Sunteți pe pagina 1din 39

Computador e ambiente

M.Sc. Cristiane Oliveira de Santana

Introduo
Alm de determinar o que legal ou ilegal, moral ou imoral, para civilizar o ciberespao, devemos tornar o trabalho com os computadores mais fcil, seguro e confortvel; E mais...precisamos nos preocupar no apenas com o processo de produo mas o descarte do material tecnolgico tambm.

Ergonomia

Ergonomia
Apalavra 'Ergonomia provm do grego Ergon (trabalho) e Nomos (estudo das regras e normas); Entende-se por ergonomia o estudo das interaes das pessoas com a tecnologia, organizao e o ambiente, objetivando intervenes e projetos que visem melhorar, de forma integrada e no-dissociada, a segurana, o conforto, o bem-estar e a eficcia das atividades humanas. (ABERGO)

Ergonomia fsica
A rea da ergonomia mais estudada quando falamos de computador a ergonomia fsica; Diz respeito aos aspectos anatmicos, antropomtricos, fisiolgicos e biomecnicos e sua relao com a atividade fsica; Ergonomia nas empresas lei! NR 17 (23 de novembro de 1990): Regulamenta diversos aspectos do ambiente e das tarefas do trabalho.

Sintomas da m posio do PC
Formigueiro, ardor e dormncia Irritao, dor contnua ou sensibilidade Dor, latejamento ou inchao Tenso ou enrijecimento Fraqueza ou calafrios Localizao:
nas mos, nos pulsos, nos braos, nos ombros, no pescoo e nas costas.

Aplicando Ergonomia: Monitor


Monitores LCD, causam menor cansao na vista devido a tela ser esttica. O ngulo entre os olhos e o monitor deve estar entre 5 e 15. E a distncia entre o monitor os olhos deve ser de pelo menos 40 centmetros a fim de evitar problemas de vista;

Aplicando Ergonomia: Cadeira


A altura certa da cadeira de trabalho aquela em que os cotovelos estejam altura do tampo da mesa; Quadris paralelos ao cho e os ps totalmente apoiados; Suporte para as costas ajustveis; Se houver descanso para brao, os mesmos devem permitir acesso fcil mesa;

Aplicando Ergonomia: teclado e mouse


Posicionados ao nvel da altura dos cotovelos; A maioria dos teclados ergonmicos existentes no mercado inclui o apoio para os pulsos; O mouse ergonmico tambm aconselhado, sendo recomendvel optar por um modelo baixo, que exige um menor esforo do pulso.

Aplicando Ergonomia: posio das mos.


importante que o punho fique reto; Os braos devem permanecer junto ao corpo;

Os dedos no devem ficar esticados durante a digitao;

Aplicando ergonomia: posio dos ps


A posio dos ps tambm uma recomendao importante para o relaxamento da musculatura e para melhorar a circulao sangunea nos membros inferiores; Os ps devem estar bem apoiados no cho ou deve-se adotar um apoio para os ps.

Aplicando Ergonomia: iluminao


Os ambientes mais adequados para o trabalho com computador so aqueles iluminados naturalmente pela luz do sol;

A fonte de luz no deve incidir reflexos na tela.;

Leses: L.E.R
Conjunto de doenas que atingem os msculos, nervos e tendes, provocando irritaes e inflamao destes. Significa leso por esforos repetitivos e contnuos. A tendinite faz parte da LER, uma das mazelas que acontece com maior freqncia, atacando principalmente os membros superiores.

Leses: Tendinite
O tnel carpal uma abertura no pulso por meio da qual passam vrios nervos.

Na sndrome do tnel carpal, o tnel fica deformado como resultado da pessoa ter mantido o pulso rgido por longos perodos;
Quando o tnel fica deformado, ele pode apertar os nervos que passam por ali e provocar muita dor e invalidez.

Preveno: exerccios

Lixo tecnolgico (e-lixo)

Lixo tecnolgico
Voc j percebeu com que velocidade as tecnologias so substitudas ? Quando se substitui uma tecnologia, para onde vo os equipamentos obsoletos? Quanto uma bateria de celular ou de notebook vo poluir o solo ou os lenis freticos?

Conceito
Considera-se e-lixo todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomsticos ou eletroeletrnicos e seus componentes, incluindo os acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados, de uso domstico, industrial, comercial e de servios, que estejam em desuso e sujeitos disposio final.

Curiosidades
Um simples chip eletrnico, menor que a unha de um mindinho, exige 72 gramas de substncias qumicas 32 litros de gua para ser produzido;

Por ano, so produzidos 50 milhes de toneladas de lixo eletroeletrnico no mundo 5% de todo o lixo gerado pela humanidade (Greenpeace);
Um monitor leva 300 anos para se decompor

Curiosidade
Em mdia os usurios trocam de celular a cada 18 meses ; Estima-se que mais de 100 milhes de lmpadas fluorescentes sejam descartadas no pas por ano. Deste total apenas 6% so reciclados .

Descarte:ELETRNICOS
Instituies aceitam doaes em geral como televises, DVDs, players, cmeras digitais, entre outros. A fabricante HP recebe todos os tipos e marcas de produtos eletrnicos pelo programa Take Back & Recycling, que aceita inclusive cabos, teclados e mouse. possvel vend-los ainda em sites de leilo pelas internet ou em lojas especializadas.

Descarte: CARTUCHO/TONNER DE IMPRESSORA


Vender esses dispositivos para as empresas que fazem seu recondicionamento. Segundo a Associao Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressora (Abreci), as empresas costumam pagar R$ 5 por cartucho e R$ 10 por tonner.

Descarte:PERIFRICOS
A maioria das instituies de caridade aceitam todo os tipos de equipamentos e se no tiverem conserto, so enviados para cooperativas de coleta seletiva..

Descarte:HARDWARE DEPOIS DO UPGRADE


O CRC do Gama, assim como outras entidades em todo o pas, recebem placas-me, pentes de memria, drives de CD- ROM, entre outros. Alm disso, possvel vender esses dispositivos em sites de leilo virtual ou em loja de usados.

Descarte:CELULAR
A empresa Nokia tem programa de reciclagens de baterias e aparelhos. Mais de 80% dos aparelhos da empresa so reciclveis. Outros fabricantes como a Motorola recolhem o telefone mvel antigo dos usurios. Algumas instituies de caridade aceitam doaes desses dispositivos para vend-los e reverter em verba para manuteno do local.

Descarte: COMPUTADOR
Se o seu computador tiver CPU 486 ou superior, voc pode do-lo para a Fundao Pensamento Digital, pelo site da empresa Dell. Tambm podem ser doados monitores, teclados e mouses. O CRC do Gama tambm recebe mquinas. Sempre h a possibilidade de vender o PC em lojas de usados, via internet ou entrar em contato com a fabricante para que ele faa o melhor descarte.

Descarte: BATERIAS E PILHAS


De acordo com a resoluo do Conama, as baterias e pilhas que contiverem alta quantidade de chumbo, mercrio e cdmio devem ser recolhidas e recicladas pelos fabricantes de celulares e eletrnicos. A Sony Ericsson, a primeira a interromper o uso de baterias de nquel-cdmio em todos os celulares.

Bibliografia
GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T. Anlise da Postura de Trabalho com Computador. Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009. NORTON, Peter. Cap 3: Civilizando o ciberespao. In: Introduo a informtica. So Paulo: Pearson Education Sites:
http://www.tecmundo.com.br/ http://ecoamigos.wordpress.com/ http://www.besnisustentavel.com.br/post/2010/09/e -Lixo.aspx

S-ar putea să vă placă și