Sunteți pe pagina 1din 3

O CNONE LITERRIO VIDAS SECAS PERSONAGEM: BALEIA VANESSA PONTES

Vidas Secas de Graciliano Ramos, considerada por muitos crticos a sua maior obra, um romance que faz parte do Modernismo, movimento que traz a literatura como aporte para o regionalismo e a denncia social, principalmente na segunda fase, perodo em que se encaixa a obra:
A primeira caracterstica da 2 Fase do Modernismo foi uma tendncia politizao em graus mais acentuados do que tinham acontecido no Modernismo em 1922(...). O regionalismo era uma tendncia j antiga, mas os modernistas diferenciaram atravs da prtica de um regionalismo crtico, voltado para as discusses dos problemas sociais. Os principais temas dessa corrente literria foram: a seca, a fome, a misria, o arcasmo das relaes de trabalho, a explorao do campons, a opresso do coronelismo, a reao dos cangaceiros, etc. (Beatriz, p. 5)

O romance de Ramos traz como personagens um casal (Fabiano e Sinh Vitria), dois filhos (o menino mais novo e o menino mais velho) e uma cadela, Baleia. Abordando o problema da seca, a obra inicia com a fuga dos personagens e trata das consequncias sociais da pobreza extrema que estes esto envolvidos: a dificuldade de comunicao e o embrutecimento dos seres humanos, a ponto de confundirem-se com animais:
Um bicho, Fabiano. Era. Apossara-se da casa porque no tinha onde cair morto, passara uns dias mastigando raiz de imbu e sementes de mucun. Viera a trovoada. E, com ela, o fazendeiro, que o expulsara. Fabiano fizera-se desentendido e oferecera os seus prstimos, resmungando, coando os cotovelos, sorrindo aflito. O jeito que tinha era ficar. E o patro aceitara-o, entregara-lhe as marcas de ferro. Agora Fabiano era vaqueiro, e ningum o tiraria dali. Aparecera como um bicho entocara-se como um bicho, mas criara razes, estava plantado. Olhou os quips, os mandacarus e os xique-xiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueiras e as baranas. Ele, Sinh Vitria, os dois filhos e a cachorra Baleia estavam agarrados terra. (RAMOS, G)

Assim, o tom de denncia constante, e a pobreza degradante aos quais estes personagens esto submetidas fenmeno no apenas de uma questo climtica, a seca, mas tambm de fatores sociais de opresso e excluso social.
O livro Vidas Secas foi escrito na dcada de 30, quando a temtica sobre o serto comeava a desabrochar na literatura de Raquel de Queirz, Jorge Amado, Jos Lins do Rego, Joo Cabral de Melo Neto e outros escritores de peso. Nesta poca, a literatura brasileira se esparramava pelas diversas regies do pas e muitos escritores, de norte a sul do Brasil, estavam engajados com nossos problemas sociais. Com isso, ela deixa de ter apenas um carter reflexivo, para assumir uma postura crtica em relao sociedade. Vidas Secas um marco deste conjunto. (Lilian Burgardt)

Neste contexto de animalizao dos seres humanos, surge uma personagem irracional, com uma construo mais humana: Baleia. O prprio nome Baleia uma ironia dada situao de falta dgua, alm de ser um dado de individualizao, a cadela da famlia possua um nome e os filhos no. Era tratada como um membro da famlia: Ela era como uma pessoa da famlia: brincaram juntos os trs, para bem dizer se diferenciavam.. Baleia uma das personagens principais, em muitos momentos responsvel pela alimentao da famlia com os pres que caava e mesmo assim, ficava apenas com os ossos, demostra sentimentos de lealdade, amizade e confiana nos donos, mesmo quando enxotada, caractersticas que no vemos nos personagens humanos. O pice da humanizao desta personagem acontece no captulo IX- Baleia, em que Fabiano forado a atirar na cadela, pois esta estava doente. Estudiosos da obra de Graciliano afirmam que ele iniciou por este captulo que seria um conto, a escrita do livro. O trecho em que Ramos trata da morte de Baleia recheado por fluxos de pensamentos da personagem: Sentiu o cheiro bom dos pres que desciam do morro, mas o cheiro vinha fraco e havia nele partculas de outros viventes.. O fato de ela andar em duas patas em alguns momentos, o uso de diminutivos na construo e a descrio dos sonhos de um mundo ps-vida na cena tambm refora a construo humana da mesma: Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra. A pedra estava fria, certamente Sinh Vitria tinha deixado o fogo apagar-se muito cedo. Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de pres. E lamberia as mos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianas se espojariam com ela, rolariam com ela num ptio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de pres, gordos, enormes.. Uma personagem to humana que possua sonhos, com um cu cheio de pres, podia dar olhares de censura e ter gestos de companheirismo: O menino saiu indignado com a injustia, atravessou o terreiro, escondeu-se debaixo das catingueiras murchas, beira da lagoa vazia. A cachorra Baleia acompanhou-o naquela hora difcil. Repousava junto trempe, cochilando no calor, espera de um osso. Provavelmente no o receberia, mas acreditava em ossos, e o torpor que a embalava era doce. Mesmo com a morte, Baleia vive no pensamento dos membros da famlia finalizando assim o processo de humanizao da personagem.

Referncias

BEATRIZ, A. Modernismo. Disponvel <http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura.htm> Acesso em novembro 2011.

em:

BURGARDT, L. Desmembrando Vidas Secas: uma anlise crtica da obra de Graciliano Ramos. Disponvel em: <http://www.universia.com.br/materia/materia. jsp?materia=13787> Acesso em novembro 2011.

S-ar putea să vă placă și