Sunteți pe pagina 1din 4

OS TIPOS DE CONHECIMENTOS

Clstenes de Brito Ribeiro Fabienne Lima Nery Pereira Jos Ranieri Fontes de Sousa Josiane Carvalho Silva Thanandra Kaliany R. Amorim

RESUMO O homem, como parte da natureza, um ser adotado de categorias que orientam seu mundo de expresses e relao e exigem o ato de conhecer. A natureza do homem como ser cognitivo acrescenta-se a sua competncia perceptiva, pois a percepo de alguma forma definida como o prprio conhecimento de um objetivo. Trata-se da apresentao de uma qualidade ou quantidade sensvel. No processo do conhecimento o mundo sensorial refere-se a apreenso das qualidades sensveis, enquanto a percepo refere-se a apreenso do objeto como tal. A natureza humana , portanto, um todo que se compe de processo, disposies e experincias interiores e exteriores, os quais se integram nos atos de conhecer e saber.

Palavras-chave: conhecimento cientfico. conhecimento filosfico. senso comum. conhecimento


teolgico. Conhecimento mtico.

INTRODUO

O conhecimento pode ser definido como a manifestao da conscincia de conhecer. O conhecimento se da pela vivncia circunstancial e instrumental as propriedades necessrias a adaptao, interpretao e assimilao do meio interior e exterior ao ser. Ocorrem aqui as relaes entre sensao, percepo e conhecimento. A exigncia do conhecimento como forma de soluo problemtica, mais ou menos complexa, ocorre em torno do fluxo e reflexo em que se da base de idealizao, pensamento, memorizao, reflexo e criao, os quais acontecem com maiores ou menores parmetros cronolgicos e de conscincia do refletido e do irrefletido. na busca incessante da verdade, que se assiste progressivamente procura de interpretao ou resposta s interrogao sobre o universo atravs da proposta de bens como hipteses ou realidade, passagem da religio filosofia o caminho da razo, passagem da filosofia cincia, a vida do raciocino engajada em relao de causa efeito, atravs de analise rigorosas e procedimentos racionais adequados, de convergncia e divergncia entre o homem

e o universo, contradies cientificas, do momento cientifico, o qual corresponde medida quantitativa, qualidade e ideolgica.

CONHECIMENTO CIENTFICO

Tambm racional, mas utiliza-se de experimentos, observaes, comprovaes e indues. sistemtico, prevendo ainda a experimentao, validao e comprovao daquilo a que pretende provar. No est preocupado com questes morais ou ticas, ou seja, se ser usada para o mal, ou para desempregar milhares de pessoas, ou para poluir. Est sempre em mudana, pois uma nova verdade vem reprovar ou aperfeioar uma verdade anterior, exemplo disso, na medicina, alguns remdios que no passado eram dados como eficazes, hoje so descartados por conterem ou provocarem danos sade.

CONHECIMENTO FILOSOFICO

racional e tem como objetivo a busca da verdade. Ele sistemtico e procura a raiz das coisas, usando o rigor lgico. O conhecimento filosfico busca os "porqus" de tudo o que existe. ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inmeras perguntas que ele prprio pode formular. Exemplos: Quem o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual o valor da vida humana? O que o tempo? O que o sentido da vida? Esse conhecimento torna-se perigoso para apoltica, cincia e economia, por exemplo, pois vem a desmascarar suas reais intenes, nem sempre ticas.

SENSO COMUM

Baseia-se na vivncia espontnea da vida e usado desde o surgimento do homem. o saber adquirido atravs de experincias vividas ou ouvidas do cotidiano. Englobam costumes, hbitos, tradies, normas, ticas e tudo aquilo que se necessita para tentar viver bem. No sistematizado, no usa de procedimentos metodolgicos nem um conhecimento aprofundado, resultando em um saber que muitos chamam de saber emprico, vulgar e acrtico. No senso comum no necessrio que haja um parecer cientfico para que se comprove o que dito, um saber informal que engloba at opinies, esteretipos e preconceitos. um saber imediato, subjetivo, heterogneo e acrtico, pois se conforma com o que dito. Um exemplo disso, o conhecimento de um pescador, um agricultor, uma cozinheira, um jogador de futebol, um pedreiro, um ndio sobre o segredo das plantas e animais da selva, o racismo, a homofobia, o geocentrismo, etc.

importante salientar que no senso comum residem algumas das piores atitudes e comportamentos do ser humano tais como o racismo, homofobia, machismo, bullyin e entre outros. CONHECIMENTO TEOLOGICO Fundamenta-se na f e tambm no uso da razo. Usa a deduo, partindo de uma realidade universal para dar sentido a realidades particulares. Parte da compreenso e da aceitao da existncia de uma divindade, que seria a razo de ser de todas as coisas. A divindade revela-se aos humanos e concede-lhe suas verdades. Dessa maneira, a razo no precisa compreender esses dogmas, mas aceit-los. esse processo que o conhecimento teolgico investiga e tenta explicar. Esse conhecimento tambm vem a preencher uma lacuna no ser humano que a cincia no conseguiu resolver: as angstias, os medos (da morte, eternidade, etc), os traumas, as incertezas, o vazio existencial que leva muitos a suicidar-se, a esperana em uma cura impossvel, etc.
CONHECIMENTO MITICO

Trata-se de um conhecimento que tenta explicar os fenmenos da natureza atravs de representaes sobrenaturais que no so logicamente raciocinadas nem resultantes

de experimentaes cientficas. Usa linguagem simblica e imaginria, baseando-se na crena em seres fantsticos e suas histrias sobrenaturais, como sendo responsveis pela razo de ser do existente. Ex: a mitologia grega, escandinava, indgena. O mito no se resume ao passado: o homem moderno criou mitos, alguns deles para atender a ideologia dominante ou que ficaram no imaginrio popular como um defensor do povo (ex: Vargas) e da repblica brasileira (ex: Tiradentes, criado para reforar no imaginrio popular os duvidosos valores da repblica atravs de um mrtir criado para esse fim)

REFERNCIA BARROS, Aidil Jesusu da Silveira; LEHFELD. Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: Parson Pretince Hall, 2007. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofia da Educao. 3.ed. So Paulo. Moderna, 2000.

S-ar putea să vă placă și