Sunteți pe pagina 1din 4

Nome: Rodrigo de Freitas Tarcitano Turma : 2011088 Professor Otavio

Engenharia civil o ramo da engenharia que projeta e executa obras como pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidrulica fluvial e da Hidrulica Martima, assim como da engenharia sanitria. Os termos Construo civil e Engenharia civil so originados de uma poca em que s existiam apenas duas classificaes para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidados. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as reas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vrias divises, como a eltrica, mecnica, qumica, entre outras. Em alguns poucos pases, como a Blgica e a Alemanha, o termo engenharia civil ainda usado no seu sentido lato original, agrupando vrias especialidades entre as quais a de construo de obras que designada engenharia de construo. O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construo e/ou reabilitao (reformas). Deve estudar as caractersticas dos materiais, do solo, incidncia do vento, destino (ou ocupao) da construo. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidrosanitrias e gs, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurana, sade e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurana da edificao, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas tcnicas em vigor. A Engenharia civil tem de alguma forma, relaes com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura. Por possibilitar uma ampla variedade de atuao profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem boa formao acadmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira. A engenharia civil utiliza como ferramentas mais usuais, a computao, a matemtica, a fsica, a qumica, e um conjunto de tcnicas no desenvolvimento de suas atividades, entre as quais os modelos matemticos e os modelos fsicos nos mais diversos laboratrios de engenharia civil das diferentes modalidades. Alm destas, aplica contribuies da administrao e da economia. Trata-se de cincia aplicada, que incorpora contribuies de diversas reas de conhecimento,

de cincia bsica, para alcanar sucesso em projeto, acompanhamento, e gerncia de empreendimentos. Na soluo de problemas complexos, como aqueles associados a problemas de hidrulica, hidrologia, mecnica dos solos, mecnica dos fluidos, mecnica estrutural, de estruturas esbeltas e nanoestruturas a engenharia civil utiliza a modelagem computacional e a modelagem fsica. No campo das estruturas, a engenharia civil abraa um vasto campo de matrias como a fsica, a matemtica aplicada, resistncia dos materiais e mesmo a computao. A anlise de estruturas abrange estudos do comportamento de edifcios, pontes, casas, barragens, entre outros. A sua anlise pressupe basicamente o estudo das foras resultantes nos elementos, como o esforo axial, os momentos fletores e o esforo de corte, com base nas foras atuantes. Testar Seismic de dois modelos construindo, UCSD Com estes resultados possvel otimizar as sees dos elementos, obtendo-se assim uma relao material / resistncia mais rentvel.

Salrio base De acordo com algumas estimativas, o salrio inicial de um recm formado em eng.cilvil fica em torno de R$ 2.500. Escolhi esta profisso por gostar principalmente do desafio que a matemtica proporciona, o desafio de criar algo seja um lar ou uma rodovia, em fim, o desafia de impressionar em grandes obras.Sou um grande admirador de Oscar Niemeyer, mesmo sendo um arquiteto e no engenheiro, cuja obras impressionam como por exemplo:seu prprio museu(Curitiba),palcio da alvorada(Braslia),Palcio Tiradentes uma das obras da cidade administrativa de minas.

S-ar putea să vă placă și