Sunteți pe pagina 1din 14

TRIBUTRIO II

OBRIGAO TRIBUTRIA: vinculo jurdico autoriza credor e executa o devedor. 1) Conceito: vinculo jurdico entre credor e devedor 2) Objeto: dar, fazer e no fazer 3) Obrigao de Dir. Publico: - credito indisponvel: no pode, por exemplo, um agente (prefeito) deixar de cobrar IPTU sendo que a lei j esta criada. 4) Natureza ``ex lege da obrigao: (obrigao legal: a vontade irrelevante) diferente do Dir. Civil onde a obrigao contratual, dependendo da vontade das partes. 5) Obrigao Principal e Acessria: Principal: obrigao de dar pagar tributo/ contedo acessrio imediato. Art. 113 CTN. Acessria: fazer declarao de isento em nota fiscal/ obrigao de no fazer. Critrio de distino: objeto ser ou no (obrig. tributria acessria) de contedo pecunirio (obrig. tributaria principal).

5.1) Obrigao Principal: surge com o fato gerador, com obrigao de pagto de tributo ou multa pecuniria.

Converso da obrig. acessria em principal: (art. 113, 3) obrig. acessria que no cumprida converte-se em principal. EX.: obrig. acessria de emitir nota (fazer), se no fizer haver prestao pecuniria (tornando-se obrig. principal).

5.2) Obrigao Acessria: so diferentes do dir. civil, estas so independentes da principal. - Subordinada a obrigao Principal?: NO SUBORDINADA EX.: Declarao de iseno (fazer) acessria, independe da obrigao principal.

6) Obrigao e Patrimonialidade: toda obrigao esta vinculada patrimonialidade.

FATO GERADOR DA OBRIGAO TRIBUTRIA


1) Sinnimos: Fato imponvel, pressupostos de fato e hiptese de incidncia realizada. 2) Elementos do Fato Gerador: a) Elemento Material: EX.: IPVA aqui a matria a propriedade do veiculo automotor. b) Aspecto Subjetivo: So as pessoas, suj. ativo e passivo. c) Aspecto Espacial: qual mbito que a lei atua (Unio, Estadual, municipal) d) Aspecto Temporal: O tempo que incide o tributo. 3) Classificao do Fato Gerador: (ato concreto) a) Fato Gerador Instantneo: Um nico ato prprio j gera a obrigao. EX.: circular mercadorias. (IPI, ICMS) b) Fato Gerador Peridico: EX.: Imposto de Renda, neste caso necessria a somatria de fatos p/ gerar a obrigao (EX.: perodo de 1 ano). c) Fato Gerador Continuado: Fato nico, porem o tributo se prolongano tempo. EX.: IPTU, IPVA (cobrados anualmente). 4) Tributao de atos Ilcitos e Ineficazes (art. 118 e 126 do CTN)

5) Efeitos do Fato Gerador: - concretizar a incidncia: O fato concretiza a hiptese (lei) abstrata. - Fato Gerador se relaciona com imunidade, iseno e no incidncia? : NO se relaciona, pois se existe fato gerador nunca existira essas 3 hipoteses. 6) Art. 175, I CTN. Iseno como excluso do credito Tributrio: - Nesse caso no existiu nem a H.I., no realiza fato gerador, portanto torna-se impossvel excluir algo que no existe. - SUJEITO ATIVO DA OBRIG. TRIBUTRIA (Credor) 1) Art. 139 CTN Nem sempre pessoa de Dir. Publico (parafiscalidade) 2) Suj. Ativo da Obrig. Principal: exige pagamento de tributo ou multa Suj. Ativo da Obrig. Acessria: exige cumprimento de fazer e no fazer. 3) Denominaes: Alem de credor, fisco, tesouro, fazenda, errio; 4) Observao ao art. 119 CTN quanto a competncia tributaria e sujeio ativa 5) Sucesso do Suj. Ativo: art. 120 do CTN: ocorre tanto na fuso de municpios quanto no desmembramento; a) Sucesso o novo municpio sub-roga direitos e deveres. b) Recepo da Legislao: o novo municpio pode recepcionar as leis antigas, escolhendo a mais benfica ao contribuinte. (IPTU). S no recepcionara a mais benfica se correr risco de falir o novo municpio.

- SUJEITO PASSIVO DA OBRIGAO TRIBUTRIA (Devedor) 1) Suj. Passivo da Obrig. Principal: (art. 121 CTN) suj. deve tributo ou multa (pecnia). - Contribuinte: (art. 121, nico, I) quando a prpria pessoa realiza o fato gerador. EX.: IPVA, eu comprei um carro, realizei o fato gerador, portanto estou obrigado a paga-lo. - Responsvel: (art. 121, nico, II) quando no realiza fato gerador, mais deve obrigao tributria. EX.: IMPOSTO DE RENDA retido na fonte. O funcionrio realiza fato gerador, porem o empregador que assume a obrigao de pagar o tributo. 2) Suj. Passivo da Obrig. Acessria: (art. 122 CTN) obrigao de fazer e no fazer, onde o devedor deve fazer. EX.: emitir nota fiscal. - Sujeio Passiva Direta: (contribuinte) na obrigao tributria o passivo contribuinte de direito (tributo indireto). a) Relao Pessoal e direta com o fato gerador por ele mesmo realiza o fato gerador. EX.: IPTU e IPVA. b) a pessoa que manifesta a capacidade contributiva Porem, no tributo indireto, a capacidade ser realizada pelo contribuinte de fato. OBS.: capacidade contributiva nos tributos indiretos os tributos so embutidos nos produtos (IPI, ICMS) - contribuinte de fato: CONSUMIDOR (quem compra o produto com imposto embutido) - contribuinte de direito: COMERCIANTE (pois perante a lei, este quem devera pagar o imposto). - Sujeio Passiva Indireta: (responsvel) no realizou o fato gerador. EX.: morte de pessoa fsica. a) Sem relao PESSOAL e DIRETA com o fato gerador no o autor do fato gerador , mas o responsvel pela obrigao tributria. b) - Suj. Passivo Indireto: responsvel; - Suj. Passivo de Tributo Indireto: contribuinte (EX.: ICMS de produtos de supermercado)

- art.121 II: conceito por excluso - Modificao subjetiva no plo passivo da obrigao: EX.: Imposto de renda retido na fonte - Suj. Passivo Indireto: - pode configurar como um terceiro. Razes de convenincia ou necessidade, o 3 no realizou o fato gerador mas por necessidade ou convenincia este assume a obrigao tributaria. - Tcnicas de Definio do Suj. Passivo Responsvel: A) SUBSTITUIO: Na prpria lei j diz que o contribuinte no paga e sim o responsvel. EX.: Imposto Retido na Fonte, o empregador que responsvel pelo pgto e no o empregado. B) TRANSFERNCIA: A lei s prev contribuinte, mas por alguma hiptese surge outro responsvel (morte dos sucessores, empresa que incorpora outra, etc,) . - Sujeito Passivo da Obrigao Principal em relao as sanes pecunirias: a terminologia contribuinte ou responsvel no pode ser utilizada p/ pagar multa, utiliza-se aqui como suj. passivo (contribuinte e responsvel utiliza somente p/ pagar tributo). - RESPONSAVEL Empregador paga imposto embutido do empregado, no realizou o fato gerador (Suj. passivo indireto de um tributo direto) Portanto o contribuinte no tributo indireto ser o contribuinte de direito.

-RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA (no CTN) (onde havia um contribuinte agora existe um responsvel) - Responsabilidade de 3 (art. 134 diz que no caso de no cumprimento, os demais respondem solidariamente, e art. 135.) Responsveis Solidrios(art. 124 e 125): - Pessoas de interesse comum no Fato Gerador: Ex.: 3 pessoas compram 1 casa (condomnio) o municpio pode exigir IPTU de qualquer deles. Regra Geral (art. 128): - Limites a definio legal do responsvel Ocorre que deve haver uma relao entre o responsvel e o antecessor responsvel. OBS. ART. 124: trata-se de responsabilidade solidaria, porem em seu nico erra ao citar sobre beneficio de ordem que responsabilidade subsidiaria. - Efeitos da Solidariedade: (art. 125 CTN): I Pagamento extingue a obrigao; II- Iseno Objetiva: Iseno a ser dada tendo em vista a coisa. Ex.: Lei de IPTU que isenta moradores do bairro X. - Iseno Subjetiva: Iseno a ser dada levando em considerao caractersticas da pessoa. Ex.: Lei de IPTU que isenta todos que ganham menos de 2 salarios mnimos. Responsvel por sucesso:(art. 129) a obrigao surge a partir do evento (morte, incorporao, etc) a) Responsabilidade Pessoal- (art.131) diferente solidariamente e subsidiariamente, no transfere a responsabilidade de ningum, nem exige de outra pessoa depois. b) Sucesso Tributaria na Hiptese de aquisio de estabelecimento p/ continuao de explorao de atividade comercial, industrial ou profissional. RESPONSABILIDADE: - Subsidiria: o alienante (vendedor) se exime em 6 meses, aps a venda este ser o devedor principal e o adquirente subsidirio. Integral: se o alienante no exercer o mesmo comercio em 6 meses o adquirente pagara sozinho o tributo.

OBS.: LC 118/05 Diz na Lei de Falncias que a pessoa que adquire um bem falido ou em recuperao judicial, desde que adquirido por alienao judicial no ter possibilidade de pagar os tributos devidos. EXCETO: Se for parente em linha reta ou colateral afim at 4 grau, scioadministrador, se agente do falido (laranja) quando adquirentes estes respondem pelos tributos. - Responsabilidade apenas em relao as estabelecimento adquirido: - no com relao ao alienante, responde apenas em relao aos tributos do estabelecimento. - Responsabilidade por tributos e no por multas Ex.: O alienante no pagou tributo de 2010, eu vou e adquiro o bem deste onde vou responder apenas pelos tributos devidos, fora as multas. Art. 135, Responsabilidade Pessoal Empregados: agiram com excesso de poder ou contra a lei. Pai: Se agir com excesso de poder ou contra a lei. Se agir correto ser subsidirio. Sujeio passiva e convenes particulares(art. 123) - Art. 123: EX.: contrato de locao quando estipulado que o inquilino paga o IPTU, tem validade na esfera cvel e perante ao Estado o locador (proprietrio) que deve pagar o imposto e no o locatrio. Aps pagar o imposto o locador entra contra o locatrio p/ receber a quantia paga. Domicilio Tributrio (art. 127) - Art. 127: caso no tenha eleio do foro poder ser no principal da situao das leis. Mas diz o 2 que pode ser recusado o domicilio por eleio quando dificulta o recolhimento do tributo. LANAMENTO TRIBUTRIO (H.I. F.G. OBRIG. TRIBUTRIA LANAMENTO CRDITO TRIB. Valor determinado atravs do lanamento feito pelo suj. ativo). 1) Credito Tributrio: a obrigao tributria quantificada em valores exatos. 2) Natureza do Lanamento: procedimento administrativo formal de constituio de credito. ( o procedimento do suj. ativo onde se calcula o valor a ser pago).

3) Dissociao temporal entre o momento do nascimento do direito do suj. ativo e o momento em que a obrigao se torna exigvel. o suj. ativo tem direito, mas nasce a obrigao de cobrar o lanamento. 4) Teoria dos graus sucessivos de eficcia (lanamento de oficio) depende de providncia prvia do suj. ativo. a) Ocorrncia do Fato Gerador: obrigao ganha existncia: nasce a obrigao mas ainda no existe valores. b) Ocorrncia do lanamento: o papel com o valor a ser pago pelo contribuinte. c) Ocorrncia do vencimento do prazo: A obrigao torna-se exigvel. d) Esgotado o prazo de cobrana administrativa: Tenta-se cobrar administrativamente, sem executar, porem, esgotado o prazo Inscrio na divida ativa: Obrigao Exeqvel. (a inscrio na divida ativa servira de titulo para propor Ao de Execuo Fiscal). 5) Teoria dos Graus Sucessivos p/ tributos que no dependem de providencia previa do suj. ativo. - I.R. e ICMS no dependem do suj. ativo lanar valor, portanto ocorrendo o fato gerador a obrigao torna-se existente e atendvel. 6) Credito Tributrio do CTN: a) art. 139: o credito surgiu da obrigao; b) art. 140: lanamento errado, se desconstituiu o credito, no afetando a obrigao ser feito o novo lanamento. c) art. 142: para que haja credito deve haver lanamento, porem os impostos ICMS e I.R. no existe credito e lanamento. H portanto, LANAMENTO POR HOMOLOGAO (procedimento do suj. ativo que acontece aps o pagto e conferencia, aprovando ou rejeitando). - Se rejeitado cobra-se nos moldes do lanamento de oficio e se aprovando homologa-se. 7) Conceito de Lanamento: Conceito Legal: Art. 142. Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo

devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Pargrafo nico. A atividade administrativa de lanamento vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional.

8) Natureza do Lanamento: a) Ato Administrativo (somente sujeito ativo lana) b) Ato Vinculado (deve lanar, sob pena de responsabilidade) 9) Moeda do Lanamento: Art. 143: Se auferir renda em dlar, convertera para moeda real. EX.: recebe o deposito em dlar e converte-se ao cambio do dia em real. 10) Lei aplicvel ao lanamento: Art. 144: alquota a ser aplicada ser a do fato gerador.

ICMS e I.R. = quando no pagos, manda carta LANAMENTO venceu o prazo p/ pagar (exigvel), inscrio na divida ativa se torna exeqvel.

MODALIDADES DE LANAMENTO Lanamento por Declarao O suj. passivo (declaradamente far o lanamento p/ cobrar) faz o lanamento e manda p/ o ativo, que, por sua vez, faz o calculo e devolve p/ o passivo. (art. 147) Misto depende dos 2 sujeitos, ativo e passivo. Declarao obrigatria do suj. passivo. - Ratificao da Declarao (ratifica p/ pagar mais ou menos) Art. 147 1 - quando for para diminuir ou excluir tributo, deve fazer antes do lanamento, para pagar mais poder ratificar a qualquer momento. Lanamento de Oficio (art. 149) o suj. passivo espera a notificao p/ depois pagar.

I) Lei de Incidncia; II a IV) substitutivo do Lanamento por declarao Quando a declarao no for prestada no prazo. V) substitutivo do lanamento por homologao omisso (no paga) ou inexatido(paga menos) vira de oficio. VI) penalidade pecuniria O Suj. ativo calcula e envia p/ o suj. passivo pagar.

Lanamento por Homologao O suj. passivo paga e depois o suj. ativo homologa ou rejeita, partindo p/ o lanamento de oficio. Art. 150 ato do suj. ativo concordar com o pagamento feito pelo suj. passivo, se rejeita vira lanamento de oficio. Aplica-se p/ fatos geradores instantneos (servios e consumo) e p/ tributo sujeito a reteno na fonte (ICMS, IPI, ISS) A pessoa que incide nesse tributo (IR retido na fonte) j recolhe p/ o suj. ativo. Impropriedades do 1 - Esta errado, tratando de homologao ao pagamento e no ao lanamento. Condio Resolutiva: no resolutiva e sim suspensiva porque havendo homologao ganha o direito. Homologao do pagamento: Sim, homologa o pagamento, e posteriormente faz o lanamento por homologao. Homologao Tcita art. 150, 4 - A Fazenda pode fixar prazo inferior a 5 anos e no superiores; - conta o prazo a partir do Fato Gerador (esgotado o prazo) Fato Gerador, esgotado o prazo efetua o lanamento por homologao tcita (homologa o pagto) EXCESSAO: Se ocorrer dolo, fraude ou simulao do suj. passivo. OBS.: art 148 ctn Arbitramento: com direito ao contraditrio do suj. passivo, ato do suj. ativo. ( tcnica de descumprimento da verdade ex.: ao fazer uma nota fiscal cobra-se um preo mais baixo para pagar ICMS)

SUSPENO DA EXIGIBILIDADE DO CREDITO TRIBUTARIO (151 CTN) 1) Moratria: dilao de prazo (prazo a mais p/ pagar tributos) mediante lei expressa; Lei A autoridade suspendera sempre a exigibilidade atravs de lei. Moratria Geral: Para todos indistintamente (sem requisitos). Moratria Individual: (art. 155) Para pessoas que preenchem os requisitos. Se revoga a moratria aplicara multa quando houver dolo.

2) Deposito do montante integral: Sujeito que deseja discutir o valor cobrado, este deposita para, ao final, receber de volta ou no. A vantagem que ao final se perder no pagara juros e multa. 3) Reclamao e recursos administrativos: Nesse caso adimite-se o pagamento de juros e multa. 4) Concesso de Liminar e Tutela Antecipada: Qualquer ao que vigorar estar suspensa a exigibilidade do credito. - A Exigncia do deposito no exigida, mas pode existir. 5) Parcelamento: (art. 155 A-) Nada mais que moratria (o suj. parcela o tributo) - ART. 151 nico: Ao conseguir a suspenso, respeita-se as principais. As Acessrias devem continuar serem cumpridas.

EXTINO DA OBRIGAO TRIBUTARIA(ART. 156) 1) PAGAMENTO: Pagando extingue-se a obrigao tributaria. Imputao de pagamento = (art. 163) Varias dividas p/ mesma pessoa (a anterioridade determinara a imputao, primeiro abate como contribuinte, depois responsvel. 2) COMPENSAO: Sujeitos credores e devedores ao mesmo tempo. (ART. 170 do CTN e ART. 368 do C/Civil) 3) TRANSAO: S por meio de lei. (ART. 171 do CTN e ART. 840 de C/Civil). No existe transao preventiva.

4) REMISSO: Perdo, com lei expressa ( ART. 172 do CTN e ART. 385 do C/Civil) 5) CONVERSO DO DEPOSITO EM RENDA: quando perdeu o deposito. 6) PAGAMENTO ANTECIPADO E HOMOLOGAO: Casos de lanamento por homologao. 7) CONSIGNAO EM PAGAMENTO (art. 164 CTN) Sujeito quer pagar, mas o rgo causa empecilho. DEPOSITO aqui visa suspender o pagto, quer discutir a exigibilidade. 8) DECISES DEFINITIVAS NA ESFERA ADM. OU JUDICIAL: Extingue o debito tributrio, desde que preenchidos os requisitos favorveis ao suj. passivo. 9) DAO EM PAGAMENTO DE BENS IMOVEIS: Da o bem imvel p/ extinguir dividas tributarias.

EXCLUEM O CREDITO TRIBUTARIO - Iseno; - Anistia (perdo da multa, somente o atraso, paga o valor sem a multa); - Remisso (causa de extino do credito, extingue a divida); - Presuno (perda do dir. processual); - Decadncia (Perda do dir. material).

5 anos Decadncia P. Constituir

LANAMENTO

5 anos

(FAZER)

Prescrio p/ cobrar valor Constitudo

- Comea a contar a partir do Fato Gerador (trib. Suj. lanamento por homologao) - ART. 159 4 CTN; - Comea a contar a partir do 1 dia do ano seguinte do ano que podia fazer lanamento ART. 173, Ido CTN; - Impossvel falar de decadncia no lanamento por homologao, pois se no lanar tornara homologao tcita, pois j houve pagamento antes de lanar.

VIDE ARTS.: 150 4 - 173, I do CTN Hipteses de Decadncia.

- ART. 173, II: Se o Lanamento for feito errado, quando cancelado ter mais 5 anos para faz-lo novamente.

GARANTIAS E PRIVILEGIOS DO CREDITO TRIBUTRIO - ART. 184 Respondem pelo credito tributrio os bens hipotecados, penhorados (nus real), inalienveis e impenhorveis. EXCEO: o que a lei determinar impenhorveis (art. 649 CPC), porem, para efeito tributrio somente o inc. I. - Bens de Famlia quando o Fato Gerador for deste bem. (Ex.: IPTU do bem de famlia). - ART. 185 Se houver inscrio na divida ativa (atos anulados, no pagou amigavelmente), qualquer alienao, a transferncia ser considerada nula, se o devedor tem outros bens reservados, no anula. ART. 185 A- : indisponibilidade de bens do devedor de oficio pelo juiz Este recebe a comunicao da relao dos rgos e indisponibiliza bens at o valor da divida. ART. 186 Ordem de pagamento tributrio: I) Legislao trabalhista, - II) Tributo e credores com garantia real, - III) Credor Quirografrio. Processo de Falncia: I) Credito Extraconcursal (art. 188 CTN) credito que surge dentro do processo de falncia. II) Importncias Passiveis de Restituio, bens de terceiros que devero ser devolvidos; - III) Legislao Trabalhista at 150 salrios mnimos; - IV) Crditos com Garantia Real at o limite do valor do bem gravado; V) Crditos Tributrios; - VI) Crditos Quirografrios. ART. 187 nico: Quando existem vrios tributos paga-se: I) UNIO; II) ICMS; - III) MUNICIPIO. (situao admitida pelo STF). ART 196: Quando h fiscalizao necessrio especificar data, hora e fiscalizado. ART 138: Denuncia Espontnea Devedor chega, alega e efetua a vontade de pagar.

nico: Aps fiscalizao no mais denuncia espontnea, mas o devedor pode fazer depois p/ tributo estadual. - ART 206: CERTIDO POSITIVA COM EFEITO DE NEGATIVA: (3 HIPOTESES): 1) Certido de credito no vencido; 2) Credito que j existe penhora p/ pagar; 3) Credito cuja exigibilidade esteja suspensa (moratria).

S-ar putea să vă placă și