Sunteți pe pagina 1din 9

Aougue Canto da Carne Documento de Especificao de Projeto

1. Introduo
Este documento contm a especificao de projeto para o Aougue Canto da Carne. Esta atividade foi desenvolvida em duas etapas principais, a primeira focando na arquitetura do sistema, produzindo diagramas de pacotes e estabelecendo a abordagem arquitetural a ser seguida; a segunda tratando do projeto detalhado de cada um dos componentes ou camadas identificados anteriormente. A seo 2 discute a plataforma de implementao considerada. Na seo 3, apresentado o minimundo. A seo 4 apresenta o levantamento de estatsticas. Na seo 5 a especificao de persistncia e na seo 6 as camadas arquiteturais.

2. Plataforma de Implementao
O sistema proposto ser implementado usando a linguagem de programao Java, utilizando NETBEANS 7.0 para implementao das interfaces. A persistncia dos objetos ser feita no banco de dados relacional MySQL. Alm disso, foi utilizado o Astah para modelagem UML.

3. Complementao de Minimundo
O Aougue Canto da Carne deseja um sistema de informatizao fcil de utilizar e simples, que melhor atenda ao cliente. Com os requisitos do caso de uso Cadastrar Cliente para ter acesso mais rpido a sua ficha e dados.

4. Levantamento de Estatsticas
O levantamento de estatsticas importante porque atravs dele sabemos o quanto o projeto foi bem desenvolvido, utilizado, aceito. Como est

sendo o seu funcionamento a viso geral do projeto, se o sistema est de acordo com as exigncias, tudo bem detalhado. 1 Seo: Incluir Novo Cliente Nessa seo podemos incluir clientes que ainda no possui cadastro, digitando o seu nome completo, telefone, CPF e endereo. importante porque atravs desse cadastro efetuamos a venda do produto e o seu pagamento, e ainda temos acrescentamos novos clientes ao aougue. Foi desenvolvido um banco de dados MySQL para armazenar todas as informaes digitadas pelo funcionrio, uma interface grfica com os campos nome, CPF, telefone e endereo (rua, numero, bairro, cidade e CEP) e o programa ainda gera um cdigo para aquele cliente para sua identificao futura 2 Seo: Consultar Dados do Cliente Essa seo utilizada para visualizar os dados do cliente. A sua importncia porque ela apresenta todos os dados que o cliente possui, caso precise localiz-lo ou encontrar seu cadastro para confirmar sua existncia no sistema. Foi desenvolvida uma interface que localiza o cliente pelo campo CPF, que faz uma busca no banco de dados j criado, possui ainda caixas de mensagens indicando se o cliente est cadastrado no sistema. 3 Seo: Alterar Dados do Cliente Nessa seo vermos os campos que queremos alterar no cadastro do cliente. importante para corrigir algum dado incorreto, alterar endereo caso o cliente mudo ou acrescentar dados que ficaram faltando. Foi desenvolvida uma interface com todos os campos (nome, CPF, telefone e endereo) em branco para preencher que sobre escreve os dados j existentes no banco de dados 4 Seo: Excluir Cliente Nessa seo podemos excluir um cliente que j mudou para outra cidade ou que deixou de ser cliente. importante para abrir espao para novos clientes no banco de dados e atualizar as informaes do mesmo. No seu

desenvolvimento criamos uma interface que busca o cliente a ser excludo pelo nome ou CPF e que ao clicar em excluir apresenta uma mensagem de confirmao, sendo excludo, ele delata todos os dados daquele cliente do banco de dados. Sobre os requisitos de distribuio geogrficos vemos que a matriz possui todas as funcionalidades e pode realizar todas as operaes e na filial s possui a funcionalidade de consultar dados do cliente, somente recuperar as informaes do banco de dados.

5. Especificao de Persistncia
A especificao de persistncia importante porque prov a persistncia de objetos Java atravs do mapeamento objeto-relacional. Alm disso, tambm prov linguagens de consulta e mtodos de gerenciamento de transao que facilitam o processo de desenvolvimento e tornam a persistncia o mais transparente possvel.

6. Camadas Arquiteturais
Nesta seo so apresentadas as cinco camadas do sistema, considerando as classes e arquivos a serem criados. A seo 4.1 mostra a pacote de aplicao, com as aplicaes responsveis por executar os casos de uso. A seo 4.2 discute os componentes de domnio do problema. A seo 4.3 exibe os componentes de interao humana, responsveis por controlar as interaes com a interface do sistema e interagir efetivamente com o usurio, respectivamente. A seo 4.4 discute a camada de dados, apresentando o diagrama relacional. Por fim, a seo 4.5 apresenta os elementos de apoio necessrios ao sistema, tais como arquivos de configurao e bibliotecas.
6.1

Pacote de Aplicao

Nesta seo so apresentadas as classes de aplicao do sistema, onde as funcionalidades identificadas so organizadas e distribudas em classes, criando aplicaes modulares, responsveis por um conjunto coeso de funcionalidades. Tais classes so responsveis pela execuo dos casos de uso, manipulando objetos do modelo.

Figura 1 Diagrama de Classe Pacotes da Aplicao

Nesse diagrama est o uma parte do pacote AtendimentoCliente, com a classe Cliente, desenvolvida no prottipo. Na classe Cliente engloba o caso de uso Cadastrar Cliente. A classe Aplicao responsvel por dar inicio ao sistema chamando as classes com suas funcionalidades.

6.2

Componente de Domnio do Problema

Nesta seo so apresentadas, para cada subsistema, as classes do domnio do problema, considerando a modelagem de anlise, mais os aspectos de construo, relacionados ao projeto (caracterstica da linguagem, notao de projeto, reusa, desempenho, usabilidade etc.).

Pacote de AtendimentoCliente

Figura 2 Diagrama de Classe do Componente Domnio do Problema do Pacote AtendimentoCliente

O diagrama mostrado acima no sofreu alteraes em relao ao diagrama na fase de anlise, apenas foram designados os tipos que sero utilizados para cada atributo. As classes expostas no diagrama esto descritas abaixo:
Classe Cliente Esta classe apresenta os dados do cliente; Classe Venda Esta classe apresenta as vendas realizadas no

aougue, os produtos comprados e seus respectivos valores;

Classe

Pagamento Esta classe apresenta as formas de

pagamentos e o valor pago;

6.3

Componentes de Interao Humana Nesta seo so mostrados os elementos lgicos envolvidos na

interface com o usurio. O diagrama abaixo contempla tanto as classes de controle de interao, responsveis por receber os dados da viso e realizar os redirecionamentos necessrios execuo da tarefa requisitada, como os elementos da viso, que interagem diretamente com o usurio.

Figura 4 Diagrama de Apresentao do caso de uso Cadastrar Cliente

O evento MENU da acesso as funcionalidades do programa, como incluir cliente que envia os dados para banco de dados gravando as

informaes, consultar cliente que faz uma busca pelo CPF em todo o banco de dados para encontrar as informaes, Alterar dados do cliente que alm de buscar os dados e altera ou inclui informaes que no existam ou que estejam erradas e por fim excluir cliente que deleta as informaes do banco de dados.

6.4

Componentes de Gerencia de tarefa

Nessa seo mostrado o funcionamento das tarefas do sistema, como o sistema realiza as tarefas que so solicitadas.

Figura 5 Diagrama de Tarefa da Funcionalidade Excluir Cliente

No diagrama acima vermos como o sistema gerencia as tarefas, ao fazer a solicitao para excluir um cliente o programa busca aquele cliente

(processa) espera a resposta do cliente de confirmao ou cancelamento, determinada aquele operao que o cliente escolhe e finaliza o processo.

6.5

Componentes de Gerencia de Dados Nesta seo so apresentadas, para cada subsistema, o Diagrama

Relacional correspondente ao modelo de dados.

Figura 8 Diagrama Relacional Componentes de Gerencia de Banco de Dados

7 Concluso

O documento vermos uma viso geral de como foi feito o prottipo, com qual linguagem foi desenvolvida, as estatsticas do projeto, como foi desenvolvido, a explicao de cada parte do programa, como o seu funcionamento e as especificao de persistncia. Uma forma de melhorar o programa dentro da funo consultar cliente ter a opo para alterar os dado do cliente, para agilizar as operaes e uma forma mais fcil e rpido de fazer operaes onde uma necessita da outra. Tal

sugesto no foi implementada porque o cliente prefere separa as operaes porque considera mais fcil de manusear.

S-ar putea să vă placă și