Sunteți pe pagina 1din 33

PENSAMENTO

Preservar a memria num contexto at ento avesso s coisas do passado e comprometido com os ideais do futuro. Respeitar a viso das pessoas que, de forma particular, apreendem esta memria e a vivenciam. Entender que possvel, portanto, preservar o ambiente urbano dotado de significado, que percebido como parte de uma identidade, que tem interesse para um determinado grupo social ou bairro, ou mesmo uma determinada rua, e que obrigao do estado estar atento a isso. . Pinheiro (2002, p.151-152)

DEDICATRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus por ter me dado a vida, aos meus pais pelo amor incondicional, aos meus filhos pela presteza e minha amada esposa pela dedicao.

AGRADECIMENTOS

A Deus, especialmente, pela realizao desse trabalho e trmino do curso; Aos meus pais, pelo exemplo de amor e confiana; A minha amada esposa pelo carinho e compreenso; Ao meu orientador MSc. Jos Guende Mquina pela pacincia e incentivo; A todos os meus professores que contriburam para a minha formao; Aos amigos pelo respeito e amizade. Enfim, a todos que colaboraram directa ou indirectamente para a realizao desta monografia. Obrigado por tudo!

RESUMO

INDICE

LISTA DE TABELA

LISTA DE GRAFICO

INTRODUO A dinmica social expressa-se na materialidade da cidade, ou seja, nas construes materiais que a formam, permitindo uma leitura desta dinmica atravs do tempo e do espao. Diante disto, pode-se dizer que a memria colectiva de uma sociedade est impressa nas edificaes e nas formas da cidade. A expresso patrimnio histrico e cultural evoca entre as pessoas a imagem de monumentos antigos, edifcio, conjunto de edifcios ou obras de arte excepcionais, que devemos preservar por terem sido palco de eventos marcantes referidos em documentos e em narrativas dos historiadores. A memria da cidade de Benguela expressa-se, historicamente, via arquitectura religiosa, prdios pblicos e particulares, praas e fortalezas, dentre outros, sendo o traado urbano existente o suporte da memria urbana, representando momentos nicos da sociedade benguelense do passado. A escolha dos espaos de memria para esta pesquisa (Fortaleza de S. Filipe de Benguela, Igreja Matriz de N.S. do Ppulo, o Senado Municipal de Benguela (Cmara Municipal), Alfndega, Cabo Submarino, presentemente denominado Edifcio da Cultura) deu-se pelo seu carcter de uso pblico e por estes se destacarem na paisagem urbana, quando confrontados com outras construes, alm de representarem momentos importantes para a sociedade benguelense, fazendo parte da histria da cidade e das pessoas que nela vivem, estabelecendo vnculos com o passado e compondo, atravs destes elementos, o que chamamos de memria urbana. A Fortaleza de S. Filipe de Benguela, Igreja Matriz de N.S. do Ppulo, o Senado Municipal de Benguela (Cmara Municipal), bem como vrias casas de cidados comuns, so evidncias espaciais dos primrdios da cidade, pelas suas caractersticas arquitectnicas peculiares marcadas por portas e janelas muito altas, telhados ngremes e de vrias guas, incluindo stos, recortes, entalhes e pilares aparentes, os quais contrastam com a paisagem actual.

Estas peculiaridades revelam a influncia da colonizao portuguesa e os padres arquitectnicos da poca. Hoje, no mais utilizadas nas construes, estabelecem um elo entre a cidade e o cidado, fazendo com que o espao urbano assuma papel de lugar, tornando-se prximo aos que nele habitam, ganhando um significado, de certa maneira, comum. Assim, a histria da cidade se confunde com a histria do cidado. Diante disto, necessrio buscar a origem desta ligao na percepo da memria individual e colectiva. O grande desafio assegurar a preservao destes stios e mant-los em pleno funcionamento como memria dos acontecimentos singulares, integrados ao passado e s geraes actuais. Neste sentido, a Geografia, que a cincia que estuda a relao sociedade natureza tem muito a contribuir para o resgate da memria, que no s tempo, mas tambm espao. O nosso Trabalho de Fim de Curso, tido como requisito parcial para a obteno do grau de Licenciatura em Cincias da Educao, opo Histria, tem como tema central Proposta Pedaggica para o Resgate do Patrimnio Histrico e Cultural da cidade de Benguela na disciplina da Histria da 5 classe da Escola do Ensino Primrio e do I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela e teve por objectivo elaborar uma proposta pedaggica para o resgate do patrimnio histrico e cultural a partir do ambiente escolar, dentro do reconhecimento da importncia dos Pontos Histricos e Tursticos da Cidade de Benguela como espaos de memria na cidade de Benguela, Objectivamos com esta pesquisa trabalhar numa proposta pedaggica, conforme referimos acima, a partir do conhecimento dos alunos nas questes patrimoniais, com actividades de educao patrimonial para a divulgao do patrimnio no meio escolar da Escola do Ensino Primrio e do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela, universo escolhido para o nosso estudo. Consideramos ser essa a forma de difundir o rico patrimnio histrico cultural que a cidade de Benguela adquiriu ao longo da sua formao. Atribuir uma reflexo a cerca do currculo da disciplina de Histria da 5 classe, de modo a enlaar s disciplinas dessa classe as questes prticas quotidianas, enlear a teoria prxis, de forma a contribuir para um currculo escolar mais

dinmico onde as disciplinas tenham como mote a realidade local s especificidades da cidade de Benguela. Para o desenvolvimento deste trabalho buscou-se, na reviso de literatura, resgatar os conceitos de paisagem, memria individual, memria colectiva, memria urbana, patrimnio histrico, bem como uma discusso quanto ao simblico. Posteriormente, realizou-se um trabalho de investigao a campo, a fim de averiguar junto populao quais os espaos de memria mais relevantes para a pesquisa. Determinados os espaos a serem estudados, a citar: Fortaleza de S. Filipe de Benguela, Igreja Matriz de N.S. do Ppulo, o Senado Municipal de Benguela (Cmara Municipal), Alfndega, Cabo Submarino, presentemente denominado Edifcio da Cultura, buscou-se junto aos rgos pblicos e instituies a estes ligados, documentos referentes a sua implantao, a fim de desvendar as relaes sociais que os constituram. Utilizou-se ainda de entrevistas com pessoas ligadas histria local e s instituies estudadas.

JUSTIFICAO DO TEMA

O Patrimnio Histrico e Cultural de um povo lhe confere identidade e orientao, pressupostos bsicos para que se reconhea como comunidade, e inspira valores ligados ptria, tica e solidariedade. Tambm estimula o senso de lugar e de continuidade histrica, bem como o exerccio de cidadania. Os sentimentos que o Patrimnio evoca so transcendentes, ao mesmo tempo em que sua materialidade povoa o quotidiano e referencia fortemente a vida das pessoas. Patrimnio Histrico e Cultural, portanto, agora, tende a mostrarse como uma somatria: a soma de todos os bens histricos e culturais de um povo. Todos carregam uma carga de recordaes que envolvem muitas marcas, e que so revividas quando se deparam com espaos representativos da sua memria. O Patrimnio Histrico de um povo, quando preservado, faz entrar em cena o sentimento de reconhecimento de seu vivido, seja ele positivo ou 10

negativo. No se desliga do Patrimnio Histrico e Cultural, com o destaque do elemento essencial, que a identidade. Este trabalho de pesquisa justifica-se pela possibilidade de investigar uma proposta de pesquisa com a temtica: Proposta Pedaggica para o Resgate do Patrimnio Histrico e Cultural da cidade de Benguela na disciplina da Histria da 5 classe da Escola do Ensino Primrio e do I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela, abordada e desenvolvida pelo facto de haver carncia de informaes e conhecimentos, pela populao estudantil, sobre as importncias educacionais, culturais, histricas, enfim, patrimoniais dos stios histricos e culturais existentes na cidade de Benguela. Nota-se tambm, uma curiosidade nos educacionais sobre o assunto investigado, tanto por parte dos educandos como dos educadores. Dados esses que foram recolhidos da Escola do Ensino Primrio e do I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela. Outro factor que justifica essa pesquisa que vem se registando, certo descaso e o desinteresse das autoridades e comunidade em relao a esse patrimnio da cidade. No se pode deixar de ressaltar que alguns stios histricos da cidade, esto indo abaixo sem que haja uma poltica exequvel que sustenta a sua recuperao, conservao e manuteno. Uma contribuio que se pretende com esta investigao, sobre a memria da cidade de Benguela desenvolver um trabalho que investigue, com finalidade reflexiva, a curiosidade e a percepo dos educandos em relao Memria Urbana e Educao Patrimonial para possibilitar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada com informaes a respeito. Um factor de relevncia do trabalho foi trabalhar com os alunos da Escola do Ensino Primrio e do I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela. PROBLEMA DE INVESTIGAO O Patrimnio tem a sua importncia a partir do momento que a expresso de cultura e de identidade de uma localidade. O conhecimento e a valorizao dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noo de que 11

expressam a histria e a tradio local e regional, por isso agua o sentimento de pertencer. Neste contexto apresenta-se o problema de pesquisa que nortear o presente trabalho: o descaso com a preservao, conservao e valorizao do patrimnio histrico e cultural existente na cidade de Benguela. Surge ento a pergunta: Como contribuir para uma valorizao e um ensino mais estimulante virado para o resgate do Patrimnio Histrico e Cultural da cidade de Benguela?

OBJECTO DE INVESTIGAO O processo de ensino-aprendizagem sobre o resgaste do Patrimnio Histrico e Cultural da cidade de Benguela. OBJECTIVO GERAL Elaborar uma proposta pedaggica para o resgate do patrimnio histrico e cultural da cidade de Benguela na disciplina da histria da 5 classe. OBJECTIVOS ESPECFICOS Expr a importncia da Educao Patrimonial no ambiente escolar, dando nfase ao ensino da histria;

Promover e estimular a transmisso do patrimnio cultural e da memria social as futuras geraes;

Promover a apropriao simblica e o uso sustentvel dos recursos patrimoniais afim de contribuir para o desenvolvimento econmico e social;

12

Propr uma metodologia para o desenvolvimento da Educao Patrimonial (comunidade). no ambiente formal do ensino (escola) ou informal

CAMPO DE ACO Patrimnio histrico e cultural da cidade de Benguela.

HIPTESE Se se desenha un sistema de tarefas docentes que favoream a sistematizao do sistema de aces das habilidades, vinculadas a Educao Patrimonial no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Histria da 5 classe da Escola do Ensino Primrio e do Ensino do I Ciclo N S da Nazar de Benguela, se conseguir uma aprendizagem mais slida voltada ao resgate do Patrimnio Histrico e Cultural da cidade de Benguela. Varivel Independente (V.I): A elaborao de uma proposta pedaggica para o resgate do patrimnio histrico e cultural da cidade de Benguela. Varivel Dependente (V.D): Formao, desenvolvimento e sistematizao das habilidades dos alunos da 5 classe da Escola do Edo nsino Primrio e I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar no resgate do Patrimnio histrico e cultural da cidade de Benguela. MTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA Considerando a importncia do Patrimnio histrico e cultural da cidade de Benguela em todas as suas instncias, para legitimao e consolidao dos conceitos histricos, a perspectiva de uma Educao Patrimonial no ensino secundrio, mais especificamente dentro da 5 classe, passa ento ser mais que necessria.

13

O presente trabalho foi desenvolvido com base numa pesquisa bibliogrfica mediante o levantamento de obras de estudiosos na rea do patrimnio, bem como revistas especializadas, consultas a sites especializados no assunto e uma pesquisa de campo de carcter quantitaivo devidamente descrita e detalhada no captulo 2. Tais procedimentos foram fundamentados em entrevistas com pessoas que participaram e acompanharam as transformaes ocorridas na cidade ao longo do tempo, nos registos perpetuados em fotos antigas e suas relaes com os factos especficos, bem como na escolha dos pontos histricos e tursticos remanescentes de outras pocas. No que se refere delimitao, este estudo foi realizado na Escola do Ensino Primrio e do Ensino Secundrio do I Ciclo N S da Nazar de Benguela. Deve-se ressaltar ainda, que o estudo considerou os resultados colectados apenas aos alunos da 5 classe do curso regular, portanto, as concluses obtidas so limitadas a esta Escola, no podendo ser generalizadas. POPULAO Considera-se como populao que sustenta a investigao 225 os alunos da 5 classe do curso regular, 5 professores e 3 membros de direco da Escola do Edo nsino Primrio e I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela AMOSTRA Para fins de investigao foi considerada uma amostra de 45 alunos (1 turma da 5 classe) na orde dos 20%, 5 professores 100% e 3 membros da direco da Escola.

VALOR CIENTFICO

14

Est dado pela concepo e fundamentao dos princpios para o desenvolvimento da matria de ensino na disciplina de Histria que poder facilitar a formao de futuros oficiais do Exrcito, compreendendo duas partes: Valor terico: Brinda-se um estudo desde o ngulo da promoo de estratgias de aprendizagem por parte dos alunos da 5 classe da Escola do Ensino Primrio e I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela que vo guiar a sua formao, desensenvolvimento e sistematizao das suas habilidades, no resgate do Patrimnio histrico e cultural da cidade de Benguela. Valor prtico: Oferece-se direco da Escola do Ensino Primrio e I Ciclo do Ensino Secundrio N S da Nazar de Benguela um diagnstico, para o nvel assinalado e na sua escala de professores, acerca da promoo de estratgias de aprendizagem pelos professores da 5 classe do Ensino Primrio, cujos resultados sero empregados numa das direces do trabalho cientfico metodolgico da Escola. ESTRUTURA DO TRABALHO Alm da introduo, concluses, recomendaes, anexos e as fontes consultadas, o trabalho consta de dois captulos: CAPTULO I. PATRIMNIO HISTRICO E CULTURAL. Neste captulo apresentam-se os fundamentos gerais sobre o tema. CAPTULO II. PROPOSTA PEDAGGICA SOBRE O RESGATE DO PATRIMNIO HISTRICO E CULTURAL DE BENGUELA NA DISCIPLINA DE HISTRIA DA 5 CLASSE DA ESCOLA DO ENSINO PRIMRIO E DO ENSINO SECUNDRIO DO I CICLO N S DA NAZAR DE BENGUELA. O captulo est reservado apresentao dos resultados da pesquisa e uma proposta concreta sobre o tema.

15

CAPTULO I. PATRIMNIO HISTRICO E CULTURAL

A necessidade de trabalhar o Patrimnio Histrico e Cultural nas escolas fortalece a relao das pessoas com suas heranas histricas e culturais, estabelecendo um melhor relacionamento dessas com esses bens, percebendo sua responsabilidade pela valorizao e preservao do Patrimnio, fortalecendo a vivncia real com a cidadania, num processo de incluso social (MORAES, 2005). Neste captulo destinado a fundamentao terica do nosso tema, faz-se necessrio a definio de alguns termos e conceitos com os quais vamos trabalhar, para compreender melhor o desenvolvimento deste trabalho, antes de fazer fluir as ideias dos estudiosos que se pronunciaram sobre a temtica em estudo.

I.1. Definio de Termos e Conceitos Patrimnio O conceito de Patrimnio no existe isolado. S existe em relao a alguma coisa. Podemos dizer que Patrimnio o conjunto de bens produzidos por outras geraes, ou seja, os bens resultantes da experincia colectiva que um grupo deseja manter como perene. Nesse sentido, patrimnio supera a definio estreita de um conjunto esttico de objectos, construes, documentos obras, etc., sendo uma marca um vestgio cultural, que individualiza os homens em momentos temporal e culturalmente diferentes. (MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro. Caxias do Sul: Maneco livr. & Ed.,2004. P10) 16

Patrimnio Histrico Patrimnio Histrico pode ser definido como um bem material, natural ou imvel que possui significado e importncia artstica, cultural, religiosa, documental ou esttica para a sociedade. Estes patrimnios foram construdos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservao cultural. (www.suapesquisa.com/o_que_e/patrimonio_historico.htm) Patrimnio Cultural O patrimnio cultural um conceito que nasce na Frana nos incios da dcada de 1980 (Calvo, 1995) e que redefine os conceitos de folclore, cultura popular e cultura tradicional. Podemos falar em patrimnio cultural como aquela representao simblica das identidades dos grupos humanos, isto , um emblema da comunidade que refora identidades, promove solidariedade, cria limites sociais, encobre diferenas internas e conflitos e constri imagens da comunidade (Cruces, 1998: 85).

Educao Parimonial Trata-se de um processo permanente e sistemtico de trabalho educacional centrado no Patrimnio Histrico e Cultural como fonte primria de conhecimento individual e coletivo. A partir da experincia e do contacto directo com as evidncias e manifestaes da cultura, em todos os seus mltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educao Patrimonial busca levar as crianas e adultos a conhecimento, apropriao e valorizao de um processo activo de sua herana cultural,

capacitando-os para um melhor usufruto desses bens, e propiciando a gerao e a produo de novos conhecimentos, num processo contnuo de criao cultural (HORTA; GRUMBERG; MONTEIRO,1999, p. 06).

17

Memria um atributo inerente ao ser humano e significa a capacidade de armazenar informaes. A memria, tanto individual quanto colectiva, est ligada noo de tempo e de espao e esta encontra-se sempre associada a um evento, ou a um conjunto de eventos que ocorreram num determinado tempo e num dado espao (ABREU, 1998). Memria Urbana e Memria da Cidade Os termos memria urbana e memria da cidade so utilizados para fazer referncia ao passado de uma cidade, mas ambos so contraditrios, uma vez que quem lembra so as pessoas e no o espao fsico. Estes termos esto ligados aos registos na paisagem e nas instituies de memria, sendo que a memria urbana associa-se ao modo de vida urbano, sem uma base material concreta, enquanto a memria das cidades relaciona estas lembranas a um lugar concreto. preciso, portanto, unir estas duas histrias (do urbano e das cidades) a fim de contextualizar os processos sociais, sobretudo, recuperar tambm a histria daquela determinada cidade, a qual mais do que a soma das duas primeiras, buscando a interao de ambas como materialidade e como aco humana, no no espao geogrfico em geral, mas naquele lugar. Ou seja, no podemos abrir mo das individualidades do local e nem de contextualiz-lo frente a outros lugares, pois para tratar da memria de um lugar h que se trabalhar ento na recuperao simultnea da histria no e do lugar (ABREU, 1998, p. 19).

I.2- Patrimnio Histrico e Cultural das Cidades O levantamento do acervo histrico-cultural de uma cidade extremamente importante para a conservao da memria individual, social e colectiva. Atravs da memria que se constri a identidade de um determinado grupo 18

social. Isso porque ela est vinculada prpria histria da cidade, onde os indivduos reconhecem, atravs de determinadas manifestaes culturais, a sua prpria histria de vida. Sem estes referenciais, a memria perde-se. Muitas vezes, as manifestaes culturais encontram-se to incorporadas ao quotidiano da populao local, que esta tem dificuldade em identific-las como patrimnio histrico-cultural, ou seja, como elemento importante do registo da histria. O termo patrimnio originalmente est ligado s estruturas familiares, econmicas e jurdicas da sociedade. O conceito hoje est atrelado a diversos adjectivos, como gentico, natural, histrico, cultural, entre outros. O termo tambm tem uma relao estreita com a ideia de herana, algo que transmitido dos pais aos filhos. Essa ideia de transmisso no se relaciona apenas herana de bens, mas tambm s prticas sociais. Grosso modo, o patrimnio histrico-cultural pode ser entendido como um conjunto de bens portadores de referncia identidade, aco, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade. A valorizao dos bens materiais (monumentos, edificaes etc.) e imateriais (festas, costumes, hbitos etc.) so pontos importantes para a manuteno de valores, fortalecendo a identidade dos povos. A destruio do patrimnio, ou seja, o [...] desaparecimento das marcas do passado histrico na e da cidade [...], provoca um sentimento de estranheza na populao, pois ocorre um empobrecimento das relaes sociais, j que a populao necessita destes referenciais para reconhecer a cidade como parte da sua histria (CARLOS, 2007, p. 13). Na maioria das vezes, a destruio destes elementos, que so um referencial identitrio para a populao, perfeitamente visvel, pois a maioria constitui-se em formas do prprio espao urbano (casas, prdios, esttuas, monumentos etc.). A permanncia dessas formas um factor primordial na manuteno tanto da coeso social quanto na continuidade da evoluo da cidade. 19

Alm de contribuir para a valorizao da histria local, o patrimnio histricocultural das cidades tambm pode contribuir para o desenvolvimento econmico, j que o patrimnio vem sendo apropriado cada vez mais pela actividade turstica. Ao conservar seu patrimnio, a cidade acaba valorizando tambm as suas particularidades, que so justamente um dos factores que o turista busca ao visitar determinada localidade. Para atender a esta demanda, as cidades precisam se adequar em termos de infra-estrutura, mas, primeiramente, necessrio entender que a conservao desses elementos histrico-culturais depende essencialmente da populao local. O primeiro passo antes de se pensar na utilizao do patrimnio como atractivo turstico fazer com que a populao entenda a importncia de valorizar a sua prpria histria. Nesse sentido, as prticas educacionais surtem mais efeito. As propagandas, as placas de advertncia e outras formas de comunicar um valor neste quesito, geralmente se projectam de maneira vazia, j que a velocidade com que so veiculadas no permite a abordagem de uma forma mais contextualizada, de tal modo que a populao entenda realmente o que patrimnio e o porqu da importncia em conservar determinados bens. Assim, a Educao Patrimonial pode contribuir j que se trata de um trabalho educacional centrado no patrimnio histrico-cultural como fonte primria de conhecimento e enriquecimento individual e colectivo, explorando todos os seus aspectos (HORTA, 2003). Destaca-se que esta aco educativa deve contemplar no somente a sala de aula, mas outros espaos sociais como praas, bairros, sales comunitrios etc. A cidade se apresenta como fonte inesgotvel do saber, do conhecimento e da explorao de novas perspectivas, formadas a todo o momento, onde a relao com o indivduo se processa atravs de significaes, imagens referenciais e lembranas. Por isso, [...] o conhecimento crtico e as formas de apropriao e utilizao do espao pblico, bem como da vida comunitria 20

comportamentos, cultura e histria [...] so fundamentais no processo de preservao dos bens culturais (SILVEIRA; BONATO, 2008, p. 5). A partir do momento em que alunos e a comunidade local tomarem conhecimento dos bens que formam a memria de sua cidade e da importncia de sua conservao para as geraes futuras, a identidade e a cidadania se fortalecem. Outro aspecto importante na conservao do patrimnio histricocultural a construo de instituies de memria, como museus, bibliotecas e arquivos histricos, fundamentais para a manuteno da histria das cidades. I.3 Benguela Cidade, Histria e Identidade Desde a sua fundao, a cidade de Benguela ocupou um importante papel poltico e econmico na histria de Angola. Sua criao resultado do interesse do Rei Felipe III que ouviu Manuel Cerveira Pereira, envolvido no processo de sindicncia, que com aquela f inquebrantvel de aventureiro, ou com a ousadia prpria do mais refinado pantomineiro, convenceu o rei da existncia das minas de cobre, e de valor extraordinrio, muito superior ao da prata de Cambambe, promessa com que lhe tinham estado a acalentar iluses, diria ele, ao passo que o seu cobre era facto averiguado. E, em confidncia sugeriria, dados os apuros da Real Fazenda, seria de mais valor que a prata, porque servia para a fundio das peas de artilharia, de que a Espanha tanto carecia para se defender dos seus muitos inimigos. Premida a corda sensvel das necessidades, naquele momento muito graves, deixando antever, quase como coisa certa, uma soluo que, pelo menos, as diminuiria, Felipe III comeou a interessar-se pelo caso, mandando antes de mais, se lavrasse a sentena ilibando Manuel Cerveira Pereira, que, assim, foi solto. Do resto encarregou-se ele, e bem seguro do efeito produzido pelas descries, e talvez justificando-as com o testemunho insuspeito de Domingos de Abreu de Brito, que mais de uma dezena de anos antes, j enaltecia as riquezas de Benguela, como sendo tantas, que Vossa majestade podia mandar um dos ilustres de Portugal por Vice-Rei, porque desta maneira provendo V.

21

Me, e outro sr. Governador para o Reino do Congo, e outro Vice-Rei para os reinos Da Angola, com esta facilidade se possuir, Congo, Angola, Benguela, as minas de Manapota e abrir-se o caminho de Moambique conseguiu que Felipe III, tendo em ateno a salvao das almas dos idlatras que o habitavam, os proventos que dos frutos daquela terra poderiam resultar sua fazenda e dos seus vassalos; necessidade de evitar que os rebeldes e piratas hereges ali se estabelecessem e introduzissem em gente sem luz a perversidade da sua seita, e dificuldade com que os Governadores em Luanda poderiam dirigir esta Conquista, resolvesse separar, a Capitania, Conquista e Governo das Provncias do Reino de Benguela e de todas as mais terras que jazem at ao Cabo de Boa Esperana, do Governo de Angola, erigindo-as em novo governo1 e, cometer a sua conquista a Manuel Cerveira Pereira, a quem, enquanto estivesse em Angola, onde teria de ir para preparar as coisas necessrias para melhor e mais facilmente se poder conseguir a conquista, conferia tambm os poderes de Governador daquele Reino2 Partiu Manuel Cerveira Pereira para Angola em 1615 e, apenas chegou a Luanda, tratou de organizar a sua expedio ao sul. Saiu de Luanda em 2 de Abril de 1617, com destino ao sul, com quatro navios, e dirigiu-se a um porto que conhecia que ficava a sete lguas das minas, mas encontro-o fechado com o movimento das areias. Resolveu continuar a viagem at quinze graus e meio de latitude sul, e regressando novamente para o norte fundeou, a 17 de Maio, depois de quarenta e seis dias de viagem, na baa a que chamavam da Torre e no roteiro velho Baa de Santo Antnio3 onde desembarcou, dando comeo ao estabelecimento da povoao, a que chamou Cidade de S. Felipe de Benguela, tomando por padroeiro a S. Loureno. O soba da terra, que se chamava Peringue, tentou impedir-lhe o desembarque,

Torre do Tombo, livro 3 de Leis, fls 16. Anexos, doc. N 78, in Angola: Apontamentos Sobre a Ocupao e Incio do Estabelecimento dos Portugueses no Congo, Angola e Benguela, extrados de documentos histricos, coligidos por Alfredo de Albuquerque Felner, Coimbra Imprensa da Universidade, 1933, pg 332. 2 Idem, livro 35 de Felipe II fls 32. 3 Biblioteca Nacional, Seco Ultramarina, Angola, 1619, caixa 145. Carta de Manuel Cerveira Pereira, 6 de Maro de 1618, a Felipe II, com um apndice de 2 de Junho do mesmo ano. in Angola: Apontamentos Sobre a Ocupao e Incio do Estabelecimento dos Portugueses no Congo, Angola e Benguela, extrados de documentos histricos, coligidos por Alfredo de Albuquerque Felner, Coimbra Imprensa da

22

mas Manuel Cerveira cativando-o com presentes, conseguiu modificar-lhe a disposio e viver com ele na melhor paz os oito primeiros dias, o tempo necessrio e que Manuel Cerveira aproveitou para o alojamento da gente e guarda das mercadorias e armamento e plvora. Fruto de um desentendimento entre o soba Peringue e Manuel Cerveira comearam as guerras, tendo sido assaltada e incendiada a libata do soba, a apreenso de bois, vacas e gente, tendo o soba fugido com a sua gente para as terras do outro lado na Baa de S. Francisco. Aproveitaram, ento, os portugueses a ocasio para acabarem a povoao e construrem um entrincheiramento que os pusesse ao abrigo de qualquer ataque de surpresa. I.3.1. Formao, expanso e preservao. O negcio no porto de Benguela, onde de princpio talvez no houvesse ainda nenhum jaga estabelecido, limitava-se, segundo narrativa de Andr Battel, s transaces de gado e tomaram o conhecimento da existncia das minas de cobre, por verem, especialmente as mulheres indgenas, cobertas nos braos e nas pernas, com argolas daquele metal. Os portugueses tinham percorrido um ou outro rio do interior, mas principalmente o Cuvo (ou Keve), atingindo a cordilheira que vinha de Cambambe, cuja riqueza avolumaram, espalhando-se a sua fama, o que Manuel Cerveira Pereira, depois da desiluso da prata de Cambambe aproveitou, talvez sinceramente e convencido de que havia, na verdade, a riqueza que apregoava, para se fazer valer perante crte de Madrid. Fundou-se, assim, a povoao ou cidade de S. Felipe de Benguela, no porque as possibilidades do resgate ali chamassem Manuel Cerveira, mas porque, como j vimos, ele no pde desembarcar em Novo Redondo e o nico porto que achou em condies mais perto do local onde se situava as minas, foi aquele. Enquanto esperava que lhe mandassem os mineiros, fundidores e soldados,

23

que tanto lhe prometeram, e enquanto o clima no comeasse a ceifar naqueles duzentos e cinquenta indesejveis que primeiramente o acompanharam, foi com eles assaltando e batendo os sobas vizinhos, internando-se um pouco, e conhecendo, alm da vida e costumes dos nativos, as possibilidades de negcio que lhe ofereciam, e se limitavam s transaces sobre mantimentos e gado. Pouco lhes interessava, ento, esse aspecto da explorao colonial. O gado j era a grande fortuna do nativo do sul, o que no seduzia os portugueses, por no haver maiores necessidades para o consumo. Assim, no dando lugar a lucros importantes, ou pelo menos regularmente sensveis, como dava em Luanda e para o norte, a ocupao de Benguela mantinha-se unicamente pelo motivo j exposto, de ser o porto que se conhecia de mais fcil acesso, perto do local das minas. De princpio, e enquanto durou aquela excitao provocada pela ideia das minas de cobre, em cuja riqueza os subordinados de Manuel Cerveira no acreditavam, mas se fez sentir neles a violncia com que os foraram a ir para ali, como era natural, veio a repulso por qualquer tentativa de ocuparem a sua actividade na explorao da terra. Manuel Cerveira, enquanto esperava os auxlios pedidos, foi levando para l a cunhada e a sobrinha, suavizando um pouco as agruras da vida. Os Governadores foram mandando algumas degredadas que vinham do Brasil ou de Portugal, e os colonos, uns foram casando, outros amancebando-se com as negras, aparecendo um pouco os mestios e estabelecendo-se assim um preldio de famlia; veio a acomodao ao meio pela explorao do arimo, sem que contudo a parte poltica da ocupao se desenhasse por um outro maior interesse, em que o Estado, pudesse ter participao. O estabelecimento de uma povoao de portugueses em qualquer ponto da costa, no interessava ao Estado pelo facto simples da ocupao. Se no havia um interesse imediato e de vulto, para o Estado, na cobrana de quaisquer

24

impostos ou direitos de exportao, a ocupao do territrio em si era um facto sem importncia. Era o que se estava dando com Benguela. A ocupao ou o estabelecimento de portugueses tendia a desenvolver-se. A averso que de princpio manifestavam por os tirarem daquele meio de Luanda, ou do mato, a pouco e pouco se foi acalmando. O morador passou a sentir-se, atravs de todas as misrias e privaes, seno bem, numa vida diferente, uma vida pelo menos de sossego. No final do sculo XVIII a cidade de Benguela atingira aprecivel desenvolvimento, e o raio da sua aco alcanava j os territrios dos presdios de Caconda e Novo Redondo (hoje Sumbe), e os distritos de Bailundo (1773), Dombe Grande da Quinzamba, Hambo, Galengue e Sambos, Quilengues e Hula (1772)4. De Benguela partiram as exploraes dirigidas ao interior, foram organizadas duas expedies (1785), uma martima, dirigida pelo tenente-coronel Pinheiro Furtado, outra por terra, comandada pelo sargento-mor de ordenanas Gregrio Jos Mendes, as quais atingiram Angra do Negro (Momedes, hoje Namibe). Em 1795 realiza-se a viagem de Assuno e Melo, de Benguela, pelo Bi ao Luvale, no Alto Zambeze5. O caminho de ferro de Benguela (CFB) construdo pelos ingleses, no incio do sc. XX, elevou a cidade de Benguela num patamar que a tornou no motor do desenvolvimento da regio centro-sul do pas, a sua linha que atravessa o corao de Angola, percorre a regio centro na horizontal, at fronteira com o ento Congo Belga, hoje Repblica Democrtica do Congo. E, em consequncia, surgem cidades no interior do centro de Angola: Ganda, Cubal, Cuma, Longonjo, Lpi, Caala, Bela Vista, hoje Katchiungo, Chinguar, Silva Porto, hoje Kuito, entre outras... e, sem demrito para as restantes, Nova Lisboa, hoje Huambo, que em tempos sonhou ser a capital do pas e que, durante a guerra que assolou Angola nas ltimas 3 dcadas, foi uma das suas

4 5

www.angola-saiago.net/cidmae11.html, acesso 23 de Agosto de 2011, as 20h00 www.angola-saiago.net/cidmae11.html, 23de Agosto de 2011, as 20h00

25

grandes mrtires6. Assim, Benguela passa, assim, a ser chamada de Cidade Me de Cidades. Benguela parte na vanguarda na radiodifuso em Angola: o Rdio Clube de Benguela fundado a 18 de Maio de 1939. Nesse mesmo ano tambm fundado o Aero Clube de Benguela. Foi graas aos donativos da sua populao que se construiu o aeroporto Venncio Deslandes, mais conhecido por Dokota (comprimento da pista: 1.604,59 metros); da mesma forma, o seu autdromo tornou-se realidade porque os seus habitantes assim o decidiram e para isso contriburam... Antes disso, o cinema Monumental, que substituiu o velhinho Cine-Benguela7. A queda internacional da cotao do sisal mudou o rumo econmico de Benguela, que fez ento da pesca a sua actividade central: a costa de Benguela, uma verdadeira mina, proporcionou grandes lucros e a cidade cresceu. O plano de urbanizao da cidade entrou em vigor em 1948: surgiram os bairros novos, todos devidamente estruturados, beneficiando de arruamentos asfaltados em curto espao de tempo e de redes de esgotos e pronta ligao de gua e luz. O centro de Benguela, embora preservando o que de belo possui, como testemunho de pocas e estilos passados, modificou aos poucos a sua fisionomia, de forma a acompanhar o ritmo do progresso. Criaram-se novos espaos verdes, parques infantis, alargaram-se ruas, romperam-se avenidas, melhorou-se o piso das faixas rodovirias, alindaram-se os numerosos jardins dispersos por todo o permetro urbano. A cidade um importante centro cultural angolano. Em consequncia da miscigenao de raas reconhecida como uma das provncias mais mestias de Angola. I.3.2. Patrimnio Histrico e Cultural da cidade de Benguela

6 7

Idem

Idem

26

Parte da histria da cidade de Benguela pode ser resgatada atravs dos edifcios antigos de referncia, que ainda permanecem na paisagem ou ento atravs do registo fotogrfico. A cidade possui um nmero de pontos histricos e devem ser conservadas j que representam a memria da cidade e um valor afectivo para a populao benguelense. Em1617 foi construda a primeira fortaleza mandada por Manuel Cerveira Pereira, a Fortaleza de S. Filipe de Benguela. Reedificada em 1661 e novamente reconstruda em 1694. Ainda reedificada por ter sido destruda pelos franceses (1705) em 1710. A aguarela que se apresenta em "Registos Fotogrficos" da ltima fortaleza, que foi construda em 1769, desde os seus alicerces, durante o governo de D. Francisco Inocncio de Sousa Coutinho. A sua criminosa demolio pricipiou em 1906 e terminou, depois de vrias paragens, em 19188. Segundo Abel Augusto B.G. Bolota, in "Benguela Cidade Me de Cidades, a Igreja Matriz de N.S. do Ppulo, cuja data da construo 1748, foi presumivelmente a primeira construo de pedra e cal que se edificou na cidade de Benguela. Desconhece-se a data em que teve incio a obra, assim como quem a projectou. O que se conhece da sua histria est gravado na lpide do tmpano da porta principal, que apenas refere o nome de quem a ergueu e a data da sua fundao: O CAPITAM DE INFANTARIA ROQVE VIEIRA DE LIMA QVE COM FERVOR & ZELO FES ESTA OBRA TO PIA PEDE HUM PADRE NOSSO & AVE MARIA BENE FVNDATA EST DOMVS DEI PRIMO DIE NOVEMBRIS ANNO 1748 A Igreja de N.S. do Ppulo, em Benguela, o mais antigo e notvel modelo do barroquismo portugus, estilo colonial, da frica Ocidental, o nico exemplar
8

Apontamentos coligidos por Alfredo de Freitas para o seu lbum "Angola fins do sc. XIX e princpios do sc. XX", in "Benguela Cidade Me de Cidades", de Abel Augusto B.G. Bolota

27

de arquitectura do sculo XVIII e tambm o templo mais antigo do Sul de Angola. , por isso, Monumento Nacional. Est ligada Inconfidncia Mineira (Brasil) porquanto foi ali que foi sepultado o companheiro de Tiradentes, Francisco Jos Ribeiro, trasladado para Ouro Preto em meados do sc. XX, juntamente com os seus companheiros de degredo. O Senado Municipal de Benguela (Cmara Municipal), cuja criao recebeu o consentimento rgio em 1770, foi fundado no ano seguinte. Na poca, era governador de Angola Francisco Inocncio de Sousa Coutinho. Em Agosto de 1772 entrou em funcionamento em termos normais: "Com a criao deste melhoramento pblico, a cidade de S. Filipe alcanava uma prerrogativa das mais valiosas, conquistando a importncia que lhe fora negada durante sculo e meio9. A Alfndega: No se sabe ao certo a data da primeira construo. Deve ser anterior a 1833, mas tanto esta como outras posteriores, foram destrudos pelo mau tempo e tambm por mal construdas e com fracos materiais; o actual edifcio data de 1870 (incio da construo) e deve-se aos comerciantes da poca, que abriram uma subscrio para a sua construo. Sofreu vrios melhoramentos, destacando-se os de 1914, que foram os mais importantes. O Cabo Submarino (c. 1889). Foi recuperado e presentemente denominado Edifcio da Cultura. Foi em 1889 que a CS Scotia lanou os cabos telegrficos pela costa ocidental africana. A West African Telegraph Company, na Cidade do Cabo, ficou ligada a Mossmedes, em Angola. No mesmo ano, a IRGP estendeu o cabo de Mossmedes a Benguela e a Luanda. Quatro anos depois o cabo dava literalmente a volta ao mundo, revolucionando as comunicaes. Informe-se sobre a instalao do cabo submarino em History of the Atlantic Cable & Submarine Telegraphy - Cable & Wireless. O cabo submarino iniciou as suas funes em 1900. Vale a pena recordar os vrios aspectos tcnicos dos surpreendentes mas engenhosos mtodos
9

Idem

28

atravs dos quais se conseguia que 5 (cinco) operadores transmitissem, simultaneamente, sinais de Morse, numa poca em que no existiam as tcnicas de modulao de sinal.

Principalmente pelo valor histrico, no s as construes mencionadas, mas outras tantas que fazem parte da vida da populao benguelense, consideradas como referncias culturais, devem ser conservadas para que as geraes seguintes possam conhecer um pouco da histria da cidade no s atravs de fotos e relatos dos mais velhos, mas que possam visualizar estas formas antigas na paisagem. I.4. A Educao Patrimonial: Uma necessidade Diante do processo de modernizao das cidades, percebe-se a constante desvalorizao e desconhecimento com relao ao patrimnio histrico e cultural. O conhecimento crtico e a apropriao consciente pelas comunidades do seu patrimnio so factores indispensveis no processo de preservao sustentvel desses bens culturais, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania. Conforme Horta, Grunberg e Monteiro (1999, p. 6), a Educao Patrimonial um instrumento de alfabetizao cultural que possibilita ao indivduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o compreenso do universo sociocultural e da trajetria histrico- temporal em que est inserido. Este processo leva ao reforo da auto- estima dos indivduos e comunidades e valorizao da histria e cultura. Desse modo, urge reflectir sobre desses bens culturais. Segundo Horta, Educao Patrimonial trata de um processo permanente e sistemtico de trabalho educacional centrado no patrimnio cultural como fonte primria de conhecimento e enriquecimento individual e colectivo. Deve-se compreender a educao patrimonial em primeiro lugar como uma metodologia, que trata do bem cultural como instrumento de alfabetizao 29 a necessidade de investimento na rea de Educao para a valorizao

cultural. Porm, por outro lado, tambm devemos entender que, no caso benguelense, a educao patrimonial deve resgatar a totalidade das manifestaes culturais, independente das classes sociais, grupos tnicos ou mesmo religies. Nesse contexto, o presente trabalho pretende disponibilizar subsdios para que se ampliem as prticas educativas. Portanto, a partir do processo educacional que se articulam as possibilidades de desenvolver a sensibilidade e a conscincia dos indivduos para a importncia da preservao dos bens histricos e culturais. A metodologia da Educao Patrimonial pode ser desenvolvida no ambiente formal de ensino (escolas) ou informal (comunidade, associaes de bairro, museus, parques ambientais) e tambm se adequar a qualquer tipologia de patrimnio, ou seja, qualquer evidncia material ou manifestao da cultura (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999). Fotografias, documentos, stios arqueolgicos, prdios histricos, reservas ambientais, monumentos, paisagens naturais, praas, festas e comemoraes, rituais, parques ecolgicos, por exemplo, so considerados patrimnios histrico-culturais. No entanto, neste trabalho gostaramos de destacar a importncia da Educao Patrimonial no ensino formal, trazendo para o debate alguns questionamentos pertinentes: O que patrimnio histrico e cultural? Como essa ideia vem sendo formulada e apropriada pelas instituies de ensino? Como est sendo trabalhada e reflectida em sala de aula? Alicerada em quais campos disciplinares? Quais as directrizes, mtodos e teorias da Educao Patrimonial? Quem decide o que patrimonial? Que preparao tem o professor para trabalhar com estas questes? Qual material didtico? Nesse aspecto, devemos pensar o patrimnio de forma ampliada. Assim, com relao escola, podemos destacar que ao longo dos tempos sua estrutura vem sendo depredada, desvalorizada dia aps dia pelos seus prprios beneficirios. Acreditamos que, para a efetivao da Educao Patrimonial no contexto escolar, obrigatoriamente precisamos partir da realidade dos alunos,

30

isto , possibilitar a sua actuao na significao dos bens culturais e a participao nas solues dos problemas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABREU, Maurcio de Almeida. Sobre memria das cidades. Revista Territrio, Rio de Janeiro: v.3,n.4, jan/jun, 1998. _________________ANGOLA: Apontamentos Sobre a Ocupao e Incio do Estabelecimento dos Portugueses no Congo, Angola e Benguela, extrados de documentos histricos, coligidos por Alfredo de Albuquerque Felner, Coimbra Imprensa da Universidade, 1933, pg 332. ATADES, Jzus Marco; MACHADO, Las Aparecida; SOUZA, Marcos Andr Torres. Cuidando do Patrimnio Cultural. Goinia: Ed. UCG, 1997. BALDIM, Nelma. A histria dentro e fora da escola. Florianpolis: Universitria/ UFSC, 1989. CALVO, LL. (1995): LEtnologia a Catalunya, avui: eina de coneixement i desenvolupament, em LAvec, revista dHistria n. 57, pp. 36-38. CRUCES, F. (1998): Problemas en torno a la restitucin del patrimonio. Una visin desde la antropologa, em Poltica y Sociedad n. 27, pp. 77-87. FONSECA, Maria Ceclia Londres. Para alm da pedra e cal: por uma concepo ampla de patrimnio cultural. In: Memria e Patrimnio: Ensaios Contemporneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

31

Guia de educao patrimonial. Braslia: Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Museu Imperial, 1999. HORTA et al. Guia Bsico de Educao Patrimonial. Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, museu Imperial, 1999. LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed., So Paulo: Atlas, 2007. LEMOS, Carlos. O Que Patrimnio Histrico. 5. ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro. Educao patrimonial: orientao para professores do ensino fundamental e mdio. Caxias do Sul: Maneco, 2004. MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro. Caxias do Sul: Maneco livr. & Ed.,2004. P10 MORAES, Allana Pessanha. Educao Patrimonial: Uma proposta curricular. Campos dos Goytacazes, RJ, 2005. Monografia (Bacharelado em Cincia da Educao) Centro de Cincias do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. MORIN, Edgar. O desafio do sculo XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. MURTA, S.M. (Orgs.). Interpretar o patrimnio: um exerccio do olhar. Belo Horizonte:UFMG; Territrio Brasilis, 2002. p. 121-129. POLLAK, Michael. Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989. RODRIGUES, Marly. De Quem o Patrimnio? Um olhar sobre a prtica preservacionista em So Paulo. In. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, 1996, n 24, p. 195-203.

32

SIMO, Maria Cristina Rocha. Preservao do patrimnio cultural em cidades. Reimp. Belo Horizonte: Autntica, 2006. SOARES, A. L. R.. Educao Patrimonial: valorizao da memria, construo da cidadania, formao da identidade cultural e desenvolvimento regional, In: SOARES, A. L. R.; KLAMT, S. C. Breve Manual de Patrimnio Cultural: subsdios para uma Educao Patrimonial. Revista do CEPA, Santa Cruz do Sul, v. 28, p.45- 65, edio especial de 30 anos, 2004b. Fontes electrnicas www.suapesquisa.com/o_que_e/patrimonio_historico.htm

33

S-ar putea să vă placă și