Sunteți pe pagina 1din 25

Eletrnica Analgica II ENG1446 - 09.

Prtica de PWM

Alan Conci Kubrusly 0411129

Sumrio
1. Introduo.........................................................................................................................................3 Modulao por Largura de Pulso - PWM........................................................................................3 Objetivo...........................................................................................................................................4 Contedo do Relatrio.....................................................................................................................5 2. Implementao do Modulador..........................................................................................................6 Comparador.....................................................................................................................................6 Gerador de Onda Triangular............................................................................................................7 3. Implementao do Demodulador...................................................................................................10 4. Implementao Completa ..............................................................................................................14 5. Concluso.......................................................................................................................................16 Anexo I Cdigo Spice.....................................................................................................................17 Anexo II Datasheets........................................................................................................................22 Comparador LM339......................................................................................................................22 AmpOp AD823..............................................................................................................................23 AmpOp TL082...............................................................................................................................24 Referncias.........................................................................................................................................25

1. Introduo
Modulao por Largura de Pulso - PWM
A modulao por largura de pulso, mais conhecida pela sigla em ingls "PWM" (Pulse-Width Modulation), de um sinal ou fonte de alimentao envolve a modulao de sua razo cclica ("duty cycle") para transportar qualquer informao sobre um canal de comunicao ou controlar o valor da alimentao entregue a carga. Em telecomunicaes a largura dos pulsos corresponde a valores de dados especficos codificados a um fim e decodificou ao outro. Pulsos de largura variadas (a informao em si) ser enviada em intervalos regulares. A PWM algumas vezes utilizada em sntese de sons, pois fornece um efeito agradvel similar a um coro ou osciladores ligeiramente defasados funcionando simultaneamente. A razo entre o nvel alto e baixo tipicamente modulada com um oscilador de baixa freqncia. Uma forma simples de gerar um sinal PWM com uma onda dente de serra de freqncia muito maior que a do sinal. Compara-se o sinal com o dente de serra, associando um valor positivo quando o sinal for maior que a onda e um sinal negativo quando a sinal for menor que a onda. Obtemos assim pulsos de larguras distintas. A figura 1 ilustra a modulao de um sinal senoidal comparada a uma onda dente de serra.

Figura 1. Sinal PWM

A demodulao pode ser facilmente feita atravs de um filtro passa baixa sobre o sinal modulado. Uma forma de visualizar isso pelo fato de um filtro passa baixa se comportar como um integrador. Assim se integrarmos a onda modulada obtemos novamente a onda original. A figura 2 ilustra esse processo, a onda B a integral da onda V. Vemos que essa se aproxima de um seno, sinal que a gerou.

Figura 2. Demodulao PWM

Objetivo
O objetivo desso projeto desenvolver um circuito modulador e demodulador PWM para um sinal de at 5kHz e 1V de pico mximo. A figura 3 mostra o diagrama de blocos do projeto.

Figura 3. Diagrama de Blocos do Projeto

Contedo do Relatrio
Esse texto mostrar uma implementao razoavelmente simples de um circuito modulador e demodulador PWM para um sinal de at 5kHz e 1V de pico, de acordo com o objetivo. Assim, encontraremos o seguinte contedo. Seo 2 Implementao do Modulador Apresentaremos a implementao do modulador. O modulador dividido em duas grandes partes o comparador e o gerador de onda triangular. Seo 3 Implementao do Demodulador Apresentaremos a implementao do demodulador. O demodulador composto basicamente de um filtro passa baixa. Seo 4 Implementao Completa Apresentaremos a implementao completa projetada com seu circuito e listagem dos valores de todos os componentes. Seo 5 Concluso A concluso do projeto. Anexo I O cdigo SPICE do circuito projetado. Anexo II Folhas de rosto dos datasheets dos amplificadores operacionais e comparador utilizados.

2. Implementao do Modulador
O modulador foi implementado com um comparador LM339 [2]. O sinal a ser modulado entra na entrada positiva do comparador e uma onda triangular de freqncia de 100kHz na entrada negativa. Em sua sada h, ento, a onda modulada em largura de pulso. Aqui importante salientar que inicialmente tinha-se planejado usar um gerador dente de serra. Contudo o desempenho com uma onda triangular em alta freqncia, em relao ao sinal de entrada (100kHz), foi equivalente ao da onda dente de serra. Como a implementao da dente de serra mais complexa optamos pela triangular. A figura 4 mostra o circuito do modulador.

Figura 4. Modulador Alimentamos o comparador e AmpOps com Vcc = 5V

Comparador
O capacitor Cc e Rc foram postos pra tirar a componente DC da entrada. Assim, (Cc*Rc)-1 << = 2 f = 2 *5k = 31415.9. Escolhemos Rc = 10k ento Cc >> ( Rc)-1= 3.2nF. Escolhemos assim Cc = 100nF. Rc2 foi escolhido igual a Rc, i.e. Rc2 = 10k 6

RcL especificado na datasheet do fabricante [2] como 15k , variamos seu valor at achar a melhor sada. Utilizamos ento RcL = 1k 

Gerador de Onda Triangular


Essa a implementao padro de uma onda triangular. Podemos encontra-la na seo 5 do captulo 12 em [1]. Usamos os AmpOps AD823 [3] cuja slewrate de 20V/ s, razoavelmente alta. Necessitamos de uma slewrate (SR) no muito baixa pois estamos gerando uma onda com freqncia de 100kHz. Como SR > .4 VT / T, tal que VT o valor de pico da onda triangular (VT = 1V, igual ao valor mximo do sinal de entrada) e T seu perodo (T = 1/f T = 10 s), ento SR > 0.4V/ s. Logo a escolha do AD823 adequada. Como alimentamos os AmpOps com 5V temos que os limites da onda quadrada na sada do AmpOp Aw2 tem limites L = 5V. Logo os limites da onda triangular na sada do AmpOp Aw1 ser VT = *L , tal que = Rw1 / Rw2. Como queremos que os limites da onda triangular sejam iguais ao mximo do sinal de entrada, i.e. 1V, fazemos = Rw1 / Rw2 = 1/5. Escolhemos ento Rw1 = 10k e, ento, Rw2 = 50k .

Da teoria sabemos que T = 4* *Rw*Cw, tambm seo 5 do captulo 12 em [1], tal que T o perodo da onda triangular. Como queremos a freqncia da onda triangular, f T, igual a 100kHz temos T = 10 s. Arbitrando C = 1nF temos R = 12.5K , escolhemos ento o valor padro R = 12k . O que nos d uma freqncia de fT = 104.2kHz. Para fazermos uma onda dente de serra podemos trocar Rw por dois conjuntos antiparalelos de resistncia em srie com o diodo. Encontramos implementaes dessa gerador em [5] e [6]. Se os resistores, sejam Rwup e Rwdown, forem diferentes, haver tempo de subida e descida diferentes, se Rwup >> Rwdown temos uma dente de serra. Nessa caso o perodo se da por T = T = 2* * Rwup + Rwdown)*Cw, veja que se Rwup = Rwdown recamos exatamente no caso triangular. Quando testamos com a dente de serra usamos C = 1nF, Rwup = 22k d uma freqncia de fT = 98.8kHz. e Rwdown = 3.3k O que nos

As figuras 5 e 6 exibem os resultados da simulao com onda triangular e com dente de serra, respectivamente. Podemos observar que so bastante semelhantes. Contudo ao analisarmos a sada demodulado ficar mais clara a equivalncia.

Figura 5. Simulao do Modulador com Onda Triangular

Figura 6. Simulao do Modulador com Onda Dente de Serra As figura 7 e 8 mostram a onda modulada e triangular, respectivamente, na tela do osciloscpio. Podemos ver que o onda triangular tem aqui freqncia de 95.24kHz. Tal discrepncia se deve a imprecises nos valores dos componentes reais.

Figura 7. Sinal PWM Implementado

Figura 8. Onda Triangular Implementada 9

3. Implementao do Demodulador
O demodulador foi implementado com um filtro passa baixa de segunda ordem com o circuito substituidor de indutor de Antoniou, cuja explicao pode ser encontrada na seo 5 do captulo 11 em [1]. Devemos ter modulo e fase constantes para todas as freqncias admissveis. i.e. para toda freqncia menor ou igual a 5kHz. Fizemos alguns testes para freqncias de corte e escolhemos fc = 10kHz, assim para toda freqncia do sinal de entrada tinha-se modulo e fase quasi-constantes. Segue, na figura 9, a implementao do demodulador.

Figura 9. Demodulador Os AmpOps AF1 a AF2 so, tambm, AD823 que tem produto ganho * banda passante de 15MHz. J o AF3 um TL082 [4], com produto ganho * banda passante de 4MHz, porque no necessrio uma banda grande para o buffer. Alimentamos todos os AmpOps com Vcc2 = 15V. Usamos uma alimentao maior que 5V (amplitude de sada da onda modulada PWM) para que no houvesse corte dos picos superiores e inferiores do sinal aps o filtro. A funo de transferncia desse filtro dada por. KRF2 CF4CF6R1R3R5 , 1 RF2 S CF6R6 CF4CF6R1R3R5

H(S) =

S2

tal que K o ganho do buffer, i.e. K = 1+ rF2 / rF1. Primeiramente escolhemosCF4 = CF6 = 500pF e fazemos RF1 = RF2 = RF3 = RF5 =RF. Para fc = 10kHz temos c = 2 f = 2 10k = 62831.8. 10

Como escolhemos ento RF= 33k

c = (CF4CF6RF2)-1/2 = >RF = 31.83k ,

=> fc = 9.65kHz

Queremos planicidade mxima, i.e.: fator de qualidade igual 1/ 2. Q = 1/ 2 = > (CF6RF6)-1 = 2 escolhemos ento RF6 = 22k . Para as resistncias do buffer podemos utilizar um potencimetro para rF2 assim controlaremos o ganho. Com o ganho unitrio a onda demodulada tem amplitude de 5V de pico, a mesma amplitude da onda PWM. Escolhemos aqui rF1 = 10k e rF2 = 10k (potencimetro), quando rF2 = 0 o ganho unitrio. O capacitor CFo foi usado para, assim como o capacitor Cc, tirar a componente DC da sada. Junto com um carga tpica RL = 10k , sua constante (CFo*RL)-1 << = 2 f = 2 *5k = 31415.9. Como RL = 10k => CFo >> ( Rc)-1= 3.2nF. Escolhemos assim CFo = 100nF. A figura 10 mostra a simulao da resposta do filtro em freqncia. Observe que a magnitude e fase so praticamente constantes para toda freqncia inferior a 5kHz. A freqncia de 3dB 9.12kHz, vemos que o modelo utilizado bem prximo dos clculos tericos. c => RF6 = 22.5k ,

Figura 10. Resposta em Freqncia do Filtro Passa Baixa

11

A seguir, as figuras 11 e 12, so as sadas do demodulador para o sinal PWM gerado pela onda triangular e dente de serra, respectivamente. Podemos observar que a sada demodulada equivalente. O ganho do buffer foi escolhido unitrio.

Figura 11. Simulao do Modulador e Demodulador com Onda Triangular

Figura 12. Simulao do Modulador e Demodulador com Onda Dente de Serra

12

Figura 13 exibe a sada do osciloscpio do circuito implementado, aqui o ganho do buffer foi, tambm, unitrio. Vemos aqui a excelente qualidade do nosso projeto onde a onda de sada idntica, a menos da fase, da onde de entrada.

Figura 13. Sinal Demodulado Implementado

13

4. Implementao Completa
Abaixo, figura 14, vemos a implementao completa.

Figura 14. Modulador e Demodulador Os valores dos componentes usados foram: Comparador Gerador de Onda Triangular Componente Valor Componente Valor Rc = 10k Cc = 100nF Rc2 = 10k C = LM339 RcL = 1k Cw = 1nF Rw = 12k Aw1 = AD823 Rw1 = 10k Rw2 = 50k Aw2 = AD823

Filtro Passa Baixa Componente Valor RF1 = 33k RF2 = 33k RF3 = 33k CF4 = 500pF RF5 = 33k CF6 = 500pF RF6 = 22k AF1 = AD823 AF2 = AD823 rF1 = 10k rF2 (potencimetro) = 10k AF3 = TL082 CFo = 100nF RL = 10k

Vcc+ = 5V Vcc- = -5V

Vcc2+ =

15V

Vcc2- = -15V

14

A figura 15 uma foto da implementao na protoboard. As regies 1 e 2 so o modulador, sendo 1 o comparador e 2 o gerador de onda triangular. A regio 3 o demodulador.

Figura 15. Implementao na Protoboard do Circuito Completo

15

5. Concluso
Primeiramente convm salientarmos a escolha dos AmpOps AMD823 no gerador triangular e no filtro. Principalmente no gerador necessrio uma alta slew rate devido a alta freqncia da onda gerada 100kHz. Quando simulado, e sobretudo implementamo, com o AmpOp TL082 obtivemos uma resposta inadequada com onda triangular com picos levemente arredondados, implicando em um sinal de sada distorcido. Optamos assim por usar o AMD823. Como vimos no final da seo 3, mais especificamente na figura 13, obtivemos o sinal de sada com bastante preciso, i.e. o sinal de sada idntico, a menos da fase, da entrada. importante salientar que, apesar de ter sido sempre usado uma onda senoidal como entrada, tanto na simulao como na implementao, nosso projeto funciona para qualquer sinal cuja componente mxima de freqncia seja 5kHz e sua amplitude mxima 1V de pico. Isso se explica pela resposta do filtro, figura 10, onde vemos que a magnitude e fase da resposta do filtro, demodulador, so praticamente constantes para toda freqncia inferior a 5kHz. Comprovamos tal caracterstica na implementao. A freqncia do sinal de entrada foi diminuda e a amplitude da senoide de sada manteve-se constante, em 5V, pra toda freqncia menor ou igual a 5kHz. Mostrando que nosso projeto atende aos requisitos. Outro ponto importante a no utilizao da uma onda dente de serra na entrada negativa do comparador. As figuras 5 e 6, mas principalmente as figuras 11 e 12, mostram a equivalncia do projeto usando oscilador dente de serra e triangular, desde que a freqncia do oscilador triangular seja muito maior que a freqncia mxima do sinal de entrada. Assim no foi necessrio o uso da onda dente de serra, forma mais tpica de implementao de um modulador PWM, contudo de implementao um pouco mais sofisticada. Conclumos assim que a implementao aqui apresentada, apesar de razoavelmente simples, atende a todos os requisitos, mostrando excelente qualidade e no sendo necessrio uso de um circuito mais complexo.

16

Anexo I Cdigo Spice


* MODEM PWM Vcc+ Vcc+ 0 DC 5V Vcc_ Vcc_ 0 DC -5V Vcc2+ Vcc2+ 0 DC 15V Vcc2_ Vcc2_ 0 DC -15V *IMPURT SIGNAL, 1Vp_max @ f_max = 5kHz Vin IN 0 AC SIN (0 1 5kHZ) *============================= *Triangular Wave Generator *f = 1/ ( 4 * (RW1/RW2) * CW * RW ) ; VTH = -VTL = L*RW1/RW2 RW at2out at1in 12k X_AW1 0 at1in Vcc+ Vcc_ TRI AD823an CW at1in TRI 1n RW1 TRI at2in 10k X_AW2 at2in 0 Vcc+ Vcc_ at2out AD823an RW2 at2in at2out 50K *============================= *Comparator LM339 *NON-INVERTING INPUT = IN; INVERTING INPUT = TRI; COMPOUT = comparator Output CG IN G1 100n RG1 G1 0 10k RG2 TRI G2 10k X_COMP G1 G2 Vcc+ Vcc_ COMPOUT LM393 RGL COMPOUT Vcc+ 1k *============================== * LOW PASS FILTER - 2nd ORDER *f0 = 5kHz = 1/(2*pi*CF*RF), tq RF1 = RF2 = RF3 = RF5 =R , CF4 = CF6 =CF RF5 CF4 RF3 RF2 RF1 C6 R6 COMPOUT F1 33k F1 F2 0.5n F2 F3 33k F3 F4 33k F4 F5 33k F5 0 0.5n F5 0 22k

X_AF1 F1 F3 Vcc2+ Vcc2_ F4 AD823an X_AF2 F5 F3 Vcc2+ Vcc2_ F2 AD823an RFK1 0 F6 10k X_AF3 F5 F6 Vcc2+ Vcc2_ OUT TL082 RFK2 F6 OUT 1k CFK OUT F8 100n RFL F8 0 10k *============================= .TRAN .001MS 1.2MS 0.8MS .PRINT TRAN V(IN) V(TRI) V(COMPOUT) V(OUT)

17

* MODELOS * ///// LM393 VOLTAGE COMPARATOR "MACROMODEL" SUBCIRCUIT * * CONNECTIONS: NON-INVERTING INPUT * | INVERTING INPUT * | | POSITIVE POWER SUPPLY * | | | NEGATIVE POWER SUPPLY * | | | | OPEN COLLECTOR OUTPUT * | | | | | .SUBCKT LM393 1 2 3 4 5 * F1 9 3 V1 1 IEE 3 7 DC 100.0E-6 VI1 21 1 DC .75 VI2 22 2 DC .75 Q1 9 21 7 QIN Q2 8 22 7 QIN Q3 9 8 4 QMO Q4 8 8 4 QMI .MODEL QIN PNP(IS=800.0E-18 BF=2.000E3) .MODEL QMI NPN(IS=800.0E-18 BF=1002) .MODEL QMO NPN(IS=800.0E-18 BF=1000 CJC=1E-15 TR=807.4E-9) E1 10 4 9 4 1 V1 10 11 DC 0 Q5 5 11 4 QOC .MODEL QOC NPN(IS=800.0E-18 BF=20.29E3 CJC=1E-15 TF=942.6E-12 TR=543.8E-9) DP 4 3 DX RP 3 4 46.3E3 .MODEL DX D(IS=800.0E-18) .ENDS * * ####### END OF LM339 MACRO-MODEL ########

* ///// TL082 OP AMP "MACROMODEL" SUBCIRCUIT * SUPPLY VOLTAGE: +/-15V * * CONNECTIONS: NON-INVERTING INPUT * | INVERTING INPUT * | | POSITIVE POWER SUPPLY * | | | NEGATIVE POWER SUPPLY * | | | | OUTPUT * | | | | | .SUBCKT TL082 1 2 3 4 5 * C1 11 12 3.498E-12 C2 6 7 15.00E-12 DC 5 53 DX DE 54 5 DX DLP 90 91 DX DLN 92 90 DX DP 4 3 DX EGND 99 0 POLY(2) (3,0) (4,0) 0 .5 .5 FB 7 99 POLY(5) VB VC VE VLP VLN 0 4.715E6 -5E6 5E6 5E6 -5E6 GA 6 0 11 12 282.8E-6 GCM 0 6 10 99 8.942E-9 ISS 3 10 DC 195.0E-6 HLIM 90 0 VLIM 1K J1 11 2 10 JX J2 12 1 10 JX R2 6 9 100.0E3 RD1 4 11 3.536E3 RD2 4 12 3.536E3

18

RO1 8 RO2 7 RP 3 RSS 10 VB 9 VC 3 VE 54 VLIM 7 VLP 91 VLN 0 .MODEL DX .MODEL JX .ENDS * * ####### *

5 150 99 150 4 2.143E3 99 1.026E6 0 DC 0 53 DC 2.200 4 DC 2.200 8 DC 0 0 DC 25 92 DC 25 D(IS=800.0E-18) PJF(IS=15.00E-12 BETA=270.1E-6 VTO=-1) END OF TL082 MACRO-MODEL #######

* ////// AD823 OP AMP MACRO-MODEL * * AD823an Spice Macro-model 4/16/97, Rev C, SMR * * Copyright 1996 by Analog Devices, Inc. * * Refer to "README.DOC" file for License Statement. * Use of this model indicates your acceptance with * the terms and provisions in the License Statement. * * The following parameters are accurately modeled; * * open loop gain and phase vs frequency * output clamping voltage and current * input common mode range * CMRR vs freq * I bias vs Vcm in * Slew rate * Output currents are reflected to V supplies * Voltage and current noise density are accurate * for the entire bandwidth of the AD823 * * Vos is static and will not vary with Vcm input * * Step response is modeled at unity gain w/1k load * * Distortion is not characterized * * This model of the AD823 works at 3.3v * * Node assignments * non-inverting input * | inverting input * | | positive supply * | | | negative supply * | | | | output * | | | | | .SUBCKT AD823an 1 2 99 50 11 ***** Input Stage/pole at 50mhz R1 1 13 5e12 R2 13 2 5e12 fn1 98 1 vn2 1 fn2 98 2 vn2 1 cin1 1 98 1.8e-12 cin2 2 98 1.8e-12 J1 24 1 25 jx J2 24 14 26 jx R3 99 25 708 R4 99 26 708 Cp 25 26 0.65pf Ibt 24 50 0.62ma

19

Ib1 1 98 5p Ib2 2 98 5p Eos 2 12 poly(1) 34 98 0.2e-3 1 Enoise 12 14 36 98 1 ***** Input V noise source dn1 35 98 dn1 rn1 35 98 6.5e-5 vn1 35 98 0 hn1 36 98 vn1 1 rn2 36 98 1 ***** Input I noise source rn3 37 98 1.6e10 vn2 37 98 0 hn2 38 98 vn2 1 rn4 38 98 1 ***** Gain Stage & Pole @ 300Hz Vd1 99 3 0.91 Vd2 4 50 0.91 Gg1 99 5 (26,25) 1.413e-3 Gg2 5 50 (25,26) 1.413e-3 D1 5 3 dx D2 4 5 dx Rg1 99 5 21.23e6 Rg2 50 5 21.23e6 Cdp1 99 5 25pf Cdp2 50 5 25pf ***** Internal Reference Eref1 98 0 poly(2) (99,0) (50,0) 0 0.5 0.5 Eref2 97 0 poly(2) (1,0) (2,0) 0 0.5 0.5 ***** Common Mode Gain Network/Pole at 10khz Gacm1 15 98 98 97 1.4 Lacm2 15 29 10e-9 Racm2 29 98 1e-3 ***** Common Mode Gain Network/Zero at 300hz Ecm1 Racm3 Racm4 Lacm3 30 30 31 32 98 31 32 98 15 98 70e-3 1.67e3 100e-3 53e-6

***** Common Mode Gain Network/Pole at 5mhz Ecm2 33 98 31 98 1 Lacm4 33 34 31.8u Racm 34 98 1k ***** Zero/Pole Stages (20MHz/50MHz)) ezp rzp1 rzp2 lzp 16 16 17 18 98 17 18 98 5 98 2.5 188 126 1u

***** Buffer to output stage gbuf Rbuf 98 19 17 98 1e-4 19 98 10k

20

***** Output Stage fo1 Do1 Do2 vi1 vi2 98 90 92 91 98 90 91 90 98 92 vcd 1 dx dx 0 0

fsy 99 50 poly(2) vi1 vi2 5.7e-3 1 1 Go3 10 99 99 19 50m Go4 50 10 19 50 50m Ro3 99 10 20 Ro4 10 50 20 vcd 10 95 0 lo1 95 11 1e-10 ro 11 98 1e6 Do5 19 20 dx Do6 21 19 dx Vo1 20 10 -0.3 Vo2 10 21 -0.4 .model dx d(IS=1e-15) .model dn1 d(is=1e-15 af=0 kf=1e-12) .model jx njf(beta=3e-3 vto=-1 Is=1e-12) .ends ad823an * * ####### END OF AD823 MACRO-MODEL ####### .END

21

Anexo II Datasheets
Folhas de rosto dos datasheets do comparador LM339 [2], amplificadores operacionais AD823 [3] e TL082 [4].

Comparador LM339

22

AmpOp AD823

23

AmpOp TL082

24

Referncias
1 SEDRA, Adel S., SMITH, Kenneth, C. Microeletrnica. 4th ed. So Paulo: Makron Books, 2000. 1270 p. ISBN 8534610444 2 Datasheet LM139,A - LM239,A LM339,A, LOW POWER QUAD VOLTAGE COMPARATORS - 2002 STMicroelectronics 3 Datasheet AD823, Dual, 16 MHz, Rail-to-Rail FET Input Amplifier 19952007 Analog Devices, Inc. 4 Datasheet TL082, Wide Bandwidth Dual JFET Input Operational Amplifier - 1995 National Semiconductor Corporation 5 Site: http://www.falstad.com/circuit/e-sawtooth.html 6 Site: http://hobby_elec.piclist.com/e_ckt17.htm

25

S-ar putea să vă placă și