Sunteți pe pagina 1din 16

Escola de Administrao Fazendria Concurso Pblico - 2005

Gabarito

AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

1
Nome:

Prova 3
rea: Tributria e Aduaneira
N. de Inscrio

Instrues
ues
1- Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2- Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova cujo nmero do gabarito seja igual ao constante do seu CARTO DE RESPOSTAS. 3- O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 4- Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:

Quatro etapas para uma faanha: planejar objetivamente, preparar religiosamente, proceder positivamente, perseguir persistentemente .
5- DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 6- Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 7- No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 8- Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 9- Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 10- Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11- Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 12- Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso.

Boa prova!

Escola de Administrao Fazendria Rodovia BR 251 Km 04 - Braslia-DF www.esaf.fazenda.gov.br

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 1

16/11/2005 17:24:45

DIREITO TRIBUTRIO 01- Ainda que atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, vedado ao Poder Executivo alterar as alquotas do imposto sobre a) importao de produtos estrangeiros. b) exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados. c) propriedade territorial rural. d) operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios. e) produtos industrializados. 02- Segundo a legislao prpria, considera-se estrangeira(o) e, salvo disposio em contrrio, pode, sobre ela(e), incidir o imposto de importao (salvo se por outra razo seja vericada sua no-incidncia) : a) mercadoria restituda pelo importador estrangeiro, por motivo de modicaes na sistemtica de importao por parte do pas importador. b) mercadoria enviada em consignao e no vendida no exterior no prazo autorizado, quando retorna ao Pas. c) produto devolvido do exterior por motivo de defeito tcnico, para reparo ou substituio. d) mercadoria nacional que retornar ao Pas. e) produto estrangeiro em trnsito aduaneiro de passagem acidentalmente destrudo no Pas. 03- Para os efeitos do imposto de renda, o ___________ percebido na alienao de bens imveis considerase ___________. J a importncia paga a ttulo de aluguel, remetida, creditada, empregada ou entregue ao contribuinte, produzido por bens imveis denominada _________. Um(a) _________, na linguagem tributria, o valor percebido independentemente de ser produzido pelo capital ou o trabalho do contribuinte. a) rendimento....rendimento imobilirio....sinecura b) provento.......rendimento predial....provento c) rendimento....rendimento imobilirio....prebenda de capital........ganho

04- Aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios compete instituir contribuies de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias prossionais ou econmicas, desde que para o custeio, em benefcio dos respectivos sujeitos passivos, e no mbito territorial do ente tributante? A Contribuio de Interveno no Domnio Econmico incidente sobre a importao e a comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados, e lcool etlico combustvel (CIDE) foi instituda pela Unio com a nalidade de nanciamento de projetos de proteo ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico? Compete aos municpios o imposto sobre a cesso, a ttulo oneroso, de direitos aquisio, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis? a) No, no, sim b) No, no, no c) Sim, sim, sim d) No, sim, sim e) No, sim, no 05- O campo de incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados abrange: a) todos os produtos relacionados na TIPI. b) todos os produtos relacionados na TIPI, com alquota, mesmo os com alquota zero. c) todos os produtos, exceto aqueles a que corresponde a notao Zero. d) todos os produtos com alquota. e) todos os produtos, mesmo os com alquota zero ou com a notao NT, ainda que no relacionados na TIPI. 06- O scio cotista pode ser responsabilizado com base na regra de solidariedade do CTN, sem que tenha participado da gerncia? A alquota incidente sobre as importaes de mercadorias entradas em territrio nacional denida pela norma vigente no momento em que se efetivou o registro da declarao apresentada pelo importador repartio alfandegria competente? O fato gerador do imposto de importao a data da celebrao, no Brasil ou no exterior, do contrato de compra e venda relativo aos produtos importados, ou, se conhecido, o instante em que so embarcadas as mercadorias adquiridas no estrangeiro?

imobilirio.......provento de capital.......ganho

d) ganho....ganho de capital.......rendimento de capital.... sinecura e) ganho ....ganho de capital......rendimento de capital.... provento

a) Sim, sim, sim b) No, no, no c) No, sim, no d) No, sim, sim e) No, no, sim
rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1 2 Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 2

16/11/2005 17:25:40

07- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) legtima a cobrana da COFINS e do PIS sobre as operaes relativas energia eltrica, servios de telecomunicaes, derivados de petrleo, combustveis e minerais do Pas. ( ) A Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, com a incidncia no-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurdica, independentemente de sua denominao ou classicao contbil. ( ) Foram institudas a Contribuio para o PIS/PASEPImportao e a Contribuio para a COFINS, devida pelo importador de bens estrangeiros ou servios do exterior. a) V V F b) F V F c) V F F d) F F F e) V V V 08- A lei autorizou a remisso dos dbitos incidentes sobre a receita bruta decorrente do transporte internacional de cargas ou passageiros, mas essa remisso restrita aos dbitos a) constitudos antes de fevereiro de 1999 das empresas nacionais proprietrias de embarcaes em trfego internacional, quando o pagamento for efetuado em moedas conversveis, relativamente COFINS e ao PIS/PASEP. b) independentemente de serem constitudos ou no, mesmo os inscritos em dvida ativa, correspondentes contribuio para o PIS/PASEP, COFINS e ao FINSOCIAL de responsabilidade das empresas de transporte areo. c) no inscritos em Dvida Ativa, correspondentes contribuio para o PIS/PASEP, COFINS e ao FINSOCIAL incidentes sobre a receita bruta decorrente do transporte martimo de cargas ou passageiros. d) constitudos apenas depois de fevereiro de 1999, das empresas nacionais proprietrias de embarcaes em trfego internacional, quando o pagamento for efetuado em moedas conversveis, relativamente COFINS e ao PIS/PASEP. e) constitudos antes de fevereiro de 1999 pelas empresas nacionais de transporte areo e empresas armadoras nacionais, quando o pagamento for efetuado em moedas conversveis, relativamente COFINS e ao PIS/PASEP.

09- Relativamente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2002, foram isentas da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL) a) as pessoas fsicas que perceberam apenas rendimentos do trabalho. b) as pessoas jurdicas que participarem do programa do primeiro emprego. c) as pessoas jurdicas que aplicarem em ttulos e valores mobilirios a favor de seus empregados. d) as entidades fechadas de previdncia complementar. e) as organizaes no governamentais dedicadas proteo do meio ambiente. 10- A pessoa jurdica enquadrada na condio de microempresa e de empresa de pequeno porte pode optar pela inscrio no Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES. A inscrio no SIMPLES implica pagamento mensal unicado de impostos e contribuies. O pagamento unicado no exclui, entre outras, a incidncia da CPMF, em relao qual ser observada a legislao aplicvel s demais pessoas jurdicas. a) A primeira armao est errada, porque s as microempresas podem optar pelo SIMPLES. A outra est correta. b) A primeira armao est correta, mas a segunda no, porque a CPMF est entre os impostos includos no pagamento mensal simplicado. c) Ambos os pargrafos contm armaes corretas, assim previstas na legislao corrente. d) A primeira s no est correta, porque o regime do SIMPLES no depende de opo, por ser direito ex lege. A segunda est correta. e) A primeira armao est correta, mas a segunda no, porque, alm da CPMF, nenhuma outra contribuio ou imposto est excludo do regime.

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 3

16/11/2005 17:25:41

11- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A Secretaria da Receita Federal do Brasil resguardar, na forma da legislao aplicvel matria, o sigilo das informaes prestadas, relativamente Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crdito e Direitos de Natureza Financeira CPMF. ( ) Secretaria da Receita Federal do Brasil facultada a utilizao das informaes obtidas, relativamente Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crdito e Direitos de Natureza Financeira CPMF, para instaurar procedimento administrativo tendente a vericar a existncia de crdito tributrio relativo a impostos e contribuies e para lanamento, no mbito do procedimento scal, do crdito tributrio porventura existente. ( ) vista do dever de resguardar o sigilo das informaes prestadas relativamente CPMF, as autoridades fazendrias no podero utiliz-las para instaurar procedimento administrativo tendente constituio de crdito tributrio relativo a outras contribuies ou impostos, nem exigir dos contribuintes informaes respeitantes movimentao nanceira bancria. a) V V V b) V V F c) F F V d) F F F e) V F V 12- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) Os convnios reclamam o prvio abono da Assemblia Legislativa, por assimilao deles aos tratados internacionais que, pela Constituio, necessitam da aprovao prvia do Congresso Nacional. ( ) A lei instituidora da iseno de mercadorias, mesmo que nada diga a respeito, extensiva s mercadorias estrangeiras, quando haja previso da lei mais favorecida, porque para no ofender o disposto no art. 98 do CTN ela tem de ser interpretada como aplicvel a todos os casos que no os ressalvados, em virtude de extenso de iseno pelos tratados internacionais. ( ) Os atos administrativos normativos entram em vigor, em regra, na data da sua publicao. a) F F V b) F F F c) V V V d) F V V e) V F V
rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1 4

13- Considerando os temas vigncia e aplicao da legislao tributria, julgue os itens a seguir. Marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a falsa, assinalando ao nal a opo correspondente. ( ) condio de vigncia da lei tributria a sua eccia. ( ) O CTN veda a extraterritorialidade da legislao tributria. ( ) No vedado aos decretos dispor sobre o termo inicial da vigncia dos atos expedidos pelas autoridades administrativas tributrias. ( ) O Cdigo Tributrio Nacional adota como regra a irretroatividade da lei tributria. a) V F F V b) F F V F c) F F V V d) V F V V e) V F V F 14-Considerando o que decorre do sistema constitucional tributrio brasileiro, julgue os itens a seguir, e marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a falsa, assinalando ao nal a opo correspondente. ( ) A progressividade do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana pode ser estipulada em funo de subutilizao do solo urbano. ( ) As alquotas mximas do Imposto Sobre Servios de qualquer natureza so estipuladas por lei complementar. ( ) A chamada competncia residual da Unio consiste na possibilidade de instituir imposto no cumulativo, podendo, eventualmente, a base de clculo desse ser a mesma de outro, j prevista na Constituio. ( ) A medida provisria que majore contribuio para o nanciamento da Previdncia Social somente poder surtir efeitos no exerccio seguinte se convertida em lei at o ltimo dia do exerccio precedente. a) V V F V b) F F V F c) V F V F d) F V F F e) V F F V

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 4

16/11/2005 17:25:41

15- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A situao denida em lei, desde que necessria para o nascimento da obrigao tributria principal o seu fato gerador. ( ) Qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica de um ato que no tenha por objeto o pagamento de tributo ou multa, obrigao tributria acessria. ( ) Atos ou negcios jurdicos praticados com a nalidade de encobrir a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria, desde que legtimos perante a legislao civil, no podem ser desconsiderados pela autoridade tributria. a) V V V b) F V V c) F F F d) F F V e) V F V 16- A lei tributria pode atribuir responsabilidade solidria a) a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao. b) a diversas pessoas, cabvel a invocao, por elas, do benefcio de ordem, no do benefcio de diviso. c) quando no haja comunho de interesses relativamente situao que constitua fato gerador da obrigao principal. d) restrita s hipteses expressas no Cdigo Tributrio Nacional. e) a quem tenha interesse comum no fato imponvel, caso em que ser exigvel o tributo, integralmente, de cada um dos coobrigados. 17- A restituio de tributos, cujo encargo nanceiro possa transferir-se, somente pode ser obtida se o_____________ ______ provar que no o transferiu ou que est autorizado pelo ________________. No caso do direito ao creditamento do IPI, no se aplica esta regra, porque no se trata de ________________ ____. a) contribuinte .... sco.... tributo indireto. b) sujeito passivo .... sujeito ativo .... compensao. c) sujeito passivo .... sujeito ativo .... restituio do indevido. d) contribuinte de direito .... contribuinte de fato .... repetio de indbito. e) responsvel .... contribuinte .... repetio de indbito.

18- Considerando o tema iseno tributria, julgue os itens a seguir e marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a falsa, assinalando ao nal a opo correspondente. ( ) Se concedida com prazo determinado e sob condies no pode ser revogada. ( ) Com o advento da Constituio de 1988, a concesso da iseno heterotpica passou a ser proibida (art. 151, III). ( ) Por ser a iseno nada mais que o reverso da tributao, a lei isentiva s entra em vigor no exerccio nanceiro seguinte ao em que instituda. ( ) Segundo a letra do Cdigo Tributrio Nacional, a iseno constitui mera dispensa legal do pagamento do tributo. a) V F F V b) V V F V c) V F V F d) F V F V e) V F F F 19- No interregno que medeia a declarao e o vencimento, o valor declarado a ttulo de tributo, corre o prazo prescricional da pretenso de cobrana? O inadimplemento de obrigaes tributrias caracteriza infrao legal que justique redirecionamento da responsabilidade para o scio-gerente da empresa? A expresso ato no denitivamente julgado constante do artigo 106, II, letra c, do Cdigo Tributrio Nacional refere-se ao mbito administrativo (j que no mbito judicial no se procede ao lanamento)?

a) Sim, no, sim b) No, sim, no c) Sim, sim, no d) No, no, no e) Sim, sim, sim 20- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A Lei de Execuo Fiscal (LEF) prev que a inscrio em dvida ativa suspende o curso do prazo prescricional. ( ) O Cdigo Tributrio suspenso. Nacional no prev essa

( ) O STJ entende que a suspenso do prazo prescricional prevista na LEF sofre as limitaes impostas pelo CTN. a) F V V b) F F F c) V F V d) F F V e) V V V

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 5

16/11/2005 17:25:41

DIREITO PREVIDENCIRIO 21- No mbito da Seguridade Social, com sede na Constituio Federal/88 (art. 194), podemos armar: a) A seguridade social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, visando a assegurar os direitos relativos sade, vida, previdncia e assistncia social. b) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. c) A seguridade social compreende um conjunto de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. d) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia, vida e assistncia social. e) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos constitudos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e a assistncia social. 22- Indique qual das opes est correta com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social: a) Irredutibilidade do valor dos servios. b) Eqidade na cobertura. c) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. d) Seletividade na prestao dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. e) Diversidade de atendimento. 23- Quanto ao nanciamento da seguridade social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, assinale a opo correta. a) A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm daquelas previstas na Constituio Federal. b) So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades benecentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. c) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da respectiva lei. d) H possibilidade de criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. e) Mesmo em dbito com o sistema da seguridade social, pode a pessoa jurdica contratar com o poder pblico.

24- Com relao s contribuies sociais, no mbito da seguridade social, correto armar: a) As contribuies sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modicado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. b) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modicado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. c) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei complementar. d) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver institudo ou modicado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. e) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser criadas e exigidas aps decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modicado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. 25- Com relao aposentadoria por invalidez, prevista na Lei 8.213/91, incorreto armar: a) A aposentadoria por invalidez no ser concedida ao trabalhador avulso. b) A concesso de aposentadoria por invalidez depender da vericao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial a cargo da Previdncia. c) A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxliodoena, for considerado incapaz. d) A aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a 100% (cem por cento) do salriode-benefcio. e) A aposentadoria por invalidez ser concedida ao trabalhador domstico.

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 6

16/11/2005 17:25:41

26- Para os segurados empregados e trabalhadores avulsos, entende-se por salrio de contribuio: a) a remunerao auferida, sem dependncia da fonte pagadora, em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria, durante o ms, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. b) o valor recebido pelo cooperado, ou a ele creditado, resultante da prestao de servios a terceiros, pessoas fsicas ou jurdicas, por intermdio da cooperativa. c) o valor por eles declarado, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. d) vinte por cento do valor bruto auferido pelo frete, carreto, transporte, no se admitindo a deduo de qualquer valor relativo aos dispndios com combustvel e manuteno do veculo, ainda que parcelas a este ttulo gurem discriminadas no documento. e) a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos que lhe so pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms. 27- Indique qual dos benefcios listados abaixo, de acordo com a legislao previdenciria, reembolsado empresa: a) b) c) d) e) Auxlio-acidente. Aposentadoria por idade. Salrio-famlia pago aos segurados a seu servio. Aposentadoria por invalidez. Penso por morte.

30- No campo da responsabilidade dos scios pelos dbitos da Seguridade Social, verdade armar que: a) A responsabilidade solidria dos scios comporta benefcio de ordem, se a sociedade, indiscutivelmente, possuir patrimnio mais do que suciente para arcar com dvida. b) A responsabilidade solidria no inclui os scios das sociedades de responsabilidade limitada. c) A responsabilidade solidria dos scios no ca limitada ao pagamento do dbito da sociedade no perodo posterior Lei 8.620/93, que, pela relevncia social do dbito para com a Seguridade Social, retroage para alcanar o patrimnio dos scios para pagamentos anteriores sua entrada em vigor. d) A responsabilidade dos scios por dvidas contradas pela sociedade para com a Seguridade Social, decorrentes do descumprimento das obrigaes previdencirias, solidria e encontra respaldo no art. 13 da Lei 8.620/93 e no art. 124 do Cdigo Tributrio Nacional. e) A Lei 8.620/93 no trouxe inovao ao ordenamento jurdico vigente, permanecendo a responsabilidade dos scios pelos dbitos da Seguridade Social como subsidiria e regulada pelo art. 135 do Cdigo Tributrio Nacional, que exige a comprovao de que o no-recolhimento da exao decorreu de ato praticado com violao lei, ao contrato social ou ao estatuto da empresa pelo scio-gerente. 31- A Lei de Benefcios da Previdncia Social (Lei n. 8.213/91), no art. 11, elenca como segurados obrigatrios da Previdncia Social na condio de empregado, entre outros, as seguintes pessoas fsicas, exceto: a) Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado. b) Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, denida em legislao especca, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio de outras empresas. c) O empregado de organismo ocial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, ainda que coberto por regime prprio de previdncia social. d) O exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social. e) O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertena a empresa brasileira de capital nacional.

28- De acordo com a Lei n. 8.213/91, na parte relativa ao auxlio-doena, indique qual das opes est incorreta: a) um benefcio de carter continuado. b) devido ao segurado. c) a sua extino ocorre diante da recuperao da capacidade para o trabalho. d) em regra, possui prazo de carncia para a sua concesso. e) concedido diante da incapacidade permanente para o trabalho. 29- No mbito da orientao sumulada dos Tribunais Superiores em matria previdenciria, correto armar, exceto: a) Cabe ao declaratria para reconhecimento de tempo de servio para ns previdencirios. b) Os dbitos relativos a benefcio previdencirio, vencidos e cobrados em juzo aps a vigncia da Lei 6.899/81, devem ser corrigidos monetariamente na forma prevista nesse diploma legal. c) Os juros de mora nas aes relativas a benefcios previdencirios incidem a partir da citao vlida. d) A prova exclusivamente testemunhal basta comprovao da atividade rurcola, para efeito da obteno de benefcio previdencirio. e) A reviso de que trata o art. 58 do ADCT/88 no se aplica aos benefcios previdencirios concedidos aps a promulgao de 1988.
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005 7

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 7

16/11/2005 17:25:41

32- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) O tratamento dado s empresas concordatrias idntico ao dispensado s empresas em situao regular, inclusive quanto identicao dos co-responsveis e cobrana dos encargos legais, mas no incidiro multas de qualquer espcie. ( ) Segundo a tradio da scalizao da receita previdenciria, NFLD distingue-se de Auto de Infrao, porque aquela diz respeito obrigao principal e este s obrigaes acessrias e respectiva penalidade pecuniria. ( ) O desconto da contribuio social previdenciria, por parte do responsvel pelo recolhimento, sempre se presumiro feitos, oportuna e regularmente, mesmo que provada a omisso na sua realizao. a) V V V b) F F F c) V V F d) V F F e) F V V 33- Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A contribuio social previdenciria dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso calculada mediante a aplicao da alquota de oito, nove ou onze por cento sobre o seu salrio de contribuio, de acordo com a faixa salarial constante da tabela publicada periodicamente pelo MPS. ( ) O segurado empregado, inclusive o domstico, que possuir mais de um vnculo, dever comunicar mensalmente ao primeiro empregador a remunerao recebida at o limite mximo do salrio de contribuio, envolvendo os vnculos adicionais. ( ) No que couberem, as obrigaes de comunicar a existncia de pluralidade de fontes pagadoras aplicamse ao trabalhador avulso que, concomitantemente, exera atividade de empregado. a) V F V b) V V F c) V V V d) V F F e) F F F

34- Figura na legislao como obrigao da empresa - e a autoridade responsvel por rgo do poder pblico, por rgo de registro pblico ou por instituio nanceira em geral, no mbito de suas atividades, exigir dela, obrigatoriamente - a apresentao de Certido Negativa de Dbito ou de Certido Positiva de Dbito com Efeitos de Negativa, nas seguintes hipteses: a) na licitao, na contratao com o poder pblico e no recebimento de benefcios ou incentivo scal ou creditcio, que lhe forem concedidos. b) na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem imvel ou direito a ele relativo. c) quando da averbao de obra de construo civil no Registro de Imveis. d) no registro ou arquivamento, no rgo prprio, de ato relativo baixa ou reduo de capital de rma individual ou de empresrio individual, reduo de capital social, ciso total ou parcial, transformao ou extino de entidade ou sociedade comercial ou civil e transferncia de controle de cotas de sociedades de responsabilidade limitada. e) na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem mvel de valor superior ao estabelecido periodicamente mediante Portaria do MPS, incorporado ao ativo permanente da empresa. 35- No contexto dos Crimes contra a Previdncia Social, em particular das inovaes advindas da Lei n. 9.983/2000, correto armar: a) O crime tipicado no art. 168-A do Cdigo Penal no se consuma com o simples no-recolhimento das contribuies previdencirias descontadas dos empregados no prazo legal. b) O crime previsto na alnea d do art. 95 da Lei n. 8.212/91 no foi revogado pelo art. 3 do referido diploma legal, que no tipica a mesma conduta no art. 168-A do Cdigo Penal. c) O elemento subjetivo da infrao penal prevista no art. 168-A do Cdigo Penal exige a demonstrao do especial m de agir ou o dolo especco de fraudar a Previdncia. d) O art. 3 do referido diploma legal apenas transmudou a base legal da imputao do crime da alnea d do art. 95 da Lei n. 8.212/91 para o art. 168-A do Cdigo Penal. e) A teor da dico do art. 168-A do Cdigo Penal, a penhora de bens causa de extino de punibilidade da infrao penal.

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 8

16/11/2005 17:25:42

DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E COMRCIO INTERNACIONAL 36- O estado membro das Naes Unidas que viole persistentemente os princpios contidos na Carta daquele organismo internacional est sujeito sano, que decorre de recomendao de instncia interna daquele organismo, mediante procedimento que se caracteriza, a saber: a) a sano consiste em aplicao de multa, pela Assemblia Geral, de quem tambm parte a recomendao para a aplicao da referida sano. b) a sano consiste na perda de todas as ajudas e subsdios internacionais mediados pela Organizao das Naes Unidas, a partir de recomendao da Assemblia Geral, a ser conrmada pelo Conselho de Segurana. c) a sano consiste na suspenso por tempo indeterminado da participao do Estado penalizado na Organizao das Naes Unidas, a partir de proposta da Assemblia Geral, que ser encaminhada para conrmao do Conselho de Segurana. d) a sano consiste em determinao da perda de direito de voto na Assemblia Geral, por parte do Estado penalizado, a partir de recomendao de dois teros dos membros da Organizao das Naes Unidas. e) a sano consiste em possibilidade de expulso da Organizao das Naes Unidas, pela Assemblia Geral, mediante recomendao do Conselho de Segurana. 37- A adoo da clusula da nao mais favorecida pelo modelo do Acordo Geral de Tarifas e Comrcios (GATT) teve como indicativo e desdobramento a pressuposio da igualdade econmica de todos os participantes do GATT, bem como, no plano ftico: a) a luta contra prticas protecionistas, a exemplo da abolio de acordos bilaterais de preferncia. b) a manuteno de barreiras alfandegrias decorrentes de acordos pactuados entre blocos econmicos, a exemplo do trnsito comercial entre membros do MERCOSUL e da Unio Europia, criando-se vias comerciais preferenciais freqentadas e protagonizadas por atores globais que transcendem o conceito de estado-nao. c) a liberao da prtica de imposio de restries quantitativas s importaes, por parte dos estados signatrios que, no entanto, podem manter polticas de restries qualitativas. d) a liberalizao do comrcio internacional, mediante a vedao de quaisquer restries diretas e indiretas, fulminando-se a tributao na exportao, proibida pelas regras do GATT, que especicamente vedam a incidncia de quaisquer exaes nos bens e servios exportados, de acordo com tabela anualmente revista, e que complementa as regras do Acordo.

e) o descontrole do comrcio internacional, mediante a aceitao de barreiras tarifrias, permitindo-se a tributao interna, medida extrascal que redunda na exportao de tributos, instrumento de incentivo s indstrias internas e de manuteno de nveis timos de emprego, evidenciando-se as preocupaes da Organizao Mundial do Comrcio em relao a mercados produtores e consumidores internos. 38- O debate em torno do movimento da globalizao anima expressivos intelectuais do mundo contemporneo. Discutese, entre outros, os efeitos normativos que a globalizao suscita nos direitos internos. A concepo de um Direito de feio neoliberal, que comprovaria o triunfo do capitalismo, um dos aspectos que marcaria o m da guerra fria, denunciada ou festejada por vrios pensadores, a propsito de crticos e de defensores do neoliberalismo globalizante. Entre os entusiastas do modelo neoliberal, destaca-se: a) Boaventura de Sousa Santos, que defende uma contraglobalizao hegemnica e que intransigentemente critica as alternativas ao neoliberalismo, que v como o estgio mais avanado do modelo econmico ocidental e que deve ser mantido de qualquer modo. b) Ulrich Beck, que defende uma sociedade de risco, na qual no h indicao de equvocos na globalizao, concebida para distribuir riquezas e multiplicar possibilidades de ascenso social, inclusive eliminando diferenas entre pases ricos e pobres. c) Francis Fukuyama, pensador ligado ao conservadorismo norte-americano, que v na vitria do neoliberalismo o m da histria e o surgimento do ltimo homem, metforas utilizadas para caracterizar a inexistncia de outras opes fora do capitalismo neoliberal. d) Michel Chossudovsky, que percebe no neoliberalismo normativo a nica alternativa para o combate da globalizao da pobreza, que teria como causas a reao de pases perifricos no sentido de resistirem ao iderio do Consenso de Washington. e) Manuel Castells, que prope uma terceira via, concebendo um modelo que implique na mitigao das regras do capitalismo, em favor de uma sociedade de bem-estar social, tendo como ponto de partida a negao de uma sociedade altamente informatizada, que denomina sociedade em rede.

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 9

16/11/2005 17:25:42

39- Nos termos e na denio da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, e para seus ns, a expresso reserva tem signicado normativo e caractersticas especcas, nomeadamente: a) a reserva uma declarao bilateral feita por dois estados, seja qual for o seu teor ou denominao, ao assinarem, raticarem, aceitarem ou aprovarem um tratado, ou a ele aderirem, com o objetivo de exclurem ou modicarem o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esses dois estados. No pode ser feita a retirada de uma reserva aps a comunicao da mesma, dado que sua comunicao suscita a suspenso dos efeitos do tratado. b) a reserva uma declarao bilateral feita por dois estados, seja qual for o seu teor ou denominao, ao assinarem, raticarem, aceitarem ou aprovarem um tratado, ou a ele aderirem, com o objetivo de inclurem ou modicarem o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esses dois estados. A retirada de uma reserva ou de uma objeo a essa reserva deve ser formulada por escrito, devendo-se aguardar 30 (trinta) dias contados da comunicao para que a reserva possa surtir seus efeitos. c) a reserva uma declarao multilateral feita por mais de dois estados, seja qual for o seu teor ou denominao, ao assinarem, raticarem, aceitarem ou aprovarem um tratado, ou a ele aderirem, com o objetivo de inclurem ou modicarem o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esses estados. A aceitao expressa de uma reserva ou sua objeo, feita antes da conrmao, no produz efeitos at que todos os estados pactuantes sejam comunicados. d) a reserva uma declarao unilateral feita por um estado, seja qual for o seu teor ou denominao, ao assinar, raticar, aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, com o objetivo de excluir ou modicar o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esse estado. A reserva, sua aceitao expressa e sua objeo devem ser formuladas por escrito e comunicadas aos Estados contratantes e aos outros estados com direito de se tornarem partes no tratado. e) a reserva uma declarao unilateral feita por um estado, seja qual for o seu teor ou denominao, ao assinar, raticar, aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, com o objetivo de incluir ou modicar o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esse estado. A retirada de uma reserva ou de uma objeo deve ser formulada por escrito e encaminhada para conhecimento dos estados pactuantes dentro de 30 (trinta) dias contados da referida retirada ou objeo.

40- A ruptura de relaes diplomticas ou consulares entre as partes, no que toca a tratado entre elas pactuado, nos termos da Conveno de Viena sobre direito dos tratados: a) no atinge as relaes jurdicas e econmicas decorrentes do pacto, em virtude da clusula pacta sunt servanda, que absoluta em direito internacional. b) no afeta as relaes jurdicas estabelecidas por elas pelo tratado, salvo na medida em que a existncia de relaes diplomticas ou consulares seja indispensvel aplicao do tratado. c) extingue todas as relaes jurdicas decorrentes do tratado, com efeitos ex tunc, dada previso geral contida na Conveno. d) suspende imediatamente o alcance das relaes jurdicas e econmicas decorrentes da conveno, como resultado da aplicabilidade da clusula rebus sic stantibus, que absoluta em direito internacional. e) extingue todas as relaes jurdicas decorrentes do tratado, com efeitos ex nunc, dada previso geral contida na Conveno. 41- O estado X, principal importador mundial de brocas helicoidais, adquire o produto de vrios pases, entre eles os estados Y e Z. Alegando questes de ordem interna, o estado X, num dado momento, decide majorar o imposto de importao das brocas helicoidais provenientes de Y, e mantm inalterado o tributo para as brocas helicoidais oriundas de Z. Considerando que os pases X, Y e Z fazem parte da Organizao Mundial do Comrcio, com base em que princpio da Organizao o estado Y poderia reclamar a invalidade dessa prtica? a) Princpio da transparncia. b) Princpio do tratamento nacional. c) Respeito ao compromisso tarifrio. d) Clusula da nao mais favorecida. e) Princpio da vedao do desvio de comrcio.

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

10

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 10

16/11/2005 17:25:43

42- Assinale a opo incorreta. a) No mbito do Mercosul, adotou-se um regime para a aplicao de medidas de salvaguarda s importaes provenientes de pases no-membros do bloco. b) O sistema de soluo de controvrsias do Mercosul, denido pelo Protocolo de Olivos, estabelece um Tribunal Permanente de Reviso para o julgamento de recursos contra decises dos Tribunais Arbitrais Ad Hoc o que no existia no Protocolo de Braslia, antecessor do de Olivos. c) Em 2004, o Mercosul concluiu acordos comerciais, por exemplo, com a ndia e com a SACU (Unio Aduaneira Sul-Africana, formada por frica do Sul, Botsuana, Lesoto, Nambia e Suazilndia), e atualmente negocia acordos com outros pases. d) Muito embora o Mercosul almeje conformao de um mercado comum, atualmente o bloco se encontra no estgio de unio aduaneira imperfeita (ou incompleta). Para a concluso dessa etapa, basta a eliminao das excees ao livre-comrcio intrabloco. e) De acordo com o Protocolo de Usuhaia, a plena vigncia das instituies democrticas condio essencial para o processo de integrao entre seus signatrios (pases do Mercosul, Bolvia e Chile). Prev o Protocolo que a ruptura da ordem democrtica em um dos pases pode levar suspenso de seus direitos e obrigaes nos processos de integrao entre os membros desse Protocolo. 43- Assinale a opo incorreta. a) Segundo as regras atualmente vigentes, o Brasil pode modicar, a cada seis meses, at 40% (quarenta por cento) dos produtos de sua lista de exceo Tarifa Externa Comum. b) Atualmente, o Brasil pode manter at 100 (cem) itens da Nomenclatura Comum do Mercosul como lista de exceo Tarifa Externa Comum. c) A denio da lista de exceo brasileira Tarifa Externa Comum do Mercosul feita pelo Conselho de Ministros da Cmara de Comrcio Exterior (Camex). d) Compete ao Conselho de Ministros da Cmara de Comrcio Exterior (Camex) orientar a poltica aduaneira, observada a competncia especca do Ministrio da Fazenda. e) As resolues da Cmara de Comrcio Exterior (Camex) podero ter, excepcionalmente, carter sigiloso, nos casos previstos na legislao vigente.

44- Assinale a opo correta. a) A medida de salvaguarda, quando aplicada, deve incidir to-somente em relao aos pases responsveis pelo surto de importao no pas que adota a medida. A esse respeito, segundo o Acordo sobre Salvaguardas da OMC, a medida somente pode ser aplicada em relao aos pases cuja participao no mercado do pas importador seja igual ou superior a 30% (trinta por cento) em relao ao produto investigado. b) Os pressupostos de aplicao das medidas de salvaguarda so: (i) surto de importaes, (ii) existncia de prejuzo grave indstria nacional e (iii) nexo causal entre o surto de importaes e o prejuzo grave indstria nacional. A ameaa de prejuzo grave no suciente para dar ensejo aplicao de uma medida de salvaguarda. c) A China, que faz parte da Organizao Mundial do Comrcio, est sujeita incidncia de salvaguardas transitrias. Com base no Protocolo de Acesso do pas Organizao, no necessrio o prejuzo grave para que se justique uma salvaguarda contra a China, bastando, sob este quesito, a ocorrncia ou ameaa de desorganizao de mercado provocada pelo surto de importaes chinesas. d) Como medida de defesa comercial que , a salvaguarda no d ensejo compensao comercial para os pases que vierem a ser prejudicados por sua aplicao. e) O surto de importaes, para que possa justicar a salvaguarda, precisa ser vericado em termos absolutos. Nesse sentido, no basta que o aumento signicativo das importaes se verique apenas em comparao com a produo nacional. 45- A respeito de defesa comercial, assinale a opo correta. a) Caso no seja possvel o clculo do preo de exportao, ou caso o preo seja duvidoso segundo os parmetros da legislao aplicvel, o preo de exportao do produto investigado pode ser construdo pela autoridade investigadora para ns de constatao da prtica do dumping. b) Para neutralizar a prtica do dumping, o pas prejudicado pode aplicar uma medida antidumping, respeitando o princpio da no-seletividade, ou seja, a aplicao da medida dever atingir todas as importaes do produto em questo, no importando sua procedncia. c) Segundo as normas da OMC, pratica dumping a empresa que vende no mercado de outro pas abaixo do seu preo de custo. d) Para a aplicao da medida antidumping necessria a comprovao do dolo especco, ou seja, do objetivo da empresa estrangeira de eliminar ou restringir a ao da concorrncia no pas importador. e) A aplicao da medida antidumping pode ser feita de modo tanto qualitativo, por meio de um direito antidumping ad valorem ou especco, ou de modo quantitativo, ou seja, por meio da denio de uma cota que restrinja o ingresso do produto no mercado do pas importador.

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

11

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 11

16/11/2005 17:25:43

46- Assinale a opo incorreta. a) O Sistema Harmonizado, composto por 21 Sees, constitui instrumento empregado internacionalmente para a classicao de mercadorias, a partir de uma estrutura de cdigos e suas respectivas descries. Os Captulos 98 e 99 do referido Sistema, contudo, foram reservados para usos especiais dos pases vinculados a ele. O Brasil emprega o Captulo 99 para registrar operaes como, por exemplo, de consumo de bordo de combustveis. b) No que atine interpretao do Sistema Harmonizado, quando uma mercadoria aparentemente possa ser classicada em duas ou mais posies, a classicao deve ser feita, em regra, pela posio mais genrica em detrimento das mais especcas. c) A classicao scal da mercadoria deve ser feita pelo prprio importador. No obstante, em caso de dvida sobre a classicao do bem, h previso legal para que, respeitados parmetros, seja formulada consulta autoridade aduaneira com vistas correta classicao da mercadoria. d) Dos oito dgitos que compem a Nomenclatura Comum do Mercosul, os seis primeiros so formados pelo Sistema Harmonizado, ao passo em que o stimo e oitavo dgitos correspondem a desdobramentos especcos denidos no mbito do Mercosul. e) Os ttulos das sees, captulos e subcaptulos do Sistema Harmonizado tm apenas valor indicativo. Para os efeitos legais, a classicao scal determinada pelos textos das posies e das Notas de Seo e de Captulo. 47- Assinale a opo correta. a) No integram o valor aduaneiro do bem os gastos relativos a carga, descarga e manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada at o ponto onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. b) Caso no seja possvel a determinao do valor aduaneiro pelo mtodo do valor de transao, a autoridade aduaneira est autorizada a, em seguida, denir o valor aduaneiro do bem tendo como parmetro o preo do produto similar no mercado domstico. c) A autoridade aduaneira no Brasil deve respeitar a seqncia de mtodos de valorao aduaneira prevista no Acordo sobre Valorao Aduaneira da OMC. Contudo, caso haja a aquiescncia da autoridade aduaneira, o importador pode optar pela aplicao do mtodo do valor computado antes do mtodo dedutivo. d) No integra o valor aduaneiro da mercadoria o custo de transporte do bem importado at o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. e) O Acordo sobre Valorao Aduaneira da OMC um dos chamados acordos plurilaterais da Organizao, ou seja, vincula apenas os pases que desejarem aderir ao Acordo, situao na qual se enquadra o Brasil.
rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1 12

48- Atribua a letra (V) para as armativas verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. ( ) Para ns de concesso de benefcio tributrio, a origem de um produto nem sempre coincide com a sua procedncia. ( ) O Formulrio A, documento expedido pela Secretaria de Comrcio Exterior (Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior), o instrumento que atesta a origem do produto para ns de concesso de tratamento tributrio diferenciado no mbito do Sistema Geral de Preferncias. ( ) O Acordo sobre Regras de Origem da OMC dene, para cada Captulo do Sistema Harmonizado, o critrio utilizado para se conferir origem aos produtos do Captulo. ( ) Entre os critrios possveis para se conferir origem esto, por exemplo, o salto na classicao tarifria e a agregao de valor. ( ) Segundo o Acordo sobre Regras de Origem da OMC, as regras de origem no-preferenciais devem ser denidas de maneira positiva (ou seja, devem indicar o que confere origem, e no o que no confere origem). Normas negativas, contudo, podem ser empregadas para esclarecer uma norma positiva. ( ) O Certicado de Origem Mercosul apresentado ser desqualicado pela autoridade aduaneira, para ns de reconhecimento do tratamento preferencial, quando car comprovado que no acoberta a mercadoria submetida a despacho, por ser originria de terceiro pas ou no corresponder mercadoria identicada na vericao fsica, conforme os elementos materiais juntados. Assinale a seqncia correta. a) V V F F V F b) F V V F V F c) F F V F F V d) V F V V V V e) V F F V V V 49- Assinale a opo que completa corretamente a lacuna abaixo. A / O ________________ consiste em modalidade de nanciamento de exportaes em que o exportador recebe os recursos relativos operao aps o embarque da mercadoria, com base no ttulo de crdito gerado pela operao, antes, porm, que o banco tenha recebido as divisas relativas transao. a) Carta de Crdito de Exportao b) Cobrana de Exportao c) Adiantamento sobre Contrato de Cmbio (ACC) d) Convnio de Pagamento de Crdito Recproco e) Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE)
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 12

16/11/2005 17:25:44

50- A respeito das modalidades de pagamentos internacionais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a opo correta. 1. remessa sem saque 2. remessa antecipada 3. cobrana vista 4. crdito documentrio ( ) forma de pagamento mediante a qual o importador remete previamente o valor parcial ou total da transao, aps o que o exportador providencia a exportao da mercadoria e o envio da respectiva documentao. ( ) forma de pagamento em que, aps a expedio da mercadoria, o exportador entrega a um banco de sua preferncia os documentos de embarque, juntamente com um saque contra o importador. O banco, a seu turno, remete os documentos, acompanhados de um cartacobrana, a seu correspondente na praa do importador, para cobrar do sacado. Efetuado o pagamento, o banco libera a documentao ao importador, para que ele possa retirar a mercadoria na alfndega. ( ) modalidade de pagamento no empregada com muita freqncia no comrcio internacional, por colocar o importador na dependncia do exportador, implicando, assim, riscos para o primeiro, medida que, enquanto no receber a mercadoria, no poder ter certeza do cumprimento regular da obrigao por parte do exportador. ( ) forma de pagamento utilizada em contratos internacionais segundo a qual um banco, por instrues de um cliente seu, compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro, contra a entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condies sejam cumpridos. ( ) modalidade de pagamento que envolve maior risco para o exportador, razo pela qual pouco empregada no comrcio internacional (salvo nas importaes realizadas por liais ou subsidirias de rmas no exterior). ( ) forma de pagamento segundo a qual o importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque, promove o desembarao da mercadoria na aduana e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva para o exterior. a) 3, 4, 3, 2, 4, 1 b) 2, 3, 2, 4, 1, 1 c) 3, 4, 3, 1, 4, 2 d) 1, 3, 1, 4, 2, 2 e) 2, 4, 2, 1, 3, 3 ECONOMIA E FINANAS PBLICAS 51- Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Exportaes de bens e servios no fatores: 200 Importaes de bens e servios no fatores: 300 Renda lquida enviada ao exterior: 100
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005 13

Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto armar que essa economia hipottica apresentou: a) dcit no balano de pagamentos em transaes correntes de 100. b) dcit no balano de pagamentos em transaes correntes de 200. c) supervit no balano de pagamentos de 200. d) saldo nulo no balano de pagamentos em transaes correntes. e) supervit no balano de pagamentos de 100. 52- Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Variao de estoques: 50. Poupana lquida do setor privado: 270. Depreciao: 30. Dcit do balano de pagamentos em transaes correntes: 100. Saldo do governo em conta corrente: 300. Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto armar que a formao bruta de capital xo dessa economia foi de: a) 520. b) 620. c) 550. d) 650. e) 600. 53- Considere vlida a seguinte restrio oramentria intertemporal de dois perodos para uma nao hipottica: C1 + C2/(1+r) = Q1 + Q2/(1+r) Onde C1 e C2 so os valores para o consumo no perodo 1 e 2 respectivamente. Q1 e Q2 as rendas dos perodos 1 e 2 respectivamente. Considerando que essa economia hipottica respeita essa restrio e mantm relaes comercial e nanceira com o resto do mundo, incorreto armar que: a) o consumo no primeiro perodo pode ser maior do que a renda no primeiro perodo. b) se C1 > Q1 ento C2 < Q2. c) o consumo no perodo 1 no pode ser igual ao consumo no perodo 2. d) se a nao tiver um dcit na conta corrente no 1 perodo, incorrendo assim em dvida externa, dever ter um supervit futuro para pagar a dvida. e) um dcit comercial no primeiro perodo deve ser necessariamente compensado por um supervit comercial no 2 perodo.
rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 13

16/11/2005 17:25:44

54- Suponha: c = papel moeda em poder do pblico/M1 d=1c R = encaixes totais dos bancos comerciais / depsitos a vista M1 = meios de pagamentos B = base monetria M1 = m.B c=d Considere que no perodo 1 o valor para R foi de 0,5 enquanto que no perodo 2 esse valor passou para 0,6. Considerando que no houve variaes nos outros coecientes de comportamento, pode-se armar que o valor de m apresentou, entre os perodos 1 e 2: a) uma queda de 6,250%. b) um aumento de 6,250%. c) uma queda de 4,100%. d) um aumento de 4,100%. e) uma queda de 8,325%. 55- Considere: Md = demanda por moeda P = nvel geral de preos Y = renda agregada r = taxa de juros Considere ainda: Demanda real por moeda: Md/P = 0,3.Y 20.r Relao IS: Y = 650 1.000.r Renda real de pleno emprego = 600 Considerando todas essas informaes e supondo ainda que o nvel geral de preos seja igual a 1, pode-se armar que a oferta real de moeda no equilbrio de pleno emprego igual a a) b) c) d) e) 183. 139. 123. 97. 179.

57- O sistema tributrio brasileiro bastante complexo, tanto pelo grande nmero de impostos que incidem sobre os mais diversos fatos geradores como pela sua estrutura. Assinale a nica opo falsa no que tange aos tipos e caractersticas dos impostos no Brasil. a) Os impostos especcos so aqueles cujo valor do imposto xo em termos monetrios. b) Os impostos ad valorem so pr-cclicos. c) Os impostos do tipo ad valorem so aqueles em que h uma alquota de imposto e o valor arrecadado depende da base sobre a qual incide. d) O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de competncia da Unio e possui alquotas bastante diferenciadas, de acordo com critrios de essencialidade do bem e com objetivos de arrecadao e de poltica industrial. e) O Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) corresponde ao antigo Imposto sobre Circulao de Mercadorias (ICM), com a incorporao de novos itens como fatos geradores do imposto: transportes, energia eltrica, combustveis e telecomunicaes. 58- Com relao incidncia tributria de um imposto, assinale a nica opo incorreta. a) O peso morto uma forma de inecincia econmica que deve ser levada em considerao quando polticas so elaboradas e implementadas. b) A incidncia de um imposto ou de um subsdio , normalmente, compartilhada por produtores e consumidores, sendo que a frao que cada um acabar pagando, depender das elasticidades da oferta e da demanda. c) A interveno governamental resulta, geralmente, em um peso morto. d) Se o governo impe um imposto sobre vendas de determinada mercadoria, esse imposto ter por efeito deslocar a curva de demanda dessa mercadoria para cima. e) Quando o governo cria um imposto ou subsdio, o preo geralmente no reete elevao ou queda igual ao valor total do imposto ou subsdio.

56- Os impostos so modalidades de tributos cuja cobrana tem por fato gerador situao independente de qualquer atividade estatal especca, relativa ao contribuinte. Assim, indique qual opo que no condiz com a realidade referente ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. a) Sua destinao legal distribuda entre a Unio (50%) e os Estados (50%), onde os imveis estiverem situados. b) Tem suas alquotas xadas de forma a desestimular a manuteno de propriedades improdutivas. c) de competncia da Unio. d) So contribuintes o proprietrio do imvel, o titular de seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. e) Tem como fato gerador a propriedade, o domiclio til ou a posse de imvel localizado fora da zona urbana do municpio.
rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1 14

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 14

16/11/2005 17:25:44

59- A diferena entre a arrecadao tributria e o gasto pblico leva a um dos conceitos mais discutidos na economia brasileira nos ltimos anos, que o dcit pblico. Identique a opo incorreta no que diz respeito a dcit pblico e nanas pblicas. a) Para evitar distores causadas pela inao, desejvel se utilizar o conceito de dcit operacional do setor pblico, onde, do lado da despesa, so excludos os gastos com correo cambial e monetria das dvidas interna e externa. b) O dcit pblico equivalente diferena entre o valor dos investimentos pblicos e a poupana do governo em conta corrente. c) Ao nanciar o dcit pblico com a colocao de ttulos junto ao setor privado, o governo aumenta as presses inacionrias do excesso de moeda e expande a dvida interna. d) O governo pode nanciar o dcit pblico por meio de emisso de moeda ou via colocao de ttulos pblicos junto ao setor privado. e) O conceito de dcit primrio exclui, alm dos pagamentos relativos correo monetria, as despesas com juros reais das dvidas interna e externa, reetindo, na prtica, a situao das contas pblicas, caso o governo no tivesse dvida. 60- A Constituio de 1988 teve como objetivo o fortalecimento da Federao. Identique qual a mudana provocada na tributao pela mesma, que no verdadeira. a) Aumentou o grau de autonomia scal dos Estados e Municpios e descentralizou os recursos tributrios. b) Atribuiu competncia a cada um dos estados para xar autonomamente as alquotas do seu principal imposto, o Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS), sucessor do Imposto sobre Circulao de Mercadorias (ICM). c) Reduziu os recursos disponveis da Unio, por meio do aumento das transferncias tributrias e da limitao de suas bases impositivas. d) Obrigou o governo federal a criar novos tributos e elevar as alquotas dos j existentes, em particular daqueles no sujeitos partilha com Estados e Municpios. e) Obrigou Unio a recompor sua receita utilizando outros tributos tecnicamente melhores do que o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados, do ponto de vista da ecincia do sistema econmico como um todo.

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

15

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 15

16/11/2005 17:25:44

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br www.receita.fazenda.gov.br

rea: Tributria e Aduaneira - Prova 3 - Gabarito 1

16

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - 2005

Prova3_Tributria_Aduaneira_Gabarito_1.indd 16

16/11/2005 17:25:44

S-ar putea să vă placă și