Sunteți pe pagina 1din 2

www.tiexpert.

net

Pg. 1 de 2

Analisando o Primeiro Programa em C


Com o primeiro programa em C, podemos verificar as questes mais bsicas da linguagem e tambm elementos encontrados em qualquer linguagem (lgico que cada uma sua maneira).

Comentrio
//O primeiro programa em C /* Adaptado do programa original do livro The C Programming Language de autoria de Dennis Ritchie e Ken Thompson */ Comentrios so linhas no compiladas, ou seja, no so comandos que devem ser executados pelo programa. Ento, se no so linhas executadas, qual a finalidade de adicionar um comentrio? A funo dos comentrios deixar o cdigo mais legvel e para fazer anotaes importantes dentro do prprio cdigo, como por exemplo, anotar porque voc usou uma lgica ao invs de outra, porque voc nomeou aquela varivel de tal forma, etc. Nessas 5 primeiras linhas do cdigo temos dois tipos de comentrios, um de C++ e outro de C. Os comentrios de uma linha foram introduzidos em C++ e so definidos pelas barras barras duplas (//). Tudo que estiver nessa linha ser ignorado pelo compilador. J os comentrios de vrias linhas tem em ambos, tanto C como C++. Voc procede abrindo o comentrio com /* e demonstrando onde termina o comentrio com */. Tudo de estiver depois de /* e antes de */ ser ignorado pelo compilador. Por isso nunca se esquea de que quando abrir (/*), obrigatriamente, voc ter que fechar (*/). Isso um erro muito comum de se cometer, principalmente para quem est comeando.

Pr-processamento
#include <stdio.h> Uma caracterstica marcante de C o pr-processamento. A linguagem C tem a capacidade de importar bibliotecas de funes que so, leigamente, comandos j prontos para usar. Cada um desses comandos, que chamamos de FUNES, esto organizados em bibliotecas diferentes. Bastando a ns determinar em qual biblioteca o compilador ir encontrar tal funo. O pr-processamento determinado pelo caracter #. Para importar uma biblioteca, basta usar o comando include. Quanto incluso de biblioteca, h diferenas entre C e C++ tanto na forma de incluso quanto nas bibliotecas, que no so as mesmas. Esse um detalhe que abordaremos melhor na prxima pgina.

Funo Principal - O programa de fato


int main (void) Todo o programa em C est estrito dentro da funo MAIN. MAIN a primeira funo a ser executada por qualquer programa em C, mesmo que tenha outras funes escritas antes dela. H compiladores que interpretam esta funo mesmo incompleta, ou seja, voc tambm como comear esta funo escrevendo: main () http://www.tiexpert.net/programacao/c/analise-do-primeiro-programa-em-c.php

www.tiexpert.net
int main () main (void)

Pg. 2 de 2

Mas para manter a portabilidade e evitar erros desnecessrios de compilao, o melhor a fazer declarar ela inteira -> int main (void). Devemos salientar tambm que deve ser tudo em letras minsculas, pois a linguagem C case sensite, trocando por midos, ele distingi entre letras maisculas e minsculas. Por exemplo: MAIN no a mesma coisa que Main, que no a mesma coisa que MaiN, que por sua vez, no a mesma coisa que MaIn, que tambm diferente de main. Ento, de preferncia, sempre use letras minsculas.

Bloco de Dados
{ } Os blocos de dados so utilizados para determinar todas as linhas de cdigo que comandos ou funes devem executar de uma vez. O bloco de dados determinado pelo abrir e fechar de chaves ({}). Voc abre chaves onde se deve comear a executar e fecha onde deve terminar a execuo. Em um programa pode haver mais de uma chave e o mesmo nmero de chaves aberta deve ser o de chaves fechadas. No caso do primeiro programa, apenas abre a execuo da funo principal (main) e fecha-se no final de sua execuo.

Funes e Processos
printf ("Ol! Mundo."); return (0); Qualquer programa determinado pelo que est dentro das chaves. O que est dentro das chaves pode ser uma funo, uma palavra reservada (como IF, ELSE, FOR, ...) ou processo (operao matemtica). Em C, toda chamada de funo, processo ou algumas palavras reservadas devem terminar a linha com um ponto e vrgula (;). Como voc pode ver na chamada da funo printf e da palavra reservada return. Toda a parte de funo, processo e palavras reservadas sero tratadas de forma mais abrangente posteriormente. At aqui o bsico de qualquer programao baseada em C. A princpio parece muita coisa, mas, relativamente, no . Pois com o tempo, voc ir se acostumar a declarar a funo INT MAIN (VOID), pois todo programa precisa dela, e de tanto o compilador indicar uma linha errada, voc nunca mais vai esquecer de que o nico erro daquela linha foi a falta do ponto e vrgula no final. E se voc no bom em matemtica, no se preocupe! Pois muitos bons programadores nunca fizeram uma faculdade de cincias exatas com nfase em matemtica.
Autor: Denys William Xavier Este artigo est sob Licena Creative Commons Para ver uma cpia desta licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

http://www.tiexpert.net/programacao/c/analise-do-primeiro-programa-em-c.php

S-ar putea să vă placă și