Sunteți pe pagina 1din 3

Fichamento

uma das fases da Pesquisa Bibliogrfica, seu objetivo facilitar o desenvolvimento das atividades acadmicas e profissionais. Pode ser utilizado para:

Identificar as obras; Conhecer seu contedo; Fazer citaes; Analisar o material; Elaborar a crtica; Auxiliar e embasar a produo de textos;
Classificao de Fichamento:

1. FICHAMENTO TEXTUAL - o que capta a estrutura do texto, percorrendo a seqncia do pensamento do autor e destacando: idias principais e secundrias; argumentos, justificaes, exemplos, fatos etc., ligados s idias principais. Traz, de forma racionalmente visualizvel - em itens e de preferncia incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinptico - uma espcie de radiografia do texto.

2. FICHAMENTO TEMTICO - rene elementos relevantes (conceitos, fatos, idias, informaes) do contedo de um tema ou de uma rea de estudo, com ttulo e subttulos destacados. Consiste na transcrio de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de idias, segundo a viso do leitor. As transcries literais devem vir entre aspas e com indicao completa da fonte (autor, ttulo da obra, cidade, editora, data, pgina). As que contm apenas uma sntese das idias dispensam as aspas, mas exigem a indicao completa da fonte. As que trazem simplesmente idias pessoais no exigem qualquer indicao.

3. FICHAMENTO BIBLIOGRFICO - consiste em resenha ou comentrio que d idia do que trata a obra, sempre com indicao completa da fonte. Pode ser feito tambm a respeito de artigos ou captulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a rea de estudo. O Fichamento bibliogrfico completa a documentao textual e temtica e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.

Fonte: http://www.fichamento.com.br/comofazer.html#1 Assim sendo, passo a listar algumas exigncias bsicas para se fazer um bom fichamento:
1 1.1 1.2. 1.2.1. 1.2.2. 1.3. 1.4. 2. 2.1. 2.2. Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese no publicada, Artigo em revista etc); Ano da Publicao (ou do documento, caso no tenha sido publicado); Nome da Editora (em caso de ter sido publicado); Nmero da Edio e/ou da impresso (nem sempre existe em publicaes mais antigas); Nmero de pginas (do livro e/ou da parte lida). Ttulo da Obra; Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador; Tema da Obra (Administrao, Sociologia etc.); Palavras-chaves (caso haja na ficha catalogrfica da obra valha-se delas, mas use tambm as que te paream mais indicadas); Idia ou idias principais do autor (registre as que lhe paream as mais importantes. Aqui j se exigir do aluno um esforo de sntese ao tentar captar tais idias);

2.2.1. 3.

Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo); Reproduo de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreenso do conjunto da leitura. Importante ao final da reproduo identificar o item e a pgina de onde copiou); Comentrios do aluno sobre a leitura (fcil, difcil, o que aprendeu, o concluiu, etc.).

4.

Quanto a forma de elaborao do fichamento, penso ser apropriado que este seja feito com ao menos duas (2) colunas para melhor diviso e clareza, mas no mais do que quatro (4) a fim de no torn-lo detalhado demais. O modelo que apresento parcialmente abaixo dispe de trs (3).
Itens 1. Tipo de Obra 1.1 Ano da Publicao 1.2. Editora 1.2.1. Edio 1.2.2. Pginas 1.3. Ttulo Livro 1999 Paz e Terra 1 Edio 530 pginas O Poder da Identidade Trata-se do volume II de uma mesma obra publicada em 3 livros. Li parte do captulo, que foi solicitado pelo professor, mas que no apresentava subdiviso. H trs exemplares na biblioteca, mas o que obtive o que se encontra em pior estado. Contedo Observao do Aluno

1.3.1. Ttulo original 1.3.2. Ttulo do Captulo.

The Power of Identity Captulo I Parasos Comunais: identidade e significado das Sociedades em Rede (pg. 21 a 92).

1.4. Localizao

Biblioteca da Fundao Escola Sociologia e Poltica

1.5. Autor 1.5.1. Tradutor 2. Tema 2.1. Palavraschaves (....) 5. Comentrios

Manuel Castells Klauss Brandini Gerhardt Mudana Social, Sociologia Capitalismo; Cultura; Conflitos; Etnias; Identidade; Mudana Social; Poder; Povos. (....) Considerei a obra difcil seja por se tratar de um tema que eu desconhecia, mas tambm pela quantidade de termos

(...)

5.1.

novos para mim. Entretanto, aprendi bastante depois de fazer uma segunda leitura e constato que o autor trata da profundidade da mudana social no mundo globalizado e o quanto isto impacta na cultura dos povos e na sua existncia. Em minha opinio, Manuel Castells tem uma viso bem pessimista sobre este processo, embora admita que alguns processos bem interessantes tambm ocorram. Quero saber a opinio do professor sobre esta obra. Ser que ele considera que o autor tem uma opinio muito negativa da mudana social sobre as sociedades?

Texto adaptado do ModeloFichamento.htm

site:

http://rtmaluf.sites.uol.com.br/FESP-

OBSERVAES: 1) AS INFORMAES ACIMA SO PARA ESCLARECIMENTOS DOS ALUNOS QUANTO AO FICHAMENTO; 2) NO NECESSRIO FAZER EM COLUNAS; 3) PODE SER DIGITADO (PREFERENCIALMENTE), PORM O ALUNO QUE NO TIVER ACESSO AO COMPUTADOR FACILMENTE PODER FAZ-LO MANUSCRITO. 4) O IDEAL QUE O ALUNO DIVIDA O FICHAMENTO EM TRS PARTES: A) A IDENTIFICAO DO TEXTO E DO AUTOR; B) AS CITAES (LITERAIS OU SINTTICAS, AMBAS COM INDICAO DE PGINA); C) COMENTRIOS DO ALUNO SOBRE A LEITURA.

S-ar putea să vă placă și