Sunteți pe pagina 1din 6

QUESTIONRIO DE FIXAO P2 HST 4CEL/1C-TEL

UNIDADE 4 - EPI (EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL)


01 - O que EPI e qual a sua funo?
EPI = Equipamento de Proteo Individual. Sua funo proteger a sade e a integridade fsica dos trabalhadores contra os agentes de risco. Obs.: O uso do EPI, por si s, no protege totalmente o trabalhador, ele serve para complementar a proteo ao risco existente.

02 - No que se deve pensar primeiro: no EPI ou no EPC? Explique.


No EPC, ou seja, nos Equipamentos de Proteo Coletiva, pois abrange um maior nmero de pessoas com uma nica ao e o EPI, se for o caso, complementa o EPC.

03 - O que Certificado de Aprovao CA?


o documento que garante que aquele EPI passou por testes de controle de qualidade e foi aprovado, de acordo com o grau de proteo que ele deve conferir ao trabalhador.

04 - O E.P.I. pode ser emprestado entre os trabalhadores?


No, pois seu uso pessoal.

05 - Quem fornece o E.P.I. e quem o responsvel pela sua conservao?


O EPI fornecido pelo empregador e conservado pelo empregado.

06 - Como o E.P.I. deve ser fornecido pelo empregador ao empregado?


Gratuitamente, adequado ao tipo de atividade e risco. O empregador tambm deve fornecer treinamento sobre o uso correto do E.P.I. e sobre os processos de conservao e higienizao dos mesmos.

07 - Como se classificam os E.P.I.?


De acordo com a parte do corpo a ser protegida.

UNIDADE 5 - PROTEO CONTRA INCNDIOS


01- Qual a diferena entre incndio e fogo?
O incndio o fogo fora de controle.

02- O que so agentes extintores?


So substncias utilizadas na extino de incndios.

03- Como se extingue um incndio por abafamento?


Impedindo que o comburente (oxignio) continue alimentando a combusto.

04- A gua extingue incndios por: resfriamento. 05- Qual a classe de incndio caracterizada por ocorrer em materiais eltricos energizados? Incndio classe C. 06- O que so materiais pirofricos?
Pirofrico a caracterstica de uma combusto (oxidao) que se inicia espontaneamente no ar. So exemplos de materiais pirofricos magnsio, selnio e antimnio, entre outros.

Queima em altas temperaturas. Para apag-lo necessrio o uso de ps qumicos especiais, que separam o incndio do ar atmosfrico que o alimenta, extinguindo o fogo por abafamento.

07- Quando devem ser usados os extintores de incndio e para onde deve ser dirigido o jato?
S devem ser usados em caso de incio de incndio, dirigindo o jato para a base do fogo.

08- Como se faz o acionamento de um extintor porttil de espuma qumica?


Apenas invertendo-se a posio do recipiente. O acionamento automtico.

09- Quantos extintores deve haver, no mnimo, em cada pavimento?


Pela NR-23, independentemente da rea ocupada, dever existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento.

10- O que so hidrantes, como se classificam e se caracterizam?


Os hidrantes so equipamentos utilizados na luta contra o fogo. Podem ser externos ou internos. Os externos so instalados em pontos estratgicos das redes de distribuio, onde os bombeiros engatam as mangueiras e devem ter capacidade de fornecer gua em quantidade e com presso satisfatria. Os internos situam-se em cada andar dos edifcios, protegidos por caixas que contm as mangueiras enroladas e os acessrios complementares.

11- O que so sprinklers? Qual o princpio de funcionamento?


Sprinklers ou chuveiros automticos atuam na extino de fogo num edifcio, pela pronta e contnua descarga de gua, diretamente sobre o material em combusto. Os sprinklers so constitudos basicamente de um corpo, ampola e defletor. O elemento sensvel dos sprinklers a ampola de vidro transparente, caracterizado pela sua resistncia e rigidez. A ampola de vidro hermeticamente fechada e selada e contm um lquido altamente expansvel ao calor, capaz de exercer uma fora de rompimento elevada. No caso da temperatura se elevar acima de um limite pr-determinado, a presso criada pela expanso do lquido rompe a ampola, dando sada gua, a qual se espalha em jatos com forma de leque.

12- A que altura mxima devem ser afixados os extintores portteis na parede?
A parte mais alta do equipamento no pode ultrapassar 1,60m a partir do solo.

13- Quais as medidas de segurana quanto localizao dos extintores de incndio?


Os extintores devero ser colocados em locais de fcil visualizao, de fcil acesso, onde haja menos probabilidade do fogo bloquear o seu acesso e onde se conservem protegidos contra golpes. Os extintores no devero ser localizados nas paredes das escadas e tambm no podero ser encobertos por pilhas de materiais e nem ter a rea sob e em torno dele obstruda.

14- A cada que perodo deve ser feita a recarga dos extintores portteis?
A cada ano, mesmo que no tenha sido utilizado.

15- Qual a classe de incndio que, aps a extino, deixa resduos? O incndio Classe A.

UNIDADE 6 - GERENCIAMENTO DA SEGURANA DO TRABALHO


1- Qual o objetivo de se implantar um Sistema de Gesto da Sade e Segurana

Ocupacional nas empresas?


Demonstrar a determinao em proteger os funcionrios e o Meio Ambiente de incidentes prejudiciais que possam ocorrer na empresa, com o firme compromisso de criar mecanismos de proteo da Sade e da Segurana de seus colaboradores. Do ponto de vista econmico e social, um fator diferencial no mercado competitivo.

2- Qual a diferena entre a composio da CIPA e do SESMT?


A CIPA pode ser composta por qualquer trabalhador da empresa que queira se candidatar a membro da comisso ou que seja indicado pela direo da empresa, independente de ter ou no formao na rea prevencionista. O SESMT, ao contrrio, por se constituir num servio especializado, s pode ser composto por Engenheiros de Segurana, Tcnicos em Segurana, Mdicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho e Auxiliares de Enfermagem do Trabalho.

03 - Qual deles responsvel pela elaborao do Mapa de Riscos da empresa? A CIPA. 04 - A CIPA subordinada ao SESMT? Explique.
No existe relao hierrquica entre as duas equipes. Elas trabalham em conjunto. O SESMT orienta a CIPA, mas no chefia a CIPA.

05 - Como dimensionado o SESMT?


Em funo do n de empregados e do grau de risco da atividade exercida.

06 - O que Grau de Risco?


uma concepo pautada no grau de nocividade ou de potencial de causar dano sade e integridade fsica do trabalhador, em funo da atividade exercida e do local de trabalho. O GR varia de 1 a 4, em ordem crescente da existncia e da gravidade dos riscos existentes na empresa.

07 - O presidente da CIPA eleito pelos trabalhadores?


No, indicado pela direo da empresa.

08 - Qual o perodo de estabilidade de um membro da CIPA? (NR-5)


Comea na inscrio oficial de sua candidatura e termina um ano aps o final do mandato, caso seja indicado ou eleito.

09 - O que SIPAT? (NR4)


a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho, que deve ser planejada pelo SESMT em conjunto com a CIPA, composta de palestras, gincanas, atividades recreativas e instrucionais sobre preveno de acidente e doenas em geral.

10 - Qual a periodicidade das reunies ordinrias e das extraordinrias da CIPA?


As reunies ordinrias so agendadas mensalmente e as reunies extraordinrias ocorrem sempre que surgir um fato relevante como, por exemplo, a ocorrncia de um acidente ou uma situao de emergncia.

11 - Os componentes do SESMT so eleitos?


No, constituem um grupo tcnico especfico para fins de implantao de aes prevencionistas.

12 - Os componentes do SESMT podem exercer atividades ligadas s suas profisses no horrio de expediente dedicado s atribuies do SESMT?
No, apenas fora do horrio de expediente dedicado s atividades prevencionistas.

13 - Os empregados da CIPA so remunerados por fazer parte da comisso?


No. A participao voluntria e o salrio de cada membro depende da funo que ele exerce na empresa.

14 - Os membros da CIPA devem fazer curso bsico de preveno de acidentes?


Sim, uma das recomendaes da NR-5, pois alguns membros da CIPA nunca tiveram noes de Preveno de Acidentes.

15 - Caso afirmativo, quem deve ministrar o curso, quando e em que horrio?


O curso deve ser ministrado preferencialmente pelo SESMT, se houver, e essa preparao tem que ser desenvolvida dentro do horrio de expediente da empresa.

UNIDADE 10 - RISCOS AMBIENTAIS ERGONMICOS


01- Quais os objetivos, ou melhor, o que visa a Ergonomia para o ser humano? A cincia da Ergonomia visa, principalmente, estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. 02 - Cite dois tipos de atividades sujeitas a Riscos Ergonmicos. O levantamento manual de cargas efetuada de forma errada e acima do peso mximo permitido pela NR-17. Outro exemplo o exerccio de tarefas montonas e repetitivas. 03 - Comente: A Ergonomia a cincia que visa adaptar o homem ao seu ambiente de trabalho para que haja maior produtividade e bem estar. Aplicando-se os princpios de ergonomia, constata-se maior eficincia da equipe, reduo de custos e maior satisfao dos trabalhadores e, consequentemente, maior produtividade. Estes so alguns dos benefcios que trazem para o trabalhador a preservao da sade mental e da segurana ocupacional, pois faz com que o trabalho deixe de ser considerada uma atividade desgastante para se tornar uma fonte de criatividade, satisfao e bem estar. 04- A que grupo de risco pertencem as atividades repetitivas? Grupo 4 Riscos Ergonmicos, representados no MRA pela cor amarela.

UNIDADE 11 - RISCOS DE ACIDENTES


01 - O que improvisar na execuo de um trabalho? Exemplifique. utilizar qualquer material imprprio para atingir um objetivo, na falta do material indicado para a tarefa. Ex.: usar uma faca como chave de fenda; empilhar caixas para alcanar um objeto que est em altura elevada, ao invs de escada, etc. So exemplos de riscos de acidentes. 02 - Os atos e condies inseguras pertencem a que grupo de riscos? Grupo 5 Risco de Acidentes. 03 - Incndios e exploses pertencem a que Grupo de Riscos? Grupo 5 Risco de Acidentes. 04 D um exemplo de Risco de Acidentes. Fumar em local proibido. 05 - A picada de animais peonhentos representa um risco biolgico ou um risco de acidentes? Risco de Acidentes, representado no MRA pela cor azul.

UNIDADE 12 - NOES DE PRIMEIROS SOCORROS


01- O que se pode evitar com a prestao de primeiros socorros a um acidentado? Procura-se evitar o agravamento das leses e, principalmente, impedir a sua morte imediata.

02- Quais os tipos de feridas segundo a natureza do agente? A ferida o traumatismo produzido por um corte sobre a superfcie do corpo. Pode ser superficial, afetando apenas a epiderme (escoriao ou arranhadura), ou profundo, provocando hemorragia s vezes mortal. A ferida venenosa aquela produzida por um agente vulnerante envenenado (mordedura de cobras, picada de escorpio, flechas), que inocula veneno ou peonha nos tecidos, acarretando reao inflamatria local ou envenenamento geralmente mortal no indivduo. 03- Em que casos se deve utilizar um torniquete nos membros superiores ou inferiores de um acidentado? Apenas em caso de esmagamento ou amputao do membro. 04- O choque eltrico pode apresentar duas consequncias gravssimas. Quais so elas? Queimaduras e parada cardaca que, dependendo da intensidade do choque, quase sempre leva morte. 05- Quais os tipos de hemorragia e como proceder em cada caso at a chegada do mdico? Considera-se hemorragia a perda sangnea atravs de um ferimento ou pelos orifcios naturais, como as narinas. As hemorragias podem ser internas ou externas. Se for interna s o mdico pode diagnosticar. Se for externa, a hemorragia venosa caracteriza-se por sangue escuro, jato lento e contnuo (combate-se pela compresso local). A hemorragia arterial se distingue pelo sangue vermelho vivo em jato forte e intermitente (combate-se pela compresso local, quando pequena, e pelo torniquete, quando ocasionada por esmagamento ou amputao). 06- Como se classificam as queimaduras e como se diferencia cada uma delas? As queimaduras classificam-se em trs graus: 1 grau, em que a pele fica vermelha e com ardor (queimadura pelo sol); 2 grau, com formao de bolhas, contendo um lquido gelatinoso e amarelado. Costuma tambm ser dolorosa, podendo infectar-se quando se rompe a bolha; e do 3 grau, em que se verifica a mortificao da pele e tecidos subjacentes, transformando-se, mais tarde, numa ulcerao sangrante, que se transforma em grande cicatriz. 07- O que so fraturas e como podem ser classificadas e caracterizadas? As fraturas so leses caracterizadas pela dissoluo de continuidade sbita e violenta de um osso. A fratura pode ser fechada (fratura interna) quando no houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando a pele sofre perfurao no local da leso ssea. A fratura do crnio das mais graves, por afetar o encfalo, protegido por aquele. A fratura da coluna ocorre, em geral, nas quedas, atropelamentos e nos mergulhos em local raso. Quando h suspeita de fratura na coluna no se deve mover o acidentado. Suspeita -se desta fratura, quando o paciente, depois de acidentado, apresenta-se com os membros inferiores paralisados e dormentes. As fraturas do pescoo so quase sempre fatais. 08- Quando um acidentado est consciente, como devemos agir enquanto ele atendido e/ou resgatado? Devemos procurar acalm-lo, conversar com ele em tom baixo, procurando inspirar confiana e evitando que ele se desespere pensando no acidente, desviando seu pensamento para tranquiliz-lo.

09- Como proceder quanto ao posicionamento de um acidentado livre, porm inconsciente? preciso coloc-la de lado, ou apenas com a cabea ligeiramente mais alta que o resto do corpo e voltada para um dos lados para que possa respirar melhor e no sofrer asfixia caso haja vmito. 10- Como se deve imobilizar membros fraturados? Deve-se colocar uma tala ao longo do membro fraturado para impedir que a leso se agrave. Essa tala pode ser feita com pedaos de madeira, revistas ou jornais bem dobrados para ficar enrijecidos e a tala pode ser amarrada a intervalos regulares com tiras de pano que podem ser conseguidos rasgando-se, com cuidado, as vestes do prprio acidentado. Em nenhuma hiptese tente recolocar o osso no lugar. 11- Como se deve orientar o acidentado vtima de animal com raiva? Os indivduos com ferimentos produzidos por animais com raiva (hidrofobia), como co, gato, morcego, etc. devem ter seus ferimentos tratados limpando-os bem com gua e sabo neutro. Deve-se, se possvel, capturar o animal agressor para o diagnstico correto e orientar o acidentado, sem perda de tempo, para que faa o tratamento anti-rbico imediato. A rapidez do mesmo ser tanto mais imperiosa quanto maior o nmero de leses produzidas, e quanto mais prximas da cabea as leses se localizaram. 12- Em caso de incndios, quais as principais causas de bito? Queimaduras e asfixia pela fumaa. 13 - O que se entende por RCP (ressuscitao crdio-pulmonar)? So as manobras realizadas na tentativa de reanimar uma pessoa vtima de parada cardaca "e/ou" respiratria. De nada adiantar uma massagem cardaca, por mais eficiente que seja, se no houver oxignio entrando no pulmo e circulando no sangue bombeado pelo corao. Portanto, devemos sempre iniciar a RCP pela respirao artificial. 14- Como deve ser feita contando-se com um e com dois socorristas? Com um socorrista, por ser muito cansativo, deve ser feita uma respirao artificial para cada 15 massagens cardacas, a intervalos regulares de um segundo. Com dois socorristas, por ser menos cansativo, deve ser feita uma respirao artificial para cada 5 massagens cardacas, a intervalos regulares de um segundo, devendo-se contar em voz alta para que o procedimento tenha uma sequncia rtmica.

15- Qual o melhor local para verificar os batimentos cardacos (pulsao) de um acidentado? Na regio do punho ou do pescoo onde sentiremos a pulsao da artria. A verificao feita usando o dedo indicador e o dedo mdio. No utilize seu polegar para detectar o pulso da vtima, pois poder sentir seu prprio pulso com ele.

S-ar putea să vă placă și