Sunteți pe pagina 1din 16

comunicao digital

como escrever para a internet

(search engine optimization)

seo

noes bsicas de

A publicao Como escrever para internet: noes bsicas de SEO foi produzida pela Medialogue Comunicao Digital. O contedo pode ser reproduzido desde que citada a fonte (Medialogue Comunicao Digital). Medialogue Comunicao Digital Diretor Alexandre Secco Rua Major Quedinho, 111 16 andar - CEP 01050-904 So Paulo, SP Brasil - Telefone (55 11) 3201-2300 contato@medialogue.com.br www.medialogue.com.br
A obra Como Escrever para Internet: Noes Bsicas de SEO de Medialogue Comunicao Digital foi licenciada com uma Licena Creative Commons Atribuio 3.0 Brasil. Permisses adicionais ao mbito desta licena podem estar disponveis em http://www.medialogue.com.br.

www.medialogue.com.br

COMO ESCREVER PARA INTERNET: NOES BSICAS DE SEO


AJUDE AS PESSOAS A ENCONTRAREM O QUE VOC ESCREVEU

internet um gigantesco depsito de informaes. E um dos grandes desafios de quem escreve ou produz contedo para sites, blogs e redes sociais, fazer com que os interessados por estas informaes as encontrem. Buscadores como o Google, Yahoo e Bing ajudam muito, mas podem ajudar ainda mais se a produo de contedo digital obedecer algumas regras. A aplicao desse conjunto de regras o que se chama de SEO ( Search Engine Optimization). Esse guia apresenta as noes bsicas de SEO para aumentar a taxa de achabilidade das informaes que voc vai divulgar. A maior parte das informaes contidas aqui podem ser aplicadas imediatamente por qualquer pessoa que escreve para internet. Outras, porm, requer ajuda de um programador. Este guia foi organizado pela Medialogue que usou como fontes principais o blog SEO Para Contedo (http://blig.ig.com.br/seoig), criado pela equipe de SEO do portal iG, e o Search Engine Optimization Starter Guide do Google.

Alexandre Secco Medialogue Comunicao Digital


www.medialogue.com.br

NDICE O que SEO (Search Engine Optimization)?

1 1.a 1.b 1.c 1.d 2 2.a 2.b 2.c 3 3.a 3.b 3.c 3.d 4 4.a 4.b 4.c 5 5.a 5.b 5.c 5.d 6 7 8 8.a 8.b 8.c 8.d 9 9.a

A escolha das palavras-chave O que so palavras-chave? Como escolher? O que evitar Recomendaes

10 10.a 10.b 10.c 11 11.a 11.b 12

Escolha imagens legais Como usar? Onde colocar a descrio no cdigo html? Como nomear a foto corretamente?

Crie a URL (Uniform Resource Locator) O que a URL? Como escolher? O que evitar

Crie landing pages O que so landing pages? Como criar uma landing page eficiente?

Organize o site por categorias

Faa um bom ttulo (title tag) Como escolher? O que evitar? O que title tag? Onde colocar no cdigo html?

13 13.a 13.b 14 15 15.a 15.b 15.c 15.d 16 16.a 16.b 16.c 16.d 17 18

Faa um XML Sitemaps O que XML Sitemaps? Como criar um XML Sitemaps?

Oferea contedo de qualidade

A linha fina tambm importante O que linha fina? Como escolher? Onde colocar no cdigo html?

Crie uma meta description O que meta description? Como criar uma meta description? Veja um exemplo de meta description Onde colocar a meta description no cdigo html?

Faa subttulos ou interttulos O que subttulo? Como fazer? Recomendaes Onde colocar no cdigo html?

Meta keywords O que so meta keywords? Como criar as meta keywords? Veja um exemplo de meta keywords Onde colocar a meta keywords no cdigo html?

Crie seu texto em blocos

Repita as palavras-chave

Crie links interessantes O que so links Como usar? O que so links ncoras? Como usar links ncoras?

Ferramentas teis

Como saber mais a respeito

Legenda
Esse selo indica que voc vai precisar de um programador para o ajuste.

Use negrito nas palavras Como usar?

www.medialogue.com.br

O que SEO (Search Engine Optimization)? So tcnicas para que os buscadores encontrem o site com mais eficcia. Essas pequenas modificaes parecem no fazer muita diferena sozinhas, mas quando combinadas elas certamente tero um grande impacto na achabilidade de seu site, trazendo mais visibilidade para ele. Alm disso, elas vo melhorar a forma como o internauta navega pelo seu site, deixando a navegao mais agradvel. Alguns passos aqui descritos voc provavelmente j est familiarizado, pois eles so ingredientes essenciais das pginas na web, no entanto, outros sero apresentados a voc agora. 1 A escolha das palavras-chave 1.a O que so palavras-chave? So as palavras mais utilizadas pelos internautas em suas pesquisas nos buscadores. Saber como o usurio procura sobre o assunto de seu texto na internet fundamental. Voc pode escrever um timo texto sobre o estrago da chuva em So Paulo, mas se optar em usar alagamento ou inundao no ttulo de seu texto, com certeza as pessoas tero mais dificuldade de ach-lo, do que se tivesse escolhido a palavra enchente. As palavras-chave devem ter relao direta com o assunto do texto. Se voc est escrevendo um artigo sobre a vitria de Felipe Massa no Grande Prmio de Frmula 1 de So Paulo, as palavras-chave do texto sero, por exemplo: frmula um, Felipe Massa, corrida, vitria, So Paulo, Grande Prmio. 1.b Como escolher? As palavras-chave devem ser especficas e no genricas. Use marcas, nomes de empresas, produtos, etc. Veja o exemplo: 1.c - O que evitar Cuidado com as metforas, os buscadores podem no relacion-las s palavras-chave. Corrija seu texto, evite erros gramaticais. 1.d Recomendaes Defina o assunto tratado na notcia e repita as palavras-chave no decorrer do texto. O uso de sinnimos indicado, mas necessrio que sejam os mais conhecidos.
www.medialogue.com.br

USO CORRETO Confira a receita de donuts de chocolate Lanado novo Fiat Uno Nestl abre inscries para estgio e trainee

USO ERRADO Aprenda fazer doces de chocolate Lanado novo carro popular da Fiat Empresa abre inscries para trabalho

- Voc pode utilizar a ferramente Google Insight para saber qual a palavra-chave mais usada sobre um assunto. Essa ferramenta possibilita testar at cinco variaes de termo. Outra possibilidade usar a Ferramentas de palavra-chave do Google para descobrir quais so os sinnimos mais populares de uma palavra no buscador. Saiba mais no item Ferramentas teis. 2 - Crie a URL (Uniform Resource Locator) 2.a O que a URL? o endereo da pgina na internet, mas pense nela como uma identidade. A URL o primeiro local onde os buscadores vo olhar, por isso necessrio dizer na URL o que as pessoas vo encontrar na pgina. Lembre-se que o endereo precisa ter sentido e ser breve. 2.b Como escolher? A URL deve conter as palavras-chave. Geralmente o ttulo do texto compe a URL. Use somente os sinais + (mais) e - (trao) para unir as palavras. No use espaos ou outros sinais. - Em alguns publicadores, como do Wordpress, a URL formada automaticamente quando se insere o ttulo. Exemplos: http://estagio.ig.com.br/vagas/encontre+um+empr ego+para+ter+mais+qualidade+de+vida/ http://www.medialogue.com.br/media-intelligence/ http://votoedireito.com.br/2010/10/ficha-limpaentenda-a-decisao-do-stf-sobre-a-lei/ 2.c O que evitar? No faa URL confusas e difceis de memorizar. A URL www.exemplo.com.br/pasta2/1397hsjg73983m. html/ no ajuda o usurio nem os buscadores a descobrirem o que tem dentro da pgina. 3 Crie um bom ttulo (title tag) O ttulo o segundo item de maior importncia na hierarquia dos buscadores, alm disso a primeira parte de seu site que aparece nos resultados de busca.

COMO USAR AS PALAVRAS-CHAVE


ASSUNTO Estgio USE Estudante, universitrio, estagirio, estagiar Jogos Olmpicos, Olimpadas do Rio, Olimpadas do Brasil EVITE Aluno, aluno de faculdade, treinamento profissional Jogos de 2016, jogos da era moderna, olimpadas de vero

Olimpadas de 2016

www.medialogue.com.br

3.a Como escolher? O ttulo deve trazer as palavras-chave mais conhecidas sobre o assunto tratado. Ele deve ser especfico e informativo. Seja breve. Se o ttulo for muito grande os buscadores mostraro apenas uma parte do ttulo nos resultados. recomendvel que se use no mnimo 10 caracteres e no mximo 65. 3.b O que evitar? No faa ttulos sem relao com o assunto da pgina. - No use ttulos vagos como, Nova pgina, Artigo de hoje, Meu texto, etc. No crie ttulos muito longos. 3.c - O que Title tag? o nome do local onde o ttulo deve estar na estrutura HTML do site. 3.d - Onde colocar no cdigo html? No cdigo HTML, os ttulos devem ser escritos nas tags <title> e <h1>.

4 A linha fina tambm importante 4.a O que linha fina? uma breve introduo do assunto aps o ttulo. Ela o terceiro item de importncia para os buscadores. 4.b Como escolher? Procure usar sinnimos populares da palavra-chave utilizada no ttulo. Faa uma rpida introduo do assunto tratado. Exemplo: Conhea os super executivos que fizeram carreiras de sucesso sem precisar mudar de empresa

www.medialogue.com.br

4.c Onde colocar no cdigo html? No cdigo html, a linha fina deve ser escrita na tag <h2>.

5 Faa subttulo ou interttulos 5.a O que subttulo ou interttulo? So destaques para uma informao dentro do texto 5. b - Como fazer? Deve-se procurar palavras-chave que reforcem o assunto. Utilize o mximo de subttulos no texto e organize o texto em tpicos. Os subttulos devem ter um valor semntico para a busca, ou seja, devem dizer alguma coisa e no somente uma palavra solta. Use algo especfico como Remunerao, e evite palavras muito genricas, como Destaque. 5.c Recomendaes. Busque variaes no Google Insights e Ferramentas de palavra-chave do Google. Saiba mais no item Ferramentas teis. 5.d Onde colocar no cdigo html? No cdigo HTML, o subttulo deve ser escrito na tag <h3> 6 Separe o texto em blocos Organizar o texto em blocos ajuda os visitantes a encontrarem o que eles querem mais rapidamente. E informa aos buscadores o que importante no texto.

www.medialogue.com.br

7 Repita as palavras-chave Utilize vrias vezes as palavras-chave no texto, busque sinnimos populares e outras palavras usadas das buscas ao lado delas. 8 Crie links interessantes 8.a O que so links Link uma ligao no texto para outra pgina. So como uma placa na estrada que te indica um novo caminho, e quando tocada, ela te leva automaticamente para o destino informado. Criar links a graa da internet. 8.b Como usar? Crie o link em expresses relacionadas ao contedo para onde o leitor ser encaminhado e no nas palavras. No crie links em palavras como Clique Aqui, por exemplo. Linkar para pginas internas do seu site sempre que possvel. Crie link na frase e no s a palavra, chegue mais perto do alvo possvel. 8.c O que so links ncoras? So links que levam o leitor direto para algum ponto no mesmo texto. Pulando a parte que no lhe interessa. 8.d Como usar links ncoras? Use esse recurso para textos com listas ou muito longos. 9 Use negrito nas palavras (bold) Usar negrito no texto ajuda mostrar para os buscadores que aquele um termo importante da pgina. O negrito tambm chamado pelos tipgrafos de bold. 9.a Como usar? Procure marcar palavras-chave no texto (usadas nas buscas dos usurios), mesmo que no sejam interttulos, como o nome da publicao (iG Estgio e Trainee, Blog Voto e Direito etc).

www.medialogue.com.br

10 Escolha imagens legais 10.a Como usar? Renomeie as fotos com palavras-chave e descritivas, que tambm sero utilizadas pelo buscador. Pense nos buscadores como cegos, ele no consegue ver o que tem na imagem, voc precisa dizer para ele o que . Crie uma legenda da foto, seja descritivo. Use sempre que possvel as palavras-chave na legenda. Crie uma descrio da imagem no seu publicador quando for cadastrar a foto. 10.b Onde colocar a descrio no cdigo html? No html, a descrio da imagem deve ser feita na tag <alt>. 10.c Como nomear a foto corretamente? -Separe as palavras com sinais de + ou -. Por exemplo: lula+posse+ministros.jpg 11 Crie landing pages 11.a O que so landing pages? uma pgina com o mximo de informaes sobre um determinado assunto. O objetivo atrair visitantes e direcion-los para outras pginas internas do seu site. Uma landing page sobre o Grande Prmio do Brasil de Fmula 1 vai atrair as pessoas que buscam informaes sobre a corrida, uma vez dentro da pgina, cada usurio deve vai buscar aquilo que mais procura saber como a histria do GP, horrio, quem so os pilotos, etc. 11.b Como criar uma landing page eficiente? A landing page deve acomodar muitas palavraschave sobre o assunto para ser achada pelos buscadores. Ela deve conter links para outros assuntos especfico do tema. Ela precisa ter o mximo de informaes possveis sobre o tema. O texto deve ser organizado em subttulos e tpicos.
www.medialogue.com.br

10

Por exemplo: a pgina de um artista com sua trajetria, discos lanados, polmicas, etc. Exemplo: A pgina do Ipad na Amazon.com http://www.amazon.com/Apple-iPad-MB292LLTablet-16GB/dp/B002C7481G 12 Organize o site por categorias Criar sees ajuda o site ser encontrado pelos buscadores e usurios, alm de aumentar o nmero de pginas indexadas pelo Google. Utilize categorias que sejam simples para os visitantes saberem onde eles esto no site. 13 - Faa um XML Sitemaps 13.a O que XML Sitemaps? uma lista das pginas do site. Esse arquivo, colocado na raiz do site, informa quais so as pginas disponveis na home page. O XML Sitemaps muito importante pois ele informa para os buscadores quando novas pginas foram criadas ou modificadas. 13.b Como criar um XML Sitemaps? Existem algumas ferramentas gratuitas para criar um XML Sitemaps como, por exemplo, o www. xml-sitemaps.com. No Wordpress, voc pode usar um plugin como o XML Sitemap Generator for WordPress. Configure a ferramenta para gerar o Sitemaps. Coloque o arquivo Sitemap no diretrio raiz do seu servidor, ou seja: www.exemplo.com.br/sitemaps.xml. No Wordpress a ferramenta faz isso automaticamente, apenas preencha o campo Localizao do arquivo Sitemap. Registre o endereo do XML Sitemap do site no Google Ferramentas para Webmaster. Saiba mais no item Ferramentas teis. 14 - Oferea contedo de qualidade Um contedo atraente e til deve influenciar mais do que qualquer passo apresentado aqui. Um artigo ou matria interessante certamente vai
www.medialogue.com.br

11

estimular as pessoas a recomendarem seu site nas redes sociais, em blogs, fruns, etc. Assim seu site ter uma boa reputao com os buscadores e usurios simultaneamente. Algumas ferramentas gratuitas como o Google Insights e a Ferramentas de palavra-chave do Google podem te ajudar a criar contedo. Saiba mais no item Ferramentas teis. 15 Crie uma meta description 15.a O que meta description? uma breve descrio da pgina. Ela informa aos buscadores sobre o que o site trata. A meta description pode ser usada pelos buscadores, como o Google, para informar o que tem na pgina. Nesse caso, o que aparece embaixo do ttulo da pgina nos resultados de busca.

15.b Como criar uma meta description? Faa uma breve descrio do que as pessoas vo encontrar na pgina. Siga os mesmos passos para o uso das palavraschaves. No seja genrico e no use palavras desconhecidas ou pouco usadas nas buscas. 15.c - Veja alguns exemplos de meta description Meta description usada no site iG Estgio e Trainee (http://estagio.ig.com.br/): Encontre sua vaga aqui! Saiba sobre programas de estgio e trainee, vagas, Guia do Candidato e dicas sobre formao acadmica, recrutamento e carreira. Meta description usada no portal iG (http://ig.com. br): Notcias do Brasil, do mundo e da economia. Esporte e cultura, famosos, mulher, comida e os temas do momento com vdeos, fotos e infogrficos exclusivos. Meta description usada no site IDG Now (http:// idgnow.uol.com.br): IDG Now! - Notcias de tecnologia, internet, segurana, mercado, telecom e carreira.

www.medialogue.com.br

12

Meta description usada no site Amazon (http:// amazon.com): Online shopping from the earths biggest selection of books, magazines, music, DVDs, videos, electronics, computers, software, apparel & accessories, shoes, jewelry, tools & hardware, housewares, furniture, sporting goods, beauty & personal care, broadband & dsl, gourmet food & just about anything else. Meta description usada no site do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (www.barackobama.com): Organizing for America is the grassroots organization that supports President Obamas agenda for change. Visit BarackObama.com for blog posts, local events, information about the issues you care about, and more. 15.d Onde colocar a meta description no cdigo html? No cdigo HTML, os ttulos devem ser escritos na tag <meta name=description content=insira aqui a meta description. /> No Wordpress, alguns plugins como o All in One SEO Pack auxiliam a colocao da meta description.

16 Crie as meta keywords 16.a O que so meta keywords? As meta keywords so palavras-chave mais utilizadas pelas pessoas nas buscas pelo assunto do site. 16.b Como criar as meta keywords? Informe sinnimos e inclusive palavras com a grafia errada, porm muito usadas pelos internautas para procurar sobre o assunto tratado em sua pgina. 16.c - Veja alguns exemplos de meta keywords Meta keywords usadas no site iG Estgio e Trainee (http://estagio.ig.com.br/): estagio, trainee, programa de trainee, vaga, empresa, guia do candidato, emprego, trabalho, carreira, vaga de emprego.

www.medialogue.com.br

13

Meta keywords usada no portal iG (http://ig.com. br): musica, economia, Tempo, Chat, fotos, cinema, videos, comida, bbb, Celebridades, transito, politica, copa do mundo, celular, Discador, noticias, download, Esporte, email, mulher, tecnologia, moda, Famosos, banda larga. Meta keywords usada no site Amazon (http:// amazon.com): Amazon, Amazon.com, Books, Online Shopping, Book Store, Magazine, Subscription, Music, CDs, DVDs, Videos, Electronics, Video Games, Computers, Cell Phones, Toys, Games, Apparel, Accessories, Shoes, Jewelry, Watches, Office Products, Sports & Outdoors, Sporting Goods, Baby Products, Health, Personal Care, Beauty, Home, Garden, Bed & Bath, Furniture, Tools, Hardware, Vacuums, Outdoor Living, Automotive Parts, Pet Supplies, Broadband, DSL Meta keywords usadas no site do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (www.barackobama.com): president, barack, barak, barck, barek, obama, presidential, president, ofa, organizing.

16.d - Onde colocar as meta keywords no cdigo html? No cdigo Html, a meta keyword deve ficar na tag <meta name=keywords content=insira aqui as keywords. />. No Wordpress, alguns plugins como o All in One SEO Pack auxiliam a colocao das meta keywords.

www.medialogue.com.br

14

17 Ferramentas teis Google Insights: com ele voc descobre os picos de buscas sobre um assunto. Assim voc pode criar contedo para os usurios quando eles mais querem saber sobre um determinado assunto. Ferramentas de palavra-chave do Google: com ela voc pode descobrir quais so as palavras mais procuradas sobre um determinado assunto. Google Ferramentas para Webmaster: uma ferramenta que auxilia no rastreamento e indexao dos site. aqui que deve ser cadastrado o XML Sitemaps. Woorank.com: uma ferramenta de analise de sites que informa, entre outras coisas, quais so as metas keywords, meta description, nmero de visitantes e nmero de pginas indexadas nos buscadores. www.xml-sitemaps.com: uma ferramenta popular que cria facilmente um XML sitemaps. 18 - Como saber mais a respeito: SEO para contedo http://blig.ig.com.br/seoig/ 2010/03/30/seo-nocoes-basicas/ Google Search Engine Optimization Starter Guide - http://static.googleusercontent.com/external_ content/untrusted_dlcp/www.google.com/pt-BR// webmasters/docs/search-engine-optimization-starter-guide.pdf Mestre SEO - http://www.mestreseo.com.br/

www.medialogue.com.br

15

comunicao digital

Rua Major Quedinho, 111 16 andar - CEP 01050-904 So Paulo, SP Brasil - Telefone (55 11) 3201-2300 contato@medialogue.com.br www.medialogue.com.br
www.medialogue.com.br

16

S-ar putea să vă placă și