Sunteți pe pagina 1din 3

TECIDO EPITELIAL

- Tambm conhecido como epitlios. - formado por clulas dispostas lado a lado (justapostas), e com pouca substncia entre elas (substncia intercelular ou matriz extracelular). - Apresenta origem embrionria diversificada, podendo ser da ectoderma, da mesoderma ou da endoderma. - No possuem vasos sanguneos a nutrio de suas

clulas e a eliminao dos resduos do seu metabolismo ocorre por difuso a partir dos capilares localizados no tecido conjuntivo, sempre associado aos epitlios.

- Entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo existe a lamina basal.

Bioest A lmina basal produzida pelas clulas epiteliais


e formada principalmente pela protena colgeno associada a glicoprotenas.

Bioest No tecido conjuntivo logo abaixo da lmina basal


ocorre o acmulo de fibras reticulares, formando, juntamente com a lmina, a membrana basal, que serve de estrutura de suporte do epitlio, fixando-o firmemente ao tecido conjuntivo subjacente.
- Possui nas clulas prximas a lmina basal os - Quanto forma das clulas, os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados em:

Cbico suas clulas possuem a forma cbica. Pavimentoso ou escamoso suas clulas possuem a forma achatada como ladrilhos ou escamas. Prismtico ou cilndrico suas clulas possuem a forma de coluna, prismtica ou alongada. Transio a forma de suas clulas varia de acordo com o estado funcional do rgo.

hemidesmossomos so feixes de protenas que aumentam a aderncia entre as clulas epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente.
- Suas principais funes so:

Proteo e revestimento. Absoro e secreo de substncias. Percepo de sensaes.


- Com base em sua estrutura e funo, os tecidos epiteliais podem ser classificados em dois grandes grupos:

Bioest

Revestimento. Glandulares.

As clulas do epitlio interno da bexiga urinria tm a forma cbica, mas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatao do rgo ao acumular urina, sendo considerado um epitlio de transio.
- Quanto ao nmero de camadas celulares, os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados em:

EPITLIO DE REVESTIMENTO
- So tecidos especializados no revestimento externo do corpo e no revestimento interno das cavidades de diversos rgos.

Simples ou Uniestratificados so formados por uma nica camada de clulas.

BIOVEST10.BLOGSPOT.COM O BLOG DA BIOLOGIA

TECIDO EPITELIAL
Estratificados so formados por duas ou mais camadas de clulas. Pseudoestratificados so formados por uma nica camada de clulas, mas que do a falsa impresso de terem vrias camadas, pelo fato de os ncleos de suas clulas ficarem em diferentes alturas.
- O tecido epitelial de revestimento atua:

Endcrinas (do grego endos, dentro, e krinos, secretar) so aquelas que no possuem duto e eliminam suas secrees (hormnios) diretamente no sangue. Mistas ou anfcrinas (do grego amphi, dois, e krinos, secretar) so aquelas que apresentam uma poro endcrina e outra excrina.
- As glndulas excrinas podem ser classificadas com base em diferentes critrios:
QUANTO A FORMA

Revestindo o corpo e suas cavidades. Protegendo o organismo contra atritos, invaso de microrganismos e evaporao. Absoro de alimentos e oxignio.

EPITLIO DE SECREO
- So responsveis pela formao das glndulas.

Tubular ou tubulosa possui a forma de tbulo. Alveolar ou acinosa possui a forma arredondada ou de alvolo. Tbulo-alveolar possui longos dutos tubulares, com pores secretoras arredondadas nas extremidades.
QUANTO AO TIPO DE DUTO

Bioest

As glndulas so estruturas formadas por agrupamentos de clulas epiteliais que se multiplicam e penetram no tecido conjuntivo subjacente e apresentam clulas especializadas na produo e eliminao de substncias teis ao organismo. - Originam-se na fase embrionria, a partir de uma superfcie epitelial, que pode ter origem ectodrmica ou endodrmica.

Simples o duto no possui ramificao. Composta o duto possui ramificaes.


QUANTO A FORMA DE SECREO

Holcrinas (do grego holos, total), a clula secretora acumula os produtos no citoplasma e, em seguida, morre e se desintegra, constituindo, a prpria secreo. Ex: Glndulas sebceas
- Quanto forma de secretar, as glndulas podem ser classificadas em:

Excrinas (do grego exos, fora, e krinos, secretar) so aquelas que eliminam suas secrees para fora do corpo ou para cavidades internas de rgos, atravs de um canal ou duto.

Mercrinas (do grego meros, parte), suas clulas secretoras eliminam apenas a secreo, mantendo o citoplasma praticamente intacto. Ex: Glndulas sudorparas

BIOVEST10.BLOGSPOT.COM O BLOG DA BIOLOGIA

TECIDO EPITELIAL
Apcrinas (do grego apo, separado), as clulas secretoras perdem certa quantidade de citoplasma ao eliminar sua secreo, mas regeneram a poro perdida. Ex: Glndulas mamrias

alongadas, que se dividem continuamente por mitose, produzindo novas clulas. - A camada mais externa da pele conhecida como camada crnea, sendo constituda por clulas queratinizadas, mortas e achatadas como escamas.

Bioest

PELE

A camada crnea da pele humana substituda aproximadamente a cada trs semanas. A medida que as clulas mais externas descamam-se e so eliminadas, novas clulas queratinizadas originam-se a partir das clulas mais profundas. - Apresenta

melancitos clulas situadas junto lmina basal e especializadas na produo de melanina.

Bioest

A melanina um pigmento escuro que d cor pele e aos pelos, alm de absorver parte da energia contida na radiao ultravioleta da luz solar e neutralizar radicais livres.
DERME

- Camada mais interna da pele. - Formada por tecido conjuntivo denso, de origem mesodrmica. - cerca de quinze a quarenta vezes mais espessa que a epiderme. - Nela esto localizadas estruturas derivadas da epiderme, como as glndulas sudorparas e sebceas e os folculos dos pelos. - Sua camada mais profunda rica em tecido adiposo subcutneo, sendo denominada de hipoderme.

- o maior rgo do corpo humano. - Representa cerca de 16% do peso de uma pessoa adulta. - responsvel pela proteo do nosso corpo contra a ao de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, pela nossa sensibilidade tctil e pela manuteno da temperatura corporal. - constituda por dois tecidos firmemente unidos entre si:

Epiderme mais externo e de origem ectodrmica. Derme mais interno e de origem mesodrmica.
EPIDERME

- Do grego epi, sobre, e dermatos, pele. - um tecido epitelial constitudo por diversas camadas de clulas sobrepostas, bem aderidas umas as outras. - A camada mais interna, denominada camada basal ou camada germinativa, formada por clulas prismticas

BIOVEST10.BLOGSPOT.COM O BLOG DA BIOLOGIA

S-ar putea să vă placă și