Sunteți pe pagina 1din 1

VLVULA ANTECIPADORA DE ONDA

DIAGRAMA
35 4 34

VA-212 VA-612

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

Vlvula de controle auto-operada, unidirecional, instalada em derivao da linha a ser controlada, tem a funo de proteger a rede contra ondas de presso ou transientes hidrulicos provenientes do desligamento do conjunto moto-bomba. Pode ser utilizado para velocidades de fluxo maximo de 15 m/s. Funo de Antecipadora de Onda: A vlvula inicia a sua abertura quando a presso da rede atingir um ponto mais baixo do que a regulagem do piloto da vlvula, antecipando a chegada da onda de sobrepresso. Desta forma, a vlvula principal inicia a abertura antes da onda de sobrepresso, eliminando transientes hidrulicos. Funo Alivio: Em caso de sobrepresso subita, a vlvula procede a funo de alivio, descarregando para a atmosfera o excesso de presso at que a mesma se estabilize de acordo com a regulagem do piloto de controle..

1 15 15

ITEM

DISCRIMINAO

OBJETIVO

PROCEDIMENTO DE REGULAGEM

Vlvula principal

Proporcionar o controle desejado por intermdio de um conjunto auto operado composto de um diafragma ligado a um obturador. Impedir o ingresso de partculas estranhas no circuito de controle. Incorporada no piloto, controla a velocidade de fechamento da vlvula principal. Indicar a presso de ajuste do funcionamento ou controle Isolar o circuito de controle quando na manuteno e, auxiliar o incio da partida do equipamento. Comandar a abertura da vlvula principal quando a presso da rede estiver abaixo da regulagem do piloto. Comandar a abertura da vlvula principal quando a presso da rede estiver acima da regulagem do piloto.

Vlvula auto operada .

2 3

Filtro Vlvula de Agulha

Sem regulagem. Proceder limpeza peridica. Com o auxlio de uma chave de fenda gire o parafuso 1/4 de volta de cada vez at atingir a velocidade de fechamento ideal. (No sentido anti-horrio a vlvula fecha mais rpido) Sem regulagem. Proceder aferio peridica. Vlvula de esfera comandada por alavanca, abrindo e fechando com 1/4 de volta. Girando o parafuso no sentido horrio, eleva-se o ponto de regulagem de abertura e vice-versa. (Cada volta corresponde a Girando o parafuso no sentido horrio, eleva-se o ponto de regulagem de abertura e vice-versa. (Cada volta corresponte a 10

4 15

Manmetro Vlvula de bloqueio

34

Piloto VA-012 (Antecipadora)

35

Piloto VA-013 (Alivio)

Conjunto Moto-Bomba

INSTRUES PARA INSTALAO DA VLVULA ANTECIPADORA


A Vlvula antecipadora de onda dever ser instalada em derivao da rede principal, prximo das valvulas de bloqueio e reteno do conjunto moto-bomba.
Vlvula de Bloqueio

Conjunto Moto-Bomba Conjunto Moto-Bomba Vlvula de Bloqueio

Para facilitar a instalao e a manuteno da vlvula VA-212 / VA 612, recomendamos a instalao de uma vlvula de bloqueio.

Reteno Valloy VA 401 Reteno Valloy VA 401 Vlvula de Bloqueio Vlvula Valloy VA 212 VA 612
Recalque

Recalque

Vlvula de Bloqueio

Atmosfera

Vlvula Valloy VA 212 VA 612 Atmosfera

VALLOY - Industria e Comrcio de Vlvulas e Acessrios Ltda. Rua Macednia, 355 - CEP 07223-200 - Cumbica - So Paulo - SP. Fone (011) 6412.3002 site: www.valloy .com.br / e.mail valloy@osite.com.br
YAO3D01 Jul 02 Reservamo-nos o direito de introduzir alteraes neste folheto sem aviso prvio

S-ar putea să vă placă și