Sunteți pe pagina 1din 11

Jus Navigandi

http://jus.com.br

Consideraes sobre a validade, a vigncia e a eficcia das normas jurdicas


http://jus.com.br/revista/texto/21 Publicado em 02/2001 Reinaldo de Souza Couto Filho Sumrio: 1- Introduo; 2- Conceitos; 3- As consequncias da tripartio dos poderes; 4- A validade, a vigncia e a eficcia da norma jurdica sob o manto do positivismo; Notas; Referncias bibliogrficas.

1-INTRODUO
A qualidade de qualquer estudo realizado no mbito das cincias humanas depende basicamente da exata formulao dos conceitos que sero utilizados como premissas zetticas. Apesar da dogmtica conceitual representar um valioso ponto de partida, o estudioso no pode aceitar a verdade imposta como imutvel, mas tambm no pode negar a absoluta necessidade de um corte inicial no sistema. Assim, at os dogmas possuem o seu valor, ainda que, aps o estudo, o pesquisador conclua que as suas premissas so totalmente diferentes dos conceitos iniciais. No h, nas cincias sociais, qualquer possibilidade de um estudo hermeticamente cerrado, ou seja, at para que se estabelea uma discusso baseada em afirmao e justificao, devero estar presentes as influncias do meio. Assim, a adoo de uma ou outra teoria depende apenas da capacidade de compreenso e justificao do agente. No presente estudo, o autor adotar a teoria do positivismo analtico, mas isso no significa que tal teoria seja melhor ou pior do que as suas opositoras, inclusive a teoria do realismo; significa apenas que o autor do presente estudo, com base na clara adoo do sistema positivo pelo Direito nacional, compreende e justifica, de certa forma, a faco adotada. Ressalte-se, porm, que diversos aspectos da teoria oriunda dos pases de lngua inglesa sero expostos durante a abordagem do presente tema. As crticas a uma determinada teoria, forma de expresso ou busca da "verdade" no podem prescindir do conhecimento profundo e sistemtico do alvo da discrdia. O

agente de uma desconstruo deve conhecer todos os "tijolos" e a estrutura do que ser atacado. Assim, de qualquer forma, sempre haver, como j foi dito, um corte vestibular, que ter para o contestador feies de dogma, a fim de que o discurso contrrio seja bem sucedido. No presente estudo, sero retirados alguns "tijolos" da teoria realista, observando-se que o ponto de comparao ser o ordenamento jurdico nacional, vez que em outros ordenamentos a citada teoria pode mostrar-se irrefutvel.

2-CONCEITOS
A afirmao do jurista Diego Martin Farrell, no seu livro "Hacia un criterio emprico de validez", ilustra a elasticidade dos conceitos, pois o citado autor toma como ponto bsico do conceito de validade de uma proposio jurdica "o critrio adotado pelo jurista", o que no se aplica ao ordenamento nacional, pois, no Brasil, a doutrina no considerada fonte do Direito, mas apenas uma forma de interpretao. Eis os seus dizeres: "Las normas jurdicas se consideran vlidas cuando concuerdan con el criterio adoptado por el jurista. Puede decirse, entonces, que la validez no es una propiedad de las normas, sino una relacin entre la norma y el criterio elegido: cuando la norma se ajusta al criterio se la considera vlida". No ordenamento jurdico nacional, a validade de uma norma jurdica depende do critrio adotado pelo titular do Poder Constituinte, seja originrio ou derivado, no pelo jurista que representa apenas um agente interpretador dos critrios de validade adotados pela norma jurdica, sem qualquer poder real de criao do Direito. Os que tm uma viso do Direito como linguagem afirmam que o jurista tem um papel fundamental no preenchimento do contedo semntico de uma norma, mas, ainda assim, o mesmo no tem o poder de criar, pois ningum nega que o Direito, hodiernamente, se origina basicamente do Estado. A validade da norma jurdica pode ser vista como o vnculo estabelecido entre a proposio jurdica, considerada na sua totalidade lgico-sinttica e o sistema de Direito posto, de modo que ela vlida se pertencer ao sistema, mas para pertencer a tal sistema dois aspectos devem ser observados: a adequao aos processos anteriormente estabelecidos para a criao da proposio jurdica (exceto no caso da recepo pela Constituio) e a competncia constitucional do rgo criador. Por isso, o jurista no tem o condo de criar uma norma jurdica vlida. Outro aspecto do modelo Kelseniano de aferio de validade de uma proposio jurdica a dedutibilidade. Assim, oportuna se faz a invocao de alguns aspectos da dinmica jurdica, vez que a deduo acontece quando o sistema atesta a validade de uma proposio jurdica quando aquela conseqncia lgica das normas hierarquicamente superiores. Tal mtodo tem sempre como parmetro final de validade a norma fundamental hipottica ou, nas palavras do jurista Hebert L. A. Hart, a regra de reconhecimento.

Assim, para o professor Paulo de Barros Carvalho, a validade uma relao de pertinncia da proposio jurdica com o sistema, sendo que de tal afirmao podem ser deduzidos dois aspectos j tratados, a dedutibilidade extrada da dinmica jurdica e a conformidade com os processos e rgos estabelecidos pela Norma Maior. A corrente magistral do positivismo analtico, muito bem defendida pelo italiano Norberto Bobbio, ilustra que a validade de uma norma prescinde do fato da mesma ser ou no efetivamente aplicada na sociedade, vez que na definio de um Direito posto pelo Estado, atualmente tido como legtimo, no se induz o elemento eficcia. Observe-se que o presente trabalho deve abstrair as outras cincias da anlise do seu objeto e observar apenas a Teoria Geral do Direito, prescindindo, assim, da Sociologia jurdica. Apesar da teoria realista mesclar o estudo do Direito com o estudo da citada matria. A validade no se confunde com a vigncia, posto que pode haver uma norma jurdica vlida sem que esteja vigente, isso ocorre claramente quando se vislumbra a vacatio legis(1) ou quando o dispositivo legal revogado, embora continue vinculante para os casos pretritos. A vigncia representa a caracterstica de obrigatoriedade da observncia de uma determinada norma, ou seja, uma qualidade da norma que permite a sua incidncia no meio social. A Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro trata da vigncia da lei, estabelecendo de forma pragmtica os critrios que determinam o incio da vigncia. Afirma que, salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o territrio nacional quarenta e cinco dias aps a sua publicao. Observe-se que, nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. A maioria das leis, porm, traz em seu texto a data em que passar a viger. Em geral, o incio da sua vigncia coincide com a data da sua publicao. Por vezes, faz-se necessria a concesso de um perodo de adaptao, para que os destinatrios da nova disposio legal possam conhecer e compreender o que fora disciplinado. A norma jurdica perde a vigncia quando outra a modifica ou a revoga, salvo nos casos em que a norma se destina vigncia temporria, estipulada no prprio texto legal ou em uma norma de hierarquia superior. A Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro no traava qualquer distino entre vigncia e eficcia quando afirmava que: "Art. 6 A Lei em vigor ter efeito imediato e geral. No atingindo, entretanto, salvo disposio expressa em contrrio, as situaes jurdicas definitivas e a execuo do ato jurdico perfeito". Ressalte-se que essa redao original foi alterada, em 1957, para:

"Art. 6 A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 1 Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. 2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida inalterveis, a arbtrio de outrem. 3 Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso". Assim, pode-se concluir sintaticamente que a vigncia est dividida em positivao e obrigatoriedade. O ilustre professor da Universidade de Copenhague, Alf Ross, afirma, com base em sua influncia realista, que um sistema de normas vigente se for capaz de servir como um esquema interpretativo de um conjunto correspondente de aes sociais, de maneira que se torne compreensvel para a sociedade esse conjunto de aes como um todo coerente de significado e motivao. Por fim, Ross afirma que tal capacidade do sistema se baseia no fato das normas jurdicas serem acatadas porque so sentidas como socialmente(2) obrigatrias. Voltando distino entre validade e vigncia, o professor da Universidade de Munique, Karl Larenz, afirma, mostrando que no v inicialmente distino entre vigncia e eficcia, que: "Se o jurista pergunta se uma lei vlida, no tem em vista se a lei sempre observada ou o na maioria dos casos, mas se a pretenso de validade enquanto norma lhe conatural se encontra justificada, de acordo com os preceitos constitucionais relativos produo legislativa das normas". A conceituao da eficcia da norma jurdica o aspecto mais importante e difcil do presente trabalho, posto que, enquanto alguns afirmam que vigncia e eficcia se confundem (positivistas), h outros que alegam inexistir diferena entre validade e eficcia (realistas). A maioria distingue os trs institutos e alguns, como o professor Paulo de Barros Carvalho, subdividem a eficcia em: a) tcnica; b) jurdica; e c) social. As variveis apresentadas no sero analisadas nesse item reservado apenas conceituao, visto que cada uma das colocaes acima enseja discusses doutrinrias baseadas nas teorias que sero expostas no corpo do presente ensaio. Ainda assim, ser exposto um conceito sinttico de eficcia jurdica que se mostra adequado fase inicial, mesmo que tal conceito seja desconstrudo ou reafirmado durante a presente exposio. Observe-se que a colocao dos conceitos nas primeiras linhas do estudo tem um carter meramente didtico, pois os mesmos somente podem ser construdos com a devida preciso aps a anlise da natureza jurdica do instituto jurdico pesquisado. A eficcia de uma norma jurdica a sua idoneidade para provocar, atravs da sotoposio de um fato aos fatos jurdicos descritos pela citada norma, as reaes

prescritas no seu conseqente ou no ordenamento jurdico. A eficcia deriva diretamente dos efeitos da imputao normativa, partindo-se logicamente de uma relao de "dever-ser".

3- AS COSEQUNCIAS DA TRIPARTIO DOS PODERES SOBRE O PODER LEGISLATIVO


O jurista Charles Secondat Montesquieu, na sua clebre obra O esprito das leis, que trata tambm da Histria e da Cincia Poltica da sua poca, deixa, em apenas oito pginas, explcito que o Poder Legislativo, o Poder Judicirio e o Poder Executivo devem ser exercidos por rgos diversos. A diviso de poderes, que foi defendida tambm por Aristteles, fundamenta-se basicamente em dois elementos: a) a especializao funcional; e b) a independncia orgnica. A Constituio Federal de 1988 deixa claras as funes dos trs Poderes, inclusive limitando o campo de atuao de cada Poder. A funo fim atribuda ao Poder Judicirio julgar, a funo precpua do Poder Legislativo criar normas gerais e abstratas e a funo primordial do Poder Executivo executar as leis. Logo, o rgo incumbido da criao do ordenamento jurdico nacional infraconstitucional e constitucional derivado o Poder Legislativo, salvo quando parte dessa funo atribuda a outro Poder Constitudo. A questo da distino entre vigncia e eficcia passa pela anlise das funes precpuas dos Poderes Legislativo e Judicirio, portanto claramente uma questo Constitucional e qualquer deciso que se afaste do que fora determinado pela CF/88 inconstitucional. Assim, o Poder Judicirio quando passa a legislar fora dos casos determinados na Lei Maior est praticando um ato inconstitucional. Os atos fundamentais emanados do Poder Legislativo so as fontes do Direito ptrio, pois representam mandamentos gerais, vinculantes e de observncia obrigatria tanto para os encarregados da aplicao do Direito, quanto para os cidados. J os atos praticados pelo Poder Judicirio podem ser vistos apenas como formas de aplicao e interpretao do Direito, ressaltando-se que aos atos produzidos pelo citado Poder no vinculam as decises posteriores tomadas pelos seus membros. A deciso do juiz deve ser uma reproduo ajustada ao caso concreto do que fora produzido pelo legislador como Direito vlido e vigente, posto que ao magistrado no deve ser deixada qualquer liberdade para o exerccio da sua fantasia legislativa. Se os juzes pudessem modificar o Direito posto pelo rgo legitimado com base em critrios eqitativos - observe-se que o subjetivismo exagerado gera contradies - os juzes de diferentes competncias territoriais, mas subordinados mesma jurisdio (a jurisdio una e a competncia a sua medida), poderiam exarar decises completamente diferentes em casos idnticos. Alm disso, o princpio da separao dos poderes, dogma adotado pela Constituio Federal de 1988, seria negado pela presena de dois legisladores. A obrigatria observncia da lei tende a garantir dois valores absolutamente importantes para o sistema jurdico nacional: 1) a segurana jurdica; e 2) a democracia.

O cidado precisa saber de modo claro e absoluto se a sua conduta est ou no de acordo com a lei, no podendo, portanto, ficar ao livre arbtrio do juiz o que pode ou no ser aplicado como lei, visto que, alm do subjetivismo j tratado e da disformidade da fonte, haveria o risco da concentrao de poderes, que representa um dos meios de conduo ao regime absolutista. A questo da legitimao tambm deve ser observada. O Poder Legislativo o nico rgo legitimado pela sociedade para, em regra, produzir as suas normas oficiais de convivncia. Tal legitimao o principal fundamento da democracia representativa adotada como pilar do Estado, onde todo poder emana do povo e em seu nome ser exercido. A CF/88 estabeleceu, como clusulas ptreas, a separao dos poderes e o sufrgio universal e determinou que o Poder Legislativo deve ser exercido pelo Congresso Nacional, vide art.44, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, ressalvando-se que a primeira Casa abriga os representantes eleitos do povo e a segunda Casa os representantes eleitos dos Estados e Distrito Federal. A Constituio Federal de 1988 deixa claro que os juzes esto vinculados lei produzida segundo os processos estabelecidos e vigentes, caso contrrio estariam violando a legitimao popular outorgada aos mandatrios do povo, representantes no Congresso Nacional, e o princpio constitucional da separao dos poderes.

4- A VALIDADE, A VIGNCIA E A EFICCIA DA NORMA JURDICA SOB O MANTO DO POSITIVISMO.


A teoria do positivismo jurdico baseada em 6 aspectos, quais sejam: a) forma coativa do Direito; b) forma legislativa do Direito; c) forma imperativa do Direito; d) forma coerente do ordenamento jurdico; e) forma completa do ordenamento jurdico; f) interpretao mecanicista do Direito. As crticas s trs primeiras formas do Direito so inconsistentes, portanto as mesmas no foram atacadas de forma coerente e permanecem vlidas na sua essncia, podendo, inclusive, ser notadas at nos ordenamentos jurdicos anglo-saxnicos. As normas de competncia no denotam, por vezes, no seu prprio enunciado sinttico a conseqncia gerada pela sua violao, mas tal resultado pode ser extrado do ordenamento jurdico como sistema, qual seja, a invalidade dos atos irregularmente produzidos. Se o interlocutor utilizar um conceito mais amplo do vocbulo "competncia", estendendo-o ao estgio dos Poderes Constitudos, o ato produzido com esse vcio seria considerado inexistente. Assim, mesmo quando utilizada a classificao triangular kelseniana, o legislador ao permitir, ao ordenar ou ao conferir

competncia, no pode esquecer o elemento coativo do Direito, que se materializa, em ltima anlise atravs da fora fsica. Observe-se que o inverso nem sempre verdadeiro, a coao gnero e a fora utilizada pelo Direito uma espcie. Assim, quando os juristas afirmam que Direito coao, h uma impertinncia terminolgica, visto que a coao pode ser considerada um meio ou um instrumento da realizao do Direito. O prprio Hans Kelsen d um exemplo brilhante de um caso onde h coao ilegal: "Ento, atribumos ao comando do rgo jurdico, e j no ao salteador de estradas, o sentido objetivo de uma norma vinculadora do destinatrio. Quer dizer: interpretamos o comando de um, mas no o comando do outro, como uma norma objetivamente vlida. E, ento, num dos casos, vemos na conexo existente entre o no acatamento do comando e um ato de coero uma simples ameaa, isto , a afirmao de que ser executado um mal, ao passo que, no outro, interpretamos essa conexo no sentido de que deve ser executado um mal. Assim, neste ltimo caso, interpretamos a execuo efetiva do mal como a aplicao ou a execuo de uma norma objetivamente vlida que estatui um ato de coero; no primeiro caso, porm, interpretamo-lo na medida em que faamos uma interpretao normativa como um delito, referindo ao ato de coero normas que consideramos como o sentido objetivo de certos atos que, por isso mesmo, caracterizamos como atos jurdicos". A forma legislativa do Direito j foi abordada em um dos captulos anteriores, quando foram estudados a fonte mxima do Direito e o seu produtor legitimado. As normas jurdicas representam imperativos hipotticos e, como tais, expressam comandos com maior ou menor grau de determinao, tm um contedo sinttico heternomo de observncia obrigatria. As trs ltimas formas listadas foram duramente atacadas; entretanto, os ataques se mostraram coerentes. Um ordenamento no necessariamente coerente, pois podem coexistir no mesmo ordenamento duas normas incompatveis e ambas podem ser vlidas, porm somente uma ser aplicada. Um ordenamento no completo, posto que a completude deriva da norma geral exclusiva, que, em regra, no existe; a interpretao mecanicista do Direito no pode ser adotada como o principal instrumento do aplicador do Direito, pois a dinmica social no permite que o fato social com repercusses jurdicas seja reduzido a um axioma matemtico. O ilustre jurista Paulo de Barros Carvalho traa um esquema conceitual para os institutos tratados que se encaixa perfeitamente teoria do positivismo analtico. Eis os conceitos: "Firmemos estes conceitos: validade a relao de pertinencialidade de uma norma n com o sistema jurdico s. Vigncia atributo de norma vlida (norma jurdica), consistente na prontido de produzir os efeitos para os quais est preordenada, to logo aconteam os fatos nela descritos, podendo ser plena ou parcial (s para fatos passados ou s para fatos futuros, no caso de regra nova). Eficcia tcnica a qualidade que a norma ostenta, no sentido de descrever fatos que, uma vez ocorridos, tenham aptido de irradiar efeitos jurdicos, j removidos os obstculos materiais ou as impossibilidades sintticas (na terminologia da Trcio). Eficcia jurdica o predicado dos fatos

jurdicos de desencadearem as conseqncias que o ordenamento prev. E, por fim, a eficcia social, como a produo concreta de resultados na ordem dos fatos sociais. Os quatro primeiros so conceitos jurdicos que muito interessam Dogmtica, ao passo que o ltimo do campo da Sociologia, mais precisamente da Sociologia Jurdica". A anlise da causalidade, considerando o seu procedimento interno apenas, leva a trs etapas: a) a conduta; b) o nexo causal; c) o resultado, o evento, a conseqncia ou o efeito. Paulo de Barros Carvalho utilizou, nos conceitos de vigncia e eficcia jurdica, os vocbulos "efeitos" e "conseqncias" e os verbos "produzir" e "desencadear". A desconstruo analtica dos conceitos apresentados, levando-se em conta o procedimento causal, leva concluso de que os conceitos de vigncia e eficcia jurdica expostos pelo jurista citado so muito semelhantes, diferem apenas quando traada a diferena entre os efeitos ou conseqncias produzidas pelo "preceito secundrio" da norma jurdica (de forma contextual) e pelo ordenamento jurdico (de forma exgena). Tal semelhana conceitual se justifica pelos seguintes aspectos: 1) o juiz est adstrito norma jurdica, visto que a norma est posta como uma prescrio; 2) o juiz o rgo certificador da eficcia da norma jurdica. Nesse estgio do trabalho, se faz imperioso o retorno questo da fonte mxima do Direito e questo do rgo legitimado. Em regra, o Poder Legislativo o rgo apto para determinar o incio e o trmino da vigncia de uma norma jurdica, sendo que tais determinaes encontram-se sempre normativadas, seja na mesma lei (incio da vigncia e fim da vigncia, no caso e vigncia temporria), seja em outra lei (revogao). Assim, o juiz est fadado a observar tambm essas determinaes, que, como j foi dito, fazem parte da norma, isto , o magistrado no pode afastar a vigncia de uma norma jurdica que fora criada obedecendo aos procedimentos formais de elaborao e emanada de um rgo constitudo. Portanto, se o julgador est obrigado a aplicar as normas vlidas e vigentes, os conceitos de vigncia e eficcia se confundem, posto que ele jamais poder afastar a aplicabilidade da norma jurdica. A reiterada violao de uma norma jurdica no caracteriza a sua ineficcia, vez que tanto a sociedade, quanto o titular do direito em questo, no podem atestar a eficcia da norma. A violao gera a conseqncia descrita pela norma ou pelo ordenamento jurdico, pois a sua produo tem como escopo obrigar, permitir ou atribuir competncia, estabelecendo um dever ser baseado nos valores positivados pelos legitimados. Logo, por ser uma prescrio, um imperativo hipottico, no facultado ao cidado o cumprimento ou no de determinada ordem. J o titular do direito tem a faculdade de exercer ou no o seu direito, mas a sua inrcia jamais poderia atestar a ineficcia de uma norma positivada. O ilustre professor Alf Ross, apesar da sua posio realista, esclarece de forma brilhante, expondo da seguinte forma o seu ponto de vista:

"A efetividade que condiciona a vigncia das normas s pode, portanto ser buscada na aplicao judicial do direito, no o podendo no direito em ao entre os indivduos particulares. Se, por exemplo, probe-se o aborto criminoso, o verdadeiro teor do direito consistir numa diretiva ao juiz segundo a qual ele dever, sob certas condies, impor uma pena ao aborto criminoso. O fator decisivo que determina que a proibio direito vigente to somente o fato de ser efetivamente aplicada pelos tribunais nos casos em que transgresses lei so descobertas e julgadas. No faz diferena se as pessoas acatam a proibio ou com freqncia a ignoram. Esta indiferena se traduz no aparente paradoxo segundo o qual quanto mais uma regra jurdica acatada na vida jurdica extrajudicial, mais difcil verificar se essa regra detm vigncia, j que os tribunais tm uma oportunidade muito menor de manifestar a sua reao". A discusso sobre a aplicao pragmtica do Direito pode, atravs de exemplos, ilustrar a semelhana entre vigncia e eficcia jurdica. As pessoas fsicas e jurdicas, alm de alguns entes despersonalizados, podem ser titilares de direitos, que fundamentalmente se dividem em duas espcies, so elas: 1) Direito subjetivo, que surge de uma leso a um direito material, ocasionando uma pretenso; e, 2) Direito potestativo, que representa um poder de sujeio, onde a vontade do titular se sobrepe vontade de outrem, independente da interveno e vontade desse ltimo e pode ser exercido judicialmente ou extrajudicialmente. Nos dois casos, o titular tem a faculdade de exigir ou fazer com que outro se sujeite, ou seja, uma titular de um Direito subjetivo pode ou no utilizar os instrumentos que lhe foram ofertados pela lei, o que vale tambm para o titular de um Direito potestativo. Embora, quando o titular de um direito est disposto a exerc-lo e a sujeio ou a prestao no se apresentam espontaneamente, o mesmo tem que buscar a tutela judicial, para que o magistrado constitucionalmente competente possa aplicar o Direito ao caso concreto, atravs das normas jurdicas postas pelo rgo idneo. Assim, a faculdade outorgada ao titular de um direito no pode servir de parmetro para a aferio da eficcia de uma determinada norma. Caso contrrio, o controle da eficcia das normas seria executado de forma intersubjetiva, pois uns poderiam, ao exercer a sua faculdade, considerar determinada norma eficaz e outros ineficaz, o que causaria uma tenso entre a autonomia e a heteronomia (unidade) exigida pela forma de estatuto externo do ordenamento jurdico(3). O sistema que se utiliza da aferio social da eficcia tende ao anarquismo, vez que retira do Estado o poder de impor de forma absoluta o Direito, que nos regimes democrticos posto pela prpria sociedade. Isto no quer dizer que, na aplicao da lei, os valores eleitos pela sociedade sejam afastados, pois a sociedade est em constante evoluo e, na maioria dos casos, no conserva de forma irrestrita os mesmos valores da poca da produo da norma jurdica. Logo, a aplicao da norma deve considerar os fins sociais e o bem comum. Ressalte-se a utilizao do vocbulo "aplicao", que atesta a lei como fonte mxima do Direito. A exigibilidade de um direito que no foi observado de forma espontnea pelo sujeito que deve prestar ou sujeitar-se gera duas conseqncias, so elas: a) a inrcia do titular; ou, b) a sua ao. A inrcia um fato irrelevante para o presente trabalho, visto que, como j foi dito, no pode servir como fundamento de aferio da eficcia. A ao representa um dos melhores argumentos para a hiptese e o objetivo do presente estudo, pois o titular, ao buscar a tutela judicial, estar exercendo um direito subjetivo publico contra o Estado-juiz, que, segundo a Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro e a Constituio Federal de 1988, est adstrito norma jurdica posta pelo legitimado. Assim, ao decidir, nos casos de violao e sujeio, o juiz deve inevitavelmente, sob

pena de produzir um ato ilegal ou, em ltima instncia, inconstitucional, observar a lei produzida atravs dos procedimentos formais constitucionais e posta por um rgo legitimado. Logo, o magistrado deve, segundo o ordenamento jurdico, aplicar indistintamente as normas vigentes, conseqentemente, o jurista pode chegar a concluso de que a norma jurdica eficaz aquela aplicada pelo aferidor da eficcia e aplicador definitivo do Direito, o magistrado. Aps esta argumentao, a concluso indubitvel que pode ser retirada do presente estudo e do ordenamento jurdico nacional que vigncia e eficcia so institutos conceitualmente homogneos, sem qualquer diferena significante, seja sob o aspecto pragmtico, seja sob o aspecto terico.

NOTAS
1. Vacatio legis o intervalo entre a data da publicao da lei e o incio da sua vigncia. 2. Observe-se que o vocbulo "socialmente" denota a influncia da teoria realista. 3. Terminologia Kantiana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PRELIMINARES


BACHOF, Otto. Normas constitucionais inconstitucionais. Coimbra: Almedina1994. BOBBIO, Norberto. O Positivismo Jurdico: Lies de filosofia do direito. So Paulo: cone, 1995. DWORKIN, Ronald. O imprio do direito; traduo Jefferson Luiz Camargo, So Paulo: Martins Fontes, 1999. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito; traduo Joo Baptista Machado, 6 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1999. LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do direito; traduo Jos Lamego. 3 ed., Coimbra: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997. MONTESQUIEU, Charles Secondat. O esprito das leis; traduo Cristina Murachco. 2 ed., So Paulo: Martins Fontes, 1996. RODRIGUES, Slvio. Direito Civil: parte geral. 24 ed. rev., So Paulo: Saraiva, 1998. ROSS, Alf. Direito e Justia; traduo Leandro Mascaro, Bauru: EDIPRO, 2000. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 15 ed. rev. atual., So Paulo: Malheiros, 1999. TEMER, Michel. Elementos de direito constitucional. 6 ed., So Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.

Autor

Reinaldo de Souza Couto Filho advogado da Unio, mestre em Direito Econmico pela Universidade Federal da Bahia, professor de Direito Constitucional autor do livro "Dvidas condominiais e bem de famlia no sistema jurdico brasileiro" (Editora Lumen Juris).

Informaes sobre o texto


Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT COUTO FILHO, Reinaldo de Souza. Consideraes sobre a validade, a vigncia e a eficcia das normas jurdicas. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 49, 1 fev. 2001. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/21>. Acesso em: 28 nov. 2011.

S-ar putea să vă placă și