Sunteți pe pagina 1din 26

Sistemas Operacionais

Introduo
Hardware bruto complexo de se trabalhar Necessidade de uma camada de software que gerencie os recursos do sistema e oferea uma interface mais conveniente SISTEMA OPERACIONAL!!! Conjunto de rotinas executadas pelo processador cuja principal funo controlar o funcionamento do computador, gerenciando seus recursos. Age como intermedirio entre o usurio e o hardware do computador.

programadores e analistas

usurios

programas, sistemas e aplicativos

Usurios

Sistema Operacional

memria Hardware UCP

discos

fitas

impressoras

monitores

Introduo
SISTEMA OPERACIONAL x APLICAES CONVENCIONAIS Diferena est na maneira como suas rotinas so executadas em funo do tempo; Um SO no executado de forma linear; Suas rotinas so executadas concorrentemente em funo de eventos assncronos !!

Funes de um SO
SO como Mquina Estendida Programa que esconde detalhes do HW, apresentando ao usurio um nvel de abstrao mais simples e mais fcil de usar que o HW bruto.
SO como Gerenciador de Recursos Programa cuja funo fornecer uma alocao disciplinada e controlada dos processadores, memria e dispositivos de E/S para os programas que competem por eles.

Ativao do Sistema Operacional


O SO reside no disco rgido; Os componentes do SO devem ser carregados para a memria toda vez que o computador ligado; 1. Carrega o programa inicial do processador (BIOS);
2. 3. 4. 5. Identifica hardware (autoteste - POST); Verifica a existncia de um SO; Instrues carregadas para o setor de boot; Carrega o SO.

Interface com o usurio


Duas categorias de interface:
Linha de comando:
Ex: MS-DOS

Interface grfica:
Ex: Windows

O kernel e o shell
Kernel : controla as funes centrais do SO; Shell: controla a interface com o usurio;
Shell

Kernel

Hardware

Gerenciando o hardware
O SO serve de intermedirio entre os programas e o hardware. Gerencia a forma como o hardware utilizado;

System Call

Ncleo do Sistema Operacional


Hardware

Aplicao

Biblioteca

Interrupes
Consequncia da sinalizao de algum dispositivo de hardware externo a UCP.

Gerenciando o sistema de arquivos


O sistema operacional agrupa os dados em compartimentos lgicos (arquivos) para armazen-lo em disco. O SO mantm a lista dos arquivos contidos em um disco; Cada setor e trilha do disco tm um rtulo (formatao lgica), e o local de todos os dados mantido em um registro especial

Gerenciando o sistema de arquivos


sistema de arquivos (file system): um tipo de estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador. Tipos:
FAT16 FAT32 NTSF

Sistemas de arquivos: FAT16


Funciona com base em uma espcie de tabela que indica onde esto os dados de cada arquivo; 16 bits para endereamento dos dados Trabalha com, no mximo, 2 GB, assim, para aplic-lo em um disco de 5 GB, seria necessrio dividi-lo em 3 parties (2 GB + 2 GB + 1 GB, por exemplo) para ser possvel o aproveitamento de toda a capacidade da unidade.

Sistemas de arquivos : FAT32


Utiliza 32 bits no endereamento de dados O limite do FAT32 de 2 TB (terabytes)

Recomendao: utilizar um aplicativo de desfragmentao de disco regularmente

Sistemas de arquivos: NTFS


Surgiu com o lanamento do Windows NT; Desenvolvido com base no HPFS (High Performance File System), sistema de arquivos que tinha a IBM por trs. Em caso de falhas capaz de reverter os dados condio anterior ao incidente. Suporta redundncia de dados; Esquema de permisses de acesso

Tipos de SO
Quanto ao nmero de programas residentes na memria simultaneamente
Tipos de Sistemas Operacionais

Sistemas Monoprogramveis/ Monotarefa

Sistemas Multiprogramveis/ Multitarefa

Sistemas com Mltiplos Processadores

Tipos de SO: Monoprogramveis

UCP

programa/ tarefa

Memria Principal

Dispositivos de E/ S

Tipos de SO: multiprogramveis


programa/ tarefa UCP programa/ tarefa

Memria Principal

Dispositivos de E/ S

programa/ tarefa

programa/ tarefa

programa/ tarefa

Tipos de SO: Mltiplos processadores


Duas ou mais UCPs interligadas; Vantagens:
Vrios programas executados ao mesmo tempo; Um programa subdividido em partes.

Escalabilidade: capacidade de ampliar o poder computacional. Disponibilidade: capacidade de manter o sistema mesmo em caso de falha. Balanceamento de carga: distribuio do processamento.

Tipos de SO multi processados

Redes versus Distribudos


Cada elemento processador tem seu prprio sistema operacional; Cada usurio trabalha no seu prprio elemento processador, necessitando quando necessrio conexo remota para outro elemento processador, no existindo alocao dinmica de processos; Os usurios tem conhecimento da localizao de seus arquivos, no sendo o sistema operacional que gerencia a localizao aos mesmos; Tem pouco ou nenhum recurso para tolerncia a faltas (falhas).

Redes versus Distribudos


Torna invisvel aos usurios a existncia dos vrios elementos processadores que esto a sua disposio ; Homogeneidade; Descentralizaro de controle; Compartilhamento dos recursos de comunicao; Compartilhamento implcito dos recursos de computao; Tolerncia a faltas(falhas).

Dvidas?

S-ar putea să vă placă și