Sunteți pe pagina 1din 4

Matriz de atividade individual* Ttulo: Atividade Resumo para Avaliao A - Reposio Aluno: Gilmar Mauricio De Souza Silva Disciplina:

: Sistemas Operacionais Turma: 3AN Professor: Alex Marco Data: 22 outubro de 2011.

Questo 01: Faa um resumo sobre As arquiteturas Monolticas de Camadas e de Microkernel. Arquitetura Monoltica como uma aplicao formada por vrios mdulos, esses so compilados separadamente e depois linkados onde os mdulos podem agir livremente na forma de um nico e grande programa executvel. Os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos com base neste modelo onde tornava o desenvolvimento, principalmente a manuteno bastante difcil. O projeto MS-DOS e, os primeiros sistemas Unix, foram adotados a estrutura monoltica devido a sua simplicidade e bom desempenho.

Questo 02: Fale sobre os tipos de servios encontrados no ncleo de um sistema operacional Tratamento de interrupes e excees Criao e eliminao de processos e threads; Sincronizao e comunicao entre processos e threads; Escalonamento e controle de processos e threads; Gerencia de memria; Gerencia do sistema de arquivos; Gerencia dos dispositivos de E/S; Suporte a redes locais e distribudas; Contabilizao no uso do sistema; Auditoria e segurana do sistema.

Questo 03: Faa um texto em que esteja explicado o conceito de processo, bem como dos componentes de processo: Contexto de Hardware, contexto de Software e espao de endereamento, citando todos os seus componentes. Conceito de processo: Um processo pode ser definido como o ambiente onde um programa executado. Este ambiente, alm das informaes. Sobre a execuo, possui tambm o quanto de recursos do sistema cada programa pode utilizar, como o espao de endereamento, tempo 1

de processador e rea em disco. Um processo formado por trs partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espao de endereamento, que juntos mantm todas as informaes necessrias execuo de um programa. Questo 04: Descreva os estados de Processos e o que acontece com o processo em cada um destes estados. Execuo: quando est sendo processado pela ucp. Em sistemas com apenas uma ucp, somente um processo pode estar sendo executado dado instante de tempo se alternam na utilizao do processador seguindo uma politica estabelecida pelo sistema operacional. Pronto: um processo est no estado de pronto quando aguarda apenas para ser executado. O sistema operacional responsvel por determinar a ordem e os critrios pelos quais os processos em estado de pronto devem fazer uso do processador. Processo conhecido como escalonamento. Espera: Um processo no estado de espera aguarda por algum evento externo ou por algum recurso para prosseguir seu processamento. ex: citar o trmino de uma operao de E/S ou a espera de uma determinada data e /ou hora para continuar sua execuo. Pode ser chamado de bloqueado para alguns sistemas operacionais. Questo 05 Tipos de Processos Faa um texto em que estejam explicados os variados tipos de processos.

Processos CPU-bound e i/o-bound: Estes processos podem ser classificados de cpu-bound ou i/o-bound de acordo com a utilizao do processador e dos dispositivos de E/S.

Um processo foreground aquele que permite a comunicao direta do usurio com o processo durante o seu processamento. Neste caso, tanto o canal de entrada quanto o de sada esto associados a um terminal com teclado, mouse e monitor, permitindo, assim, a interao com o usurio. Um processo background aquele onde no existe a comunicao com o usurio durante o seu processamento. Neste caso, os canais de E/S no esto associados a nenhum dispositivo de E/S interativo, mas em geral a arquivos de E/S. processos multithreads, subprocessos e processos independentes. Processos independentes no tm vnculo com os processos criadores. A criao de um processo independente exige a alocao de um PCB, possuindo contextos de hardware, contexto de software e espao de endereamento prprios. Subprocessos so processos criados dentro de uma estrutura hierrquica. Caso um processo pai deixe de existir, os subprocessos subordinados so automaticamente eliminados. 2

Semelhante aos processos independentes, subprocessos possuem seu prprio PCB. Alm da dependncia hierrquica entre processos e subprocessos, uma outra caracterstica neste tipo de implementao que subprocessos podem compartilhar quotas com o processo pai. Neste caso, quando um subprocesso criado, o processo pai cede parte de suas quotas ao processo filho. Processos multithreads suportam mltiplos threads, cada qual associado a uma parte do cdigo da aplicao. Neste casono necessrio haver diversos processos para a implementao da concorrncia. Threads compartilham o processador da mesma maneira que um processo, ou seja, enquanto um thread espera por uma operao de E/S, outro thread pode ser executadas.

Questo 06: Descreva o que um Thread e como funcionam os ambientes mono e multithread, terminando sua anlise falando sobre as threads de modo kernel e as threads de modo usurio, diferenciando cada uma. Thread: Um thread pode ser definido como uma sub-rotina de um programa que pode ser executada de forma assncrona, ou seja, executada paralelamente ao programa chamador. Ambiente monothred: Em um ambiente monothread um processo suporta apenas um programa no seu espao de endereamento. Aplicaes concorrentes so implementados nesse ambiente apenas com o uso de mltiplos processos independentes ou sob processos. Ambientes multithread: no existe a ideia de programas associados a processos. Mas, sim, a threads. O processo, neste ambiente, tem pelo menos m threads de execuo, mas pode compartilhar o seu espao de endereamento com inmeros outros threads.

Questo 07: Fale como funciona a sincronizao de processos em sistemas operacionais, bem como conceitue excluso mtua e sincronizao condicional. Sincronizao condicional: uma situao onde acesso ao recurso compartilhado exige a sincronizao de processos vinculado a uma condio especifica.b Excluso Mtua: a soluo para evitar os problemas de compartilhamento impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso simultaneamente. Para isso, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os demais processos que queiram acess-lo devero esperar pelo termino da utilizao do recurso. A excluso mtua devem afetar apenas os processos 3

concorrentes somente quando um deles estiver fazendo acesso ao recurso compartilhado (regio critica). Os problemas decorrentes do compartilhamento sero evitados se for garantida a execuo mutuamente exclusiva das regies crticas.

S-ar putea să vă placă și