Sunteți pe pagina 1din 6

Providncias relativas a pagamento por ocasio da transferncia para a reserva remunerada

- CPEx 2005

PROVIDNCIAS RELATIVAS A PAGAMENTO POR OCASIO DA TRANSFERNCIA PARA A RESERVA REMUNERADA


Este trabalho foi elaborado com o objetivo de orientar os companheiros no momento de sua transferncia para a reserva remunerada, com relao aos direitos pecunirios e as providncias necessrias. No Exrcito Brasileiro, a atividade de pagamento de pessoal realizada por meio do Sistema de Pagamento de Pessoal. Este sistema est organizado com a gerao de direitos descentralizada nas Unidades Gestoras/rgos Pagadores (UG/OP); com o processamento centralizado, atravs do Centro Integrado de Telemtica do Exrcito (CITEx); e com a gesto do Centro de Pagamento do Exrcito (CPEx). Nosso rgo Pagador (OP), quando estamos na ativa, a Organizao Militar (OM) em que servimos. Quando passamos para a reserva remunerada, aps definir o novo endereo residencial, devemos eleger uma OM que exera as misses de pagamento de inativos e pensionistas, podendo ser uma Seo de Inativos e Pensionistas (SIP), Circunscrio do Servio Militar (CSM) ou uma OM.

Vamos comentar as dvidas mais comuns nessa hora: 1. Quais os meus direitos remuneratrios por ocasio de minha passagem para a reserva?
a. Os proventos na inatividade so constitudos das seguintes parcelas: soldo, adicional militar, adicional de habilitao, adicional de tempo de servio, adicional de permanncia e adicional de compensao orgnica (quotas homologadas). As duas ltimas, para quem adquiriu este direito at dezembro de 2000, com a vigncia da Medida Provisria N 2215, que dispe sobre a reestruturao da remunerao dos militares das Foras Armadas. b. Alm dos direitos antes citados, o militar na inatividade faz jus a: adicional-natalino, auxlio-invalidez, assistncia pr-

escolar, salrio-famlia, auxlio-natalidade e auxlio-funeral, quando for o caso. c. Os valores destes direitos so os correspondentes ao posto/graduao do militar no momento de sua transferncia para a reserva remunerada.

2. Tenho algum outro direito?


a. O companheiro faz jus a receber 04 (quatro) remuneraes como Ajuda de Custo. Este valor calculado com base no maior soldo do crculo hierrquico: o de Generalde-Exrcito para os oficiais generais, o de Coronel para os oficiais superiores, o de Capito para os oficiais intermedirios, o de Primeiro-Tenente para os oficiais subalternos e o de Subtenente para as praas. Exemplo: 1) caso 1: um tenente-coronel pede reserva. Sua ajuda de custo calculada considerando o soldo de coronel. 2) caso 2: um terceiro-sargento pede reserva. Neste caso, sua ajuda de custo calculada com o soldo de subtenente. 3) caso 3: um soldado pede reserva. Sua ajuda de custo calculada com o soldo de subtenente. b. Tambm faz jus a uma remunerao, referente ao perodo integral de frias no gozadas, relativas ao ano anterior e, na proporo de um doze avos por ms de efetivo servio, referente ao ano vigente. c. O adicional de frias, valor correspondente a um tero da remunerao de frias, ser pago relativo ao perodo integral de frias no gozadas no ano anterior e, ao incompleto, na proporo de um doze avos por ms de efetivo servio.

3. Tenho que tomar alguma providncia para receber esses valores?


a. Com a publicao em Dirio Oficial da Unio (DOU) da transferncia para a reserva at o dia 15 do ms, a DCIP inclu, naquele ms (ltimo contracheque da ativa), a Ajuda de Custo (item a, da questo 2).

b. Os saques normais de contracheque ocorrero automaticamente, a partir do cadastramento do companheiro no Sistema de Pagamento pela Diretoria de Civis, Inativos e Pensionistas (DCIP). c. A indenizao das frias no gozadas do ano anterior, bem como o seu adicional, sero sacados pela ltima UG em que o militar servia para serem pagos j no contracheque da reserva. d. Os valores das indenizaes de frias e do adicional de frias referentes ao ano da passagem para a reserva sero sacados, automaticamente, no 1 contracheque da inatividade. A exceo a essa regra se dar quando o militar passar para a reserva no ms de dezembro, situao em que as frias e o adicional devero ser sacados pela ltima UG em que o militar servia.

4. Quais os direitos que assegurei quando optei pelo pagamento da contribuio de 1,5% a ttulo de penso militar?
a. A reestruturao da remunerao dos militares das Foras Armadas, ocorrida em dezembro de 2000, extinguiu benefcios previstos pela legislao anterior. Como regra de transio, foi assegurado aos militares que j contribuam para a penso militar, naquele momento, o direito manuteno de alguns benefcios, mediante contribuio mensal de 1,5%. b. Os militares que no se interessaram em manter estes benefcios assinaram um Termo de Renncia. c. Aos que optaram pela contribuio mensal, esto assegurados os seguintes benefcios, prescritos na Lei N 3.765/60: 1) da relao dos beneficirios constante do Art 7: a) o benefcio da penso: (1) a filha em qualquer condio; (2) as irms germanas e consangneas, solteiras, vivas ou desquitadas; e (3) os netos, rfos de pai e me, nas condies estipuladas para os filhos. 2) do Art 29, o acmulo de duas penses militares.

5. Que outras informaes preciso saber no momento de minha transferncia para a reserva remunerada?
a. No processo de passagem para a inatividade, o companheiro dever informar: 1) qual o OP (SIP, CSM ou OM) deseja ficar vinculado para fins de apresentao anual e pagamento; 2) o endereo residencial; e 3) o domiclio bancrio (esta informao muito importante para que no ocorram imprevistos no pagamento!). b. Assim como ocorre com os militares da ativa em que os contracheques so enviados para as UG de vinculao, para os militares na reserva tambm ocorre da mesma forma. Neste caso, se o militar desejar receb-lo em seu endereo residencial, poder faz-lo atravs de solicitao junto ao OP. Para este servio, ser cobrada a taxa de postagem. c. Toda a vez em que o companheiro na inatividade trocar de domiclio, principalmente de cidade, alertamos para que providencie a alterao junto ao OP de vinculao, informando os dados citados na letra a. d. O rgo responsvel pelo seu pagamento o OP de vinculao. Ele tm a obrigao de dirimir as dvidas do companheiro e tomar as medidas cabveis no que tange a pagamento de pessoal. e. A falta de apresentao anual no OP de vinculao provoca o bloqueio do pagamento do companheiro. f. Para a sua segurana e a de seus beneficirios, mantenha sempre atualizada sua Pasta de Habilitao a Penso Militar junto ao OP. g. Os militares que integravam a Fora at 1988 contribuam com o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP). Naquela data, o saldo existente deste programa foi retido no Banco do Brasil. Anualmente, os militares recebem, em contracheque, os juros da aplicao. No momento da transferncia para a reserva remunerada, o militar, de posse de cpia do DOU que publicou o fato, poder sacar o saldo existente, junto a qualquer agncia do Banco do Brasil.

C Copyright (c) by Foxit Software Company, .

h. Estas informaes e futuras atualizaes disponveis no site do CPEx, http://www.cpex.eb.mil.br Setembro de 2006.

esto

S-ar putea să vă placă și