Sunteți pe pagina 1din 11

A COMPENSAO POR DANO MORAL EM TUTELA ANTECIPADA NO REGIME DE RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA

Artigo em que o autor analisa a possibilidade de fixao de um valor mnimo, em antecipao de tutela, a ttulo de compensao por danos extrapatrimoniais.
Texto enviado ao JurisWay em 5/10/2011.

Indique aos amigos A COMPENSAO POR DANO MORAL EM TUTELA ANTECIPADA NO REGIME DE RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA Por mais que convivamos diariamente com a morte, sabedores de que esse fato jurdico o marco final de nossa existncia, conscientes de que o dia derradeiro chegar, invariavelmente, para todos, tal fenmeno sempre nos choca; a alguns em maior grau, sendo que outros, dotados de certa dose de resignao, ceticismo etc., so atingidos com diferida intensidade. Quantos no ficam abalados pela morte de um ente querido, de um amigo, ou at mesmo de uma pessoa estranha, at mesmo quando o fim seja esperado? Inmeras conjecturas so levantadas, de modo a justificar e buscar conforto diante da cessao da existncia humana, especialmente em relao quelas pessoas que nos so caras. Talvez isso se justifique em razo dos valores que o ser humano agrega prpria existncia e daqueles que o cercam, sendo justamente esses valores que so deixados por quem parte, como maior herana queles que permanecem vivos. Com estas breves consideraes, indaga-se: se a morte de uma pessoa, de forma natural, e em alguns casos at mesmo esperada, j capaz de nos causar enorme abalo, diante da vindoura e permanente privao do convvio e do compartilhamento dos valores que aquela pessoa agregou nossa existncia, o que se dir em relao quelas mortes sbitas e violentas, consequentes de acidentes areos, de trnsito, aquelas causadas pela violncia urbana, para as quais o Poder Pblico contribui diria e acintosamente atravs de suas omisses ou aes canhestras? Este o tema que pretendo discutir neste singelo ensaio, a partir da anlise de casos concretos, trazendo ao leitor uma construo jurdica envolvendo a viabilidade de provimento jurisdicional, via antecipao dos efeitos da tutela, em razo do incontestvel dano experimentado por aqueles cujos entes que lhe so mais caros foram mortos em razo das atividades desenvolvidas por aqueles sujeitos de direito pblico ou privado, luz do regime de responsabilidade civil ao qual estes sujeitos se submetem, por fora do nosso ordenamento jurdico. Em sntese, dizer que, valendo-se das interpretaes sistemtica e teleolgica tanto do direito material quanto do processual, existe a possibilidade plena da fixao de um valor mnimo determinado, em deciso antecipatria dos efeitos da tutela,

proferida pelo rgo jurisdicional que vier a apreciar eventual ao envolvendo pedido de indenizao por morte, ajuizada em razo de ato ilcito decorrente da violao, seja pelo Estado ou por particulares, dos deveres jurdicos afetos ao desenvolvimento das respectivas atividades. Contudo, antes de adentrar nas questes processuais envolvendo o assunto, cumpre traar ligeiras linhas sobre a responsabilidade civil, a afim de que se possa visualizar, sem dificuldades, a viabilidade da antecipao dos efeitos da tutela jurisdicional, dentro da proposta deste artigo, lembrando que os casos concretos que sero fornecidos so apenas ilustrativos, objetivando facilitar a inteleco do leitor sobre o tema proposto. Discorrendo sobre a responsabilidade civil, Cavalieri Filho (1998, p. 19-20) nos fornece sua noo:

A violao de um dever jurdico configura o ilcito, que quase sempre acarreta dano a outrem, gerando um novo dever jurdico, qual seja, o de reparar o dano. H, assim, um dever jurdico originrio, chamado por alguns de primrio, cuja violao gera um dever jurdico sucessivo, tambm chamado de secundrio, que o de indenizar o prejuzo.
No ordenamento jurdico brasileiro, a regra da responsabilidade civil no sentido de que o dever de indenizar deve ser avaliado luz da verificao de culpa do agente causador do dano. Isto , devem estar presentes todos os pressupostos da responsabilizao civil, a saber: conduta (ao ou omisso), nexo causal (relao entre a conduta do agente e o resultado danoso) e, finalmente, o dano em si, como resultado naturalstico. Significa dizer, consoante a regra geral, que a algum s ser imputada responsabilidade desde que fique comprovado que o dano foi resultado de conduta dolosa ou culposa, que aquela conduta teve relao direta com o resultado, e que este consistiu na ofensa a bem jurdico de titularidade da vtima, seja de ordem patrimonial ou extrapatrimonial, sendo que, in casu, nos interessa averiguar o dano de natureza moral, desencadeado pela morte de um ente querido. Na sociedade de massa, contudo, marcada pela velocidade da informao, pelo consumo elevado e desenfreado, pela violncia urbana etc., a responsabilidade civil, tradicionalmente fundada na culpa, no mais atendia aos anseios sociais, uma vez que em diversas situaes o nus de provar a culpa do causador do dano era tarefa dificlima; em alguns casos, at mesmo impossvel, imputada a quem pretendia obter a respectiva indenizao, e sendo assim, quem fazia jus reparao ou compensao, a depender do dano experimentado, acabava suportando o prejuzo, tendo em vista o absolutismo da regra processual no sentido de que quem alega o fato deve prov-lo. Com vistas nessa dificuldade probatria, a legislao ptria, a nvel constitucional, agasalhou a responsabilidade civil objetiva, isto , aquela em que a vtima, para obter a respectiva indenizao, basta provar apenas a conduta do agente (comissiva ou omissiva), o dano experimentado e o nexo causal.

No corpo da CF 88, a responsabilidade objetiva tem seus traos delineados no art. 37, 6, da Carta Fundamental, e, a nvel infraconstitucional, no Cdigo Civil (Lei n 10.406/02) e, principalmente, no Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90). Eis a regra do art. 37, 6, da Constituio Federal:

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (omissis) 6 As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.
Com vistas na regra acima, passemos, ento, a um fato ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 07/07/2008: a morte trgica de um menino chamado Joo Roberto Amorim Soares, de apenas 3 anos de idade, que foi alvejado por policiais militares durante uma perseguio a bandidos, tendo os agentes policiais confundido o carro onde a criana se encontrava com o dos criminosos perseguidos. Tal exemplo possibilitar ao leitor visualizar a questo da responsabilidade civil objetiva do Estado. O episdio em questo, infelizmente, foi apenas mais um que engordou as lamentveis estatsticas que revelam a calamitosa situao do sistema de segurana pblica do Rio de Janeiro. Assistimos diariamente nos telejornais a incompetncia das polcias militares, especialmente a polcia fluminense, sendo que, mais trgica ainda a insegurana vivida pela populao, que inegavelmente no pode confiar na instituio criada para lhe servir e garantir a segurana. Em reportagem exibida no Jornal Nacional do dia 08/07/2008, o governador Srgio Cabral, em reunio na Sede da Secretaria de Segurana Pblica daquele estado, chamou de desastrosa a atuao dos policiais envolvidos no episdio, dizendo: Eu no consegui dormir esta noite com a imagem do pai em desespero na minha cabea. Como governador, eu avalio a ao policial como um erro fatal e incompleta capacidade de discernimento no momento de tenso. Disse ainda que os policiais militares envolvidos no ocorrido seriam expulsos da corporao, asseverando: No tem conversa. Tem que expulsar. So dois assassinos. Com suas palavras, ento, creio ser possvel dizer, seguramente, que o governador assumiu expressamente a culpa do Estado pelo lamentvel episdio. Destarte, embora a responsabilidade civil, in casu, deva ser objetivamente apurada, houve, como reforo, a assuno expressa de culpa pelo ocorrido, atravs do chefe do Poder Executivo daquele estado da federao.

Ultrapassado o exemplo de responsabilidade civil do Estado, passo agora a fornecer exemplos de acontecimentos que expressam a responsabilidade civil objetiva de transportadores de passageiros, envolvendo os dois maiores acidentes areos da histria da aviao brasileira, quais sejam, aqueles ocorridos com os vos 1907, da Gol, no dia 26/09/2006, e com o vo 3054, da TAM, no dia 17/06/2007, tragdias que, se desencadearam enorme comoo e abalo mundiais, como costumeiramente ocorre com os acidentes areos, o que se dir em relao aos familiares das respectivas vtimas. Os acidentes em tela, exaustivamente noticiados em diversas mdias, acabaram por ceifar, juntos, 353 vidas humanas. Apenas a ttulo ilustrativo, para que se possa vislumbrar a dimenso do dano que se pretende demonstrar, o jornal Folha de So Paulo, em sua verso eletrnica na internet (www.folha.uol.com.br) veiculou, no dia 08/10/2006, notcia intitulada "Tragdia da gol deixa ao menos cem rfos". Em suma, tal matria dava conta das conseqncias psquicas pelas quais passavam, poca, e provavelmente ho de passar, os filhos que perderam seus pais em virtude da queda do avio, muitos dos quais, em vista da pouca idade para compreender o ocorrido, no obstante a prpria dor, agravam a dor dos familiares com quem convivem diariamente, ao indagarem sobre os motivos da ausncia de seus pais. Discorrendo sobre a morte, Cahali (1998, p. 111) pondera: Seria at mesmo afrontoso aos mais sublimes sentimentos

humanos negar-se que a morte de um ente querido, familiar ou companheiro, desencadeia naturalmente uma sensao dolorosa de fcil e objetiva percepo. Por ser de senso comum , a verdade desta assertiva dispensa demonstrao: a morte antecipada em razo do ato ilcito de um ser humano de nossas relaes afetiva, mesmo nascituro, causa-nos um profundo sentimento de dor, de pesar, de frustrao, de ausncia, de saudade, de desestmulo, de irresignao. So sentimentos justos e perfeitamente identificveis da mesma forma que certos danos simplesmente patrimoniais, e que se revelam com maior ou menor intensidade, mas que existem. No estgio atual de nosso direito, com a consagrao definitiva, at constitucional, do princpio da reparabilidade do dano moral, no mais se questiona que esses sentimentos feridos pela dor moral comportam ser indenizados; no se trata de ressarcir o prejuzo material representado pela perda de um familiar economicamente proveitoso, mas de reparar a dor com bens de natureza distinta, de carter compensatrio e que, de alguma forma, servem como lenitivo.
Passemos, agora, anlise do que dispe o sistema protetivo estatudo pelo Cdigo de Defesa do Consumidor.

No campo da responsabilidade civil, o CDC veio a consagrar a responsabilidade objetiva dos fornecedores de produtos e servios, significando que respondero, independentemente da existncia de culpa, pelos danos causados aos consumidores, bastando a estes a comprovao do dano e do nexo causal, sendo que, em relao aos acidentes areos em comento, tais pressupostos geradores do dever de indenizar j foram delineados. Para tanto, tomamos como objeto de anlise o art. 14 do CDC, o qual trata da responsabilidade dos prestadores de servios pelo fato do servio, sendo que as empresas areas se enquadram como tal nas regras contidas no dispositivo em comento. Prescreve o caput do art. 14 do C.D.C.:

Art. 14 O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos.
Posto isto, creio seja possvel chegar a uma concluso primria, juridicamente lgica e incontroversa: a perda da vida de um ser humano, indubitavelmente acarreta, imediata e irremediavelmente, danos aos respectivos familiares, sendo que destaco como objeto deste estudo o de natureza moral. Para que o leitor disponha de condies a vislumbrar de maneira mais clara a dimenso dos danos decorrentes dos exemplos fornecidos linhas acima, envolvendo a responsabilidade por ato ilcito do Estado e das empresas areas referenciadas, a prpria veiculao das notcias envolvendo os acontecimentos com o menino Joo Roberto Amorim Soares e os vos 1907 e 3054, permite a qualquer ser humano mdio perceber o desespero dos familiares das respectivas vtimas. A morte de entes queridos, das maneiras violentas como ocorreram, algo que indubitavelmente traz consequencias psquicas que vo alm daquelas verificadas em casos de morte natural. No momento em que as famlias deixam de conviver com seus membros, deixam de agregar valores sua existncia, alm de enfraquecer a unidade familiar. Nem preciso dizer, no caso do menino Joo Roberto, que, moralmente, e como medida da mais ampla e legtima justia, caberia ao Estado, diante da culpa expressamente assumida pelo respectivo chefe do Poder Executivo, oferecer, no mnimo voluntariamente, uma indenizao famlia da vtima. Mesmo argumento se aplica s empresas areas mencionadas, bem como a qualquer outro fornecedor de produtos e servios cuja atividade eventualmente venha a causar a morte de um consumidor, tendo em vista que aqueles sabem que sua responsabilidade civil objetiva. Entretanto, tal discusso se torna estril em um pas onde um instituto de contornos morais e ticos como a boa-f teve de ser positivado. Passamos, ento, a discorrer sobre as questes processuais envolvendo o tema, bem como sobre a postura do Judicirio diante da situao ftica ao apreciar um eventual pedido de tutela antecipada para a compensao dos danos de natureza moral, nos casos em que haja previso de responsabilidade objetiva.

O Cdigo de Processo Civil brasileiro regra a tutela antecipada no art. 273, e demais disposies subseqentes, consignando ser lcito ao juiz, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao, bem como haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao e fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru. De pronto, com vistas nos exemplos fornecidos, possvel notar que a existncia de prova inequvoca a permitir tal provimento est pintada em cores vivas, expressa nas mortes do garoto Joo Roberto e das vtimas dos acidentes areos em comento, como fatos notrios que so, na medida em que foram exaustivamente noticiados por todo o tipo de mdia, documentados pelos entes pblicos competentes etc. Alm disso, em relao a eventuais vtimas fatais de acidentes de trnsito, ferrovirios, enfim, causados por fornecedores de servios de transporte de passageiros, sujeitos ao regime de responsabilidade do CDC, at mesmo dispensaria as partes autoras de eventuais aes de reparao civil, de sua prova, a teor do que dispe o art. 334, inciso I, do diploma processual civil. Em relao ao Estado, como de curial saber, a injustificada demora no provimento jurisdicional final fundamentaria a deciso sumria, se for levado em conta que o julgamento ao final importaria em mais alguns anos dos familiares da vtima na fila dos famigerados precatrios. No que toca ao abuso de direito de defesa ou o manifesto carter protelatrio do ru, basta reportarmo-nos supremacia da qual goza a Administrao Pblica em relao aos particulares. Na seara processual, por exemplo, se vale de prerrogativas processuais com prazos diferenciados para contestar e recorrer, evidenciando, assim, a possibilidade da adoo, pelo ru, das condutas descritas no inciso II do art. 273 do CPC, visto que nossa sistemtica processual prev um nmero excessivo de recursos at que o processo chegue ao fim e haja a efetiva entrega da tutela jurisdicional. Por sua vez, em relao ao transportador, a injustificada demora no provimento jurisdicional final fundamentaria a deciso antecipadora da tutela, se for levado em conta que a perda de um chefe de famlia, por exemplo, importa, entre outros, e via de consequencia, na perda da base de subsistencia familiar, gerando, no mnimo, sequelas de carter alimentcio, entre outras de ndole psquica, obviamente. Quanto ao abuso de direito de defesa ou o manifesto carter protelatrio do ru, lembre-se do acidente ocorrido com um Boeing da Varig em 1989, o qual at hoje aguarda soluo definitiva na justia, depois de passados mais de 20 anos. Nada obstante, impende registrar que estamos diante de relaes regidas pela responsabilidade civil objetiva, assim acolhida pelos ordenamentos constitucional e consumerista, justamente para se evitar possveis abusos do Estado e de pessoas jurdicas de direito privado sujeitas ao regime do Cdigo do Consumidor, em relao aos direitos e garantias expressos na Constituio Federal, fazendo com que toda e qualquer considerao, neste particular, seja objeto de analise luz das disposies da Carta Maior e do CDC, justificando, assim, o tratamento jurdico diferenciado que confere s vtimas, pelo menos em tese, condies materiais e processuais a litigar contra aqueles que se encontram em situao

de superioridade, lembrando, ainda, que no que se refere ao consumidor, este , por definio, a parte vulnervel na relao de consumo, conforme assentado em 1985, pela ONU, em sua 106 Sesso Plenria, atravs da Resoluo n 39/248. Dentro da sistemtica abraada pela CF 88, como dito, a responsabilidade civil recebeu tratamento diverso do que lhe tradicionalmente atribudo, pois veio a consagrar a responsabilidade objetiva do Estado, fundada no risco administrativo, e traduzida no dever jurdico sucessivo (responsabilidade) de reparar os danos advindos do descumprimento de um dever jurdico originrio (obrigao), independentemente de culpa, sendo que o dever jurdico originrio, aqui, est expresso na garantia da segurana pblica ao cidado. Uma vez violado tal dever jurdico, como aconteceu no caso sob exame, ficou demonstrado o inadimplemento do Estado em relao prestao que lhe juridicamente imputada, nascendo, assim, um dever jurdico secundrio, que a responsabilidade pela reparao do dano. O fornecedor de produtos e servios, de seu turno, dentro do regime do CDC sujeita-se responsabilidade objetiva fundada no risco do empreendimento. Posto isto, possvel verificar que em ambas as hipteses os ofensores tm sua responsabilidade fundada nos riscos das respectivas atividades. O interesse maior ento a garantia da concretizao das medidas protetivas do cidado. Assim, transporta-se a discusso acerca da culpa para um plano secundrio, em homenagem eficcia que deve revestir o provimento jurisdicional pleiteado. O evento morte, luz dos fundamentos alinhados, por si s, destaco, j capaz de autorizar a concesso dos efeitos antecipatrios da tutela, para determinar, incontinenti, o pagamento de indenizao a quem de direito, em razo de o magistrado, atravs da cognio sumria, j saber ser a mesma devida. , portanto, prova forte e imodificvel! a fixao, de pronto, de um valor mnimo, devido pela simples causa da morte de um ser humano. No que tange ao perigo de irreversibilidade do provimento, podemos afirmar com segurana que tal inexiste, pois o direito, em casos como os fornecidos, estaria cabalmente demonstrado. Com a morte das vtimas, o dano moral automaticamente se consumou, ou seja, j fez nascer nos parentes das vtimas o direito correspondente compensao, j que a morte no passvel de reparao, isto , no existe possibilidade de retorno ao status quo ante, registre-se. Nesse especial cabe registrar a sempre magistral lio de Fux (1996, p. 31): "Sob o ngulo civil, o direito evidente aquele que se projeta no mbito do sujeito de direito que postula. Sob o prisma processual, evidente o direito cuja prova dos fatos sobre os quais incide revela-os incontestveis ou ao menos impassveis de contestao sria." No mesmo sentido, Neves (2010, p. 1094): (...) a prova produzida como apta a garantir a tutela antecipada tambm poder ser apta a garantir parte a vitria definitiva na demanda, tudo a depender da necessidade de aprofundamento da

cognio probatria desenvolvida pelo juiz. Significa dizer que determinadas provas so to robustas acerca da alegao de fato que, ainda que existam outras provas produzidas, ela por si s, j suficiente para a deciso favorvel definitiva. O que se pretende afirmar que a prova inequvoca exigida para para a concesso da tutela antecipada no deve ser robusta e completa a ponto de permitir, em qualquer hiptese, um julgamento definitivo favorvel ao autor, mas plenamente possvel que, em determinadas situaes, seja exatamente isso que ocorra, tamanha a carga de convencimento apresentada no caso concreto pelo beneficiado pela tutela antecipada. Como j apontado precedentemente, a morte das vitimas fato, e, segundo a dico do brocardo jurdico, "contra fatos no h argumentos.. Seria, no mnimo, em observao construo feita pelo eminente Ministro, insensato no se considerar tais fatos incontestveis ou impassveis de contestao sria! Provvel discusso poder-se-ia levantar em relao individuao do quantum a indenizar, tendo em vista que o juiz, no exerccio de seu mister, tem de considerar uma srie de aspectos objetivos e subjetivos para a fixao do respectivo valor. Porm, em se tratando do dano moral sob exame, no h, nesse particular, que se cogitar tal hiptese se considerarmos, pura e simplesmente, o fato de os causadores do dano terem ocasionado a morte das vtimas nos exemplos examinados. O direito reparao se faz presente em face do evento morte, o que lhe reveste de liquidez e certeza, pelo que o magistrado, diante dessa caracterstica, e a fim de resguardar o direito da parte, poder fixar um mnimo a ser indenizado, j que o dano sumariamente observado o denominador comum que vai orientar a atividade do juiz, sendo que outros fatos, em especial, que porventura vierem a importar no aumento do quantum indenizatrio podero, sem prejuzo, ser objeto de apreciao no decorrer da instruo processual, em harmonia com o contraditrio e o devido processo legal. Outra considerao que se faz imperiosa, e ainda toca na questo da irreversibilidade da deciso, diz respeito aos direitos constitucionalmente envolvidos no litgio. Se por um lado a antecipao dos efeitos da tutela pode importar em prejuzo econmico irreversvel em relao ao ru caso, remota e futuramente, fique provado que a indenizao no era devida nos moldes em que foi fixada, lado outro a sua no concesso importa em prejuzos irreversveis atinentes aos direitos honra subjetiva, intimidade, vida privada, os quais esto visceralmente ligados dignidade da pessoa humana, sendo que estes revelam-se prementes em virtude do dano presente, e so hierarquicamente superiores queles de interesse estatal, nos termos da Carta Fundamental. No demais recordarmos que o juiz deve sempre orientar seu desgnio no sentido de que a lei existe pra servir sociedade, e no o contrrio, sob pena de se privilegiar a disposio literal do texto legal em detrimento do seu real esprito. Novamente socorro-me no magistrio de Fux (Op. Cit) ao citar Reale, assinalando que "a tutela de evidncia regra in procedendo para o aplicador do direito que no est to atrelado assim lgica formal mas antes percepo dos fatores lgicos, axiolgicos e ticos que antecedem essa operao de aplicao jurisdicional do direito".

Somado a isto, como sempre fao questo de repetir em meus textos, h que se atentar para a regra contida no art. 5 da LINDB (Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro), o qual orienta o julgador a observar os fins sociais a que a lei se dirige, e o regramento a ser observado nos fatos trazidos baila o contido na Constituio Federal, que garante o direito reparao pelos danos de natureza moral, nos termos do art. 5, inciso X. Sendo assim, o direito reclama uma tutela plenamente capaz de satisfazer os anseios do corpo social quando da ocorrncia de fatos como estes que examinamos, onde vidas so diariamente perdidas, em razo da incompetncia daqueles que agem canhestramente, seja em nome do Estado, seja na prtica empresarial. Nada justifica a extremada cautela do magistrado a evitar possveis danos de natureza econmica atinentes pessoa do ru no processo quando o direito da parte ex adversa se revela cristalino, lquido e certo. Aps estas colocaes, surge outro problema a ser analisado: quem deve ser indenizado em casos como os narrados? A indagao pertinente porquanto o interesse de agir, conforme Cahali, citando Luiz Felipe Haddad, limitar-se- aos pais em relao aos filhos, e vice versa, tendo em vista que o sofrimento, in casu, perfeitamente presumvel, embora o festejado autor pondere no sentido de que tal presuno juris tantum, na medida em que muitos pais e filhos sequer convivem diariamente ou possuem afinidades. Porm, tal presuno dever ser elidida por prova em sentido contrrio, permanecendo, assim, a tese no sentido da viabilidade do provimento sumrio, como colocado. No dizer, entretanto, que terceiros estranhos relao entre pais e filhos no possuam legitimidade para demandar o causador do dano em juzo, sendo que, no caso de dano advindo de acidente de consumo, o art. 17 do Cdigo do Consumidor equipara a consumidores todas as vtimas do evento, isto , aqueles que no possuem relao contratual com o fornecedor de produtos ou servios, porm sofrem os reflexos do fato danoso. Contudo, penso que a averiguao da lesividade perpetrada, no caso de pedido feito por quem no integre a relao pais/filhos, reclamaria instruo probatria, a fim de se verificar o grau de afinidade da vtima com os parentes que se encontram fora daquela relao. O STJ recentemente enfrentou a questo ao apreciar o REsp 1.101.213-RJ, da relatoria do Min. Castro Meira, julgado em 02/04/2009. No caso, os avs pleiteavam indenizao pela morte da neta, ocorrida nas dependncias da escola municipal onde estudava. O insigne Ministro destacou em seu voto:

inegvel o abalo emocional sofrido por parentes da vtima em razo da morte to prematura, absolutamente evitvel e em local em que se espera proteo, dedicao e cuidado dispensados a crianas de to pouca idade. O sofrimento pela morte de parente disseminado pelo ncleo familiar, como em fora centrfuga, atingindo cada um dos membros em gradaes diversas, o que deve ser levado em conta pelo

magistrado para fins de arbitramento do valor da reparao do dano moral. Assim, os avs so legitimados propositura de ao de reparao por dano moral proveniente da morte da neta. A reparao, nesses casos, decorre de dano individual e particularmente sofrido pelos membros da famlia ligados imediatamente ao fato (art. 403 do CC/2002). Assim, considerando-se as circunstncias do caso concreto e a finalidade da reparao, a condenao ao pagamento de danos morais no valor de R$ 114.000,00 para cada um dos pais, correspondendo poca a 300 salrios mnimos, e de R$ 80.000,00 para cada um dos dois avs no exorbitante nem desproporcional ofensa sofrida pelos recorridos pela perda da filha e neta menor em tais circunstncias (Informativo de Jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia n 0389)
Como possvel perceber, o eminente relator, ao julgar, considerou as circunstncias do caso concreto para a condenao do municpio. E no poderia agir diferente, na medida em que, pelo menos a priori, a avaliao do sofrimento de parentes que no sejam os pais depender, salvo melhor juzo, de analise de prova colhida no decorrer a instruo processual. Destarte, penso seja tranquilo visualizar que a leso experimentada pelos filhos em relao aos pais, e vice versa, de fcil e sumria averiguao em sede de tutela antecipada, quando estamos diante de ao em que se pede indenizao por dano moral decorrente de morte. Concluindo, fica demonstrado, assim, o direito de pais e filhos de vtimas de ato ilcito do Estado e de transportadores de passageiros em haver a respectiva indenizao pelos danos morais experimentados, de forma sumria, diante do prejuzo inconteste, ocasionado pela morte de uma pessoa, sendo at mesmo dever do magistrado conceder a antecipao dos efeitos da tutela pretendida, uma vez verificada a presena dos pressupostos prprios. direito da parte, anote-se, revestido de legitimidade em razo de estarmos diante de fatos cujas consequencias so submetidas ao regime da responsabilidade civil objetiva, sendo que os direitos e garantias fundamentais foram consagrados pelo ordenamento constitucional como forma de garantir efetiva proteo aos respectivos titulares do direito de compensao, que fazem jus, pois, indenizao devida, diante da possibilidade de cognio sumria do juiz em relao prova inequvoca do dano sofrido.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CAVALIERI FILHO, Srgio. Programa de Responsabilidade Civil. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 1998 CAHALI, Yussef Said. Dano Moral. 2. Ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: RT, 1998. FUX, Luiz. Tutela de Segurana e Tutela de Evidncia. So Paulo: Saraiva,

1996. NEVES, Daniel Amorim Assumpo. Manual de direito Processual Civil. 2 Ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Mtodo. 2010.

S-ar putea să vă placă și