Sunteți pe pagina 1din 2

As Demonstraes Contbeis so extradas dos livros, registros e documentos que compem o sistema contbil de qualquer tipo de Entidade.

A Lei n. 6404/76 disciplina esse assunto em seus artigos 176 a 188. No artigo 176, a mencionada lei determina que, ao fim de cada exerccio social, a diretoria elabore, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: Balano Patrimonial: a demonstrao financeira (contbil) destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da empresa. Dever compreender todos os bens e direitos, tanto tangveis como intangveis, as obrigaes e o Patrimnio Liquido da empresa Demonstrao do Resultado do Exerccio: um relatrio contbil destinado a evidenciar a composio do resultado formado num determinado perodo de operaes da empresa. Essa demonstrao, observado o principio da competncia, evidenciar a formao dos vrios nveis de resultados, mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas. portanto, uma demonstrao contbil que evidencia o resultado econmico, isto , o lucro ou o prejuzo apurado pela empresa no desenvolvimento das suas atividades durante um determinado perodo que geralmente igual a um ano. Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA): um relatrio contbil que tem por finalidade evidenciar a destinao do lucro liquido apurado no final de cada exerccio social. Antes do advento da Lei 11638/07 ( que excluiu do Patrimnio Liquido a conta Lucros Acumulados), a DLPA era utilizada para evidenciar as mutaes ocorridas nessa extinta conta. Agora, todo o lucro lquido apurado no final de cada exerccio social deve ser destinado compensao de prejuzos, a constituio de reservas etc. Tem a finalidade de evidenciar o saldo inicial da conta Prejuzos Acumulados, se houver, os ajustes de exerccios anteriores, as reverses de reservas, bem como o lucro lquido apurado e a sua destinao. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Liquido (DMPL): um relatrio contbil que visa a evidenciar as variaes ocorridas em todas as contas que compem o patrimnio Liquido em um determinado perodo, sendo assim, uma demonstrao mais completa que a DLPA. Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC): um relatrio contbil que tem por fim evidenciar as transaes ocorridas em um determinado perodo e que provocaram modificaes no saldo da conta Caixa. Trata-se de uma demonstrao sintetizada dos fatos administrativos que envolvem os fluxos de dinheiro ocorridos durante um determinado perodo, devidamente registrados a dbito (entradas) e a crdito (sadas ) da conta caixa. Portanto, Fluxo de caixa compreende o movimento de entradas e sadas de dinheiro na empresa. Demonstrao do Valor Adicionado (DVA): um relatrio contbil que evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu, isto , o quanto ela adicionou valor aos seus fatores de produo, e o quanto e de que forma essa riqueza foi distribuda (entre empregados, Governo, acionistas, financiadores de capital), bem como a parcela da riqueza no distribuda.

Alm disso outros itens devero ser publicados em conjunto com as Demonstraes: Notas Explicativas: so esclarecimentos que visam a complementar as demonstraes contbeis e informar os critrios utilizados pela empresa, a composio dos saldos de determinadas contas, os mtodos de depreciao, os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais etc. enfim, elas facilitam a interpretao dos dados contidos nas demonstraes financeiras. Relatrio da Diretoria: Segundo a legislao atual, as companhias esto obrigadas a iniciar a apresentao dos seus Balanos com o Relatrio da Diretoria ou do Conselho de Administrao. Este relatrio nada mais que uma apresentao do Balano Patrimonial, bem como das demais demonstraes financeiras aos acionistas. Comenta sobre o desempenho da empresa no perodo, analisando a situao econmica e financeira em comparao com outras empresas do ramo, estudos de projees para o crescimento da empresa. Parecer dos Auditores: A companhia contrata auditores independentes, os quais examinam todas as demonstraes contbeis e escrita contbil e fiscal (incluindo confrontao entre registros, documentos e bens), aplicando as normas de auditoria, com o intuito de comprovar a veracidade dos dados informados nas demonstraes contbeis. Parecer do Conselho Fiscal (se existir): O Conselho fiscal tem a funo de fiscalizar os atos administrativos e verificar o cumprimento dos seus deveres legais; opinar sobre as propostas dos rgos de administrao relativas a investimentos, capital social, dividendos etc. Em geral, proteger os interesses da companhia de erros, fraudes, crimes, analisando as demonstraes e posies financeiras e opinando sobre elas atravs de parecer.

Obs.: Somente as Empresas Ltdas com Receita Bruta Anual acima 300 milhes ou 240 milhes de Ativo e S.As esto obrigadas a publicao. Sendo que a DVA obrigatria somente para as sociedades annimas de capital aberto e a DFC dispensada as companhias fechadas com Patrimnio Liquido inferior a R$ 2 milhes. Alm disso, o parecer de auditoria independente somente obrigado s empresas de capital aberto.

Porte / Forma de Tributao ME: Receita Bruta igual ou inferior a 240 mil (Simples) EPP: Receita Bruta anual de 240 mil a 2.400 milhes (Lucro Presumido ou Lucro Real) Acima de 48 milhes de receita bruta anual (somente Lucro Real)

S-ar putea să vă placă și