Sunteți pe pagina 1din 7

Ficha de trabalho Biologia 12Ano

1.
Apesar de serem constitudos por estruturas com funes comuns, os sistemas reprodutores masculino e feminino so diferentes.

1.1. A cada uma das seguintes


afirmaes faz corresponder um nmero da figura ao lado. a) Tubo em espiral onde se armazenam espermatozides. b) rgo exterior de forma cilndrica cuja parte terminal constitui a glande. c) Canal que liga o epiddimo uretra. d) Canal condutor da urina e esperma at ao exterior. 1.2. O homem possui glndulas acessrias. Refere a sua funo.

1.3. Indica a sequncia de nmeros que reconstitui o trajecto seguido pelos espermatozides desde o
local da sua formao at serem libertados.

2.

O grfico seguinte traduz a variao do peso dos testculos em ratos normais e em ratos que sofreram ablao da hipfise (hipofisectomia) em quatro momentos diferentes. Os pontos correspondem a sucessivas pesagens dos testculos do mesmo rato normal ou hipofisectomizado. Admite que a regulao hormonal nos ratos idntica do homem.

Pgina 1 de 7

2.1. Faz corresponder V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma das afirmaes seguintes: A. O peso mximo dos testculos s atingido nos ratos que possuem hipfise. B. Os resultados obtidos nos ratos hipofisectomizados explicam-se com base em mecanismos de retroaco negativa. C. Quando a hipofisectomia ocorre aos 50 dias de idade o peso final dos testculos aproximadamente de 0,7 g. D. De acordo com os dados, o desenvolvimento dos testculos depende da hipfise. E. Os ratos hipofisectomizados devem manter a produo de espermatozides que apresentavam antes da hipofisectomia.

2.2. Explica a relao que existe entre o momento da hipofisectomia e o peso final dos testculos. 2.3. Assinala a letra correspondente alternativa que completa correctamente a frase.
Para normalizar o peso dos testculos dos ratos hipofisectomizados o tratamento a aplicar dever ser a) a administrao de injeces de LH e FSH. b) a administrao de injeces de GnRH. c) a execuo de um transplante de hipotlamo. d) a administrao de injeces de estrognios.

3.

A figura seguinte esquematiza o interior dos tbulos seminferos do homem. Considera que as clulas assinaladas com o nmero 2 derivam directamente das clulas assinaladas com o nmero 5.

3.1. Faz a legenda dos nmeros 5 e 6. 3.2. Assinala a letra correspondente


alternativa que contm os termos que permitem preencher correctamente os espaos. As clulas assinaladas com o nmero 4 designamse _______________ e tm a funo de ________. a) clulas de Sertoli [] nutrio e suporte. b) clulas de Sertoli [] produo de testosterona. c) clulas de Leydig [] produo de LH. d) clulas de Leydig [] produo de testosterona.

Fig. 2

3.3. Distingue Espermatognese de Espermiognese.

3.4. Assinala a letra correspondente alternativa que contm os termos que permitem preencher
correctamente os espaos. Sobre as clulas assinaladas por 2, incorrecto afirmar que a) so clulas haplides. b) possuem 23 cromossomas, cada um deles com um cromatdeo. c) os seus cromossomas so formados por dois cromatdeos. d) resultam de um processo meitico.

Pgina 2 de 7

3.5. Assinala a letra correspondente alternativa que contm os termos que permitem preencher
correctamente os espaos. As clulas assinaladas com o nmero 6 na figura anterior originam-se por ___________ que ocorre durante a fase de _____________ a partir ______________. a) b) c) d) meiose [] multiplicao [] do nascimento. mitose [] multiplicao [] da puberdade. meiose [] maturao [] da puberdade. mitose [] crescimento [] da vida intra-uterina.

3.6. Assinala a letra correspondente alternativa que completa correctamente a frase.


O nmero de cromossomas das clulas 1, 2 e 4 da figura anterior , respectivamente, a) 46, 23, 46 b) 23, 46, 46 c) 46, 23, 23 d) 23, 23, 46

4. Assinala a letra correspondente alternativa que completa correctamente a frase.


Terminada a Oognese, espera-se obter a partir de 150 oognias, respectivamente, o seguinte nmero de ocitos I, ocitos II e vulos:

a) 150, 300, 600. b) 300, 600, 600.


c) 150, 150, 150. d) Nenhuma das anteriores.

5. Analisa a figura ao lado. 5.1. Transcreve a letra


correspondente alternativa que completa correctamente a frase.

5.1.1. Na figura ao lado, os


nmeros 1 e 2 representam, respectivamente a) b) c) d) folculo de Graaf e ovcito II. folculo de Graaf e vulo. folculo primordial e ovcito II. folculo em crescimento e vulo.

5.1.2. Aps os 28 dias relativos


situao Y no ocorre menstruao. Neste contexto, de admitir que a) os nveis de estrognios e de progesterona diminuam. b) Os nveis de LH e de progesterona diminuam acentuadamente. c) Os nveis de estrognios e de progesterona permaneam elevados.

Pgina 3 de 7

d) O nvel de estrognio diminua e o de FSH aumente. 5.2. Identifica um mecanismo de retrocontrolo hormonal que ocorre durante os primeiros 12 dias da situao X.

5.2.1. Explica esse mecanismo. 5.3. Identifica os fenmenos A e C da figura anterior. 6. A figura ao lado mostra, num corte transversal do tero, a evoluo da espessura e desenvolvimento
do endomtrio durante o ciclo uterino.

6.1. Identifica as fases representadas de


1 a 3.

6.2. Faz corresponder a cada afirmao,


a fase da figura ao lado que com ela se relaciona. I. II. III. IV. V. Valor mnimo de hormonas sexuais. Incio da nidao normal. Desenvolvimento do corpo lteo. Ocorrncia mais provvel da ovulao. Mxima secreo das glndulas do endomtrio. Taxa mais elevada no crescimento do endomtrio.

VI.

6.3. Transcreve a letra correspondente


alternativa que completa correctamente a frase. Em condies normais, o desenvolvimento cclico do endomtrio devido: a) b) c) d) e) f) ao controlo directo de gonadoestimulinas. aco de nveis constantes de hormonas ovricas. aco de nveis variveis e independentes de hormonas. aco de nveis variveis e interdependentes de hormonas. retroalimentao do tero sobre o ovrio e o complexo hipotlamo-hipfise. aco contnua de estmulos do meio.

7. Na menopausa, ocorre esgotamento dos folculos ovricos. Explica a relao existente entre o
esgotamento dos folculos ovricos e os elevados nveis plasmticos de LH e FSH verificados na menopausa.

Pgina 4 de 7

8. A fecundao um conjunto de processos complexos nos quais decorrem diversos acontecimentos. A figura representa, aleatoriamente, alguns desses processos.

8.1. Utilizando as letras da figura, identifica:

I.
II.

III.

primeira diviso mittica; o ovo; inicio da formao do vulo.

8.2. Estabelece a sequncia dos fenmenos considerados, de forma a ilustrar o que ocorre desde a
fecundao at formao do ovo. 9. L atentamente o texto seguinte. Um casal, que apresentava um problema de fertilidade devido obstruo das trompas, admitiu recorrer tcnica de fecundao in vitro (FIV). O protocolo complexo desta tcnica necessita de determinar o momento da ovulao, de modo a efectuar-se a puno oocitria. Para isso, a mulher teve de avaliar a temperatura corporal e efectuar dosagens do teor sanguneo de LH, ao longo de diversos ciclos menstruais. Posteriormente, a equipa mdica procedeu, no primeiro dia do ciclo, injeco de um produto anlogo GnRH, que impede a aco desta neuro-hormona, e, de seguida, foram administradas doses de FSH durante a primeira parte do ciclo ovrico. Finalmente, foi aplicada uma dose nica de HCG, que possui uma actividade semelhante LH. A fase final deste tratamento foi vigiada por ecografia. 9.1. Selecciona a opo que permite obter uma afirmao correcta. 9.1.1. A obstruo das trompas impedia que ocorresse a: a) b) c) d) Fase secretora do endomtrio. Fecundao. Ovulao. Produo de progesterona.

9.1.2. A determinao diria da temperatura corporal ajuda a conhecer a data provvel da _______, porque, aps essa data, o patamar da temperatura mais ________. a) b) c) d) ovulao () baixo menstruao () elevado ovulao () elevado menstruao () baixo

9.1.3. A aplicao de FSH permitiu que se efectuasse: a) Um ciclo uterino eficaz. b) A produo de progesterona. c) A maturao de vrios folculos ovricos.

Pgina 5 de 7

d) Uma ovulao mais rpida. 9.1.4. A dose de HCG ministrada permitiu acentuar o mecanismo de retroaco _______ que ocorre no final da fase ________ do ciclo ovrico responsvel pela ________. a) b) c) d) negativa () folicular () fecundao positiva () folicular () ovulao positiva () lutenica () ovulao negativa () lutenica () fecundao

9.2. A mulher foi submetida, ainda, a um tratamento hormonal com progesterona, antes de se efectuar a transferncia de dois embries para o tero. Justifica este tratamento.

10. O inicio do trabalho de parto induzido por estmulos hormonais e mecnicos, que desencadeiam as
contraces uterinas. 10.1. Explica de que modo a interaco dos dois tipos de estmulos mencionados contribui para o xito do parto.

10.2.

Quando ocorre fecundao, as clulas externas do blastocisto (estdio em que o embrio humano se fixa parede uterina) funcionam como glndulas endcrinas, secretando a hormona hCG. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correcta.

Elevados teores de hCG _____ a produo de hormonas ovricas, acabando por exercer uma retroaco _____ sobre o complexo hipotlamo-hipfise. a) estimulam [] negativa b) estimulam [] positiva c) inibem [] negativa d) inibem [] positiva

10.3.

L, com ateno, as afirmaes que se seguem e assinala com um V as afirmaes verdadeiras e com um F as afirmaes falsas.

A. A aco da hCG fundamental durante o perodo de gestao, porque impede a degenerao do corpo amarelo. B. A manuteno do corpo amarelo mantm os nveis elevados das hormonas ovricas, pelo que no ocorre nova ovulao. C. A expulso prematura do embrio evitada pelos nveis elevados de progesterona que evita as contraces uterinas. D. A produo da hormona oxitocina desencadeada por mensagens nervosas enviadas ao hipotlamo, devido presso do feto no colo uterino. E. O desencadear das contraces uterinas deve-se a um mecanismo de retroaco negativa. F. A prolactina uma hormona indutora da produo de leite, sendo produzida pelas glndulas mamrias.

Bom Trabalho! A professora Vera Crisstomo

Pgina 6 de 7

Pgina 7 de 7

S-ar putea să vă placă și