Sunteți pe pagina 1din 9

Categorias peirceanas e o mundo sgnico dos deuses iorubs: por uma semiose dos orixs

Alexandre de Oliveira Fernandes*

Resumo: Apresenta as categorias semiticas de Charles Sanders Peirce, cone, ndice e smbolo, como ferramenta de anlise dos signos presentes nos mitos dos deuses iorubs. O presente trabalho pretende aproximar academia e terreiro, estudando a ao dos signos, a semiose no culto aos orixs, com vistas a responder como a mitologia dos orixs e os ritos do candombl se unem para formar o ethos deste grupo religioso? Como os smbolos veiculados expressam determinados comandos? Como sentem os adeptos do mundo dos orixs o que sentem? Palavras-chave: Semitica; Mitologia iorub; Orix

1. Da academia para o culto aos orixs: notas para uma aproximao Algumas reas do conhecimento j se apropriaram do instrumental da semitica para responder s suas questes. Assim, h pesquisas que unem a Semitica Engenharia de Produo, Interface Grfica, Educao e Literatura (SILVESTRE: 2003; HOELZEL: 2004; BARON: 2003; ARALDI: 2004, SIMES: 1999). Contudo, apesar de passados mais de cem anos da formulao das idias de Charles Sanders Peirce (1972), a Semitica ainda uma cincia significativamente pouco estudada nos meios Charles Sanders Peirce (1839-1914) acadmicos, refm de um hermtico crculo de filsofos espalhados pelo mundo (QUEIROZ, 2004). Quando aproximamos esta discusso dos estudos sobre religies de matrizes africanas inegvel que tambm h um longo caminho a trilhar. Coletamos em Munanga (2002) apenas uma pesquisa que relaciona Semitica e orixs. Trata-se de Dissertao de mestrado apresentada Universidade de So Paulo em 1999 por Andr Bueno, intitulada Bumba Meu Boi maranhense em So Paulo: dimenses semiticas. Neste contexto, defendemos estudos que aproximem a Semitica e o mundo dos orixs, propondo uma leitura dos mitos dos orixs e dos ritos do candombl, tomando a Teoria Geral do Signo como uma cincia hipottico-dedutiva", que nos permite apontar rigorosamente, embora de modo eminentemente falvel, como se expressam os signos presentes nesta semiose (PAVAN, 2001, p.12).

Professor de Lngua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educao Tecnolgica da Bahia IFBA/Eunpolis. Mestrando em Letras: Linguagens e Representaes pela Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC.

84

2. Signo, semitica e semiose no culto aos orixs A noo de signo em Peirce to ampla que qualquer ato passado ou qualquer qualidade de sentimento podem assumir o papel de signo, independentes de um sujeito psicolgico ou de um organismo biolgico que os abrigue ou interprete (PIRES, 2002, p.36). Isto nos permite inferir que o universo est repleto de signos e isso no depende de que os percebamos, de que com eles tenhamos qualquer contato: eles simplesmente existem alm do sujeito. Para estudar os signos, Peirce nos legou a Semitica, cincia das condies gerais dos signos, uma abordagem lgico-filosfica da linguagem que tem o signo como unidade mnima de representao. Como referncia para se pensar os nveis de percepo do mundo, a Semitica prope as categorias primeiridade, secundidade e terceiridade de onde decorrem os tipos de signos cones, ndices e smbolos. Em termos peirceanos:
A semitica ocupa-se da semiose, que uma ao ou influncia que ou co-envolve uma cooperao de trs sujeitos, como por exemplo um signo, seu objeto e seu interpretante, no podendo tal influncia tri-relativa, em caso algum, resolver-se numa influncia entre pares (CP 5.4841).

Neste sentido, os processos de semiose desvelam o modo pelo qual o homem interpreta o mundo, uma vez que o ato de interpretar est ligado a como o sujeito apreende um objeto, seja ele concreto ou abstrato. A semiose capaz de indicar como experincias so vivenciadas, haja vista que o indivduo est exposto interao com um mundo de sensaes temperatura, sons, cheiros, texturas, formas, cores. Tudo nos entra pelos sentidos como a viso, o olfato, o paladar, a audio, o tato, os quais recebem estmulos que, posteriormente sero transformados, atravs do raciocnio, em representaes, que por sua vez, formam no intrprete uma idealizao mental dos objetos. Isto no se distancia do que ocorre no culto aos orixs, nos terreiros de candombl. Quando o adepto do candombl representa um objeto por meio de um pensamento de modo to forte que essa construo toma o lugar do objeto em si, um fenmeno ocorre: a semiose. 3. Categorias semiticas para o estudo dos deuses iorubs: por uma semiose dos orixs Ao romper com a dicotomia significante/significado proposta por Ferdinand de Saussure, Peirce prope trades que formam a semiose: (i) da relao do signo consigo mesmo, ou seja, do representamen, depreende-se a primeira trade, na qual, o signo pode ser mera qualidade qualissigno , um existente concreto sinsigno -, ou uma lei geral legissigno; (ii) da relao do signo (representamen) com seu objeto, encontramos a segunda trade, cone, ndice ou smbolo; (iii) da relao do representamen com seu interpretante, a Semitica apresenta sua terceira categorizao: o rema, o dicente e o argumento. Neste artigo, por questes de espao, trabalharemos com a segunda trade, cone, ndice ou smbolo.
Ao referenciarmos o texto de Peirce, Collected Papers of Charles Sanders Peirce, utilizaremos a conveno, segundo a qual, o primeiro algarismo da esquerda indica o volume e os demais o pargrafo.
1

85

O cone o signo que desponta em ns a capacidade de percebermos semelhanas, como ocorre em diagramas, imagens, metforas. So cones, os signos que indicam uma qualidade ou propriedade de um objeto ser possuidor de determinados traos de seu objeto, os quadros, desenhos, estruturas, figuras lgicas. Como exemplos, os textos dos rituais com suas rezas e provrbios, altamente metafricos; a expresso Exu um multiplicado ao infinito (SANTOS, 1986, p.133); Exu enquanto imagem, expresso, metfora do poder dos orixs. Uma imagem qualquer, fotogrfica ou mental, como a de Oxum se banhando lentamente nas guas doces, que se reproduz em uma mente cada vez que ouve cantigas ao ritmo do Ijex; o desenho de Oxal com seu cetro em uma parede de uma casa de ax; s se tornam possveis porque, enquanto seres humanos, estamos munidos de uma capacidade designada icnica. cone, o og que Exu sempre traz consigo, pois, assemelha-se a um falo. Por outro lado, ndice da alta magia da qual Exu o dono (VERGER, 2002, p.76). a estrutura icnica que transpe o texto conscincia do leitor/adepto do candombl. O iconismo, capacidade de reproduzir imagens em nossa mente um elemento da primeiridade, que segundo Peirce, assim se traduz:
(i) Primeiridade o modo de ser daquilo que tal como , positivamente e sem referncia a qualquer outra coisa (CP 8.328); (ii) perfeitamente simples e sem partes (CP 1.531); (iii) as tpicas idias de Primeiridade so qualidades de feeling ou mera aparncia (CP 8.329).

Ao ndice pertencem as relaes de contigidade, causal, real, direta, de encadeamento entre o representamen e o objeto. Como exemplos, a alfia, queda aberta do jogo de obi, fruto de rvore do mesmo nome, utilizado para consultas rpidas que surgem de perguntas cujas respostas so contempladas com um sim ou um no. Como exemplo, utiliza-se o jogo de obi para perguntar ao orix se aceitou a oferenda que lhe foi destinada (PRANDI, 1996:93); uma chuva rpida logo aps uma oferenda para os orixs das guas Oxum, Iemanj, Ob , indicando sua presena e receptividade; uma pessoa com barriga dgua, associada ira de Oxum (SLM, 1991, p.13); os nomes das energias com seus eptetos, que lhes conferem suas qualidades , no so termos abstratos, escolhidos ao acaso e sim palavras carregadas de significado, so ndice da fora do Orix. Vale conferir alguns nomes de Exu: Elegbara, Senhor Todo Poderoso; Alaketu, Senhor da Cidade de Ketu; Elr, Senhor do Carrego Ritual; Ojis, Aquele que Tem Livre Trnsito; Enugbarij, O Boca Coletiva; On, O Senhor do Fogo; Agb, O Representante de Todos. O mesmo fator indicial ocorre com o oriki palavra composta por ori + ki, a qual significa saudar ou louvar (ki) o ori ou a origem do nomeado (Ribeiro, 1996:102) , nome que permite s pessoas do santo ser identificadas. Esses nomes indicam feitos e caractersticas do indivduo, da famlia, da cidade ou do orix a quem se refere, exercendo funo documental. Ribeiro (1996 p.130) destaca o nome Jakuta, aquele que briga com pedras, para se referir a Xang; Olokun Ol=senhor / okun = mar , Senhor do mar, dentre outros, como ttulos que indicam as qualidades da energia. No culto aos orixs, quando se iniciado, o corpo recebe cortes que so chamados de curas; temos a, um ndice, sinal indicativo de iniciao. O mesmo ocorre entre os iorubs que marcam seus rostos com cortes que apontam sua posio social. ndice o modo de se vestir: quando uma ialorx est usando seus diversos colares, e dentre eles podemos ver o laguidib, colar de mbar, que marca sua posio na hierarquia; de mesmo modo, seu torso tambm ser sinal de poder se apresentar duas abas o mais majestosamente levantadas, firmes. Os nmeros pares no culto aos orixs, so ndices de equilbrio, harmonia, felicidade, pureza, por isso, so

86

duas as vezes que os bzios so lanados para encontrar o od, ou o signo, que (...) governar a vida do iniciado (VERGER, 2002, p.41); em contraste com os nmeros mpares que indicam desequilbrio, passagem, desordem impureza, perigo (SERRA, 2006, p.296). Em especial, o nmero trs indica a presena de Exu, e por meio dele ritual e mito se encontram: so trs as sadas sucessivas da camarinha; so trs as vezes que a zeladora leva um eb ao cho antes de deposit-lo; so trs as pores de gua que se joga sobre a terra para umedec-la e louvar os orixs; bem como so trs as vezes em que determinadas folhas so mostradas ao carneiro quando se prepara dado eb; so trs as voltas que os filhos de santo do na praa, com sua zeladora, aps a iniciao; so trs as vezes em que o iniciando senta e levanta do pilo antes da raspagem (VERGER, 2002, p.39-46) o trs a indicada a necessidade primeva de louvar Exu e todas as energias do culto. J o nmero sete ndice dos orixs masculinos e o nmero nove, dos orixs femininos. So ndices os textos sagrados o ork (saudao), dr (reza), orin (cantiga) cuja fora e profundo significado revelam feitos e caractersticas dos orixs (SLM, 1991, p.13). Outros ndices, que saltam em qualquer cerimnia pblica so as aes do orix encarnado em seu filho. Ele indica a idade de santo, o tempo de iniciao quando o orix brada seu il e posiciona para trs suas mos, indicando que o iniciado tem sete anos ou mais nos cultos, ou quando permanece com as mos na quartinha, posicionamento em que as mos do orix ficam uma sobre a outra, na altura da cintura, ao lado esquerdo do corpo, e no solta seu il. De mesmo modo, o acesso a determinados ritos est em relao direta com o grau de iniciao (SANTOS, 1986, p.21). ndice, nos terreiros no Brasil ou na frica (LHNING, 1999, p.127), o uso que se faz do mariwo, folha de palmeira, smbolo de Ogum (VERGER, 2002, p.87), colocada sobre os batentes das portas, sobre as passagens, desfiadas formam uma barricada que protege o lugar contra as ms influncias, ao mesmo tempo em que probem a passagem dos profanos para dentro do templo. Com o smbolo, temos a secundidade, que em termos peirceanos, assim se nos apresenta:
(i) Secundidade o modo de ser daquilo que tal como , com respeito a um segundo, mas sem observar qualquer terceiro (CP 8.328); (ii) o tipo de idia de Secundidade a idia de esforo, prescindido da idia de um propsito (CP 8.330).

O smbolo nasce da relao arbitrria entre o signo e o objeto. independente de semelhana e das relaes causais, pauta-se pelas convenes criadas: palavras, regras, leis, significados em geral. O smbolo se relaciona com seu objeto por fora de uma idia na mente do usurio; no est ligado quilo que significa atravs de alguma similaridade (caso do cone), nem por conexo causal, fatual, fsica, concreta (caso do ndice). A relao entre o smbolo e seu objeto se d por meio de um hbito ou lei, que d ao smbolo condies de representar algo diferente dele (SANTAELLA, 2001, p.63). O ox, machado duplo de Xang, enquanto smbolo de fora e de alta magia; os bzios e as diversas conchas utilizadas nos rituais como smbolo de riqueza; o dend smbolo do sangue vegetal vermelho; a gua como smbolo de fertilidade; o chifre de bfalo que adorna o assentamento de Ians como smbolo de fora deste orix; as mscaras que nos apresentam as ancestrais femininas, as grandes mes feiticeiras (VERGER, 1992); o assentamento de Exu com seus tridentes; no tem qualquer relao causal com aquilo a que se referem, mas so aceitos como smbolo pelo grupo no egb. O mesmo ocorre com o pilo, smbolo do poder de Xang; o bt, tambor tocado com duas varinhas no culto aos orixs e consagrado a Xang; a cabaa como smbolo do

87

destino, controlado por If; o mriw, folha da palmeira, smbolo de Ogum; o of, arco e flecha, smbolos de Oxossi. Juana Elbein dos Santos (1986, p.17) adverte, porm, quanto interpretao simplista dos smbolos, uma vez que o significado de um elemento est em funo de suas relaes com outros elementos. O significado de um elemento uma funo e no uma qualidade. Analisando a simbologia presente nos mitos que se referem s lutas entre Ogum e Oy, temos a reiterao da fora, s vezes brutal, manifestada para defender os interesses destas energias, numa viso bastante humanizante; em contrapartida, os mitos que envolvem Odudu e Obatal, parecem sempre simbolizar um macrocosmo transcendental que deificam estes orixs distanciando-os dos interesses humanos (SERRA, 2006, p.298). Enquanto conveno, o aspecto simblico dos rituais se faz presente de inmeras maneiras, desde os gestos na dana, os movimentos do corpo, o ritmo dos passos (BARBARA, 2002); at a comparao entre as formas de se cultuar divindades na frica, no Brasil e em Cuba: h orixs que continuam sendo adorados na frica, e o mesmo pode no acontecer no Brasil; na Bahia todos os orixs so chamados terra, enquanto que na frica so saudados por alguns ritmos de tambor, e por se tratar de uma cerimnia somente para Xang, apenas o deus do raio ser chamado (LHNING, 1999, p.112). O smbolo , portanto, uma conveno, um constructo social e mutvel que vai se instalar nos rituais e nos mitos, no comportamento sagrado e, por meio de cerimnias como a recitao de um mito, a consulta aos orixs, a decorao do barraco para uma festa, uma limpeza de um filho-de-santo, serve para induzir e motivar os smbolos sagrados nos homens e as concepes gerais da ordem da existncia (GEERTZ, 1989, p.82). Estes smbolos, enquanto um conjunto de sistemas entrelaados de signos interpretveis (GEERTZ, 1989, p.10), formam e so formados pela cultura de dado grupo, e como tal, ficam expostos s mltiplas interpretaes a depender dos contextos (SILVEIRA, 2004, p.27). A antroploga, Juana Elbein dos Santos (1986, p.24) afirma que o smbolo uma realidade que transcende. Os elementos que compem os rituais bzio, palha, conta, ritmo transcendem o tempo e o espao e se fazem smbolos porque so selecionados e aceitos pelo consenso do grupo para representar uma necessidade, uma carncia, e ao ser veiculado de gerao em gerao se constitui em signo de comunicao, em uma referncia que singulariza. So os smbolos que tm a capacidade de levar os iniciados ao cerne da cosmogonia do candombl (SALLES, FALCO: 2003). Destaco por exemplo a representao dos orixs em seus assentamentos. Serra chama ateno para Ossain, o orix das folhas. Seu smbolo sagrado uma representao cosmogrfica:
geralmente consiste numa escultura (em ferro) que, em sua forma cannica, ortodoxa, compreende uma haste plantada no centro de uma barra redonda, cercada por outras, em nmero de seis (ou oito), divergentes a partir do mesmo tronco pouco depois de sua implantao; a haste central encimada por um pssaro. A pea sugere uma planta, o pssaro representa o poder, o ax, de que Ossin considerado em diversos mitos, o grande portador e o grande distribuidor. (SERRA, 2006, p.301)

88

Os smbolos a que Serra alude esto ligados ao alto poder do orix Ossain. A haste com suas outras seis hastes so smbolos de veiculao de energia, de harmonia, de controle, mediao, e transmutao de ax. O pssaro, longe de ser uma ave em seu sentido literal, uma simples ave, est comprometido com os pssaros, de quem as mes feiticeiras, as j, se apropriam e se personificam. Estas feiticeiras representam os poderes msticos da mulher em seus aspectos mais perigosos e destrutivos. (VERGER, 1992, p.24; 2002, p.122); neste aspecto, podemos propor a ferramenta de Ossain como smbolo de seu envolvimento com a alta magia. Verger (2002, p.123) d conta de uma lenda na qual o pssaro a representao do poder de Ossain. Como seu mensageiro vai a todos os lugares e retorna para lhe contar o que est acontecendo. Neste sentido, enquanto espao simblico, os pssaros so representantes de alto poder mgico, veiculado pelas mes feiticeiras e por Ossain. Quanto ao fato de sua ferramenta sugerir assim Serra coloca uma planta, no h dvida, temos um ndice. Enfim, poderamos dizer que no culto aos orixs tudo smbolo, desde que o lugar do contexto dinmico seja verificado. Caso a se destacar o das penas ekodid, que pertencem ao vermelho, representam o poder e o ax de Osun-Olori-Eleye (SANTOS, 1986, p.89). Amarradas cabea do filho de santo podem significar uma srie de coisas. O que fazer ento? Entend-las como ndice de poder, de ax, uma vez que no guarda qualquer semelhana com o ax em estado latente, poder espiritual, ou destac-las como um smbolo, uma vez que so uma conveno de um dado grupo? Santos (1986, p.89) aprofunda a questo ao propor que os ekodid no simbolizam o vermelho genrico, mas como os cauris, os bzios, para o branco representam fragmentos do vermelho, seres individualizados, o elemento procriado. Pretendo afirmar, ento, que tanto os ekodid, quanto os cauris so neste aspecto smbolos, j que no culto nada tm um significado constantemente intrnseco, mas essencialmente como fazendo parte de uma trama e de um processo (SANTOS, 1986, p.17). Para que no paire dvidas, quero ratificar minha afirmativa do pargrafo anterior: no culto aos orixs tudo smbolo; principalmente quando entendemos que os rituais e tudo que ali est disposto , inclusive os discursos , so permeados pelo poder do ax; foram fundamentados no ax, por isso, o reiteram, ratificam, corroboram, reelaboram o ax, num movimento cclico, contnuo, de capacidade simblica infinita. Essa tambm a viso da antroploga:
Todos os objetos rituais contidos no terreiro, dos que constituem os assentos at os que so utilizados de uma maneira qualquer no decorrer da atividade ritual, devem ser consagrados, isto , ser portadores de ax. Os objetos tm uma finalidade e funo. Expressam categorias, diferentes qualidades. Seus elementos so escolhidos de tal forma que constituam um emblema, um smbolo. (SANTOS, 1986, p.37).

A dijina, nome que ser dado ao iniciado, por exemplo, tem de ser descoberto e no inventado, porque atravs dele, se veicular ax, poder vital, toda vez que seu nome for pronunciado, num mecanismo que sada as energias que o protegem (RIBEIRO, 1996, p.119). Verger (LHNING, 2002, p.48) retratando uma iniciao de Xang conta que depois de encarnado, esse orix conduzido ao interior da casa, onde se reveste dos hbitos litrgicos da divindade (...). Ao que aps, retorna, utilizando-se do ox, o duplo machado simblico do deus, para benzer a multido ajoelhada, os tambores que dizem

89

sua glria. Tambm encontramos em Verger o banho no rio como processo simblico para se despir de sua antiga personalidade. Uma outra passagem ilustra esta caracterstica do culto: Verger relata o fato de Roger Bastide ter recebido na Bahia um colar de prolas de vidro vermelhas e brancas alternadas, cores simblicas de seu deus, o que por ele era considerado um passaporte que facilitava sua ligao com cultuadores de orixs na frica e o identificava como filho de Xang (LHNING, 2002, p.47). Os elementos simblicos criam e se envolvem em uma metafsica transcendental, de modo que, o iniciado no se inclina diante da madeira, porcelana, barro, palha ou pedras, mas diante do abstrato-sagrado, veiculando a essncia mstica que simbolizam. Neste sentido, o og e a cabaa de Exu que citei acima como sendo cones porque guardam semelhana com o rgo sexual masculino , tornam-se smbolos de alta magia: o og, espcie de cetro mgico, pode transportar Exu para os caminhos mais longnquos, e sua cabaa lhe confere ligao ancestralidade feminina e masculina e a criao do mundo. Exu est ligado a estes smbolos por ser o portador mtico do smem e do tero ancestral (SANTOS, 1986, p.130). Alis, no s Exu simboliza um poder flico. Serra (2006, p. 297) d conta de que Ogum, deus agressivo e criador, em diversos mitos e rituais aparece ligado questo da criao. Neste sentido, Ogum tambm so conferidas caractersticas flicas: seu faco e a vara de ferro com a qual manipula magias esto sempre presentes, alm de ser o nmero sete, o que mais est associado a este orix, o que tem grande importncia cosmolgica no sistema. Os smbolos so estratgias para englobar situaes e sua interpretao, uma vez descoberto seu nexo ontogentico, seu ou seus referentes, permite-nos tornar explcita a realidade fatual (SANTOS, 1986, p. 23). Por isso, posso afirmar que os mitos so smbolos que transcendem o dito comum lendas populares, so mitos africanos que apreendem em seu contexto smbolos universalmente reconhecveis com significao psicolgica e espiritual (FORD, 1999). 4. Pensando em concluir: o culto semisico Assim, o jogo semisico vai se estabelecendo entre o sujeito e o mundo, sujeito e deuses, deuses e mundo, por meio da mediao sgnica. possvel dizer que no candombl, so os mitos que enquanto interpretantes efeito interpretativo que o signo produz , referendam os rituais. O mundo construdo pelos ritos e seus mitos se d, portanto, em termos semiticos, atravs da apreenso dos objetos por meio das categorias que participam da semiose. Em outras palavras, o sentido no uma criao de um eu transcendental, mas uma construo, resultado do encontro e da relao de um signo com outro signo, o que se d continuamente, infinitamente, mesmo sem que nos apercebamos disso. No tocante ao culto aos orixs, o homem tambm sendo ele um signo est diante de estruturas que se expressam por smbolos toda a religio, sua morfologia, sua prtica, todos os seus contedos (...). Por isso, desvendar as correspondncias dos smbolos e os interpretar nos permite explicitar os contedos do acontecer ritual (SANTOS, 1986, p.25). O homem, sem dvida, cria os signos que compem os mitos e os rituais com seus smbolos significantes, mas tambm controlado e criado por eles, numa contnua retroalimentao da semiose. Os conceitos semiticos, com suas categorias, apresentam como interpretamos, como

90

pensamos as coisas, de que modo os fenmenos so apreendidos pelos sujeitos. O conhecer, o apreender, o representar o mundo dos rituais , ocorre, portanto, nessa interao que parte da assimilao dos objetos, da sua categorizao, e de sua seqente representao, transformando-os em signos novamente. Esse processo no outro seno a semiose.
Referncias AMSTEL, Frederick Marinus Constant van. Estratgias de navegao na Web: proposta preliminar de uma abordagem semitica para a deciso do clique. In: Evento de Iniciao Cientfica da UFPR (XIII EVINCI), 2005, Curitiba. Livro de Resumos, 2005. ARALDI, Ins Staub. Semiose, cognio e literatura: uma abordagem semitica de O nome da rosa. Dissertao (Mestrado). Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2004. BARBARA, Rosamaria. A dana das Aiabs: dana, corpo e cotidiano das mulheres de candombl. Tese (Doutorado). So Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, USP, 2002. BARON, Mrcia Pirih. A semitica est na escola? Um olhar sobre a emoo na liderana do educador. Dissertao (Mestrado). AFESBJ, 2003. CARMELO, Lus. Semiose visual: reflexo sobre iconicidade. Biblioteca on line de Cincias da Comunicao BOCC, 1997. Disponvel em: <http://www. bocc. ubi .pt /pag/_texto.php?html2=carmelo-luis-semiose-iconicidadde.html>. Acesso em 16 de janeiro de 2007. ECO, Umberto. Os limites da interpretao. 2.ed. So Paulo: Perspectiva, 2004. __________. Sobre literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003. FORD, Clyde W. O heri com rosto africano: mitos da frica. So Paulo: Summus, 1999. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. LHNING, ngela. Pierre Fatumbi Verger e sua obra. Afro-sia, no. 21-22, pp. 315-364, 1999. __________. Verger-Bastide: dimenses de uma amizade. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2002. MUNANGA, Kabengele.(org). Cem anos e mais de bibliografia sobre o negro no Brasil. So Paulo: Fundao Cultural Palmares, 2002. PAVAN, J. A. O mtodo psicanaltico e a semitica de Peirce: a semiose da prtica psicanaltica. Marlia, 173 p. Dissertao (Mestrado em Filosofia). Faculdade de Filosofia e Cincias, Campus de Marlia, Universidade Estadual Paulista, 2001. PEIRCE, Charles S. Semitica e Filosofia. Trad. de Octanny Silveira da Mota e Lenidas Hegenberg. So Paulo: Cultrix, 1972. __________. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Hartshorne, C. Weiss, P. & Burks, A. (eds.) Cambrigne, Massachusetts: Harvard University Press, 1931-35 e 1958. PIGNATARI, Dcio. Semitica & literatura. 6 ed. So Paulo: Ateli Editorial: 1987. PIRES, Jorge Luiz Vargas Prudncio de Barros. Continuum psicofsico: uma abordagem baseada no pensamento de Charles S. Pierce. Marlia, 2002. 78 f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) Faculdade de Filosfica e Cincias, Universidade Estadual Paulista, 2002. PVOAS, Ruy do Carmo. Dentro do Quarto. In: CAROSO, Carlos. BACELAR, Jferson (orgs.). Faces da tradio afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanizao, prticas teraputicas, etnobotnica e comida. 2.ed. Rio de Janeiro: Pallas; Salvador, BA: CEAO, 2006. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixs. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. __________. O jogo dos fragmentos africanos. Revista USP, n. 18, p. 80-91, 1993. QUEIROZ, Joo. Semiose segundo C. S. Peirce. Educ-Fapesp. 2004.

91

RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma africana no Brasil: os iorubs. So Paulo: Oduduwa, 1996. SLM, Skr. Cnticos dos orixs na frica. So Paulo: Oduduwa, 1991. SALLES, Alexandre de; FALCO, Vladimir. Aunl! Os deuses pedem passagem. In: LEMOS, Maria Tereza Torbio Brittes; MATOS, Raimundo Lopes; Dembicz, Andrzej. Fronteiras Rompidas: multiculturalismo na Amrica Latina. Rio de Janeiro: UERJ / UESB, 2003. SANTAELLA, Lcia, NTH Winfried. Imagem: cognio, semitica, mdia. So Paulo: Iluminuras, 2001. SANTAELLA, Lcia. A assinatura das coisas. Rio de Janeiro: Imago, 1992. __________. O que semitica. So Paulo: Brasiliense, 2004. __________. Semitica aplicada. So Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002. SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nag e a morte: Pd, ss e o culto gun na Bahia. Petrpolis: Vozes, 1986. SAPORITI, Elisabeth. A interpretao. So Paulo. Escuta, 1995. SERRA, Ordep. A etnobotnica do candombl nag na Bahia: Cosmologia e estrutura bsica do arranjo taxonmico. O modelo da liturgia. In: CAROSO, Carlos. BACELAR, Jferson (orgs.). Faces da tradio afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanizao, prticas teraputicas, etnobotnica e comida. 2.ed. Rio de Janeiro: Pallas; Salvador, BA: CEAO, 2006. SILVEIRA, Marialda Jovita. A educao pelo silncio: o feitio da linguagem no candombl. Ilhus, BA: Editus, 2004. SILVESTRE, Fbio Andr Chedid. A ilegitimidade constitucional crtica da infra-estrutura de chaves pblicas brasileira. Uma Semitica do Poder. Dissertao. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. SIMES, Darclia Marindir Pinto. Metodologias do ensino da gramtica sob bases semiticas. Linguagem & Ensino, Vol. 2, n. 1, 1999 (107 122). VERGER, Pierre. Artigos. Salvador: Corrupio, 1992. __________. O Deus Supremo Iorub: uma reviso de fontes. In: REVISTA AFRO-SIA. Bahia: Centro de Estudos Afro-Orientais, Universidade Federal da Bahia, edio 15, 1996. __________. Orixs: deuses iorubs na frica e no novo mundo. Salvador: Corrupio, 2002.

92

S-ar putea să vă placă și