Sunteți pe pagina 1din 2

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

Sequncia Didtica

Leitura e anlise de mapas e imagens


Objetivos
- Identificar elementos em uma foto ou imagem de um lugar conhecido. - Fazer um croqui, identificando as feies principais do lugar. - Generalizar informaes da imagem e criar uma legenda.

Contedos
- Elementos de um mapa. - Produo cartogrfica.

Anos
4 e 5.

Tempo estimado
Trs aulas.

Material necessrio
Cpias de imagens areas ou fotos de satlite dos bairros que ficam ao redor da escola (podem ser retiradas do Google Earth ou Google Maps), papel vegetal, lpis, borracha, lpis de cor, fita adesiva e papel sulfite.

Flexibilizao
Para alunos com deficincia visual Para incluir alunos com deficincia visual, alm de utilizar imagens com elementos destacados em relevo, possvel trabalhar a descrio das paisagens, feita com base em textos escritos pelos prprios alunos e construir uma maquete simples dos arredores da escola. No lugar da identificao por letras, proponha a classificao com outros materiais, de texturas diferenciadas - alfinetes, tachinhas etc. Oferea ao aluno cego o mapa em relevo e pea para que construa o croqui pontilhando os contornos. Ele tambm pode usar barbantes para fazer isso. Amplie o tempo de realizao desta etapa e estimule as discusses em duplas ou em pequenos grupos. Isso contribui para que o aluno consiga acompanhar com mais detalhes o trabalho realizado. Registre todas as observaes e faa com que o aluno tenha as anotaes em braile. Antecipe as etapas da sequncia e proponha aes em conjunto com o responsvel pela sala de recursos para reforar os contedos trabalhados.

Desenvolvimento
1 etapa

Proponha que os alunos, em duplas, observem a imagem e falem sobre o que esto vendo. Oriente que identifiquem reas ocupadas com moradia, rua de comrcio, terrenos baldios e outras feies que se destacam na rea. Pergunte o que mais identificam. Organize com a turma a identificao desses elementos, indicando-os por letras. Eles devem escrev-las sobre a imagem.
2 etapa

Mostre aos alunos como so obtidas essas imagens. Se usar imagem do Google Earth ou Google Maps, explique que se trata de um programa de computador que tem por finalidade apresentar um modelo tridimensional da Terra organizado com base em imagens de satlite obtidas de diferentes fontes. Oriente os estudantes a observar os tipos de ocupao.
3 etapa

Pea que colem, com uma fita adesiva na parte superior, uma folha de papel vegetal sobre a foto (de maneira que possam levant-la para observar). Eles vo fazer um croqui da imagem com base nas observaes e nos registros realizados na etapa anterior. Diga que iniciem pelas letras que foram escritas sobre a imagem, marcando-as sobre o papel transparente. Depois, devem delinear as principais ruas, avenidas e praas da rea representada. Dependendo da escala da imagem, eles podero escrever o nome das ruas. Coletivamente, construa uma legenda para identificar os tipos de ocupao do solo que ocorrem na rea representada na imagem (reas construdas, verdes, desocupadas,

1 de 2

27/11/2011 19:42

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

industriais, pastagem etc.). Oriente a turma a pint-las no papel transparente com as cores correspondentes. Ao trmino do croqui, pea que escrevam como ttulo o nome da rea abrangida (nome do bairro, por exemplo). Em seguida, eles devem inserir uma folha de papel em branco sob o papel transparente e observar o croqui.
4 etapa

Pea que comparem o croqui com a imagem e digam que diferenas notam entre esses dois tipos de representao do espao. Faa uma roda de discusso sobre o trabalho. Pergunte como a atividade ajudouos a pensar sobre como so feitos os mapas. O que eles fizeram? Por qu? O que aprenderam? Que dvidas ainda permanecem? O que gostariam de saber mais? Os alunos podero anotar suas concluses e produzir um texto com base nas questes acima.

Avaliao
Registre as dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas, de maneira que tenha indicativos para atividades complementares. Ao ler os textos, avalie se eles alcanaram os objetivos definidos no incio.

Consultoria: Rosngela Doin de Almeida Livre-docente em Prtica de Ensino de Geografi a pela Unesp.

2 de 2

27/11/2011 19:42

S-ar putea să vă placă și