Sunteți pe pagina 1din 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Pgina 1 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

PETROLOGIA
Definio: Consiste no estudo das rochas presentes na crosta terrestre.

3.1 Tipos de Rochas (Classificao):


As rochas so classificadas em: Rochas gneas ou Magmticas; Rochas Sedimentares; Rochas Metamrficas.

3.2 Rochas gneas ou Magmticas:


Definio: Rochas resultantes do processo de solidificao de uma fuso de silicatos chamada magma; So as mais antigas (3 bilhes de anos).

Constituem aproximadamente 80% da crosta da terrestre; As rochas gneas podem ser classificadas em funo da concentrao de SiO2: (a) Rochas cidas: (b) Rochas intermedirias: (c) Rochas bsicas: (d) Rochas ultrabsicas: mais de 65% de SiO2; entre 65 e 55% de SiO2; entre 55 e 45% de SiO2; menos de 45% de SiO2.

Quanto maior a % de SiO2 mais clara a rocha. Exemplo: a) Rochas cujos principais minerais so Quartzo e Feldspato so claras; b) Rochas Ferromagnesianas (ou mficas), que so pobres em SiO2, so escuras.

O magma pode ser: (a) Grantico: formador de 95% das rochas plutnicas; (b) Basltico: formador de 98% das rochas vulcnicas.

O magma grantico est relacionado a reas de cadeias de montanhas (Alpes e Cordilheiras), zonas em que a crosta sofreu compresso, dobramentos e afundamentos; este magma oriundo de profundidades entre 7 e 75km; so mais viscosos do que os magmas baslticos, em funo da alta quantidade de SiO2.

Pgina 2 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

O magma basltico est associado a regies onde houve ocorrncia de sismos e derrames (vulcanismo); este magma oriundo de profundidades entre 90 e 100km.

3.2.1 Classificao das Rochas gneas Quanto s Atividades Magmticas:


(a) Rochas Vulcnicas (ou Extrusivas): Onde a consolidao ocorre na superfcie da terra; (b) Rochas Plutnicas (ou Intrusivas): Onde a consolidao ocorre no interior da crosta terrestre.

As rochas plutnicas podem ocorrer de: (a) Forma Concordante: magma entre planos de estratificao da rocha; (b) Forma Discordante: direo do magma independente do plano de estratificao da rocha.

Tamanho dos cristais da rocha: cristais maiores indicam um processo de formao mais lento, o que caracterstica das rochas plutnicas.

3.2.2 Caractersticas Bsicas das Rochas gneas:


(a) So duras; (b) Quebram de forma irregular; (c) Apresentam textura cristalina, vtrea ou vesicular; (d) No apresentam fsseis.

Exemplos: Granito, Basalto, Sienito, Diabsio, Gabro... Pgina 3 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

3.3 Rochas Sedimentares:


Definio: Rochas resultantes do processo de litificao de camadas de solo e rochas que se depositam em vales e/ou depresses do relevo; so mais jovens do que as rochas gneas e metamrficas.

Constituem aproximadamente 5% da crosta terrestre; Importncia econmica: nelas esto contidas grande parte da riqueza mineral do planeta (petrleo, gs natural, alumnio, ferro, chumbo).

3.3.1 Ciclo de Formao:


(1) Intemperismo de rochas mais antigas: Fsico: sedimentos detrticos (ou clsticos) (dando origem a arenito, folhetos); Qumico e/ou Biolgico: sedimentos orgnicos e qumicos (dando origem a calcrios, dolomitos). (2) Transporte: gua, ar, gravidade, etc; (3) Deposio em regies de depresso; (4) Litificao.

Observaes: (a) O tipo de transporte funo do tamanho das partculas (ver processo de formao dos solos); (b) H tambm sedimentos orgnicos, pelo acmulo de restos de esqueletos e carcaas de seres vivos: fsseis (objeto de estudo da Paleontologia e da Ichnologia).

3.3.2 Consolidao dos Sedimentos:


Este processo chamado de Litificao ou Diagnese.

Este processo se d, basicamente, segundo um dos trs processos abaixo: (1) Compactao (mecanismo): (a) Reduo volumtrica em funo da superposio de camadas; (b) H o aumento da densidade das camadas e expulso dos lquidos; (c) Processo comum em sedimentos argilosos.

Pgina 4 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS (2) Cimentao (mecanismo):

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

(a) Minerais presentes nos vazios do sedimento proporcionam a colagem das partculas de solo; (b) Processo comum nos sedimentos grosseiros e argilosos.

(3) Recristalizao (mecanismo): (a) H mudana na textura devido interferncia de crescimento dos cristais menores; (b) Comuns em sedimentos qumicos. Exemplos: Conglomerados, Arenitos, Calcrios, Dolomitas.

3.4 Rochas Metamrficas:


Definio: Rochas resultantes do metamorfismo, processo pelos quais rochas gneas, sedimentares ou metamrficas sofrem mudana na composio mineralgica; durante esta mudana, a rocha no entra em fuso.

Constituem aproximadamente 15% da crosta terrestre; Agentes Metamrficos: presso e temperatura (100 e 600C).

3.4.1 Principais Tipos de Metamorfismo:


(1) Regional: em regies que sofrem movimentos tectnicos, sujeitos compresso e dobramento de grandes reas (extensas cadeias montanhosas); (2) De Contato: ocorre ao redor de corpos gneos plutnicos, que transferem calor s rochas vizinhas.

3.4.2 Graus de Metamorfismo:


Ocorre em maior ou menor magnitude em funo da temperatura, presso e profundidade. O metamorfismo d origem a minerais alongados e achatados; a estrutura resultante desta reorientao denominada estrutura xistosa. (1) Baixo Grau (ou epimetamrfico): granulao muito fina e minerais bastante pequenos, quase imperceptveis; (exemplo: ardsias) (2) Grau Intermedirio (ou mesometamrfico): cristais bem visveis; (exemplo: micaxisto)

Pgina 5 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

(3) Alto Grau (ou catametamrfico): alternam minerais escuros (micceos) e estruturas granulares (faixas de quartzo e feldspato); estrutura bandeada ou gnissica (exemplo: gnaisse) (4) Grau Intenso (ou ultrametamrfico): origina rochas com aspecto intermedirio entre as metamrficas e as gneas. (exemplo: migmatitos)

3.4.3 Outras Rochas Metamrficas:


(1) Quartzito: Provenientes do metamorfismo do arenito; nela h presena de minerais micceos; so mais duros que o arenito; (2) Mrmore: provenientes do metamorfismo de calcrios e dolomitos; cristalizao grosseira.

3.5 Ciclo Rocha-Solo:


Inicialmente, a crosta terrestre era composta de rochas gneas, provenientes da cristalizao do magma. Magma: Material em fuso (entre 800 e 1.500C) que se origina a grandes profundidades, na parte inferior da crosta ou na poro superior do manto. Processos Geolgicos: (a) Exgenos: (b) Endgenos: Que ocorrem na superfcie. Que no ocorrem na superfcie.

1 Processo: Extruso (ou derrame ou vulcanismo). O magma sobe at a superfcie atravs de fraturas da crosta; H resfriamento brusco; Rochas Vulcnicas ou Efusivas.

2 Processo: Intruso (ou plutonismo). O magma no chega superfcie, mas fica prximo; H resfriamento lento rochas mais resistentes; Rochas Plutnicas.

3 Processo: Litificao (ou diagnese). Intemperismo de rochas; Deposio de sedimentos nas depresses, juntos com gua;

Pgina 6 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS H superposio de camadas de solo e/ou rocha;

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Aumento da depresso e TC nas camadas mais profundas provocam a ligao das partculas de solo;

Rochas Sedimentares.

4 Processo: Metamorfismo. Continuada a deposio de sedimentos nas depresses, juntos com gua (aps intemperismo); Prossegue o aumento de presso e TC nas camadas inferiores; Pode ocorrer dobramento em camadas e/ou mudanas em caractersticas texturais e mineralgicas; Material passa a ser diferente da rocha original; Rochas Metamrficas.

5 Processo: Anatexia. Continuada a deposio de sedimentos nas depresses, juntos com gua (aps intemperismo); Persiste o aumento de presso e TC nas camadas inferiores; A rocha pode se fundir e voltar forma de magma.

CICLO ROCHA-SOLO
Processos Exgenos
ROCHAS GNEAS VULCNICAS Intemperismo SOLO + BLOCOS DE ROCHA

ROCHAS GNEAS PLUTNICAS Ascenso, resfriamento e cristalizao do magma

Exposio da rocha

ROCHAS METAMRFICAS

Metamorfismo

Transporte e deposio dos sedimentos

MAGMA

Anatexia

ROCHAS SEDIMENTARES

Diagnese ou Litificao

Processos Endgenos

Pgina 7 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

INTEMPERISMO
4.1 Conceituao de Solo e de Rocha:
A palavra solo est relacionada com a palavra terra; pode ser definida como material solto, natural da crosta terrestre, usado como material de construo e de fundao de obras. Uma definio abrangente do termo solo difcil; depende basicamente do ramo do conhecimento que o emprega:

Agronomia: material relativamente fofo da crosta terrestre, composto por rochas decompostas e matria orgnica, capaz de sustentar a vida: horizontes de solo possuem pequena espessura.

Geologia: material inorgnico no consolidado e proveniente da decomposio das rochas, que no foi transportado ao seu local de formao.

Engenharia: material granular composto de rocha decomposta, gua, ar e eventualmente matria orgnica, que pode ser escavado sem o auxlio de explosivos.

Rocha: material que impossvel escavar manualmente; que necessite de explosivos para seu desmonte.

Todo solo tem origem na desintegrao e decomposio das rochas pela ao do intemperismo. Obs.: O solo, geralmente, apresenta maior ndice de vazios do que a rocha me!

4.2 Intemperismo e Seus Tipos:


Definio de Intemperismo: conjunto de processos pelos quais a rocha se decompe para formar o solo. Pode ser:

Fsico Qumico; Biolgico.

Obs.: Todos estes processos tendem a ocorrer ao mesmo tempo.

Pgina 8 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

4.2.1 Intemperismo Fsico:


Definio: decomposio da rocha sem a alterao qumica dos seus componentes.

Principais agentes do intemperismo fsico: Variao de temperatura; Ciclos gelo/degelo; Repuxo coloidal; Alvio de presses.

(a) Variao de Temperatura: o o Todo material varia de volume em funo da t(C); Perodo: entre o dia e a noite; durante o ano... A intensidade funo do clima. Mecanismo: A rocha formada por diferentes minerais. Cada mineral possui constante de dilatao trmica diferente. A rocha se deforma de maneira desigual em seu interior.

Aparecimento de fratura.

Aparecimento de tenses internas.

Obs.: mesmo rochas uniformes no tm arranjo entre os gros que permitam expanso uniforme: gros mais compridos numa direo, etc.

(b) Ciclos Gelo/Degelo: (Mecanismo) Fraturas na rocha podem estar com gua. Dependendo do clima esta gua pode congelar. Esta expanso tende a abrir mais a mesma fratura.

Pgina 9 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS (c) Repuxo Coloidal:

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Definio: retrao da argila devido diminuio de umidade; em contato com a rocha tende a fratur-la.

(d) Alvio de Presses: Ocorre sempre que houver a retirada de material sobre ou ao lado de um macio rochoso; Provoca a expanso do macio; Contribui para o fraturamento e formao de juntas na rocha; Tal processo permite a entrada de agentes qumicos e biolgicos, que tendem a reduzir a rocha em blocos menores.

4.2.2 Intemperismo Qumico:


Definio: decomposio da rocha com alterao qumica dos seus componentes. Todo processo depende da presena de gua.

Principais agentes do intemperismo qumico: Hidrlise; Hidratao; Carbonatao.

(a) Hidrlise: Processo de decomposio qumica mais importante: leva a destruio dos silicatos.
Mineral atacado pelos ons h+ liberados pela gua. OH- penetram nos minerais desalojando os ons originais. (Ca++, K+, Na+) Estrutura cristalina do mineral quebrada. Decomposio da rocha

(b) Hidratao: (entrada de gua na estrutura dos minerais) Alguns minerais sofrem expanso; (Feldspato) Expanso leva ao fraturamento da rocha.

(c) Carbonatao: (responsvel: cido carbnico) mais acentuado em rochas calcrias.

Obs.: O quartzo possui grande estabilidade fsica e qumica, normalmente no decomposto. Por esta razo predominante em solos grossos. Pgina 10 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

4.2.3 Intemperismo Biolgico:


Definio: decomposio da rocha devido esforos mecnicos provocados por:

Razes de vegetais; Escavaes por animais; Atividade de minhocas; Ao do homem.

Obs.: O intemperismo biolgico por ocorrer tambm pela liberao de substncias agressivas quimicamente decorrentes da decomposio de corpos ou atravs de secrees.

4.2.4 Fatores que Influenciam no Intemperismo:


Tipo do Solo Clima no Tipo de Intemperismo regies com altos ndices Qumico: solo mais profundo e mais fino do Qumico: que o intemperismo fsico. Fsico: composio qumica parecida com Fsico: regies com clima seco. rocha me.

pluviomtricos e midos.

Pgina 11 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

ORIGEM E FORMAO DOS SOLOS


Dois grandes grupos: Solos residuais; Solos sedimentares.

Diferena: existncia ou no de um agente de transporte.

5.1 Solos Residuais:


Definio: Solos que permanecem no local de decomposio da rocha.

A velocidade de decomposio maior que a velocidade de remoo do solo por agentes externos.

Regies tropicais temperatura e umidade solos residuais.

Processo de decomposio de cima para baixo, da rocha s at o solo residual maduro.

Horizonte I Solo Superficial: Coluvial (1); Residual Maduro (2). Horizonte II Residual Intermedirio: Solo residual endurecido ou saproltico.

Horizonte III Residual Profundo: Estrutura original da rocha; alguns blocos. Horizonte IV Alterao de Rocha: Rocha decomposta.

Horizonte V Rocha S ou Fissurada.

Pgina 12 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

5.2 Solos Sedimentares:


Definio: Aqueles que foram levados ao seu local por algum agente de transporte.

Agentes de Transporte: Ventos (solos elicos); guas (solos aluvionares); Dos oceanos e mares; Dos rios; Das chuvas.

5.2.1 Solos Elicos:


Exemplo: Dunas. (Nordeste Brasileiro)

Caractersticas: Gros arredondados atrito constante entre partculas; Depositados em zonas de calmaria; Tipo de transporte mais seletivo areias finas ou silte; Gro de mesmo dimetro curva granulomtrica uniforme.

5.2.2 Solos Aluvionares:


Caractersticas: Textura depende da velocidade da gua; Ocorrncia de camadas de granulometria distinta; Textura diferenciada: o o o Maior capacidade de transporte; Mais grossos que os elicos; Elimina coeso de solos argilosos.

Pgina 13 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Tipos: Solos Pluviais; Solos Fluviais; Solos Marinhos.

5.2.3 Solos Glaciais:


Caractersticas: Deslocam-se pela ao da gravidade; Comuns em regies temperadas; (No no Brasil) Formados de maneira anloga aos solos fluviais: solo escorre de pontos elevados onde o gelo formado para zonas mais baixas; Solos bastante heterogneos grandes blocos de rocha at minerais de granulometria fina.

5.2.4 Solos Coluvionares:


Formados pela ao da gravidade; Tipo de solos mais heterogneo granulometricamente; Massas de material muito diverso sujeito a movimentaes de rastejo.

Tlus: formado pelo deslizamento de solo do topo das encostas.

Pgina 14 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

5.3 Solos Orgnicos:


Caractersticas: Formado pela impregnao do solo por sedimentos orgnicos; Cor escura, forte cheiro e granulometria fina.

Turfas: formado por restos de vegetais em estado avanado de decomposio.

5.4 Solos de Evoluo Pedognica:


Caractersticas: Solos que passam por uma srie de transformaes fsico-qumicas; Tambm conhecidos como solos laterticos; Solos com altas concentraes de xidos de ferro e alumnio; Comuns em climas tropicais.

Pgina 15 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

PROSPECO GEOTCNICA DO SUBSOLO


Definio: Investigao do material abaixo da superfcie terrestre ao longo de uma determinada profundidade (Profundidade de estudo).

Esta profundidade funo do tipo de estudo realizado: 0,20 1,20 metros; 10 30 metros; Pode ser mais de 1.000 metros.

(1) Jazidas para rodovias: (2) Fundaes para edifcios: (3) Explorao de petrleo:

Tambm so conhecidas por SONDAGENS.

8.1 Objetivos das Sondagens:


(1) Descrio, classificao e origem dos elementos geolgicos (cor, textura, processo formador); (2) Estratigrafia e distribuio geolgico-geotcnica das camadas; (3) Estimativa da espessura das camadas de solo e/ou rochas; (4) Variaes geolgicas: dobras, inclinaes, falhas ou fraturas em camadas de solo e/ou rochas; (5) Saber a resistncia da camada investigada; (6) Posio do nvel dgua.

8.2 Tipos de Sondagens:


(1) Geofsicas: onde no h necessidade de perfurao do macio explorado (mtodos ssmicos e mtodos eltricos); (2) Mecnicas: onde h perfurao do macio explorado.

8.2.1 Sondagens Geofsicas:


Utilizada, na maioria das vezes, para prospeces a grandes profundidades.

Pgina 16 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

(1) Mtodos Ssmicos: So medidas as velocidades do fluxo de ondas ssmicas, provocadas por meio de detonaes controladas de explosivos; Estas ondas elsticas so determinadas na superfcie, do mesmo modo que so detectados abalos ssmicos (terremotos); Correlaciona-se a velocidade de propagao com a densidade do macio em estudo; Pode ser utilizado para profundidades maiores que 200 metros.

(2) Mtodos Eltricos: Ondas eletromagnticas so emitidas por um dispositivo e retornam medida que se refletem no interior do macio; O tempo de fluxo e a amplitude funo do material atravessado.

Exemplo: GPR (Ground Penetretion Radar), usado para: (A) Detectar materiais enterrados (Detector de metais); (B) Determinar espessuras de camadas atravessadas; (C) Usado na pavimentao para determinar a espessura das camadas do pavimento.

Pgina 17 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

8.2.2 Sondagens Mecnicas:


Definio: usados, em geral, para prospeco a pequenas profundidades (Entre 1 a 100m).

Tambm chamadas de sondagens sub-superficiais.

(1) Escavao de poos de explorao; (2) Escavao de trincheiras (Muito usada na prospeco de jazidas); (3) Sondagens a trado; (4) Sondagens a percusso (Muito usada para fundaes); (5) Sondagem rotativa (Para macios muitos resistentes); (6) Sondagem rotativa = Percusso + Rotativa.

As provas de carga podem ser consideradas prospeces, mas no h perfurao.

- Tenso (Unidade de Fora/rea); - Coeficiente de recalque ou mdulo de reao; - Deslocamento (Unidade de comprimento).

8.3 Poos de Explorao e Trincheiras:


Definio: Escavaes feitas no solo com a finalidade de retirada de amostras e inspeo direta do terreno ao longo da profundidade de estudo.

Diferena entre Poos e Trincheiras: Poos: Seo circular, largura menor (o mnimo para permitir o acesso do operrio) e profundidade maior que a trincheira; Trincheira: Seo retangular, tambm conhecida como vala.

Permitem a observao da estratificao das camadas de solo; Permitem a tomada de amostras para caracterizao do solo e determinao dos parmetros de resistncia;

Colocam-se tais amostras em sacos;

Pgina 18 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Deve-se identificar a amostra atravs de etiqueta; localizao, nmero trincheira (furo), registrar, profundidade, qualquer observao relevante;

Deve-se colocar uma duplicata da etiqueta dentro do saco (envolvida por plstico);

Explorao limitada ao nvel fretico.

As amostras podem ser: (1) Individuais: quando necessrio discriminar os diferentes tipos de solo encontrados ao longo da profundidade, em funo do estudo (necessrio em fundaes); (2) Compostas: para exame representativo de todo o material de um perfil (mesmo que heterogneo), desde que tal diferena no seja acentuada (rodovia); (3) Deformadas: retiradas do solo sem nenhum cuidado especial; (4) Indeformadas: retiradas de forma que mantenham as caractersticas de quando estavam intactas no macio (densidade, grau de compactao, umidade, etc).

A explorao de poos e trincheiras permite a retirada de blocos indeformados para ensaios de laboratrio;

Em amostras indeformadas, pode-se determinar, massa especfica natural do solo, resistncia do solo indeformado, etc.

8.4 Sondagens a Trado:


Permite a tomada de amostras deformadas (amolgadas); Obtm-se somente informaes sobre o tipo do material atravessado, no podendo visualiz-lo como no caso da trincheira;

H contaminao pelo material mais prximo da superfcie.

Procedimento: Coloca-se no cho (coberto com uma lona) o material retirado dos furos de acordo com a profundidade que ele se encontrava.

Observaes: Para coleta de amostras de solo, desprezam-se os 20cm iniciais (matria orgnica).

Pgina 19 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

8.5 Sondagem a Percusso Standard Penetration Test (SPT):


Definio: Ensaio para medir a resistncia dinmica do solo conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento (NBR 6484/2001 Sondagem de Simples Reconhecimento com SPT).

8.5.1 Objetivo:
(1) Determinar tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrncia; (2) ndice de resistncia penetrao (N) a cada metro; (3) Posio do nvel dgua.

8.5.2 Equipamentos Bsicos:


(1) Torre (trip); (2) Tubos de revestimento (DINT = 63,5mm); (3) Composio de perfurao: Hastes (25mm);

Pgina 20 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS (4) Amostrador-padro (DINT = 34,92mm); (5) Trado-concha (100mm) e trado helicoidal (56mm); (6) Trpano (25mm): Bisel + duas sadas dgua; (7) Martelo padronizado (65kg).

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

8.5.3 Avano do Furo:


(1) Com trado concha at o 1 metro; (2) Com o trado helicoidal do 2 metro at: a. O nvel dgua; b. Avano do trado for inferior 50mm aps 10 minutos; c. Solo no aderente ao trado. (3) Com trpano com circulao de gua quando no for possvel o uso do trado helicoidal.

8.5.4 Perfurao com Circulao de gua: (Procedimento)


(1) Eleva-se a composio haste-trpano a 30cm do fundo do furo; (2) Aps queda, faz-se movimento de rotao alternada (vai-e-vem) aplicado manualmente; (3) medida que se acha na cota de ensaio, diminui-se a altura de queda da composio; (4) Uso de tubo de revestimento: caso a parede da perfurao no se mostre estvel; (5) Tubo deve ficar 50cm acima do fundo do furo; (6) Devem ser anotadas as profundidades de transio das camadas (exame tctil-visual).

8.5.5 Amostragem e Medida de Resistncia (N):


(1) A cada metro, o conjunto haste-amostrador deve descer at a cota do ensaio; (2) Apoiar, suavemente, a composio no fundo do furo, anotando eventualmente penetrao; (3) Posicionado o conjunto, marca-se com giz, na haste, um segmento de 45cm, dividido em trs trechos iguais; (4) Apia-se o martelo na cabea de bater do conjunto, anotando eventual penetrao;

Pgina 21 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS (5) Prossegue-se cravao do amostrador-padro at 45cm.

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Trpano

Observao: para garantir a limpeza do furo e estabilizao do solo na cota de ensaio: Tubo + lama de estabilizao.

Definio do NSPT: nmero de golpes necessrios para fazer o amostrador-padro penetrar 300mm, aps uma cravao inicial de 150mm.

1os 15cm N1;

2os 15cm N2;

3os 15cm N3.

NSPT = N2 + N3

8.5.6 Critrios de Paralisao da Sondagem:

A cravao do amostrador interrompida antes dos 45cm se: o o Em qualquer um dos trs segmentos de 15cm, o N 30; Um total de 50 golpes para toda a cravao; Pgina 22 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS o

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

No se observar avano do amostrador para 5 golpes sucessivos.

Paralisa-se a sondagem quando: o o o o Em 3 metros sucessivos, N 30 para os 15cm iniciais do amostrador; Em 4 metros sucessivos, N 50 para os 30cm iniciais do amostrador; Em 5 metros sucessivos, N 50 para toda a cravao; Justificativa geotcnica ou solicitao do cliente.

Quando os avanos da perfurao, por circulao de gua, forem inferiores a 50mm aps 10 minutos: o Impenetrabilidade ao Trpano de Lavagem.

8.5.7 Peculiaridades do Processo de Perfurao e da Medida de Resistncia:

Atingida a cota de ensaio, deve-se manter a circulao de gua por tempo suficiente remoo de detritos no fundo do furo (quando abaixo do nvel dgua);

Usar revestimento na mesma profundidade do furo para casos de fluncia do solo;

Caso haja discrepncias entre a medida da cota de ensaio e o fundo da escavao ( 2cm) a composio haste-amostrador deve ser retirada para limpeza do furo (quase ningum faz);

Caso haja necessidade de prosseguir perfurao aps profundidade impenetrvel ao trpano sondagem rotativa;

Caso no seja observado avano do amostrador para 5 golpes consecutivos, antes da profundidade especificada deslocar a sondagem para posies diametralmente opostas, no mnimo 2 vezes, a 2 metros da sondagem inicial.

8.5.8 Registro do Nmero de Golpes:

Como geralmente no ocorre penetrao exata de 45cm: o o registrada a penetrao imediatamente superior a 15cm; Conta-se o nmero de golpes adicionais para 30cm;

Pgina 23 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS o

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Em seguida, conta-se o adicional para o amostrador atingir 45cm.

Exemplo de Registro:

14/18 12/12 15/15.

8.5.8.1 Casos Especiais Relao N de Golpes e Penetrao:

(1) Quando para o 1 golpe do martelo a penetrao for superior a 45cm. Ex.: 1/47, 1/50; (2) Se ao apoiar o martelo houver penetrao. Ex.: 0/23, 0/51; (3) Se a penetrao for incompleta. Ex.: 15/7; (4) Quando exceder significativamente os 45cm ou quando no for possvel distinguir claramente os trs intervalos de 15cm. Ex.: 0/65, 2/40.

8.5.9 Observao do Nvel dgua:


(1) Atingido o nvel dgua, interrompe-se a sondagem para observao de possvel elevao do nvel dgua (leituras a cada 5 minutos, no mnimo por 15min); (2) Variao do nvel dgua devem ser observadas no relatrio; (3) Deve ser observado se h artesianismo ou fuga dgua; (4) Deve ser anotada variaes no nvel dgua aps, no mnimo, 12h aps o encerramento da sondagem.

8.5.10 Identificao das Amostras e Elaborao do Perfil Geolgico-geotcnico:


(1) Granulometria (Areia, argila, etc): a. Tctil-Visual; b. At, no mximo, trs fraes de solo. (2) Plasticidade; (3) Cor (Vermelha, roxa, variegada, etc); (4) Origem: a. Solos residuais; b. Solos sedimentares (Aluvionares, coluvionares, etc); c. Aterro.

Pgina 24 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

8.5.11 Resistncia de Cada Camada Atravessada:

funo do nmero de golpes e do tipo de solo: o o Areias e pedregulhos Siltes e argilas


Compacidade; Rigidez.

8.5.12 Relatrios:
(1) Relatrio de campo; (2) Relatrio definitivo.

Os principais parmetros do relatrio so: o o o Espessura e caracterizao da camada atravessada; Resistncia penetrao, metro a metro; Posio do nvel da gua.

Observao: No caso de no haver recuperao da amostra, anotar em relatrio.

Cada amostra deve ser etiquetada: o o o o o o Nmero do trabalho; Local da obra; Nmero da sondagem; Nmero da amostra; Profundidade da amostra; Nmero de golpes e respectivas penetraes.

8.5.13 Nmero de Sondagens: (NBR 8036/83)


NBR 8036/83 Programao de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundaes de Edifcios.

Fundao de: o o Tipo da estrutura (Dimenses); Condies geotcnicas do subsolo (Variaes do subsolo).

Pgina 25 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Nmero de sondagens deve ser suficiente para apresentar a provvel variao das camadas do subsolo estudado.

rea da Projeo do Edifcio em Planta At 1.200m De 1.200 2.400m Acima de 2.400m

Nmero de sondagens 1 para cada 200m 1 para cada 400m que excederem 1.200m Plano particular da obra

Nmero mnimo de sondagens deve ser: o o 2 (duas) para rea da projeo em planta do edifcio at 200m; 3 (trs) para rea de projeo entre 200m e 400m;

Observaes: (1) No havendo, ainda, disposio em planta do edifcio mnimo 3 (trs) sondagens com espaamento mximo de 100m; (2) Na fase de estudos preliminares, as sondagens devem ser igualmente distribudas em toda a rea carregada: a. Distncia < 30m edifcios elevados; b. Distncia < 90m edifcios trreos. (3) Na fase de projeto, podem-se localizar as sondagens de acordo com critrios estruturais; (4) Quando o n de sondagens for maior que 3 (trs), elas no devem ser distribudas ao longo do mesmo alinhamento.

Pgina 26 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

8.5.14 Profundidade das Sondagens: (NBR 8036/83)

funo de: o o o Tipo da estrutura (Trreo ou elevada); Caractersticas particulares da estrutura (Cargas); Condies geotcnicas locais (Resistncia e variaes no perfil de solo); o Dimenses da estrutura em planta.

Observaes: (1) Sondagem deve ser levada a profundidades que incluam todas as camadas imprprias ou que sejam questionveis como apoio de fundaes; (2) Sondagem pode ser interrompida quando as condies geolgicas locais mostrarem no haver possibilidade de se encontrar camadas menos resistentes; (3) Quando a sondagem atingir a rocha ou camada impenetrvel percusso interrompe-se a sondagem; (4) Quando as camadas superiores de solo no forem adequadas as suporte ou em caso de fundaes de maior importncia: a. Investigar continuidade da camada resistente numa profundidade superior a 5 metros.

Clculo da Profundidade: (1) At a profundidade onde o acrscimo de tenso no solo, fruto das cargas estruturais, for menor do que 10% da tenso geosttica efetiva (usar baco da NBR 8036/83); (2) Profundidade mnima (Azeredo, 1977. O edifcio at sua cobertura): a. D 1,5 x B (se B 25m); b. D B (se B > 25m). i. Onde B a menor dimenso da rea construda.

Pgina 27 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Grfico para estimativa de Profundidade de Sondagem (NBR 8036/83)

Onde: q = Tenso mdia sobre o terreno (Peso do edifcio dividido pela rea em planta);
= Peso especfico mdio estimado para os solos ao longo da profundidade em questo;

M = 0,1 = Coeficiente decorrente do critrio definido em 4.1.2.2 (NBR 8036/83); B = Menor dimenso do retngulo circunscrito planta da edificao; L = maior dimenso do retngulo circunscrito planta da edificao; D = profundidade da sondagem.

Pgina 28 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Pgina 29 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

GUAS SUBTERRNEAS
9.1 Planeta Terra:
A Terra possui tanta gua que recebeu o apelido de Planeta gua, desde a primeira vez em que foi visualizada do espao, pela inconfundvel predominncia desta substncia quer na sua atmosfera, como na sua superfcie, sob a forma de oceanos e mares ou como gelo, nas calotas polares.

9.2 Ciclo da gua:


A gua um recurso renovvel, graas ao interminvel Ciclo Hidrolgico, em atividade desde a formao da hidrosfera e da atmosfera, aproximadamente 3,8 bilhes de anos atrs. O ciclo consiste nas fases que a gua percorre em sua trajetria no globo terrestre, envo envolvendo os estados lquido, gasoso e slido, um verdadeiro mecanismo vivo que mantm a vida no planeta. (1) Evaporao das guas dos oceanos, mares, rios e lagos; (2) Vapor dgua se condensa e forma nuvens; (3) medida que grandes massas se resfriam, a gua precipita na superfcie da terra, realimentando o sistema.

Pgina 30 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

Da gua precipitada na superfcie: o o Parte evapora e retorna a atmosfera; Parte corre sobre a superfcie, formando rios, lagos e cursos dgua em geral; o o Pequena parte absorvida por animais e plantas; Parte infiltra no solo atravs de aberturas, interstcios e fraturas das rochas, se depositando em espaos vazios a profundidades variveis.

Espaos onde h circulao e acmulo de gua subterrnea: o o o o Espaos intersticiais dos gros (Rochas sedimentares e solos); Fraturas ou espaos divisionais (Rochas gneas e metamrficas); Vazios de dissoluo (Rochas calcrias); Vazios vesiculares (Rochas gneas vulcnicas).

Relativo ao estudo de guas subterrneas, as propriedades mais importantes so: o Porosidade: Quantidade relativa de vazios de uma rocha (Medida em porcentagem. Ex.: Arenito, 25 45%)

o Permeabilidade: Propriedade de permitir fluxo dgua (cm/s; solo argiloso K 10-7cm/s).

Pgina 31 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

De acordo com a Porosidade e a Permeabilidade, os macios so classificados em: o Aqferos: Aqferos Formados por macios porosos e permeveis; Permitem acmulo e circulao de gua; Rochas como arenitos e conglomerados so exemplos de aqferos. o Aqcludos Formados por rochas porosas, mas sem permeabilidade; cludos: Permitem o acmulo, mas no o fluxo de gua; Rochas como argilitos e folhetos. o Aqfugos: Aqfugos Rochas desprovidas de vazios (como o granito).

Ao longo de um perfil de solo, so observadas as seguintes zonas zonas: o Zona de Aerao: Ocorrncia de gua em funo de infiltrao da gua de iltrao superfcie. o Zona Capilar: Ocorrncia da gua funo da capilaridade. Os vazios so ocupados parcialmente. o Zona Saturada: Situada abaixo da linha fretica. Os vazios so totalmente preenchidos por gua.

Observao: A zona de saturao pode atingir profundidades superiores 1.000 metros. Pgina 32 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

9.3 Descargas de guas Subterrneas:

Podem ocorrer: o o De forma artificial; De forma natural.

9.3.1 Descargas Artificiais:

Podem ser artesianos ou no-artesianos: o Poos Artesianos: A gua sobe acima do nvel do aqfero (Sob presso). Podem ser:

Surgentes (Jorrantes); No-Surgentes (No Jorrantes).

Poos No No-Artesianos: Sujeitos a presso atmosfrica.

No caso de poos sem presso ou artesianos no no-jorrantes a captao de gua feita por bombeamento.

Pgina 33 de 34

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS

Roteiro de Aula Prof. Eduardo Suassuna

9.3.2 Descargas Naturais:

Podem: o o o o Alimentar rios; Preencher depresses em terrenos abaixo do nvel do lenol (lagos); Dar origem a brejos; Formar fontes.

9.4 Tipos de Aqferos:


(1) Aqfero Fretico: Camada que contm gua livre, com presso igual a atmosfrica; tambm chamado de: Aqfero no-confinado ou Lenol fretico. confinado

(2) Aqfero Artesiano: Aqfero confinado com presso superior atmosfrica; nvel dgua maior que o do fretico.

(3) Aqfero Suspenso: Onde se depositam pequenas quantidades de gua (Aqfero empuleirado gua se (Aqfero empuleirado); deposita em pequenas lentes de material impermevel.

Pgina 34 de 34

S-ar putea să vă placă și