Sunteți pe pagina 1din 3

A rotao da Terra.

Os dias, as noites e as estaes do ano

A Terra roda em torno de um eixo imaginrio que liga o Plo Norte ao Plo Sul, e ao fim de 24 horas d uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 em 24 horas h um dia e uma noite.

A rotao da Terra em torno do eixo Plo Norte-Plo Sul, faz a sucesso dos dias e das noites.

Durante o movimento de rotao da Terra em torno do Sol, o eixo Plo Norte-Plo Sul mantm-se a apontar na mesma direco. Se fizesses uma viagem espacial para longe da Terra, do Sol e da Lua, verias, ao longo de um ano, a Terra a movimentar-se da seguinte maneira:

Se imaginares que a rbita da Terra est num plano - o plano da rbita da Terra - ento o eixo norte-sul est inclinado 23 e 30 minutos em relao a esse plano e aponta sempre na mesma direco. Como se v na figura anterior, existe uma regio ao longo da rbita da Terra em que o Plo Norte no est iluminado pela luz do Sol, enquanto que o Plo Sul recebe luz. Nessas alturas Inverno no hemisfrio Norte e Vero no hemisfrio Sul. Quando o Plo Norte fica mais inclinado na direco do Sol comea o Vero no hemisfrio Norte: o solstcio de Junho, o dia com mais horas de luz no hemisfrio Norte.

A Terra roda em torno do Sol e o seu eixo aponta sempre na mesma direco. So estes factos que fazem com que haja Vero e Inverno nas regies acima e abaixo dos trpicos de Cncer e Capricrnio. Na regio equatorial, as diferenas entre Vero e Inverno so menos acentuadas. Se nos solstcios olhasses para a Terra e para o Sol de uma nave espacial, ao nvel do plano da rbita da Terra, verias o seguinte: Solstcio de Junho Solstcio de Dezembro

A trajectria do movimento da Terra em torno do Sol s aproximadamente circular. De facto, existe uma altura do ano em que a Terra est mais prxima do Sol. no dia 4 de Janeiro, em pleno Inverno no hemisfrio Norte!

A Estrela Polar

Mas vamos agora olhar para mais longe no Universo! No hemisfrio Norte, se olharmos para o cu durante a noite, a intervalos espaados, vemos que as estrelas se movem lentamente em torno da Estrela Polar. No hemisfrio Sul, as estrelas movem-se todas em torno de uma regio muito escura, que se designa por Saco de Carvo. A Estrela Polar indica sempre a direco do norte e s visvel no hemisfrio Norte. O Saco de Carvo est na direco do sul e s visvel do hemisfrio Sul.

Em que sentido roda a Terra em torno do seu eixo norte-sul? Porque que vemos as estrelas a moverem-se no cu em torno da Estrela Polar?

As constelaes so grupos de estrelas que formam figuras imaginrias que mantm aparentemente a mesma posio umas em relao s outras. A Estrela Polar uma das estrelas da cauda da constelao da Ursa Menor. No cu de Portugal podes encontrar a Ursa Maior, a Cassiopeia e a Ursa Menor, entre outras. Se observares o cu a partir de um stio escuro poders v-las facilmente. A mais difcil de encontrar a Ursa Menor pois a luz das suas estrelas mais fraca. Comea por encontrar a Ursa Maior e a Cassiopeia. Em seguida, tenta encontrar a Ursa Menor, sabendo que a posio relativa das trs constelaes aparece como na figura. Se tiveres o teu nocturlbio contigo, podes medir a hora. Se voltares a olhar para estas constelaes uma hora mais tarde, vers que elas rodaram em torno da Estrela Polar. Agora, podes medir a hora outra vez com o teu nocturlbio e vers que de facto passou uma hora.

S-ar putea să vă placă și