Sunteți pe pagina 1din 4

AUTOMEDICAO: ENTENDEMOS O RISCO?

HELENA C. CASTRO1 MICHELE L. P. DE AGUIAR1 REINALDO BARROS GERALDO1 CCERO CARLOS DE FREITAS1 LUCIANE F. ALCOFORADO1 DILVANI O. SANTOS2 CAMILA BARBOSA2 CLARA FONSECA2 CLARISSA AL2 ERICA RANGEL2 INGRID TOLEDO2 MARCELA FEITOSA2 CARLOS RANGEL RODRIGUES3 TERESA CRISTINA DOS SANTOS3 LCIO M. CABRAL3. 1. 2. 3. Laboratrio de Antibiticos, Bioqumica e Modelagem Molecular-LaBioMol, Departamento de Biologia Celular e Molecular, IB-CEG, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro-RJ. Departamento Biologia Celular e Molecular, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Autor responsvel H.C. Castro. E-mail: hcastrorangel@yahoo.com.br

INTRODUO A automedicao conceituada como a prtica de ingerir substncias de ao medicamentosa sem o aconselhamento e/ou acompanhamento de um prossional de sade qualicado (PAULO & ZANINI, 1988, OMS, 2005). Normalmente, a automedicao ocorre, quando o indivduo tem algum sintoma doloroso e/ou patolgico e decide tratar-se, sem consultar um prossional especializado. Embora sem a competncia necessria para reconhecer distrbios, avaliar sua gravidade e escolher a teraputica mais adequada, o indivduo determina ento o medicamento a ser utilizado, seja por vericao de ecincia anterior, ou seja, por indicao de outra pessoa no habilitada, como amigos e familiares (SIMES & FARACHE, 1988). No Brasil, segundo a Associao Brasileira das Indstrias Farmacuticas (Abifarma), todo ano, cerca de 20 mil pessoas morrem, no Pas, vtimas da automedicao (HAAK, 1988, VILLARINO et al., 1997, CASA GRANDE et al., 2004). Nos Estados Unidos, a reao adversa pelo uso de medicamentos controlados custa mais de seis milhes de dlares anuais para o governo, apesar do controle rgido na venda dos mesmos, revelando ainda o alto custo dessa prtica para este pas (DOERING, 1986, STROM, 2005). De forma interessante, um certo nvel de automedicao aceitvel, segundo a Organizao Mundial de Sade

(OMS), desde que ocorra, de forma responsvel. De acordo com a OMS, este nvel de automedicao pode ser benco para o sistema pblico de sade (OMS, 2005). Exemplos, como dores de cabea, muitas vezes, resultantes de situao de estresse, clicas abdominais ou menstruais, podem ser aliviadas temporariamente com medicamentos de menor potncia (BRASS, 2001). Essa prtica, segundo a OMS, evita, muitas vezes, o colapso do sistema pblico de sade, pelo atendimento a casos transitrios ou de menor urgncia. Entretanto, a autoprescrio, ou seja, o uso por conta prpria de remdios contendo tarja vermelha ou preta na embalagem, e que s devem ser utilizados sob prescrio mdica, extremamente perigosa e inaceitvel segundo a OMS (OMS, 2005). Alguns dos problemas causados pela automedicao so: o aumento do erro nos diagnsticos das doenas, a utilizao de dosagem insuciente ou excessiva, o aparecimento de efeitos indesejveis graves ou reaes alrgicas (LIMA, 1995, OMS, 2005). Atualmente, o hbito de tomar remdios isentos de receita mdica ou sem tarja, tambm conhecidos como remdios de prateleira ou over the counter e indicados para tratar pequenos males do dia a dia por um curto espao de tempo (3 dias), muito comum devido ao fcil acesso e ao marketing signicativo na mdia (GOLDMAN, 2000, CAVALLINI &

Infarma, v.18, n 9/10, 2006

17

BISSON, 2002). O uso destes medicamentos, se estendido por deciso prpria, pode comprometer posteriormente o tratamento adequado de determinadas patologias, por mascarar os verdadeiros sintomas, provocando ainda o aumento do perodo do uso da medicao adequada (STIMMEL, 1983). Os farmacuticos so prossionais de sade cuja formao inclui disciplinas que abordam no s a composio, mas tambm os efeitos farmacolgicos e deletrios dos medicamentos (ZUBIOLI, 1992, OMS, 2005). Assim, a formao do farmacutico, poderia talvez prevenir a automedicao destes prossionais, visto ser de seu conhecimento os riscos a que estes se submetem ao utilizar este procedimento. Entretanto a falsa impresso de controle e um aumento da autoconana nestes prossionais, pelo seu conhecimento na rea especca, poderiam acarretar o uso persistente desta prtica neste pblico.

OBJETIVOS Neste trabalho, avaliamos o perl de automedicao de estudantes iniciantes/calouros (Grupo A) (n=43) e formandos (Grupo B) (n=43), do curso de habilitao farmacutica de uma Universidade Federal Brasileira (Universidade Federal Fluminense), tentando vericar uma relao entre o conhecimento sobre os medicamentos e o perl de automedicao desses estudantes no incio e no nal do seu curso de graduao.

27 anos, no grupo B, sendo um total de 27 homens e 59 mulheres avaliados. Um comportamento muito semelhante entre os dois grupos (A e B) foi observado no que se refere ao estado de sade considerado bom pela maioria (70%), nmero de consultas mdicas (n=2-3/ano) e plano de sade (sim=60%). O perl do uso de medicamentos para algumas doenas como dor de cabea, acne, hipertenso, diabetes, tambm foi semelhante para ambos os grupos, com exceo da hipertenso arterial, que no foi observada no grupo A. Uma porcentagem considervel em ambos os grupos A e B utiliza medicamentos para outras doenas (30% e 21% respectivamente). De forma interessante o grupo B (formandos) aparentemente utilizou menos medicamentos neste perodo que o grupo A (calouros) (22% e 34% respectivamente). O uso de medicamentos parece habitual em ambos os grupos, visto que a maioria utilizou algum tipo de medicamento nos ltimos trs meses (A= 85% e B= 79%). Um nmero signicativo e alarmante dos estudantes avaliados interrompe o tratamento sem qualquer orientao mdica (A= 61% e B= 55%) (Figura 1).

METODOLOGIA Neste trabalho, para atingir o nosso objetivo, realizamos uma entrevista com estudantes (n total= 86) iniciantes do curso de Farmcia (1 e 2 perodos), denominados grupo A (n = 43), e de alunos formandos (7 e 8 perodos) denominados grupo B (n = 43), utilizando um questionrio composto 15 perguntas envolvendo variveis independentes (sexo, idade, estado de sade, plano de sade) e variveis dependentes (uso de medicamentos sem prescrio, interrupes indevidas, uso de medicamentos controlados ou no sem indicao mdica, freqncia de uso, capacitao do farmacutico para a troca de medicaes, uso de ervas ou produtos naturais no auxlio a tratamentos, dentre outras).

Figura 1. Comparao entre os grupos A e B e a interrupo de medicao sem orientao mdica.

RESULTADOS E DISCUSSO A anlise percentual dos grupos A e B com relao as variveis independentes mostrou que a idade dos entrevistados variou de 18 a 25 anos, no grupo A, e 21 a

No aspecto relacionado compra de medicamentos sem orientao mdica, existiu uma diferena signicativa entre os grupos A e B. No grupo B, 18% dos estudantes avaliados armaram comprar medicamentos sempre sem orientao mdica, contra apenas 3% no grupo A. Este dado refora a hiptese de que o conhecimento leva ao aumento da autoconana e conseqentemente

18

Infarma, v.18, n 9/10, 2006

da automedicao (Figura 2). Entretanto, a compra de medicamentos controlados, sem receita mdica, no realizada de forma to extensiva, sendo menor no grupo B (grupo A= 21% e grupo B= 15%).

Figura 3. Comparao entre os grupos A e B e a capacitao do farmacutico para a troca de medicamentos.

Figura 2. Comparao entre os grupos A e B e a compra de medicao sem orientao mdica (automedicao).

CONCLUSO Neste estudo de casos envolvendo estudantes, iniciantes (grupo A) e formandos (grupo B) do curso de graduao em farmcia de uma universidade federal, observamos a falta de informao no primeiro grupo em relao s atividades e capacitao do farmacutico, em contraste, aos formandos, que demonstram conhecimento nas reas de atuao farmacutica. Este resultado indica que o curso analisado contribui para a formao de um prossional qualicado e consciente de seu papel como farmacutico. Entretanto, e de forma curiosa, quando para tratar de si prprio, a informao no tem auxiliado de forma signicativa na diminuio dos ndices de automedicao nos grupos estudados, em especial, os formandos, onde este comportamento no foi signicativamente alterado aps o acesso a um maior conhecimento sobre os medicamentos e suas caractersticas. A impossibilidade de banir a prtica da automedicao, pela inviabilidade scio-econmica para o sistema de sade pblica, torna claro a importncia da discusso deste procedimento em sala de aula. Assim, o presente estudo aponta a necessidade da maior nfase no tema automedicao, nas aulas ministradas durante a graduao, visando diminuir os ndices desta prtica nos grupos estudados e prevenindo o uso indiscriminado dos medicamentos nestes futuros prossionais, tornado-o capaz de utilizar seu conhecimento tambm em benefcio prprio.

De forma importante, a maior parte dos estudantes de ambos os grupos responderam j ter recomendado algum tipo de medicamento (A= 52% e B= 61%), ou j ter utilizado alguma indicao feita por parentes, amigos ou vizinhos (A= 42% e B= 43%). O perl dos grupos semelhante no que diz respeito a conceituar as ervas e produtos naturais como medicamentos (A= 85 e B= 94%), mas sua utilizao ainda no extensa em nvel similar (A= 61% e B= 67%). Quanto capacitao do farmacutico de recomendar ou trocar medicaes, um nmero signicativo de estudantes do grupo A (iniciantes/calouros) respondeu que o farmacutico no est capacitado, ou seja, no pode interferir em medicaes. Contudo e de forma importante, ao nal da graduao, a maioria dos estudantes (grupo B) arma que, para o farmacutico recomendar ou trocar medicamentos, depende principalmente da situao. Estes citam como exemplo o caso dos genricos, onde a assistncia farmacutica em relao a interaes medicamentosas, dosagens e intervalos de administrao, pode ser essencial. O grupo B cita ainda que o farmacutico no deve prescrever diretamente os medicamentos sem indicao mdica, mostrando um claro entendimento da complexidade da prescrio dos medicamentos e do papel do farmacutico (Figura 3).

Infarma, v.18, n 9/10, 2006

19

AGRADECIMENTOS Agradecemos o suporte nanceiro do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Fundao de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Universidade Federal Fluminense.

LIMA, A.B.D. Interaes Medicamentosas. v.1, p.13-17, 1995. MOREAS, I.N. Conforto de automedicao-importncia e perigos. ROCA. v.1, p.9-67, 2004. Organizao Mundial de Sade (OMS) Dpt. Of Essential Drugs and other Medicines. The role of Pharmacist in self care-medication. Disponvel em http://www.who.int/medicines/library/docseng_from_ a_to_z.shtml. Acesso em 01 nov. 2005. PAULO, L.G.; ZANINI, A. C. Automedicao no Brasil. Rev. Assoc. Md. Bras., v.34, n.2, p. 69-75,1998. SIMES, M.S.J. E FARACHE F, A. Consumo de medicamentos em regio do estado de So Paulo(Brasil).Rev.Sade Pbl. v.32, p.43-9, 1988. STIMMEL, G.L. Political and legal aspects of pharmacist prescribing. American Journal of Hospital Pharmacy, v.40, p.1343-1344, 1983. STROM BL. Statins and over the counter availability, N Engl J Med. v. 352, p.1403-5, 2005 VILLARINO, J. F. et al. Perl da automedicao em municpio do sul do Brasil. Rev. Sade Pbl., v.31, p.71 7, 1997. ZUBIOLI, A. Prosso: farmacutico. E agora? Curitiba: Lovise Editora, 1992. p.45-54.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASS EP. Changing the status of drugs from prescription to over the counter availability. N Engl J Med. v.345, p.810-6, 2001. CASA GRANDE, E.F., GOMES, E.A., LIMA, L.C.B., OLIVEIRA, T.B., PINHEIRO, R.O. Estudo da utilizao de medicamentos pela populao universitria do municpio de Vassouras(RJ).Infarma,v.16, n.5/6, p. 86-88, 2004. CAVALLINI, M.E.; BISSON, M.P. Farmcia Hospitalar um enfoque em sistemas de sade. Manole, 1a Edio, 2002. DOERING, P.L. Pharmacists as prescribers: the Florida experience. Drug intelligence and clinical Pharmacy, v.20, p.983-984,1986. GOLDMAN G.M. Over the counter self-medication. Mo Med. v. 97, p. 435-6, 2000. HAAK, H. Pharmaceuticals in two Brazilian villages: Lay practices and perceptions. Soc.Sci Med., v.27, p. 1415-27,1988.

20

Infarma, v.18, n 9/10, 2006

S-ar putea să vă placă și