Sunteți pe pagina 1din 5

INCENTIVADORES RESPIRATRIOS

AUTORA: JOYCE MAZZOTTI MARINI

DATA: 14/09/2004

CURSO DE ESPECIALIZAO EM FISIOTERAPIA RESPIRATRIA EM UTI E VENTILAO MECNICA COM NFASE EM CLNICA MDICA

TURMA: TPN-6

Incentivadores Respiratrios Muitos so os incentivadores respiratrios sobretudo os inspiratrios.Esses incentivadores so exercitadores respiratrios que tem como objetivo reexpanso pulmonar, aumento da permeabilidade das vias areas e fortalecimento dos msculos respiratrios. Esses exercitadores ou incentivadores respiratrios so recursos mecnicos da fisioterapia respiratria , normalmente destinados a auxiliar o desempenho muscular respiratrio e a eficincia do trabalho mecnico da ventilao pulmonar, proporcionando aumento da oxigenao arterial. Normalmente, esses incentivadores respiratrios caracterizam-se por serem equipamentos portteis, em geral de plstico ou material semelhante, e de baixo custo. So de fcil manuseio, descartveis, e podem ser utilizados tanto em adultos como em crianas. Todos os incentivadores respiratrios fundamentam-se no oferecimento de uma resistncia (carga) respirao espontnea do paciente. Essa resistncia pode ser exercida por carga pressrica alinear ou por carga pressrica linear. Incentivadores Respiratrios de Carga Pressrica Alinear Apresentam uma resistncia desconhecida, durante o ciclo respiratrio, pois no h conhecimento prvio da fora a ser exercida pela musculatura do paciente, porm alguns aparelhos fornecem escalas de fluxo ou volume. Incentivadores Respiratrios de Carga Pressrica Linear So considerados fluxo-dependentes, pois o fluxo de ar s gerado quando uma presso inspiratria realizada pelo paciente. Possuem uma mola (spring loaded) ou por sistema de peso. Incentivadores Inspiratrios Lanado em 1976 uma modalidade de terapia respiratria profiltica, segura e eficiente, porm no deve substituir qualquer tcnica. Tipos: Fluxo: So mais baratos, porm durante a sua utilizao a tendncia que ocorra um fluxo turbilhonar, o que pode gerar mais trabalho ventilatrio para o paciente. Fluxo turbulento inicial, alterao no trabalho ventilatrio, alterando o padro de ventilao. Volume: So mais caros, durante a sua utilizao, o fluxo menos turbilhonar, se comparado aos incentivadores a fluxo, o que gera menos trabalho ventilatrio e altera menos a biomecnica ventilatria do paciente. Volume de treinamento constante at atingir a capacidade inspiratria mxima ou nvel pr fixado pelo terapeuta. Incentivadores Inpiratrios Calculando o progresso: Diretamente proporcional ao tempo que a esfera mantida no topo da cmara. Deve-se: Pacte lcido, orientado, cooperativo e motivado Sentado em posio confortvel Suplementao de oxignio Inspirao a partir do VR at CPT progredindo lentamente (evitar hiperventilao) Prescrio da carga pelo fisioterapeuta Trabalho monitorizado VC > 5ml por Kg e f<25 irm

Vantagens: Diminui o aparecimento de atelectasias; Diminui o shunt, hipxia e hipercapnia; Melhora a insuflao pulmonar; Otimiza a mecnica da tosse. Contra-Indicao: PO imediato (dor, WR) Sem hiperinsuflao ou quadros infecciosos Tipos de incentivadores Respiratrios Voldyne: ( volume) 5000 modelo adulto coluna graduada, indicador de limitao do incentivo, traquia e bucal. 2500 modelo peditrico coluna graduada, indicador de limitao do incentivo, traquia e bucal. Indicado para pacientes em ps-operatrio de cirurgia abdominal, torcica e cardaca, pois sua utilizao gera menos dor. Tempo da terapia indefinido, o paciente deve realizar uma srie de 5-10 incurses ventilatrias por hora. Triflo II: ( fluxo) Composto de 3 esferas coloridas, e no obstruem as vlvulas de entrada de ar, possui filtro, traquia e bucal. Respiron: ( fluxo) O fluxo varivel em funo do tempo de incentivo. Serve para trabalhar uma respirao sustentada mxima. O paciente deve inspirar de forma que as trs bolinhas do aparelho subam aproximadamente 5-10 segundos. Muito utilizado em PO. Treshould: (treino de fora muscular) incentivador de carga pressrica linear A durao da inspirao deve ser de 40 a 50% do tempo respiratrio total. Tempo de uso 30 minutos dirios. Indicao: Diminuio da fora e endurance dos msculos respiratrios. Caractersticas: Tubo com orifcio na extremidade, o qual obstrudo por um diafragma e uma vlvula com mola regulvel. Esta vlvula permite a passagem do ar inspirado atravs do orifcio, durante o treinamento da musculatura respiratria, somente aps ter sido alcanada a presso inpiratria pr determinada. Treinamento: Posio: Sentado 30 a 50% da Pimax Durao da inspirao entre 40 a 50% do tempo respiratrio total (T.TOT) 30 minutos por dia para pactes no crticos Resposta ao treinamento aumento do tempo que o paciente pode respirar com a mesma carga. Inspirix: ( fluxo) O fluxo varivel, em funo do tempo de incentivo. Auxilia no PO.

Flutter: Sua funo promover a desobstruo brnquica, auxiliando pacientes hipersecretivos e com fibrose pulmonar, auxilia nas trocas gasosas e na reexpanso pulmonar. O aparelho semelhante a um cachimbo que no seu interior possui uma bilha de metal acima de um cone. Durante o ato expiratrio, a combinao da bilha com o ngulo do cone oferece uma resistncia oscilatria ao fluxo. A resistncia varia em funo da bilha estar impedindo mais ou menos o fluxo expiratrio, podendo criar uma presso positiva expiratria de 10-25 cm H2O, enquanto o ngulo do cachimbo faz com que a vlvula vibre para frente e para trs a, aproximadamente, 15 HZ. Esta variao no fluxo expiratrio favorece o deslocamento de secrees brnquicas e estimula o reflexo da tosse. Durante a realizao da tcnica, o paciente deve estar, de preferncia, sentado numa posio mais confortvel possvel, com seu trax ereto. Deve-se pedir ao paciente para realizar uma inspirao profunda e, em seqncia, acoplar o Flutter boca e expirar de forma mais forte e rpida que puder, mantendo esta expirao ao final por, aproximadamente, 3 a 5 segundos. A tcnica deve ser repetida em seqncias de 4 a 8 repeties, sem se esquecer de deixar o paciente descansar aps ter tossido.

Indicaes: Tosse produtiva, Bronquite Crnica, bronquiectasia, instabilidade traqueobrnquica, mucoviscosidade, fisioterapia pr e ps-operatria Peak Flow: Mensurao do fluxo expiratrio mximo instantneo, surgiu em 1959 com a finalidade de avaliar o grau de obstruo brnquica em vrias patologias pulmonares (DPOC). Avalia tambm o grau de reversibilidade ou no do BE aps uso de broncodilatadores por via sistmicas e por via inalatria. Vantagens: Permite ao fisioterapeuta avaliar com segurana a gravidade da obstruo brnquica; Avaliao rpida e segura em casos especficos de reversibilidade da obstruo brnquica, frente ao procedimento teraputico realizado. Aireze: Inspirmetro de incentivo fluxo de baixa resistncia, com facilidade de uso, tanto para crianas como para adultos. Trabalha a inspirao profunda (reexpanso). PO dor a tendncia da respirao ser superficial. Este aparelho serve para prevenir complicaes respiratrias no pr e ps-operatrio. Como usar: Colocar o aparelho na posio certa e expirar normalmente, com os lbios comprimidos ao redor do bucal; Inspire profundamente fazendo subir a bolinha, at o valor desejado; Sustente a inspirao e continue a inspirar e detenha o valor indicado; Deixe a bolinha cair na base; Expire e relaxe, retire o bucal e respire normalmente. Repita o exerccio como descrito pelo fisioterapeuta.

Referncias Bibliogrficas: Curso de atualizao em Ventilao Mecnica UTI-Respiratria HC--FMUSP 1998. Presto Bruno, Presto Damzio de Noronha Luciana, Fisioterapia Respiratria Uma Nova Viso, Rio de Janeiro 2003. Costa, Dirceu, Fisioterapia Respiratria Bsica, Editora Atheneu, 1999. Azeredo, Carlos Alberto, Fisioterapia Respiratria Moderna, Editora Revinter Ltda.

S-ar putea să vă placă și