Sunteți pe pagina 1din 34

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL

PROFESSOR: MENDONA cmender@bol.com.br

1 SEGURIDADE SOCIAL: CONCEITO E PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS


-

1. (Analista TRF 3 Regio 2007) De acordo com a Constituio Federal brasileira, as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidiro, dentre outras, sobre a) Os rendimentos do trabalho pagos ou creditados somente a ttulo salarial, pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. b) A folha de salrios pagos pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. c) Todo e qualquer rendimento do trabalho com natureza salarial pagos pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. d) Todo e qualquer rendimento do trabalho pago ou creditado a ttulo exclusivamente salarial, pessoa fsica ou jurdica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. e) A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. 2. (Analista TRF 3 Regio 2007) Considere as seguintes assertivas a respeito do regime geral de previdncia social: 1. Em regra, vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. II. Para efeito de aposentadoria no assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada rural. III. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito
-

de contribuio previdenciria e conseqente repercusso em benefcios, nos casos e na forma da lei. IV. Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. De acordo com a Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma APENAS em a) 1, II e III b) 1 e III c) 1, III e IV d) II, III e IV e) III e IV

3. (Analista TRF 3 Regio 2007) A contribuio social sobre a receita de concursos de prognsticos um exemplo especfico do princpio constitucional da a) Diversidade da base de financiamento. b) Carter democrtico e descentralizado da administrao. c) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. d) Universalidade da cobertura. e) Eqidade na forma de participao no custeio.
-

4. (Analista TRF 3 Regio 2007) Ao se conceder o benefcio assistencial da renda vitalcia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistncia estar sendo aplicado, especificamente, o princpio da a) Eqidade na forma de participao no custeio. b) Universalidade do atendimento. c) Universalidade da cobertura. d) Distributividade na prestao dos benefcios e servios. e) Diversidade da base de financiamento.
-

5. (Juiz do Trabalho TRT11 2005) A Constituio Federal de 5 de outubro de 1988 disciplinou o Sistema de Seguridade Social, no Ttulo VIII, Captulo II, estabelecendo como um de seus objetivos a (A) irredutibilidade do valor do benefcio, a fim de que seja mantido o padro de vida de todos os segurados do sistema, mantendo o valor real dos benefcios. (B) diversidade da base de financiamento, j que para o Sistema de Seguridade Social sero vertidas contribuies tanto dos trabalhadores como dos empregadores. (C) universalidade de cobertura e atendimento, j que todos os riscos sociais devero ser cobertos e todas as pessoas devero ser atendidas, na exata medida de sua contribuio ao sistema. (D) seletividade e a distributividade na prestao dos benefcios e servios, j que os riscos sociais que merecem proteo so selecionados e depois distribudos conforme a necessidade de cada qual. (E) eqidade na forma de participao no custeio, com idntica contribuio das empresas e trabalhadores, em decorrncia do princpio da solidariedade social.
-

6. (Analista TRF 4 Regio 2007) Para um trabalhador que no possua dependentes, o benefcio salrio-famlia no ser concedido; para o trabalhador que se encontre incapaz temporariamente para o trabalho, por motivo de doena, no ser concedida a aposentadoria por invalidez, mas
-

auxlio doena. Nesses casos, est sendo aplicado, especificamente, o princpio constitucional da (A) seletividade na prestao dos benefcios e servios. (B) universalidade na cobertura e no atendimento. (C) eqidade na forma de participao no custeio. (D) diversidade da base de financiamento. (E) democratizao e descentralizao da administrao. 7. (Analista TRF 2 Regio 2007) Contribuem para a seguridade social, da mesma forma, aqueles que esto em iguais condies contributivas. As empresas NO contribuem da mesma forma que os trabalhadores, em conformidade, especificamente, com o princpio da (A) universalidade. (B) seletividade na prestao de benefcios e servios. (C) eqidade na forma de participao no custeio. (D) irredutibilidade do valor dos benefcios. (E) natureza democrtica e descentralizada da administrao. 8. (Analista TRF 2 Regio 2007). A receita da seguridade social no est adstrita a trabalhadores, empregadores e Poder Pblico. Essa assertiva relacionada a receita da seguridade social est baseada, especificamente, ao princpio da (A) natureza democrtica e descentralizada da administrao. (B) diversidade da base de financiamento. (C) universalidade da cobertura e do atendimento. (D) equidade na forma de participao no custeio. (E) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios.
-

II BENEFICIRIOS DO REGIME GERAL DE PREVIDNCIA SOCIAL


-

9. (Juiz do Trabalho TRT11 2007) segurado obrigatrio do Regime de Previdncia Social como
-

(A) empregado, o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se coberto por regime prprio de previdncia. (B) empregado, o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social. (C) segurado especial, o garimpeiro e a pessoa fsica que explore atividade agropecuria, diretamente ou por intermdio de prepostos, com contratao, ainda que descontnua, de colaboradores. (D) contribuinte individual, o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislao vigente do pas de domiclio. (E) empregado, o dirigente sindical, independentemente do enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social que mantinha antes do exerccio do mandato eletivo.

10. (Analista TRF 2 Regio 2007) Dentre outros, segurado da Previdncia Social na categoria de contribuinte individual, (A) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior. (B) aquele que presta servio de natureza urbana empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao. (C) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente.
-

(D) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa. (E) o servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, incluindo suas autarquias e fundaes, ocupantes de cargo ou funo pblica. 11. (Juiz do Trabalho TRT11 2005) Podem contribuir facultativamente para o regime geral de previdncia social (A) a dona-de-casa, o estudante a partir dos quatorze anos de idade e o presidirio que no exerce atividade remunerada. (B) a dona-de-casa, o estudante a partir dos dezesseis anos de idade e o servidor pbico sem regime prprio. (C) a dona-de-casa, o estudante a partir dos dezesseis anos de idade e a empregada domstica que trabalha em imvel rural em atividades sem fins lucrativos. (D) a dona-de-casa, o trabalhador autnomo e o brasileiro contratado no Brasil para trabalhar em filial de empresa brasileira no exterior. (E) o segurado especial, o estudante a partir dos dezesseis anos de idade e o sndico no remunerado de condomnio.
-

12. (Mdico Perito do INSS 2006) Considera-se empregado toda pessoa fsica a) que prestar servios de natureza eventual ou no a empregador, com exclusividade, sob a dependncia deste e mediante salrio. b) que prestar servios de natureza eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. c) ou jurdica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. d) que prestar servio de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. e) ou jurdica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, com exclusividade, sob a dependncia deste e mediante salrio.
-

13. (Mdico Perito do INSS 2006) A respeito da manuteno e perda da qualidade de segurado correto afirmar que a) a perda da qualidade de segurado acarreta o reincio da contagem do prazo de carncia para obteno de auxlio-doena, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial. b) o segurado que estiver recebendo benefcio por incapacidade mantm essa qualidade durante seis meses aps a cessao do benefcio, independentemente do retorno atividade re mune rada. c) a perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso de auxlio-doena, aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuio. d) irrelevante para a concesso da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carncia exigida para obteno do benefcio. e) o segurado facultativo tem um perodo de graa de seis meses, prazo que poder ser prorrogado por doze meses se comprovada a situao de desemprego perante o Ministrio de Trabalho e Emprego.
-

14. (Analista TRF 2 Regio 2007) De acordo com a Lei n 8.213/91, mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies, (A) at trs meses aps a cessao das contribuies, o segurado que estiver suspenso ou licenciado sem remunerao.
-

(B) at seis meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. (C) at seis meses aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social. (D) at dez meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria. (E) at vinte e quatro meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso.

III FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL


-

15. (Mdico Perito do INSS 2006) Integram o oramento da Seguridade Social no mbito federal,
-

a) as receitas da Unio, dos impostos e receitas de outras fontes. b) as contribuies sociais recolhidas pelas empresas, incidentes sobre a folha de salrios, excludo o pequeno produtor rural. c) as contribuies sociais recolhidas pelas empresas, incidentes sobre o faturamento e o lucro. d) a receita do concurso de prognsticos e contribuies sobre os salrios de empregados, salvo para aposentados que tenham retorno atividade. e) as contribuies dos trabalhadores, inclusive dos servidores pblicos sujeitos a regime prprio de previdncia social.

16. (Juiz do Trabalho TRT11 2007). Sobre o financiamento da seguridade social, correto afirmar que (A) a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta, por meio de repasse de recursos oramentrios, e de forma indireta, por intermdio do pagamento de contribuies sociais. (B) as contribuies sociais destinadas ao financiamento da seguridade social tm a natureza jurdica de impostos; em razo disso aplicam-se a essas contribuies as regras de imunidade previstas para os impostos em geral. (C) a Constituio de 1988 impede que haja diferenciao entre contribuintes, para efeito de pagamento de contribuies sociais destinadas ao sistema de seguridade social, em razo da atividade econmica por eles exercida. (D) o princpio da preexistncia de custeio impe que somente podero ser criados ou majorados benefcios se houver indicao de sua fonte de custeio total, o que, entretanto, no impede o reajustamento peridico dos benefcios de prestao continuada. (E) a Constituio de 1988 atribui Unio a competncia para criar contribuies sociais, destinadas ao financiamento da sade, assistncia e previdncia social, devida pelo empregador, empresa ou entidade a ela equiparada, incidente sobre folha de salrios e demais rendimentos do trabalho.
-

17. (Juiz do Trabalho TRT11 2005). Dentre as regras sobre a sustentabilidade (financiamento) do Sistema de Seguridade Social NO se inclui: (A) As fontes de custeio so previamente determinadas. Assim, para que um benefcio seja criado, preciso estabelecer qual a fonte financiadora do mesmo. (B) Outras fontes de custeio podero ser criadas, havendo necessidade, desde que observem a contrapartida necessria e sejam criadas por lei ordinria. (C) O empregador deve contribuir para o sistema de seguridade social, independentemente de ter ou no empregado sua disposio.
-

(D) Existe um oramento nico para o Sistema de Seguridade Social, que ser elaborado conjuntamente pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social. (E) As contribuies sociais podero ser cobradas no mesmo exerccio financeiro em que tenha sido publicada a lei que as instituiu ou aumentou.

18. (Juiz do Trabalho TRT11 2005). Em relao responsabilidade pela arrecadao e recolhimento das contribuies, correto afirmar: (A) O empregador responsvel pelo desconto e recolhimento da contribuio previdenciria devida pelo empregado. Caso se omita, a cobrana do montante devido ser feita diretamente do segurado. (B) O trabalhador avulso somente responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio se no for sindicalizado, caso contrrio o sindicato ser o responsvel. (C) A empresa que remunera contribuinte individual que lhe presta servio responsvel pela reteno e recolhimento da contribuio devida por esse trabalhador. (D) O empregado domstico responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio, sendo tal encargo a este facultado, mediante assinatura de termo perante o INSS. (E) O segurado especial responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio, sem a qual no ter direito a recebimento de benefcio previdencirio, o que se impe em razo da contributividade do sistema previdencirio, aplicvel tambm aos trabalhadores do campo.
-

19. (PROCURADOR

TCE-MG 2007). Em relao ao financiamento do Regime Geral da Previdncia Social, correto afirmar que (A) as receitas lquidas provenientes de concursos de prognsticos, excludo o valor do prmio, destinam-se integralmente Seguridade Social. (B) as contribuies incidentes sobre o lucro esto vinculadas ao pagamento de benefcios previdencirios. (C) as contribuies previdencirias incidentes sobre a folha de salrios tm natureza tributria e incluem-se entre as contribuies de interveno sobre o domnio econmico. (D) ao segurado facultativo incidir alquota de 11%, sobre o limite mnimo do salrio de contribuio a ttulo de contribuio previdenciria, caso opte por no receber aposentadoria por tempo de contribuio. (E) as contribuies para o financiamento de acidente do trabalho devem ser institudas por lei complementar e as alquotas podero ser reduzidas em at 50% ou aumentadas em at 100%, em razo do desempenho da empresa em relao sua respectiva atividade, aferido pelo Fator Acidentrio de Preveno FAP.
-

IV PRESTAES DO REGIME GERAL DE PREVIDNCIA SOCIAL


-

20. (Mdico Perito do INSS 2006) O cumprimento do perodo de carncia a) no exigido para a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade decorrer de acidente de qualquer natureza ou causa. b) obrigatrio e so exigidas 12 contribuies mensais para a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade decorrer de hepatopatia grave. c) no exigido para o salrio-maternidade para as seguradas empregadas e facultativas. d) obrigatrio e so exigidas 180 contribuies mensais para a aposentadoria por idade para aqueles que se filiarem ao Regime Geral de Previdncia Social em janeiro de 1990. e) obrigatrio e so exigidas 12 contribuies mensais para o auxlio-doena para os segurados
-

especiais.

21. (Mdico Perito do INSS 2006) O salrio-maternidade a) indevido me adotiva quando a me biolgica tiver recebido o mesmo benefcio por ocasio do nascimento da criana. b) devido por 90 (noventa) dias, quando a adoo referir-se criana com idade de um at quatro anos. c) ser concedido em duplicidade, quando se tratar do nascimento de gmeos. d) poder ser prorrogado por duas semanas nas situaes em que exista risco de vida para o feto, a criana ou a me. e) ser pago juntamente com o auxlio-doena quando ocorrer incapacidade concomitante ao perodo de pagamento do benefcio.
-

22. (Mdico Perito do INSS 2006) O auxlio-acidente a) pressupe seqela definitiva aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza. b) devido aos empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos. c) no exige o cumprimento do perodo de carncia e tem carter vitalcio, extinguindo-se apenas com o bito do segurado. d) devido ao desempregado, desde que detenha qualidade de segurado. e) poder ser cumulado com auxlio-doena e com aposentadoria por tempo de contribuio.
-

. (Juiz do Trabalho TRT11 2005) Os benefcios previdencirios so concedidos na ocorrncia dos riscos sociais, sendo devidos aos segurados diante do preenchimento dos requisitos legais. Em relao a esses benefcios, INCORRETO afirmar que o (A) fator previdencirio funciona como redutor do benefcio, nos casos em que o segurado o requer em idade precoce, sendo de aplicao obrigatria no clculo das aposentadorias por idade e por tempo de contribuio, no participando do clculo dos demais benefcios. (B) salrio-maternidade, benefcio devido a todas as espcies de seguradas do regime geral de previdncia social, concedido, em regra, com fundamento na adoo ou nascimento de filho, mas tambm excepcionalmente garantido no caso de aborto no criminoso, pelo perodo de duas semanas. (C) auxlio-acidente no pode ser cumulado com outro auxlio-acidente, nem tampouco com benefcio de aposentadoria, sendo que, nesta ltima hiptese, ser considerado no clculo do benefcio, observando o limite-teto, de acordo com a legislao previdenciria atualmente em vigor.
-

(D) aposentado do regime geral de previdncia social por invalidez, por idade ou com idade a partir dos 65 ou 60 anos de idade no caso de homem ou mulher, respectivamente tm direito ao salrio-famlia, alm dos segurados empregado (exceto o domstico) e trabalhador avulso. (E) auxlio-doena ser devido enquanto o segurado estiver incapacitado para o trabalho e ser convertido em aposentadoria por invalidez, quando ficar constatado que o segurado encontra-se incapaz e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia.

24. (Juiz do Trabalho TRT11 2005) Em relao aos benefcios previdencirios e segurados do Regime Geral da Previdncia Social, correto afirmar que (A) o segurado, caso trabalhe tanto para o regime prprio quanto para o regime geral, ser segurado obrigatrio do primeiro regime ao qual se filiou e facultativo, em relao ao segundo.
-

(B) o auxlio-acidente tem carter ressarcitrio, devendo ter, para sua concesso, seqela que implique reduo na capacidade de trabalho do segurado. (C) a aposentada que permanecer ou retornar atividade ter direito a receber salriomaternidade, quando preenchidos os requisitos legais. (D) os servidores pblicos ocupantes de cargo em comisso no integram o elenco dos segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social. (E) o segurado aposentado que voltar a trabalhar no voltar a contribuir, visto j ser aposentado pelo regime geral de Previdncia Social.

25. (Juiz do Trabalho TRT11 2005) Quanto aos benefcios previdencirios, correto afirmar: (A) O benefcio auxlio-recluso devido ao segurado nos casos de priso cautelar (flagrante, preventiva, provisria ou decorrente de sentena de pronncia ou condenatria sem trnsito em julgado) ou quando o encarceramento decorre de sentena condenatria transitada em julgado. (B) A aposentadoria por idade compulsria poder ser requerida pela prpria empresa quando preencher os seguintes requisitos: o segurado contar com 65 anos de idade, se homem e 60 anos de idade, se mulher, quando no requerida a aposentadoria pelo prprio segurado. (C) O salrio-famlia pago diretamente pelo INSS tanto nas hipteses do segurado empregado e do trabalhador avulso, quanto na do segurado aposentado com direito ao benefcio. (D) O salrio-maternidade devido segurada empregada, trabalhadora avulsa e empregada domstica, durante 28 dias antes do parto e 92 dias depois do parto, observadas as situaes e condies previstas na legislao, no que concerne a proteo maternidade. (E) A viva pode pedir penso por morte do marido falecido, concorrendo em igualdade de condies com os demais dependentes de ia classe, desde que comprove dependncia econmica.
-

26. (Juiz do Trabalho TRT11 2005) O direito de exigir da Previdncia o benefcio de aposentadoria (A) prescreve em trinta anos, contados da data do preenchimento dos requisitos para sua concesso. (B) imprescritvel, mas a demora em pleite-lo pode fazer com que a prestao seja devida apenas a partir da data de seu requerimento. (C) prescreve em cinco anos, contados da data em que houve a perda da condio de segurado. (D) imprescritvel, devendo o benefcio ser pago pela previdncia social desde a data do preenchimento dos requisitos para sua concesso. (E) prescreve em cinco anos, contados da data do preenchimento dos requisitos para sua concesso.
-

27. (Juiz do Trabalho TRTI.1. 2005) Com relao ao salrio-de-benefcio, INCORRETO afirmar que (A) a previdncia social estabelece, para o clculo de benefcios previdencirios, um piso, correspondente ao salrio-mnimo, e um limite-teto, equivalente ao limite mximo do salrio- decontribuio, O salrio-famlia uma exceo regra do piso, enquanto que o salrio- maternidade o em relao ao teto. (B) o salrio-de-benefcio ser calculado tendo como base a mdia aritmtica dos maiores salriosde-contribuio, correspondentes a 8O% de todo o perodo contributivo, podendo o segurado, no entanto, fazer a opo pelo clculo baseado nos trinta e seis ltimos meses de contribuio, se lhe for mais vantajoso. (C) o dcimo terceiro salrio considerado como salrio-de-contribuio, para efeito de clculo da
-

contribuio mensal do segurado da previdncia social. Entretanto, no ser utilizado no clculo do salrio-de-benefcio de sua prestao previdenciria. (D) a idade, a expectativa de sobrevida do segurado, no momento da aposentadoria, calculadas pelo IBGE tendo em vista a mdia nacional nica para ambos os sexos, e o tempo de contribuio do segurado sero considerados no clculo do fator previdencirio. (E) o montante referente ao auxlio-acidente integra o salrio-de-contribuio utilizado no clculo de aposentadoria concedida pelo regime geral de previdncia social, desprezando-se dessa soma o valor que exceder o limite-teto do salrio-de-contribuio.

28. (Analista TRF 2 Regio 2007) segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana devido salrio-maternidade pelo perodo de (A) cento e vinte dias se a criana tiver entre um e quatro anos de idade. (B) noventa dias, se a criana tiver at um ano de idade. (C) noventa dias, se a criana tiver entre um e quatro anos de idade. (D) sessenta dias, se a criana tiver de quatro a oito anos de idade. (E) trinta dias, se a criana tiver de quatro a oito anos de idade.
-

29. (Analista TRF 2 Regio 2007). Considere as seguintes assertivas a respeito do salrio famlia: 1. O salrio-famlia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, inclusive ao domstico e ao segurado trabalhador avulso, na proporo do respectivo nmero de filhos. II. O aposentado por invalidez ou por idade e os demais aposentados com sessenta e cinco anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou sessenta anos ou mais, se do feminino, tero direito ao salrio-famlia, pago juntamente com a aposentadoria. III. A empresa conservar durante quinze anos, obrigatoriamente, os comprovantes dos pagamentos e as cpias das certides correspondentes, para exame pela fiscalizao da Previdncia Social. IV. A cota do salrio-famlia no ser incorporada ao salrio ou ao benefcio. Est correto o que se afirma, APENAS em (A) 1, II e III. (B) 1 e III. (C) 1 e IV. (D) II e IV. (E) II, III e IV.
-

30. (Analista TRF 4 Regio 2007).O salrio maternidade (A) ser pago diretamente pela Previdncia Social para a segurada empregada, que dever requerer o benefcio at 30 dias aps o parto. (B) dever ser requerido pela segurada especial e pela empregada domstica at 60 dias aps o parto. (C) devido pelo perodo de 60 dias para a segurada da Previdncia Social que adotar criana de at um ano de idade. (D) devido pelo perodo de 45 dias para a segurada da Previdncia Social que adotar criana entre 1 e 4 anos de idade. (E) da segurada trabalhadora avulsa, pago diretamente pela Previdncia Social, consiste numa renda mensal igual sua remunerao integral equivalente ao ms de trabalho.
-

31. (Analista TRF 2 Regio 2007). Considere as seguintes assertivas a respeito do auxlio-doena:
-

1. O auxlio-doena ser devido ao segurado empregado a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do incio da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. II. Quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de trinta dias, o auxlio- doena ser devido aps quinze dias contados da data da entrada do requerimento. III. Em regra, o auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a noventa e um por cento do salrio-de-benefcio. IV. A empresa que garantir ao segurado licena remunerada, em regra, no ficar obrigada a pagar-lhe durante o perodo de auxlio-doena a eventual diferena entre o valor deste e a importncia garantida pela licena. Est correto o que consta APENAS em (A) 1, III e IV. (B) 1, II e III. (C) 1 e III. (D) II e IV. (E) II, III e IV.

32. (Juiz do Trabalho TRT11 2007).Constitui hiptese de acumulao indevida de benefcios: (A) auxlio-doena e auxlio-acidente. (B) aposentadoria e salrio-maternidade. (C) penso por morte de filho e penso por morte de cnjuge. (D) auxlio-recluso e penso por morte. (E) salrio-maternidade e auxlio-doena.
-

33. (PROCURADOR TCE-MG 2007).No clculo da aposentadoria especial do RGPS Regime Geral de Previdncia Social, observados, em todas as hipteses, os limites mnimos e mximos do valor dos benefcios previdencirios, inclui a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio atualizados correspondentes a (A) 8O% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social anteriormente a 28 de novembro de 1999. (B) 100% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social posteriormente a 28 de novembro de 1999. (C) 80% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social posteriormente a 28 de novembro de 1999. (D) 100% de todo o perodo contributivo para os segurados que se filiaram Previdncia Social anteriormente a 28 de novembro de 1999. (E) mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio atualizados correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, sendo irrelevante a data de filiao Previdncia Social.

GABARITO
1 E 2 C 3 A 4 D 5 D 6 A 7 C 8 B 9 B 10D

11-E

12D

13-D 14-B

15-C

16-D

17-B

18-C 19-D 20-A

21D 32E

22-A

23-A 24-C 25-A

26-B

27-B

28-E

29-D 30-E

31-C

33-C

Procurador Federal 2007 Julgue os itens a seguir, acerca do conceito, da organizao e dos princpios da seguridade social. 1) Assistncia social a poltica social que prov o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio seguridade social. A seguridade social obedece aos princpios da seletividade e da distributividade na prestao dos benefcios e servios. Pedro, segurado obrigatrio do RGPS, era casado com Solange, brasileira e empregada na embaixada do Sudo, de quem jamais se divorciou ou se separou judicialmente. Atualmente, Pedro vive com Carla e tutor de Sofia, com 12 anos de idade, filha de seu irmo falecido. Com referncia a essa situao hipottica, julgue os itens seguintes quanto aos beneficirios do RGPS, na forma da Lei n. 8.213/1991. 2) Sofia pode figurar como dependente de Pedro, desde que essa condio seja declarada e que seja demonstrada a dependncia econmica. 3) Solange segurada obrigatria do RGPS. 4) Solange continua a ser dependente de Pedro. A respeito do custeio do RGPS e do salrio-de-contribuio, julgue os itens subseqentes. 5) Os valores do salrio-de-contribuio sero reajustados na mesma poca e com os mesmos ndices que os do reajustamento dos benefcios de prestao continuada da previdncia social. 6) Considere que Maria receba salrio-maternidade. Nessa situao, no haver desconto da contribuio previdenciria do valor desse benefcio.

7) Considere que um auditor fiscal constate que determinado segurado, contratado como trabalhador avulso, preenche as condies da relao de emprego. Nessa situao, o auditor dever ingressar, na Procuradoria do INSS, com uma ao judicial visando desconsiderar o vnculo pactuado e, conseqentemente, efetuar, por deciso judicial, o enquadramento como segurado empregado. Em relao aos benefcios de previdncia social, julgue os itens que se seguem. 8) Considere que Joana seja empregada e no tenha conseguido comprovar o valor dos seus salrios-de-contribuio, no perodo bsico de clculo. Nessa situao, mesmo que preenchidos os requisitos para a concesso do benefcio, Joana no far jus a um benefcio previdencirio. 9) O contribuinte individual que trabalha por conta prpria, sem relao de emprego, no faz jus aposentadoria por tempo de contribuio. 10) O contribuinte individual e o empregado domstico no fazem jus ao benefcio de auxlio-acidente. Acerca do perodo de carncia, julgue os itens seguintes. Considere a seguinte situao hipottica. 11) Lucas foi empregado pelo perodo de 15 anos, aps o qual ingressou no servio pblico, no qual exerceu atividades durante 10 anos. Com o intuito de se aposentar, requereu o pagamento das contribuies devidas como contribuinte individual durante o perodo pretrito, para fins de carncia. Nessa situao, mesmo no sendo contribuinte obrigatrio no referido perodo, Lucas poder contar com esse tempo de contribuio, desde que faa, agora, o referido pagamento das prestaes em atraso, com juros e correo monetria. 12) A perda da qualidade de segurado no prejudica o direito aposentadoria se todos os requisitos para a sua concesso j tiverem sido preenchidos e estiverem de acordo com a legislao em vigor poca em que esses requisitos foram atendidos. Com base no regulamento do seguro de acidentes do trabalho e da molstia profissional, julgue os itens a seguir. 13) Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verifica nexo tcnico epidemiolgico entre a atividade da empresa e a entidade mrbida motivadora da incapacidade, elencada na Classificao Internacional de Doenas (CID).

14) Cabe ao empregado comunicar o acidente do trabalho previdncia social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia do acidente; em caso de morte, a empresa dever comunicar o acidente de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela previdncia social. GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 C C E XCE E E E C E C C E

Procurador de Estado Cear 2008 QUESTO 94 A seguridade social deve ser compreendida como um sistema que procura solucionar riscos sociais que evidenciam necessidades especficas capazes de provocar graves desequilbrios que comprometam a ordem social. Com relao seguridade social brasileira, assinale a opo correta. A) A Lei Eloi Chaves apontada como o marco inaugural da previdncia social no Brasil, por ter sido a primeira iniciativa do poder pblico que visava amparar os trabalhadores contra os riscos sociais. Ela foi criada como seguro social e de acordo com o modelo bismarquiano. B) As instituies privadas tm livre acesso prestao de servios de assistncia na rea de sade, e participam de forma complementar ao sistema nico, sendo vedada, entretanto, a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes para essas instituies. C) Em obedincia ao princpio da igualdade, corolrio da dignidade da pessoa humana, no possvel a adoo de requisitos diferenciados para concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social. D) A previdncia social pblica brasileira organiza-se basicamente em regimes prprios, destinados aos servidores pblicos titulares de cargos efetivos, e regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria para os demais trabalhadores. Este, entre outros riscos sociais, d cobertura aos eventos de doena, invalidez, morte, idade avanada e desemprego involuntrio. E) O legislador constituinte originrio, com objetivo de dar maior abrangncia e cuidado possveis questo dos riscos sociais, estabeleceu que as aes

presentes no Ttulo da Ordem Social, da Constituio Federal, corresponderiam s iniciativas dos poderes pblicos e da sociedade para proteo do direito ao bem-estar e da justia social, representados pelas aes que integram a seguridade social. QUESTO 95 De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, no Brasil, em 2003, foram gastos mais de 8,2 bilhes de reais em benefcios acidentrios e aposentadorias especiais. Esse nmero revela a necessidade de aprimoramento das polticas sociais relacionadas preveno do acidente de trabalho, condio que implica a correta aplicao da legislao acidentria. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A) Considere-se que Jos sofra acidente de trabalho e, por ser segurado da previdncia social, passe a receber auxlio-doena, e enquanto receber esse benefcio, seu contrato de trabalho seja interrompido, condio que impede a sua dispensa. Nessa situao, aps a cessao do auxlio-doena, Jos ter estabilidade por, no mnimo, 12 meses. B) Considere-se que Flvio trabalhe em uma empresa como um dos responsveis pela confeco da folha de pagamentos. Com o objetivo de agilizar o servio, dirigiu-se espontaneamente ao local de trabalho, no ltimo domingo do ms, para concluir os procedimentos. No retorno sua residncia, Flvio sofreu um acidente de carro, ficando hospitalizado por mais de 90 dias e recebendo auxlio-doena por mais 180 dias. Nessa situao, o episdio relatado no se enquadra no conceito de acidente de trabalho. C) A incluso do acidente de trabalho entre os eventos protegidos pela previdncia social revela que o legislador constituinte adotou a teoria do seguro social para esse risco, circunstncia que determina a responsabilidade objetiva do Estado, que dever indenizar o segurado, independentemente da demonstrao de culpa. D) Considere-se que Csar, agente de segurana privado de uma empresa de vigilncia que presta servios a diversas empresas, em um assalto na agncia bancria em que trabalhava, leve um tiro e venha a falecer. Nessa situao, a empresa de vigilncia ter at 5 dias, aps a emisso do atestado de bito, para comunicar o acidente de trabalho previdncia social. E) Para os efeitos previstos na legislao acidentria e previdenciria, no h distino entre doena do trabalho e doena profissional. QUESTO 96 Julgue os itens a seguir, relativos aos benefcios da previdncia social.

I) Considere que Jos, segurado empregado, aposentado por invalidez h quatro anos, aps reabilitao, obteve xito e recuperou integralmente sua capacidade para o exerccio de atividade laboral, recebendo alta da percia mdica do INSS. Nessa situao, considerando a existncia do direito de retornar ao trabalho na empresa em que desempenhava sua funo antes da aposentadoria, cessar, de imediato, o benefcio de Jos por invalidez. II) Considere que Cludio, segurado do regime geral, solteiro e sem filhos registrados, falea, e Maria, sua me, passe a receber a penso por morte, por ter comprovada a dependncia econmica. Considere, ainda que Jair, aps ao de investigao de paternidade, obtenha o reconhecimento de que Cludio era seu pai. Nessa situao, a penso por morte recebida por Maria dever ser rateada com Jair. III) Considere que Teresa, segurada da previdncia social na qualidade de empregada domstica, receba um salrio mnimo mensal de seus empregadores. Nessa situao, apesar de ter dois filhos menores de 14 anos, Teresa no tem o direito de receber salrio-famlia. IV) Considere que Clarice, contadora e aposentada por tempo de contribuio pelo regime geral, volte a exercer atividade remunerada, prestando servios a diversas empresas. Nessa situao, Clarice deve contribuir, novamente, para a previdncia social, sem previso para aumentar os proventos que j recebe ou requerer qualquer outro benefcio. V) Para os trabalhadores da iniciativa privada, a aposentadoria proporcional concedida queles que cumpriram os requisitos anteriores reforma constitucional implementada pela Emenda Constitucional n. 20/1998. Nessa modalidade de benefcio, h autorizao para aplicao apenas dos redutores previstos no texto constitucional. A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5. QUESTO 97 Em relao aos beneficirios do regime geral da previdncia social (RGPS), cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta.

A) Albano, quando tinha 16 anos de idade, perdeu seu pai, segurado do (RGPS), e passou a receber a penso por morte, benefcio que cessou quando completou 21 anos. Depois, perdeu sua me. Atualmente, Albano trabalha no mercado informal, tem 23 anos de idade, est na faculdade, mas no promoveu sua inscrio na previdncia social. Nessa situao, caso Albano venha a ser acometido por doena que o torne invlido e, portanto, incapaz para a atividade laboral, poder requerer ao INSS a restaurao da penso que recebia, tendo em vista sua atual condio de invalidez. B) Clio concluiu o curso de medicina e agora est fazendo residncia mdica em hospital particular. Nessa situao, caso tenha sido contratado de acordo com a legislao regente, para a previdncia social, Clio segurado empregado. C) Rodrigo servidor pblico estadual, ocupando o cargo efetivo de professor de ensino mdio nos perodos matutino e vespertino. Tendo em vista a permisso do rgo em que trabalha, Rodrigo tambm leciona, no perodo noturno, em uma escola particular. Nessa situao, Rodrigo segurado obrigatrio tanto do regime prprio quanto do RGPS. D) Getlio pastor evanglico e a igreja em que exerce sua atividade lhe d, todos os meses, uma quantia em dinheiro, a ttulo de ajuda de custo. Nessa situao, apesar de a igreja considerar tais valores apenas como ajuda de custo, na verdade eles constituem uma remunerao, condio que torna Getlio segurado da previdncia social na qualidade de empregado. E) Selma, segurada da previdncia social na qualidade de empregada, solteira, no tem filhos e seus pais j faleceram. Nessa situao, Selma poder designar um menor impbere, com quem tenha muita afinidade, para ser seu dependente, bastando, para isso, declarar, por escrito, sua inteno agncia da previdncia social. QUESTO 98 Com referncia ao salrio-de-contribuio, cada uma das opes a seguir apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta. A) Gilmar, em 2007, inscreveu-se facultativamente no RGPS. Nessa situao, o salrio de contribuio de Gilmar deve seguir as faixas de salrio-base, a exemplo do que ocorre com os contribuintes individuais. B) Telma empregada domstica e segurada da previdncia social. Nessa situao, o salrio de contribuio de Telma o valor total recebido, incluindo os ganhos habituais na forma de utilidade, tais como alimentao e moradia.

C) Genival foi demitido sem justa causa, tendo recebido da empresa todos os seus direitos. Nessa situao, em relao aos valores recebidos a ttulo de aviso prvio, frias proporcionais e 13. salrio, tambm proporcional, no incide a contribuio previdenciria. D) Marcos trabalha em uma empresa que, entre outras vantagens, oferece programa de previdncia complementar aberta, disponvel a todos os empregados e dirigentes. Nessa situao, pelo fato de esses valores serem dedutveis do imposto de renda da pessoa fsica beneficiria, a legislao previdenciria considera tais rubricas como salrio de contribuio. E) Jssica trabalha em uma empresa que paga vale-transporte em dinheiro. Nessa situao, os valores recebidos na condio de vale-transporte so considerados salrio de contribuio. QUESTO 99 Acerca das normas constitucionais relacionadas ao custeio da seguridade social, assinale a opo correta. A) Com o objetivo de incentivar a criao de empregos, a Constituio Federal eliminou qualquer restrio de acesso a benefcios fiscais ou creditcios, inclusive para empresas que estejam em dbito com a seguridade social. B) Considerando os sucessivos deficit nas contas da previdncia social, apesar da elevada carga tributria, a Constituio autoriza a instituio de novas fontes de custeio, desde que isso seja feito por lei complementar. C) As leis que criam as contribuies que financiam a seguridade social devem observar o chamado princpio da anterioridade nonagesimal, isto , somente podem ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado. Alm disso, tais normas no podem ser cobradas no mesmo exerccio financeiro em que forem publicadas. D) A questo previdenciria tornou-se, nos ltimos anos, fonte de preocupao constante em relao necessidade de maior cobertura possvel. Nesse sentido, o prprio texto constitucional estabelece norma programtica com o objetivo de alcanar os trabalhadores de baixa renda, bem como as donas de casa, autorizando a aplicao de alquotas menores sem alterar, entretanto, os prazos de carncia. E) Uma das principais fontes de renncia fiscal que, de certa forma, agrava o deficit nas contas previdencirias a imunidade concedida s instituies de educao e de assistncia social, estas, sem fins lucrativos. Gabarito

94 95 96 97 98 99 D C B C E B Procurador do Estado da Paraba 2008 QUESTO 56 Com relao aos direitos constitucionais trabalhadoras, assinale a opo correta. assegurados s mulheres

A) gestante assegurada licena com a durao de 120 dias, perodo que coincide com sua garantia de emprego e salrio. B) vedada a dispensa da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto, perodo que coincide com a licenamaternidade. C) empregada gestante assegurada licena com a durao de 120 dias, ficando vedada sua dispensa desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. D) empregada gestante assegurada licena com a durao de cinco meses, ficando vedada sua dispensa desde a confirmao da gravidez at 120 dias aps o parto. E) vedada a dispensa da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at o trmino do perodo de 180 dias da licena-maternidade. GABARITO 56 C Procurador do Ministrio Pblico junto ao TCM/GO QUESTO 51 Em relao aos princpios constitucionais que regem a seguridade social brasileira, cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo cuja assertiva esteja correta. A) A empresa Construtora Solar Ltda. no recolheu as contribuies previdencirias relativas parte patronal nem as que foram arrecadadas dos

segurados empregados nos ltimos doze meses. Nessa situao, com fundamento nos princpios da igualdade e da livre iniciativa, a empresa poder participar de licitao e ser contratada pela administrao pblica. B) O orfanato So Jos entidade beneficente de assistncia social. Nessa situao a entidade tem direito iseno em relao s contribuies para a seguridade social mesmo que no tenha o certificado de utilidade pblica federal e estadual ou municipal. C) Sandra dona de casa e contribui para a previdncia social na qualidade de segurada facultativa. Nessa situao, tem-se um exemplo da aplicao do princpio da universalidade, que deve ser compreendido sob dois aspectos: todos os residentes e domiciliados no territrio nacional devero ser atendidos e todos os riscos devero ser acobertados pela seguridade social. D) Joo foi servidor pblico em um pequeno municpio com regime prprio de previdncia durante 6 anos. Apesar da segurana que o cargo lhe proporcionava, Joo pediu exonerao e abriu um pequeno negcio por conta prpria, passando a contribuir para o RGPS na qualidade de segurado contribuinte individual. Nessa situao, o tempo de contribuio para o regime prprio somente ser computado aps 36 meses de contribuio no RGPS. QUESTO 52 Assinale a opo correta quanto organizao da seguridade social. A) A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, sendo garantido um salrio mnimo mensal ao idoso que comprove no possuir os meios suficientes para prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. Nesses casos, o benefcio concedido ao idoso computado para os fins de clculo da renda familiar per capita para a concesso de novos benefcios assistenciais. B) A filiao ao RGPS no obrigatria para aqueles que recebem qualquer tipo de renda, sendo facultativa a contribuio ao regime de previdncia complementar, especialmente para aqueles que trabalhem por conta prpria. C) O RGPS, financiado pelas contribuies incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho, garante a cobertura de todos os eventos de risco indicados no texto constitucional, exceto o desemprego involuntrio. D) Nos municpios de pequeno porte, assim compreendidos aqueles com menos de 30 mil habitantes, mesmo que o ente pblico institua regime prprio de previdncia para os servidores titulares de cargos efetivos, estes podero filiar-se ao RGPS como segurados facultativos.

QUESTO 53 A base de clculo das contribuies previdencirias no inclui o: A) dcimo terceiro salrio. B) vale-transporte pago em dinheiro. C)tero constitucional recebido por ocasio das frias. D)aviso prvio indenizado. QUESTO 54 Em relao ao custeio da seguridade social, cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo cuja assertiva esteja correta. A) A empresa Campineira Ltda. concede aos empregados que trabalhem na rea comercial, a ttulo de utilidades, assistncia mdica, hospitalar e odontolgica prestada mediante convnio com o plano de sade. Nessa situao, as referidas rubricas no integram a base de clculo da contribuio previdenciria. B) Paulo feirante, trabalha por conta prpria sem relao de trabalho com empresa ou equiparado, segurado da previdncia na qualidade de contribuinte individual, e optou pela excluso do direito ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio. Nessa situao, a contribuio de Paulo corresponde a 11% sobre o valor correspondente ao limite mnimo mensal do salrio-de-contribuio. C) Juarez somente pde gozar suas frias aps o trmino do perodo concessivo, razo por que teve direito ao recebimento em dobro, inclusive do tero constitucional. Nessa situao, sobre tal rubrica incide contribuio previdenciria, tendo em vista que a manuteno do contrato de trabalho exclui a natureza indenizatria de tal rubrica. D) Ana trabalha na empresa Lua Azul Ltda. e teve seu primeiro filho, passando a receber o benefcio do salrio-maternidade. Nessa situao, pelo fato de o referido benefcio estar includo no rol de benefcios previdencirios, os valores recebidos a esse ttulo no integram a base de clculo das contribuies previdencirias. QUESTO 55 Acerca daqueles que podem usufruir dos benefcios previdencirios, cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Assinale a opo cuja assertiva esteja correta. A) Selma e Ricardo, ambos segurados da previdncia social, constituram entidade familiar a partir de unio estvel devidamente consolidada. Nessa situao, apesar de se tratar de unio estvel, no caso de falecimento de qualquer um deles, o sobrevivente dever comprovar sua dependncia econmica junto previdncia social com o objetivo de receber algum benefcio. B) Gilmar e Sandra so pais de Fernando, segurado da previdncia social, solteiro e sem filhos. Nessa situao, considerando que Fernando ainda mora com seus pais, a dependncia econmica destes presumida diante da previdncia social. C) Getlio ocupante de cargo em comisso em municpio do interior goiano, no tendo vnculo efetivo com a administrao pblica daquela localidade. Nessa situao, considerando que o municpio institua regime prprio de previdncia, Getlio receber benefcio do municpio, tendo em vista sua vinculao a esse regime. D) Srgio tem 20 anos e dependente economicamente de seu pai, Antnio. Nessa situao, apesar de o Cdigo Civil indicar a idade de 18 anos para o incio da capacidade plena, caso Antnio venha a falecer antes de Srgio completar 21 anos, este receber a penso por morte juntamente com sua me. QUESTO 56 Em relao aos benefcios da previdncia social, cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo cuja assertiva esteja correta. A) Clio arrendatrio rural e segurado do RGPS. Nessa situao, em face da natureza de sua filiao, Clio no ter direito a aposentadoria por tempo de servio. B) Gilberto aposentado e retornou ao trabalho em atividade abrangida pelo RGPS. Nessa situao, se vier a cumprir os requisitos, Geraldo poder receber nova aposentadoria. C) Antnio, durante muito tempo foi segurado da previdncia social, mas perdeu seu emprego na fbrica em que trabalhava e, portanto, perdeu a qualidade de segurado. Nessa situao, as contribuies que Antnio verteu ao sistema antes de perder a qualidade de segurado no sero computadas para efeito de ulterior benefcio, caso ele volte a contribuir para o regime previdencirio.

D) Paulo segurado facultativo da previdncia social. Nessa situao, caso deixe de promover o recolhimento mensal, Paulo perder a qualidade de segurado aps o terceiro ms sem recolhimento. QUESTO 57 Ainda em relao aos benefcios previdencirios, assinale a opo correta. A) O perodo em gozo de auxlio-doena e aposentadoria por invalidez, entre perodos de atividade, no pode ser computado como tempo de contribuio. B) A concesso do benefcio de aposentadoria por idade, especial e por tempo de contribuio independe da manuteno da qualidade de segurado. C) Considere que Carlos, segurado da previdncia social, tenha sido denunciado, julgado e condenado priso em regime semi-aberto. Nessa situao hipottica, ainda que Carlos, pela progresso da pena, passe priso albergue, seus dependentes continuaro recebendo o auxlio-recluso. D) Considere a seguinte situao hipottica. Estevo era segurado da previdncia social e, vindo a falecer, sua esposa e 3 filhos menores de 21 anos, sendo um invlido, passaram a receber a penso previdenciria. Nessa situao, a penso por morte jamais ser suspensa e somente cessar com a morte do pensionista ou quando os dependentes completarem 21 anos, exceto o invlido, revertendo a frao para a viva, ou pela emancipao, mesmo o invlido, ressalvada, nesse caso, a hiptese de a emancipao decorrer de colao de grau cientfico em curso de ensino superior. QUESTO 58 Acerca da cumulao de benefcios do RGPS, cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo cuja assertiva esteja correta. A) Joo aposentado por idade, mas retornou ao mercado de trabalho, exercendo atividade abrangida pelo RGPS. Nessa situao, caso precise, Joo no ter direito ao auxliodoena. B) Dilermano auxiliar de enfermagem e, em razo de flexibilidade de horrio, trabalha em 3 clnicas, sendo segurado da previdncia social em cada um desses vnculos. Certo dia, no caminho para o trabalho, ele sofreu acidente que determinou o encurtamento de 6 cm da perna direita. Nessa situao, Dilermano poder receber um auxlio-acidente para cada um dos vnculos que possua com a previdncia social.

C) Cludia pensionista do RGPS e casou-se com Slvio, segurado da previdncia social, que faleceu aps 2 anos de casamento. Nessa situao, Cludia continuar recebendo a primeira penso somada nova decorrente do falecimento de Slvio. D) Jlio era aposentado pelo RGPS e casado com Ester, segurada da previdncia social que faleceu em razo de acidente no trabalho. Nessa situao, Jlio no receber a penso de Ester, pois j recebe benefcio da previdncia social. QUESTO 59 No tocante s disposies da legislao previdenciria, assinale a opo correta. A) A comprovao do tempo de servio, para fins previdencirios, produzir efeito, ainda que as provas colhidas sejam exclusivamente testemunhais, tendo em vista a necessria proteo social decorrente dos princpios constitucionais. B) O contribuinte individual que presta servio a outro contribuinte individual deve recolher a sua prpria contribuio utilizando a alquota de 20% sobre a remunerao recebida. C) Os benefcios previdencirios so reajustados anualmente pela variao do INPC, inclusive aqueles que receberam aumento decorrente da alterao do limite do salrio mnimo. D) O perodo de atividade rural anterior a abril de 1994 pode ser comprovado mediante declarao do sindicato homologada pelo Ministrio Pblico. QUESTO 60 Acerca dos benefcios previdencirios, assinale a opo correta. A) O aposentado por invalidez que, por qualquer razo, retornar a exercer atividade remunerada ter seu benefcio automaticamente cancelado retroativamente data da concesso. B) A morte presumida do segurado autoriza a concesso de penso por morte provisria aps 12 meses de constatada a ausncia. C) O auxlio-doena no ser concedido ao segurado que se filiar previdncia social j portador de doena grave. Nesses casos, a percia deve apresentar o laudo informando inexistir nexo entre a atividade laboral e o incio da incapacidade.

D) O auxlio-doena do segurado que exercer mais de uma atividade abrangida pela previdncia social ser devido mesmo no caso de incapacidade apenas para o exerccio de uma delas, devendo a percia mdica ser conhecedora de todas as atividades que o mesmo estiver exercendo. GABARITO 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 C C D B D A B A B D TCNICO DO SEGURO SOCIAL - 2008 Acerca dos princpios da seguridade social, julgue os itens a seguir. 11 A seguridade social, em respeito ao princpio da solidariedade, permite a incidncia de contribuio previdenciria sobre os valores pagos a ttulo de aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social. 12 O Conselho Nacional da Previdncia Social um dos rgos de deliberao coletiva da estrutura do Ministrio da Previdncia Social, cuja composio, obrigatoriamente, deve incluir pessoas indicadas pelo governo, pelos empregadores, pelos trabalhadores e pelos aposentados. 13 Um dos objetivos da seguridade social a universalidade da cobertura e do atendimento, meta cumprida em relao assistncia social e sade, mas no previdncia. Acerca da seguridade social no Brasil, de suas caractersticas, contribuies e atuao, julgue os itens a seguir. 14 A grande preocupao com os hipossuficientes tem sido caracterstica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alterao, no texto constitucional, de garantias para incluso dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho domstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuio, alquotas e prazos de carncia inferiores. 15 Em que pesem os inmeros avanos alcanados aps a promulgao da Constituio Federal de 1988, especialmente com a estruturao do modelo de seguridade social, o Brasil mantm, ainda, resqucios de desigualdade, que podem ser observados, por exemplo, pela existncia de benefcios distintos para os trabalhadores urbanos em detrimento dos rurais. 16 A seguridade social brasileira, apesar de ser fortemente influenciada pelo modelo do Estado do bem-estar social, no abrange todas as polticas sociais do Estado brasileiro.

17 A instituio de alquotas ou bases de clculos diferentes, em razo da atividade econmica ou do porte da empresa, entre outras situaes, apesar de, aparentemente, infringir o princpio tributrio da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da eqidade na forma de participao no custeio da seguridade social. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica acerca da identificao dos segurados da previdncia social, seguida de uma assertiva a ser julgada. 81 Beatriz trabalha, em Braslia, na sucursal da Organizao das Naes Unidas e no tem vinculao com regime de previdncia estrangeiro. Nessa situao, Beatriz segurada da previdncia social brasileira na condio de contribuinte individual. 82 Otvio, contador, aposentado por regime prprio de previdncia social e comeou a prestar servios de contabilidade em sua residncia. Dada a qualidade de seus servios, logo foi contratado para dar expediente em uma grande empresa da cidade. Nessa situao, Otvio no segurado do regime geral, tanto por ter pertencido a um regime prprio, quanto por ser aposentado. 83 Miguel, civil, brasileiro nato que mora h muito tempo na Sua, foi contratado em Genebra para trabalhar na Organizao Mundial de Sade. Seu objetivo trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razo pela qual optou por no se filiar ao regime prprio daquela organizao. Nessa situao, Miguel segurado obrigatrio da previdncia social brasileira na qualidade de contribuinte individual. 84 Claudionor tem uma pequena lavoura de feijo em seu stio e exerce sua atividade rural apenas com o auxlio da famlia. Dos seus filhos, somente Aparecida trabalha fora do stio. Embora ajude diariamente na manuteno da plantao, Aparecida tambm exerce atividade remunerada no grupo escolar prximo propriedade da famlia. Nessa situao, Claudionor e toda a sua famlia so segurados especiais da previdncia social. 85 Nelson ocupa cargo em comisso, de livre nomeao e exonerao, na Secretaria de Sade de uma prefeitura que instituiu regime prprio de previdncia social. Nessa condio, apesar de trabalhar em municpio com regime prprio de previdncia, Nelson segurado empregado do regime geral. Ainda em relao identificao dos segurados da previdncia social, julgue os itens a seguir.

86 Um tabelio que seja titular do cartrio de registro de imveis em determinado municpio vinculado ao respectivo regime de previdncia estadual, pois a atividade que exerce controlada pelo Poder Judicirio. 87 Para a previdncia social, uma pessoa que administra a construo de uma casa, contratando pedreiros e auxiliares para edificao da obra, considerada contribuinte individual. 88 Um sndico de condomnio que resida no condomnio que administra e receba remunerao por essa atividade segurado da previdncia social na qualidade de empregado. 89 Um cidado belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construo de uma rodovia em Moambique segurado da previdncia social brasileira na qualidade de empregado. 90 Um adolescente de 14 anos de idade, menor aprendiz, contratado de acordo com a Lei n.o 10.097/2000, apesar de ter menos de 16 anos de idade, que o piso para inscrio na previdncia social, segurado empregado do regime geral. Acerca de princpios da seguridade social, julgue os itens a seguir. 91 Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuio, os benefcios e servios prestados na rea de assistncia social prescindem da respectiva fonte de custeio prvio. 92 De acordo com recentes alteraes constitucionais, as contribuies sociais que financiam a seguridade social somente podero ser exigidas depois de decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado. Essas alteraes tambm acrescentaram, no que concerne a esse assunto, a exigncia da anterioridade do exerccio financeiro. Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 93 Alzira, estudante, filiou-se facultativamente ao regime geral de previdncia social, passando a contribuir regularmente. Em razo de dificuldades financeiras, Alzira deixou de efetuar esse recolhimento por oito meses. Nessa situao, Alzira no deixou de ser segurada, uma vez que a condio de segurado permanece por at doze meses aps a cessao das contribuies. 94 Ronaldo, afastado de suas atividades laborais, tem recebido auxlio doena. Nessa situao, a condio de segurado de Ronaldo ser mantida sem limite de prazo, enquanto estiver no gozo do benefcio, independentemente de contribuio para a previdncia social.

95 Clia, professora de uma universidade, eventualmente, presta servios de consultoria na rea de educao. Por isso, Clia segurada empregada pela atividade de docncia e contribuinte individual quando presta consultoria. Nessa situao, Clia tem uma filiao para cada atividade. 96 Fernanda foi casada com Lucas, ambos segurados da previdncia social. H muito tempo separados, resolveram formalizar o divrcio e, pelo fato de ambos trabalharem, no foi necessria a prestao de alimentos entre eles. Nessa situao, Fernanda e Lucas, aps o divrcio, deixaro de ser dependentes um do outro junto previdncia social. 97 Osvaldo cumpriu pena de recluso devido prtica de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No perodo em que esteve na empresa, Osvaldo era segurado da previdncia social. Nessa situao, Osvaldo tem direito de continuar como segurado da previdncia social por at dezoito meses aps o seu livramento. Em cada um dos itens seguintes, apresenta-se uma situao hipottica referente aplicao do conceito de salrio-de-contribuio, seguida de uma assertiva a ser julgada. 98 A empresa em que Maurcio trabalha paga a ele, a cada ms, um valor referente participao nos lucros, que apurado mensalmente. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre o valor recebido mensalmente por Maurcio a ttulo de participao nos lucros. 99 Rodrigo trabalha na gerncia comercial de uma grande rede de supermercados e visita regularmente cada uma das lojas da rede. Para atendimento a necessidades do trabalho que faz durante as viagens, Rodrigo recebe dirias que excedem, todos os meses, 50% de sua remunerao normal. Nessa situao, no incide contribuio previdenciria sobre os valores recebidos por Rodrigo a ttulo dessas dirias. 100 Maria, segurada empregada da previdncia social, encontra-se afastada de suas atividades profissionais devido ao nascimento de seu filho, mas recebe salrio-maternidade. Nessa situao, apesar de ser um benefcio previdencirio, o salrio-maternidade que Maria recebe considerado salriode-contribuio para efeito de incidncia. 101 Mateus trabalha em uma empresa de informtica e recebe o valetransporte junto s demais rubricas que compem sua remunerao, que devidamente depositada em sua conta bancria. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre os valores recebidos por Mateus a ttulo de vale-transporte. 102 Lus vendedor em uma grande empresa que comercializa eletrodomsticos. A ttulo de incentivo, essa empresa oferece aos empregados

do setor de vendas um plano de previdncia privada. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre os valores pagos, pela empresa, a ttulo de contribuio para a previdncia privada, a Lus. 103 Tendo sido demitido sem justa causa da empresa em que trabalhava, Vagner recebeu o aviso prvio indenizado, entre outras rubricas. Nessa situao, no incide contribuio previdenciria sobre o valor da indenizao paga, pela empresa, a Vagner. 104 Claudionor recebe da empresa onde trabalha alguns valores a ttulo de dcimo-terceiro salrio. Nessa situao, os valores recebidos por Claudionor no so considerados para efeito do clculo do salrio-benefcio, integrandose apenas o clculo do salrio-de-contribuio. Com relao a perodo de carncia, julgue os itens a seguir. 105 Uma segurada empregada do regime de previdncia social que tenha conseguido seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofra um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses no ter direito ao auxlio-doena pelo fato de no ter cumprido a carncia de doze contribuies. 106 Se uma empregada domstica estiver devidamente inscrita na previdncia social, ser considerado, para efeito do incio da contagem do perodo de carncia dessa segurada, o dia em que sua carteira de trabalho tenha sido assinada. 107 Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte individual da previdncia social h trs meses e esteja grvida de seis meses ter direito ao salrio-maternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuies que faltam para completar a carncia. apresentada, em cada um dos itens que se seguem, uma situao hipottica relacionada a dependentes e a perodo de carncia, seguida de uma assertiva a ser julgada. 108 Roberto, produtor rural, segurado especial e no faz recolhimento para a previdncia social como contribuinte individual. Nessa situao, para recebimento dos benefcios a que Roberto tem direito, no necessrio o recolhimento para a contagem dos prazos de carncia, sendo suficiente a comprovao da atividade rural por igual perodo. 109 Como ficou desempregado por mais de quatro anos, Mauro perdeu a qualidade de segurado. Recentemente, conseguiu emprego em um supermercado, mas ficou impossibilitado de receber o salrio-famlia pelo fato de no poder contar com as contribuies anteriores para efeito de contagem do tempo de carncia, que, para este benefcio, de doze meses. Nessa situao, Mauro poder contar o prazo anterior perda da qualidade de

segurado depois de contribuir por quatro meses no novo emprego, prazo exigido pela legislao. 110 Clio, segurado empregado da previdncia social, tem um filho, com 28 anos de idade, que sofre de doena degenerativa em estgio avanado, sendo, portanto, invlido. Nessa condio, o filho de Clio considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezoito anos. 111 Paulo , de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano poca do acidente era casado com Raquel. Nessa situao, Paulo e Raquel podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre ambos. 112 Csar, segurado da previdncia social, vive com seus pais e com seu irmo, Getlio, de 15 anos idade. Nessa situao, o falecimento de Csar somente determina o pagamento de benefcios previdencirios a seus pais e a seu irmo se estes comprovarem dependncia econmica com relao a Csar. 113 Edson menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdncia social. Nessa situao, Coutinho no pode requerer o pagamento do salrio-famlia em relao a Edson, j que este no seu dependente. 114 Gilmar, invlido, e Solange so comprovadamente dependentes econmicos do filho Gilberto, segurado da previdncia social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situao, Gilmar e Solange concorrem em igualdade de condies com o filho de Gilberto para efeito de recebimento eventual de benefcios. Julgue a assertiva que se segue a cada uma das situaes hipotticas referentes ao salrio-famlia apresentadas em cada um dos itens subseqentes. 115 Dalila, que empregada domstica e segurada do regime geral da previdncia social, tem trs filhos, mas no recebe salrio-famlia. Nessa situao, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila no tem o direito de receber esse benefcio. 116 Carmen segurada do regime geral da previdncia social e est em gozo de auxlio-doena. Nessa situao, Carmen tambm tem direito de receber o salrio-famlia pago diretamente pela previdncia social. 117 Rubens e sua esposa Amlia tm, juntos, dois filhos, trabalham e so segurados do regime geral da previdncia social, alm de serem considerados trabalhadores de baixa renda. Nessa situao, o salrio-famlia somente ser pago a um dos cnjuges.

Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica a respeito da aposentadoria por tempo de contribuio, seguida de uma assertiva a ser julgada. 118 Leonardo, segurado empregado, trabalhou em uma empresa cujo prdio foi destrudo por um incndio na dcada de 80 do sculo XX, situao evidenciada por meio de registro junto autoridade policial que acompanhou os fatos. Nessa situao, Leonardo poder comprovar, com auxlio de testemunhas, o tempo trabalhado na empresa cujo prdio foi destrudo, averbando esse perodo em pedido de aposentadoria por tempo de contribuio. 119 Firmino foi professor do ensino fundamental durante vinte anos e trabalhou mais doze anos como gerente financeiro em uma empresa de exportao. Nessa situao, excluindo-se as regras de transio, Firmino pode requerer o benefcio integral de aposentadoria por tempo de contribuio, haja vista a possibilidade de computar o tempo em sala de aula em quantidade superior ao efetivamente trabalhado, dada a natureza especial da prestao de servio. 120 Renato era servidor municipal vinculado a regime prprio de previdncia social havia 16 anos, quando resolveu trabalhar na iniciativa privada, em 1999. Nessa situao, o tempo de servio prestado por Renato em outro regime contado como tempo de contribuio, desde que haja a devida comprovao, certificada pelo ente pblico instituidor do regime prprio. 121 Durval, inscrito na previdncia social na qualidade de contribuinte individual, trabalha por conta prpria, recolhendo 11% do valor mnimo mensal do salrio de contribuio. Nessa situao, para Durval fazer jus ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio, dever recolher mais 9% daquele valor, acrescidos de juros. 122 Mrio, segurado inscrito na previdncia social desde 1972, requereu sua aposentadoria por tempo de contribuio. Nessa situao, a renda inicial da aposentadoria de Mrio corresponder mdia aritmtica simples dos salrios-de-contribuio desde 1972, multiplicada pelo fator previdencirio. Em cada um dos prximos itens, apresentada uma situao hipottica a respeito do auxlio-acidente, seguida de uma assertiva a ser julgada. 123 Toms, segurado empregado do regime geral da previdncia social, teve sua capacidade laborativa reduzida por seqelas decorrentes de grave acidente. Nessa situao, se no tiver cumprido a carncia de doze meses, Toms no poder receber o auxlio-acidente. 124 Marcela, empregada domstica, aps ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraa da casa de sua patroa, recebeu auxlio-doena por trs

meses. Depois desse perodo, foi comprovadamente constatada a reduo de sua capacidade laborativa. Nessa situao, Marcela ter direito ao auxlioacidente correspondente a 50% do valor que recebia a ttulo de auxlio-doena. Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica acerca do salrio-maternidade, seguida de uma assertiva a ser julgada. 125 Adriana, segurada da previdncia, adotou Paula, uma menina de 9 anos de idade. Nessa situao, Adriana no tem direito ao salrio-maternidade. 126 Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gmeas recm-nascidas cuja me falecera logo aps o parto e que no tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situao, Rute ter direito a dois salrios-maternidade. 127 Helena, grvida de nove meses de seu primeiro filho, trabalha em duas empresas de telemarketing. Nessa situao, Helena ter direito ao salriomaternidade em relao a cada uma das empresas, mesmo que a soma desses valores seja superior ao teto dos benefcios da previdncia social. 128 H oito meses, Edna, profissional liberal, fez sua inscrio na previdncia social, na qualidade de contribuinte individual, passando a recolher regularmente as suas contribuies mensais. Dois meses depois da inscrio, descobriu que estava grvida de 1 ms, vindo seu filho a nascer, prematuramente, com sete meses. Nessa situao, no h nada que impea Edna de receber o salrio-maternidade, pois a carncia do benefcio ser reduzida na quantidade de meses em que o parto foi antecipado. 129 Cludia est grvida e exerce atividade rural, sendo segurada especial da previdncia. Nessa situao, ela tem direito ao salrio-maternidade desde que comprove o exerccio da atividade rural nos ltimos dez meses imediatamente anteriores data do parto ou do requerimento do benefcio, quando solicitado antes do parto, mesmo que a atividade tenha sido realizada de forma descontnua. Em cada um dos itens que se seguem, apresenta-se uma situao hipottica relacionada aposentadoria por invalidez, seguida de uma assertiva a ser julgada. 131 Moacir, aposentado por invalidez pelo regime geral de previdncia social, recusa-se a submeter-se a tratamento cirrgico por meio do qual poder recuperar sua capacidade laborativa. Nessa situao, devido recusa, Moacir ter seu benefcio cancelado imediatamente. 132 Daniel, aposentado por invalidez, retornou sua atividade laboral voluntariamente. Nessa situao, o benefcio da aposentadoria por invalidez ser cassado a partir da data desse retorno.

133 Rui sofreu grave acidente que o deixou incapaz para o trabalho, no havendo qualquer condio de reabilitao, conforme exame mdico pericial realizado pela previdncia social. Nessa situao, Rui no poder receber imediatamente o benefcio de aposentadoria por invalidez, pois esta somente lhe ser concedida aps o perodo de doze meses relativo ao auxlio-doena que Rui j esteja recebendo. 134 Tom j havia contribudo para a previdncia social durante 28 anos quando foi acometido de uma doena profissional que determinou sua aposentadoria por invalidez, aps ter recebido o auxlio-doena por quatro anos. Nessa situao, depois de receber por trs anos a aposentadoria por invalidez, Tom poder requerer a converso do beneficio em aposentadoria por tempo de contribuio. Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica acerca da aposentadoria especial, seguida de uma assertiva a ser julgada. 135 Joo trabalha, h dez anos, exposto, de forma no-ocasional nem intermitente, a agentes qumicos nocivos. Nessa situao, Joo ter direito a requerer, no futuro, aposentadoria especial, sendo-lhe possvel, a fim de completar a carncia, converter tempo comum trabalhado anteriormente, isto , tempo em que no esteve exposto aos agentes nocivos, em tempo de contribuio para a aposentadoria do tipo especial. 137 Leandro, segurado da previdncia social, recebe adicional de periculosidade da empresa em que trabalha. Nessa situao, a condio de Leandro suficiente para que ele esteja habilitado ao recebimento de aposentadoria especial, cujo tempo de contribuio mitigado. Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica relacionada penso por morte, seguida de uma assertiva a ser julgada. 138 Jos tem 20 anos de idade e recebe a penso decorrente do falecimento de seu pai, Silas, de quem filho nico. Nessa situao, quando Jos completar a idade de 21 anos, o benefcio ser extinto, haja vista a inexistncia de outros dependentes da mesma classe. 139 Alexandre, caminhoneiro, sempre trabalhou por conta prpria e jamais se inscreveu no regime geral da previdncia social. Aps sofrer um grave acidente, resolveu filiar-se previdncia. Seis meses depois, sofreu novo acidente e veio a falecer, deixando esposa e trs filhos. Nessa situao, os filhos e a esposa de Alexandre no recebero a penso por morte pelo fato de no ter sido cumprida a carncia de doze meses. 140 Ernani, segurado do regime geral da previdncia social, faleceu, e sua esposa requereu penso 60 dias aps o bito. Nessa situao, esse benefcio

ser iniciado na data do requerimento apresentado pela esposa de Ernani, visto que o pedido foi feito aps o prazo definido pela legislao que d direito a esse benefcio. Com relao ao auxlio-doena, julgue os prximos itens. 141 Uma segurada contribuinte individual que tenha sofrido algum acidente que tenha determinado sua incapacidade temporria para a atividade laboral tem direito a receber auxlio-doena, cujo termo inicial deve corresponder data do incio da incapacidade, desde que o requerimento seja apresentado junto previdncia antes de se esgotar o prazo de 30 dias. 142 Um segurado empregado do regime geral que tenha sofrido acidente no trajeto de sua casa para o trabalho tem direito ao recebimento do auxliodoena pela previdncia social a partir do primeiro dia de afastamento do trabalho. 143 Uma segurada empregada que tenha ficado afastada do servio durante dezoito meses em virtude de um acidente de trabalho no pode ser demitida durante os primeiros doze meses aps seu retorno s atividades laborais. 144 Uma segurada da previdncia que esteja recebendo auxlio-doena obrigada a submeter-se a exame pelo mdico perito da previdncia social e a realizar o processo de reabilitao profissional para desenvolver novas competncias. Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica acerca do auxlio-recluso, seguida de uma assertiva a ser julgada. 145 Hugo, segurado do regime geral de previdncia h menos de 10 anos, desempregado h seis meses, envolveu-se em atividades ilcitas, o que determinou sua priso em flagrante. Nessa condio, caso Hugo seja casado, sua esposa faz jus ao auxlio-recluso junto previdncia social. 146 Fabiano, segurado do regime geral de previdncia, encontra-se preso e participa de atividades laborais na priso, fato que lhe permite manter suas contribuies para a previdncia social na qualidade de contribuinte individual. Sua esposa, Catarina, recebe auxlio-recluso, por serem, Fabiano e ela, considerados, respectivamente, segurado e dependente de baixa renda. Nessa situao, enquanto Catarina receber o auxlio-recluso, Fabiano no ter direito a nenhum tipo de aposentadoria nem a auxlio-doena. Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica que trata de cumulao de benefcios, seguida de uma assertiva a ser julgada. 147 Sofia, pensionista da previdncia social em decorrncia da morte de seu primeiro marido, Joo, resolveu casar-se com Eduardo, segurado empregado.

Seis meses aps o casamento, Eduardo faleceu em trgico acidente. Nessa situao, Sofia poder acumular as duas penses, caso o total recebido no ultrapasse o teto determinado pela previdncia social. 148 Pedro recebe auxlio-acidente decorrente da consolidao de leses que o deixaram com seqelas definitivas. Nessa condio, Pedro no poder cumular o benefcio que atualmente recebe com o de aposentadoria por invalidez que eventualmente venha a receber. 149 Tereza encontra-se afastada de suas atividades laborais e recebe o auxlio-doena. Nessa situao, caso engravide e tenha um filho, Tereza no poder receber, ao mesmo tempo, o auxlio-doena e o salrio-maternidade. 150 Fbio recebe auxlio-acidente decorrente da consolidao de leses que o deixaram com seqelas definitivas. Nessa situao, Fbio poder cumular o benefcio que atualmente recebe com o auxlio-doena decorrente de outro evento. GABARITO : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 CE ECC EC EEC E C E E EC C E E E 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 E E C C E E E C E E C C C E C EC E C C 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E C E C E E E C E C C E C C C C E C C E 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 E E C E CC C E E C E C E C E E C E C C 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 E E C E C E C E C C E E E C C C E C E C 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 C C C C E E E C E C E C C E C C E C 119 120 E C 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 C E E E C E C C C E E C E C E E E C 139 140 E C 141 142 143 144 145 146 147 148 149 C E C C E C E C C

S-ar putea să vă placă și