Sunteți pe pagina 1din 6

Diviso do Trabalho e Manufatura 1- Dupla origem da manufatura A cooperao baseada na diviso do trabalho adquire sua forma clssica na manufatura.

a. A manufatura origina-se de modo duplo. Em um modo, trabalhadores de diversos ofcios autnomos, por cujas mos tem de passar um produto at o acabamento final, so reunidos em uma oficina sob o comando de um mesmo capitalista. Mas a manufatura se origina tambm por caminho oposto. Muitos artfices que fazem o mesmo ou algo da mesma espcie. Se produz por inteiro a mercadoria e leva a cabo portanto sucessivamente as diferentes operaes exigidas para a sua fabricao. Em vez de o mesmo artfice executar as diferentes operaes dentro de uma sequncia, elas so desprendidas umas das outras. Do produto individual de um artfice autnomo, que faz muitas coisas, a mercadoria transforma-se no produto social de uma unio de artfices, cada um dos quais realiza ininterruptamente uma mesma tarefa parcial. Por um lado a manufatura introduz, portanto, a diviso do trabalho em um processo de produo ou a desenvolve mais ; por outro lado, ela combina ofcios anteriormente separados. Qualquer que seja seu ponto particular de partida, sua figura final a mesma um mecanismo de produo, cujos rgos so seres humanos. A anlise do processo de produo em suas fases particulares coincide inteiramente com a decomposio de uma atividade artesanal em suas diversas operaes parciais. O ofcio permanece a base. Por continuar sendo a habilidade manual a base do processo de produo que cada trabalhador apropriado exclusivamente para uma funo parcial. Essa diviso do trabalho uma espcie particular da cooperao e algumas de suas vantagens decorrem da natureza geral e no dessa forma particular de cooperao.

2 O trabalhador parcial e sua ferramenta O trabalhados coletivo combinado, que constitui o mecanismo vivo da manufatura, compese porm apenas de tais trabalhadores parciais unilaterais. EM COMPARAO COM O OFCIO AUTNOMO PRODUZ POR ISSO MAIS EM MENOS TEMPO OU ELEVA A FORA PRODUTIVA DO TRABALHO. A repetio contnua da mesma ao limitada e a concentrao da ateno nela ensinam, conforme indica a experincia, a atingir o efeito til desejado com um mnimo de gastos de fora. A manufatura produz, de fato, a virtuosidade do trabalhador detalhista. Por outro lado, a transformao do trabalho parcial na profisso por toda vida de um ser

humano corresponde tendncia de sociedades anteriores de tornar hereditrios os ofcios, de petrific-los em castas ou, caso determinadas condies histricas produzissem no indivduo uma variabilidade que contradissesse o sistema de castas, de ossific-los em corporaes. Um arteso que executa, um aps outro, os diversos processos parciais da produo de uma obra, obrigado a mudar ora de lugar, ora de instrumentos. A passagem de uma operao para outra interrompe o fluxo de seu trabalho e forma em certa medida poros em sua jornada de trabalho. O aumento da produtividade se deve aqui ao dispndio crescente de fora de trabalho em dado espao de tempo, portanto crescente intensidade de trabalho ou decrscimo do dispndio improdutivo da fora de trabalho. A diferenciao dos instrumentos de trabalho, que atribui aos instrumentos da mesma espcie formas fixas particulares para cada emprego til particular, e sua especializao, que faz com que cada um desses instrumentos particulares s atue com total plenitude na mo de trabalhadores parciais especficos, caracterizam a manufatura. O trabalhador detalhista e seu instrumento constituem os elementos simples da manufatura.

3- As duas formas fundamentais da manufatura manufatura heterognea e manufatura orgnica Sendo o produto parcial de cada trabalhador parcial apenas um degrau particular no desenvolvimento do mesmo artigo, cada trabalhador ou grupo de trabalhadores fornece ao outro sua matria-prima. Relao orgnica: se, portanto, o mesmo trabalhador deve executar, dia aps dia, sempre a mesma operao, ento necessrio empregar em diferentes operaes nmeros proporcionalmente diferentes de trabalhadores. Reaparece a o princpio da cooperao em sua forma mais simples, a ocupao simultnea de muitos que executam trabalho da mesma espcie, agora porm como expresso de uma relao orgnica. Cria uma proporo matemtica fixa para o volume quantitativo desses rgos, isto , para o nmero relativo de trabalhadores ou para a grandeza relativa dos grupos de trabalhadores em casa funo particular. A autonomizao dessa funes ou sua atribuio a trabalhadores especficos s se torna vantajosa com a ampliao do nmero de trabalhadores ocupados, mas essa ampliao tem de atingir de uma vez todos os grupos proporcionalmente. Finalmente, a manufatura, originando-se da combinao de diferentes ofcios, pode-se desenvolver numa combinao de diferentes manufaturas. Apesar de algumas vantagens que a manufatura combinada oferece, ela nunca adquire, sobre sua prpria base, uma verdadeira unidade tcnica. Esta surge somente pela sua transformao em empresa mecanizada. A maquinaria especfica do perodo manufatureiro permanece o prprio trabalhador coletivo, combinao de muitos trabalhadores parciais.

Depois da separao, autonomizao e isolamento das diferentes operaes, os trabalhadores so separados, classificados e agrupados segundo suas qualidades dominantes. Se suas peculiaridades naturais formam a base sobre a qual se monta a diviso do trabalho, a manufatura desenvolve, uma vez introduzida, foras de trabalho que por natureza s so aptas para funes especficas unilaterais. Uma vez que as diferentes funes do trabalhador coletivo podem ser mais simples ou mais complexas, mais baixas ou mais elevadas, seus rgos, as foras de trabalho individuais, exigem diferentes graus de formao, possuindo por isso valores muito diferentes. A manufatura desenvolve portanto uma hierarquia das foras de trabalho, qual corresponde uma escala de salrios. Ao lado da graduao hierrquica surge a simples separao dos trabalhadores em qualificados e no qualificados. Em ambos os casos cai o valor da fora de trabalho. A desvalorizao relativa da fora de trabalho, que decorre da eliminao ou da reduo dos custos de aprendizagem, implica diretamente uma valorizao maior do capital, pois tudo que reduz o tempo de trabalho necessrio para reproduzir a fora de trabalho amplia os domnios do mais-trabalho.

4 Diviso do trabalho dentro da manufatura e diviso do trabalho dentro da sociedade comunidades diferentes encontram meios diferentes de produo e meios diferentes de subsistncia em seu meio ambiente natural. Seu modo de produo, modo de vida e produtos so portanto diferentes. essa diferena naturalmente desenvolvida que, ao entrarem em contato as comunidades, provoca o intercmbio recproco dos produtos e portanto a transformao progressiva desses produtos em mercadorias. O intercmbio no cria a diferena entre as esferas de produo, mas as coloca em relao e as transforma assim em ramos mais ou menos interdependentes de uma produo social global. Aqui surge a diviso social do trabalho por meio do intercmbio entre esferas de produo originalmente diferentes porm independentes entre si. A base de toda diviso do trabalho desenvolvida e mediada pelo intercmbio de mercadorias a separao entre a cidade e o campo. Pode-se dizer que toda a histria econmica da sociedade resume-se no movimento dessa anttese, do qual porm j no iremos tratar aqui. Sendo a produo e circulao de mercadorias o pressuposto geral do modo de produo capitalista, a diviso manufatureira do trabalho exige que a diviso do trabalho tenha amadurecido at certo grau de desenvolvimento no interior da sociedade. todo aprendiz tinha de dedicar-se a apenas uma espcie de fabricao, no devendo aprender a confeco de vrias espcies, ao mesmo tempo O que estabelece porm a conexo entre os trabalhos independentes do criador de gado, do curtidor e do sapateiro? A existncia de seus produtos respectivos como mercadorias. O que caracteriza, ao contrrio, a diviso manufatureira do trabalho? Que o trabalhador parcial no produz mercadoria. S o produto comum dos trabalhadores parciais transforma-se em mercadoria.

A diviso manufatureira do trabalho pressupe concentrao dos meios de produo nas mos de um capitalista, a diviso social do trabalho, fracionamento dos meios de produo entre muitos produtores independentes entre si. muito caracterstico que os mais entusisticos apologistas do sistema fabril no saibam dizer nada pior contra toda organizao geral do trabalho social alm de que ela transformaria toda a sociedade numa fbrica. A lei que regula a diviso do trabalho comunal, opera aqui com a autoridade inquebrantvel de uma lei natural, enquanto cada arteso particular, como o ferreiro etc., realiza todas as operaes pertinentes a seu ofcio, de maneira tradicional, mas independente e sem reconhecer nenhuma autoridade em sua oficina. Enquanto a diviso do trabalho no todo de uma sociedade, seja ou no mediada pelo intercmbio de mercadorias, existe nas mais diferentes formaes scio-econmicas, a diviso manufatureira do trabalho uma criao totalmente especfica do modo de produo capitalista.

5 o carter capitalista da manufatura Um nmero relativamente grande de trabalhadores sob o comando de um mesmo capital constitui o ponto de partida naturalmente desenvolvido tanto da cooperao em geral, quanto da manufatura. O incremento progressivo do volume mnimo de capital em mos de capitalistas individuais ou a transformao crescente dos meios sociais de subsistncia e dos meios de produo em capital portanto uma lei que decorre do carter tcnino da manufatura. O mecanismo social de produo composto de muitos trabalhadores parciais individuais pertence ao capitalista. A fora produtiva originada da combinao dos trabalhos aparece por isso como fora produtiva do capital. Os trabalhos parciais especficos so no s distribudos entre os diversos indivduos, mas o prprio indivduo dividido e transformado no motor automtico de um trabalho parcial, tornando assim a fbula insossa de Menenius Agrippa, segundo a qual um ser humano representado como mero fragmento de seu prprio corpo, realidade. Incapacitado em sua qualidade natural de fazer algo autnomo, o trabalhados manufatureiro s desenvolve atividade produtiva como acessrio da oficina capitalista. O processo desenvolve-se na manufatura, que mutila o trabalhador, convertendo-o em trabalhador parcial. Ele se completa na grande indstria, que separa do trabalho a cincia como potncia autnoma de produo e a fora a servir ao capital. Na manufatura, o enriquecimento do trabalhador coletivo e, portanto, do capital em fora produtiva social condicionado pelo empobrecimento do trabalhado em foras produtivas individuais. Adam Smith: A inteligncia da maior parte dos homens desenvolve-se necessariamente a partir e por meio de suas ocupaes dirias. Um homem que despende toda a sua vida na

execuo de algumas operaes simples () no tem nenhuma oportunidade de exercitar sua inteligncia () Ele torna-se geralmente to estpido e ignorante quanto possvel a uma criatura humana. Adam Smith recomenda o ensino popular pelo Estado, embora em doses prudentemente homeopticas. Como qualquer outra diviso do trabalho essa a consequncia de progressos passados e causa de progressos futuros. Subdividir um homem significa execut-lo, se merece a pena de morte, assassin-lo, se ele no a merece. A subdiviso do trabalho o assassinato de um povo. A cooperao baseada na diviso do trabalho ou a manufatura nos seus incios uma formao naturalmente desenvolvida. To logo ela tenha ganho alguma consistncia e amplitude de existncia, torna-se a forma consciente, planejada e sistemtica do modo de produo capitalista. Como forma especificamente capitalista do processo de produo social e sob as bases preexistentes ela no podia desenvolver-se de outra forma, a no ser na capitalista apenas um mtodo especial de produzir mais-valia relativa ou aumentar a autovalorizao do capital o que se denomina riqueza social custa dos trabalhadores. Ainda que aparea de um lado como progresso histrico e momento necessrio de desenvolvimento do processo de formao econmica da sociedade, por outro ela surge como um meio de explorao civilizada e refinada. Economia Poltica: considera a diviso social do trabalho exclusivamente do ponto de vista da diviso manufatureira do trabalho como um meio de produzir com o mesmo quantum de trabalho mais mercadorias, portanto para baratear as mercadorias e acelerar a acumulao de capital. Uma vez que a habilidade artesanal continua a ser a base da manufatura e que o mecanismo global que nela funciona no possui nenhum esqueleto objetivo independente dos prprios trabalhadores, o capital luta constantemente com a insubordinao dos trabalhadores. A fraqueza da natureza humana to grande que quanto mais hbil for o trabalhador, tanto mais ele se torna voluntarioso e mais difcil de ser tratado e, por conseguinte, causa grande dano ao mecanismo global, por meio de seus caprichos tolos. ( Andrew Ure) Por todo o perodo manufatureiro continua, por isso, a queixa sobre a falta de disciplina dos trabalhadores. Tal oficina oferecia aos olhos a diviso do trabalho em suas mltiplas gradaes. A furadeira, o cinzel, o torno tinham cada um seus prprios trabalhadores, classificados hierarquicamente segundo o grau de sua habilidade. ( Andrew Ure) Esse produto da diviso manufatureira do trabalho produziu, por sua vez mquinas. Elas superam a atividade artesanal como princpio regulador da produo social. Assim, por um lado, removido o motivo tcnico da anexao do trabalhador a uma funo parcial, por toda a vida. Por outro lado, caem as barreiras que o mesmo princpio impunha ao domnio

do capital.

S-ar putea să vă placă și