Sunteți pe pagina 1din 8

Possveis Solues para o Engarrafamento de Arembepe

Idealizao: Roberval de Oliveira roberval1@juno.com 8642-8189 Colaborao: Elizabeth Chace bchace@alum.mit.edu 8642-8132

Fevereiro de 2010

Page 1 of 8

Sumrio

1. Introduo 2. Acesso de Carro Fechado para Visitantes 3. Acesso de Carro Permitido S para Moradores 4. Criao de Slo Identificador nos Carros dos Moradores 5. Escolha de Local(ais) Apropriado para Estacionamento de Visitantes 6. Implementao de Servio de Transporte para as Praias 7. Divulgao nos Meios de Comunicao e Turismos 8. Incentivo ao Uso de Bicicletas 9. Concluso

Page 2 of 8

1. Introduo Quem esteve em Arembepe na virada do ano de 2009 - 2010 e nos dias seguintes encontrou um engarrafamento de propores simplemente inacreditveis. A moradora da cidade Adjoa Jones de Almeida, residente da rua do Piru, relatou que ficou presa durante (1) uma hora em um emgarrafamento na sua rua. Depois de muita irritao, ela foi obrigada a retornar para casa porque os carros simplementa no se moviam. O respeitado Mestre de Capoeira Angola Mestre Lua de Bob relatou que nunca tinha visto nada igual. A pequena cidade de Arempebe simplesmente parou e virou um inferno. Arembepe uma cidade do Litoral norte da Bahia que atrai muitas pessoas em pocas de feriados. Por estar relativamente prxima Salvador e por no ser cara para o bolso dos visitantes, Arembepe torna-se ideal para centenas e at milhares de soteropolitanos e outros baianos da regio. A cidade de Arembepe, contudo muito pequena e no comporta um volume pesado de automveis. As ruas so estreitas e so utilizadas em mo dupla. Alm disso a cidade tem apenas uma rua principal de acesso a estrada do cco, limitando a entrada e sada de carros por um nico ponto. Em dias de feriados longos, a cidade invadida por centenas de motoristas que estacionam a onde lhes aprz. As ruas que comportam apenas estacionamento de um lado, tornam-se ruas com estacionamento duplo (de um lado e do outro). Motoristas estacionam nas caladas, bloqueando a entrada de moradores suas casas e a passagem de pedestres, resultando entre
Page 3 of 8

atrito entre residentes e visitantes. As estreitas esquinas que comportam apenas a passagem de um nico carro por vez, tambm torna-se local de estacionamento, resultando na parada completa do trnsito. Alm disso, motoristas mal educados, ligam os sons de seus carros no volume mais alto possvel, incomodando os moradores. Em fim, a lei bsica de que dois objetos no ocupam o mesmo lugar no espao e o respeito ao prximo so completamente ignorados em meio as bebedeiras. Com base no exposto e indignao dos moradores da cidade, seguem abaixo algumas idas para resolver o problema do trnsito em Arembepe em dias de feriado prolongado. Essas sugestes se aplicam inicilamente a feriados longos em que centenas e at milhares de motoristas vem para Arembepe. Entendemos que essas idas no so perfeitas e podem e devem ser aprimoradas para o bem comum de todos. O nosso objetivo criar uma base inicial de discusses para que visitantes possam continuar desfrutando da vida simples e bonita de Arembepe, donos de restaurantes, pousadas e hteis possam continuar beneficiando-se do turismo e finalmente para que moradores possam continuar vivendo tranquilamente.

2. Acesso de Carro Fechado para Visitantes O primeiro passo a ser feito para evitar que o engrafamento que aconteceu na virada do ano de 2009 2010 no se repita, bloquear o acesso de carros de visitantes ao centro e imediaes de Arembepe. O bloqueio deve acontecer nos dias de feriados longos, como Ano Novo, Carnaval, o Festival de Arembebe e outros feriados a serem definidos pelos moradores. As ruas estreitas apenas comportam os carros dos moradores e com a chegada de centenas
Page 4 of 8

de carros de fora o problema criado. Mais detalhaes de como vai funcionar esse bloqueio descrito abaixo.

3. Acesso de Carro Permitido S para Moradores Nessa iniciativa, moradores de Arembepe devem continuar tendo livre acesso de carro suas casas. Contudo extremamente importante incentivar e apoiar entre os moradores o prtica do uso de bicicletas e caminhadas para viagens curtas. Esse incentivo deve se dar atravs de esclarecimentos dos benefcios para o corpo e mente e para a comunidade provinientes da uso de bicletas e caminhadas.

4. Criao de Slo Identificador nos Carros dos Moradores O prximo passo para o sucesso dessa iniciativa a criao de slos de identificao de residncia para os moradores. Sem os mesmos ser impossvel distinguir entre moradores e visitantes. O slo identificador pode ser algum tipo de adesivo, que ser colado em uma parte visvel do carro (por exemplo, a parte baixa e a direita do vidro da frente). O slo identificador deve ser um smbolo que represente bem Arempebe, seu povo e suas tradies. Uma opo poderia ser pescadores no mar. importante que os moradores comprem o slo identificador da prefeitura. importante tambm que o slo no seja caro, pois um preo alto resultar em resistncia por parte dos moradores. Para os moradores que no comprarem

Page 5 of 8

o slo, a tempo, uma opo temporria ser que os mesmos mostrem comprovante de residncia em nome do motorista.

5. Local de Estacionamento dos Carros para os Visitantes Outra pea fundamental para essa iniciativa, o estabelecimento de locais de estacionamento para os carros dos visitantes. O bloqueio aos carros de visitantes deve ser iniciado na avenida principal que conecta a Estrada do Cco ao centro de Arembepe. Um local ideal para estacionar esses carros pode ser a grande rea de terra, a direita da rua principal (Essa rea utilizada para a instalao de um pequeno circo). Centenas de carros podem ser estacionados facilmente neste local. A outra rea ideal pode ser prximo ao terminal de nibus prximo da feira. Para que as pessoas visitando Arembepe obedeam as regras de estacionamento ser preciso policiais de trnsito no local direcinando o trfego. O salrio desses policias poder ser pago com recursos provenientes da venda dos slos de identificao. Tambm ser nescessrio a instalao de faixas de sinalizao em local visvel orientando os motoristas visitantes que somente moradores podem passar e direcionando os mesmos onde devem estacionar. A rea de estacionamento deve estar claramente marcada ou com policiais de trnsito organizando o estacionamneto. Informalmente, est ser uma boa oportunidade para jovens ou adultos ganharem dinheiro com gorjetas organizando o estacionamento.

Page 6 of 8

6. Implementao de Servio de Transporte para as Praias Ser importante tambm a implementao de servios de transportes para conduzir os vistantes do local de estacionamento s praias. A no implementao desses servios vai gerar problemas: O nmero de visitantes Arembepe pode cair nos dias de feriados longos. As pessoas iro reclamar da distncia que seram obrigadas a andar at chegar as praias e bares e pousadas. A reduo no nmero de visitantes cidade, resultar em comrcio fraco e insatisfao para os donoes de bares, barracas e pousadas, os quais criaram objeo a esta iniciativa. A implementao de servios de transportes pode ser feita da maneira mais conviniente possvel e ecnomica a cidade. Algumas opes seria: Mini vans e topics particulares rodando dos estacionamnetos s praias ou onibus com preo reduzido.

7. Divulgao nos Meios de Comunicao e Turismos Ampla divulgao nos meios de comunicao e turismo ser nescessria antes da implementao desta iniciativa. A Bahiatursa deve ser parceira na disseminao desta iniciativa. Os rdios, tele-jornais locais, e grandes jornais de circulao, devem anunciar essas medidas com bastante antecedncia para que o pblico se acostume com as novas medidas. A falha em alertar de maneira clara e com bastante antecedncia o pblico que pretende visitar Arembepe em feriados longos, resultar em grandes transtornos e confuso para todos.

Page 7 of 8

8. Incentivo ao Uso de Bicicletas O incentivo ao uso de biciletas na cidade durantes os feriados longos ser positivo para moradores e vistantes. Visitantes devem ser encorajados a trazerem suas bicicletas para que possam deslocar-se facilmente pela cidades. Essa inicitiva seria uma boa oportunidade para a criao de pequenos negcios de aluguel de biciletas por parte dos moradores.

9. Concluso Esperamos que as idas apresentadas acima possa ser til a prefeitura de Camaari e a Secrtaria de Planejamento Urbano. Como j expressamos acima, essas idas so apenas um ponto inicial de partida para discusses de como o poder publico juntamente com a comunidade local podem resolver o problema de trnsito em Arembepe. Ns acreditamos que cidades devem ser organizadas e planejadas com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para todos e no s para aqueles que tem carros. Administradores de cidades que aspiram em criar bem estar para seus moradores, criam medidas que facilitam a segurana de pedestres, crianas e idGeografiosos, desistimula o uso desnescessrio de veculos e incentiva o uso de transporte pblico, caminhadas e uso de biciletas. Uma cidade onde as pessoas usam menos o carro uma cidade mais humana, agradvel e boa de se viver.

Page 8 of 8

S-ar putea să vă placă și