Sunteți pe pagina 1din 3

O Territrio e o PSF

O Territrio e o PSF
Hamilton Lima Wagner e Maria Ledi de Oliveira Pinto Ao se discutir a sade necessrio contextualiz-la no espao em que o processo sade/doena acontece. Mais que em outras especialidades da sade no programa de sade da famlia (PSF) que os conceitos de territrio se tornam chaves. Nos seus bsicos, o PSF tem quatro princpios essncias que so: O Profissional de Sade Hbil, O Profissional de Sade da Famlia Fonte de Recursos para uma Populao Definida, A Sade da Famlia uma Disciplina Baseada na Comunidade e A Relao Equipe/Paciente Central. Ora, o segundo e o terceiro princpios se referem a territrio. A discusso do territrio aqui se aproxima do conceito de Mendes (3) de territrio processo, local de vida dinmica e pulsante onde deve ser considerado a cultura, postura e credos, da comunidade que ali habita; seus espaos geogrficos e fluxos de movimentao; os servios e facilidades ali encontrados. A compreenso deste territrio processo vai permitir as equipes do PSF vislumbrar porque as pessoas adoecem e como elas reagem a estes processos; como elas se recuperam e como podem ser fortalecidas. Dentro dos princpios do PSF, quando se prope estudar os problemas comuns e olhar a sua comunidade como de risco a noo do territrio e de suas influncias no modo de viver das pessoas a base do planejamento das aes de vigilncia a sade. Janet Christie-Seely(1) em seu livro Working With Family in Primary Care diz que sade a capacidade dos indivduos lidarem com o estresse e a doena quando esta capacidade ultrapassada. Pensando o territrio como o local onde estes fatos ocorrem fcil ter a noo de sua importncia. Christie-Selly ao citar a teoria de sistemas para a compreenso do processo sade doena vai mais longe em corroborar o conceito de territrio processo proposto pr Mendes. Ela descreve as situaes comunitrias em que as pessoas vivem e se relacionam e em como isto interfere no seu modo de viver e adoecer, ao descrever as relaes entre geraes no espao e no tempo cria paralelos e padres de repetio facilmente compreensveis se feita uma apropriao adequada da histria das famlias e do local onde vivem e interagem. A prpria epidemiologia nos seus aspectos clnicos e sociais interage de um modo estreito com o territrio processo. Em sua reviso sobre A Regionalizao da Sade, Giacomini (2) discute a territorializao reconhecendo que o territrio processo nunca estar pronto, estando em constante mutao e construo, exigindo das equipes do programa de sade da famlia uma abordagem ao longo do tempo, colada na vida da comunidade a que serve (4 princpio) e buscando a identificao de micro reas de risco mapeadas pela prpria comunidade no seu processo de crescimento. Aqui se faz interessante emprestar uma tabela diferencial citada pr Giacomini em seu trabalho que diferencia a concepo biolgica da sade frente a concepo do processo sade/doena:

Pgina 1

O Territrio e o PSF

Concepo de Sade / Organizao dos Servios de Sade Item \\ Modelo Caso Concepo Biolgica Definido a priori classificao de patologias Concepo Processo Sade Doena No definido a priori identificado no modo de levar a vida

Determinao do caso Expresso do caso

Alteraes fisiopatolgicas Indivduo doente

Resultantes do modo de vida das pessoas Indivduos que vivem, adoecem e morrem segundo sua insero na organizao social Expresso do resultado das tenses sociais que formam classes Indivduos como expresso da forma peculiar de viver, adoecer e morrer das diferentes classes sociais. Coletivos. Soluo transdisciplinar dos problemas de sade Coletivo. Em equipe. Alterao do perfil de morbi-mortalidade das diferentes classes sociais enfrentamento das desigualdades Conscincia sanitria da populao e dos trabalhadores

Coletivo

Somatria de indivduos

Objeto de Trabalho

Indivduo doente

Diviso tcnica do trabalho Processo de trabalho Produto

Especializao mdica Individual Cura de doentes

Relao de trabalho

Alienao

Pgina 2

O Territrio e o PSF

Estes conceitos permitem a correlao da proposta do PSF com o territrio, permitindo a noo do como planejar o trabalho, buscando o melhor resultado para uma dada comunidade. Compreender que para transformar algum preciso ir l onde eles moram, compreender em que acreditam, como reagem e se relacionam, e a partir deste ponto construir um novo fazer a partir desta realidade. A fora e o poder inovador do PSF est na sua insero na comunidade, na sua capacidade de conhecendo a realidade, e se comprometendo com ela, promover o desenvolvimento social e a melhoria dos indicadores de sade.

Bibliografia 1 Christie-Seeli, J., Working With Families In Primary Care. Oxford, 1984. Nova York. 2 Giacomini, C.H., A Regionalizao da Sade. Divulgao, 6, 5/92.Curitiba. 3 Mendes, E.V., Distritos Sanitrios Conceitos Chaves. GERUS, 1994. Brasilia. 4 Wagner, H.L. e Pinto, M.L.O., Conhecimento da rea e Eficincia do Trabalho. Curso do PSF, 1997. Fazenda Rio Grande.

Pgina 3

S-ar putea să vă placă și