Sunteți pe pagina 1din 3

A responsabilidade de se posicionar O surgimento da internet como nova mdia comunicacional trouxe inmeras expectativas quanto ao modelo que se estabeleceria

em relao produo e recepo de notcias a partir daquele momento. Os portais dos grandes jornais permitiram, logo de incio, que leitores comentassem as matrias online de forma instantnea, o que dava oportunidade para qualquer annimo se expressar sobre as mesmas. Muito mais democrtica que as tradicionais sesses de Cartas dos meios impressos, a pgina de Comentrios abrange uma construo natural das discusses por meio da totalidade de opinies, sem hierarquizao de posicionamentos por parte do veculo que os hospeda. Mas as redes sociais que estouraram a partir da segunda metade da dcada de 00 formaram, enfim, o ponto alto no quesito interatividade na web. O Facebook rene 750 milhes de usurios hoje no mundo que tm, em suas mos, uma rede de amigos com informaes compartilhadas, onde tendncias e correntes so repassadas em um clique para milhares de indivduos em questo de horas. J o Twitter, microblog de mensagens com at 140 caracteres cada, dita hoje os assuntos em voga e muitas vezes ponto de partida para apuraes jornalsticas. Por mais superficiais que sejam a maioria das discusses nas redes sociais, as mesmas ajudaram indivduos a se organizarem em torno de uma s rede de compartilhamento, tornando a opinio pblica muito mais unificada e palpvel. Diante disso pesquisadores da rea comunicacional no resistem, e com razo, a estudar implicaes deste novo modelo interativo. As abordagens de maior consenso, nestes casos, so quanto a inverso do gatekeeping (no so mais os jornalistas que hierarquizam os assuntos, mas sim o pblico) e a quebra definitiva da dicotomia emissor x receptor. A facilidade que um annimo tem de disseminar uma ideia em pouco tempo, apenas com um bom argumento; a igualdade de recursos disponveis para influenciar, seja o usurio uma pessoa comum ou uma empresa multinacional; a forte possibilidade de posicionamentos individuais (ou de pequenos grupos) rapidamente se tornarem globais. Todas estas probabilidades seriam impensveis at mesmo no incio da internet, quando a TV ainda era apontada como principal porta-voz da opinio da maioria. Mas o que pouca gente percebe destas inmeras vantagens com que a comunicao vem sendo premiada a facilidade de perpetuar opinies irresponsveis e, na maioria das vezes, de senso comum. No difcil encontrar no mural do Facebook declaraes no nvel: abaixo o Congresso, mandem prender todos os polticos, ou estamos sofrendo heterofobia, querem nos privar do direito de recusar o homossexualismo, ou Globo: no penso, no existo, s assisto.

Certo dia estava no Facebook quando notei que a entrevista de uma tal Mulher Ma revista Veja viralizava pela rede. http://www.facebook.com/photo.php? fbid=2310713399950&set=a.1379324115800.2053026.1012820442&type =1&ref=nf As declaraes da moa, hilrias de to ridculas, foram veiculadas na revista impressa, escaneadas e, a partir da, rodavam uma corrente na rede. Os comentrios escrachavam a Veja pelo pssimo jornalismo ali exemplificado e tambm denunciavam as futilidades veiculadas pela revista apenas com o fim de entreter leitores alienados. O que poucos intelectuais de Facebook pareciam perceber que apesar de a revista acumular mil ressalvas perante a prxis jornalstica, a entrevista da Mulher Ma no exemplificava nada neste quesito. A Veja tem uma coluna tradicional de entrevistas irnicas a personalidades pouco srias, coluna esta que s ocupa 1/3 de pgina. Na semana passada estourou tambm na web um vdeo feito por artistas globais contra a construo da usina de Belo Monte. http://movimentogotadagua.com.br/ Com argumentos bem circulares e dilogo de entretenimento fcil, os artistas convidavam os usurios das redes sociais a assinar uma petio que pararia as obras da hidreltrica. Uma rpida pesquisa na web e j era possvel encontrar um monte de argumentos descontruindo os dados apresentados pelos artistas no vdeo, principalmente em relao ao valor da obra, de 19 bilhes de reais, e no 30 bilhes como dito pelos globais. muito fcil aderir a causas porque algum legal falou. muito confortvel repetir desaforos s porque nove entre dez pessoas disseram a mesma coisa. muito divertido compartilhar um nico post com os amigos aderindo a ideais os quais toda a sociedade tambm apoia. Mas a irresponsabilidade mora na casa da Preguia e da Ignorncia, lar da ausncia de curiosidade e do senso crtico. Se antes e at hoje reclamamos dos imprios comunicacionais do pas, com poucas famlias Marinho controlando a maioria das rdios e TVs do Brasil, me parece muito mais assustador no ter condies de enumerar nenhum culpado pela manipulao exercida na internet, abrigando em cada caso um grupo oportunista seguido por uma infinidade de indivduos ditos livres caindo como patinhos. Mais importante que os louros da comunicao, aliada tecnologia, a conscientizao das massas do que significa democracia. No um mero sistema poltico, nem presente da ditadura, nem muito menos propriedade dos partidos de situao. A democracia representa a possibilidade que todos tm de buscar sozinhos os prprios conhecimentos, formar opinies e express-las de modo livre e independente. Informarmo-nos de como fazer isso da forma mais responsvel possvel deveria ser obrigao de cada

brasileiro, principalmente quando o assunto comunicao e interatividade na internet, local to marcado pela nossa presena.

A maioria dos veculos estabelece uma poltica de aprovao dos comentrios baseando-se na adequao do contedo opinativo ao contexto da matria, lei e uma linguagem respeitosa. Qualquer veto fora desses padres constituiria, a sim, em censura.

S-ar putea să vă placă și