Sunteți pe pagina 1din 9

10.1 4 Captulo - Mecanismo de Aumento de Resistncia em Metais 1.

Aumento de resistncia pela reduo no tamanho do gro O tamanho dos gros, ou dimetro mdio do gro, em um metal policristalino influencia as suas propriedades mecnicas. Gros adjacentes possuem normalmente orientaes cristalogrficas diferentes e, obviamente, um contorno de gro comum, conforme est indicado na Fig. 10.1. Durante a deformao plstica, o contorno do gro atua como uma barreira ao movimento das discordncias ou dos escorregamentos por duas razes: 1. Uma vez que os dois gros possuem orientaes diferentes, uma discordncia que passa para dentro do gro B ter que alterar a sua direo de movimento; isso se torna mais difcil medida que a diferena na orientao cristalogrfica aumenta. 2. A desordenao atmica no interior de uma regio de contorno de gro ir resultar em uma descontinuidade de planos de escorregamento de um gro para dentro do outro. Deve-se mencionar que, para contornos de gro de alto ngulo, (figura 10.2) pode no ser o caso de as discordncias atravessarem os contornos dos gros durante a deformao. Em vez disso, uma concentrao de tenso frente do plano de escorregamento em um gro pode ativar fontes de novas discordncias em um gro adjacente.(figura 10.3)

Figura 10.1: movimento de uma discordncia ao longo de dois gros (ao longo de um contorno de gro)

10.2

Figura 10.2: Diagrama esquemtico mostrando contornos de gro de baixo e de alto ngulo.

Figura 10.3: Foto de uma liga de titnio na qual as linhas escuras so os acmulos das discordncias.
Um material com granulao fina (um que possui gros pequenos) mais duro e mais resistente do que um material que possui granulao grosseira, uma vez que o primeiro possui uma maior rea total de contornos de gros para dificultar o movimento das discordncias. Para muitos materiais, o limite de escoamento e varia de acordo com o tamanho do gro conforme a seguinte relao:

e =

ke d 0,5

10.3 a qual conhecida por equao de Hall-Pectch, d representa o dimetro mdio do gro, enquanto o e ke so constantes para cada material especfico.

Figura 10.3b: Influncia do tamanho do gro sobre o limite de escoamento de uma liga de lato. 2. Aumento de resistncia por soluo slida: Outra tcnica utilizada para aumentar a resistncia e endurecer metais consiste na formao de ligas com tomos de impurezas que entram quer em soluo slida substitucional, quer em soluo slida intersticial. Neste sentido, isso chamado de aumento de resistncia por soluo slida

3. Encruamento: o fenmeno pelo qual um metal se torna mais duro e mais resistente quando ele submetido a uma deformao plstica. Algumas vezes esse fenmeno tambm chamado de endurecimento por trabalho. Pelo fato de a temperatura em que a deformao efetuada ser fria em relao a temperatura absoluta de fuso do metal, tambm chamado de trabalho a frio. A maioria dos metais encruam temperatura ambiente. Algumas vezes conveniente expressar o grau de deformao plstica como um percentual de trabalho a frio, em vez de expressar como uma deformao. O percentual de trabalho a frio %TF definido pela expresso:

A Ad %TF = 0 x100 A0
A0 a rea inicial da seo e Ad representa a rea aps a deformao.

10.4 Ex) Calcule o limite de resistncia trao e ductilidade (AL%) de um basto de cobre quando ele trabalhado a frio de tal modo que seu dimetro seja reduzido de 15,5 mm para 12,2 mm ( 0,6 pol. Para 0,48 pol.).

Figura 10.4: percentual de deformao a frio para o lato ao e cobre.

Figura 10.5: A influncia do trabalho a frio sobre o comportamento tenso-deformao para o ao com baixo teor de carbono.

10.5 4 Recuperao: Durante a recuperao, uma parte da energia interna de deformao armazenada liberada em virtude do movimento das discordncias (na ausncia da aplicao de uma tenso externa), como resultado de uma melhor difuso atmica a temperatura mais elevada. Existe alguma reduo no nmero de discordncias e so produzidas configuraes de discordncias, que possuem baixas energias de deformao. Alm disso, algumas propriedades fsicas como as condutividades eltrica, trmica e afins so recuperadas aos seus estados que existiam antes do processo de trabalho a frio. 5 Recristalizao: Mesmo aps o processo de recuperao estar completado, os gros ainda se apresentam em um estado de energia de deformao relativamente elevado. A recristalizao o processo de formao de um novo conjunto de gros livres de deformao e que so equiaxiais. A recristalizao um processo cuja a extenso depende tanto do tempo quanto da temperatura. O grau de recristalizao aumenta em funo do tempo. A influncia da temperatura est demonstrada na figura 10.6 que mostra um grfico do limite de resistncia trao e da ductilidade ( temperatura ambiente) em uma liga de lato em funo da temperatura, para um tempo de durao do tratamento trmico constante de 1 h.

Figura 10.6: Influncia da temperatura de recozimento sobre o limite de resistncia a trao e a ductilidade de uma liga de lato. O tamanho de gro est indicado em funo da temperatura de recozimento.

10.6

Figura 10.7: A variao da temperatura de recristalizao em funo do percentual de trabalho a frio para o ferro. Para deformaes menores do que a crtica (aproximadamente 5%TF), a recristalizao no ir ocorrer.

6. CRESCIMENTO DE GRO Aps a recristalizao estar completa, os gros livres de deformao continuaro a crescer se a amostra do

metal for deixada a uma temperatura elevada (Fig. 10.8); esse fenmeno chamado de crescimento de gro. O crescimento de gro no precisa ser precedido por processos de recuperao e recristalizao; ele pode ocorrer em todos os materiais policristalinos, tanto metais como cermicos.

10.7

Figura 10.8: Crescimento de gro aps 15 min a 580C e aps a 10 min a 700C do lato. Uma energia est associada com os contornos de gro, como est explicado. medida que os gros aumentam de tamanho, a rea total de contornos diminui, produzindo uma conseqente reduo na energia total; essa a fora motriz para o crescimento de gro. O crescimento de gro ocorre pela migrao de contornos de gro. Obviamente, nem todos os gros podem aumentar de tamanho, porm os gros maiores crescem custa dos gros menores, que encolhem.(figura 10.9) Dessa forma, o tamanho mdio do gro aumenta ao longo do tempo, e em cada instante de tempo especfico existir uma faixa de tamanhos de gro. O movimento dos contornos consiste simplesmente na difuso dos tomos em pequena escala de um lado do contorno de um gro para o outro. As direes do movimento do contorno e do movimento atmico so opostas uma outra, como est mostrado na Fig. 10.9.

Figura 10.9: Representao esquemtica do crescimento

dos gros atravs de difuso atmica.

10.8 Para muitos materiais policristalinos, o dimetro do gro d varia em funo do tempo t de acordo com a relao:

d n d 0n = kt
onde do representa o dimetro inicial do gro em t = 0, e k e n so constantes independentes do tempo; o valor de n geralmente igual ou maior que 2. A dependncia do tamanho do gro em relao ao tempo e temperatura est demonstrada na Fig. 10.10, que apresenta um grfico do logaritmo do tamanho de gro em funo do logaritmo do tempo para uma liga de lato em vrias temperaturas. As temperaturas menores, as curvas so lineares. Ademais, o crescimento de gro procede mais rapidamente medida que a temperatura aumenta; isto , as curvas so deslocadas para cima, para maiores tamanhos de gro. Isso pode ser explicado pela melhoria da taxa de difuso em funo do aumento da temperatura.

Figura 10.10: O logaritmo do dimetro de gro em funo do logaritmo do tempo para o crescimento de gro.

As propriedades mecnicas temperatura ambiente de um metal com granulao fina so em geral superiores (isto , apresentam maior resistncia e tenacidade) do que aquelas dos metais com gros grosseiros. Se a estrutura do gro de uma liga monofsica mais grosseira do que o desejado, ela pode ser submetida a um processo de refinamento, mediante deformao plstica do material, seguido ento por um tratamento trmico de recristalizao, conforme descrito acima.

10.9 FIGURAS ANEXAS

Alterao da estrutura do gro de um metal policristalino como resultado de uma deformao.

Princpios de obteno da imagem da microestrutura em um microscpio tico Fonte: Calister, W, Cincia e Engenharia dos Materiais: Uma Introduo- LTC-2003

S-ar putea să vă placă și