Sunteți pe pagina 1din 35

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS EM 1.

Fonte: AMARILDO. Ns, humanos... Gazeta Esportiva, So Paulo, [s.d.]. Disponvel em: <http://www.chargeonline.com.br/index.htm>. Acesso em: 24 ago. 2008.

A charge um tipo de texto que, por meio de desenhos simblicos, denuncia ou ironiza uma situao (geralmente poltica) que j conhecida por todos. Atravs dessa charge percebemos o cuidado do artista em denunciar A) o quanto sentem os atletas de alto-nvel ao receberem uma medalha. B) o quanto se entristecem aqueles que no conseguem uma medalha em uma disputa de alto-nvel. C) o quanto um ser humano insatisfeito com seus prprios resultados. D) o quanto um ser humano se espelha nos atletas que se superam. 2. Leia o texto para responder questo. Fita verde no cabelo Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juzo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de l, com uma fita verde inventada no cabelo. Sua me mandara-a, com um cesto e um pote, av, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha doces em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas. Da, que, indo, no atravessar o bosque, viu s os lenhadores, que por l lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido nem peludo. Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo. Ento, ela, mesma, era quem se dizia: - Vou vov, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que a mame me mandou. A aldeia e a casa esperando-a acol, depois daquele moinho, que a gente pensa que v, e das horas, que a gente no v que no so.
Fonte: ROSA, Joo Guimares. Fita verde no cabelo: nova velha histria. So Paulo: Nova Fronteira, 1997.

No texto Fita verde no cabelo, o autor faz referncia a outro texto clssico. Pela presena de algumas palavras, pode-se inferir qual esse texto: pote, cesto, aldeia, vov, lenhadores, etc. Assinale a alternativa que contm o nome desse texto a que o autor se refere. A) Branca de Neve. B) Dom Quixote. C) Chapeuzinho Vermelho. D) As mil e uma noites.

Leia o texto e responda s questes 3 e 4. 02 neurnio: 90 segundos para amar


J Hallack , Nina Lemos , Raq Affonso

A MODA agora so os encontros-relmpago pela internet. Os chamados speed-dating. Funciona assim: voc escolhe um pret nos tais sites de relacionamento e, quando vai encontr-lo, tem de 90 segundos a trs minutos para dar seu veredicto sobre ele. Assim mesmo, na lata. Se, depois desse nfimo

tempo, um dos dois participantes achar que o outro maante, que tem orelha de abano, que est mal vestido... adeus, minha concubina. O que se prega a buzina do Chacrinha sentimental. O objetivo no perder tempo. Abaixo os namoricos que no do em nada, os enganos e as tentativas. Os freqentadores desses sites querem se envolver em histrias "vencedoras". Talvez, num futuro prximo, casar um com o outro. Ter um casal de filhos. E chegar s bodas de ouro. Mas ser que os criadores do speed-dating e seus participantes no percebem que a vida feita de contrastes? Pois os encontros que do errado tambm do certo. Parece otimismo maluco, mas que a vida feita disso. De coisas boas e ruins. De cair e levantar. De amar e desamar. De experimentar. De se dar mal. De cair do salto. E tentar aprender com isso. Ou no aprender nada. Mas pelo menos poder contar para os outros que levou um megatombo. No somos a favor de relacionamentos que nos machucam. Isso masoquismo. Mas imagine se pudssemos eliminar da nossa memria todas as experincias negativas? Teramos a impresso de que nossa vida sempre foi o mximo, nunca teramos nos machucado, chorado, tido um emprego ruim, ficado de recuperao. Ou seja, um tdio. O contraste que faz as coisas parecerem boas e as ruins serem vistas como tal. Afinal, se voc no sair com um cara meiabomba, como vai perceber que aquele outro sensacional? Isso sem falar na lei da mudana inevitvel. Um relacionamento que comeou ruim pode ficar fantstico. E vice-versa. Aquele pret que primeira vista parece s ter qualidades pode ser um idiotacanalha-exibicionista. E aquele outro mal vestido pode ser incrvel. Por ltimo: se a gente tivesse 90 segundos para parecermos incrveis, provavelmente falharamos. E somos incrveis, claro. Mas dia sim, dia no.
Fonte: HALLACK, J; LEMOS, Nina; AFONSO, Raq. 02 neurnio: 90 segundos para amar. Folha de S Paulo, So Paulo, 18 ago. 2008. Disponvel em:<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1808200806.htm.>. Acesso em: 19 ago. 2008.

3. Observando o registro de linguagem utilizado no texto, identifique o leitor a que o mesmo se destina: A) pblico feminino recm-casado. B) pblico feminino jovem ou adolescente. C) pblico masculino com menos de 20 anos. D) pblico masculino idoso. 4. O enunciador do texto, de certa forma, elabora uma crtica a um tipo de site de relacionamentos da Internet. Para isso ele apresenta uma srie de questionamentos que apelam para a construo de uma determinada viso de modo de vida que, segundo ele, contraditria mas fundamental. Indique a alternativa em que a apelao direcionada especificamente para o modo de vida do pblico leitor feminino. A) Mas ser que os criadores do speed-dating e seus participantes no percebem que a vida feita de contrastes? B) Mas imagine se pudssemos eliminar da nossa memria todas as experincias negativas? C) O contraste que faz as coisas parecerem boas e as ruins serem vistas com tal. D) Afinal, se voc no sair com um cara meia-bomba, como vai perceber que aquele outro sensacional? 5. Leia o texto e responda questo. Fragmentos de palha incinerada se amalgamam com o suor dos rostos e desenham mscaras escuras. A cor predominante dos canavieiros, de banho tomado, no muda. So negros a soma de pretos e pardos-- 63,7% dos trabalhadores no cultivo da cana no pas. A proporo supera os 43,4% de negros na PEA (populao economicamente ativa) e os 55% na PEA rural. A caracterstica se repete em So Paulo, onde a presena negra na labuta da cana beira os 49%, o equivalente a 76% mais que na PEA geral do Estado e 54% mais que na sua frao do campo conforme o censo de 2000, em dados colecionados pelo economista Marcelo Paixo (UFRJ). Os nmeros frios ganham vida nas plantaes. De perto o canavial mesmo negro, como eram os escravos que no Brasil moviam as moendas de cana, como documentou aquarela de Jean-Batiste Debret em 1822. Ou, em gravura de William Clark de meses depois, os cativos que decepavam com faco a cana em Antgua. Em meio ao canavial, o cortador cuida do seu eito. No paro at acabar o meu eito, conta um. O dicionrio define eito como plantao em que os escravos trabalhavam. No interior paulista, evoca-se a histria. Em Dois Crregos, um migrante pernambucano sobrevive em uma espcie de cortio na rua 13 de Maio. Em Guariba, uma habitao degradada de cortadores maranhenses fica na avenida Princesa Isabel.
Fonte: FRAGMENTOS de palha... Folha de S. Paulo, So Paulo, 24 ago. 2008. Mais! (adaptado).

Nessa matria jornalstica ocorrem vrias referncias a textos, autores e produtos culturais utilizadas como ilustrao daquilo que est sendo afirmado. Nos dois ltimos pargrafos, as referncias ao linguajar dos trabalhadores, aos nomes das ruas onde moram e suas condies de moradia, relacionadas ao conjunto do texto, remetem o leitor a um texto histrico bastante conhecido que a lei A) da proclamao da Repblica. B) do voto obrigatrio. C) da libertao dos escravos D) da anistia poltica. 6.Observe a propaganda e, em seguida, responda questo.

Fonte: PROPEG COMUNICAO. Disponvel em: <http://www.propeg.com.br/imagens/noticias/14_06_07_2.jpg>. Acesso em: 27 jul. 2008.

Note que a organizao do enunciado central no est clara, exigindo do leitor maior ateno para decifrar a mensagem. A estratgia foi utilizada pela empresa para destacar A) a importncia da preservao do meio ambiente. B) a necessidade de combater o aquecimento global. C) o que deve ser feito para preservar o meio ambiente. D) o descompasso que as mudanas climticas geram no planeta. Leia o texto e responda questes 7 e 8. CARTA ABERTA DE ARTISTAS BRASILEIROS SOBRE A DEVASTAO DA AMAZNIA Acabamos de comemorar o menor desmatamento da Floresta Amaznica dos ltimos trs anos: 17 mil quilmetros quadrados. quase a metade da Holanda. Da rea total j desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e trs Estados de So Paulo. No h motivo para comemoraes. A Amaznia no o pulmo do mundo, mas presta servios ambientais importantssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastido verde que se estende por mais de cinco milhes de quilmetros quadrados um lenol trmico engendrado pela natureza para que os raios solares no atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulao da temperatura do Planeta. Depois de tombada na sua pujana, estuprada por madeireiros sem escrpulos, ateiam fogo s suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenrias. Como no passado, enxergamos a Floresta como um obstculo ao progresso, como rea a ser vencida e conquistada. Um imenso estoque de terras a se tornarem pastos pouco produtivos, campos de soja e espcies vegetais para combustveis alternativos ou ento uma fonte inesgotvel de madeira, peixe, ouro, minerais e energia eltrica. O desmatamento e o incndio so o smbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amaznico e como trat-lo. Um pas que tem 165.000 km2 de rea desflorestada, abandonada ou semi-abandonada, pode dobrar a sua produo de gros sem a necessidade de derrubar uma nica rvore. urgente que nos tornemos responsveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais. Portanto, a nosso ver, como nico procedimento cabvel para desacelerar os efeitos quase irreversveis da devastao, segundo o que determina o 4, do Artigo 225 da Constituio Federal, onde se l: "A Floresta Amaznica patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais". Assim, deve-se implementar em nveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZNICA. J! hora de enxergarmos nossas rvores como monumentos de nossa cultura e histria. SOMOS UM POVO DA FLORESTA!
Fonte: CARTA aberta de artistas brasileiros. Amaznia para sempre. Disponvel em:

<http://www.amazoniaparasempre.com.br/TPManifesto.html>. Acesso em: 23 ago. 2008.

7. Como texto argumentativo, a carta contm diversos dados numricos: o menor nmero de quilmetros desmatados na Amaznia nos ltimos trs anos, a rea total j devastada, a extenso das terras disponveis no pas etc. A apresentao de dados concretos importante para esse tipo de texto porque A) fornece ao leitor a dimenso exata do problema. B) demonstra o grau de instruo dos autores. C) faz com que a argumentao tenha fora de lei. D) valoriza o impacto da devastao. 8. O texto apresentado uma carta aberta, divulgada na internet e assinada por diversos artistas em prol da preservao da Amaznia. Em meio aos argumentos que defendem a opinio dos autores, vrias alternativas de interveno so apontadas. Figura como primeira proposio do texto: A) a implantao de unidades de conservao como alternativas de desenvolvimento sustentvel. B) o gerenciamento mais responsvel dos recursos que ainda nos restam. C) o reconhecimento de que a Amaznia no uma simples rea verde, mas auxilia na regulao da temperatura do Planeta. D) o melhor aproveitamento dos 165.000 km2 de rea desflorestada, abandonada ou semiabandonada no pas. 9. Leia os dois poemas e responda questo. Texto 1 Nova cano do exlio (Carlos Drummond de Andrade) Um sabi na palmeira, longe. Estas aves cantam um outro canto. O cu cintila sobre flores midas. Vozes na mata, e o maior amor. S, na noite, seria feliz: um sabi, na palmeira, longe. Onde tudo belo e fantstico, s, na noite, seria feliz. (Um sabi, na palmeira, longe.) Ainda um grito de vida e voltar para onde tudo belo e fantstico: a palmeira, o sabi, o longe.
Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova cano do exlio. In: ______. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 1996. p. 69-70.

Texto 2 Cano do exlio (Gonalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer eu encontro l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi.
Fonte: DIAS, Gonalves. Cano do exlio. Disponvel em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 25 ago. 2008.

Comparando os poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Gonalves Dias, aqui transcritos, podemos concluir que: I. o uso do termo novo no ttulo do poema de Drummond remete o leitor para a cano do exlio anterior, a de Gonalves Dias. II. a aproximao entre os poemas tambm se d pelo valor que assumem o sabi e a palmeira no poema de Drummond. III. Drummond, ao copiar o poema de Gonalves Dias, demonstra falta de criatividade e valor artstico. Esto corretas A) apenas I e II. B) apenas II e III. C) apenas I e III. D) todas.

Leia o texto e responda s questes 10 e 11. Os meninos do trfico Lya Luft O documentrio sobre crianas no trfico, recentemente visto em todo o pas, no de provocar opinies mas de dilacerar o corao, que anda de sobressalto em sobressalto. /.../ Assisti ao documentrio encolhida, e tantos dias depois ainda no consegui me sentir inteira. Nunca mais serei a mesma, depois de testemunhar aquilo, e no sei de documentrio mais importante neste mundo de Deus. Aqueles meninos banguelas, aquelas meninas magrelas, aquelas vozes arrastadas de sono e droga, aqueles rostos ocultos de medo ou enfrentando impassveis, aqueles olhares pedintes ou ferozes, mas muito mais pedintes, feriram como mil punhais qualquer pessoa que no estivesse demais embotada. Espero que essa ferida seja para sempre. Desejo que nunca, nem um dia, a gente esquea. Eu no quero esquecer, pois, sem usar drogas nem conviver com traficantes, indiretamente, como todo brasileiro, fui responsvel pela vida e pela morte deles, pois todos, menos um, j morreram. Ns os matamos. Vou pensar todos os dias que continuam morrendo crianas iguais quelas, que poderiam ser meus filhos, teus filhos, nossos filhos. Eram nossos, aqueles meninos e meninas, sonados, ferozes ou tristssimos, que a gente tem vontade de botar no colo e confortar. Mas confortar com o qu? E aquela arma, e aquelas drogas, e aquela infelicidade, e aquela desesperana? Fazer o qu? Espero que essa ferida e essa vergonha nos dem alguma idia salvadora e nos levem a uma postura determinada, que gere aes efetivas, eficientes, reais. No promessas, no seminrios com socilogos, religiosos, psiclogos e antroplogos, mdicos e, quem sabe, policiais. No entrevistas comovidas e comoventes em televiso e jornais, mas atitudes e aes. No acredito que elas aconteam: deixamos que o problema se alastrasse demais, permitimos a guerra civil. Nos assustamos um pouco, aqui e ali interrompemos a dana insensata e nos emocionamos, mas nada alm disso. A ferida aberta pelo documentrio e pela realidade talvez continue incomodando. Contra ela s h dois remdios: agir ou alienarse mais. Desejo que ela nos machuque feito brasa ardente, at o fim da nossa miservel vida.
Fonte: LUFT, Lia. Os meninos do trfico. Veja, So Paulo, p. 22, 5 abr. 2006. (com cortes).

10. Uma das estratgias persuasivas utilizadas pela autora do texto para convencer o leitor e faz-lo aderir a suas idias comov-lo, ao sugerir que as crianas poderiam ser membros de sua famlia. Isso pode ser observado especialmente no A) primeiro pargrafo. B) segundo pargrafo. C) terceiro pargrafo. D) quarto pargrafo

11. Para a autora do texto, a nica forma de resolver os problemas registrados pelo documentrio ao qual ela se refere A) provocar opinies comovidas e dilacerantes. B) enfrentar impassivelmente os olhares pedintes ou ferozes. C) confortar com o colo as vtimas infelizes e desesperadas. D) assumir posturas atuantes e eficientes. 12. Leia o texto e responda questo. Fragmentos de palha incinerada se amalgamam com o suor dos rostos e desenham mscaras escuras. A cor predominante dos canavieiros, de banho tomado, no muda. So negros a soma de pretos e pardos-- 63,7% dos trabalhadores no cultivo da cana no pas. A proporo supera os 43,4% de negros na PEA (populao economicamente ativa) e os 55% na PEA rural. A caracterstica se repete em So Paulo, onde a presena negra na labuta da cana beira os 49%, o equivalente a 76% mais que na PEA geral do Estado e 54% mais que na sua frao do campo conforme o censo de 2000, em dados colecionados pelo economista Marcelo Paixo (UFRJ). Os nmeros frios ganham vida nas plantaes. De perto o canavial mesmo negro, como eram os escravos que no Brasil moviam as moendas de cana, como documentou aquarela de Jean-Batiste Debret em 1822. Ou, em gravura de William Clark de meses depois, os cativos que decepavam com faco a cana em Antgua. Em meio ao canavial, o cortador cuida do seu eito. No paro at acabar o meu eito, conta um. O dicionrio define eito como plantao em que os escravos trabalhavam. No interior paulista, evoca-se a histria. Em Dois Crregos, um migrante pernambucano sobrevive em uma espcie de cortio na rua 13 de Maio. Em Guariba, uma habitao degradada de cortadores maranhenses fica na avenida Princesa Isabel.
Fonte: FRAGMENTOS de palha... Folha de S. Paulo, So Paulo, 24 ago. 2008. Mais! (adaptado).

As observaes feitas em campo e as estatsticas citadas, aliadas a referncias a obras de pintores do sculo 19, conduzem o leitor tese defendida no texto. A tese dessa matria jornalstica sustenta que A) os negros continuam a ser maioria no trabalho do corte da cana. B) a atividade do corte da cana-de-acar penosa e extenuante. C) as condies degradantes de trabalho sujeitam o Brasil a desgaste internacional. D) as situaes desumanas so pontuais, elas existem em alguns lugares, mas no no pas como um todo. 13. Leia o anncio a seguir e responda questo.

Fonte: ASSOCIAO BRASILEIRA DE IMPRENSA. A vrgula. Veja, So Paulo, n. 2055, 9 abr. 2008. Propaganda.

O texto uma propaganda da Associao Brasileira de Imprensa e foi veiculado para divulgao dos 100 anos da instituio. Ele mostra que uma vrgula pode mudar o sentido de um enunciado e usa vrios pares para associao. Comparando os perodos Esse, juiz, corrupto e Esse juiz corrupto percebemos que a ausncia das vrgulas no segundo caso A) apresenta ao juiz um sujeito que pratica corrupo. B) apresenta o juiz a um sujeito que pratica corrupo. C) denuncia o juiz como um sujeito que pratica corrupo. D) denuncia o juiz a um sujeito que pratica corrupo. Considere a notcia a seguir e responda s questes 14 e 15. Menino morde pit bull aps ser atacado em Sabar
por Solange Spigliatti

Ele brincava no quintal da casa do tio quando o co, que estava preso, avanou e mordeu seu brao SO PAULO - Um garoto de 11 anos mordeu um pit bull, aps ser atacado pelo animal, na tera-feira, 22, em Sabar, na regio metropolitana de Belo Horizonte, segundo informaes do Corpo de Bombeiros. Ele brincava no quintal da casa do tio quando o co, que estava preso a uma corrente, avanou e mordeu seu brao. De acordo com o depoimento do menino, ele apertou o pescoo do cachorro e deu a mordida para se defender. Um dos dentes do garoto chegou a quebrar e ficar preso ao animal, segundo os bombeiros. Testemunhas conseguiram separar o co do menino, que foi levado para o Hospital Joo XXIII. Ele foi medicado e levou cerca de sete pontos no brao. Em seguida, foi liberado. O cachorro foi encaminhado ao Centro de Zoonoses da cidade, onde ficar sob observao.
Fonte: SPIGLIATTI, Solange. Menino morde pit bul... Estado de S. Paulo, So Paulo, 23 jul. 2008. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/geral/not_ger210621,0.htm .>. Acesso em: 23 jul. 2008.

14.Observe alguns perodos retirados da notcia e os termos neles grifados: Ele foi medicado e levou cerca de sete pontos no brao. Em seguida, foi liberado.

O cachorro foi encaminhado ao Centro de Zoonoses da cidade... Nas duas citaes, o emprego de verbos na voz passiva marca A) a incapacidade dos sujeitos agirem por si prprios. B) o destino que foi dado aos sujeitos. C) a falta de resistncia dos sujeitos envolvidos. D) o desconhecimento dos verdadeiros agentes das aes praticadas. 15. O uso de conjunes conformativas (Conforme fulano de tal...) muito importante em uma notcia, pois isenta o jornalista da responsabilidade de algumas afirmaes; no foi ele, mas o entrevistado, quem forneceu determinados dados utilizados para a redao da matria. Esse procedimento aparece na notcia apresentada, como se pode observar na seguinte frase: A) Testemunhas conseguiram separar o co do menino. B) ele brincava no quintal da casa do tio C) o cachorro foi encaminhado ao Centro de Zoonoses. D) Segundo informaes do corpo de bombeiros. 16. Leia o texto e a definio a seguir para responder a questo proposta. A rota principal para subir o monte Fuji tem oito cabanas com luz artificial, assentos, venda de lanches e refeies, banheiros e, em algumas, hospedaria.
Essas cabanas ficam nos marcos de mudana de estgio, alm de algumas entre o stimo e o oitavo, quando comea a fase mais longa e difcil da rota. Assim, possvel fazer pausas.

Ao chegar ao pico, possvel dormir ao ar livre ou consumir algo em um dos restaurantes e dormir ali mesmo. Ou, ainda, deixar para dormir numa hospedaria no oitavo estgio.
Fonte: A ROTA principal... Folha de S. Paulo, So Paulo, 28 ago. 2008.Turismo. (adaptado).

Definio Emprega-se a vrgula para separar oraes adverbiais reduzidas, como no exemplo Dali eu via, sem ser visto, a sala de visitas.
Fonte: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima gramtica da lngua portuguesa. So Paulo: Editora Nacional, 1993.

Derivao o processo pelo qual se forma uma palavra a partir de outra j existente na lngua. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra derivada de um verbo. A) consumo. B) teraputica. C) esporte. D) vitrines.

17. Leia o fragmento a seguir que inicia o conto Feliz Aniversrio, de Clarice Lispector e responda questo. A famlia foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paets e um drapeado disfarando a barriga sem cinta. O marido no veio por razes bvias: no queria ver os irmos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laos fossem cortados e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que no precisava de nenhum deles, acompanhada dos trs filhos: duas meninas j de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata. Tendo Zilda a filha com quem a aniversariante morava disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai danar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posio de ultrajada. "Vim para no deixar de vir", dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, no sabiam bem que atitude tomar e ficaram de p ao lado da me, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paets. Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a bab. O marido viria depois. E como Zilda a nica mulher entre os seis irmos homens e a nica que, estava decidido j havia anos, tinha espao e tempo para alojar a aniversariante e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de corao inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o beb para no encarar a concunhada de Olaria; a bab ociosa e uniformizada, com a boca aberta. E cabeceira da mesa grande a aniversariante que fazia hoje oitenta e nove anos.

Fonte: LISPECTOR, Clarice. Feliz aniversrio. In: ______. Laos de famlia. Rio de Janeiro: Rocco,1998. p. 54.

O texto retrata o momento em que chegam os convidados para uma festa familiar. Pela leitura atenta do texto, podemos depreender que as pessoas esto A) bastante vontade, uma vez que a ocasio familiar. B) muito incomodadas, uma vez que precisam manter as aparncias. C) pouco empolgadas, uma vez que encontros em famlia fazem parte da rotina. D) bem ansiosas, visto que a grande av comemora oitenta e nove anos. 18. Leia o trecho e responda questo. A seguir, transcrevemos o incio de uma reportagem de informtica encontrada num jornal paulista: Fracotes viram musculosos em avatares de realidade virtual Os homens so altos, tm troncos e bceps fortes. As mulheres, de cabelos longos, fazem questo de afinar a cintura e aumentar os seios. No estamos em uma academia, tampouco em um centro cirrgico, mas no ambiente virtual Second Life, em que internautas criam avatares com verses mais caprichadas de si mesmos. A concluso da pesquisa "Just Like Me, but Better" (igualzinho a mim, s que melhor), feita pelas professoras Suely Fragoso e Nsia Rosrio, do programa de ps-graduao em comunicao da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul) e apresentada na 6 Conferncia Internacional em Cultura, Tecnologia e Comunicao, no ms passado, na Frana. (...)
Fonte: ARRAIS, Daniela. Fracotes viram musculosos em avatares de realidade virtual. Folha de S Paulo, So Paulo, 6 ago. 2008. Disponvel em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u430366.shtml>. Acesso em: 18 ago. 2008.

Em No estamos em uma academia, tampouco em um centro cirrgico, mas no ambiente virtual Second Life, o termo tampouco pode ser apropriadamente substitudo, sem que se perca a informao bsica do texto, por: A) contudo. B) todavia. C) visto que. D) nem.

19. Leia o texto para responder questo. O brasileiro tinha j recebido pauladas na testa, no pescoo, nos ombros, nos braos, no peito, nos rins e nas pernas. O sangue inundava-o inteiro; ele rugia e arfava, iroso e cansado, investindo ora com os ps, ora com a cabea, e livrando-se daqui, livrando-se dali, aos pulos e s A vitria pendia para o lado do portugus. Os espectadores aclamavam-no j com entusiasmo; mas, de sbito, o capoeira mergulhou, num relance, at s canelas do adversrio e surgiu-lhe rente dos ps, grudado nele, rasgando-lhe o ventre com uma navalha. Jernimo soltou um mugido e caiu de borco, segurando os intestinos.
Fonte: AZEVEDO, Alusio. O cortio. So Paulo: FTD, 1993. p. 126. (excerto).

Nesse fragmento de texto h um narrador em terceira pessoa que A) faz avaliaes crticas, manifestando seus sentimentos e pensamentos. B) lana hipteses sobre intenes e projetos dos personagens. C) relata o que ocorre a partir dos fatos e comportamentos observados. D) desconhece os fatos, pensamentos e sentimentos dos personagens. 20. Leia o poema a seguir e responda questo. Luiz de Cames
Quem v, Senhora, claro e manifesto O lindo ser de vossos olhos belos, Se no perder a vista s com v-los, J no paga o que deve a vosso gesto. Este me parecia preo honesto; Mas eu, por de vantagem merec-los, Dei mais a vida e alma por quer-los, Donde j me no fica mais de resto. Assim que a vida e alma e esperana, E tudo quanto tenho tudo vosso; E o proveito disso eu s o levo. Porque tamanha bem-aventurana O dar-vos quanto tenho e quanto posso, Que quanto mais vos pago, mais vos devo.
Fonte: CAMES, Luiz de. Lrica. 4 ed. So Paulo: Cultrix, 1972.

Luiz Vaz de Cames considerado um dos maiores poetas da Lngua Portuguesa. Sua lrica amorosa ligase a uma concepo neoplatnica do amor, isto , o amor um ideal supremo, nico e perfeito. A mulher,

objeto do desejo, tambm um ser imperfeito e espiritualizada em suas poesias, tornando-se a mulher ideal. Para expressar esse ideal, Cames utiliza-se de uma forma potica, que A) o verso livre. B) o soneto. C) o verso alexandrino. D) a redondilha maior.

21. Observe o cartaz e responda questo.

Fonte: BRASIL, Ministrio da Sade. Vista-se. Braslia, DF, 1997. Propaganda.

Sobre a relao entre a imagem e o texto verbal, na propaganda veiculada pelo Ministrio da Sade, correto afirmar que A) o desenho, assemelhando-se a uma camisinha em uso e a um ponto de exclamao, refora o sentido e o modo imperativo do verbo vestir. B) colocado no centro do texto, o desenho indica que o alvo da campanha o mau uso da camisinha, reforando a necessidade de os jovens se arriscarem nas festas. C) o desenho, sugerindo a imagem de uma seringa, refora o risco de os jovens se contaminarem nas festas pelo uso de drogas injetveis. D) produzido para se confundir tanto com uma camisinha quanto com um ponteiro de relgio, o desenho refora a sugesto da necessidade do uso do preservativo durante todo o tempo das festas. 22. Considere a charge a seguir e responda questo.

Fonte: CENTRO DE REFERNCIA FASTER. Charges. Disponvel em: <www.crfaster.com.br/charge4.gif>. Acesso em: 23 ago. 2008.

O cadeirante dirige-se ao pedestre de forma bastante respeitosa para uma solicitao. O fato de oferecer-lhe dinheiro demonstra que o Pedestre A) ouviu a solicitao do cadeirante. B) ignorou a solicitao do cadeirante. C) duvidou da solicitao do cadeirante. D) pressups a solicitao do cadeirante.

23. Leia o texto para responder questo. Extrato ou estrato?


Por Thas Nicoleti

"Os policiais vm dos estratos baixos, vo para a rua ganhando pouco numa estrutura militarizada sem direito a sindicalizao. So alvos ambulantes." A passagem selecionada para o comentrio de hoje ilustra um caso de confuso entre duas palavras muito parecidas, de pronncia idntica. "Extrato", com X, e "estrato", com S, so termos homnimos (hetergrafos, pois se distinguem quanto grafia, mas homfonos, porque tm a mesma pronncia). Acompanham a distino grfica significados igualmente dspares: "extrato" o particpio irregular do verbo "extrair"; refere-se, portanto, quilo que foi extrado (o extrato bancrio ou o extrato de tomate, por exemplo). Informalmente se chamam as essncias ou perfumes concentrados de "extratos". J a forma "estrato", com S, um sinnimo de camada (a palavra da mesma famlia de "estratosfera"). Em sociologia, o termo usado para designar uma faixa (ou camada) de uma populao quanto ao nvel de renda, posio social, educao etc. Foi exatamente nesse sentido que o redator empregou a palavra.
Fonte: NICOLETI, Thas. Extrato ou estrato. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u808.jhtm>. Acesso em: 3 nov. 2008.

De acordo com o texto, estrato / extrato so vocbulos que A) na fala tm pronncias iguais e na escrita tm registros diferentes, porque a origem deles e seus significados so diferentes. B) na fala tm pronncias diferentes e na escrita tm registros diferentes, porque a origem deles e seus significados so diferentes. C) na fala tm pronncias iguais e na escrita tm registros iguais, porque a origem deles e seus significados so os mesmos. D) na fala tm pronncias diferentes e na escrita tm registros iguais, porque a origem deles e seus significados so os mesmos. 24. Leia o texto para responder questo. PIQUERI Algumas pessoas se apaixonam s margens do Sena, outras caminhando em Veneza. Jonas se apaixonou na ponte do Piqueri. Lembrava perfeitamente: o carro quebrado, as buzinas, o beijo antes de o reboque chegar. Agora, de novo sobre a ponte, pensava no que tinha lido outro dia: que, para a cincia, dois corpos nunca se tocam. Os tomos ficam, no mximo, distncia de um centsimo milionsimo de centmetro um do outro. Ento, nunca tinha tocado nos lbios dela. Nunca tinha de fato segurado suas mos. Que alvio. Aquela vadia! Pulou com a certeza de que morreria sem tocar o cho imundo.
Fonte: ROSSI, Fabio Danesi. Piqueri. Folha de S. Paulo, So Paulo, 13 jan. 2008. Cotidiano, A cidade de So Paulo em contos de cem palavras, p. C3.

Sobre o sentido do ltimo pargrafo do mini-conto, correto afirmar que o personagem Jonas A) morre assassinado por acreditar que quando se ama possvel superar as leis da cincia. B) salta da ponte para salvar a amada que se acidentara enquanto ele lia um livro de cincia. C) pratica um homicdio porque se nega a aceitar uma realidade em que a cincia mais valorizada do que o amor. D) comete o suicdio por causa de uma desiluso amorosa e acreditando no que a cincia diz sobre o contato entre os corpos. 25. Leia o fragmento para responder questo. O fragmento a seguir parte de um artigo publicado em uma revista cientfica.

Com o fenmeno da Internet aumentou, e muito, o nmero de escritores. Quem sabe pelo fato de que a rede anima a escrever, pois nela difcil falar. Hoje, no Brasil, mais de um milho de pessoas esto ligadas rede. Todos os dias milhares de novos brasileiros se conectam Internet e essa comunidade, evidentemente, se comunica entre si. Por meio de e-mails, chats, ICQ, MIRC e outros programas de comunicao, milhares de pessoas, todos os dias, trocam mensagens, piadas, fofocas, receitas, confidncias pessoais etc., usando a lngua escrita. Acredita-se que o nmero de escritores aumentou porque os programas de comunicao da Internet so inovadores, dispensam papel, envelope, selos e carteiro.
Fonte: ANDRADE, Leila Minatti. A escrita, uma evoluo para a humanidade. Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, SC, v. 1, n. 1, jul./dez. 2001. Disponvel em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0101/12.htm.>. Acesso em: 25 ago. 2008.

Para ilustrar os meios de comunicao via internet, a autora faz uso de palavras estrangeiras e de algumas siglas: e-mails, chats, ICQ, MIRC e outros programas. O uso de termos estrangeiros em um artigo de divulgao cientfica revela A) uma valorizao exagerada da lngua inglesa at nos meios acadmicos. B) o uso natural de termos estrangeiros que j foram incorporados pelos usurios da lngua portuguesa. C) a aplicao de termos especficos da rea da pesquisadora que revelam sua capacidade acadmica. D) uma desvalorizao da lngua portuguesa no meio acadmico. 26. Observe o cartaz para responder questo.

Fonte: INPEV. A natureza precisa de voc. Dinheiro Rural, So Paulo, n. 2, dez. 2004. Propaganda.

Considerando o tema do texto publicitrio e o suporte em que foi publicado, correto afirmar que o pronome voc refere-se aos A) usurios de agrotxicos em propriedades rurais. B) fornecedores de agrotxicos a proprietrios rurais. C) investidores de empresas fabricantes de agrotxicos. D) produtores de embalagens vazias de agrotxicos. 27. Leia atentamente os dois textos a seguir para responder questo. Texto 1 Queixa de defunto Ilustrssimo e Excelentssimo Senhor Doutor Prefeito do Distrito Federal. Sou um pobre homem que em vida nunca deu trabalho s autoridades pblicas nem a elas fez reclamao alguma. Nunca exerci ou pretendi exercer isso que se chama os direitos sagrados de cidado. Nasci, vivi e morri modestamente, julgando sempre que o meu nico dever era ser lustrador de mveis e admitir que os outros os tivessem para eu lustrar e eu no. /.../. Toda a minha vida de privaes e necessidades era guiada pela esperana de gozar depois de minha morte um sossego, uma calma de vida que no sou capaz de descrever, mas que pressenti pelo pensamento, graas doutrinao das sees catlicas dos jornais. /.../ e esperava gozar da mais dlcida paz depois de minha morte. Morri afinal um dia destes. No descrevo as cerimnias porque so muito conhecidas e os meus parentes e amigos deixaram-me

sinceramente porque eu no deixava dinheiro algum. bom, meu caro Senhor Doutor Prefeito, viver na pobreza, mas muito melhor morrer nela. No se levam para a cova maldies dos parentes e amigos deserdados; s carregamos lamentaes e bnos daqueles a quem no pagamos mais a casa.
Fonte: BARRETO, Lima. Queixa de defunto. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 34-35.

Texto 2 bito do Autor Expirei s duas horas da tarde de uma sexta-feira do ms de agosto de 1869, na minha bela chcara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prsperos, era solteiro, possua cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitrio por onze amigos. Onze amigos! Verdade que no houve cartas nem anncios. Acresce que chovia peneirava uma chuvinha mida, triste e constante, to constante e to triste, que levou um daqueles fiis da ltima hora a intercalar esta engenhosa idia no discurso que proferiu beira de minha cova: Vs, que o conhecestes, meus senhores, vs podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparvel de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. tudo isso a dor crua e m que lhe ri natureza as mais ntimas entranhas; tudo isso um sublime louvor ao nosso ilustre finado. Bom e fiel amigo! No, no me arrependo das vinte aplices que lhe deixei. E foi assim que cheguei clusula dos meus dias.
Fonte: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. bito do autor. In: ______. Memrias pstumas de Brs Cubas. 13. ed. So Paulo: tica, 1989, p. 13.

Quanto ao ponto de vista assumido por quem escreve a principal diferena entre os dois textos A) o primeiro escrito por um personagem vivo; o segundo, por um morto. B) o primeiro escrito por um morto; o segundo, por um personagem vivo. C) o primeiro escrito por um pobre; o segundo, por um rico proprietrio. D) o primeiro escrito por um rico proprietrio; o segundo, por um pobre. 28. Leia o texto para responder questo. GALOCHAS
Fernando Sabino

E como ontem estivesse chovendo, tive a infeliz idia, ao sair rua, de calar um velho par de galochas. J me desacostumara delas, e me sentia a carregar nos ps algo pesado, viscoso e desagradvel, dando patadas no cho como um escafandrista de asfalto. Ainda assim, no deixavam de ser, em tempos de chuva, a nica proteo efetiva para o sapato. Mas quem disse que chovia? No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caia sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as ltimas poas de gua que ainda pudessem justificar minhas galochas. E elas de sbito se tornaram para mim to anacrnicas, como se eu tivesse de fraque, cartola e gravata plastron. que no se usa galocha h mais de vinte anos, advertia-me uma irnica voz interior. Desconsolado, parei e olhei em volta. Naquela festa de sol, em plena Esplanada do Castelo, quem que iria estar de galocha, alm de mim? Vi passar a meu lado os sapatos brancos de um homem pernosticamente vestido de branco. Nem tanto ao mar, nem tanto ao mar, nem tanto terra, pensei. Sara depois da chuva, certamente. Veio-me a desagradvel impresso de que todo mundo reparava nas minhas galochas. Galochas mas que coisa antiga, meu Deus do cu! descobri de sbito; como no pensar nisso ao cal-las? Artefatos de borracha e conclui idiotamente: hoje em dia tudo de matria plstica, ningum fala mais em capa de borracha existiro galochas de plstico? Como fazem os pelintras de hoje para no molhar os ps nos dias de chuva? No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedrio, resolvi me ver livre das galochas. Depois de acomodar-me, descalcei-as, procurando no chamar a ateno dos outros fregueses, deixei-as debaixo da mesa. Ao sair, porm, o garom, solcito, me advertiu em voz alta, l do fundo: - O senhor est esquecendo suas galochas! Humilhado, voltei para apanh-las, e sem ligar mais para nada, sai com elas na mo. Agora esto l, abandonadas numa das gavetas de minha mesa de trabalho, despojos de um mundo extinto. Um dia me sero teis, quando eu for, como diz o poeta, suficientemente velho para merec-las.
Fonte: SABINO, Fernando. Galochas. In: ______. Quadrante 2. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1963. p. 236.

No primeiro pargrafo, o narrador-personagem marca no enunciado o conflito que ir gerar sua histria quando A) diz que calou seu velho par de galochas. B) introduz a expresso tive a infeliz idia. C) afirma que ontem estava chovendo. D) argumenta que para andar na chuva as galochas ainda so muito eficazes. 29. Leia o texto e responda questo. NO MSN, A CONTINUAO DA BALADA Chega de pedir telefone: a nova onda agora trocar endereos no Messenger, at para saber dos futuros agitos via internet COMPORTAMENTO
Fabiano Rampazzo

Nas baladas e festas da cidade, a troca de telefones j coisa do passado. Agora o pessoal troca MSNs ferramenta de comunicao instantnea que possibilita que uma pessoa conectada internet saiba quando outras pessoas tambm se conectaram, num bate-papo virtual. Hoje, no pas, s o MSN Messenger tem mais de 13,7 milhes de contas ativas, levando para os outros dias da semana o contato de uma noite e tornando as amizades de balada menos superficiais. Mais que relacionamentos, essa onda de trocas de MSNs nas baladas pode dar outros frutos. At alguns trampos j rolaram, em contatos que comearam na balada, diz o gerente de projetos Brulio Souza, de 28 anos. J peguei muito currculo pelo MSN, conforme vou conversando vou tendo uma idia de como a pessoa . Festa rolando, ela faz o costumeiro charme dificulta at. Mas d o brao a torcer e fica com quem ficou parado na dela entre tantas outras garotas. Para que trocar telefone?
Fonte: RAMPAZZO, Fabiano. No MSN, a continuao da balada. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 13 nov. 2005. Cidades/Metrpole, Comportamento, p. C5. (com cortes).

Quanto linguagem utilizada no texto, sobretudo no ltimo pargrafo, correto afirmar que o jornalista A) aproxima a linguagem escrita da fala, usando grias, tornando o texto mais informal. B) imita o modo de escrever dos gerentes de projetos, aproximando-se da linguagem tcnica de um dos entrevistados. C) utiliza a linguagem falada somente na cidade, mais formal, diferenciando-se das pessoas que freqentam as baladas. D) reproduz os termos especficos da linguagem virtual, dificultando a compreenso do texto. 30. Leia o trecho e responda questo. Como o sol
Anselm Grn

A amizade como o sol que ilumina a vida da pessoa. O filsofo romano Marco Tlio Ccero assim se expressou: Tiram o sol do mundo aqueles que tiram a amizade da vida. Sem amizade a vida fica realmente sombria e triste. Os psiclogos sabem informar que pessoas sem amigos sofrem muito mais de fatalidades e crises. Muitas vezes no conseguem superar a experincia de um sofrimento mais profundo. precisamente no sofrimento que se comprova o amigo. Quem fica fiel nesta hora mostra que realmente amigo. Ccero expressou isto na clebre frase: Amicus certus in re incerta cenitur (Conhece-se o verdadeiro amigo na adversidade).
GRN, Anselm. O livro da arte de viver. Trad. de Edgar Orth. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004.
______. O livro da arte de viver. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. p. 149. (fragmento).

149.

Fonte: GRUN, Anselm. Como o sol. In:

O texto Como o sol faz referncia s palavras de Marco Tlio Ccero. Recorrer citao do filsofo visa principalmente a A) dificultar a leitura daqueles que no conhecem filosofia, revelando as falhas de formao do leitor. B) reforar a idia central defendida pelo texto com a de outro pensador respeitado que tambm teve a mesma opinio. C) deixar o texto mais erudito e tcnico, levando os leitores a elogiarem a superioridade intelectual do escritor. D) mostrar que apenas pessoas com formao erudita consideram a amizade como um bem superior.

31. O maior congestionamento O fim de semana comeou mal para o paulistano que tentava voltar para casa no dia 9 de maio deste ano, uma sexta-feira. s 19h30, a Companhia de Engenharia de Trfego (CET) registrou o recorde histrico de congestionamento na cidade: 266 quilmetros de lentido somente na Marginal Tiet foram 23 quilmetros, o dobro do habitual para o horrio. O caos teve dois motivos: o tombamento de um caminho com toras de madeira num acesso da Rodovia Presidente Dutra e um derramamento de leo na avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi.
Fonte: O MAIOR congestionamento. Veja, So Paulo, p. 42, 20 ago. 2008.

Para o caos a que se refere o texto, duas causas especficas so apontadas: o tombamento do caminho de madeira e o derramamento de leo em duas vias importantes do trnsito de So Paulo. O conjunto do texto permite concluir que o caos A) situao corriqueira no trnsito da capital. B) ocorreu naquele dia, em funo dos acidentes. C) j era esperado, por se tratar de uma sexta-feira. D) foi desastroso, j que era o feriado do dia das mes. 32. Leia o texto e responda questo.

Vidas Secas
Graciliano Ramos

Deu-se aquilo porque sinh Vitria no conversou um instante com o menino mais velho. Ele nunca tinha ouvido falar em inferno. Estranhando a linguagem de sinh Terta, pediu informaes. Sinh Vitria, distrada, aludiu vagamente a certo lugar ruim demais, e como o filho exigisse uma descrio, encolheu de ombros. Sinh Vitria falou em espetos quentes e fogueiras. A senhora viu? A sinh Vitria se zangou, achou-o insolente e aplicou-lhe um cocorote. O menino saiu indignado com a injustia, atravessou o terreiro, escondeu-se debaixo das catingueiras murchas, beira da lagoa vazia. O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas a cachorra, ps-se a contar-lhe baixinho uma estria. Tinha o vocabulrio quase to minguado como o do papagaio que morrera no tempo da seca. Valia-se, pois, de exclamaes e de gestos, e Baleia respondia com o rabo, com a lngua, com movimentos fceis de entender. Como no sabia falar direito, o menino balbuciava expresses complicadas, repetia as slabas, imitava os berros dos animais, o barulho do vento, o som dos galhos que rangiam na caatinga, roando-se. Agora tinha tido a idia de aprender uma palavra, com certeza importante porque figurava na conversa de sinh Terta. Ia decor-la e transmiti-la ao irmo e cachorra. Baleia permaneceria indiferente, mas o irmo se admiraria, invejoso. Inferno, inferno.
Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 55-60. (com cortes).

Enxotado pela me e sem compreender o significado da palavra inferno, o menino mais velho sente-se triste. Podemos concluir que I. a dificuldade de relacionar-se com os adultos leva o menino a se aproximar da natureza, o que o afasta, ainda mais, do domnio da linguagem. II. os problemas com sinh Vitria foram uma exceo, porque o menino demonstra ter uma boa capacidade de comunicao. III. a curiosidade infantil que conduz ao aprendizado substituda pelo silncio em um processo educativo caracterizado pelo mau uso do poder e pela dor. Esto corretas A) apenas I e II. B) apenas II e III. C) apenas I e III. D) I, II e III.

33. Considere os textos abaixo e responda questo: Texto I

Fonte: Disponvel em: <www.ghoenglisch.de/.../globalization2.gif>. Acesso em: 25 ago. 2008.

Texto II O processo produtivo mundial formado por um conjunto de umas 400-450 grandes corporaes (a maioria delas produtora de automveis e ligada ao petrleo e s comunicaes) que tm seus investimentos espalhados pelos cinco continentes. A nacionalidade delas principalmente americana, japonesa, alem, inglesa, francesa, sua, italiana e holandesa. Portanto, pode-se afirmar que os pases que assumiram o controle da 1 fase da globalizao (1450-1850), apesar da descolonizao e dos desgastes das duas guerras mundiais, ainda continuam obtendo os frutos do que conquistaram no passado. A razo disso que detm o monoplio da tecnologia e seus oramentos, estatais e privados.
Fonte: BRASIL Escola. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm.>. Acesso em: 25 ago. 2008.

O texto II denuncia que os benefcios da Globalizao ainda esto sob monoplio de um nmero reduzido de pases ricos. Pode-se dizer que a charge apresentada como Texto I e tambm intitulada Globalizao expressa o mesmo ponto de vista; tal afirmao se justifica na charge por meio A) da representao do globo com fisionomias humanas. B) do contorno simtrico dos rostos sugerindo uniformidade. C) da ilustrao da rea norte com rostos sorridentes e, da sul, com tristes. D) da inclinao do globo que sugere as mesmas possibilidades para os dois hemisfrios. Leia o texto e responda s questes 34 e 35. Beleza ancestral Estudo sugere que a evoluo da voz humana comeou h centenas de milhes de anos, quando ramos peixes
RICARDO BONALUME NETO DA REPORTAGEM LOCAL

Ele feio que di, o tipo de peixe que voc encontraria em um pesadelo; no por nada, seu nome vulgar peixe-sapo. Mas ele tem seu lado romntico, pois entoa um "canto" para atrair a fmea. Uma das espcies do animal inclui um macho ainda mais atencioso, que se compromete a tomar conta dos ovos fertilizados. (Fmeas adoram compromisso.) Em contexto de agresso, como defesa de territrio, macho e fmea grunhem. Se sua beleza visual no um grande atrativo, pelo menos o peixe-sapo atrai os cientistas pelo som. Ao estudar o sistema nervoso de larvas de trs espcies de peixe-sapo, bilogos verificaram que o circuito nervoso necessrio para essas vocalizaes semelhante ao de outros vertebrados mais complexos, como aves e mamferos, incluindo os humanos. Trocando em palavras, a origem da fala surgiu na evoluo biolgica com os peixes, bem antes de os animais comearem a andar em terra firme. O ancestral de todos os cantores de hoje estava nadando havia centenas de milhes de anos. Fala que eu te escuto Para os humanos, a laringe e o ar dos pulmes so essenciais para a criao da fala. Para os peixes, os sons vm do ar dentro de um rgo especializado, a bexiga natatria, que ajuda o peixe a controlar a

profundidade de natao. Os msculos ligados a ela podem ser ativados pelo circuito no crebro para produzir sons primitivos - basicamente zumbidos e grunhidos sem muita variao. O peixe-sapo Porichthys notatus conhecido popularmente nos EUA como "mid-shipman" (guardamarinha, em ingls), nome que certamente no deve agradar a esses cadetes navais, pois trata-se de outro peixe bem feio.
Fonte: BONALUME NETO, Ricardo. Beleza ancestral. Folha de S. Paulo, So Paulo, 20 jul. 2008. Mais!

34. Considerando as principais informaes do texto, correto afirmar que o ttulo faz referncia A) ao interesse que a antiga capacidade de vocalizao dos peixes assume no estudo da origem da fala nos humanos. B) importncia primordial que a emisso de sons possui no processo de fertilizao dos ovos pelos peixes machos. C) primitiva funo de defesa que a aparncia dos peixes garante h centenas de milhes de anos. D) ao original poder de atrao que os zumbidos e grunhidos dos peixes tiveram em um passado distante. 35. Sobre as caractersticas fsicas dos animais utilizados no estudo a que se refere o texto, correto afirmar que A) sua aparncia visual semelhante de outros vertebrados mais complexos, como aves e mamferos. B) neles os rgos do sistema respiratrio, como laringe e pulmes, so essenciais para a produo dos sons. C) neles os msculos ligados bexiga natatria so ativados para produzir sons pouco variados. D) sua capacidade de produzir vocalizaes advm de seu singular circuito nervoso, adequado para as guas escuras. 36. Leia o texto e responda questo. Triste fim de Policarpo Quaresma Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez1, olhava sempre baixo, mas, quando fixava algum ou alguma coisa, os seus olhos tomavam, por detrs das lentes, um forte brilho de penetrao, e era como se ele quisesse ir alma da pessoa ou da coisa que fixava. Contudo, sempre os trazia baixos, como se se guiasse pela ponta do cavanhaque que lhe enfeitava o queixo. Vestia-se sempre de fraque, preto, azul, ou de cinza, de pano listrado, mas sempre de fraque, e era raro que no se cobrisse com uma cartola de abas curtas e muito alta, feita segundo um figurino antigo de que ele sabia com preciso a poca. Quando entrou em casa, naquele dia, foi a irm quem lhe abriu a porta, perguntando: - Janta j? - Ainda no. Espere um pouco o Ricardo que vem jantar hoje conosco. - Policarpo, voc precisa tomar juzo. Um homem de idade, com posio respeitvel, como voc , andar metido com esse seresteiro, um quase capadcio no bonito! O major descansou o chapu-de-sol um antigo chapu-de-sol, com a haste inteiramente de madeira, e um cabo de volta, incrustado de pequenos losangos de madreprola e respondeu: - Mas voc est muito enganada, mana. preconceito supor-se que todo homem que toca violo um desclassificado. A modinha a mais genuna expresso da poesia nacional e o violo o instrumento que ela pede. Ns que temos abandonado o gnero, mas ele j esteve em honra, em Lisboa, no sculo passado, com o Padre Caldas, que teve um auditrio de fidalgas. Beckford, um ingls notvel, muito o elogia. - Mas isso foi em outro tempo; agora... - Que tem isso, Adelaide? Convm que ns no deixemos morrer as nossas tradies, os usos genuinamente nacionais... - Bem, Policarpo, eu no quero contrariar voc; continue l com suas manias.
Fonte: BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. So Paulo: Abril, [2001?]. p.17.

No trecho de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, h uma seqncia de fatos ocorridos num curto espao de tempo, entre o Major Quaresma e sua irm. Pode-se afirmar que os episdios principais do trecho, em uma seqncia lgica, so: A) o convite do Major para um amigo jantar em sua casa e a discusso acerca da roupa do Major. B) a informao do Major sobre o Padre Caldas, em Lisboa, e a chegada de Quaresma em casa.

C) a opinio da irm acerca do convite feito pelo Major para Ricardo e a explicao a respeito do gnero modinha. D) a discusso entre os irmos acerca da profisso de seresteiro e a irm perguntando se poderia servir o jantar. Leia o texto e responda s questes 37, 38 e 39. Tio (a Otvio) Eu queria convers com o senhor! Otvio Comigo? Tio (Firme) . Otvio Minha gente, vocs querem d um pulo l fora, esse rapaz quer convers comigo. /.../. Obrigado! (Saem. Tio e Otvio ficam a ss) Bem, pode fal. Tio Papai... Otvio Me desculpe, mas seu pai ainda no chegou. Ele deixou um recado comigo, mandou diz pra voc que ficou muito admirado, que se enganou. E pediu pra voc tom outro rumo, porque essa no casa de fura-greve! Tio Eu vinha me despedir e dizer s uma coisa: no foi por covardia! Otvio Seu pai me falou sobre isso. Ele tambm procura acredit que num foi por covardia. Ele acha que voc at que teve peito. Furou a greve e disse pra todo mundo, no fez segredo. /.../. Ele acha, o seu pai, que voc ainda mais filho da me! Que voc um traid dos seus companheiros e da sua classe, mas um traid que pensa que t certo! No um traid por covardia, um traid por convico! Tio Eu queria que o senhor desse um recado a meu pai... Otvio V dizendo. Tio Que o filho dele no um filho da me. Que o filho dele gosta de sua gente, mas que o filho dele tinha um problema e quis resolv esse problema de maneira mais segura. Que o filho um homem que quer bem! Otvio Seu pai vai fic irritado com esse recado, mas eu digo. Seu pai tem outro recado pra voc. Seu pai acha que a culpa de pens desse jeito no sua s. Seu pai acha que tem culpa... Tio Diga a meu pai que ele no tem culpa nenhuma. Otvio (Perdendo o controle) Se eu te tivesse educado mais firme, se te tivesse mostrado melhor o que a vida, tu no pensaria em no ter confiana na tua gente...
Fonte: GUARNIERI. Gianfrancesco. Eles no usam black-tie. In: CENAS de intolerncia. So Paulo: tica, 2007, p. 81- 82. (Coleo quero ler. Teatro).

37. O autor opta por grafar de modo diferenciado as formas dos verbos no infinitivo (como convers, fal, diz, tom, pens...) porque A) imitando um modo mais popular de falar, quer sugerir que as personagens tm uma origem social humilde. B) reproduzindo uma forma mais apressada de falar, quer explicitar que as personagens esto muito irritadas. C) registrando um jeito mais culto de escrever, quer marcar a diferena de classes entre as personagens. D) inventando uma variao mais criativa de escrita, quer acentuar o carter fictcio das personagens. 38. Os trechos do texto que melhor denunciam o real vnculo familiar que liga os dois personagens so A) a primeira fala de Tio e a segunda fala de Otvio. B) a quinta fala de Tio e a terceira fala de Otvio. C) a ltima fala de Tio e a penltima fala de Otvio. D) a terceira fala de Tio e a ltima fala de Otvio. 39. Considerando as falas e atitudes dos personagens, correto afirmar que o principal motivo da discusso entre eles A) a disputa de poder entre dois lderes comunitrios que fazem parte de classes sociais diferentes. B) o conflito de geraes entre dois parentes que tm posies ideolgicas diferentes. C) a crise de cimes entre dois companheiros que querem bem a uma mesma pessoa. D) o excesso de desconfiana entre dois operrios que esto do mesmo lado em um movimento trabalhista. 40. Leia o poema a seguir e responda questo. NAMORO A CAVALO Eu moro em Catumbi: mas a desgraa,

Que rege minha vida malfadada, Ps l no fim da rua do Catete A minha Dulcinia namorada. Alugo (trs mil ris) por uma tarde Um cavalo de trote (que esparrela!) S para erguer meus olhos suspirando A minha namorada na janela... Todo o meu ordenado vai-se em flores E em lindas folhas de papel bordado... Onde eu escrevo trmulo, amoroso, Algum verso bonito... mas furtado. Morro pela menina, junto dela Nem ouso suspirar de acanhamento... Se ela quisesse eu acabava a histria Como toda a comdia em casamento... Ontem tinha chovido... Que desgraa! Eu ia a trote ingls ardendo em chama, Mas l vai seno quando... uma carroa Minhas roupas tafuis encheu de lama...

Eu no desanimei. Se Dom Quixote No Rocinante erguendo a larga espada Nunca voltou de medo, eu, mais valente, Fui mesmo sujo ver a namorada... Mas eis que no passar pelo sobrado, Onde habita nas lojas minha bela, Por ver-me to lodoso ela irritada Bateu-me sobre as ventas a janela... O cavalo ignorante de namoro, Entre dentes tomou a bofetada, Arrepia-se, pula e d-me um tombo Com pernas para o ar, sobre a calada... Dei ao diabo os namoros. Escovado Meu chapu que sofrera no pagode... Dei de pernas corrido e cabisbaixo E berrando de raiva como um bode. Circunstncia agravante. A cala inglesa Rasgou-se no cair de meio a meio, O sangue pelas ventas me corria Em paga do amoroso devaneio!...

Fonte: AZEVEDO, lvares de. Namoro a cavalo. In: ______. Poesias completas: lira dos vinte anos. So Paulo: Saraiva, 1962. p.229-230.

O poema possui traos narrativos: apresenta a tentativa de um encontro amoroso que, de to desastrosa, torna-se engraada. Assinale a alternativa que apresenta, na ordem, os imprevistos do evento: A) Fecha-se a janela, tomba o cavalo, rasga-se a cala, suja-se a roupa. B) Tomba o cavalo, fecha-se a janela, suja-se a roupa, rasga-se a cala. C) Rasga-se a cala, suja-se a roupa, fecha-se a janela, tomba o cavalo. D) Suja-se a roupa, fecha-se a janela, tomba o cavalo, rasga-se a cala.

41. Leia com ateno a letra de msica a seguir para responder questo. De mais ningum Se ela me deixou, a dor meu trofu, o que restou, minha s, no de mais ningum o que me aquece sem me dar calor Aos outros eu devolvo a d, Se eu no tenho o meu amor, Eu tenho a minha dor Eu tenho a minha dor. Se ela preferiu ficar sozinha, Ou j tem um outro bem. Se ela me deixou a dor minha, A dor de quem tem. A sala, o quarto, a casa est vazia, A cozinha, o corredor Se nos meus braos ela no se aninha, A dor minha.

Fonte: ANTUNES, Arnaldo; MONTE, Marisa. De mais ningum. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/marisamonte/site/abertura.htm>. Acesso em: 13 ago. 2008.

Identifique, dos excertos de poemas abaixo, aquele que mais se aproxima do tema do abandono amoroso tal como tratado na letra de msica: A) Se os que me viram j cheia de graa Olharem bem de frente para mim, Talvez, cheios de dor, digam assim: "J ela velha! Como o tempo passa"!...
(Florbela Espanca)

B) Que estranho caso de amor Que desejado tormento!

Que venho a ser avarento Das dores da minha dor. Por no se tomar pior, Se se sabe ou se sente, No [n]a digo a toda a gente.
(Lus de Cames)

C) Depois, tudo estar perfeito; praia lisa, guas ordenadas, meus olhos secos como pedras e as minhas duas mos quebradas.
(Ceclia Meireles)

D) ela! ela! murmurei tremendo, e o eco ao longe murmurou ela! Eu a vi... minha fada area e pura a minha lavadeira na
(lvares de Azevedo)

42. Leia o texto para responder questo. Ilmo. Sr. Delegado da Delegacia Regional do Trabalho de So Paulo ...(empresa)... estabelecida nesta Capital, no bairro de ..., Rua ... n ..., vem mui respeitosamente solicitar a V. Sa. que se digne registrar o presente Contrato de Aprendizagem, do(a) menor ..., neste ato devidamente assistido(a) por seu representante legal, Sr(a) ..., para o qual prestamos as seguintes informaes: 1. Certificado - Decreto n 31.546/52, expedido pelo SENAI: - n ... - validade at: .../.../... - expedida em: .../.../.. 2. Os programas de aprendizagem fornecidos pelo SENAI, correspondentes a cada uma das funes, que constam dos contratos anexos, foram expedidos respectivamente em: .../.../... . 3. Total de empregados na empresa: ... Quantidade de menores: ... (com contratos de aprendizagem) Funes que demandam aprendizagem: ... 4. Menores matriculados na escola SENAI: ... 5. ltimo requerimento - data: .../.../... Termos em que, P. Deferimento. (local, data, carimbo e assinatura).
Fonte: CONTRATO de aprendizagem para menores de idade. Disponvel contratodeaprendizagemparamenoresdeidade.htm->. Acesso em: 11 ago. 2008. em: <www.sato.adm.br/dp/modelo-

Considerando-se o uso dos pronomes de tratamento, pode-se dizer que o texto dirigido para A) o responsvel da Delegacia Regional do Trabalho. B) a empresa do Senai. C) os menores matriculados na escola SENAI. D) os empregados de uma empresa. 43. Leia os textos para responder questo. Considere os textos a seguir. O primeiro um fragmento de uma cano ainda atual do compositor Renato Russo e, o segundo, uma estrofe de um poema de Toms Antnio Gonzaga, poeta que viveu no sculo XVIII: sempre sempre acaba... Texto I: Fonte: RUSSO, Renato. Por enquanto. (fragmento). Mudaram as estaes, nada mudou Disponvel em:<http://letras.terra.com.br/renatorusso/ Mas eu sei que alguma coisa aconteceu 243674/>. Acesso em: 25 ago. 2008. T tudo assim, to diferente Se lembra quando a gente chegou um dia a Texto II: acreditar Ornemos nossas testas com as flores, Que tudo era pra sempre sem saber que pra e faamos de feno um brando leito;

prendamo-nos, Marlia, em lao estreito, gozemos do prazer de sos amores. Sobre as nossas cabeas, Sem que o possam deter, o tempo corre; E para ns o tempo que se passa

Tambm, Marlia, morre


Fonte: GONZAGA, Toms Antnio. Poesias e cartas chilenas. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1957. p. 63.

Os dois textos, apesar de compostos em pocas e por autores diferentes, possuem um tema comum. Podese dizer que nos dois: A) enfatiza-se a passagem incontrolvel do tempo. B) ressaltam-se os aspectos positivos e felizes da vida. C) h uma recusa em aceitar a passagem do tempo. D) h um relato das mudanas que ocorrem com o tempo na natureza. Leia o texto e responda questo 44 e 45. Era rica e formosa. Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. No a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informaes acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que no repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentrios malvolos de que usa vesti-la os noveleiros. Aurlia era rf; tinha em sua companhia uma velha parenta, viva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta no passava de me de encomenda, para condescender com os escrpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo no tinha admitido ainda certa emancipao feminina. A convico geral era que o futuro da moa dependia exclusivamente de suas inclinaes ou de seu capricho; e por isso todas as adoraes se iam prostrar aos prprios ps do dolo. Assaltada por uma turba de pretendentes que a disputavam como o prmio da vitria, Aurlia, com sagacidade admirvel em sua idade, avaliou da situao difcil em que se achava, e dos perigos que a ameaavam.
FONTE: ALENCAR, Jos de. Senhora. So Paulo: Moderna, 1993. p. 19-20. (excerto).

44. A regra geral da colocao pronominal em lngua portuguesa a de que um pronome oblquo seja empregado aps o verbo; no entanto, havendo uma palavra atrativa, o pronome deve anteced-lo. Compare os seguintes perodos do texto: I - O universo torna-se um lugar escuro e frio II - O universo tambm se torna escuro e frio O que determina a anteposio do pronome ao verbo em II A) o fato de o verbo estar conjugado no presente. B) a necessidade de distanciar o som /s/ de universo e escuro na frase. C) a determinao do sujeito pelo artigo o, palavra atrativa de pronome. D) a presena do advrbio tambm como palavra atrativa. 45. O narrador de um texto uma inveno do autor, apresenta uma perspectiva especfica que orienta a prpria leitura. Sobre o narrador do texto lido podemos inferir que A) apesar de esforar-se por parecer objetivo e desapaixonado, revela sua simpatia e predileo por Aurlia em expresses como sem os comentrios maldosos e com sagacidade admirvel em sua idade. B) como personagem importante na narrativa, fala principalmente a partir de conhecimentos incompletos, por isso no sabe tudo aquilo que se falava de Aurlia pelas costas. C) demonstra seu mal-estar pela atitude leviana de Aurlia, de quem todos falavam mal porque no obedecia nunca sua tutora, a D. Firmina, como se v em essa parenta no passava de me de encomenda. D) consegue manter-se, ao longo de toda a narrativa, completamente neutro e objetivo, como de esperar em um narrador onisciente em terceira pessoa. 46. Considere o fragmento a seguir para responder questo.

Os infelizes clculos da felicidade


Mia Couto

O homem da histria chamado Julio Novesfora. Noutras falas, o mestre Novesfora. Homem bastante matemtico, vivendo na quantidade exacta, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equao de infinito grau. Qualquer situao lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida frmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurnios: conta que se faz sem cabea. Doseava o corao em aplicaes regradas, reduzida a paixo ao seu equivalente numrico. Amores, mulheres, filhos, tudo isso era hiptese nula. O sentimento, dizia ele, no tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equao. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da lgebra, dizia, a ternura um absurdo. Como o zero negativo. Vocs vejam, dizia ele aos alunos, a erva no se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem dio. s o justo praticar da dentadura injetvel dela. Na natureza no se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos. Certa vez, porm, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade; toda a gente advertia essa menina mais que nova, no d para si. Faa as contas mestre. Mas o mestre j perdera o clculo. [...]
Fonte: COUTO, Mia.Os infelizes clculos da felicidade. Luar de Outono, [s.l., s.d.]. Disponvel em: <http://www.lumiarte.com/luardeoutono/miacouto1.html>. Acesso em: 25 ago. 2008.

O trecho apresenta a personagem central do conto: o mestre Novesfera. Dentre as expresses utilizadas para caracterizar a personagem, est Qualquer situao lhe algebrava o pensamento. O verbo algebrar no dicionarizado, ou seja, foi criado nesse texto, para uso especfico do autor. Podemos dizer que a inveno dessa palavra A) revela a profisso da personagem: professor de matemtica. B) demonstra sua facilidade de realizar clculos. C) enfatiza seu modo sistemtico de ler a vida. D) um neologismo que em nada reala o carter da personagem. 47. Leia o texto para responder questo. A soluo sem fio As cidades que democratizaram o acesso internet registraram melhora significativa nos ndices oficiais de educao. Por Cynara Menezes At que ponto a internet pode influir como ferramenta educativa? Especialistas acreditam que falta um longo caminho para a rede se tornar um instrumento eficiente de extenso educao formal, mas o fato que, nas cidades onde o acesso foi democratizado, houve melhoras nos ndices de ensino oficiais. Em Sud Mennucci, por exemplo, municpio de 7,7 mil habitantes a 614 quilmetros de So Paulo, o analfabetismo caiu metade desde que a conexo de internet sem fio foi instalada, h cinco anos. Sud Mennucci foi pioneira no Pas a disponibilizar o acesso Wi-Fi (sem fio) para todos os seus moradores em 2003. Em 2001, 14% dos moradores eram analfabetos. Atualmente so 7,25%. O municpio foi includo numa restrita lista de 37 cidades do Pas em que o MEC avalia a razo do sucesso de prticas educacionais. Os ndices podem ser atribudos tambm ao fato de o acesso rede ter mudado hbitos da populao, como o de freqentar mais a biblioteca, onde h computadores disponveis a todos. Em Carlpolis, no Paran, onde h rede Wi-Fi para os habitantes desde o ano passado, uma fazenda-escola foi criada recentemente com o objetivo de fazer a internet chegar tambm aos agricultores e seus filhos. H quase trs anos, em Quissam, no estado do Rio de Janeiro, os cerca de 15 mil habitantes passaram a ter acesso Web por meio da conexo sem fio. A prefeitura instalou telecentros nos bairros mais populosos e nas zonas rurais, os Quissanets, de uso liberado, mas com algumas regras: sites porns no podem ser acessados.
Fonte: MENEZES, Cynara. A soluo sem fio. Carta Capital, So Paulo, p. 33, 13 ago. 2008. (adaptado).

Assinale a opo que apresenta respectivamente uma idia central e uma secundria extradas dos pargrafos. A) A melhora nos ndices educacionais tem coincidido em vrios lugares com a democratizao da internet/ a rede ainda no pode ser considerada um instrumento eficiente na educao formal.

B) Em Sud Mennucci, a populao tem freqentado mais a biblioteca/o analfabetismo foi reduzido de 14% para 7,25%, em 2001. C) Em Carlpolis, no Paran, h rede Wi-Fi, (Wireless Fidelity, a internet sem fio) desde o ano passado/ foi criada uma fazenda-escola para que os agricultores e seus filhos acessem a internet. D) A prefeitura de Quissam, no Rio de Janeiro impe algumas regras para o acesso internet nos telecentros/ h quase trs anos, os cerca de 15 mil habitantes tm acesso Web por conexo sem fio. 48. Leia o texto para responder questo. O Novo Manifesto
Lima Barreto

Eu tambm sou candidato a deputado. Nada mais justo. Primeiro: eu no pretendo fazer coisa alguma pela Ptria, pela famlia, pela humanidade. Um deputado que quisesse fazer qualquer coisa dessas, ver-se-ia bambo, pois teria, certamente, os duzentos e tanto espritos dos seus colegas contra ele. Contra as suas idias levantar-se-iam duas centenas de pessoas do mais profundo bom senso. Assim, para poder fazer alguma coisa til, no farei coisa alguma, a no ser receber o subsdio. Eis a em que vai consistir o mximo da minha ao parlamentar, caso o preclaro eleitorado sufrague o meu nome nas urnas. Recebendo os trs contos mensais, darei mais conforto mulher e aos filhos, ficando mais generoso nas facadas aos amigos. Desde que minha mulher e os meus filhos passem melhor de cama, mesa e roupas, a humanidade ganha. Ganha, porque, sendo eles parcelas da humanidade, a sua situao melhorando, essa melhoria reflete sobre o todo de que fazem parte. Concordaro os nossos leitores e provveis eleitores, que o meu propsito lgico e as razes apontadas para justificar a minha candidatura so bastante ponderosas. De resto, acresce que nada sei da histria social, poltica e intelectual do pas; que nada sei da sua geografia; que nada entendo de cincias sociais e prximas, para que o nobre eleitorado veja bem que vou dar um excelente deputado. Razes to poderosas e justas, creio, at agora, nenhum candidato apresentou, e espero da clarividncia dos homens livres e orientados o sufrgio do meu humilde nome, para ocupar uma cadeira de deputado, por qualquer Estado, provncia ou emirado, porque, nesse ponto, no fao questo alguma. s urnas.
Fonte: BARRETO, Lima. O novo manifesto. In: TUFANO, Douglas. Antologia da crnica brasileira: de Machado de Assis a Loureno Diafria. So Paulo: Moderna, 2005. p. 56-58.

O texto da apresentao de um candidato ao exerccio do servio pblico. Podemos dizer que nesse texto h uma implcita ironia, justificada A) em todo o texto, pois o autor d diversos exemplos que satirizam e generalizam o comportamento e objetivos de um poltico ftil e vaidoso. B) no incio do texto, quando o autor afirma que os polticos no se interessam pelo bem pblico. C) logo no incio do texto, pois o autor insinua atravs de seu manifesto bem escrito que um deputado s se importa com seu subsdio (salrio). D) no final do texto, pois o autor demonstra total descompromisso com a comunidade local e ainda deseja candidatar-se a um cargo pblico. 49. Leia o poema e responda questo. A CRISTANDADE Padre acar, Que estais no cu Da monocultura, Santificado Seja o nosso lucro, Venha a ns o vosso reino De lbricas mulatas E ldimas patacas, Seja feita A vossa vontade, Assim na casa-grande Como na senzala.

O ouro nosso De cada dia Nos dai hoje E perdoai nossas dvidas Assim como perdoamos O escravo faltoso Depois de puni-lo. No nos deixeis cair em tentao De liberalismo, Mas livrai-nos de todo Remorso, amm.

Fonte: PAES, Jos Paulo. A cristandade. In: ______. Melhores poemas. So Paulo: Global, 1998. p. 88. (Nova cartas chilenas).

Considerando o sentido geral do poema, correto afirmar que nele

A) um escravo punido insurge-se contra o sistema escravista, rogando que seus proprietrios sejam punidos e cobrando o que lhe devem. B) um padre, representante da cristandade oficial, roga agradecendo ao reino pela parte que tem lhe cabido no sistema monocultor de acar. C) um proprietrio de terras e escravos reconhece as vantagens que o sistema lhe traz, rogando para que os privilgios se mantenham. D) um senhor de escravos liberal, com remorso, roga para ser perdoado pelos lucros e dvidas adquiridos no sistema de casa-grande e senzala. 50. Leia os textos para responder questo. Versos ntimos Augusto dos Anjos Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Texto 1 Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se a algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!
Fonte: ANJOS, Augusto dos. Versos ntimos. In:MORICONI, talo. Os cem melhores poemas brasileiros do sculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 61.

Texto 2 Charles Darwin (1809 1882) defendeu a teoria da evoluo das espcies segundo a qual os seres vivos lutam pela sobrevivncia e o vencedor a espcie melhor adaptada ao ambiente. Os mais aptos e adaptados ao meio em que vivem tm mais filhos e uma vida mais Longa Comparando o poema Versos ntimos, de Augusto dos Anjos (1884-1914) com as idias evolucionistas de Darwin, podemos afirmar que o eu-lrico defende A) uma viso espiritual do ser humano que, ao se perceber na lama e sem qualquer possibilidade de evoluo, apenas pode voltar-se para Deus. B) uma viso otimista do ser humano, segundo a qual gradualmente nos tornamos pessoas melhores at sairmos da lama e nos tornarmos como panteras C) uma viso pessimista do ser humano, comparando a vida em sociedade luta sem princpios morais do mais apto pela sobrevivncia. D) uma viso prepotente do ser humano, considerado uma espcie superior s demais e, portanto, no sujeita s leis da evoluo das espcies. 51. Leia o poema para responder questo. DA MORTE IV Vinda do fundo, luzindo Ou atadura, escondendo Vindo escura Ou pegajosa lambendo Vinda do alto Ou das ferraduras Memoriosa se dizendo Calada ou nova Vinda da coitadez Ou rgia numas escadas Subindo Amada Torpe Esquiva Bem-vinda.
Fonte: HILST, Hilda. Da morte IV. In: ______. Da morte: odes mnimas. So Paulo: Nankin, 1998. p. 31.

Anttese um recurso expressivo que consiste em apresentar, em um mesmo texto, palavras de sentido contrrio. No poema de Hilda Hilst, antteses so usadas para retratar a morte como algo formado por opostos. o que ocorre com o par de palavras: A) fundo/alto. B) calada/nova. C) amada/bem-vinda. D) atadura/ferraduras.

52. Leia os textos para responder questo. Texto 1 O ato de divulgar como laboratrio de formao
por Chris Bueno e Susana Dias

Divulgao cientfica. Em torno desta expresso movimentam-se coisas muito distintas. Associada durante muito tempo ignorncia da populao sobre as questes relacionadas s cincias, a divulgao cientfica ganhou conotao de alfabetizao e popularizao e conferiu poder a um modelo de produo e circulao do conhecimento conhecido como dficit model, amplamente criticado por socilogos e filsofos da cincia como ingls Bryan Wynne, o norteamericano Stephen Turner e o francs Jacques Testart, que identificam, nesse modelo, problemas para a democratizao das decises ligadas s cincias e tecnologias. Entretanto, como mostra o professor Carlos Vogt, coordenador do Labjor e editor-chefe da ComCincia, na entrevista que abre esta edio comemorativa, o conceito de divulgao cientfica foi se transformando: de uma noo centrada apenas no acesso informao, para uma divulgao que privilegia a formao do cidado: no sentido que ele possa ter opinies e uma crtica de todo processo envolvido na produo do conhecimento cientfico com sua circulao e assim por diante. Esse um conceito relacionado cultura cientfica que modifica os modos de fazer e pensar a prpria divulgao, analisa Vogt.
Fonte: BUENO, Chris; DIAS, Susana. O ato de divulgar como laboratrio de formao. Com Cincia: revista eletrnica de jornalismo cientfico. So Paulo, 10 jul. 2008. (excerto). Disponvel em: <http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=37&tipo=entrevista>. Acesso em: 3 nov. 2008.

Texto 2 DIVULGAO substantivo feminino ato, processo ou efeito de tornar pblica alguma coisa; difuso, propagao, vulgarizao.
Fonte: HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio Houaiss dalngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. Disponvel em: <http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=divulga%E7%E3o&stype=k>. Acesso em: 3 nov. 2008.

O artigo de Chris Bueno e Susana Dias mostra-nos que o termo divulgao, dentro dos estudos cientficos, no significa apenas processo ou efeito de tornar pblica alguma coisa. O texto mostra-nos que no campo da Cincia, a palavra divulgao A) alterou o seu sentido: inicialmente centrada no acesso informao, passa a privilegiar a formao do cidado, visando a que ele possa ter opinies e uma crtica do processo de produo do conhecimento cientfico. B) permanece com o mesmo sentido voltado para o acesso informao, significando alfabetizao e popularizao, o que dificulta a democratizao das decises ligadas s cincias e tecnologias. C) no mantm o sentido original: de um termo vago que visava formao do cidado crtico passa a privilegiar a alfabetizao do leitor em termos cientficos. D) preserva o mesmo sentido de sempre, isto , alfabetizao e popularizao, como se nota tambm no dicionrio. Isso natural porque as palavras nunca mudam o seu significado. 53. Boa-noite
Castro Alves

Boa-noite, Maria! Eu vou-me embora. A lua nas janelas bate em cheio. Boa-noite, Maria! tarde... tarde... No me apertes assim contra teu seio. Boa-noite!... E tu dizes Boa-noite. Mas no digas assim por entre beijos... Mas no mo digas descobrindo o peito Mar de amor onde vagam meus desejos. Julieta do cu! Ouve... a calhandra J rumoreja o canto da matina. Tu dizes que eu menti?... pois foi mentira... ... Quem cantou foi teu hlito, divina! Se estrela-d'alva os derradeiros raios

Derrama nos jardins do Capuleto, Eu direi, me esquecendo d'alvorada: " noite ainda em teu cabelo preto..."
Fonte: ALVES, Castro. Boa-noite. In: ______. Espumas flutuantes. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, [s.d.]. p. 67-68.

As reticncias so, na escrita, a sequncia de trs pontos: .... Indicam um pensamento ou idia que ficou por terminar. Desse modo, sugerem esquecimento, descuido, hesitao ou omisso, como algo que podia ser escrito, mas que no o foi. No poema, Boa-noite, recorrente o uso das reticncias. Esse fato permite reforar as seguintes idias presentes no texto: I. O eu-lrico no deseja partir e espera que ocorra algo repentino que o impea de ir embora. II. O eu-lrico no consegue se concentrar completamente no que est dizendo para a Maria. III. O eu-lrico est com tanta pressa de ir embora que no tem tempo para completar a despedida. Levando-se em conta as idias apresentadas, possvel dizer que esto corretas, apenas: A) I e II. B) II e III. C) I e III. D) III.

54. Leia o texto para responder questo. O texto a seguir a letra de uma cano que narra a histria de um boiadeiro. Disparada
Geraldo Vandr e Theo de Barros

Prepare o seu corao Prs coisas Que eu vou contar Eu venho l do serto E posso no lhe agradar... Aprendi a dizer no Ver a morte sem chorar E a morte, o destino, tudo Estava fora do lugar Eu vivo pr consertar... Na boiada j fui boi Mas um dia me montei No por um motivo meu Ou de quem comigo houvesse Que qualquer querer tivesse Porm por necessidade Do dono de uma boiada Cujo vaqueiro morreu... Boiadeiro muito tempo Lao firme e brao forte Muito gado, muita gente Pela vida segurei

Seguia como num sonho E boiadeiro era um rei... Mas o mundo foi rodando Nas patas do meu cavalo E nos sonhos Que fui sonhando As vises se clareando As vises se clareando At que um dia acordei... Ento no pude seguir Valente em lugar tenente E dono de gado e gente Porque gado a gente marca Tange, ferra, engorda e mata Mas com gente diferente... Se voc no concordar No posso me desculpar No canto pr enganar Vou pegar minha viola Vou deixar voc de lado Vou cantar noutro lugar

Fonte: VANDR, Geraldo; BARROS, Theo de. Disparada. Disponvel em: <http://letras.terra.com.br/geraldovandre/46166/.>. Acesso em: 18 ago. 2008.

Segundo o eu-potico, houve um momento em que sua vida de boiadeiro, vida de rei, tomou outro rumo. Identifique os versos que revelam o processo de tal mudana: A) Eu venho l do serto/ E posso no lhe agradar B) A morte e o destino, tudo/ Estava fora do lugar C) E nos sonhos / Que fui sonhando / As vises se clareando D) Vou pegar minha viola/ Vou deixar voc de lado/ Vou cantar noutro lugar Leia o texto para responder s questes 55 e 56.

Evoluo de Rufus satisfaz cavaleiro


DO ENVIADO A HONG KONG

O campeo olmpico Rodrigo Pessoa, 35, saiu da prova de ontem espantado com um trecho do percurso. E diz que espera mais dificuldade nas prximas provas. Ele elogiou a conduta de Rufus, cavalo que, espera ele, consiga substituir o aposentado Baloubet du Rouet. (LF) FOLHA - Voc foi um dos quatro a zerarem o percurso. O que achou disso? RODRIGO PESSOA - J esperava um percurso bem difcil. Vimos muitas faltas no obstculo do rio, e eu no esperava nada muito diferente disso em termos de dificuldade. Meu cavalo se apresentou muito bem, seguro. Mas foi uma pista exigente para todos. Tive que superar isso. FOLHA - Qual foi o trecho mais duro? PESSOA - O rio, depois de uma curva, fazia tempo que no via. Era o ponto mais complicado e foi onde houve mais erros. FOLHA - Rufus pode substituir o Baloubet altura? PESSOA - Ele hoje [ontem] foi muito bem, mas difcil comparar com o Baloubet. Estou com este cavalo h um ano e meio e tive que apressar sua preparao para competir no Pan [do Rio], um evento importante. Ele foi bem l, quando levou o peso de ser minha principal montaria. Apesar de ter tido altos e baixos, normais no incio de trabalho, h algum tempo ele s evolui. Estou contente com seu desenvolvimento. satisfatrio ter um cavalo desse calibre.
Fonte: EVOLUO de Rufus satisfaz cavaleiro. Folha de S. Paulo, So Paulo, 18 ago. 2008. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1808200849.htm>. Acesso em: 18 ago. 2008.

55. Em certo momento da entrevista, Rodrigo Pessoa afirma: Vimos muitas faltas no obstculo do rio. Ao usar a primeira pessoa do plural, para responder a uma pergunta que pedia uma opinio pessoal, o entrevistado A) procura solidarizar-se com os co-enunciadores, juntando a sua voz com a do entrevistador, dos colegas e, at, com a dos leitores. B) comete um erro gramatical de concordncia, em relao pergunta feita pelo jornal. C) demonstra insegurana, pois desconsidera que nem todos viram a prova de que ele est falando. D) revela grandeza e majestade, recobertas sob uma aparncia de modstia que no se mantm ao longo do texto. 56. Com base no texto lido, bem como no seu conhecimento sobre esse gnero textual, pode-se afirmar que so caractersticas da entrevista: I. a tentativa de manter o ritmo da conversa no texto escrito. II. os verbos apenas no presente do indicativo. III. uso da norma padro da lngua portuguesa, com algumas adaptaes, de acordo com o entrevistado e o pblico a que se destina o texto. Esto corretas A) apenas I e II. B) apenas II e III. C) apenas I e III. D) I, II e III. 57. GRAVIDEZ Deu para engordar.
Fonte: ALVES, Cristina. Gravidez. In: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do sculo. Cotia, SP: Ateli, 2004, p. 19.

O efeito de humor desse mini-conto advm principalmente A) do sentido figurado do substantivo gravidez. B) da utilizao incorreta da preposio para. C) da posio invertida do verbo engordar. D) do sentido ambguo do verbo dar. 58. Leia o poema para responder questo.

PORQUE ME UFANO
A caravela sem vela, testemunho De antigos navegantes, ora entregues Ao comrcio de secos e molhados. O cadver do bugre, embalsamado Em trecho de pera e tropo de retrica,

Amainado o interesse antropolgico. O escravo das senzalas na favela Batucante, pitoresca, sonorosa, A musa castroalvina estando morta. Os mamelucos malucos alistados Na milcia das fardas amarelas, Para exemplo dos frgeis Fabianos. As sotainas jesutas no cabide,

Cativado o gentio e pleno o cofre Encourado da santa companhia. As monjas de Gregrio, to faceiras, Compelidas ao mister destemeroso De lecionar burguesas donzelonas. Sob o signo do Cruzeiro insubornvel, Tendo em conta passados e futuros, Sempre me ufano deste meu pas.

Fonte: PAES, Jos Paulo. Porque me ufano. In: ______. Novas Cartas Chilenas, So Paulo: Global, 1998, p. 97.

No poema, h referncia explcita a dois importantes poetas brasileiros. So eles: A) Jos de Anchieta e Oswald de Andrade. B) Olavo Bilac e lvares de Azevedo. C) Gonalves Dias e Toms Antnio Gonzaga. D) Castro Alves e Gregrio de Matos. 59. Leia a propaganda para responder questo.

Fonte: VOC no faz idia... Nova Escola, So Paulo, ano 23, n. 124, p. 100, ago. 2008.

O texto publicitrio exemplifica de modo criativo algumas das correes que devero ocorrer a partir de 2009, com a nova reforma ortogrfica. No caso da palavra pra, a correo dever ser feita porque no ser mais A) acentuado o ditongo aberto de palavras paroxtonas. B) utilizado o trema nos dgrafos, a no ser em nomes prprios. C) utilizado o acento que diferencia o verbo da preposio. D) acentuada a terceira pessoa do plural do subjuntivo de alguns verbos. 60. Leia o texto para responder questo. Quando nossas sombras desaparecem Como o dia mostrava-se enfarruscado, ele achou normal que sua sombra tivesse desaparecido. Se bem que no era certeza, precisava esperar um dia de sol. Acontece que uma frente fria vinda da Argentina descontrolou o tempo. Dias nublados, cu fechado, chuvas ocasionais. Enfim, numa sexta-feira, o dia que ele mais gostava, o sol reapareceu brilhante. Ao sair de casa, ele tinha o sol pela frente e andou com medo de olhar para trs. Depois de duas quadras, virou-se. Nada. Nenhuma sombra. Como era possvel? Olhou para os outros, todos tinham a sua sombra. Pareciam felizes. Ningum tinha percebido que ali estava um homem sem sombra. Chamou uma garota com cara de universitria, suter amarrada na cintura: - Olhe! Por favor, veja se no tenho mesmo sombra ou se minha vista anda ruim! - O senhor no tem sombra. - Que calamidade! - Por que desespero? - Como posso viver sem sombra? - Quem precisa de sombra? [...]

Fonte: BRANDO, Igncio de Loyola. Quando nossas sombras desaparecem. In: GONALVES, Magaly Trindade; AQUINO, Zlia Maria Thomaz de; SILVA, Zina Bellodi. Antologia escolar de literatura brasileira: poesia e prosa. So Paulo: Musa, 1998. p.382.

A narrativa apresenta uma personagem cuja sombra, misteriosamente, desapareceu. A leitura atenta do texto nos leva a perceber um A) narrador-personagem, que participa dos fatos que esto sendo apresentados. B) narrador-onisciente, que, alm de apresentar os fatos, mostra como a personagem se sente e o que pensa diante deles. C) narrador-observador, que acompanha, de longe, a personagem central. D) narrador-personagem, que vivencia ele mesmo a estranha experincia apresentada. 61. Leia o texto para responder questo. A MMIA MANTM LIDERANA PELA 3 SEMANA Protagonizado por Brendan Freaser, o filme chegou a 1,5 milho de espectadores; entre as estrias nacionais.(...)
A Mmia Tumba do Imperador manteve a liderana no ranking das bilheterias brasileiras neste fim de semana (15 a 17). O filme, distribudo pela Universal, foi visto por 203.122 pessoas no perodo e acumula desde a estria, h trs semanas, pblico de 1,5 milho.
Fonte: A MMIA mantm liderana... Revista de Cinema, So Paulo, 19 ago. 2008. Disponvel em: <http://revistadecinema.uol.com.br/pagina_conteudo_listagem.asp?id_pagina=65&func=1&id=816.>. Acesso em: 19 ago. 2008.

No texto, encontramos a orao O filme, distribudo pela Universal, foi visto por 203.122 pessoas no perodo. Nesse caso, o verbo aparece na voz passiva. A mesma idia poderia ser expressa na voz ativa como 203.122 pessoas viram o filme, distribudo pela Universal no perodo. Identifique o efeito de sentido produzido pelo uso da voz passiva: A) Chama-se a ateno para o filme, o objeto, valorizando a sua importncia na frase. B) O agente as pessoas que assistiram ao filme fica em primeiro plano na frase. C) O ato de assistir ao filme em si o verbo ganha a importncia central na orao. D) A determinao das relaes entre o sujeito, o verbo e o objeto se torna mais confusa na orao. 62. Leia o texto e responda questo. No vernculo da freira portuguesa
Nina Horta

BASTA-ME LER alguma coisa em portugus de Portugal que me baixa cabea esta freirinha simptica. Era mulher, ainda jovem, quase uma mida. Vinha vestida de freira. Largou o cesto de laranjas que levava dependurado ao brao e deixou-se cair beira do riacho. "No se me dava sentar s um poucochinho", murmurou, enquanto desamarrava suas botas de cordovo preto. Olhou para os lados, como se medrosa, e persignou-se. "Ai, que louco alvio!" Enfiou os ps na gua e espichou bem as pernas. Sentiu que a alma se lhe esfriava toda. "Monjas, boa lhe tinham aprontado! Queria era estar ao p da me, a fazer a aorda dos hmes com migalhas e coivinhas e no morar ali, a ltima das criadas de 80 freiras, a mais escrava, a ouvir sermes e matinas e vsperas que no tinham fim. Se fosse s ir missa louvar o Senhorzinho... mas era o trabalho pesado da doaria que a matava aos poucos. Gostava da cozinha, mas que ali havia que se deitar acar em tudo, parece que as monjas nas suas fidalguias desconheciam o sarrabulho, a lingia, o toicinho de fumo. Ai, c me benzo. So lambareiras, vossas servas!". E a madre despenseira sempre a vigiar e a ralhar por d l aquela palha, a suspeitar que lhe surrupiavam o acar. Ralava-se sem razo, pois no lhe ocorreria faz-lo, jamais. S de pensar em doces tinha nusea.
Fonte: HORTA, Nina. No vernculo da freira portuguesa. Folha de S. Paulo, So Paulo, 14 ago. 2008. Ilustrada, p. 8. (com cortes).

No texto, a ausncia de verbos no gerndio (substitudos pelas formas no infinitivo), a posio diferenciada de alguns pronomes e a presena de palavras pouco usuais (como cordovo, hmes, lambareiras e poucochinho) ocorrem porque a autora

A) busca ser respeitosa, utilizando um estilo precioso, prximo ao modo como se fala nos conventos. B) dirige-se a uma freira idosa, utilizando um estilo antiquado, vigente em um passado distante. C) tenta imitar o modo como se fala e escreve em outro pas, terra natal da freira doceira. D) utiliza o modo de falar e escrever restrito aos tcnicos europeus especializados em culinria. 63. A seguir, transcrevemos o incio de uma reportagem de informtica encontrada num jornal paulista: Fracotes viram musculosos em avatares de realidade virtual Os homens so altos, tm troncos e bceps fortes. As mulheres, de cabelos longos, fazem questo de afinar a cintura e aumentar os seios. No estamos em uma academia, tampouco em um centro cirrgico, mas no ambiente virtual Second Life, em que internautas criam avatares com verses mais caprichadas de si mesmos. A concluso da pesquisa "Just Like Me, but Better" (igualzinho a mim, s que melhor), feita pelas professoras Suely Fragoso e Nsia Rosrio, do programa de ps-graduao em comunicao da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul) e apresentada na 6 Conferncia Internacional em Cultura, Tecnologia e Comunicao, no ms passado, na Frana. (...)
Fonte: ARRAIS, Daniela. Fracotes viram musculosos em avatares de realidade virtual. Folha de S Paulo, So Paulo, 6 ago. 2008. Disponvel em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u430366.shtml>. Acesso em: 18 ago. 2008.

A pesquisa de que trata a reportagem tem o ttulo em ingls, aparecendo a traduo ao lado, entre parnteses. Assinale a alternativa que melhor explica o motivo dessa escolha pela articulista: A) A pesquisa trata do programa Second Life, que exige que o participante conhea ingls. B) A pesquisa foi apresentada em um evento internacional onde o ingls, provavelmente, era uma das lnguas utilizadas. C) As autoras do artigo, evidentemente, no eram brasileiras, mas francesas. D) A pesquisa foi apresentada na Unisinos, na 6 Conferncia Internacional em Cultura, Tecnologia e Comunicao. 64. Machado de Assis recorria explicitamente a citaes de outros autores na construo de suas narrativas. Isso pode ser observado no seguinte trecho de seu conto denominado Missa do Galo: A) Nunca pude entender a conversao que tive com uma senhora, h muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos missa do galo, preferi no dormir; combinei que eu iria acord-lo meia-noite. B) Boa Conceio! Chamavam-lhe "a santa", e fazia jus ao ttulo, to facilmente suportava os esquecimentos do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lgrimas, nem grandes risos. No captulo que trato, dava para maometana; aceitaria um harm, com as aparncias salvas. C) Tinha comigo um romance, "Os trs mosqueteiros", velha traduo creio do "Jornal do Commercio". Sentei-me mesa que havia no centro da sala, e luz de um candeeiro de querosene, enquanto a casa dormia, trepei ainda uma vez ao cavalo magro de D'Artagnan e fui-me s aventuras. Dentro em pouco estava completamente brio de Dumas. D) Naquela noite de Natal foi o escrivo ao teatro. Era pelos anos de 1861 ou 1862. Eu j devia estar em Mangaratiba, em frias; mas fiquei at o Natal para ver "a missa do galo na Corte". A famlia recolheu-se hora do costume; eu meti-me na sala da frente, vestido e pronto. Dali passaria ao corredor da entrada e sairia sem acordar ningum. 65. Leia o poema para responder questo. Satlite Fim de tarde. No cu plmbeo A Lua baa Paira Muito cosmograficamente Satlite. Desmetaforizada, Desmitificada, Despojada do velho segredo de melancolia, No agora o golfo de cismas, O astro dos loucos e dos enamorados. Mas to-somente Satlite. Ah Lua deste fim de tarde, Demissionria de atribuies romnticas, Sem show para as disponibilidades sentimentais! Fatigado de mais-valia, Gosto de ti assim: Coisa em si, - Satlite.

Fonte: BANDEIRA, Manuel. Satlite. In: ______. Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.

A lua, apresentada em Satlite desmetaforizada, ou seja, afastada das atribuies romnticas. Essa viso modernista de Manuel Bandeira sobre os elementos da natureza, como a lua, ope-se quela dominante no Romantismo, segundo a qual esses elementos deveriam A) ser retratados tal como eram, sem qualquer alterao da realidade. B) aparecer sempre como smbolos da serenidade e do equilbrio. C) ser considerados como confidentes e parceiros dos sentimentos do poeta. D) aparecer no texto apenas para retratar a ruptura com a tradio e o passado. 66. Considere o poema a seguir para responder questo. Ensinamento Minha me achava estudo a coisa mais fina do mundo. No . A coisa mais fina do mundo o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo sero, ela falou comigo: "Coitado, at essa hora no servio pesado". Arrumou po e caf, deixou tacho no fogo com gua quente. No me falou em amor. Essa palavra de luxo.
Fonte: PRADO, Adlia. Ensinamento. In: ______. Poesia reunida. So Paulo: Siciliano, 1991. p.116.

O verso Minha me achava estudo a coisa mais fina do mundo revela A) uma desvalorizao dos conhecimentos da me, que s se dedicava aos afazeres-domsticos. B) uma valorizao da simplicidade, pois a me no estudara e, por isso, superestimava o estudo. C) uma valorizao das atitudes da me que no falava de sentimento, mas vivia-o. D) uma postura machista 67. Leia o texto e responda questo. A obra-prima inicial
Carlos Heitor Cony

O primeiro contato com Memrias de um Sargento de Milcias provoca surpresa. Em primeiro lugar, pela linguagem, a lngua tal como falada entre ns. Surpresa tambm pelo tratamento da histria em si. Surgia afinal o primeiro anti-heri de nossa literatura. Chegavam cena os primeiros tipos que delineariam a fico nacional da em diante, como o padrinho do personagem principal, alm da comadre e do major Vidigal. Procurar as influncias por trs de Memrias de um Sargento de Milcias fcil. Todo o picaresco espanhol e, acima de tudo, As Aventuras de Tom Jones, Um Enjeitado, de Henry Fielding, autor que tambm comumente citado como uma das maiores influncias em Machado de Assis. Foi feliz Marques Rebelo ao acentuar a ausncia de paisagem real em nossa literatura, sendo que em Machado, como acentua a crtica at hoje, ela inexistente. Ausente em nosso maior escritor, a paisagem tornou-se ferica e irreal nos demais romancistas, as selvas eram to luxuosas que mais pareciam cenrios de operetas. No chamado romance urbano, todos os coxins eram de seda adamascada. At que surgiu Manuel Antonio de Almeida completando e sublimando Debret: nossos escravos, nossos quiosques, nossos postes de iluminao a leo de peixe, o pelourinho, a casa da cadeia pblica, as mulheres de mantilha, as procisses, a via-sacra, os fogos no Campo dos Ciganos. E Debret ficou sendo, mesmo sem o saber e at hoje, o melhor ilustrador para o romance de Almeida, da mesma forma que os desenhos de Hogarth deram vida aos personagens e cenrios de "Tom Jones".
Fonte: CONY, Carlos Heitor. A obra-prima inicial. Folha de S. Paulo, So Paulo, 1 ago. 2008. Ilustrada, p. E17. (com cortes).

No ltimo pargrafo, Carlos Heitor Cony utiliza dois procedimentos para desenvolver sua argumentao a respeito da importncia do romance Memrias de um Sargento de Milcias. So eles: A) a definio e a refutao. C) a oposio e a contestao. B) a comparao e a exemplificao. D) a problematizao e a soluo.

68. Leia o texto que a introduo de uma reportagem sobre usos da internet. Em seguida, responda questo. Evite teclar com o perigo na internet Por Mana Miller A mesma internet, que facilita a vida de todo mundo, pode levar uma garota a se meter em muitas enrascadas. Como uma menina cai nessa e como voc pode evitar perigos como cyberbullying, sites sobre anorexia e at pedofilia? Saiba aqui! Na hora do jantar, v tomar banho. Depois, diga que vai comer no quarto e jogue a comida fora. Amanda*, 19 anos, aprendeu essa e outras dicas absurdas em sites, fruns e blogs que falavam sobre a Ana e a Mia os apelidos carinhosos de anorexia e bulimia. Foram 7 kg a menos em apenas dois meses. Resultado: a garota foi parar no hospital, com um quadro grave de anemia profunda, clculo renal e amenorria (ausncia de menstruao, causada, nesse caso, por desnutrio).
Fonte: MILLER, Mana. Evite teclar com o perigo na internet. Capricho, So Paulo, 8 ago. 2008. Disponvel em: < http://capricho.abril.uol.com.br/comportamento/conteudo_comportamento_293932.shtml>. Acesso em: 23 ago. 2008.

A palavra ciberbullying especfica do meio eletrnico e foi utilizada no contexto da reportagem com sentido negativo, como algo que deve ser evitado pelas internautas leitoras da revista. Sabendo que bullying um termo utilizado no meio teraputico para designar intimidao, humilhao, ofensa, ciberbullying seria A) ofensa praticada no dia-a-dia e reprimida por meio da internet. B) agresso praticada em sites de relacionamento e divulgada via internet. C) medo de comunicar na internet uma humilhao sofrida no dia-a-dia. D) terapia oferecida a internautas que sofrem o bullying no dia-a-dia. 69. Leia o texto para responder questo. Os desafios das novas famlias Rosely Sayo Temos uma grande novidade no mundo contemporneo: as novas famlias, construdas principalmente a partir de separaes e novos casamentos, mas tambm de unies que do origem a famlias antes impensadas. Homens e mulheres que um dia se uniram e tiveram filhos e depois estabeleceram novas relaes criaram novos grupos familiares bem complexos. O casamento ou o relacionamento, como muitos tm chamado precisa ser reinventado. Desse modo, temas como fidelidade, respeito, companheirismo, tipo de relao a ser estabelecida com os ascendentes e descendentes inclusive os da unio anterior precisam ser motivo de conversas, negociaes, ajustes e combinaes. E bom saber, nessa hora, que conviver bem no significa, de modo nenhum, viver sem conflitos. Ao contrrio: conviver bem supe aprender a negociar os conflitos que surgem. preciso reconhecer que as novas famlias supem a reunio de, no mnimo, duas famlias, e isso exige a organizao de um novo grupo. Esteretipos que temos da relao de excompanheiros, de genros e noras com sogros, de enteados com seus respectivos padrastos so, atualmente, apenas chaves a serem revistos com a originalidade que as novas famlias pedem para que confirmem seu importante papel na contemporaneidade.
Fonte: SAYO, Rosely. Os desafios das novas famlias. Folha de S. Paulo, So Paulo, 21 ago. 2008. Equilbrio, p. 12.(adaptado).

Nesse texto, a autora prope que A) sejam criadas novas famlias, novos grupos familiares e que todos aprendam a conviver. B) as novas famlias que se criam, em bases diferentes das tradicionais, precisam aprender a negociar seus conflitos. C) em grupos familiares complexos, certos temas como fidelidade e companheirismo nada mais so do que chaves. D) o casamento de tipo tradicional cedeu seu espao no mundo contemporneo para formas mais modernas de relacionamento. 70. Leia o soneto e responda questo. Menininho doente
Mrio Quintana

Na minha rua h um menininho doente. Enquanto os outros partem para a escola, Junto janela, sonhadoramente, Ele ouve o sapateiro bater sola.

Ouve tambm o carpinteiro, em frente, Que uma cano napolitana engrola, E pouco a pouco, gradativamente, O sofrimento que ele tem se evola... Mas nesta rua h um operrio triste: no canta nada na manh sonora E o menino nem sonha que ele existe. Ele trabalha silenciosamente... E est compondo este soneto agora, Pra alminha boa do menino doente...
Fonte: QUINTANA, Mrio. Menininho doente. In: ______. Para gostar de ler poesia. So Paulo: tica,1980. v. 6, p. 25.

Neste soneto h vrias ocorrncias de uso dos artigos definido e indefinido. No verso Mas nesta rua h um operrio triste, o artigo indefinido um leva a perceber que A) naquela rua h apenas um operrio. B) o poeta um dos operrios. C) aquele operrio uma pessoa clebre. D) na rua h mais de um poeta. 71. Leia o texto para responder questo. Definio Derivao o processo pelo qual, a partir de uma palavra, se formam outras pelo acrscimo de determinados elementos, como ocorre em desmetaforizada e desmitificada. Em qual alternativa pode ser verificado o mesmo processo? A) destinar. B) destruir. C) destelhar. D) destacar.

72. Leia o texto para responder questo. Beleza em srie Helen Palmer (pseudnimo*) Existe uma triste tendncia, agravada nos ltimos anos, para estandartizar a beleza e os tipos femininos. Influenciada pelo cinema a mocinha escolhe uma artista de bastante renome e passa a ser o seu carbono. Imita-lhe o penteado, a maquiagem, o riso, os gestos, as modas, s vezes at o tom de voz. Os homens no gostam das mulheres em srie. Se gostam daquelas estrelas porque as acharam diferentes. Vocs, imitando-as, apenas sero consideradas ridculas. Por favor, meninas, sejam vocs mesmas!
Fonte: PALMER, Helen. Beleza em srie. In: LISPECTOR, Clarice. S para mulheres: conselhos, receitas e segredos. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. p. 48. (excerto com cortes).

Segundo as regras da gramtica normativa, as vrgulas devem ser usadas para isolar o vocativo. o que se verifica no trecho grifado da frase: A) Existe uma triste tendncia, agravada nos ltimos anos, para estandartizar a beleza e os tipos femininos. B) Por favor, meninas, sejam vocs mesmas! C) Vocs, imitando-as, apenas sero consideradas ridculas. D) Imita-lhe o penteado, a maquiagem, o riso, os gestos, as modas, s vezes at o tom de voz. 73. Leia o texto e responda questo 8. Argumentao O que argumentar? Argumentar discutir, mas, e principalmente, raciocinar, deduzir, concluir, tirar ilaes. Quando voc discute com algum, a argumentao no deve ser uma luta entre duas pessoas, mas uma Caada Razo, na qual vocs dois se envolvem, ajudando-se mutuamente a descobrir e a capturar a verdade que ambos desejam. A argumentao deve ser construtiva na finalidade, cooperativa em esprito e socialmente til. Embora seja exato que os ignorantes discutem pelas razes mais tolas, isso no constitui motivo para que homens inteligentes se omitam em advogar idias e projetos que valham a pena. Homens mal intencionados discutem

por objetivos egostas ou ignbeis, mas esse fato deve servir de estmulo aos homens de boa vontade para que se disponham a falar com maior freqncia e maior desassombro. O ponto de vista que considera a discusso como vazia de sentido e ausente de senso comum no s falso, mas, tambm, perigoso, sob o ponto de vista social.
Fonte: PENTEADO, Jos Maria Whitaker. Argumentao. In: ______. A tcnica da comunicao humana. 4. ed. So Paulo: Pioneira, 1974. p. 233-4.

Assinale a alternativa em que a composio da frase retirada do texto se caracterize por um fato constatado pelo autor e uma opinio dele sobre esse mesmo fato. A) A argumentao deve ser construtiva na finalidade, cooperativa em esprito e socialmente til. B) Embora seja exato que os ignorantes discutem pelas razes mais tolas, isso no constitui motivo para que homens inteligentes se omitam em advogar idias e projetos que valham a pena. C) Homens mal intencionados discutem por objetivos egostas ou ignbeis. D) O ponto de vista que considera a discusso como vazia de sentido e ausente de senso comum no s falso, mas, tambm, perigoso, sob o ponto de vista social. 74. Leia os textos para responder questo. No texto a seguir, fragmento do conto Casa Velha, publicado em 1885, D. Antnia, viva de um ex-ministro de D. Pedro I, e um velho cnego da Capela Imperial conversam. A menina citada uma agregada que, aps ficar rf, foi criada por D. Antnia. O ano 1839. Texto 1 Casa velha
Machado de Assis

Quer ouvir por que razo no podem casar? Porque no podem. No lhe nego nada a respeito dela; muito boa menina, dei-lhe a educao que pude, no sei se mais do que convinha, mas, enfim, est criada e pronta para fazer a felicidade de algum homem. Que mais h de ser? Ns no vivemos no mundo da lua, Reverendssimo. Meu filho meu filho, e, alm desta razo, que forte, precisa de alguma aliana de famlia. Isto no novela de prncipes que acabam casando com roceiras, ou de princesas encantadas. Faa-me o favor de dizer com que cara daria eu semelhante notcia aos nossos parentes de Minas e de So Paulo?
Fonte: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Casa Velha. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1999. (excerto).

Texto 2 Ao contar suas histrias, Machado de Assis escreveu e reescreveu a histria do Brasil no sculo XIX.
Fonte: CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. (fragmento).

A afirmao de Chalhoub pode ser verificada no texto de Machado de Assis, e se expressa na A) condio submissa da mulher no sculo XX. B) instituio do casamento como projeto de independncia da mulher. C) fora das convenes sociais nos usos e costumes. D) interferncia do poder religioso nos assuntos sociais. 75. Leia o texto para responder questo. Queixa de defunto
Lima Barreto

Antnio da Conceio, natural desta cidade, residente que foi em vida, na Boca do Mato, no Mier, onde acaba de morrer, por meios que no posso tornar pblicos, mandou-me a carta abaixo que endereada ao prefeito. Ei-la: Ilustrssimo e Excelentssimo Senhor Doutor Prefeito do Distrito Federal. Sou um pobre homem que em vida nunca deu trabalho s autoridades pblicas nem a elas fez reclamao alguma. Nunca exerci ou pretendi exercer isso que se chama os direitos sagrados de cidado. Nasci, vivi e morri modestamente, julgando sempre que o meu nico dever era ser lustrador de mveis e admitir que os outros os tivessem para eu lustrar e eu no. No fui republicano, no fui florianista, no fui custodista, no fui hermista, no me meti em greves, nem em cousa alguma de reivindicaes e revoltas; mas morri na santa paz do Senhor quase sem pecados e sem agonia.

Toda a minha vida de privaes e necessidades era guiada pela esperana de gozar depois de minha morte um sossego, uma calma de vida que no sou capaz de descrever, mas que pressenti pelo pensamento, graas doutrinao das sees catlicas dos jornais. Vivi uma vida santa e obedecendo s prdicas do Padre Andr do Santurio do Sagrado Corao de Maria, em Todos os Santos, conquanto as no entendesse bem por serem pronunciadas com toda eloqncia em galego ou vascono. Segui-as, porm, com todo o rigor e humildade, e esperava gozar da mais dlcida paz depois de minha morte. Morri afinal um dia destes.
Fonte: BARRETO, Lima. Queixa de defunto. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 34-35.

Vocabulrio Prdicas: palestras, sermes ou pregaes. Galego: portugus antigo, com traos do espanhol. Vascono: linguagem confusa, inatingvel ou afetada. Crtico mordaz e rigoroso de sua poca e adepto do anarquismo, Lima Barreto no poupa nem mesmo as instituies religiosas da Repblica Velha. No terceiro e no quarto pargrafos da carta supostamente escrita pelo falecido Antonio Conceio e transcrita na crnica, aparece a avaliao que Lima Barreto faz do catolicismo na poca. Qual a melhor afirmao que sintetiza a opinio do cronista? A) Apesar de serem divulgados apenas em sees de jornais, os autnticos valores catlicos s chegam populao graas exemplaridade da santa vida dos padres. B) Embora no possam ser expressas pela linguagem comum, as doutrinas catlicas so enganosamente divulgadas em prdicas privadas e jornais eloqentes. C) Embora distantes do povo porque expressas em linguagem inacessvel, as idias catlicas cativam os pobres porque oferecem promessas de compensao futura para uma vida de privaes. D) Apesar de no descrever com clareza a necessidade de se manter uma vida marcada por necessidades e privaes, o pensamento catlico afirma que a morte deve ser gozada com esperana e sossego. 76. Leia o texto para responder questo. O maior congestionamento O fim de semana comeou mal para o paulistano que tentava voltar para casa no dia 9 de maio deste ano, uma sexta-feira. s 19h30, a Companhia de Engenharia de Trfego (CET) registrou o recorde histrico de congestionamento na cidade: 266 quilmetros de lentido somente na Marginal Tiet foram 23 quilmetros, o dobro do habitual para o horrio. O caos teve dois motivos: o tombamento de um caminho com toras de madeira num acesso da Rodovia Presidente Dutra e um derramamento de leo na avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi.
Fonte: O MAIOR congestionamento. Veja, So Paulo, p. 42, 20 ago. 2008.

O uso da expresso comeou mal explicitada e reforada por uma outra expresso, que A) tentava voltar para casa. C) dia 9 de maio. B) uma sexta-feira, s 19h30. D) recorde histrico de congestionamento.

77. Leia os textos para responder questo. Texto 1 O Naturalismo principia no Brasil em 1881. Nas obras do perodo vemos o senso quase fatalista das foras naturais e sociais pesando sobre o homem: natureza, ambiente social, educao, taras, instintos, gerando conflitos dramticos, situaes anormais, desfechos catastrficos, num pessimismo que contrasta com os finais do Romantismo. Dessa produo avulta uma obra-prima: O Cortio,de Alusio Azevedo (1890).
Fonte: CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. Aderaldo. Presena da literatura brasileira: do romantismo ao simbolismo. 9. ed. So Paulo: Difel, 1981. v. 2, p. 97.

Texto 2 O brasileiro tinha j recebido pauladas na testa, no pescoo, nos ombros, nos braos, no peito, nos rins e nas pernas. O sangue inundava-o inteiro; ele rugia e arfava, iroso e cansado, investindo ora com os ps, ora com a cabea, e livrando-se daqui, livrando-se dali, aos pulos e s cambalhotas. A vitria pendia para o lado do portugus. Os espectadores aclamavam-no j com entusiasmo; mas, de sbito, o capoeira mergulhou, num relance, at s canelas do adversrio e surgiu-lhe rente dos ps, grudado nele, rasgando-lhe o ventre com uma navalha.

Jernimo soltou um mugido e caiu de borco, segurando os intestinos.


Fonte: AZEVEDO, Alusio. O cortio. So Paulo: FTD, 1993. p. 126. (excerto).

Entre os aspectos apontados pelo texto 1, esse trecho de O cortio pe em evidncia o peso do ambiente social sobre o homem, o que pode ser observado A) na referncia nacionalidade: brasileiro/portugus. B) no emprego dos termos rugia, arfava e soltou um mugido. C) no emprego do jogo de capoeira como meio de defesa. D) na reao das pessoas presentes no ambiente.

S-ar putea să vă placă și