Sunteți pe pagina 1din 5

Objetivos e Riscos

Antes de investir necessrio ter em mente que h risco em qualquer investimento. O mercado nanceiro pode lhe ajudar a multiplicar a sua poupana (no necessariamente a conta de poupana, mas sim aquilo que voc poupa dos gastos do dia a dia e reserva para o futuro) e assim ajudar a alcanar mais rpido os seus objetivos (casa prpria, por exemplo) ou at a viabilizar outros que no se mostravam possveis, em um primeiro momento. Mas bom saber que quanto maior a expectativa de ganhos (retorno ou rentabilidade), maiores so tambm os riscos de perder parte ou todo o dinheiro investido (em alguns produtos nanceiros mais arriscados, pode-se perder at o investido). Riscos no so exclusivos dos investimentos, mas nessa rea, normalmente a expectativa de ganho anda de mos dadas com o a possibilidade de perdas. Quanto maior a rentabilidade maior o risco. No se trata da possibilidade de ser enganado ou cair em algum golpe nanceiro, mas dos riscos naturais do mercado nanceiro. Alm disso, importante ter uma avaliao realista da situao nanceira atual e dos objetivos pretendidos, de curto, mdio e longo prazos (casa prpria, aposentadoria etc.). Um oramento familiar, listando receitas e despesas certamente um primeiro passo para identi car como est a sua situao e assim planejar uma forma de equilibrar as nanas, formando uma reserva para situaes imprevistas e para a realizao de seus objetivos, no futuro. Com o objetivo de nido, hora de escolher o tipo de investimento que corresponde s suas necessidades, informando-se, claro, sobre as suas caractersticas e, principalmente, sobre as oportunidades e riscos envolvidos. No demais lembrar que todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, ainda que varie o grau de risco. No caso dos mercados regulados pela CVM, os investimentos mais comuns so aes de empresas (o consumidor/investidor se torna um dos donos da companhia, no limite do capital), cotas de fundos e de clubes de investimento (na qualidade de cotista, o consumidor/investidor ser dono de uma parcela do patrimnio do fundo ou do clube, que composto por uma carteira de ativos disponveis no mercado nanceiro e de capitais, tais como aes, ttulos pblicos e CDBs) e contratos de investimento coletivo (em que algum recolhe recursos de vrios investidores para desenvolver atividade, como a criao de gado, mediante a oferta de remunerao ou outra forma de contrapartida). A CVM alerta que, antes de investir ou sempre que receber uma oferta de investimento, deve-se veri car se a pessoa est autorizada a oferecer ttulos ou valores mobilirios ao pblico, bem como se esses investimentos, de fato, existem. A Comisso recebe, anualmente, diversas denncias de ofertas irregulares, realizadas por pessoas no autorizadas a exercer essas atividades. Em muitos casos, o golpe descoberto depois da entrega dos recursos, quando ento ser muito difcil sua recuperao.

...todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, variando apenas o grau de risco. ...antes de investir ou sempre que receba uma oferta de investimento, deve-se veri car se a pessoa est autorizada a oferecer ttulos ou valores mobilirios ao pblico, bem como se esses investimentos, de fato, existem.

Assessoramento de Mercado
Normalmente, o contato com o consumidor/investidor feito por uma das entidades autorizadas a intermediar operaes no mercado, como uma corretora, distribuidora ou banco. Estas entidades podem esclarecer dvidas e, at, dependendo do caso, administrar os recursos do consumidor/investidor, desde que registradas junto CVM para o exerccio dessa atividade. Algumas das instituies acima citadas contratam pessoas autorizadas para contatar consumidores/investidores. No caso dos produtos nanceiros, como aes e fundos de investimento, essas pessoas (agentes autnomos de investimento) devem ter registro na CVM e possuir vnculo com a entidade que os contratou. Os agentes autnomos podem receber ordens do consumidor/investidor (como para comprar ou vender uma ao) e repassar instituio que intermediar a operao (Corretora ou Distribuidora de Valores Mobilirios), mas eles so proibidos de receber os recursos do consumidor/investidor ou de administrar seus investimentos. Para consultar o registro de algum participante (corretoras, distribuidoras, agentes autnomos, administradores de fundos, por exemplo) , basta acessar Participantes de mercado em Acesso rpido, no site da CVM (http://www.cvm.gov.br).

...agentes autnomos, tambm devem ter registro na CVM e possuir vnculo com a entidade que dizem representar.

Ateno:
Os agentes autnomos no podem receber dinheiro diretamente dos investidores ou substitu-los nas decises de investimento, no cabendo a eles, tampouco, administrar os investimentos. As decises de compra ou venda de determinado ativo tero que ser tomadas, sempre, pelo investidor.

Alertas e Riscos
sempre bom relembrar que pode haver perda do capital investido, isso torna ainda mais importante avaliar a adequao do investimento aos objetivos pretendidos (de curto ou longo prazo) e ao per l do consumidor/investidor (conservador, moderado, arrojado etc.). Tambm essencial que o consumidor/investidor, antes de aplicar, veri que se a instituio nanceira que est ofertando o investimento est regular perante a CVM. fundamental ressaltar que tal instituio poder ajudar nas decises de investimento, porm a palavra nal ser, invariavelmente, do consumidor/investidor. No acredite em promessas de ganhos fceis ou muito elevados, nem leve em considerao boatos, dicas e informaes de fontes no autorizadas a aconselhar investimentos. INVESTIGUE antes de INVESTIR. possvel obter informaes sobre aes, fundos, clubes, contratos de investimento coletivo, entre outros, consultando o site da CVM, no link Proteo e Educao ao Investidor. L voc encontrar informaes sobre os golpes mais comuns, aquilo em que deve prestar ateno e informaes de interesse do cidado. Essa informao tambm pode ser obtida no Portal do Investidor. Caso identi que uma atuao irregular, importante que contate a CVM, nos canais de atendimento informados no nal deste boletim.

...no h garantia quanto rentabilidade, podendo haver perda do capital investido. No acredite em promessas de ganhos fceis ou muito elevados, nem leve em considerao boatos, dicas e informaes de fontes no autorizadas a aconselhar investimentos. INVESTIGUE antes de INVESTIR.

Consultas, Dvidas e Reclamaes


Para obter informaes junto CVM, consulte os canais de atendimento indicados neste folheto. A CVM, em seu site, divulga Alertas para situaes de risco ao consumidor/ investidor que chegam ao seu conhecimento, por denncias ou mesmo simples consultas. A cooperao com o DPDC e com as aes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor permitir expandir essa atuao de orientao aos consumidores/investidores.

Parceria entre a CVM e o DPDC para Proteo e Orientao de Investidores.


Para aprimorar e promover a ampliao das atividades de regulao, scalizao e educao de consumidores/investidores, a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e a Secretaria de Direito Econmico (SDE), do Ministrio da Justia, por meio do Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor (DPDC), rmaram um acordo de cooperao, no dia 1 de dezembro de 2010. Tal acordo tem como objeto principal a colaborao das duas entidades na proteo e orientao aos investidores, de nindo assim procedimentos adotados para cooperao tcnica e intercmbio de informaes.

A Comisso de Valores Mobilirios (CVM)


A CVM um rgo federal, criado pela Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976, vinculado ao Ministrio da Fazenda, que tem a nalidade de disciplinar e scalizar o mercado de valores mobilirios, aplicando punies queles que descumprem as regras estabelecidas. Esse mercado representado por um conjunto de produtos de investimento oferecidos ao pblico, tais como aes de empresas negociadas em bolsa e fundos de investimento, entre outros. Por se tratar de um mercado em que pode haver perdas e no h rentabilidade assegurada, a proteo do cidado, nesse caso, no se d contra perdas normais decorrentes por exemplo de variaes no preo de uma ao, mas por meio da ao de scalizao da CVM, assegurando que as regras sejam cumpridas e, principalmente, oferecendo um conjunto de informaes que permita ao cidado a tomar decises de investimento conscientes. Nesse sentido, a CVM desenvolveu em 1998 o PRODIN - Programa de Orientao e Defesa do Investidor, que responsvel pelo atendimento ao cidado, acolhendo consultas, reclamaes e denncias, e pelas aes de educao de investidores. O cidado pode recorrer aos canais de atendimento do Programa sempre que tiver dvidas ou quando enfrentar problemas, mas a melhor forma de se proteger de decises que no sejam adequadas a informao.

S-ar putea să vă placă și