Sunteți pe pagina 1din 29

Introduo a informtica

Histria do computador
M.Sc. Cristiane Oliveira de Santana

Histria
O conceito de efetuar clculo surgiu com os babilnios e sua inveno, o baco.

A primeira evoluo do baco aconteceu em 1642, quando o filsofo e matemtico Blaise Pascal construiu um contador mecnico que realizava soma e subtrao.

Histria
1671: Calculadora universal. (Acrescentou multiplicao e diviso)

Entre 1801 e 1805: Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informaes em placas perfuradas.
1880: Herman Hollerith utilizou uma mquina de cartes perfurados para fazer a contagem de censo populacional dos Estados Unidos.

Histria
1896: Hollerith resolve generalizar o uso de sua mquina, fundando a Tabulating Machine Company (futura IBM). 1900 - Surgimento da memria magntica. 1906 - Inveno da vlvula e do interruptor eletrnico. 1911 - A Tabulating Machine Company se associa a outras empresas.

Histria
1914 Neste ano esta associao de empresas passa a ser dirigida por Thomas Watson. 1924 - criada a International Business Machines Corporation, a IBM. 1936 - O matemtico ingls Alan Turing estabelece os princpios tericos do computador. 1937 - Howard Aiken apresenta a idia do computador MARK I para Thomas Watson, da IBM.

Histria
1943 - Howard Aiken, um professor de Havard, elabora o primeiro computador eletrnico, com a ajuda da IBM e da Marinha Americana.

O Mark I era menos poderoso que certas calculadoras de hoje. Ele possua 2,5 m de altura, 18 m de comprimento, pesava 30 ton, continha 750.000 partes e mais de 700 Km de cabos.

Primeira Gerao: Computadores vlvula


O 1 computador eletrnico digital: ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer):
Projetado de 1943 a 1946; Funcionou at 1955; Possua 17.000 vlvulas e 8000 Km de cabos; Pesava 30 toneladas; Consumia grande quantidade de energia e vlvulas que queimava freqentemente; 10.000 operaes por segundo; 20 registradores que guardavam valor numrico de 10 dgitos; Era uma mquina decimal, no binria, cada dgito representado por um anel de 10 vlvulas; Programao feita atravs da recolocao dos fios.

ENIAC

ENIAC

VLVULA

Arquitetura Von Neumann


Em 1945 foi iniciada a construo do IAS (Von Neumann); O computador uma mquina de programa armazenado sequencialmente executado.

Conceitos principais de Von Neumann


Armazenamento das instrues e todas as informaes que fossem necessrias para a execuo da tarefa desejada na memria;

Codificao das instrues de forma a serem armazenadas na memria e endereadas por local;
Acesso sequencial s instrues na memria.

A arquitetura de um computador consiste de 4 partes principais:

Segunda Gerao: Computadores Transistorizados


1947 - A eletrnica moderna surgiu. Os transistores se tornaram sucesso em toda a industria eletrnica (custo, tamanho e desempenho melhores que os dispositivos a vlvula e a base de todos os computadores digitais.

TRANSISTOR

Em 1961, chega o primeiro computador ao Brasil. Era um UNIVAC, ainda com vlvulas e foi para o IBGE.

1962 - Surgem os discos magnticos. 1964 - American Airlines comea a fazer reservas de passagens em tempo real.

Terceira Gerao: Computadores com Circuitos Integrados


Em 1958, Jack Kilby, desenvolveu o primeiro circuito integrado. Apesar de rudimentar e a interconexo ter que ser realizadas por fios externos, foi reconhecido como o primeiro circuito integrado, CI, fabricado no mundo.

Robert Noyce utilizou tecnologia para integrar vrios circuitos em uma s partilha de silcio.

Quarta Gerao: Computadores que utilizam VLSI


Integrao em larga escala Classe de dispositivos eletrnicos capazes de armazenar, em um nico invlucro, milhares e milhares de diminutos componentes.

Computadores Pessoais : Microcomputadores


Microcomputadores: Chamados de computadores pessoais (Personal Computer) surgiram na dcada de 80. Minicomputadores: Eram usados nas empresas de mdio e grande porte. Eram utilizados como banco de dados. Computadores de Grande Porte (mainframes): enorme capacidade de armazenamento e velocidade. Possuem vrios processadores e unidades de. Supercomputadores: se destinam principalmente a centros de pesquisa cientfica e outras aplicaes que requerem um imenso volume de clculos matemticos e uma velocidade muito grande

Conceitos de hardware

Conceito de hardware
Hardware a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos.

Processador
O crebro do computador o processador; Formado por circuitos digitais que realizam operaes como: cpia de dados, acesso de memrias e operaes lgicas e matemticas. Nele so processadas todas as informaes o crebro do computador.

Placa-me
a responsvel pela interconexo de todas as peas que formam o computador. Na placa-me o processador, memria RAM, placa de vdeo e todos os demais componentes do micro so conectados, permitindo a comunicao entre todos esses componentes.

Barramento
So conjuntos de linhas de comunicao que permitem a interligao entre dispositivos; Esto divididos em trs conjuntos:
Via de dados: onde trafegam os dados; Via de endereos: onde trafegam os endereos; Via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

Os tipos de barramento so do processador, barramento de cach, barramento de memria, barramento de entrada e sada.

Chipset
um grupo de circuitos integrados ou chips, que so projetados para trabalhar em conjunto e que so geralmente comercializados como um produto nico; Dividindo-se entre "ponte norte e "ponte sul; A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. A ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI .

Memrias
Tem a funo de armazenar as informaes que so, foram ou sero manipuladas pelo sistema.

Drivers
Importante diferenci-lo com DRIVE! DRIVER serve para funcionar o DRIVE instalado ou a placa de som, vdeo etc. So arquivos que so instalados no seu sistema operacional para que permita o funcionamento adequado de um determinado perifrico.

Perifricos
So aparelhos ou placas que realizam a interao do usurio com o computador; Qualquer equipamento acessrio que seja ligado CPU (unidade central de processamento), ou num sentido mais amplo, o computador.

Bibliografia
http://iris.sel.eesc.usp.br/sel415m/SEL0415%2 0-%20Cap1%20-%20Conceitos%20Basicos.pdf http://www.etecdiadema.com/tecnico/conceitos hard.pdf http://www.ic.unicamp.br/~tomasz/projects/vo nneumann/node3.html

S-ar putea să vă placă și