICA para indicar a caracterstica principal que a eletividade peridica do chefe de Estado para um mandato, cujo prazo xado na Constituio.

Brasil
Adotamos a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA o governo do povo exercido por seus representantes. A Democracia Representativa tambm denominada de Democracia Indireta, a soberania popular exercida pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Os representantes do povo so eleitos diretamente (parlamentares e chefes do Executivo). Os dois pilares de sustentao da Democracia Representativa so: Liberdade de escolha exercida pelo povo;
Faculdade On-line UVB

67

Direito Pblico e Privado - UVB

Capacidade, anlise feita pelo povo. Dentre os candidatos qual apresenta maior capacidade para exerccio da funo?

Pessoal, vale lembrar que estamos no campo terico, e claro, que ao vivenciarmos esta teoria, muito se perde do que seria o ideal. O importante que no exerccio constante da cidadania, e aplicao de preceitos democrticos, mais e mais nos aproximamos do ideal preconizado.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA divide-se ainda em:


1. Parlamentarismo
Sistema representativo onde o Parlamento representa o Estado, o Poder Executivo tem suas deliberaes subordinadas maioria do Parlamento. Portanto, a autoridade maior no est no chefe de governo, porm, na assemblia. O princpio a obedincia do governo ao voto do parlamento. Fora das questes denominadas de conana, o governo age com autonomia, podendo em contrapartida, em determinadas situaes dissolver o parlamento e convocar eleies gerais. Existe o Chefe de Estado e o Chefe de Governo e pode ser aplicado no Estado Republicano e nas Monarquias.

2.

Presidencialismo

A democracia representativa presidencialista s se aplica ao Estado Republicano.

Faculdade On-line UVB

68

Direito Pblico e Privado - UVB

Existe plena e total independncia dos poderes Legislativo e Executivo, ao contrrio do parlamentarismo. O Presidente da Repblica no pode dissolver a Assemblia, e nem ser por ela destitudo, e governa em todo o perodo pelo qual foi indicado. Exerce o mandato com autoridade prpria, imprimindo ao Pas sua marca individual.

Brasil
Adotamos a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA PRESIDENCIALISTA. Agora sim, caros alunos, estamos aptos a entender a funo principal de cada um dos trs poderes. Antes, porm, somente duas observaes: 1 Todos os poderes so absolutamente independentes, mas existe entre eles uma coordenao que os harmoniza debaixo de uma vontade poltica central; 2 Cada rgo possue a sua funo principal ou tpica, em carter excepcional, funes atpicas so previstas. Importa para o nosso estudo as funes tpicas de cada um.

Poder Legislativo
Sua funo est disciplinada no ttulo IV da Constituio Federal. Naturalmente cumpre, principalmente, ao Poder Legislativo fazer leis por meio dos rgos: 1. Cmara dos Deputados, representando o povo;
Faculdade On-line UVB

69

Direito Pblico e Privado - UVB

2. Senado Federal, representando os Estados-membros, conjuntamente denominados Congresso Nacional. Este sistema denominado de bicameral. Ainda, como funo tpica temos: o exerccio do controle poltico do Poder Executivo e a scalizao oramentria de todos os que lidam com verbas publicas. de competncia privativa da Cmara dos Deputados a instaurao de inqurito contra o Presidente e o Vice-presidente da Repblica e os Ministros de Estado. de competncia privativa do Senado Federal processar e julgar as altas autoridades federais. O poder legislativo estadual exercido pela Assemblia Legislativa, e o municipal pela Cmara dos Vereadores. As Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs) podem ser criadas em conjunto ou separadamente pela Cmara dos Deputados e pelo Senado. As CPIs tm poderes de investigao prprias das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos de cada casa.

Poder Judicirio
A primeira funo do Poder Judicirio, proteger a Constituio, ou seja, no permitir que nenhuma outra lei, ou o prprio exerccio do Legislativo, e excepcionalmente do Executivo, contrarie norma constitucional. Em seguida a de exercer jurisdio. jurisdio. signica a aplicao da lei ao caso concreto.

Faculdade On-line UVB

70

Direito Pblico e Privado - UVB

A lei formulada e permanece como teoria inerte, at que fato real e concreto se encaixe na hiptese colocada pelo legislador na lei. Cumpre ao Judicirio o papel de fazer valer a lei no caso que se apresenta, ainda que para tal v em desacordo com a vontade das partes. A jurisdio exercida de forma difusa por um grande nmero de rgos. Os rgos do Poder Judicirio esto elencados no artigo 92 da Constituio Federal. Em um Estado de Direito, como o nosso, todos esto igualmente submetidos fora da lei, e o Estado analisa e julga todos os casos levados sua apreciao, aplicando da melhor forma possvel a norma atravs do Judicirio. Vale lembrar que a todos o direito de defesa garantido.

Poder Executivo
No mbito federal, o Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos ministros de Estado. Na sesso de posse o Presidente assume o compromisso de honrar suas funes bsicas: 1. manter, defender e cumprir a Constituio; 2. observar as leis; 3. promover o bem geral do povo; 4. sustentar a integridade e a independncia do Brasil. Possui, cumulativamente, a funo de chefe de Estado e chefe de Governo. O Executivo, na medida em que realiza atos administrativos e exerce
Faculdade On-line UVB

71

Direito Pblico e Privado - UVB

poder de deciso em situaes dirias e concretas, tambm aplica leis de ordem pblica. O Executivo tambm participa do processo legislativo pela sua iniciativa, veto ou promulgao. O Presidente exerce ainda papel importante no campo polticogovernamental ao estabelecer relaes com os Estados estrangeiros. Na esfera estadual, o Executivo representado pelo Governador do Estado, e na esfera municipal pelo Prefeito.

Todo quanto nesta aula exposto, forma de Estado, forma de Governo, diviso dos Poderes, esfera de atuao de cada um, est estabelecido na Constituio Federal, que voc j sabe norma de Direito Pblico. Naturalmente, voc no dever estudar com profundidade o Direito Constitucional, porque no o objetivo do nosso curso. Mas, fundamental que voc leia os seguintes artigos da constituio para fechamento da nossa aula, e para que voc visualize a atuao especca da Constituio Federal. So eles: 1; 2; 18; 44; 76; 84 e 92. Ser publicado o endereo eletrnico para que voc tenha acesso ao texto constitucional. Agora pense sinceramente: No teramos uma democracia muito mais ecaz se todo o cidado se inteirasse deste sistema e funes de cada poder? Ser que os votos no seriam mais pensados se todos tivessem o alcance da importncia de cada indivduo, que assume um cargo no poder Executivo ou Legislativo?
Faculdade On-line UVB

72

Direito Pblico e Privado - UVB

Espero, sinceramente, que tenha contribudo um pouco mais para a sua bagagem que, tenho certeza, j diferenciada. Aguardo todos na prxima aula!

Referncias Bibliogrficas
BASTOS, Celso Ribeiro. Dicionrio de Direito Constitucional. So Paulo: Editora Saraiva, 1994. CHIMENTI, Ricardo Cunha. Apontamentos de Direito Constitucional. So Paulo: Editora Damsio de Jesus, 2003. MARTINS, Ives Gandra; PASSOS, Fernando e colaboradores. Manual de Iniciao ao Direito. So Paulo: Pioneira, 1999. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Instituies de Direito Pblico e Privado. So Paulo: Editora Atlas, 1986. REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. So Paulo: Editora Saraiva, 1981.

Faculdade On-line UVB

73

S-ar putea să vă placă și