Sunteți pe pagina 1din 4

DOS DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS No h dvida que a propriedade direito real mais amplo, pela possibilidade

e de usar, gozar e dispor da coisa. No entanto, outros direitos adquiriram o status de direito real, assim chamados obrigaes com eficcia real, tais como: o direito de preferncia do inquilino, do compromissrio comprador de imvel, com registro imobilirio. So direitos sobres coisas alheias, art. 1.225 cc.

DIREITO DE SUPERFCIE O Cdigo Civil 2002 substituiu e extinguiu a enfiteuse do Direito Privado1 e introduziu o direito superfcie oneroso ou gratuito, art. 1.369 a 1.377. O superficirio assume a posse direta da coisa tendo o direito de plantar e edificar, no sendo este perptuo. Haver direito de preferncia e pagamento se a concesso for onerosa. de origem romana.

SERVIDO direito real constitudo em favor de um prdio (dominante) sobre outro prdio (o serviente), pertencentes a donos diversos. A servido predial, tem por finalidade aumentar a utilidade do prdio dominante e implica em restries trazidas ao prdio serviente, art. 965 cc. Sendo possvel sempre que se puder configurar uma serventia em benefcio de um prdio em detrimento de outro. No havendo necessidade de contigidade entre os prdios dominante e serviente, desde que estabeleam uma vantagem, no caso do aqueduto, que pode passar por muitos outros e onde s um lhe contguo. Ex: Servido de passagem de iluminao, aqueduto, ventilao e pastagem, art. 1.378ss.

relao entre dois prdios de duas pessoas que sejam sujeito ativo e passivo do direito; REQUISITOS obrigao negativa de nus, imposto ao dono de um prdio em benefcio de outro, que deve suportar as limitaes; a existncia de donos diversos do prdio dominante e do serviente.

- Enfitense no Direito Pblico da unio permanece pelo direito Lei n 9.760/46.

Natureza jurdica de um direito real sobre a coisa alheia de carter acessrio, perptuo e indivisvel, oponvel contra todos. contnuas quando so ininterruptas como por ex.: aqueduto,

passagem de energia eltrica, iluminao e ventilaes; descontnuas tm necessidade de um fato atual do sujeito para serem exercidas, ex: direito de Classificao passagem, de tirar gua, de pastagem, etc. aparentes aquelas que revelam obras exteriores indispensveis ao exerccio, ex: estrada ou aqueduto; e no aparentes ex: aquelas que probem construir acima de certa altura.

A servido no se presume. S se constitui por ato entre vivos e levado no Registro de Imveis, antes da inscrio a servido mero direito pessoal. As servides devem ser exercidas evitando quanto possvel agravar o encargo do prdio serviente, limitando-se Modos de constituio s necessidades do prdio dominante e quando necessria a ampliao da servido dever ser indenizada pelo dono do prdio dominante, tal como a conservao da servido lhe corre por conta. Portanto a remoo da servido ser requerida pelo dono do prdio serviente, sempre que puder ser de um lugar para outro.

cancelamento do registro, e EXTINO renncia titular do, deixar de usar

- confessria reconhecimento judicial de existncia.


AES CABVEIS

- negatria proclamao de inexistncia de nus real.

USUFRUTO direito real conferido a algum, durante certo lapso de tempo, que autoriza a retirar da coisa alheia os frutos e utilidades que ele produz, impondo-se-lhe o dever de conservar a sua substncia, podendo mais cedo ou mais tarde, consolidar-se a propriedade. H ver dois titulares no usufruto: o seu proprietrio e o usufrutrio. Sendo um direito real de grande abrangncia, com objeto de uso e gozo, temporrio e inalienvel. Temporrio por que finda com o prazo de cem anos e extingue-se pela morte do usufutrio, art. 1.390 cc. Usufruto apareceu na era da Repblica ao tempo de Ccero. Tem finalidade assistencial, via de regra resulta de negcio gratuito. No raro o usufruto advm de testamento e neste caso se assemelha com o fideicomisso, e ainda por doao. Sendo alienvel apenas em favor do proprietrio. O usufruto pode recair em um ou mais bens moveis e imveis, no patrimnio inteiro ou parte dele, e ou dos frutos e utilidades e resulta de ato jurdico ou da lei, sempre com registro imobilirio quando recair sobre bens imveis. Posse exercitl diretamente sobre a coisa, hav-lo sua disposio. Deve ser justa, direta e protegida; DIREITOS DO USUFRUTURIO Usar pessoalmente a coisa, podendo ced-la a ttulo oneroso ou gratuito se conveniente; Administrar a coisa sem ingerncia, sua administrao direta; e a percepo dos frutos. Podendo locar o imvel.

O usufruto de ttulos de crdito possvel e considerado um quase-usufruto e o usufruto de aplices da dvida pblica, o usufruto de um rebanho, de florestas e minas, mesmo considerado imprprio, por que neste caso o usufrutrio percebe os produtos e no os frutos. J o usufruto de coisas consumveis chamado de quase-usufruto, porque neste caso no h como restituir a coisa. pela morte do usufruturio, pela destruio da coisa; EXTINO pela consolidao da propriedade; e pela prescrio extintiva, pelo no uso.

USO espcie de usufruto de abrangncia restrita, no passvel de cesso e limitado s necessidades do usurio e sua famlia, art. 1.412.

HABITAO O direito real de habitao restrito ao uso da coisa, que consiste em residir em determinado prdio com a famlia, no podendo ceder a ttulo oneroso ou gratuito. Aplica-se ao uso e a habitao os princpios do usufruto, no que couber, art. 1.414. A constituio de rendar sobre imveis considerada pelo Novo Cdigo Civil como direito obrigacional e no mais como direito real, art. 803 a 813.

S-ar putea să vă placă și